Descrição das unidades, seções e bókses
Conforme já mencionado neste Manual, o Livro do Estudante apresenta uma seção introdutória para cada uma das três partes do livro (Intro 1, Intro 2 e Intro 3), 12 unidades principais (Unit 1 a Unit 12), seis unidades de revisão (Review 1 a Review 6) e nove seções finais (Useful Language, Studying for Exams, English Through Art, Projects, Language réferens + Extra Practice, Irregular Verbs, Audio Scripts, Glossary e Annotated Bibliography). Essas unidades e seções são descritas a seguir.
Seções introdutórias para cada parte (Intro 1, Intro 2 e Intro 3)
Os conteúdos apresentados nas seções introdutórias (Intro 1, Intro 2 e Intro 3) trazem assuntos geralmente relacionados aos quê serão abordados nas unidades principais subsequentes, contribuindo para quê os estudantes construam conhecimentos quê poderão sêr úteis no decorrer do trabalho com essas unidades. Além díssu, ao final de cada seção introdutória, é apresentada uma questão anterior do enêm para quê os estudantes possam se familiarizar com o formato dêêsse exame.
Em Intro 1, são apresentadas, por meio de dicas, estratégias de aprendizagem e de leitura para ajudar os estudantes a compreenderem textos escritos pertencentes a diferentes gêneros discursivos e, assim, sentirem-se mais seguros para iniciarem o estudo da primeira parte da obra (Unit 1 a Unit 4). Além díssu, exploramos diferentes conteúdos quê refletem a diversidade cultural, linguística e geográfica dos países e das comunidades em quê o inglês é falado, apresentamos os recursos de um dicionário bilíngue ôn láini e analisamos o alcance da língua inglesa no mundo globalizado.
Em Intro 2 e Intro 3, são apresentadas e retomadas, por meio de dicas, diferentes estratégias de leitura, fala, escrita, escuta e aprendizagem para quê os estudantes possam se sentir mais confiantes para iniciarem o estudo da segunda parte da obra (Unit 5 a Unit 8) e, posteriormente, da terceira parte (Unit 9 a Unit 12). Nessas seções, também discutimos o uso da língua inglesa como ferramenta de comunicação global e intercultural, refletindo as identidades e as experiências diversas dos povos quê a utilizam, desafiando suas origens coloniais e promovendo a diversidade cultural.
Unidades principais (Unit 1 a Unit 12)
As 12 unidades principais estão divididas em seções e subseções cujos conteúdos e objetivos serão detalhados em um qüadro mais adiante. Para organizar os conteúdos d fórma consistente e ajudar o estudante a compreender melhor a sequência de trabalho em cada unidade, as seções são apresentadas sempre na mesma ordem.
Cada uma das 12 unidades principais é organizada da seguinte forma:
• seção Getting Started (páginas de abertura), quê buscam ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema central da unidade;
• seção Reading Comprehension, organizada em três subseções:
• Pre-Reading, quê prepara os estudantes para a leitura;
• Reading, quê traz um ou dois textos principais e apresenta atividades de compreensão escrita (geral e detalhada);
• Post-Reading, quê traz kestões para discussão e reflekção crítica;
• seção Vocabulary stãri, quê aborda aspectos lexicais;
• seção Language in Use, quê apresenta e explora aspectos gramaticais d fórma contextualizada;
• seção Oral Skills, quê propõe atividades de compreensão e produção/interação oral;
• seção Writing, quê apresenta uma proposta de produção escrita;
• seção Establishing Connections, quê amplia a discussão sobre o tema da unidade ao estabelecer conexões com outras áreas do conhecimento e componentes curriculares.
A seguir, descrevemos os conteúdos das seções e subseções das unidades principais e apresentamos os objetivos específicos de cada uma:
Seção: Getting Started
Conteúdos:
• imagens, de um a três textos (geralmente, verbo-visuais) e perguntas relacionados aos temas da unidade.
Objetivos:
• ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre os assuntos a serem tratados na unidade;
• ativar o vocabulário relacionado ao tema da unidade já conhecido pêlos estudantes;
• explorar elemêntos da linguagem não verbal (fotografias)
e relacioná-los com a linguagem verbal.
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Seção: Reading Comprehension
Subseção: Pre-Reading
Conteúdos:
• exercícios variados relacionados ao tema e/ou ao gênero do(s) texto(s) principal(is) da unidade.
Objetivos:
• ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema e/ou o gênero do(s) texto(s) principal(is) da unidade;
• levar os estudantes a estabelecerem hipóteses sobre o(s) texto(s) principal(is) da unidade, quê serão verificadas durante a leitura.
Subseção: Reading
Conteúdos:
• textos de gêneros discursivos variados sobre temas relevantes para os estudantes e a ssossiedade;
• kestões para a compreensão geral/detalhada do texto principal da unidade.
Objetivos:
• proporcionar aos estudantes o contato com textos autênticos de diversos gêneros discursivos e fontes;
• dar aos estudantes acesso a informações quê possibilitem a ampliação do seu conhecimento de mundo;
• desenvolver a habilidade de leitura para a compreensão do(s) texto(s) d fórma global;
• desenvolver a habilidade de leitura para a identificação de informações específicas e para o estabelecimento de relações entre as ideias do(s) texto(s);
• desenvolver a habilidade de fazer inferências sobre o(s) texto(s);
• desenvolver a habilidade de observar elemêntos de coesão e coerência, de modo a facilitar a compreensão e o estabelecimento de relações entre as ideias do(s) texto(s);
• apresentar, sistematicamente, oportunidades de uso de diversas estratégias de leitura.
Subseção: Post-Reading
Conteúdos:
• perguntas focalizando kestões sociais, culturais e/ou éticas relacionadas ao(s) texto(s) principal(is) da unidade.
• Objetivos:
• promover a reflekção crítica sobre kestões relacionadas ao(s) texto(s) principal(is), buscando trazer novas perspectivas sobre o tema e discutir quais interesses ou pontos de vista são privilegiados ou ignorados;
• levar os estudantes a estabelecerem relações entre o(s) texto(s) principal(is) e sua realidade.
Seção: Vocabulary stãri
Conteúdos:
• exercícios variados para construção, sistematização e ampliação de repertório lexical.
Objetivos:
• levar os estudantes a se conscientizarem sobre a importânssia do estudo sistemático de vocabulário;
• desenvolver a habilidade de fazer inferências sobre palavras e expressões desconhecidas;
• apresentar estratégias de estudo e de compreensão de vocabulário, tais como a observação de palavras cognatas (cognates), falsos cognatos (false cognates), a utilização de conectores (linking words/phrases), entre outros;
• levar os estudantes a perceberem a estrutura do sintagma nominal (noun phrase), identificando seu núcleo e os termos modificadores, como forma de melhor compreender o significado dos sintagmas nominais e seus usos em textos;
• desenvolver e sistematizar o conhecimento sobre prefixos (prefixes) e sufixos (suffixes) como forma de ampliar o vocabulário dos estudantes.
Seção: Language in Use
Conteúdos:
• apresentação contextualizada do tópico gramatical da unidade;
• exercícios para inferência de regras gramaticais a partir da observação de exemplos de uso;
• exercícios para utilização do tópico gramatical apresentado.
Objetivos:
• desenvolver o conhecimento linguístico dos estudantes e sua habilidade de inferir regras gramaticais a partir da observação de situações de uso da língua inglesa;
• Proporcionar aos estudantes oportunidades de empregarem as regras e estruturas gramaticais d fórma contextualizada.
Seção: Oral Skills
Conteúdos:
• textos orais de diversos gêneros discursivos;
• atividades de compreensão e produção/interação oral.
Objetivos:
• proporcionar aos estudantes oportunidades de compreensão e produção oral da língua inglesa em diferentes contextos de uso;
• proporcionar aos estudantes o contato com diversos gêneros orais produzidos por falantes de inglês de diferentes nacionalidades (como língua materna e como língua franca);
• desenvolver as habilidades de compreensão global e de compreensão de informações específicas de textos orais autênticos;
• desenvolver diferentes estratégias de escuta, dependendo do objetivo de compreensão oral;
• abordar assuntos relacionados ao tema da unidade a partir da compreensão e da produção de textos orais;
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• oferecer aos estudantes oportunidades de uso do vocabulário relacionado ao tema da unidade na compreensão e na produção de textos orais;
• incentivar a interação em língua inglesa entre os estudantes;
• levar os estudantes a estabelecerem relações entre os textos ouvidos e sua realidade.
Seção: Writing
Conteúdos:
• exploração de características do gênero discursivo em foco a partir de novo(s) exemplo(s) de texto(s);
• atividade de produção escrita de gêneros discursivos trabalhados ao longo da unidade, com orientações passo a passo, desde o planejamento do texto até sua divulgação, incluindo as etapas de escrita, revisão por pares e reescrita.
Objetivos:
• levar os estudantes a observarem as características de diferentes gêneros discursivos;
• levar os estudantes a considerarem os elemêntos envolvidos no contexto de produção escrita em quêstão (quem escreve, para quêm escreve, o quê escreve, com que objetivo, em que suporte) no processo de criação, revisão e reescrita do texto;
• levar os estudantes a redigirem textos de diferentes gêneros discursivos;
• oferecer aos estudantes oportunidades de uso contextualizado de estruturas linguístico-discursivas e de vocabulário apresentados na unidade;
• levar os estudantes a compreenderem a escrita como prática social e como um processo contínuo de revisão e reescrita.
Seção: Establishing Connections
Conteúdos:
• textos de diferentes áreas do conhecimento relacionados ao tema central da unidade;
• kestões para a compreensão geral/específica do texto apresentado;
• kestões para discussão sobre temas abordados na unidade e suas relações com a realidade dos estudantes e sua comunidade.
Objetivos:
• incentivar o posicionamento crítico dos estudantes sobre temas abordados na unidade;
• promover a reflekção crítica sobre a realidade dos estudantes e de sua comunidade;
• proporcionar, a partir do(s) texto(s) apresentado(s), das kestões para discussão e/ou das tarefas colaborativas, o estabelecimento de relações de natureza interdisciplinar;
• promover a integração com outros componentes curriculares e com diferentes participantes da comunidade escolar.
Unidades de revisão (Review 1 a Review 6)
A cada duas unidades principais, há uma unidade de revisão (Review). Dessa forma, a Review 1 retoma conteúdos das unidades 1 e 2; a Review 2, das unidades 3 e 4; a Review 3, das unidades 5 e 6; a Review 4, das unidades 7 e 8; a Review 5, das unidades 9 e 10; e, finalmente, a Review 6 retoma conteúdos das unidades 11 e 12.
As unidades de revisão incluem exercícios sobre os aspectos gramaticais apresentados nas duas unidades anteriores (Language in Use) e perguntas para nortear a autoavaliação dos estudantes (Thinking about lãrnin).
Dessa forma, a unidade de revisão póde sêr utilizada como um dos instrumentos de diagnóstico do grau de aprendizagem dos estudantes referente a conteúdos das duas unidades anteriores. Com base na identificação de possíveis dificuldades, são sugeridas para o professor, ao longo da Review, algumas estratégias e/ou atividades quê podem sêr recomendadas aos estudantes como apôio para superar as dificuldades encontradas em cada unidade. Além díssu, a seção Thinking about lãrnin póde sêr utilizada como instrumento de autoavaliação sistemática dos estudantes, de modo a incentivar seu engajamento no processo de ensino-aprendizagem.
Seções finais (Useful Language, Studying for Exams, English Through Art, Projects, Language réferens + Extra Practice, Irregular Verbs, Audio Scripts, Glossary, Annotated Bibliography)
Ao final do livro, conforme já mencionado, encontramos nove seções nesta ordem: Useful Language, Studying for Exams, English Through Art, Projects, Language réferens + Extra Practice, Irregular Verbs, Audio Scripts, Glossary e Annotated Bibliography.
A seção Useful Language apresenta diversas expressões para apoiar os estudantes em atividades de interação/produção oral propostas ao longo do livro. Embora, nessa seção, as expressões sêjam apresentadas como suporte para exercícios de interação/produção oral específicos, elas podem sêr empregadas em diferentes contextos de interação/produção oral. Dessa forma, elas são agrupadas de acôr-do com as funções e situações em quê costumam sêr utilizadas a fim de facilitar a consulta e o estudo pêlos estudantes. Assim, são apresentadas expressões usadas para, por exemplo, dar opiniões, concordar e discordar, dar suporte a uma opinião, dar exemplos etc.
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Cumpre destacar quê, além do contexto oferecido pêlos próprios exercícios mencionados junto a cada qüadro de expressões, a seção traz exercícios com exemplos adicionais de possíveis contextos para algumas expressões. Esses exemplos são apresentados em trechos de transcrições de vídeos, acompanhados por faixas de áudio. O objetivo é oferecer mais elemêntos discursivos dos contextos autênticos apresentados, como entonação, pausas e hesitações, ajudando os estudantes a compreenderem melhor como esses recursos e as diferentes expressões são usados em situações reais. Pretendemos, portanto, quê a seção Useful Language possa ajudar a enriquecer a expressão oral dos estudantes em diferentes contextos.
Studying for Exams é uma seção de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (enêm) e os vestibulares. Nela, são apresentadas kestões de compreensão escrita aplicadas no enêm e em vestibulares, além de dicas, nos bókses Tip, para ajudar os estudantes a resolverem essas kestões. As kestões estão organizadas por sua proximidade temática com conteúdos das unidades principais (Unit 1 a Unit 12). O professor, então, póde optar por utilizar as kestões de interêsse logo após cada uma dessas unidades, em conjunto com a respectiva unidade de revisão (que abrange duas unidades principais) ou como julgar mais conveniente.
A seção English Through Art, por sua vez, oferece atividades variadas para explorar diferentes textos em contextos artísticos, como em uma composição de grafite, um filme e um poema em língua inglesa. Ao longo dessa seção, apresentamos atividades quê intégram as quatro habilidades. Entre as atividades de compreensão escrita propostas, estão presentes exercícios quê abordam a compreensão global dos textos, a identificação de informações específicas, a identificação de características de um poema, o desenvolvimento do raciocínio crítico-reflexivo, entre outros. Em relação às atividades de compreensão oral, os estudantes ouvem um trecho de um filme para realizarem exercícios de compreensão global, de identificação de informações específicas, de observação de pausas e hesitações, de inferência de informação implícita e de identificação de exemplos de variação em inglês.
A seção Projects traz seis projetos de natureza interdisciplinar, dois para cada uma das três partes do livro. Para cada projeto, indicamos sua relação com o tema abordado em uma unidade principal e com seu título. A tarefa a sêr desenvolvida pêlos estudantes em grupo é explicitada em Task. Também são apresentadas instruções para a execução do projeto (em Produce it!) e para sua divulgação local (em Share it locally!) e global (em Share it globally!). Em cada projeto, principalmente por meio dos bókses Le@rning on the web, a fim de dar suporte aos estudantes, são sugeridos línkis para exemplos do produto e/ou do gênero do texto a sêr criado, para fontes de pesquisa sobre o tema do projeto e/ou para ferramentas digitais quê auxiliem nas etapas de produção ou divulgação. Finalmente, o boxe fink about it! apresenta perguntas em português para ajudar os estudantes a refletirem sobre as diferentes etapas de desenvolvimento do projeto. A figura a seguir ilustra as fases de elaboração dos projetos interdisciplinares.
Os projetos propostos incluem temas como o combate à poluição por plástico por meio da ár-te, a promoção do autoempoderamento por meio da música, a luta contra o racismo por meio de filmes e séries, entre outros. Eles abordam, de maneira diferente, assuntos tratados em algumas unidades principais e buscam destacar as relações entre os diferentes componentes curriculares e entre a escola e a comunidade. Entre os gêneros abordados nos projetos, temos cartaz de campanha, tutorial, entre outros.
Os projetos oferecem aos estudantes oportunidades de experimentação em quê a língua inglesa é utilizada em práticas sociais quê buscam contribuir para o desenvolvimento da comunidade escolar e seu entorno. Procuramos, assim, incentivar a participação ativa dos estudantes para promover a reflekção e a transformação em seu contexto social. Além díssu, ao trabalhar em grupos para a realização dos projetos, os estudantes também têm a chance de aprimorar sua habilidade de trabalhar e aprender colaborativamente. Conforme recomendado na BNCC, “[…] a pesquisa e a produção colaborativa precisam sêr o modo privilegiado de tratar os conhecimentos e discursos abordados no Ensino Médio” Nota 31, o quê é contemplado na seção Projects.
Depois díssu, a seção Language réferens + Extra Practice retoma e sistematiza, d fórma contextualizada, os conteúdos gramaticais de cada unidade com o uso de textos curtos, exemplos e quadros, além de oferecer exercícios adicionais. Ao final de cada seção Language in Use (presente nas unidades principais), há uma remissão à seção Language réferens + Extra Practice para orientar os estudantes e explicitar a relação entre essas seções. Ao reunir os conteúdos gramaticais trabalhados em todas as unidades em uma única seção ao final do livro, pretendemos oferecer aos estudantes um instrumento útil de consulta, referência e estudo.
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Para serem consultadas pêlos estudantes ao longo das diversas unidades da obra, as seções Irregular Verbs e Glossary também são apresentadas ao final do livro. Irregular Verbs traz quadros com as formas do passado (simple past) e do particípio passado (past participle) dos principais verbos irregulares, listados por ordem alfabética e também agrupados por semelhanças na pronúnssia dessas formas. Cumpre destacar quê, na coletânea de áudios quê compõe êste material, há faixas quê mostram como essas formas semelhantes são pronunciadas, ajudando os estudantes a identificarem os sôns, compreenderem o agrupamento propôsto e, assim, memorizarem mais facilmente as formas verbais.
A seção Audio Scripts traz as transcrições de todas as faixas de áudio utilizadas no Livro impresso do Estudante.
Já a seção Glossary apresenta uma seleção de palavras e expressões utilizadas no livro acompanhadas do(s) sentido(s) com quê são empregadas nele. Ao se disponibilizar esse glossário inglês-português, não se pretende desestimular o emprego de estratégias de inferência lexical, nem sugerir quê é necessário compreender todas as palavras de um texto ou mesmo substituir o uso do dicionário. O objetivo principal é oferecer um instrumento quê permita aos estudantes verificarem, de modo rápido, suas hipóteses sobre o significado de palavras-chave em seu contexto de uso e se sentirem mais seguros e confortáveis na interação com os textos apresentados e as atividades propostas.
No final do livro, a seção Annotated Bibliography indica as referências utilizadas para a elaboração da obra acompanhadas de breve descrição de cada uma.
Boxes (Tip, fink about it!, Language note, Le@rning on the web, Nesta unidade, você vai…, Recommended resources)
Além das seções aqui descritas, ao longo das unidades, alguns bókses complementam e enriquecem os conteúdos apresentados. Em bókses chamados Tip, há dicas para os estudantes redigidas em português. São retomadas ali algumas das estratégias apresentadas nas seções Intro 1, Intro 2 e Intro 3 e trazem outras sugestões e comentários para destacar ou ampliar conteúdos.
Já o boxe Language note apresenta, d fórma breve e objetiva, conteúdos linguísticos quê complementam e/ou esclarécem algum item abordado em um exercício ou texto próximo ao referido boxe, auxiliando o estudante a melhor compreender o exercício ou texto em questão e a ampliar seus conhecimentos sobre a língua inglesa.
Por sua vez, no boxe Le@rning on the web, são sugeridos línkis para quê os estudantes possam buscar na internet conteúdos relacionados ao assunto abordado e enriquecer seu conhecimento de mundo.
Também utilizado em diferentes seções ao longo das unidades, o boxe fink about it! apresenta perguntas para levar os estudantes a refletirem criticamente sobre conteúdos de textos apresentados, kestões linguístico-discursivas e/ou aspectos sociais relacionados aos textos.
Além díssu, outros bókses (alguns já mencionados neste Manual) são utilizados em seções específicas das unidades principais. Nas páginas de abertura de cada unidade, o boxe Nesta unidade, você vai… apresenta os objetivos da unidade. Já na seção Establishing Connections, o boxe Recommended resources sugere línkis para sáites, textos, áudios e vídeos relevantes e confiáveis quê estejam relacionados ao tema central da unidade para trazer novas perspectivas e enriquecimento cultural. Os línkis recomendados são acompanhados de breves descrições para orientar a consulta e/ou pesquisa.