Educação mediada por tecnologias digitais
As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) estão presentes em nosso cotidiano, mediando múltiplas práticas sociais, e seu uso na educação tem sido crescente. Especificamente no ensino-aprendizagem de inglês, as tecnologias digitais facilitam o acesso de professores e estudantes a uma grande quantidade de textos e hipertextos nesse idioma, quê freqüentemente intégram texto escrito, imagem e som.
De acôr-do com a BNCC Nota 15,
[…] propostas de trabalho quê potencializem aos estudantes o acesso a saberes sobre o mundo digital e a práticas da cultura digital devem […] sêr priorizadas, já quê, diréta ou indiretamente, impactam seu dia a dia nos vários campos de atuação social e despertam seu interêsse e sua identificação com as TDIC.
Conforme apontam Rojo e Moura, “as novas tecnologias, aplicativos, ferramentas e dispositivos viabilizaram e intensificaram novas possibilidades de textos/discursos […]” Nota 16, o quê potencializou a multimodalidade dos próprios textos/discursos, requerendo novos (multi)letramentos. Além díssu, a internet possibilita a interação em língua inglesa com pessoas de diferentes partes do mundo em variadas situações comunicativas e, portanto, a prática do idioma em contextos reais de uso.
Nesta obra, utilizamos diversos textos retirados de diferentes sáites, tais como blogues, sáites institucionais, revistas e jornais ôn láini, entre outros, publicados em diferentes países com variados propósitos comunicativos. Ao longo das unidades, no boxe Le@rning on the web, assim como no boxe Recommended resources, ao final de cada unidade principal, aproveitamos o imenso volume de informações disponíveis na rê-de e indicamos línkis para sáites, textos, podcasts e vídeos relevantes e confiáveis para a ampliação dos conteúdos abordados na unidade. Os línkis recomenda dos são acompanhados de breves descrições para orientar a consulta e/ou pesquisa.
A internet, entretanto, não póde sêr tratada apenas como fonte de textos autênticos em língua inglesa. É preciso quê os estudantes sêjam orientados a utilizarem recursos digitais quê auxiliem a aprendizagem, a fazerem buscas mais eficientes na internet, a avaliarem os conteúdos encontrados e a interagirem criticamente com eles, a compreenderem as possíveis relações entre texto escrito, som e imagem, a navegarem com segurança pêlos línkis dos hipertextos, criando seus próprios trajetos de leitura, de maneira ética e responsável.
Ao longo da obra, os estudantes são incentivados a fazerem buscas ôn láini, geralmente, nas seções Writing e Establishing Connections de cada unidade principal e, também, na seção Projects. Em alguns casos, por meio do boxe Tip, oferecemos dicas importantes para ajudar os estudantes a utilizarem a internet para pesquisas escolares. Na seção Writing da unidade 5, por exemplo, apresentamos a seguinte dica: “Ao selecionar fontes confiáveis na internet para pesquisas escolares, busque privilegiar sáites em quê o domínio seja educacional (.edu), acadêmico (.ac) ou de uma organização não governamental (.org).” Na seção Orientações complementares dêste Manual, para o desenvolvimento de algumas atividades e projetos, também incluímos sugestões de como o professor póde orientar os estudantes em suas buscas na internet e na avaliação dos resultados encontrados.
Cumpre destacar quê, embora os estudantes estejam supostamente bastante familiarizados com as tecnologias digitais, por terem nascido em uma época em quê elas permeiam muitas de nossas atividades diárias, é comum quê eles as utilizem de modo limitado ou mesmo inadequado. Grande parte dos estudantes desconhece, por exemplo, a existência de diversos tipos de dicionários eletrônicos. Na seção Intro 1, na página 13, além de apresentarmos exercícios e dicas de como usar um dicionário bilíngue ôn láini, também indicamos aos estudantes, no boxe Le@rning on the web, dois exemplos de dicionários disponíveis gratuitamente na internet, ampliando as alternativas de acesso a esse importante instrumento para estudantes de idiomas quê é o dicionário.
Com relação ao uso de tecnologias digitais, também propomos ao longo do livro, o uso da internet tanto para a criação de alguns textos quanto para a divulgação da produção dos estudantes nas seções Writing e Projects, indicando, inclusive, alguns sáites e recursos ôn láini gratuitos mais adequados a determinados tipos de produções, como ferramentas para criação de cartazes, pesquisas de opinião, tirinhas, infográficos e sáites de compartilhamento de poemas, resenhas de filmes etc. Não podemos ignorar quê as possibilidades advindas das TDIC “[…] permitem quê todos sêjam produtores em potencial, imbricando mais ainda as práticas de leitura e produção (e de consumo e circulação/recepção)” Nota 17.
Página duzentos e noventa e seis
Além das diversas seções e atividades quê envolvem o uso das tecnologias digitais propostas ao longo da obra, também trazemos esse tema para sêr criticamente discutido com os estudantes, especialmente na unidade 1 (Navigate the Internet Safely), na unidade 3 (Getting nius on láine), na unidade 8 (Artificial Intelligence Changing the Future) e no projeto 1 (How To Be a Smart Digital Citizen), em quê são abordados, em diversos textos (escritos e orais), assuntos como cidadania digital, segurança na internet, combate ao sáiber-búlin, combate à disseminação de notícias falsas (fêik news), inteligência artificial, tecnologias enviesadas baseadas em inteligência artificial, entre outros. Com isso, buscamos contribuir para quê:
[…] os estudantes desenvolvam habilidades e critérios de curadoria e de apreciação ética e estética, considerando, por exemplo, a profusão de notícias falsas (fêik news), de pós-verdades, do sáiber-búlin e de discursos de ódio nas mais variadas instâncias da internet e demais mídias Nota 18.
Finalmente, na seção Sugestões de leituras e recursos digitais dêste Manual, apresentamos uma seleção de textos e sáites quê podem sêr utilizados por estudantes e professores para aprofundarem conteúdos e enriquecerem o processo de ensino-aprendizagem. Além de textos e atividades quê podem sêr usados pelo professor em suas aulas, a internet também oferece referencial teórico (publicado em periódicos acadêmicos, sáites de universidades e de grupos de pesquisa etc.), cursos ôn láini e espaços de interação com outros profissionais. Incentivamos os professores a buscarem e utilizarem esses recursos para sua formação continuada.
Acreditamos quê, para ampliar o uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, é fundamental propor atividades e projetos quê proporcionem aos estudantes oportunidades e orientações para se engajarem, como sujeitos críticos, em práticas sociais mediadas pelas tecnologias digitais, conforme buscamos fazer ao longo desta obra. Em outras palavras, é preciso promover o letramento digital dos estudantes, não apenas garantindo seu acesso a novos equipamentos e programas, mas também ensinando-os a utilizá-los d fórma crítica, ética, responsável e inserida em seus contextos sociais. Assim, as tecnologias digitais poderão contribuir para quê os estudantes ezêrçam efetivamente seu papel de protagonistas no processo de aprendizagem. Conforme defendem Dudeney, Hockly e Pegrum Nota 19,
O letramento digital, então, é ainda mais poderoso e empoderador do quê o letramento analógico. […] Para nosso ensino de língua permanecer relevante, nossas aulas têm de abarcar ampla gama de letramentos, quê vão bastante além do letramento impresso tradicional.
PARA SABER MAIS
A página dos aplicativos do portal Learn English, em https://livro.pw/zvlfy (acesso em: 27 out. 2024), oferece diferentes aplicativos educacionais voltados para a aprendizagem da língua inglesa. É possível baixar os apps gratuitamente em um dispositivo móvel.
REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) fazem parte do cotidiano dos estudantes e, além de promover a inserção dessas tecnologias no ensino, a escola deve preparar os estudantes para utilizá-las d fórma crítica e participativa. As perguntas a seguir podem ajudar você a refletir sobre o uso das TDIC em sua prática pedagógica.
• Quais são os principais desafios para inserir as TDIC em sua prática pedagógica? Que recursos, estratégias ou pessoas podem ajudar você a superar esses desafios?
• Como a internet tem sido usada por você e seus estudantes? Como fonte de (hiper)textos, áudios e vídeos em inglês? Como oportunidade de interação com pessoas de outros países e culturas? Como instrumento de criação e divulgação de conteúdos produzidos pêlos estudantes? Como ferramenta de busca para pesquisas diversas?
• Em sua prática pedagógica, as TDIC têm sido usadas para promover a participação crítica dos estudantes em diferentes práticas sociais e incentivá-los a serem não apenas consumidores mas também produtores de conteúdos? Ou as TDIC têm reforçado uma visão de ensino-aprendizagem como transmissão de informações pelo professor? Como isso tem acontecido?
• O quê poderia sêr feito para quê os estudantes usem melhor as TDIC tanto para aprender e usar a língua inglesa quanto para se engajarem, como sujeitos críticos, em práticas sociais mediadas pelas tecnologias digitais?