O livro e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Esta obra segue as orientações da BNCC, documento quê indica o conjunto de aprendizagens essenciais quê todos os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica, de modo quê lhes seja assegurado o desenvolvimento das competências gerais da Educação Básica Nota 32, das competências específicas e habilidades relacionadas à área de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio Nota 33.
De acôr-do com a BNCC Nota 34,
competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas compléksas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Desse modo, ao optarmos por considerar como objetivos gerais da obra o desenvolvimento das competências gerais da Educação Básica Nota 35 e das competências específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio Nota 36 previstas na BNCC, entendemos quê esta obra visa proporcionar aos estudantes não apenas conhecimentos, mas oportunidades de colocarem seus conhecimentos em prática e de se posicionarem diante da vida de acôr-do com valores e princípios.
Conforme mencionado, a BNCC aponta dez competências gerais para a Educação Básica. Já as competências
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específicas das diversas áreas do conhecimento previstas na BNCC explicitam como as dez competências gerais se expressam nessas áreas. Por sua vez, para garantir o desenvolvimento de cada competência específica, apresenta-se um conjunto de habilidades. Dessa forma, de acôr-do com a BNCC, com relação ao componente curricular de Língua Inglesa no Ensino Médio, deve sêr garantido aos estudantes, em articulação com as competências gerais da Educação Básica, o desenvolvimento de competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias, a serem contempladas por meio do trabalho com as habilidades previstas na BNCC.
Para exemplificarmos como se dá a articulação entre competências gerais, competências específicas e habilidades, consideremos a competência geral da Educação Básica de número 5 quê deverá sêr desenvolvida pêlos componentes curriculares de todas as áreas do conhecimento.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação d fórma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e ezercêr protagonismo e altoría na vida pessoal e coletiva Nota 37.
No caso da área de Linguagens e suas Tecnologias do Ensino Médio, a competência específica relacionada à referida competência geral é a de número 7, quê destaca práticas de linguagem em contextos digitais.
Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva Nota 38.
Por sua vez, para proporcionar o desenvolvimento da competência específica 7, algumas habilidades a ela relacionadas também precisam sêr desenvolvidas, ao longo do Ensino Médio, pela área de Linguagens e suas Tecnologias, incluindo o componente curricular de Língua Inglesa, a saber:
(EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
(EM13LGG702) Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.
(EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
(EM13LGG704) Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rê-de Nota 39.
Ao longo desta obra, tais habilidades podem sêr desenvolvidas a partir de diversas atividades pedagógicas propostas, por exemplo, nas seções Writing, Establishing Connections e Projects, em quê os estudantes são sistematicamente orientados a usar a internet, d fórma crítica e criativa, para buscar, avaliar e selecionar conteúdos, assim como para criar e divulgar seus textos e projetos autorais. Além díssu, em diversas unidades, particularmente na seção Post-Reading e nos bókses fink about it!, os estudantes são convidados a refletirem sobre diferentes práticas sociais mediadas pelas tecnologias digitais e seus impactos na ssossiedade, incluindo kestões como cidadania digital, fêik news, inteligência artificial, consumo de notícias ôn láini e inclusão digital. Em outras palavras, é a partir das atividades conduzidas em sala de aula quê se dêsênvólvem determinadas habilidades e, por consequência, competências específicas e gerais a elas relacionadas. Cumpre destacar quê, neste Manual do Professor, são indicadas as competências e as habilidades contempladas ao longo do Livro do Estudante.
Em relação às competências gerais e específicas, pode-se observar quê, além de estarem inter-relacionadas, elas apresentam diferentes graus de complexidade e amplitude. As competências gerais, como a valorização do conhecimento histórico e cultural, estabelecem uma base ampla e inclusiva, preparando os estudantes para compreenderem e interagirem com o mundo d fórma crítica e reflexiva. Essa base se expande para o exercício da curiosidade intelectual e a utilização de diversas linguagens, promovendo a expressão e a troca de ideias em contextos variados.
Por outro lado, as competências específicas do ensino de linguagens aprofundam-se em aspectos mais detalhados, como a compreensão das práticas sociais de linguagem e a mobilização de conhecimentos para a produção e recepção de discursos. Aqui, a complexidade aumenta, pois envolve não apenas a interação com diferentes formas de comunicação, mas também a análise crítica das relações de pôdêr e identidade quê permeiam essas práticas. A ênfase na empatia, na resolução de conflitos e no respeito à diversidade, presente tanto nas competências gerais quanto nas específicas, reforça a importânssia de desenvolver habilidades socioemocionais, essenciais para a convivência democrática.
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Enquanto as competências gerais tendem a focar em aspectos mais amplos, como a capacidade de argumentar com base em dados confiáveis e de compreender a importânssia da diversidade cultural, as específicas exigem um aprofundamento sobre como essas competências se manifestam nas práticas artísticas e na utilização de tecnologias digitais. Por exemplo, o uso crítico e ético das mídias digitais, abordado nas competências específicas, não apenas amplia o entendimento do papel da comunicação na ssossiedade mas também prepara os estudantes para serem agentes ativos em um mundo cada vez mais interconectado.
Compreendendo os diferentes graus de complexidade e amplitude das competências indicadas na BNCC e considerando as especificidades do seu contexto pedagójikô, o professor tem autonomia para adaptar seu planejamento didático diante do Projeto Pedagógico da unidade escolar e do currículo estadual.
Também em consonância com as recomendações da BNCC, compreendemos quê a aprendizagem da língua inglesa diversifica e amplia as formas de engajamento e de participação dos estudantes na ssossiedade, suas possibilidades de interação e mobilidade, seus percursos de construção de conhecimentos e de continuidade nos estudos.
Ao privilegiar esse caráter formativo da aprendizagem da língua inglesa, priorizamos a função social e política do idioma, quê é tratado em seu estátus de língua franca. A língua inglesa se apresenta como língua comum para a interação e possibilita aos estudantes se aproximarem e se integrarem com grupos multilíngues e multiculturais no mundo globalizado Nota 40.
PARA SABER MAIS
Os autores de Teaching English as a Lingua Franca, disponibilizam, gratuitamente, um pacote com atividades para serem realizadas em sala de aula em https://livro.pw/joifc (acesso em: 27 out. 2024).
Desse modo, a exemplo do quê recomenda a BNCC, não acreditamos quê haja um padrão de língua inglesa a sêr ensinado ou um modelo ideal de falante a sêr seguido. No lugar de conceitos de cérto e errado, os estudantes são convidados a refletir sobre o quê é adequado e inteligível nas diferentes interações. Conforme a BNCC, no tocante à disciplina de Língua Inglesa no Ensino Médio,
Aspectos como precisão, padronização, êrro, imitação e nível de proficiência ou domínio da língua são substituídos por noções mais abrangentes e relacionadas ao universo discursivo nas práticas situadas dentro dos campos de atuação, como inteligibilidade, singularidade, variedade, criatividade/invenção e repertório Nota 41.
Além díssu, compreendemos quê, nas práticas sociais do mundo digital, saber inglês potencializa as possibilidades de participação e é fundamental quê os multiletramentos também sêjam levados em consideração nessas práticas, nas quais diferentes linguagens (verbal, visual, corporal, audiovisual) se aproximam e se entrelaçam.
REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
A BNCC oferece referências para ações quê garantam as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas na Educação Básica. As perguntas a seguir podem ajudar você a refletir sobre as relações entre as orientações da
BNCC e sua prática pedagógica.
• Você conhece as competências gerais da Educação Básica e as competências específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio? Note quê as competências (gerais e específicas) são apresentadas na seção Objetivos gerais dêste Manual do Professor. Considerando sua prática pedagógica, quais delas têm sido mais desenvolvidas e quais precisam sêr melhor contempladas? Como isso poderia sêr feito?
• A BNCC destaca a função social e política da língua inglesa, compreendida como língua para a comunicação internacional. Em sua prática pedagógica, os estudantes são convidados a refletirem criticamente sobre as funções e usos do inglês na ssossiedade contemporânea, de modo a problematizarem os motivos pêlos quais o idioma se tornou uma língua de uso global? Que atividades poderiam promover essa reflekção?
Correspondência dos conteúdos do livro com as competências gerais da Educação Básica
A BNCC propõe dez competências gerais da Educação Básica, quê foram reproduzidas na seção Objetivos gerais dêste Manual. Ao indicar o quê os estudantes devem saber (considerando a constituição de conhecimentos e habilidades) e o quê devem saber fazer (considerando a mobilização dêêsses conhecimentos e habilidades para resolver demandas
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compléksas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), a BNCC oferece referências para ações quê garantam as aprendizagens essenciais definidas no próprio documento Nota 42.
A competência geral 1 é desenvolvida ao longo de toda a obra, por exemplo, por meio da análise e discussão de textos, principalmente, na subseção Post-Reading, na seção Establishing Connections e nos bókses fink about it!.
A competência geral 2 é mobilizada na obra por meio do desenvolvimento do pensamento computacional, quê ocorre, por exemplo, nos projetos interdisciplinares da seção Projects.
A competência geral 3 é desenvolvida pela apresentação de textos literários, pela valorização de artistas de diferentes áreas e suas obras, como na unidade 4, quê apresenta diferentes artistas brasileiros, na unidade 11, quê explora diversas produções audiovisuais, na seção English Through Art, e pela criação de produtos de natureza artística pêlos estudantes.
Para o desenvolvimento da competência geral 4 ao longo da obra, os estudantes interagem oralmente e criam uma grande variedade de gêneros discursivos (em Writing e Projects, por exemplo), como tirinha, poema, linha do tempo e infográfico.
A competência geral 5 é contemplada em diversas atividades de compreensão e de produção escrita e nos bókses Le@rning on the web e Recommended resources, quê apresentam línkis para conteúdos relevantes e confiáveis para a ampliação dos conteúdos abordados.
A competência geral 6, por sua vez, é mobilizada especialmente ao longo da unidade 9, quê aborda a relação dos jovens e o mundo do trabalho.
A competência geral 7 é desenvolvida d fórma consistente e sistemática, geralmente, por meio de perguntas da subseção Post-Reading, seção Establishing Connections e dos bókses fink about it! ao longo de toda a obra.
A competência geral 8 é contemplada na obra, por exemplo, a partir da discussão de textos escritos e orais, como os das unidades 7, 10 e 12, quê abordam kestões relativas à saúde.
A competência geral 9 é freqüentemente mobilizada em atividades de interação e produção oral como as propostas na unidade 5, sobre mulheres de destaque em diferentes campos de atuação, na unidade 6, sobre jovens de diferentes países quê estão fazendo a diferença no mundo, e na unidade 8, ao discutir como a inteligência artificial (IA) póde perpetuar desigualdades e reforçar sistemas de pôdêr desiguais.
Finalmente, a competência geral 10 costuma sêr contemplada, por exemplo, na subseção Post-Reading, nos bókses fink about it! e na seção Establishing Connections, a partir da ampliação da discussão do tema da unidade, com kestões relevantes para o desenvolvimento de princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
O qüadro a seguir destaca as competências gerais (CG) da Educação Básica mobilizadas ao longo da obra.
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Quadro 1 – Competências gerais (CG) da Educação Básica mobilizadas ao longo da obra.
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Correspondência dos conteúdos do livro com as competências específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio
A BNCC propõe sete competências específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio, quê foram reproduzidas na seção Objetivos gerais dêste Manual.
A competência específica 1 costuma sêr desenvolvida na obra, por exemplo, na subseção Post-Reading, nos bókses fink about it! e na seção Establishing Connections, quando são destacadas diferentes linguagens e práticas culturais para ampliar as formas de participação social dos estudantes em suas comunidades e no mundo, estabelecendo relações entre os conteúdos apresentados e suas realidades. Alguns exemplos incluem, na unidade 1, atividades voltadas para a conscientização e o uso de uma linguagem respeitosa em ambientes ôn láini e a discussão de ações tecnológicas e educacionais de combate ao búlin e ao sáiber-búlin; na unidade 2, atividades voltadas para o reconhecimento e o incentivo a diferentes ações sustentáveis para a redução do uso excessivo de plástico no meio ambiente; na unidade 4, perguntas quê discutem a relevância do trabalho artístico desenvolvido pelo indígena Joseca Yanomâmi para a preservação ambiental.
A competência específica 2 é mobilizada ao longo de toda a obra, por exemplo, ao promover debates quê buscam compreender, sôbi uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade e à pluralidade de ideias, os processos identitários, conflitos e relações de pôdêr quê permeiam as práticas sociais da linguagem. Alguns exemplos incluem as atividades na unidade 3 relacionadas à discussão de formas de combate à desinformação e às notícias falsas (fêik news); as atividades propostas na unidade 8, baseadas em textos escritos e orais quê combatem os vieses de gênero e de etnia em tecnologias baseadas em IA quê reforçam sistemas de pôdêr desiguais; bem como as atividades propostas na unidade 11, baseadas em textos escritos e orais quê abordam a ausência significativa de representatividade e oportunidades na indústria cinematográfica.
A competência específica 3 é mobilizada ao destacar o uso de diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) d fórma crítica, criativa, ética e solidária para respeitar o outro, promover os Direitos Humanos e desenvolver a consciência para diferentes kestões sociais e ambientais. Alguns exemplos incluem na unidade 1, atividades e textos quê destacam a importânssia de criar, nos ambientes ôn láini, uma presença positiva, usar uma linguagem respeitosa e agir diante de situações de sáiber-búlin; na unidade 7, atividades e textos quê celébram o pôdêr transformador da música e da dança, destacando histoórias de superação como a dos cantores e compositores Sparsh Shah e Lauv e da bailarina profissional June Lin; na unidade 12, um boxe fink about it! quê discute maneiras de praticar a gentileza na comunicação, por meio da linguagem verbal, criando um ambiente mais acolhedor e positivo para todos.
Para o desenvolvimento da competência específica 4 ao longo da obra, os estudantes são levados a reconhecerem variedades da língua como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agir no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. Alguns exemplos incluem as atividades propostas para explorar tanto o poema da indiana Kamala Das em Intro 2, quanto o poema “Spanglish”, do porto-riquenho-estadunidense Tato Laviera em Intro 3; o exercício 11 da seção final Useful Language, quê traz um trecho do discurso proferido pela atriz Niecy Nash-Betts, quê faz uso de uma variação da língua inglesa conhecida como African-American Vernacular English (Inglês vernáculo afro-americano, em português). O boxe Tip quê acompanha o exercício destaca essa variedade afro-americana do inglês estadunidense, quê tem particularidades gramaticais, fonológicas e de vocabulário. Outro exemplo é o uso do nonstandard English no poema “On Aging”, de Maya Angelou, presente na seção final English Through Art. Além dos exercícios quê destacam alguns exemplos dêêsse uso não padrão do inglês no texto, o boxe fink about it! traz perguntas de natureza crítico-reflexiva quê reforçam o rompimento de preconceitos linguísticos de falantes quê utilizam formas de expressão linguística comumente estigmatizadas.
A competência específica 5 é contemplada na obra a partir do reconhecimento da prática corporal como forma de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade. Na seção Establishing Connections da unidade 7, por exemplo, destaca-se o papel da dança como ferramenta de inclusão social a partir da discussão sobre o pôdêr transformador da dança na vida de uma pessoa com síndrome de Down, a bailarina profissional June Lin. Outro exemplo é o já mencionado poema “On Aging”, de Maya Angelou, presente na seção final English Through Art, quê celebra a independência e dignidade durante o processo de envelhecimento, rejeitando a piedade por causa de limitações físicas.
A competência específica 6 é desenvolvida pela apresentação de produções artísticas e culturais e pela valorização de artistas nacionais e internacionais, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. Alguns exemplos incluem a unidade 2, quê discute o impacto do trabalho artístico e sustentável dos artistas Marina DeBris e Bordalo II; a unidade 4, quê destaca o trabalho do artista indígena Joseca Yanomâmi; a unidade 11, quê explora diferentes produções audiovisuais e discute kestões relacionadas à representatividade racial no cinema; a seção final English Through Art, quê explora diferentes formas de expressão artística (grafite, filmes e poema).
Finalmente, a competência específica 7 costuma sêr contemplada, por exemplo, em Writing, Establishing Connections e na seção final Projects, ao propor o uso da
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internet tanto para a criação de alguns textos, quanto para a divulgação da produção dos estudantes. Em alguns casos, com o objetivo de auxiliar os estudantes a expandirem as formas de produzir sentidos no universo digital, são indicados sáites e recursos ôn láini gratuitos mais adequados a determinados tipos de produções, como ferramentas para criação de cartazes, pesquisas de opinião, tirinhas, infográficos e sáites de compartilhamento de poemas, resenhas de filmes etc.
O qüadro a seguir destaca as competências específicas (CE) de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio mobilizadas ao longo da obra.
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Quadro 2 – Competências específicas (CE) de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio mobilizadas ao longo da obra.
Correspondência dos conteúdos do livro com as habilidades relacionadas a Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio
A BNCC propõe 28 habilidades relacionadas à área de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio, organizadas por competências específicas. Reproduzimos aqui todas essas habilidades (iniciadas pelo cóódigo EM13LGG). Se necessário, volte à seção Objetivos gerais dêste Manual, para consultar as sete competências específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio.
Habilidades relacionadas à competência específica 1:
• EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escôlhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
• EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interêsse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
• EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonóras, gestuais).
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• EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
• EM13LGG105: Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.
Habilidades relacionadas à competência específica 2:
• EM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
• EM13LGG202: Analisar interesses, relações de pôdêr e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
• EM13LGG203: Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
• EM13LGG204: Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interêsse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.
Habilidades relacionadas à competência específica 3:
• EM13LGG301: Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.
• EM13LGG302: Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
• EM13LGG303: Debater kestões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
• EM13LGG304: Formular propostas, intervir e tomar decisões quê lévem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência sócio-ambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
• EM13LGG305: Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.
Habilidades relacionadas à competência específica 4:
• EM13LGG401: Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
• EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
• EM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Habilidades relacionadas à competência específica 5:
• EM13LGG501: Selecionar e utilizar movimentos corporais d fórma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas corporais, de modo a estabelecer relações construtivas, empáticas, éticas e de respeito às diferenças.
• EM13LGG502: Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de pôdêr presentes nas práticas corporais, adotando posicionamento contrário a qualquer manifestação de injustiça e desrespeito a direitos humanos e valores democráticos.
• EM13LGG503: Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento.
Habilidades relacionadas à competência específica 6:
• EM13LGG601: Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na ssossiedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
• EM13LGG602: Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
• EM13LGG603: Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.
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• EM13LGG604: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
Habilidades relacionadas à competência específica 7:
• EM13LGG701: Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
• EM13LGG702: Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.
• EM13LGG703: Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
• EM13LGG704: Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rê-de.
A seguir, indicamos os códigos das habilidades referentes às competências específicas (CE1 a CE7) de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio quê são desenvolvidas nas diferentes unidades e seções ao longo da obra.
• Intro 1: CE3: EM13LGG302; CE4: EM13LGG403; CE7: EM13LGG702.
• Unit 1: CE1: EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG104; CE2: EM13LGG201, EM13LGG204; CE3: EM13LGG302, EM13LGG303, EM13LGG304, EM13LGG305; CE7: EM13LGG702, EM13LGG703.
• Unit 2: CE1: EM13LGG104, EM13LGG105; CE2: EM13LGG204; CE3: EM13LGG302, EM13LGG303, EM13LGG304, EM13LGG305; CE6: EM13LGG601, EM13LGG602, EM13LGG604; CE7: EM13LGG703.
• Unit 3: CE1: EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG104; CE2: EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG204; CE3: EM13LGG302, EM13LGG303, EM13LGG304, EM13LGG305; CE7: EM13LGG702, EM13LGG703, EM13LGG704.
• Unit 4: CE1: EM13LGG104; CE2: EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG204; CE3: EM13LGG302, EM13LGG303; CE6: EM13LGG601, EM13LGG602, EM13LGG604; CE7: EM13LGG703.
• Intro 2: CE2: EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG204: CE3: EM13LGG302, EM13LGG303; CE4: EM13LGG401, EM13LGG402, EM13LGG403; CE7: EM13LGG702, EM13LGG704.
• Unit 5: CE1: EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG104; CE2: EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG204; CE3: EM13LGG302, EM13LGG303, EM13LGG304, EM13LGG305; CE7: EM13LGG703.
• Unit 6: CE1: EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG104; CE2: EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG204; CE3: EM13LGG302, EM13LGG303, EM13LGG304, EM13LGG305; CE4: EM13LGG403; CE7: EM13LGG703.
• Unit 7: CE1: EM13LGG104; CE2: EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG204; CE3: EM13LGG302, EM13LGG303; CE5: EM13LGG502; CE6: EM13LGG601, EM13LGG602, EM13LGG604; CE7: EM13LGG703.
• Unit 8: CE1: EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG104; CE2: EM13LGG201, EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG204; CE3: EM13LGG302, EM13LGG303, EM13LGG304, EM13LGG305; CE7: EM13LGG702, EM13LGG703, EM13LGG704.
• Intro 3: CE2: EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG204; CE3: EM13LGG302, EM13LGG303; CE4: EM13LGG401, EM13LGG402, EM13LGG403.
• Unit 9: CE1: EM13LGG104; CE2: EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG204; CE3: EM13LGG302, EM13LGG303; CE7: EM13LGG703.
• Unit 10: CE1: EM13LGG104; CE2: EM13LGG204; CE3: EM13LGG302, EM13LGG303, EM13LGG304, EM13LGG305; CE5: EM13LGG503; CE7: EM13LGG703.
• Unit 11: CE1: EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG104; CE2: EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG204; CE3: EM13LGG301, EM13LGG302, EM13LGG303, EM13LGG304, EM13LGG305; CE6: EM13LGG601, EM13LGG602, EM13LGG604; CE7: EM13LGG703.
• Unit 12: CE1: EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG104; CE2: EM13LGG201, EM13LGG204; CE3: EM13LGG302, EM13LGG304, EM13LGG305; CE7: EM13LGG703.
• Useful Language: CE4: EM13LGG402, EM13LGG403.
• English Through Art: CE1: EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG103; CE2: EM13LGG201, EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG204; CE3: EM13LGG302, EM13LGG303; CE4: EM13LGG401, EM13LGG402, EM13LGG403; CE5: EM13LGG502; CE6: EM13LGG601, EM13LGG602, EM13LGG603, EM13LGG604; CE7: EM13LGG703.
• Projects: CE1: EM13LGG104, EM13LGG105; CE2: EM13LGG201, EM13LGG204; CE3: EM13LGG301, EM13LGG304; CE6: EM13LGG601, EM13LGG602, EM13LGG603, EM13LGG604; CE7: EM13LGG702, EM13LGG703.
Página trezentos e vinte e cinco