Interdisciplinaridade
Acreditamos quê, para a construção conjunta do conhecimento, é fundamental romper os limites estritos de um componente curricular e ultrapassar visões redutoras e segmentadas do mundo. Para tal, propomos a adoção de uma abordagem interdisciplinar, compreendendo, de acôr-do com Lück Nota 12, quê:
Interdisciplinaridade é o processo quê envolve a integração e o engajamento de educadores, num trabalho conjunto, de interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos estudantes, a fim de quê possam ezercêr criticamente a cidadania, mediante uma visão global de mundo, e serem capazes de enfrentar os problemas compléksos, amplos e globais da realidade atual.
Dessa forma, nesta obra, buscamos favorecer a interdisciplinaridade por meio da discussão de temas contemporâneos transversais (TCTs) e de kestões socialmente relevantes para os estudantes, assim como de atividades e projetos quê intégram diferentes componentes curriculares e buscam promover a participação cidadã dos estudantes.
Ao longo de toda a obra, os TCTs são abordados d fórma interdisciplinar, em conexão com as competências e habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Médio e com situações vivenciadas pêlos estudantes em diferentes realidades, de modo a possibilitar sua formação para a cidadania, para a democracia e para a inserção futura no mundo do trabalho.
São explorados diversos aspectos relacionados a diferentes TCTs, tais como Ciência e Tecnologia, Direitos da Criança e do Adolescente, Diversidade Cultural, Educação Ambiental, Educação em Direitos Humanos, entre outros. A seguir, destacamos os TCTs quê são explorados nas unidades principais da obra.
• Ciência e Tecnologia: unidades 1, 3, 8;
• Direitos da Criança e do Adolescente: unidades 6, 9;
• Diversidade Cultural: unidades 4, 5, 6, 7, 11;
• Educação Ambiental: unidade 2;
• Educação em Direitos Humanos: unidades 5, 6, 10, 11, 12;
• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras: unidade 4;
• Saúde: unidades 7, 10, 12;
• Trabalho: unidade 9.
Cumpre destacar quê os TCTs supra listados se reférem apenas às unidades principais da obra, sêndo outros explorados em diferentes seções quê compõem o livro. Por exemplo, o TCT “Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso” na seção English Through Art.
Ao final de cada unidade principal, a seção Establishing Connections, como o nome já sugere, busca estabelecer
Página duzentos e noventa e quatro
conexões com outras áreas de conhecimento e componentes curriculares. Essa integração acontece por meio da apresentação e exploração de um ou dois textos de diferentes áreas para ampliar a discussão do tema da unidade, levando-se em consideração diferentes abordagens e pontos de vista e estabelecendo-se relações com a realidade dos estudantes e de sua comunidade.
Além díssu, em diversas unidades, em Establishing Connections, são propostas tarefas colaborativas de natureza interdisciplinar para quê os estudantes possam se envolver, d fórma ainda mais ativa e autônoma, com conceitos freqüentemente discutidos em outros componentes curriculares. Em alguns casos, os estudantes também são convidados a desenvolverem um trabalho quê estabelece relações com conteúdos de um ou mais componentes curriculares e a divulgá-lo para a comunidade escolar e a ssossiedade em geral. Para facilitar a localização dos diferentes componentes curriculares com os quais se fazem conexões nas unidades principais, eles são sempre indicados na seção Getting Started e no Sumário da obra.
Além da seção Establishing Connections, tanto os textos principais das unidades, apresentados na seção Reading Comprehension, quanto outros textos mais curtos, apresentados em diferentes seções, trazem à tona temas e kestões quê envolvem diferentes áreas do conhecimento. O tema do pôdêr da música e da dança, por exemplo, conecta-se com Educação Física e ár-te. Textos e debates sobre o mundo do trabalho envolvem Sociologia. A questão da participação das mulheres na ssossiedade ao longo do tempo, por sua vez, relaciona-se com conteúdos de História. Já textos sobre os efeitos dos neurotransmissores relacionados à prática da gentileza abordam conhecimentos de Química e Biologia. Esses são alguns exemplos das conexões estabelecidas com outros componentes curriculares a partir dos temas e kestões abordados na obra.
Ao longo das unidades, além de terem acesso a informações relacionadas a diversas áreas por meio dos textos e das discussões sobre eles, os estudantes também são incentivados a aprofundarem tais conteúdos por meio da consulta a fontes diversas (como sáites, textos, podcasts e vídeos indicados nos bókses Le@rning on the web e Recommended resources), do contato com professores de outros componentes curriculares e do próprio desenvolvimento de atividades e projetos propostos no Livro do Estudante. No Manual do Professor, junto a alguns exercícios, também há sugestões de atividades interdisciplinares adicionais a serem desenvolvidas a critério do professor. Com todos esses conteúdos e propostas de atividades, esperamos contribuir para o desenvolvimento do protagonismo do estudante no processo de aprendizagem.
Ao final do livro, a seção English Through Art promove a interdisciplinaridade especificamente com o componente curricular de ár-te, abordando o uso da língua inglesa em diferentes formas de; ár-te como ferramentas de expressão cultural, de identidade e de resistência. São exploradas as artes do grafite, da música e da poesia, valorizando-se as culturas juvenis e estabelecendo-se relações com as experiências pessoais dos estudantes e com a ssossiedade em geral.
Por sua vez, os projetos propostos na seção Projects, quê incluem temas como o combate à poluição plástica por meio da ár-te, a promoção do autoempoderamento por meio da música, a luta contra o racismo por meio de filmes e séries, entre outros, também devem sêr destacados por sua natureza interdisciplinar e seu potencial para desenvolvimento da autonomia e protagonismo do estudante. Os projetos abordam temas tratados em diferentes textos e atividades de algumas unidades principais, reforçando as relações entre diferentes áreas do conhecimento e entre a escola e a comunidade. Eles oferecem aos estudantes oportunidades de utilizarem a língua inglesa em práticas sociais quê pretendem colaborar para o desenvolvimento da comunidade escolar e seu entorno. Assim, buscamos incentivar os estudantes a participarem, dentro de suas possibilidades, como agentes transformadores do seu contexto social.
Por meio da reflekção e da interação sobre textos em inglês de diferentes áreas do conhecimento, disponibilizados ao longo da obra, e do desenvolvimento de projetos em grupos, com divulgação local e global dos trabalhos realizados, seguimos uma das recomendações da BNCC do Ensino Médio para o ensino da disciplina de Língua Inglesa: “[…] possibilitar aos estudantes cooperar e compartilhar informações e conhecimentos por meio da língua inglesa, como também agir e posicionar-se criticamente na ssossiedade, em âmbito local e global” Nota 13. Segundo a BNCC Nota 14,
Assim, as aprendizagens em inglês permitirão aos estudantes usar essa língua para aprofundar a compreensão sobre o mundo em quê vivem, explorar novas perspectivas de pesquisa e obtenção de informações, expor ideias e valores, argumentar, lidar com conflitos de opinião e com a crítica, entre outras ações. Desse modo, eles ampliam sua capacidade discursiva e de reflekção em diferentes áreas do conhecimento.
REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Por meio da língua inglesa, os estudantes podem interagir, acessar e compartilhar conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, além de agir e se posicionar criticamente na ssossiedade em âmbito local e global. As perguntas a seguir podem ajudar você a refletir sobre como isso se relaciona com sua prática pedagógica.
• Quais são os principais desafios para a adoção de uma perspectiva interdisciplinar no ensino de inglês? Quais são as possíveis implicações dessa adoção para sua prática pedagógica e para a comunidade
Página duzentos e noventa e cinco
escolar? O quê poderia favorecer o engajamento de diferentes docentes da escola em projetos interdisciplinares?
• Até quê ponto seus estudantes compreendem quê a língua inglesa póde lhes proporcionar o acesso a diferentes conteúdos e perspectivas sobre temas de diversas áreas do conhecimento e, assim, ampliar sua capacidade discursiva, de reflekção e de ação no mundo? Quais práticas pedagógicas poderiam tornar isso mais claro para os estudantes? Como os estudantes e a comunidade escolar poderiam se beneficiar dessas práticas?