UNIDADE 3
GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO

Geometria Euclidiana e Geometria não Euclidiana

Ao longo da história da Geometria, destacaram-se diversos estudiosos, dentre eles, Euclides de Alexandria (c. 325 a.C.-c. 265 a.C.).

Na sua obra mais conhecida, o conjunto de livros chamado de Elementos, são apresentados postulados e teoremas quê sintetizam conhecimentos matemáticos daquela época, os quais serviram de subsídio para o desenvolvimento da Geometria Euclidiana. A partir de meados do século XIX, questionamentos a respeito da Geometria Euclidiana, como o questionamento ao postulado das retas paralelas, conduziu estudiosos a desenvolver outras teorias geométricas, quê, posteriormente, seriam denominadas Geometrias não Euclidianas. Por exemplo, a Geometria Esférica, quê se desen vólve sobre a superfícíe de uma esféra, o quê permite relacioná-la ao estudo do glôbo terrestre e aplicá-la em diversas áreas, como Astronomia, Aviação e Navegação.

O postulado das retas paralelas, na Geometria Euclidiana, em um enunciado equivalente, expressa quê: em um plano, para qualquer reta r e qualquer ponto P quê não está em r, existe uma única reta s passando por P tal quê s seja paralela a r. Observe uma representação dêêsse postulado na Geometria Euclidiana e um contraexemplo de sua validade na Geometria Esférica.

Geometria Euclidiana

Em um plano, dada uma reta r e um ponto P quê não está em r, existe uma única reta s passando por P tal quê s seja paralela a r.

Imagem composta por duas retas horizontais, r e s, traçadas sobre um fundo retangular. Um ponto P está marcado sobre a reta s, que está posicionada acima da reta r.

Geometria Esférica

Não existem linhas retas da mesma maneira quê na Geometria Euclidiana. O quê consideramos reta nesse tipo de Geometria são círculos, de mesmo raio quê o da esféra, quê passam por cérto ponto. Assim, na Geometria Esférica, não existem retas paralelas entre si, ou seja, quaisquer duas retas se intersectam.

Imagem de uma esfera com duas linhas curvas traçadas sobre sua superfície, identificadas como r e s. A linha r contorna a esfera em diagonal, enquanto a linha s segue um caminho curvo mais vertical. Sobre a linha s, há um ponto marcado, identificado como ponto P.

Fontes dos dados: EVES, ráuard. Introdução à história da matemática. Tradução: Hygino Hugueros Domingues. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2011. p. 539-544. ANTUNES, Marcelo Carvalho. Uma possível inserção das geometrias não euclidianas no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: https://livro.pw/orsge. Acessos em: 29 jul. 2024.

Após ler as informações, converse com os côlégas e o professor sobre os itens a seguir.

1. Que elemêntos da Geometria Euclidiana você conhece?

2. De acôr-do com o texto, como começaram a sêr desenvolvidas as teorias da Geometria não Euclidiana?

3. Na Geometria Euclidiana, a menor distância entre dois pontos póde sêr representada por um segmento de reta quê os une. Como você imagina quê póde sêr representada a menor distância entre dois pontos em uma superfícíe esférica?

Respostas nas Orientações para o professor.

Página cento e dez

Geometria de posição no plano

No estudo da Geometria Euclidiana, alguns conceitos e noções são aceitos como verdadeiros, sem a necessidade de demonstrações. Por exemplo, as noções de ponto, reta e plano, chamadas de noções primitivas, não são definidas formalmente, sêndo distinguidas intuitivamente.

Imagem de dois pontos, A e B.

Pontos.

Imagem de duas retas, r e s, que se cruzam.

Retas.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa.

Plano.

DICA

Nesta coleção, de maneira geral, optamos por indicar os pontos por lêtras maiúsculas (A, B, C, ...), as retas por lêtras minúsculas (a, b, c, ...) e os planos por lêtras grêgas minúsculas ((alfa)", (beta)", (gama)", ...).

Essas noções primitivas sérvem de base para o estabelecimento dos postulados – quê são afirmações consideradas verdadeiras, sem a necessidade de demonstrações – e dos teoremas, quê correspondem a afirmações quê só são consideradas verdadeiras depois de demonstradas, usando postulados ou outros teoremas. Você se lembra de algum teorema de Geometria quê estudou em anos anteriores?

Vídeo: Euclides e sua obra Elementos.

MATEMATICA NA HISTÓRIA

Elementos é considerada a obra-prima do matemático Euclides de Alexandria. Essa obra é composta de 465 proposições distribuídas em 13 livros, dos quais os livros I, III, IV, VI, XI e XII correspondem basicamente a textos referentes à Geometria Plana e à Geometria Espacial, sêndo muitos deles uma compilação de produções mais antigas, escritas por outros estudiosos. Desde sua primeira edição, impressa em 1482, mais de 1.000 edições já foram realizadas, tornando Elementos o trabalho científico mais consultado na história.

Fonte dos dados: EVES, ráuard. Introdução à história da matemática. Tradução: Hygino Hugueros Domingues. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2011. p. 167-169.

No Ensino Fundamental, possivelmente, você estudou as posições relativas entre pontos e retas em um mesmo plano. Agora, vamos estender esse estudo para as posições relativas entre pontos e planos.

Posições relativas entre ponto e reta

Imagem de dois pontos, A e B, e uma reta s. O ponto A está sobre a reta.

O ponto A pertence à reta s (A s). O ponto B não pertence à reta s (B s).

Posições relativas entre pontos

Imagem de 5 pontos, A B C D E, e uma reta s. Os pontos B C e A estão sobre a reta.

Os pontos A, B e C são colineares: eles pertencem à mesma reta s. Os pontos A, D e E são não colineares.

Página cento e onze

Posições relativas entre retas contidas em um mesmo plano

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Sobre ela, há duas retas paralelas, identificadas como r e s.

As retas r e s são paralelas (r s), pois não têm pontos em comum.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Sobre ela, há duas retas, u e t, que se cruzam em um ponto, identificado como ponto A.

As retas t e u são concorrentes (ou secantes), pois têm um único ponto em comum.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Sobre ela, há duas retas perpendiculares, m e n, que se cruzam em um ponto, identificado como ponto A, formando um ângulo de 90 graus entre elas.

As retas m e n são perpendiculares (m n), pois são concorrentes e formam ângulos rétos no ponto em quê se intersectam.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Sobre ela, há duas retas, p e q, posicionada uma sobre a outra.

As retas p e q são coincidentes, pois têm todos os pontos em comum.

Posições relativas entre ponto e plano

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Sobre ela, há um ponto A, e acima dela, fora do retângulo, há um ponto B.

O ponto A pertence ao plano (alfa)" (A(alfa)"). O ponto B não pertence ao plano (alfa)" (B(alfa)").

PARA PENSAR

Duas retas concorrentes são sempre perpendiculares.

Você concórda com essa afirmação? Justifique sua resposta.

Resposta esperada: A afirmação é falsa, pois duas retas concorrentes são perpendiculares apenas quando formam ângulos rétos no ponto em quê se intersectam.

Aprendemos quê postulados são afirmações quê não necessitam de demonstrações. Para estudar as posições relativas entre retas e planos no espaço, vamos considerar os seguintes postulados.

Postulado I

Retas e planos são conjuntos de pontos.

Postulado II

Existem infinitos pontos quê pertencem a uma reta, assim como infinitos pontos quê não pertencem a ela.

Postulado III

Existem infinitos pontos quê pertencem a um plano, assim como infinitos pontos quê não pertencem a ele.

Postulado IV

Dois pontos distintos A e B determinam uma única reta s.

Imagem de dois pontos, A e B, e uma reta s. Os dois pontos estão sobre a reta.

Página cento e doze

Postulado V

Sejam A um ponto e s uma reta em um plano (alfa)". Se A não pertence a s, existe apenas uma reta r quê passa por A e é paralela a s em (alfa)". Esse é conhecido como o quinto postulado de Euclides.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Sobre ela, há duas retas paralelas, identificadas como r e s. Um ponto A está marcado sobre a reta r.

Postulado VI

Se dois pontos distintos A e B de uma reta s pertencem a um plano (alfa)", então s está contida em (alfa)" (s(alfa)").

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Sobre ela, há uma reta s. Dois pontos, A e B, estão marcados sobre a reta.

Postulado VII

Três pontos não colineares A, B e C determinam um único plano (alfa)".

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Sobre ela, há 3 pontos marcados: A, B e C.

DICA

Note quê um ponto é elemento de uma reta; assim, dizemos quê o ponto pertence à reta. Já uma reta é um conjunto de pontos; assim, dizemos quê uma reta está contida em um plano.

Determinação de um plano

Vamos usar alguns postulados apresentados para demonstrar os três teoremas a seguir, quê fazem referência à determinação de um plano.

Teorema 1:

Uma reta s e um ponto A, não pertencente a s, determinam um único plano (alfa)".

Demonstração:

Pelos postulados I e II, podemos considerar dois pontos distintos B e C pertencentes a uma reta s e um ponto A fora dessa reta. Assim, A, B e C são pontos não colineares. Pelo postulado VII, concluímos quê A, B e C determinam um único plano (alfa)". O postulado IV garante quê s é a única reta determinada pêlos pontos B e C, e o postulado VI garante quê s está contida em (alfa)", pois B e C pertencem a s e pertencem a (alfa)". Portanto, existe um único plano (alfa)" quê contém a reta s e o ponto A.

Imagem composta por duas partes, separadas por uma seta azul apontando da esquerda para a direita. À esquerda, há três pontos identificados como A, B e C, e uma reta s. O ponto A está acima da reta, e os pontos B e C sobre a reta. A reta está levemente inclinada para cima e à direita. À direita, os mesmos elementos aparecem sobre uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa.

Página cento e treze

Teorema 2:

Duas retas paralelas r e s determinam um único plano (alfa)".

Demonstração:

De acôr-do com os postulados I, II e III, podemos considerar em um plano (alfa)" uma reta s e um ponto A não pertencente a s. Pelo postulado V, existe uma única reta r quê passa por A e é paralela a s em (alfa)".

Pelo teorema 1, apresentado anteriormente, existe um único plano quê contém o ponto A e a reta s. Portanto, existe um único plano quê contém as retas paralelas r e s.

Imagem composta por duas partes, separadas por uma seta azul apontando da esquerda para a direita. À esquerda, há um ponto A e duas retas paralelas, r e s, lado a lado na horizontal. O ponto A está sobre a reta r. À direita, os mesmos elementos aparecem sobre uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa.

Teorema 3:

Duas retas concorrentes r e s determinam um único plano (alfa)".

Demonstração:

Vamos considerar o ponto A comum às retas r e s, e outros dois pontos distintos B e C, com B pertencendo a r e C pertencendo a s. Assim, A, B e C são não colineares.

Pelo postulado VII, os pontos A, B e C determinam um único plano (alfa)". O postulado IV garante quê r é a única reta determinada por A e B e quê s é a única reta determinada por A e C. Já o postulado VI garante quê r e s estão contidas em (alfa)", pois A e B pertencem a r e a (alfa)", e A e C pertencem a s e a (alfa)". Portanto, existe um único plano (alfa)" quê contém as retas r e s.

Imagem composta por duas partes, separadas por uma seta azul apontando da esquerda para a direita. À esquerda, há 3 pontos, A B e C, e duas retas, r e s, que se cruzam no centro. O ponto onde as retas se cruzam é chamado de A. O ponto B está sobre a reta r, e o ponto C, sobre a reta s. À direita, os mesmos elementos aparecem sobre uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa.

ATIVIDADE RESOLVIDA

R1. Demonstre o teorema a seguir.

Sejam um plano (alfa)" e uma reta r não contida nele. Se r intersecta (alfa)", então a interseção de r e (alfa)" é um único ponto.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Uma reta r atravessa a superfície, como se a estivesse perfurando no centro.

Resolução

Vamos supor quê existam pelo menos dois pontos distintos A e B quê estejam na interseção da reta r com o plano (alfa)". Assim, pelo postulado VI, concluímos quê r está contida em (alfa)". Porém isso é um absurdo, já quê, por hipótese, r não está contida em (alfa)". Portanto, a interseção de r e (alfa)" é um único ponto.

Página cento e quatorze

ATIVIDADES

1. Observe os planos, as retas e os pontos representados a seguir e determine a relação de pertinência ou continência entre:

a) cada um dêêsses pontos e o plano (alfa)";

A(alfa)", B(alfa)", C(alfa)", D(alfa)", E(alfa)", F(alfa)" e G(alfa)"

b) cada uma dessas retas e o plano (beta)";

r(beta)", s(beta)" e t(beta)"

c) cada um dêêsses pontos e as retas r, s e t.

A r, B r, C r, D r, E r, F r e G r; A s, B s, C s, D s, E s, F s e G s; A t, B t, C t, D t, E t, F t e G t

Imagem composta por duas superfícies retangulares que se cruzam perpendicularmente. A superfície identificada como alfa está disposta na horizontal, e a superfície beta está disposta na vertical. Uma reta t passa pela intersecção entre as superfícies, e sobre ela há dois pontos marcados: A e B. Em alfa, cruzando a reta t, há uma reta s, que também passa pelo ponto A, e há outro ponto D sobre ela. Em beta, uma reta identificada como r, também cruza a reta t e passa pelo ponto A. Sobre ela estão os pontos C e E. Ainda em beta, há um ponto adicional fora da reta, identificado como F.

2. Classifique cada afirmação a seguir como verdadeira ou falsa.

a) Três pontos quaisquer determinam um único plano.

falsa

b) Ponto, reta e plano são conceitos primitivos.

verdadeira

c) Os postulados correspondem a afirmações quê são consideradas verdadeiras apenas depois quê são demonstradas.

falsa

d) Duas retas concorrentes têm dois ou mais pontos em comum.

falsa

e) Existem infinitas retas contidas em um plano (alfa)" qualquer, assim como existem infinitas retas não contidas nesse plano.

verdadeira

f) Os teoremas correspondem a afirmações quê só são consideradas verdadeiras após terem sido demonstradas.

verdadeira

g) Dois pontos quaisquer são sempre colineares.

verdadeira

3. reescrêva as sentenças falsas da atividade anterior, tornando-as verdadeiras.

Respostas esperadas: a) Três pontos não colineares determinam um único plano; c) Os postulados correspondem a afirmações tomadas como verdadeiras sem a necessidade de serem demonstradas; d) Duas retas concorrentes têm apenas um ponto em comum.

4. Considerando quatro pontos A, B, C e D, não coplanares e não colineares três a três, responda às kestões, explicando como você pensou.

a) Quantas retas distintas contendo dois dêêsses pontos é possível traçar?

6 retas distintas

b) Quantos planos distintos contendo três dêêsses pontos é possível traçar?

4 planos distintos

5. Tripés, bancos e cavaletes de pintura quê têm três pernas proporcionam maior estabilidade de apôio a objetos do quê aqueles com quatro pernas, já quê eles não balançam quando apoiados em qualquer tipo de piso. Utilizando os conceitos geométricos estudados, explique por quê objetos com três pernas não balançam, independentemente do tipo de piso em quê forem apoiados.

Imagem de um tripé com suporte para celular. O tripé tem três pernas metálicas inclinadas e base ajustável. No topo, há um suporte fixando um celular em posição horizontal.

O tripé de celular proporciona estabilidade na superfícíe e melhora a captura de imagens.

Resposta esperada: Pelo postulado VII, três pontos não colineares determinam um único plano. Considerando os três pontos correspondentes aos pontos de apôio dos pés dêêsses objetos no piso, podemos afirmar quê esses pontos de apôio determinam um único plano. Assim, mesmo quando apoiados em um piso irregular, esses três pontos de apôio determinam um único plano imaginário quê intersecta esse piso nesses pontos e, portanto, esses objetos não balançam.

6. Mostre a validade do teorema a seguir.

Se três retas r, s e t distintas são concorrentes duas a duas, de maneira quê não exista ponto comum às três retas, então essas retas estão contidas em um mesmo plano (alfa)".

Imagem de 3 retas, identificadas como r, s e t, que se cruzam. As retas r e s se cruzam, formando um x na parte superior da imagem. A reta t cruza as outras duas em uma região inferior, abaixo do ponto de cruzamento entre r e s.

Resposta nas Orientações para o professor.

7. Dadas duas retas r e s, perpendiculares entre si, julgue a afirmação a seguir como verdadeira ou falsa e justifique.

Existe uma reta t, contida em um mesmo plano quê as retas r e s, quê é perpendicular a r e concorrente a s.

Falsa. Resposta esperada: Vamos supor, por hipótese, quê exista uma reta t perpendicular à reta r e concorrente à reta s, sêndo r e s perpendiculares entre si. Assim, temos os pontos A, B e C correspondentes às interseções de r e s, r e t e s e t, respectivamente. Considerando o triângulo ABC, temos, por hipótese, quê med(Â) = 90°, med(B̂) = 90° e med(Ĉ) > 0°. Isso, no entanto, é um absurdo, pois a soma das medidas dos ângulos internos de qualquer triângulo é 180° e med(Â) + med(B̂) + med(Ĉ) > 180°.

Página cento e quinze

Posições relativas no espaço

Estudamos as posições relativas entre retas e pontos em um mesmo plano. Agora, vamos ampliar esse estudo para posições relativas entre retas e planos no espaço.

Posições relativas entre retas no espaço

Retas coplanares

Duas retas r e s são coplanares quando estão contidas em um mesmo plano.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Sobre ela, há duas retas paralelas, r e s.

Retas reversas

Duas retas r e s são reversas (ou não coplanares) quando não estão contidas em um mesmo plano. Duas retas reversas podem sêr reversas ortogonais ou reversas oblíquas.

a) Reversas ortogonais

Duas retas r e s são reversas ortogonais quando existe uma reta t perpendicular a uma delas e paralela à outra.

Mesma imagem descrita anteriormente. Agora, as retas sobre a superfície são chamadas de t e s. Uma reta r cruza a reta t perpendicularmente, formando um ângulo de 90 graus com a superfície alfa.

b) Reversas oblíquas

Duas retas reversas r e s são reversas oblíquas quando não são reversas ortogonais.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Sobre ela, há uma reta s. Uma segunda reta, identificada como r, atravessa a superfície alfa em diagonal, como se a estivesse perfurando. As duas retas não se encontram.

PARA PENSAR

É possível quê duas retas reversas também sêjam concorrentes? Justifique sua resposta.

Resposta esperada: Não, pois, para sêrem concorrentes, duas retas devem ser coplanares e, portanto, não reversas.

Posições relativas entre reta e plano

Reta contida no plano

Uma reta s está contida em um plano (alfa)" quando pontos distintos A e B pertencentes a s também pertencem a (alfa)".

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Sobre alfa, há dois pontos, A e B, e uma reta s. Os dois pontos estão sobre a reta.

Reta paralela ao plano

Uma reta s é paralela a um plano (alfa)" quando não há ponto em comum entre a reta s e o plano (alfa)". Nesse caso, podemos indicar s (alfa)".

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Acima de alfa, fora da superfície, há uma reta s.

Página cento e dezesseis

Reta secante ao plano

Uma reta s é secante (ou concorrente) a um plano (alfa)" quando há apenas um ponto A quê pertença tanto à reta s quanto ao plano (alfa)".

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Uma reta s atravessa a superfície, como se a estivesse perfurando. O ponto onde a reta encontra a superfície é chamado de A.

Reta perpendicular ao plano

Uma reta s é perpendicular a um plano (alfa)" se, e somente se, é secante a esse plano e perpendicular a todas as retas concorrentes a ela e contidas em (alfa)". Nesse caso, podemos indicar s(alfa)".

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Sobre a superfície, há 3 retas que se cruzam em um mesmo ponto. Uma quarta reta, identificada como s, cruza a superfície perpendicularmente, como se a estivesse perfurando. A reta s também passa pelo mesmo ponto de cruzamento das outras 3 retas, formando com cada uma delas um ângulo de 90 graus.

Posições relativas entre planos

Planos coincidentes

Dois planos (alfa)" e (beta)" são coincidentes quando todos os pontos pertencentes a um dos planos também pertencem ao outro plano.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como: 'alfa igual a beta'.

Planos paralelos

Dois planos (alfa)" e (beta)" são paralelos se, e somente se, não têm pontos em comum, ou seja, nenhum ponto pertencente a (alfa)" pertence a (beta)".

Imagem de duas superfícies retangulares, vistas em perspectiva, identificadas como alfa e beta. As duas estão dispostas paralelamente, uma acima da outra.

Planos secantes

Dois planos (alfa)" e (beta)" são secantes (ou concorrentes) quando há apenas uma reta s contida tanto em (alfa)" quanto em (beta)".

Imagem de duas superfícies retangulares, vistas em perspectiva, identificadas como alfa e beta. As duas superfícies se cruzam, e na intersecção entre elas, passa uma reta identificada como s.

Planos perpendiculares

Dois planos secantes (alfa)" e (beta)" são perpendiculares se, e somente se, um deles contém uma reta perpendicular ao outro plano.

Imagem de duas superfícies retangulares, vistas em perspectiva, identificadas como alfa e beta. Alfa está disposta na horizontal, e beta na vertical. As duas superfícies se cruzam, e na intersecção entre elas, passa uma reta t. Sobre a superfície alfa, uma reta s é traçada, perpendicularmente à reta t. Sobre beta, é traçada a reta r, também perpendicular à reta t. As 3 retas (r, s e t) são perpendiculares entre si.

Página cento e dezessete

ATIVIDADE RESOLVIDA

R2. Considerando as retas e os planos quê contêm, respectivamente, as arestas e as faces do poliedro representado na figura, resôuva os itens a seguir.

Imagem de um paralelepípedo com vértices identificados de A a H. A base inferior é o retângulo A E F D, e a base superior é o retângulo B G H C, paralelo à base inferior. As arestas verticais conectam os pares de vértices: A e B, E e G. Os pares D e C, F e H, são conectados por arestas diagonais. Assim, as faces laterais A B C D e E F G H têm formato trapezoidal e são paralelas entre si.

a) Quais são as retas reversas a EF? Alguma delas é reversa oblíqua?

b) Decida se a afirmação a seguir é verdadeira ou falsa.

O plano quê contém a face correspondente ao quadrilátero CDFH é secante a todos os planos quê contêm as outras faces dêêsse poliedro.

c) Determine as retas perpendiculares ao plano quê contém a face correspondente ao quadrilátero ABCD.

d) Qual é a posição relativa entre os planos quê contêm as faces côrrespondentes aos quadriláteros BCHG e ADFE? E entre a reta quê contém a aresta DF¯ e cada um dêêsses planos?

Resolução

a) As retas reversas a EF são aquelas quê não estão contidas em um mesmo plano quê ela. Nesse caso são: BG, CH, CD e AB. Dessas, CD é reversa oblíqua em relação a EF.

Imagem anterior. Agora, 5 arestas estão destacadas: A B, B G, D C, C H e E F.

b) As faces correspondentes aos quadriláteros ABCD, ADFE, BCHG e EFHG têm uma aresta comum com a face correspondente ao quadrilátero CDFH e, portanto, os planos quê contêm essas faces são secantes ao plano quê contém a face correspondente ao quadrilátero CDFH. Prolongando as faces correspondentes aos quadriláteros CDFH e ABGE, podemos observar quê os planos quê contêm essas faces também são secantes. Portanto, a afirmação é verdadeira.

Imagem anterior. Agora, sobre cada face do paralelepípedo foram desenhadas superfícies planas representadas por retângulos. Essas superfícies se estendem para além dos limites do sólido, evidenciando os cruzamentos entre os planos das faces.

c) pôdêmos notar quê BG, CH, AE e DF são as retas perpendiculares ao plano quê contém a face correspondente ao quadrilátero ABCD, pois elas são perpendiculares a todas as retas dêêsse plano quê passam, respectivamente, pêlos pontos B, C, A e D.

Imagem anterior. Agora, apenas a superfície correspondente à face A B C D está representada. Também estão destacadas as arestas perpendiculares a essa face: A E, B G, D F e C H.

d) Os planos quê contêm as faces correspondentes aos quadriláteros BCHG e ADFE são paralelos. Como a aresta DF¯ está contida na face correspondente ao quadrilátero ADFE, então DF é uma reta contida no plano quê contém a face correspondente ao quadrilátero ADFE e é paralela ao plano quê contém a face correspondente ao quadrilátero BCHG.

Imagem anterior. As superfícies representadas agora correspondem às bases inferior, A E F D, e superior, B G H C. A aresta D F, localizada na base inferior, também está em destaque.

Página cento e dezoito

ATIVIDADES

8. Classifique cada afirmação a seguir como verdadeira ou falsa. Depois, reescrêva as falsas, tornando-as verdadeiras.

a) Duas retas quaisquer quê não têm ponto em comum são reversas.

Falsa. Resposta esperada: Duas retas quaisquer quê não têm ponto em comum são reversas ou paralelas.

b) Dois planos quaisquer secantes têm infinitos pontos comuns.

verdadeira

c) Se uma reta é perpendicular a um plano, então essa reta é perpendicular a todas as retas contidas nesse plano.

Falsa. Resposta esperada: Se uma reta é perpendicular a um plano, então essa reta é perpendicular a todas as retas contidas nesse plano e concorrentes a ela.

d) Se dois planos são paralelos, então eles correspondem ao mesmo conjunto de pontos.

Falsa. Resposta esperada: Se dois planos são coincidentes, então eles correspondem ao mesmo conjunto de pontos.

e) Duas retas reversas quaisquer são retas não coplanares.

verdadeira

9. (EsPCex-SP) O sólido geométrico a seguir é formado pela justaposição de um bloco retangular e um prisma reto, com uma face em comum. Na figura estão indicados os vértices, tanto do bloco quanto do prisma.

Considere os seguintes pares de retas definidas por pontos dessa figura: as retas LB e GE; as retas AG e HI e as retas AD e GK. As posições relativas dêêsses pares de retas são, respectivamente,

Imagem de um sólido composto por dois blocos justapostos. À esquerda, há um bloco retangular com base A B E F e face superior G H K L. À direita, há um segundo bloco com base B C D E e face superior H I J K, inclinada em relação à base. Os blocos estão unidos pela face lateral B H K E.

a) concorrentes; reversas; reversas.

b) reversas; reversas; paralelas.

c) concorrentes; reversas; paralelas.

d) reversas; concorrentes; reversas.

e) concorrentes; concorrentes; reversas.

alternativa e

10. É possível quê dois planos distintos tênham um único ponto em comum? Justifique sua resposta.

Resposta esperada: Não, pois, se dois planos distintos têm ponto em comum, então eles são secantes e, portanto, têm uma reta em comum, ou seja, infinitos pontos.

11. Em cada item, determine a posição relativa entre duas retas distintas r e s, de acôr-do com as informações indicadas.

a) Um plano (alfa)" quê contém r é perpendicular a s.

retas perpendiculares ou reversas ortogonais

b) Não existe ponto comum a r e s.

retas paralelas ou reversas

c) Um plano (alfa)" é paralelo a r e paralelo a s.

retas paralelas, concorrentes ou reversas

12. Considere um cubo ABCDEFGH e AB, AD e AF retas suporte de três arestas dêêsse cubo.

a) Determine a posição relativa entre essas retas, duas a duas.

retas perpendiculares

b) Que figura geométrica plana corresponde à interseção dêêsse cubo com o plano determinado pêlos vértices B, D e F?

triângulo

13. Um engenheiro pretende imprimir uma peça com formato de bloco retangular em uma impressora 3D. Observe, a seguir, essa peça feita em um programa de computador.

Imagem de um paralelepípedo visto em perspectiva, com vértices identificados por letras de A a H. A face frontal é o retângulo A B C D, onde A está posicionado no canto inferior esquerdo e os demais pontos seguem no sentido horário. Ao fundo, temos a face E F G H, paralela à face frontal. O ponto E está no alinhamento de D, F no alinhamento de C, G no alinhamento de B e H no alinhamento de A. Dessa forma, as laterais são formadas pelos retângulos C F E D à direta, e A B G H à esquerda.

Considerando as retas quê contêm as arestas e os planos quê contêm as faces do bloco retangular representado, determine:

a) um par de faces cujos respectivos planos quê as contêm são paralelos;

Respostas possíveis: faces correspondentes aos quadriláteros: ABCD e EFGH; CDEF e ABGH; BCFG e ADEH

b) as faces cujos planos quê as contêm são paralelos a AH;

faces correspondentes aos quadriláteros BCFG e CDEF

c) as posições relativas entre HE e os planos quê contêm as faces côrrespondentes aos quadriláteros ADEH e ABGH;

HE é uma reta contida no plano quê contém a face correspondente ao quadrilátero ADEH e é perpendicular ao plano quê contém a face correspondente ao quadrilátero ABGH.

d) os planos secantes aos planos quê contêm as faces côrrespondentes aos quadriláteros BCFG e AHED.

Planos quê contêm as faces correspondentes aos quadriláteros ABCD, CDEF, EFGH e ABGH.

14. Mostre quê o teorema a seguir é verdadeiro.

Sejam dois planos distintos (alfa)" e (beta)" e os pontos A, B e C, também distintos. Se A, B e C pertencem tanto a (alfa)" quanto a (beta)", então esses são pontos colineares.

Resposta esperada: Suponha quê os pontos A, B e C sêjam não colineares e pertencentes aos planos distintos (alfa)" e (beta)". Pelo postulado VII, esses pontos determinam um único plano e, assim, (alfa)" e (beta)" devem sêr coincidentes, o quê é um absurdo, pois temos por hipóteses quê (alfa)" e (beta)" são planos distintos. Portanto, os pontos A, B e C são pontos colineares. Nesse caso, (alfa)" e (beta)" são planos secantes.

Página cento e dezenove

15. Considere (alfa)" e (beta)" dois planos perpendiculares e uma reta r correspondente à interseção de (alfa)" e (beta)". Imagine dois pontos quaisquer A e B, de maneira quê A(alfa)", A(beta)", B(beta)" e B(alfa)". Qual é a posição de AB em relação:

a) ao plano (alfa)"?

secante

b) ao plano (beta)"?

secante

c) à reta r?

reversa

16. (USCS-SP) Um ponto H está sobre a base BCD de um prisma reto BCDGFE, mas não está sobre as arestas dessa base, conforme mostra a figura.

Imagem de um prisma de base triangular, definido pelos vértices B C D E F G. As bases do prisma são: triângulo C B D, inferior, e triângulo E F G, superior. As arestas verticais ligam os vértices correspondentes das bases: C a E, B a F e D a G, formando o corpo do prisma. O ponto H está localizado no interior da base inferior, sem tocar nenhuma das arestas.

Considerando as retas quê passam por dois vértices dêêsse prisma ou por um vértice e por H, é possível afirmar quê

a) CH e BD são reversas.

b) GF e CE são concorrentes.

c) FH e CB são reversas.

d) BG e EF são paralelas.

e) BH e CD são perpendiculares.

alternativa c

17. Um designer produziu, em um programa de computador, o projeto de uma peça de metal, formada pela justaposição de duas outras peças, uma com formato de cubo e outra com formato de pirâmide reta, conforme a figura a seguir.

Imagem de uma pirâmide sobre um cubo, formando um sólido composto. O cubo é definido pelos vértices identificados por letras de B a I, com a base inferior formada pelo quadrado G H I F, e a base superior pelo quadrado B C D E. Arestas verticais ligam os vértices correspondentes das bases: G a B, F a E, I a D e H a C. As arestas da pirâmide ligam o ponto A aos vértices B C D e E, formando as 4 faces triangulares.

Em relação ao sólido obtído nesse projeto, indique a posição relativa entre os planos quê contêm as faces:

a) ABC e ADE.

secantes

b) ABC e DEFI.

secantes

c) BCHG e DEFI.

paralelos

d) BCHG e BEFG.

secantes e perpendiculares

18. Atividade em grupo. Junte-se a um colega para resolver esta atividade. Além dos teoremas apresentados nesta Unidade, existem outros relacionados ao paralelismo no espaço. Acompanhem, a seguir, a demonstração de um dêêsses teoremas.

Teorema: Se um plano (gama)" é secante a dois planos distintos e paralelos (alfa)" e (beta)", então a reta s, comum a (gama)" e a (alfa)", é paralela à reta r, comum a (gama)" e a (beta)".

Imagem composta por 3 superfícies, vistas em perspectiva. As superfícies alfa e beta são paralelas e estão dispostas na vertical, lado a lado, e a superfície gama, na horizontal, cruza as outras duas. No cruzamento entre as superfícies alfa e gama passa uma reta s, e no cruzamento entre beta e gama passa uma reta r.

Demonstração: Como as retas s e r correspondem a interseções entre os planos (gama)" e (alfa)" e entre (gama)" e (beta)", respectivamente, então s e r são coplanares, pois ambas estão contidas no plano (gama)".

quê (alfa)"(beta)", ou seja, não existe ponto comum a (alfa)" e a (beta)", e como s(alfa)" e r(beta)", podemos afirmar quê não existe ponto comum a s e a r, pois se existisse ponto comum a s e a r, então existiria ponto comum aos planos (alfa)" e (beta)".

Como s e r são coplanares e a interseção entre elas é vazia, concluímos quê essas retas são paralelas.

Agora, escôlham um dos teoremas a seguir, representem-no por uma figura e mostrem a validade dele.

Teorema I: Uma reta r não contida em um plano (alfa)" é paralela a esse plano se for paralela a uma reta s contida em (alfa)".

Teorema II: Dados dois planos paralelos (alfa)" e (beta)", toda reta r contida em um deles é paralela ao outro plano.

Teorema III: Dados um plano (alfa)" e um ponto P, com P(alfa)", existe pelo menos uma reta r quê passa por P e é paralela a (alfa)".

Resposta nas Orientações para o professor.

Página cento e vinte

INTEGRANDO COM...
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
A linguagem matemática e o Sistema Braille

A linguagem póde sêr considerada uma construção humana quê utiliza sistemas compléksos de comunicação para quê seja possível se expressar, partilhar informações, ideias, sentimentos e produzir sentidos.

Algumas linguagens, por causa de seu caráter padronizado, são consideradas universais, ou seja, sua compreensão ultrapassa os limites regionais. Por exemplo, na Matemática, foi desenvolvida, ao longo do tempo, uma linguagem com simbologia própria e quê é uniforme no mundo todo, o quê permite representar e expor conceitos de maneira concreta e efetiva, quê todos possam compreender. Também no Sistema Braille é possível reconhecer uma tendência de universalização de linguagem, o quê possibilita e favorece a comunicação entre pessoas com ou sem deficiência visual. Sobre o Braille, leia o trecho de um texto a seguir.

O braille é um sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas inventado pelo francês Louis Braille, ele mesmo cego aos três anos de idade devido a um acidente quê causou a infekição dos dois olhos.

O sistema consta do arranjo de seis pontos em relevo, dispostos na vertical em duas colunas de três pontos cada, no quê se convencionou chamar de “cela braille”. A diferente disposição dêêsses seis pontos permite a formação de 63 combinações ou símbolos para escrever textos em geral [...]

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Benjamin Constant. O Sistema Braille. Rio de Janeiro: IBC, 24 fev. 2022. Disponível em: https://livro.pw/qvkjz. Acesso em: 29 jul. 2024.

PARA AMPLIAR

Acesse êste sáiti para obtêr mais informações sobre o Sistema Braille.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Benjamin Constant. O Sistema Braille. Rio de Janeiro: IBC, 24 fev. 2022. Disponível em: https://livro.pw/qvkjz. Acesso em: 29 jul. 2024.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece quê as embalagens de medicamentos destinadas a pacientes precisam conter o nome comercial do medicamento ou a denominação genérica de cada princípio ativo em Sistema Braille, sem quê isso afete a legibilidade das informações.

Fonte dos dados: BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigincia Sanitária. Resolução-RDC número 71, de 22 de dezembro de 2009. Estabelece regras para a rotulagem de medicamentos. Brasília, DF: MS: Anvisa, 22 dez. 2009. Disponível em: https://livro.pw/lbifo. Acesso em: 7 out. 2024.

Imagem de uma embalagem de medicamento genérico sobre uma superfície de madeira clara. No centro da imagem, um dedo toca a parte superior da embalagem, onde há uma escrita em braille. Abaixo do dedo, vê-se o símbolo amarelo característico de medicamento genérico e a palavra 'Genérico' impressa em destaque.

Embalagem de medicamento com informações impréssas no Sistema Braille.

Página cento e vinte e um

Imagem da página 'Sistema Braille', composta por várias ilustrações, caixas de texto e setas explicativas. Há 5 caixas de texto, algumas acompanhadas de imagens. São as seguintes: 1: Na aplicação da simbologia em braille, é importante considerar as normas para grafia, as especificidades do idioma do país e acompanhar a evolução linguística e cultural; 2: Cada cela braille corresponde a uma região retangular composta de seis pontos, distribuídos igualmente em duas colunas. Nestas páginas, as celas braille foram representadas de maneira que os pontos em alto-relevo estão indicados pelas figuras de círculos maiores; as palavras alto-relevo e círculo maiores estão em destaque; 3: Para representar os algarismos 1 a 9, indicamos o sinal de número seguido de outro símbolo que também representa as letras a até i, respectivamente. O algarismo 0 é associado à letra j; imagem de uma régua braille com as letras de a a z em linha e, abaixo, os símbolos em braille; há um quadro destacando as letras de a a j, com a letra j em destaque; 4: Para representar essa letra em maiúscula (t maiúsculo), é necessário inserir o sinal de letra maiúscula antes do símbolo da letra t; imagem de duas celas braille: a primeira representa o sinal de letra maiúscula, e a segunda o símbolo da letra t minúscula; o texto aponta para a letra t, em destaque, na régua; 5: É possível representar, em braille, símbolos próprios da linguagem matemática; imagem de um conjunto de 5 termos em braille, cada um representando um símbolo matemático: reta r: composta pelo sinal de reta, com 3 celas, e o símbolo da letra r; sinal de 'pertence a': composto por duas celas; sinal de 'não pertence a': composto por 3 celas; sinal de 'paralelo a': composto por 2 celas; e sinal de 'perpendicular a': composto por 2 celas.

Fonte dos dados: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. cóódigo matemático unificado para a língua portuguesa. Brasília, DF: MÉC: Seesp, 2006. p. 31, 56, 79, 83. Disponível em: https://livro.pw/hctbw. Acesso em: 29 jul. 2024.

Página cento e vinte e dois

PENSANDO NO ASSUNTO

1. Resposta oral. Cite situações do cotidiano em quê você faz uso da linguagem verbal para se comunicar.

Resposta pessoal.

2. Resposta oral. Em seu entendimento, ao se comunicar de maneira diréta e objetiva, é possível evitar conflitos? Converse com os côlégas e o professor a respeito díssu.

Resposta pessoal.

3. Realize uma pesquisa sobre acessibilidade atitudinal, quê consiste em um conjunto de atitudes adequadas e respeitosas diante de pessoas com deficiência. Com base nas informações obtidas, produza uma peça publicitária (fôlder, cartaz, vídeo ou podcast) com o objetivo de estimular a acessibilidade atitudinal na comunidade em quê vive. É importante quê essa peça publicitária explique o quê é acessibilidade atitudinal, dê exemplos de atitudes inclusivas e mostre situações quê limitem ou impeçam a inclusão de pessoas com deficiência. Sua peça publicitária póde sêr divulgada em um mural da escola ou em mídias sociais.

Pesquisa e produção do estudante.

4. Resposta oral. Converse com os côlégas e o professor sobre os itens a seguir.

a) Você já manipulou algum objeto com escritas em braille, como embalagens de produtos, placas indicativas ou livros? Comente como foi essa experiência.

Resposta pessoal.

b) por quê é fundamental a alfabetização para estudantes com deficiência visual na escola?

Resposta pessoal.

c) por quê é importante conhecer a linguagem braille, mesmo não tendo deficiência visual? Como essa linguagem sérve para a independência e a autonomia de pessoas cegas ou com baixa visão?

Respostas pessoais.

5. Atividade em grupo. Junte-se a um colega para explorar a transcrição da linguagem matemática para a linguagem braille. Para isso, façam o quê se pede em cada um dos itens.

a) Quais são os termos representados em braille em cada caso a seguir?

Imagem de um termo com 5 letras escrita em braille. Da esquerda para a direita, as celas braille têm os seguintes pontos: primeira: 1 2 3; segunda: 2 4; terceira: 1 2 3 6; quarta: 1 2 3 5; quinta: 1 3 5.

livro

Imagem de um termo com 9 letras escrita em braille. Da esquerda para a direita, as celas braille têm os seguintes pontos: primeira: 4 6; segunda: 1 5; terceira: 1 3 6; quarta: 1 4; quinta: 1 2 3; sexta: 2 4; sétima: 1 4 5; oitava: 1 5; nona: 2 3 4.

Euclides

Imagem de um termo com 4 letras escrita em braille. Da esquerda para a direita, as celas braille têm os seguintes pontos: primeira: 3 4 5 6; segunda: 1 4; terceira: 2 4 5; quarta: 2 4 5.

300

b) Utilizando representações de celas braille, escrevam o nome e a idade de vocês.

Respostas pessoais.

c) As retas r e s, representadas a seguir, são paralelas. ob-sérvim como podemos indicar isso no Sistema Braille.

Imagem composta por duas retas e alguns termos escritos em braile. Na parte superior da imagem, temos as duas retas, r e s, paralelas entre si. Abaixo, temos 5 temos escritos em braille, e o significado de cada um. Os termos são os seguintes: termo 1: possui 3 letras; da esquerda para a direita, as celas braille têm os seguintes pontos: primeira 5; segunda 2 5; terceira 2. O termo representa o sinal de reta. termo 2: possui apenas uma letra, com os seguintes pontos: 1 2 3 5. O termo representa a letra r. termo 3: possui duas letras; os pontos são os seguintes: primeira: 4 5 6; segunda: 1 2 3. O termo representa sinal de 'paralelo a'. termo 4: igual o termo 1; termo 5: possui apenas uma letra, com os seguintes pontos: 2 3 4. O termo representa a reta s.

Agora, no caderno, façam um desenho para ilustrar a relação matemática representada em braille em cada ficha.

Resposta nas Orientações para o professor.

Imagem composta por 5 termos escritos em braille. Os termos são os seguintes: termo 1: possui 3 letras; da esquerda para a direita, as celas braille têm os pontos: primeira 5; segunda 2 5; terceira 2; termo 2: possui apenas 1 letra, com os pontos 2 3 4 5; termo 3: possui duas letras, com os pontos: primeira 3 4 5 6; segunda 3; termo 4: igual o termo 1; termo 5: possui apenas uma letra, com os pontos 1 3 6.

Imagem composta por 4 termos escritos em braille. Os termos são os seguintes: termo 1: possui 5 letras; da esquerda para a direita, as celas braille têm os pontos: primeira 1 2 3 4; segunda 1 3 5; terceira 1 3 4 5; quarta 2 3 4 5; quinta 1 3 5; termo 2: possui 2 letras, cujos pontos são: primeira 4 6; segunda 1; termo 3: também possui 2 letras, com os pontos: primeira 1 2 6; segunda 2; termo 4: possui 4 letras; os pontos são: primeira 5; segunda 2 5; terceira 2; quarta 1 2 3 6.

d) Pesquisem normas técnicas da escrita em braille para obtêr informações sobre altura do relevo e distância entre os pontos, as linhas e as celas.

Pesquisa dos estudantes.

e) Pesquisem tecnologias quê facilitam a impressão de textos em braille e os aplicativos disponíveis para pessoas cegas ou com baixa visão. Em seguida, escôlham um conceito estudado nesta Unidade, como postulados ou teoremas. Depois, façam a transcrição dêêsse conceito utilizando a representação das celas braille e troquem-na com outra dupla para conferir a transcrição dela. As tecnologias quê vocês pesquisaram podem sêr utilizadas na transcrição do conceito escolhido.

Pesquisa dos estudantes.

Página cento e vinte e três

Projeções ortogonais

Você já observou um drone em movimento? Ele é um aparelho controlado remotamente quê póde alcançar grandes alturas. Entre as várias funções dêêsse aparelho, é possível obtêr vistas superiores de alguns locais. Agora, imagine a seguinte situação: com o Sol a pino, os raios solares, quê são paralelos, projetam no solo a sombra de um drone durante um vôo.

Sol a pino
: expressão quê indica o momento em quê o Sol está posicionado no ponto mais alto do céu.

Imagem de um drone visto de cima, pairando sobre um solo de terra batida. Abaixo do drone, sua sombra é projetada no chão, com o mesmo formato do corpo e das quatro hélices, dispostas duas em cada lado.

Sombra projetada de um drone estabilizado no ar próximo ao solo. Fotografia de 2021.

Nessa situação, a sombra do drone no solo nos remete à ideia de projeção ortogonal em um plano, conceito quê estudaremos a seguir.

Denominamos projeção ortogonal de um ponto P, sobre um plano (alfa)", o ponto P1, correspondente à interseção do plano (alfa)" e da reta r, quê passa por P, sêndo r(alfa)".

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Uma reta r cruza a superfície perpendicularmente, como se a estivesse perfurando. A reta forma um ângulo de 90 graus com a superfície. Há um ponto P marcado sobre a reta e o ponto onde a reta intersepta a superfície é chamado de Píndice 1.

PARA PENSAR

O quê podemos afirmar a respeito do ponto P1, correspondente à projeção ortogonal de um ponto P sobre um plano (alfa)", quando P(alfa)"?

Resposta esperada: os pontos P e P1 são coincidentes.

Com base no conceito de projeção ortogonal de um ponto sobre um plano, vamos analisar outras projeções ortogonais.

Projeção de uma figura sobre um plano

A projeção ortogonal de uma figura sobre um plano corresponde à projeção ortogonal de todos os pontos dessa figura sobre esse plano.

Imagem de duas figuras planas, A e B, posicionadas acima de uma superfície identificada como alfa. A figura A tem formato quase circular e a figura B tem formato de pentágono. Ambas apresentam três pontos marcados em sua superfície. Na superfície alfa, estão representadas as figuras Aíndice 1 e Bíndice 1, idênticas às figuras superiores, também com 3 pontos sobre elas. As figuras e seus respectivos pontos estão conectados por linhas tracejadas verticais.

As figuras A1 e B1 são as projeções ortogonais das figuras A e B, respectivamente, sobre o plano (alfa)".

Página cento e vinte e quatro

Projeção de uma reta ou de um segmento de reta sobre um plano

Se uma reta r ou um segmento de reta AB¯ for perpendicular a um plano (alfa)", a projeção ortogonal dessa reta ou dêêsse segmento de reta, sobre esse plano, será um único ponto.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Uma reta r cruza a superfície perpendicularmente, como se a estivesse perfurando. A reta forma um ângulo de 90 graus com a superfície. O ponto onde a reta intersepta a superfície é chamado de P.

Nesse caso, a projeção ortogonal da reta r sobre o plano (alfa)" é o ponto P.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Uma reta s cruza a superfície perpendicularmente, como se a estivesse perfurando. A reta forma um ângulo de 90 graus com a superfície. Sobre a reta s, há dois pontos marcados: A e B. O ponto A está acima de B e os dois estão conectados por um segmento de reta. O ponto onde a reta intersepta a superfície alfa é chamado de Q.

Nesse caso, a projeção ortogonal do segmento de reta AB¯ sobre o plano (alfa)" é o ponto Q.

DICA

Um segmento de reta AB¯ é perpendicular a um plano (alfa)" se, e somente se, a reta quê contém esse segmento é perpendicular a esse plano.

PARA PENSAR

Nesta figura, qual é a projeção ortogonal das extremidades do segmento de reta AB¯ sobre o plano (alfa)"?

As projeções ortogonais dos pontos A e B, correspondentes às extremidades do segmento de reta AB¯, sobre o plano (alfa)", coincidem com o ponto Q.

Se uma reta r ou um segmento de reta AB¯ não for perpendicular a um plano (alfa)", a projeção ortogonal dessa reta ou dêêsse segmento de reta sobre esse plano será, respectivamente, outra reta ou outro segmento de reta.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Fora da superfície, acima dela, há uma reta r inclinada para a direita e, sobre ela, estão marcados dois pontos: C e D. Sobre a superfície, há uma reta horizontal ríndice 1 desenhada e, sobre ela, também estão marcados dois pontos, Cíndice 1 e Díndice 1. Uma linha vertical tracejada conecta C a Cíndice 1, assim como D a Díndice 1.

Nesse caso, a projeção ortogonal da reta r sobre o plano (alfa)" é a reta r1.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Fora da superfície, acima dela, há dois pontos, A e B, conectados por um segmento de reta. Sobre a superfície, há um segmento horizontal que conecta dois pontos: Aíndice 1 e Bíndice 1. Uma linha vertical tracejada conecta A a Aíndice 1, assim como B a Bíndice 1.

Nesse caso, a projeção ortogonal do segmento de reta AB¯ sobre o plano (alfa)" é o segmento de reta A1B1¯.

Distâncias no espaço

Distância entre dois pontos

A distância entre dois pontos distintos A e B é a medida do segmento de reta AB¯, em certa unidade de medida de comprimento. Se os pontos A e B forem coincidentes, a distância entre eles é nula.

Imagem de dois pontos, A e B, dispostos na horizontal, ligados por um segmento de reta.

Distância entre ponto e reta

A distância entre uma reta r e um ponto A, não pertencente a r, é a medida do segmento de reta AA1¯, perpendicular a r, com A1 pertencente a r. Se o ponto A pertence à reta r, a distância entre eles é nula.

Imagem de uma reta horizontal r e um ponto Aíndice 1 sobre ela. Um segmento de reta vertical liga Aíndice 1 a um ponto A acima dela. A reta continua para cima e para baixo, em linha tracejada, e forma com a reta r um ângulo de 90 graus.

Página cento e vinte e cinco

Distância entre ponto e plano

A distância de um ponto A a um plano (alfa)", com A não pertencente a (alfa)", é a medida do segmento de reta AA1¯, em quê A1 é a projeção ortogonal de A sobre (alfa)". Se o ponto A pertence ao plano (alfa)", a distância entre eles é nula.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Acima da superfície, está o ponto A, ligado por um segmento de reta vertical ao ponto Aíndice 1, que se encontra sobre a superfície. A reta continua para cima e para baixo, em linha tracejada, e forma com a superfície alfa um ângulo de 90 graus.

Distância entre duas retas paralelas

A distância entre duas retas r e s, paralelas entre si, é a distância entre um ponto de qualquer uma dessas retas à outra reta. Se as retas r e s forem coincidentes, a distância entre elas é nula. Já no caso de r e s serem concorrentes, a distância entre elas não é definida.

Imagem de duas retas horizontais, r e s, e dois pontos, Aíndice 1 e A, posicionados sobre elas. O ponto A está sobre a reta s e o ponto Aíndice 1 sobre a reta r. A reta s está acima da reta r, e ambas são paralelas. Os dois pontos são conectados por um segmento de reta vertical, que forma um ângulo de 90 graus com as duas retas. Abaixo da figura, tem a informação: a reta r é paralela à reta s.

Distância entre reta e plano paralelos

A distância entre um plano (alfa)" e uma reta r, não contida em (alfa)" e paralela a esse plano, é a distância entre um ponto qualquer de r a (alfa)". Se a reta r estiver contida no plano (alfa)", a distância entre eles é nula. Já no caso de r sêr concorrente a (alfa)", a distância entre eles não é definida.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Acima da superfície, há uma reta r na horizontal, sobre a qual está marcado um ponto A. Um segmento de reta vertical liga o ponto A ao ponto Aíndice 1, localizado sobre a superfície alfa. O segmento de reta forma um ângulo de 90 graus com a superfície alfa. Abaixo da figura, tem a informação: a reta r é paralela à superfície alfa.

Distância entre dois planos paralelos

A distância entre dois planos (alfa)" e (beta)" paralelos é a distância entre um ponto qualquer de um dêêsses planos ao outro plano. Se os planos (alfa)" e (beta)" forem coincidentes, a distância entre eles será nula. Já no caso de esses dois planos serem concorrentes, a distância entre eles não é definida.

Imagem de duas superfícies retangulares, vistas em perspectiva, identificadas como alfa e beta. Beta está acima de alfa. O ponto A está marcado sobre beta, e o ponto Aíndice 1, sobre alfa. Um segmento de reta liga os dois pontos, formando um ângulo de 90 graus com ambas as superfícies. Abaixo da figura, tem a informação: superfície alfa é paralela à superfície beta.

Distância entre duas retas reversas

A distância entre duas retas reversas r e s é a distância entre um ponto qualquer de r ao plano (alfa)", paralelo a r e quê contém s.

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Sobre a superfície, há dois pontos, Aíndice 1 e Bíndice 1, e há também uma reta s, na diagonal, que passa pelo ponto Bíndice 1. Acima da superfície, há outros dois pontos, A e B, e uma reta r na horizontal que passa pelos dois pontos. Segmentos de reta verticais ligam os pontos correspondentes: A e Aíndice 1; B e Bíndice 1.

Página cento e vinte e seis

ATIVIDADE RESOLVIDA

R3. Observe a figura representada e determine a medida do segmento de reta A1B1¯, correspondente à projeção ortogonal do segmento de reta AB¯, quê méde 6 cm, sobre o plano (alfa)".

Imagem de uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Sobre a superfície, há dois pontos, Aíndice 1 e Bíndice 1, ligados por um segmento de reta horizontal. Duas linhas tracejadas verticais são traçadas, passando pelos pontos Aíndice 1 e Bíndice 1, e sobre elas, são marcados os pontos A e B, respectivamente. O ponto B está bem acima de A, de modo que o segmento de reta que os conecta forma com a linha tracejada vertical um ângulo de 60 graus.

Resolução

Para resolver esta atividade, podemos realizar as etapas a seguir.

COMPREENDER O ENUNCIADO

Do enunciado, obtemos as seguintes informações:

A1B1¯ é a projeção ortogonal de AB¯ sobre o plano (alfa)";

AB¯ méde 60°;

precisamos determinar a medida de A1B1¯.

AB¯ méde 6 cm;

as retas AA1 e BB1 são paralelas e são perpendiculares a (alfa)";

ELABORAR UM PLANO

A partir da figura apresentada, podemos considerar um trapézio de vértices A, A1, B1 e B. Em seguida, vamos traçar um segmento de reta paralelo a A1B1¯ com uma extremidade em A e outra sobre BB1¯ para obtêr um triângulo retângulo. Por fim, vamos utilizar a razão seno no triângulo obtído e calcular a medida do segmento de reta traçado anteriormente quê, por sua vez, é congruente a A1B1¯.

EXECUTAR O PLANO

Traçando um segmento de reta AP¯ paralelo a A1B1¯ de maneira quê P esteja sobre BB1¯, obtemos um triângulo retângulo ABP.

Utilizando a razão seno, temos:

sen 60° = APAB32 = AP6 AP = 33

Como AP¯A1B1¯, então AP = A1B1, ou seja, o segmento de reta A1B1¯ méde 33 cm.

Mesma imagem descrita anteriormente. Agora, sobre a linha tracejada vertical, onde se encontra o ponto B, foi marcado um ponto P, no mesmo alinhamento horizontal que A. Os pontos A B e P foram ligados, formando um triângulo retângulo.

VERIFICAR OS RESULTADOS

Pra verificar o resultado obtído, podemos considerar AB = 6 cm e AP = 33 cm e determinar a medida do ângulo AB̂P.

Seja (beta)" a medida de AB̂P, então:

sen (beta)" =APAB = 336 = 32

Como 0° < (beta)" < 90°, então (beta)" = 60°.

Portanto, o segmento de reta A1B1¯ méde 33 cm.

Página cento e vinte e sete

ATIVIDADES

19. (Enem/MEC) Um grupo de países criou uma instituição responsável por organizar o Programa Internacional de Nivelamento de Estudos (PINE) com o objetivo de melhorar os índices mundiais de educação. Em sua sede foi construída uma escultura suspensa, com a logomarca oficial do programa, em três dimensões, quê é formada por suas iniciais, conforme mostrada na figura.

Imagem das letras P I N E.

Essa escultura está suspensa por cabos de aço, de maneira quê o espaçamento entre lêtras adjacentes é o mesmo, todas têm igual espessura e ficam dispostas em posição ortogonal ao solo, como ilustrado a seguir.

Imagem das mesmas letras P I N E, agora vistas em perspectiva. Abaixo delas, há uma área retangular demarcada, também vista em perspectiva.

Ao meio-dia, com o Sol a pino, as lêtras quê formam essa escultura projetam ortogonalmente suas sombras sobre o solo.

A sombra projetada no solo é

a) Imagem da área retangular demarcada, vista em perspectiva. Agora, sobre a área há uma faixa preta posicionada horizontalmente, com a mesma largura e comprimento do conjunto de letras que havia acima.

b) Mesma imagem descrita anteriormente. Agora, a faixa preta está dividida em 5 trechos: um mais comprido no início, seguido por 2 trechos mais curtos, depois um espaçamento maior, mais um trecho curto, e, por fim, um trecho longo.

c) Mesma imagem descrita anteriormente. Agora, a faixa está dividida em 4 trechos: um mais curto no início, um espaçamento grande, outro trecho curto, seguido por dois trechos mais longos.

d) Mesma imagem descrita anteriormente. Agora, novamente com 5 trechos: um curto no início, um espaçamento grande, mais 2 trechos curtos, outro espaçamento grande, e, por fim, um trecho mais longo.

e) Mesma imagem descrita anteriormente. Agora, com 4 trechos: um médio no início, seguido por um curto, um longo, e, por último, outro trecho médio.

alternativa e

20. Cada face do sólido geométrico representado a seguir é paralela a um dos planos apresentados, perpendiculares entre si.

Imagem de um sólido representado em um espaço tridimensional formado por três planos: alfa, beta e gama. O plano alfa está na horizontal, enquanto os planos beta e gama estão na vertical, com beta à esquerda e gama à direita. O sólido está posicionado de modo que uma de suas faces toca o plano γ, criando uma faixa retangular horizontal sobre ele. A parte esquerda do sólido se projeta para fora da superfície do plano gama, formando um sólido com formato de L. O sólido não toca os planos alfa e beta.

Indique em qual dos planos representados é ôbitída cada uma das figuras a seguir, correspondente a uma projeção ortogonal dêêsse sólido geométrico.

a) Imagem de um quadrado com uma faixa retangular horizontal. A faixa retangular está posicionada no centro do quadrado, com a largura maior na horizontal.

(gama)"

b) Imagem de um quadrado com um desenho no centro. O desenho é composto por uma faixa horizontal e, a partir da lateral esquerda dessa faixa, parte uma faixa na direção vertical para baixo, formando um desenho semelhante à letra 'L'.

(alfa)"

c) Imagem de um quadrado com uma faixa retangular horizontal. A faixa retangular está posicionada no centro do quadrado, com a largura maior na horizontal, igual à imagem já descrita anteriormente, porém com um comprimento menor.

(beta)"

21. Classifique cada afirmação a seguir como verdadeira ou falsa e explique o quê há de errado nas afirmações falsas.

a) A projeção ortogonal de um segmento de reta sobre um plano é sempre outro segmento de reta.

Falsa, pois, se um segmento de reta for perpendicular a um plano, sua projeção ortogonal sobre esse plano será um ponto.

b) Ao projetar ortogonalmente duas retas r e s, reversas ortogonais, sobre um mesmo plano qualquer, obtemos retas perpendiculares entre si.

Falsa, pois as projeções ortogonais de duas retas reversas ortogonais sobre um mesmo plano quê seja perpendicular a uma dessas retas são um ponto e uma reta.

c) Se dois planos são coincidentes, a distância entre eles será sempre igual a zero.

verdadeira

d) A distância entre duas retas perpendiculares é igual à distância entre quaisquer dois pontos dessas retas.

Falsa, pois a distância entre duas retas concorrentes não é definida.

Página cento e vinte e oito

22. (Enem/MEC) Uma lagartixa está no interior de um quarto e começa a se deslocar. Esse quarto, apresentando o formato de um paralelepípedo retangular, é representado pela figura.

Imagem de um paralelepípedo retangular, com os vértices nomeados de A a H. A base inferior do paralelepípedo é o retângulo A B C D, identificado como 'chão', e a base superior é o retângulo E F G H, identificado como 'teto'. O ponto M está localizado no ponto médio da aresta E F, no teto. Há um pequeno retângulo desenhado a partir da aresta B C, identificado como 'porta'. Os pontos A B E F formam uma das faces laterais do paralelepípedo.

A lagartixa parte do ponto B e vai até o ponto A. A seguir, de A ela se desloca, pela parede, até o ponto M, quê é o ponto médio do segmento EF. Finalmente, pelo teto, ela vai do ponto M até o ponto H. Considere quê todos esses deslocamentos foram feitos pelo caminho de menor distância entre os respectivos pontos envolvidos.

A projeção ortogonal dêêsses deslocamentos no plano quê contém o chão do quarto é dada por:

a) Imagem de uma reta horizontal.

b) Imagem de duas retas: uma horizontal e uma diagonal. A reta diagonal parte do canto superior esquerdo e encontra a reta horizontal, abaixo, no centro dela.

c) Imagem de uma reta diagonal traçada do canto superior esquerdo até o canto inferior direito.

d) Imagem de 2 segmentos de reta diagonais e uma reta horizontal. O primeiro segmento parte do canto superior esquerdo e desce em diagonal até o centro da imagem, onde se encontra com o segundo segmento de reta, que segue em diagonal até o canto inferior esquerdo. A partir desse ponto, a reta horizontal segue para a direita.

e) Imagem de duas retas: uma horizontal e uma diagonal. A reta diagonal parte do canto superior esquerdo e encontra a reta horizontal no canto inferior direito.

alternativa b

23. Na figura a seguir, AA1 = 6 cm e BB1 = 3,6 cm correspondem, respectivamente, às distâncias dos pontos A e B à reta r. Além díssu, com o ponto C, indicado em r a 4 cm de A1, podem-se traçar os triângulos AA1 C e BB1 C semelhantes.

Qual é a distância entre os pontos A1 e B1?

Imagem composta por 5 pontos e uma reta horizontal. A reta está localizada na parte inferior da imagem e é identificada como r. Sobre a reta, há 3 pontos marcados: Aíndice 1, C e Bíndice 1. Acima, fora da reta, estão os pontos A e B. O ponto A está mais alto que B. A está ligado a Aíndice 1 por uma linha vertical tracejada, assim como os pontos B e Bíndice 1 estão ligados.

6,4 cm

24. No triângulo a seguir, o lado AB¯ é a projeção ortogonal do lado AC¯ sobre a reta determinada por A e B. Observe as medidas indicadas e calcule o perímetro dêêsse triângulo.

Imagem de um triângulo retângulo A B C. O ângulo reto está no vértice B, e os vértices A e C formam ângulos de 45 graus. O lado A C mede 10 centímetros.

(10 + 102) cm ou aproximadamente 24,14 cm

25. Em um trapézio ABCD, tem-se quê AB¯ é a projeção ortogonal do lado DC¯ sobre a reta determinada por A e B. Observe as medidas indicadas e determine o perímetro do trapézio ABCD.

Imagem de um trapézio A B C D. A base inferior A B é horizontal. Os lados A D e B C são verticais e medem, respectivamente, 8 e 3 centímetros. O lado superior D C mede 13 centímetros.

36 cm

26. Atividade em grupo. Junte-se a um colega para resolver esta atividade.

Considerem uma reta r e um segmento de reta PP1¯ perpendiculares, com P r e P1 r. Sendo A um ponto pertencente a r, com A e P1 não coincidentes, podemos afirmar quê a medida PP1 é igual, maior ou menor quê a medida PA? Justifique sua resposta.

Resposta esperada: A medida PP1 é menor quê a medida PA, pois PP1¯ corresponde a um cateto de um triângulo retângulo e PA¯ à hipotenusa dêêsse mesmo triângulo; como a hipotenusa é sempre o maior lado de um triângulo retângulo, então PP1 é menor quê PA.

Página cento e vinte e nove

VOCÊ CONECTADO
Determinando a distância entre um ponto e uma reta

Observe como podemos determinar a distância entre um ponto e uma reta, utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra, disponível em https://livro.pw/qoubj (acesso em: 29 jul. 2024). Para isso, vamos considerar a reta AB, com A (−1, 1) e B (4, 3), e o ponto C (1, 5) não pertencente à reta AB.

A Inicialmente, para construir o ponto A, no campo Entrada, digitamos A = (−1, 1) e pressionamos a tecla Enter. De maneira análoga, construímos os pontos B e C digitando, respectivamente, B = (4, 3) e C = (1, 5). Em seguida, com a opção Imagem de um botão quadrado com o ícone de uma reta com dois pontos sobre ela. (Reta), selecionamos os pontos A e B e obtemos a reta AB.

Imagem da tela de um software de gráficos, composta por duas partes. À esquerda, vê-se um gráfico de coordenadas com três pontos: A, B e C. O eixo x, na horizontal, varia de menos 6 a 6, e o eixo y, na vertical, varia de menos 3 a 6. Os pontos têm coordenadas: A: x igual a menos 1, y igual a 1; B: x igual a 4, y igual a 3; C: x igual a 1, y igual a 5. À direita, vemos a mesma tela, mas agora uma reta f é traçada, passando pelos pontos A e B. Uma seta aponta da tela à esquerda para a tela à direita.

B Para obtêr a distância entre a reta AB e o ponto C, usando a opção Imagem de um botão quadrado com o ícone de uma seta com pontas nas duas extremidades e o símbolo de centímetros. (Distância, comprimento ou perímetro), selecionamos o ponto C e, em seguida, a reta AB. O valor quê aparece na tela corresponde à distância, em centímetro, entre AB e o ponto C.

Imagem anterior. Agora, com a seguinte informação adicionada acima da reta: 'Cíndice f igual a 2.97'.

Professor, esta obra está atualizada conforme a grafia estabelecida pelo SI na publicação: INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA; INSTITUTO PORTUGUÊS DA QUALIDADE. Sistema Internacional de Unidades (SI). Tradução: Grupo de trabalho luso-brasileiro do Inmetro e IPQ. Brasília, DF: Inmetro; Caparica: IPQ, 2021. p. iii. Tradução luso-brasileira da 9ª edição. Disponível em: https://livro.pw/vbxre. Acesso em: 27 jun. 2024.

Página cento e trinta

MÃOS À OBRA

1. No GeoGebra, reproduza a construção apresentada anteriormente. Em seguida, trace uma reta g e uma reta h passando pelo ponto C, de maneira quê sêjam, respectivamente, paralela e perpendicular à reta AB, conforme mostrado a seguir. Depois, responda às kestões.

Imagem anterior. Agora, há mais duas retas traçadas: a reta h, que passa pelo ponto C e cruza a reta f perpendicularmente; e a reta g, paralela à reta f, que também passa pelo ponto C.

a) Qual é a posição relativa entre as retas g e h? Elas são coplanares? Justifique sua resposta.

Resposta esperada: Retas perpendiculares. Resposta esperada: Sim, pois g e h são retas concorrentes.

b) Marque o ponto D correspondente à interseção entre as retas AB e h. Qual é a medida do segmento de reta CD?

aproximadamente 2,97 cm

c) pôdêmos considerar a distância entre as retas g e AB igual à medida do comprimento do segmento de reta AC¯? Justifique.

Resposta esperada: Não, pois o segmento de reta AC¯ não está contido em uma reta perpendicular às retas g e AB.

d) No GeoGebra, construa um segmento de reta BE¯, com E pertencente à reta g, cujo comprimento corresponda à distância entre g e AB.

Construção do estudante.

2. Observe o hekzágono regular ABCDEF representado no GeoGebra.

Imagem da tela de um software de gráficos. Na tela, há um hexágono regular com vértices nomeados de A a F. Na parte superior da tela, há uma barra contendo diversos botões.

a) Considerando as retas quê contêm os lados dêêsse polígono, indique quais delas são:

perpendiculares a AB;

nenhuma das retas

concorrentes a AB;

BC, CD, EF, e AF

paralelas a AB;

DE

b) No GeoGebra, construa um polígono regular cujas retas quê contenham dois quaisquer de seus lados sêjam, apenas, paralelas ou perpendiculares.

Construção do estudante.

3. No GeoGebra, reproduza a construção a seguir.

Imagem da tela de um software de gráficos, com 6 pontos plotados. Os pontos são identificados por letras de A a F, e têm as seguintes coordenadas: A: x igual a 1, y igual a menos 2; B: x igual a 7, y igual a 2; C: x igual a menos 2, y igual a 3; D: x igual a 4, y igual a 7; E: x igual a 2, y igual a 3; F: x igual a 6, y igual a 5. Uma reta s é traçada passando pelos pontos A e B, e outra reta r é traçada passando pelos pontos C e D.

a) Qual é a posição relativa entre as retas r e s?

paralelas

b) No GeoGebra, construa um segmento de reta GH¯, com G pertencente à reta r e H pertencente à reta s, de maneira quê o comprimento de GH¯ seja igual à distância entre r e s. Qual é a posição relativa entre a reta determinada por G e H e as retas r e s?

Construção do estudante. A reta determinada por G e H é perpendicular às retas r e s.

c) Utilizando a opção Imagem de um botão quadrado com o ícone de uma seta com pontas nas duas extremidades e o símbolo de centímetros. (Distância, comprimento ou perímetro), calcule a distância entre os pontos:

E e F.

4,47 cm

E e D.

4,47 cm

E e A.

5,1 cm

F e B.

3,16 cm

F e C.

8,25 cm

d) No GeoGebra, obtenha a distância entre os pontos F e E e cada uma das retas r e s.

F e s: 3,05 cm; F e r: 2,77 cm; E e s: 3,61 cm; E e r: 2,22 cm

e) Explique como é possível obtêr a distância entre o ponto D e a reta s sem realizar a medição diréta entre eles.

Resposta possível: Como o ponto D pertence à reta r e esta é paralela à reta s, a distância entre o ponto D e a reta s é igual à distância entre a reta r e a reta s.

Então, basta obtêr a distância entre as retas r e s.

Página cento e trinta e um

Projeções cartográficas

Além da projeção ortogonal, existem outros tipos de projeção. A cilíndrica, a cônica e a plana (ou azimutal) são algumas das projeções cartográficas mais conhecidas na confekissão de mapas, considerando a superfícíe de projeção sobre a qual a superfícíe terrestre é representada.

As ideias de projeções cartográficas são aplicadas desde a mêtáde do século XV, por causa das Grandes Navegações, quê exigiam mapas cada vez mais realistas e confiáveis. Mesmo com a superfícíe da Terra sêndo curva, os cartógrafos da época queriam reproduzir nos mapas as diferentes localidades do glôbo terrestre de maneira quê a reprodução fosse livre de distorções. Em meados do século XVII, o matemático suíço Leonhard poou Óiler (1707-1783) demonstrou matematicamente quê não é possível representar o planêta Terra em uma superfícíe plana sem quê haja alguma deformação. Portanto, qualquer tipo de projeção utilizado para confeksionar um mapa da superfícíe terrestre apresenta deformação, por exemplo, do formato, da área, das distâncias e dos ângulos.

Fonte dos dados: ÁVILA, Geraldo. A matemática e a cartografia. Revista do Professor de Matemática, [São Paulo], n. 65, [set./dez. 2008]. Disponível em: https://livro.pw/irpnz. Acesso em: 29 jul. 2024.

Projeção cilíndrica

Consiste em projetar os pontos da superfícíe do glôbo terrestre sobre a superfícíe lateral de um cilindro imaginário e, em seguida, planificá-la, obtendo um mapa. Na projeção cilíndrica, os paralelos e meridianos são representados por segmentos de reta quê se intersectam perpendicularmente.

Observe um exemplo.

Imagem composta por duas partes. À esquerda, há um globo parcialmente envolvido por uma superfície curva em forma de cilindro. Uma seta aponta do cilindro para a parte direita da imagem. À direita, há um retângulo preenchido com o desenho dos continentes. Sobre esse retângulo, estão traçadas várias linhas verticais e horizontais. As regiões próximas ao topo e à base do retângulo aparecem ampliadas em relação às demais.

Fonte dos dados: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: hí bê gê hé, 2018. p. 21, 23. Disponível em: https://livro.pw/jrfxq. Acesso em: 29 jul. 2024.

Projeção de Mercator (séc. XVI).

Nessa projeção, o cilindro tangencia a linha do equador e, no mapa obtído, os meridianos e os paralelos correspondem a segmentos de reta. Com isso, as áreas dos continentes sofrem distorções, mas seus formatos são mantidos; quanto mais próximo dos polos, maior a distorção de sua área.

Página cento e trinta e dois

Projeção cônica

Consiste em projetar os pontos de parte da superfícíe do glôbo terrestre sobre a superfícíe lateral de um cone imaginário quê seja tangente ou secante a essa parte do glôbo e, em seguida, planificá-la, obtendo um mapa.

Em geral, a projeção cônica é utilizada para representar regiões quê se estendem na direção leste-oeste, apresentando mesma distorção de escala para localizações em um mesmo paralelo. Observe a figura. Nessa projeção, as áreas das superfícies representadas são mantidas. No mapa obtído, os meridianos correspondem a segmentos de reta quê convérgem para um ponto, e os paralelos correspondem a arcos de circunferências concêntricas.

A imagem é composta por duas partes. Na parte superior esquerda, há um globo parcialmente envolvido por uma superfície em forma de cone. Uma seta curva parte do cone e aponta para baixo. Na parte inferior, há uma superfície em formato de setor circular com o desenho dos continentes. Linhas curvas e radiais marcam a divisão dessa superfície em setores.

Fonte dos dados: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: hí bê gê hé, 2018. p. 21. Disponível em: https://livro.pw/jrfxq. Acesso em: 29 jul. 2024.

Projeção de Albers.

PARA AMPLIAR

Acesse êste sáiti para obtêr mais informações e assistir a um vídeo sobre as projeções utilizadas para representar a superfícíe terrestre.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Introdução à cartografia: as projeções cartográficas. In: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Atlas geográfico escolar. [9. ed]. [Rio de Janeiro]: hí bê gê hé, [2023]. Disponível em: https://livro.pw/rfijo. Acesso em: 29 jul. 2024.

Projeção plana

Consiste em projetar os pontos de parte da superfícíe do glôbo terrestre sobre uma superfícíe plana quê seja tangente ou secante a essa parte do glôbo, obtendo um mapa.

Em geral, a projeção plana é utilizada para representar áreas polares ou para uso geopolítico, já quê possibilita destacar um país ou outra localidade ao centro da projeção. Observe a figura.

Nessa projeção, as áreas e os formatos das regiões representadas são distorcidos, mas são mantidas as distâncias a partir do centro de projeção. No mapa obtído, os meridianos correspondem a raios de uma mesma circunferência, e os paralelos, a circunferências concêntricas.

Imagem composta por duas partes. Na parte superior, um globo está apoiado sobre uma superfície plana com linhas circulares e radiais formando uma grade abaixo dele. Uma seta curva parte do globo e ponta para baixo. Na parte inferior, há uma superfície plana vista de frente, onde se vê um círculo com o desenho dos continentes, representando uma vista superior do globo. Linhas circulares concêntricas e radiais partem do ponto central, dividindo a área em setores.

Fonte dos dados: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: hí bê gê hé, 2018. p. 21. Disponível em: https://livro.pw/jrfxq. Acesso em: 29 jul. 2024.

Projeção plana polar.

Página cento e trinta e três

ATIVIDADES

27. Atualmente, existem diversos sáites, softwares e aplicativos em quê é possível explorar locais da superfícíe do glôbo terrestre. O gúgou ãrf, por exemplo, póde sêr utilizado em computador, smartphone ou táblêti. Nele, é apresentado um modelo tridimensional do glôbo terrestre e, com as diferentes ferramentas disponibilizadas, é possível selecionar pontos sobre o glôbo e visualizar fotografias do local correspondente, realizar medições, traçar rótas, entre outras funções.

Analise, a seguir, uma imagem do glôbo terrestre ôbitída no gúgou ãrf em quê foi traçada uma rota ligando pontos na Grécia (A), na Índia (B) e na Nigéria (C).

Imagem de um globo terrestre representado em um software de visualização 3D. Sobre o globo, há um triângulo marcado, com vértices identificados como A, B e C. O triângulo conecta pontos na superfície terrestre, destacando uma área da região nordeste do continente africano.

Fonte dos dados: GOOGLE ãrf. [S. l., 2024]. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/texws. Acesso em: 29 jul. 2024.

Ao projetar ortogonalmente essa rota sobre um plano (alfa)" perpendicular ao eixo da Terra (reta imaginária quê passa pelo Polo Norte e pelo Polo Sul) e tangente a ela no Polo Sul, obtemos uma figura quê póde sêr representada por:

a) Imagem de uma elipse. Os pontos A, B e C estão localizados na curva da elipse: o ponto A na parte superior, o ponto B na extremidade direita e o ponto C na extremidade esquerda.

b) Imagem de um triângulo com vértices A, B e C. O ponto A está posicionado no topo da figura; o ponto B, à direita; e o ponto C, à esquerda, ligeiramente abaixo dos outros dois.

c) Imagem anterior. Agora, os pontos A, B e C estão conectados por linhas curvas voltadas para baixo, formando uma figura em forma de triângulo curvado para baixo.

d) Imagem anterior. Agora, os pontos A, B e C estão conectados por linhas curvas voltadas para cima, formando uma figura em forma de triângulo curvado para cima.

alternativa d

28. Durante um estudo, um geógrafo utilizou cérto tipo de projeção cartográfica para obtêr um mapa em quê os formatos das regiões representadas foram mantidos, mas suas áreas sofreram distorções. Neste mapa, o território da Groenlândia, por exemplo, aparenta ter área maior quê a do Brasil, no entanto, a extensão territorial da Groenlândia corresponde a cerca de um quarto da extensão territorial do Brasil. Observe na figura a seguir como esses territórios foram representados. Depois, responda às kestões.

Imagem da silhueta de dois territórios, lado a lado. À esquerda, está a silhueta da Groenlândia, com formato alongado na vertical. À direita, está a silhueta do Brasil, com a altura levemente menor que à da Groenlândia.

Fonte dos dados: SANDER, Andrea; CAMPOS, Francisco Ferreira de; JACQUES, Patricia. Todos os mapas estão errados? [S. l.]: SGB, c2017-2024. Disponível em: https://livro.pw/yinrq. Acesso em: 8 out. 2024.

*Representação fora dos padrões cartográficos.

a) Qual tipo de projeção cartográfica esse geógrafo póde ter utilizado na obtenção do mapa: cilíndrica, cônica ou plana? Justifique.

Resposta esperada: Projeção cilíndrica, pois essa projeção permite quê os formatos dos territórios representados sêjam mantidos, mas as áreas correspondentes sofram distorções.

b) A quê porcentual da área do território brasileiro corresponde a da Groenlândia?

aproximadamente 25%

c) Que tipo de projeção cartográfica póde sêr utilizada em um mapa para representar parte da superfícíe do glôbo terrestre de maneira quê a proporção entre as áreas de diferentes regiões seja mantida?

Resposta esperada: Projeção cônica.

29. Atividade em grupo. Junte-se a dois côlégas e, em um glôbo terrestre (virtual ou físico), identifiquem dois países quê, aparentemente, tênham a mesma área. Depois, consultem três mapas obtidos por meio de diferentes projeções cartográficas e localizem os dois países escolhidos inicialmente. Para cada mapa, elaborem um texto descrevendo possíveis distorções entre os países identificados, como áreas, formatos, distâncias e ângulos. Em cada texto, não se esqueçam de explicitar o tipo de projeção cartográfica utilizado para obtêr o mapa.

Resposta pessoal.

Página cento e trinta e quatro

30. (Enem/MEC)

Desenho de um mapa-múndi visto a partir do Polo Norte, no interior de um círculo dividido por linhas radiais e linhas circulares concêntricas. O mapa está rodeado por dois ramos de oliveira simétricos, que se curvam para cima a partir da base, acompanhando o formato circular.

Disponível em: https://livro.pw/uhmwd. Acesso em: 9 ago. 2013.

A Ônu faz referência a uma projeção cartográfica em seu logotipo. A figura quê ilustra o modelo dessa projeção é:

a) Desenho de um globo terrestre. Sobre ele, tangente ao topo, há uma superfície circular com linhas radiais.

b) Desenho de um globo terrestre. Ao redor dele, há um cone, com o eixo alinhado ao eixo do globo.

c) Desenho de um globo terrestre. Ao redor dele, há um cilindro, com o eixo alinhado ao eixo do globo.

d) Desenho de um globo terrestre. Há uma superfície circular inclinada, tangente à lateral superior esquerda do globo.

e) Desenho de um globo terrestre. Ao redor dele, há um cilindro com o eixo na horizontal.

alternativa a

31. Ao utilizar a projeção cartográfica plana, em quê um plano (alfa)" tangencia o glôbo terrestre no Polo Sul e esse plano é perpendicular ao eixo do glôbo, dizemos quê é utilizada uma projeção estereográfica.

Nesse caso, a projeção de um ponto A da superfícíe do glôbo terrestre sobre o plano (alfa)" é um ponto A1 correspondente à interseção entre (alfa)" e a reta quê passa por A e pelo ponto P N, localizado no Polo Norte, conforme representado a seguir.

Imagem de uma esfera sobre uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. No centro da esfera, passa uma reta perpendicular, também atravessando a superfície, chamada 'Eixo da Terra'. No ponto superior da esfera, Píndice N, onde o eixo perfura a superfície, passa outra reta inclinada, que atravessa a esfera e sai na lateral esquerda. O ponto A é o ponto de interseção entre essa reta inclinada e a superfície da esfera, enquanto o ponto Aíndice 1 é o ponto de interseção da reta inclinada com a superfície alfa.

Considerando a linha do equador como uma circunferência de raio r, ao projetar cada ponto dessa linha sobre o plano (alfa)", utilizando a projeção estereográfica, obtém-se:

a) um segmento de reta de comprimento 2r.

b) um segmento de reta de comprimento 4r.

c) uma circunferência de diâmetro 2r.

d) uma circunferência de diâmetro 4r.

e) uma circunferência de raio 3r.

alternativa d

NO MUNDO DO TRABALHO

Geógrafo

O geógrafo estuda a relação entre os sêres humanos e os impactos, naturais ou não, no ambiente, lidando com fenômenos humanos, físicos e biológicos. Ele póde criar mapas, desenvolver estudos, pesquisas e consultorias ambientais, demográficas e de trânsito, fazer laudos e perícias, realizar mapeamentos com uso de geotecnologias (cartografia digital, topografia, sistema de posicionamento global etc.) e sensoriamento remoto (drones, microssatélites, computação em nuvem etc.), entre outros. Para a criação dos mapas, por exemplo, esse profissional inicialmente elabora um projeto, côléta dados, escolhe uma escala e uma técnica cartográfica para melhor representar parte de uma superfícíe terrestre e contribuir para o objetivo do projeto.

Assista ao vídeo indicado a seguir para obtêr mais informações a respeito do quê faz um geógrafo.

DIA do geógrafo. [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal WebTV CREA-RJ. Disponível em: https://livro.pw/bgqcx. Acesso em: 29 jul. 2024.

Desenho de livros empilhados ao lado de um globo terrestre.

Página cento e trinta e cinco

O QUE ESTUDEI

1. Resposta oral. Leia com atenção cada frase a seguir e faça uma reflekção sobre seu comportamento durante o estudo desta Unidade. Depois, responda se você: concórda, concórda parcialmente ou não concórda com cada uma das afirmações.

Respostas pessoais.

a) Ouvi com atenção as explicações do professor.

b) Quando precisei, pedi ajuda ao professor.

c) Auxiliei o professor quando ele me pediu.

d) Participei das discussões propostas à turma.

e) Fiz as atividades propostas na sala de aula.

f) Fiz as atividades escolares propostas para casa.

g) Respeitei os côlégas nas atividades em grupo.

h) Auxiliei os côlégas quando eles tiveram dúvidas.

i) Levei para a sala de aula os materiais necessários.

2. Nas fichas a seguir, estão indicados os principais conteúdos quê estudamos nesta Unidade. Reflita sobre cada um deles e verifique se você precisa retomar algum para melhor compreen-dê-lo.

Noções primitivas: ponto, reta e plano

Posições relativas no espaço

Projeções cartográficas: cilíndrica, cônica e plana

Posições relativas no plano

Determinação de um plano

Projeções ortogonais

Distâncias no espaço

Resposta pessoal.

3. Atividade em grupo. Agora, para retomar de maneira colaborativa o estudo de um conteúdo desta Unidade, junte-se a dois côlégas e sigam as etapas.

Respostas pessoais.

1 SELECIONAR

Consultem os conteúdos indicados na atividade anterior e escôlham um deles. Deem preferência a um conteúdo em quê foi constatada necessidade de retomada de estudo.

2 REVISAR

Juntos, façam uma revisão do estudo dêêsse conteúdo. É importante a participação de todos os integrantes nessa revisão.

3 PREPARAR

Elaborem uma apresentação sobre esse conteúdo, o quê póde sêr realizado por meio de slides, cartazes, vídeo, entre outros recursos. Na apresentação, podem sêr incluídos exemplos e atividades resolvidas. Também podem sêr propostas atividades para quê os demais côlégas da turma resolvam.

4 APRESENTAR

Na apresentação, é importante usar uma linguagem adequada, simples e objetiva. É necessário oportunizar um momento para quê cada integrante do grupo possa contribuir com as explicações. Ao final, vocês podem disponibilizar os materiais produzidos aos demais côlégas da turma.

Página cento e trinta e seis

4. Atividade em grupo. Na abertura desta Unidade, foram apresentadas algumas informações sobre a Geometria Esférica, quê é uma Geometria não Euclidiana. O conhecimento sobre a Geometria Esférica tem aplicações em diferentes áreas do conhecimento. Por exemplo, esses conhecimentos são freqüentemente utilizados na Cartografia para a representação de mapas.

Imagine quê um fabricante de globos terrestres, dêêsses quê são usados nas escolas com a representação do planêta Terra em escala reduzida, utilize esferas plásticas com 22 cm de raio, cuja superfícíe é coberta por adesivos.

Imagem de uma esfera com os desenhos dos continentes e oceanos.

glôbo terrestre sem suporte.

resôuva os itens a seguir sobre a situação apresentada.

a) Esse fabricante estuda realizar um kórti em um modelo do glôbo terrestre, exatamente sobre a circunferência da linha do equador, de modo a obtêr duas peças montáveis quê representam o Hemisfério Sul e o Hemisfério Norte do planêta Terra. Esse kórti definirá, na superfícíe de cada uma das peças, uma região circular quê vai funcionar como base de apôio para ambas as peças. Qual será a área de cada uma dessas regiões?

484(pi)" cm2 ou aproximadamente 1.519,76 cm2

b) Para criar um novo modelo de mapa, esse fabricante deseja utilizar um tipo de projeção cartográfica quê busca representar, com dêtálhes, a região da Antártida. Que projeção cartográfica ele deve escolher?

Resposta esperada: Projeção plana ou azimutal.

c) Na Geometria Esférica, um polígono esférico póde sêr definido como a porção da superfícíe esférica limitada por arcos de circunferências mássimas. Observe na figura o contôrno de um triângulo esférico, representado no glôbo terrestre, com dois vértices na circunferência da linha do equador (pontos B e C) e um vértice sobre o paralelo de 30°, no Hemisfério Norte (ponto A). Se o contôrno dêêsse triângulo for projetado ortogonalmente sobre um plano (alfa)", perpendicular ao eixo do glôbo terrestre e tangente a ele no Polo Sul, obtemos uma figura quê póde sêr representada por:

alternativa III

Imagem de uma esfera com os desenhos dos continentes e oceanos, sobre um suporte. Sobre a esfera, há um triângulo desenhado, com vértices A, B e C. Os pontos B e C estão alinhados na horizontal e o ponto A está acima deles.

glôbo terrestre com suporte.

Imagem de 4 figuras geométricas, compostas pelos pontos A, B e C. Os pontos B e C estão alinhados na horizontal, e o ponto A está acima deles. Os pontos são ligados de forma diferente em cada figura: figura 1: os pontos são ligados por retas, formando um triângulo; figura 2: os pontos são ligados por linhas curvas, com arco voltado para dentro do triângulo; figura 3: os pontos são ligados por linhas curvas, B C tem o arco voltado para dentro do triângulo, enquanto A B e A C têm o arco voltado para fora; figura 4: os pontos A B e A C são ligados por retas, e B C é ligado por uma linha curva, com o arco voltado para dentro do triângulo.

DICA

Em uma esféra, uma circunferência mássima corresponde a uma circunferência de maior raio possível quê póde sêr determinada na superfícíe dessa esféra.

Página cento e trinta e sete

PRATICANDO: enêm E VESTIBULARES

1. (UEA-AM) Considere as retas r e s e o plano (alfa)", tais quê:

s(alfa)"

r(alfa)"

r s

Então, conclui-se quê

a) a reta r é perpendicular ao plano (alfa)".

b) a reta s é paralela ao plano (alfa)".

c) as retas r e s se intersectam no plano (alfa)".

d) as retas r e s se intersectam fora do plano (alfa)".

e) as retas r e s são reversas.

alternativa b

2. (UFAM) Assinale a alternativa CORRETA:

a) Dois planos quê possuem três pontos em comum são coincidentes.

b) Se dois planos (alfa)" e (beta)" são perpendiculares ao plano (gama)", então os planos (alfa)" e (beta)" são paralelos.

c) Existem dois planos distintos, passando ambos por um mesmo ponto e perpendiculares a uma reta.

d) Duas retas perpendiculares a um plano são paralelas.

e) Toda reta paralela a um plano é perpendicular a infinitas retas dêêsse plano.

alternativa d

3. (EsPCEx-SP) Sobre os conceitos de Geometria Espacial de Posição, analise as proposições a seguir.

I) Se dois planos são secantes, então qualquer reta de um deles é concorrente ao outro.

II) Se uma reta é paralela a um plano, ela é paralela a infinitas retas dêêsse plano.

III) Se dois planos têm uma única reta em comum, eles são secantes.

IV) Duas retas perpendiculares a uma terceira são perpendiculares entre si.

V) Se dois planos são perpendiculares, então toda reta de um deles é perpendicular ao outro.

Sobre essas proposições, é correto afirmar quê

a) apenas a II e a III são verdadeiras.

b) apenas a II, a III e a IV são verdadeiras.

c) apenas a I e a IV são falsas.

d) apenas a IV e a V são falsas.

e) todas são verdadeiras.

alternativa a

4. (Enem/MEC) Um robô, quê tem um íman em sua base, se desloca sobre a superfícíe externa de um cubo metálico, ao longo de segmentos de reta cujas extremidades são pontos médios de arestas e centros de faces. Ele inicia seu deslocamento no ponto P, centro da face superior do cubo, segue para o centro da próxima face, converte à esquerda e segue para o centro da face seguinte, converte à direita e continua sua movimentação, sempre alternando entre conversões à esquerda e à direita quando alcança o centro de uma face. O robô só termina sua movimentação quando retorna ao ponto P. A figura apresenta os deslocamentos iniciais dêêsse robô.

Imagem de um cubo. Sobre ele, há um ponto identificado como P, localizado na face superior. Também há um ponto marcado no centro das faces inferior, posterior e lateral direita. A partir do ponto P, setas indicam deslocamentos em diferentes direções ao longo das faces do cubo, sempre passando pelo ponto central de cada face. O caminho seguido é o seguinte: ponto P na face superior, depois face lateral direita, face posterior e, por último, face inferior.

A projeção ortogonal do trajeto descrito por esse robô sobre o plano da base, após terminada sua movimentação, visualizada da posição em quê se está enxergando esse cubo, é

a) Imagem de uma superfície quadrada, vista em perspectiva. A superfície está dividida em 4 quadrados iguais. Os quadrados no canto inferior esquerdo e no canto superior direito estão em destaque.

b) Imagem anterior. Agora, além dos quadrados anteriores, o quadrado inferior direito também está em destaque.

c) Imagem anterior. Agora, apenas os quadrados à direita estão destacados, tanto o inferior quanto o superior.

d) Imagem anterior. Agora, estão em destaque apenas os quadrados superiores.

e) Imagem anterior. Agora, além dos superiores, também está em destaque o quadrado inferior direito.

alternativa a

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5. (Uesb-BA) Observando o paralelepípedo da figura a seguir, assinale a alternativa correta.

Desenho de um paralelepípedo retangular, com vértices identificados por letras de A a H. A base inferior é o retângulo E F G H, e a base superior, o retângulo A B C D. Retas verticais ligam os vértices correspondentes: A e E; B e F; C e G; D e H.

a) A reta EH é perpendicular ao plano BCFG.

b) As retas BF e CG contidas no plano BCGF, são perpendiculares ao plano ABCD.

c) Existem dois planos quê contêm a reta CG e quê são perpendiculares ao plano ADHE.

d) Existem dois planos quê contêm a reta BC e quê são perpendiculares ao plano ADHE.

e) Existem dois planos perpendiculares ao plano ABCD e quê contêm a reta GH.

Alternativa b

6. (Enem/MEC) Na figura estão destacadas duas trajetórias sobre a superfícíe do glôbo terrestre, descritas ao se percorrer parte dos meridianos 1, 2 e da Linha do Equador, sêndo quê os meridianos 1 e 2 estão contidos em planos perpendiculares entre si. O plano (alfa)" é paralelo ao quê contém a Linha do Equador.

Imagem de uma esfera sobre uma superfície retangular, vista em perspectiva, identificada como alfa. Ao redor da esfera, estão traçados dois círculos na vertical, os meridianos 1 e 2, e um círculo na horizontal, identificado como linha do equador. A linha do Equador divide a esfera em duas metades: uma superior e uma inferior. O Meridiano 1 divide a esfera nas metades frontal e posterior, enquanto o Meridiano 2 divide a esfera nas metades direita e esquerda. O ponto de cruzamento dos meridianos, na parte superior da esfera, é identificado como N, e na parte inferior, como S. Há duas áreas destacadas na esfera: uma localizada na parte frontal inferior esquerda, e a outra na parte posterior superior direita.

A vista superior da projeção ortogonal sobre o plano (alfa)" dessas duas trajetórias é

a) Imagem de um círculo com duas linhas curvas que se tocam no centro. Cada linha tem o formato da letra C: uma voltada para a diagonal superior esquerda, e a outra voltada para a diagonal inferior direita.

b) Imagem anterior. Agora, os arcos externos das curvas em formato de C, que faziam parte do círculo externo, foram removidos, de modo que permanecem apenas as duas curvas centrais e a parte do círculo que conecta suas extremidades.

c) Imagem anterior. Agora, rotacionada, de modo que as curvas fiquem voltadas para as diagonais superior direita e inferior esquerda. Além disso, o arco do círculo que conectava as extremidades dessas curvas foi removido.

d) Imagem de um círculo com duas linhas perpendiculares, uma na horizontal e uma na vertical, que se cruzam no centro, formando 4 quadrantes iguais.

e) Imagem anterior. Agora, os arcos dos quadrantes superior esquerdo e inferior direito do círculo foram removidos.

alternativa e

7. (hú- hê- érre jota) A imagem a seguir representa um cubo com aresta de 2 cm. Nele, destaca-se o triângulo AFC.

Imagem de um cubo com vértices identificadas pelas letras de A a H. A base inferior é o quadrado B C D E, e a base superior, o quadrado A G F H. As diagonais A F, na face superior, A C e F C nas faces laterais foram um triângulo equilátero.

A projeção ortogonal do triângulo AFC no plano da base BCDE do cubo é um triângulo de área y.

O valor de y, em cm2, é igual a:

a) 1

b) 32

c) 2

d) 52

alternativa c

8. (Famerp-SP) Analise o mapa.

Imagem de um círculo com o desenho de continentes ao redor do Polo Sul, localizado no centro da figura. Linhas circulares concêntricas e linhas radiais partem do centro, dividindo a área em setores.

O processo de elaboração da projeção cartográfica dêêsse mapa é ilustrado em:

a) Imagem de um círculo com uma reta vertical tangente ao seu lado direito.

b) Imagem de um círculo com uma reta inclinada, tangente ao seu contorno na região superior direita.

c) Imagem de um círculo no interior de um cilindro.

d) Imagem de um círculo com uma reta horizontal tangente à sua base.

e) Imagem de um cone, com uma circunferência posicionada à sua frente.

alternativa d

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