UNIDADE 2
PERCURSOS DA REDAÇÃO DO enêm
Estratégias didáticas nas Orientações do professor.
Metaesquema, nome da obra do artista plástico carioca Hélio Oiticica (1937-1980), sugere uma estrutura quê transcende, vai além de um simples plano ou organização. O gênero redação do enêm também deve ir além de uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão. É preciso transcender a simples organização de ideias, articulando informação, fato, opinião e proposta de intervenção.
1. Que elemêntos na pintura estão associados a formas geométricas?
1. A obra é composta predominantemente de formas geométricas simples, como quadrados e retângulos.
2. Como a disposição das formas na obra póde sêr interpretada em relação ao conceito de movimento e dinamismo?
MP
3. Considerando a resposta à quêstão anterior, é possível afirmar quê o artista sugere, na pintura, uma experiência estética que envolve a participação do espectador na interpretação da obra? Comente.
3. Sim, a obra convida o espectador a participar ativamente de sua interpretação. A disposição dinâmica das formas geométricas, quê parecem em constante movimento, faz com quê cada observador perceba a composição de modos diferentes, dependendo do ângulo ou da perspectiva escolhida.
Esta unidade tem como foco as diferentes maneiras de elaborar as partes quê compõem a redação do enêm. Nessa direção, relacionam-se algumas estratégias quê podem sêr mobilizadas no processo de construção textual.
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De onde partir: a introdução na redação do enêm
Primeiro contato do leitor com o texto, a introdução no gênero redação do enêm requer uma estratégia cuidadosa: deve sêr clara, objetiva e alinhada ao quê será discutido ao longo da redação. Lembre-se de quê essa parte do texto é tão importante quanto as demais, ou seja, o desenvolvimento e a conclusão da redação. Por isso, agora você vai conhecê-la melhor.
LEITURA EM PAUTA
Estratégias didáticas nas Orientações do professor.
A seguir, você vai ler a proposta do enêm 2017 e, na sequência, uma redação quê recebeu a nota mássima da banca corretora do exame. O tema da redação daquele ano foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. De quê forma você faria a introdução de uma redação sobre esse tema?
Texto 1
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
• O rascunho da redação deve sêr feito no espaço apropriado.
• O texto definitivo deve sêr escrito à tinta preta, na fô-lha própria, em até 30 linhas.
• A redação quê apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação quê:
• desrespeitar os direitos humanos.
• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sêndo considerada “texto insuficiente”.
• fugir ao tema ou quê não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema propôsto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
CAPÍTULO IV
DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, d fórma a alcançar o mássimo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da ssossiedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
Art. 28. Incumbe ao pôdêr público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: [...]
IV – oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas; [...]
XII – oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, d fórma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.
BRASIL. Lei número 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: https://livro.pw/svmce. Acesso em: 9 jun. 2017 (fragmento).
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TEXTO II
Fonte: Inep.
TEXTO III
Disponível em: https://livro.pw/wxqhf. Acesso em: 3 jun. 2017 (adaptado).
TEXTO IV
No Brasil, os surdos só começaram a ter acesso à educação durante o Império, no govêrno de Dom Pedro segundo, quê criou a primeira escola de educação de meninos surdos, em 26 de setembro de 1857, na antiga capital do País, o Rio de Janeiro. Hoje, no lugar da escola funciona o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). Por isso, a data foi escolhida como Dia do Surdo.
Contudo, foi somente em 2002, por meio da sanção da Lei número 10.436, quê a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como segunda língua oficial no País. A legislação determinou também quê devem sêr garantidas, por parte do pôdêr público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva.
Disponível em: https://livro.pw/djupb.
Acesso em: 9 jun. 2017 (adaptado).
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, apresentando proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, d fórma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. próva de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. próva de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Caderno 1, Azul, enêm 2017. p. 19. Disponível em: https://livro.pw/fcrno. Acesso em: 22 ago. 2024.
Texto 2
Na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, o realista Machado de Assis expõe, por meio da repulsa do personagem principal em relação à deficiência física (ela era “coxa”), a maneira como a ssossiedade brasileira trata os deficientes. Atualmente, mesmo após avanços nos direitos dêêsses cidadãos, a situação de exclusão e preconceito permanéce e se reflete na precária condição da educação ofertada aos surdos no País, a qual é responsável pela dificuldade de inserção social dêêsse grupo, especialmente no ramo laboral.
Convém ressaltar, a princípio, quê a má formação socioeducacional do brasileiro é um fator determinante para a permanência da precariedade da educação para deficientes auditivos no País, uma vez quê os governantes respondem aos anseios sociais e grande parte da população não exige uma educação inclusiva por não necessitar dela. Isso, consoante ao pensamento de A. Schopenhauer de quê os limites do campo da visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo quê a cerca, ocorre porque a educação básica é deficitária e pouco prepara cidadãos no quê tange ao respeito às diferenças. Tal fato se reflete nos ínfimos investimentos governamentais em
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capacitação profissional e em melhor estrutura física, medidas quê tornariam o ambiente escolar mais inclusivo para os surdos.
Em consequência díssu, os deficientes auditivos encontram inúmeras dificuldades em variados âmbitos de suas vidas. Um exemplo díssu é a difícil inserção dos surdos no mercado de trabalho, devido à precária educação recebida por eles e ao preconceito intrínseco à ssossiedade brasileira. Essa conjuntura, de acôr-do com as ideias do contratualista Diôn Locke, configura-se uma violação do “contrato social”, já quê o Estado não cumpre sua função de garantir quê tais cidadãos gozem de direitos imprescindíveis (como direito à educação de qualidade) para a manutenção da igualdade entre os membros da ssossiedade, o quê expõe os surdos a uma condição de ainda maior exclusão e desrespeito.
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário quê a Escola promôva a formação de cidadãos quê respeitem as diferenças e valorizem a inclusão, por intermédio de palestras, debates e trabalhos em grupo, quê envolvam a família, a respeito dêêsse tema, visando ampliar o contato entre a comunidade escolar e as várias formas de deficiência. Além díssu, é imprescindível quê o Poder Público destine maiores investimentos à capacitação de profissionais da educação especializados no ensino inclusivo e às melhorias estruturais nas escolas, com o objetivo de oferecer aos surdos uma formação mais eficaz. Ademais, cabe também ao Estado incentivar a contratação de deficientes por empresas privadas, por meio de subsídios e Parcerias Público-Privadas, objetivando ampliar a participação dêêsse grupo social no mercado de trabalho. Dessa forma, será possível reverter um passado de preconceito e exclusão, narrado por Machado de Assis, e ofertar condições de educação mais justas a esses cidadãos.
CASTELO BRANCO, Isabella Barros. [Redação do Enem]. In: enêm 2017: leia redações nota mil. G1, [s. l.], 19 mar. 2018. Educação. Disponível em: https://livro.pw/ebcjw. Acesso em: 22 ago. 2024.
Pensar e compartilhar
1. Em “Instruções para redação”, são informadas ao participante as situações em quê a redação poderá receber nota zero. Uma dessas situações é fugir ao tema propôsto.
a) De acôr-do com seus conhecimentos prévios, qual é a diferença entre “tema” e “assunto”?
MP
b) Agora, leia o trecho a seguir e responda: No contexto do enêm, qual é a diferença entre “tema” e “assunto”?
MP
O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais o ponto de vista se organiza e é caracterizado por sêr uma delimitação de um assunto mais abrangente. Por isso, é preciso atender ao recorte temático definido para evitar tangenciá-lo (abordar parcialmente o tema) ou, ainda pior, desenvolver um tema distinto do determinado pela proposta.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Redação do enêm 2023: cartilha do participante. Brasília, DF: Inep/MEC, 2023. p. 13. Disponível em: https://livro.pw/llbzc. Acesso em: 22 ago. 2024.
c) Que situação configuraria a presença de uma “parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto” na redação?
MP
2. Considerando ainda as informações apresentadas em “Instruções para redação”, o quê seria entendido como “texto insuficiente”?
2. Uma redação quê ocupe apenas sete linhas ou menos na fô-lha, seja com texto escrito, seja com dêzê-nhôs e/ou rasuras.
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3. Em relação ao Texto 2, redação a quê foi atribuída nota mil, responda:
a) Qual é a relação estabelecida pela autora do texto entre o pensamento de artúr Schopenhauer e a precariedade da educação para deficientes auditivos no Brasil?
3. a) De acôr-do com a autora, para o filósofo alemão, os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento do mundo. Nesse sentido, grande parte da população não exige uma educação inclusiva por não necessitar dela.
b) De quê forma uma educação básica deficitária contribui para a exclusão dos deficientes auditivos no Brasil?
3. b) Uma educação básica inadequada contribui para a exclusão dos deficientes auditivos ao não preparar os cidadãos para respeitar as diferenças. Com uma formação deficiente, as pessoas não adquirem a consciência necessária para exigir uma educação inclusiva.
c) por quê a teoria do contrato social de Diôn Locke é utilizada no texto para criticar a situação das pessoas surdas no Brasil?
MP
d) Como é possível promover uma educação inclusiva para surdos?
MP
e) Em quê resulta a falta de investimentos governamentais na educação de pessoas surdas no Brasil?
3. e) A falta de investimentos governamentais impacta negativamente a qualidade da educação ofertada às pessoas surdas no Brasil, resultando, por exemplo, na falta de infraestrutura adequada nas escolas e na escassez de profissionais capacitados.
Possibilidades de introdução da redação do enêm
4. Volte ao Texto 2 e releia a introdução da redação.
Na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, o realista Machado de Assis expõe, por meio da repulsa do personagem principal em relação à deficiência física (ela era “coxa”), a maneira como a ssossiedade brasileira trata os deficientes. Atualmente, mesmo após avanços nos direitos dêêsses cidadãos, a situação de exclusão e preconceito permanéce e se reflete na precária condição da educação ofertada aos surdos no País, a qual é responsável pela dificuldade de inserção social dêêsse grupo, especialmente no ramo laboral.
a) Qual é a tese apresentada pela autora?
4. a) A tese é: “Atualmente, mesmo após avanços nos direitos dêêsses cidadãos, a situação de exclusão e preconceito permanéce e se reflete na precária condição da educação ofertada aos surdos no País, a qual é responsável pela dificuldade de inserção social dêêsse grupo, especialmente no ramo laboral.”
b) A linguagem usada é mais impessoal ou mais subjetiva?
4. b) A linguagem usada é mais impessoal, uma vez quê apresenta fatos e análises d fórma objetiva, ou seja, sem uso de expressões quê indiquem opinião pessoal ou subjetividade.
c) De quê modo a menção à obra de Machado de Assis contribui para a apresentação da tese?
MP
d) De quê modo fica evidente quê a autora mobilizou seu repertório para compor a introdução?
4. d) Em “Textos motivadores” não há nenhum trecho do livro Memórias póstumas de Brás Cubas, o quê evidên-cía quê a autora mobilizou repertório próprio de leitura ao mencionar a obra de Machado de Assis.
É considerado repertório, na redação do enêm, a referência a um estudo, a um fato ou a um produto cultural resultante de uma área do conhecimento. A introdução por citação, como a expressão sugere, é uma estratégia de introdução quê envolve o uso de uma citação relevante, diréta ou indireta, de um autor renomado ou especialista no tema abordado.
#fiCAADiCA
O livro Memórias póstumas de Brás Cubas, do escritor Machado de Assis (1839-1908), foi publicado no formato de folhetim em 1880. No enredo, o defunto autor, uma das personagens mais icônicas da literatura brasileira, dedica sua obra ao verme quê primeiro roeu seu cadáver. A obra, quê teve inúmeras edições no Brasil e no exterior, foi adaptada para filme, peça teatral e HQ.
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5. Agora, leia os tipos de introdução e relacione-os aos trechos a seguir.
A. Introdução por fato
B. Introdução por definição
I. Na antiga Esparta, crianças com deficiência eram assassinadas, pois não poderiam sêr guerreiras, profissão mais valorizada na época. Na contemporaneidade, tal barbárie não ocorre mais, porém há grandes dificuldades para garantir aos deficientes – em especial os surdos – o acesso à educação, devido ao preconceito ainda existente na ssossiedade e à falta de atenção do Estado à questão.
MASCARENHAS, Mariana Camelier. [Redação do Enem]. In: BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Redação no enêm 2018: cartilha do participante. Brasília, DF: Inep/MEC, 2018. p. 29. Disponível em: https://livro.pw/pncok. Acesso em: 22 ago. 2024.
II. A plena formação acadêmica dos deficientes auditivos, uma parcela das chamadas Pessoas com Deficiência (PCD), é um direito assegurado no recém-aprovado Estatuto da Pessoa com Deficiência, de 2015, também conhecido como Lei da Acessibilidade. Além de um direito legalmente garantido, a educação para esse grupo social é sociologicamente analisada como essencial para uma ssossiedade tolerante e inclusiva. Entretanto, observa-se o desrespeito a essa garantia devido ao preconceito, muitas vezes manifestado pela violência simbólica, e à insuficiência estrutural educacional brasileira.
HASPARYK, Ursula Gramiscelli. [Redação do Enem]. In: BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Redação no enêm 2018: cartilha do participante. Brasília, DF: Inep/MEC, 2018. p. 33. Disponível em: https://livro.pw/pncok. Acesso em: 22 ago. 2024.
I-A e II-B.
• Justifique sua resposta.
MP
Na introdução por fato, o recorte temático póde sêr justificado, por exemplo, pelo contexto histórico. O participante do enêm retoma acontecimentos passados para explicar fatos presentes, com o objetivo de afirmar quê determinada situação se mantém ou se transforma em função dêêsses elemêntos. Já a introdução por definição, amplamente utilizada pêlos estudantes, confere credibilidade ao texto. A definição póde assumir diferentes formas: de teoria acadêmica, de dicionário e, até mesmo, de conhecimento de mundo do autor.
A boa formulação da introdução é essencial para garantir a progressão adequada das demais partes do texto. Além díssu, um mesmo recurso póde sêr utilizado na introdução ou no desenvolvimento da redação do enêm, pois ambas as partes contribuem para a execução da linha argumentativa traçada no projeto de texto.
EU E O MUNDO
Resiliência e superação
Os textos lidos apresentam várias informações e kestões relacionadas à formação educacional de pessoas surdas. Considerando o quê você leu e as reflekções feitas, converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. Como a superação das barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas póde servir de inspiração para você enfrentar obstáculos da vida?
1. Resposta pessoal. A superação das barreiras pelas pessoas surdas póde inspirar os estudantes a transformar desafios em oportunidades. Exemplos concretos incluem a persistência em concluir os estudos mesmo diante de dificuldades financeiras e/ou sociais ou a escolha de uma carreira quê exige a superação de preconceitos.
2. De quê forma as características individuais, como resiliência e autoestima, podem moldar a capacidade das pessoas para lutar por seus direitos?
2. Resposta pessoal. Características como resiliência e autoestima são essenciais para o enfrentamento a desafios e para a luta por direitos. Estudantes quê apresentam alta autoestima e resiliência estão mais aptos a superar fracassos e adversidades. Pessoas surdas, por exemplo, muitas vezes dêsênvólvem essas qualidades ao enfrentar e superar barreiras comunicacionais e sociais.
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INTEGRANDO COM FILOSOFIA
Estratégias didáticas nas Orientações do professor.
A ética de Schopenhauer
Leia, a seguir, um trecho de uma entrevista com Katia Santos, doutora em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, lêtras e Ciências Humanas (éfe éfe éle cê agá) da Universidade de São Paulo (úspi) sobre o filósofo alemão artúr Schopenhauer (1788-1860), mencionado na redação do enêm lida anteriormente.
Nascimento de artúr Schopenhauer
Grande filósofo alemão, artúr Schopenhauer é considerado um dos principais representantes da corrente filosófica idealista
[...]
Serviço de Comunicação Social: Quais aspectos da filosofia schopenhaueriana você considera os mais relevantes?
Katia Santos: Do meu ponto de vista, o aspecto mais relevante da filosofia de Schopenhauer é sua ética, porque ela tem como base uma igualdade radical entre todos os sêres, incluindo aí os animais. Para Schopenhauer, como eu já disse, o núcleo de tudo o quê existe é uma Vontade metafísica, quê não é apanágio apenas do sêr humano, mas está presente até mesmo no mundo inorgânico. A ética schopenhaueriana é baseada na compaixão, quê é, segundo ele, o único sentimento capaz de frear o egoísmo quê está na base do sêr humano. O egoísmo está na base do sêr humano porque cada um, ainda quê não saiba díssu, tem sua vida voltada para satisfazer a Vontade, quê é uma vontade de Vida, isto é, de existir e se afirmar seja como for. [...]
A ética de Schopenhauer, quê teve influência do hinduísmo e do budismo, enfatiza a origem comum de todos, o destino comum e a necessidade de frear o egoísmo. Para ele, somente a compaixão póde representar esse freio, porque ela é tão forte quanto o seu ôpôsto. [...] A humanidade é o quê é, não faz sentido uma ética prescritiva, mas, apesar díssu, no mundo realmente existem ações éticas, quê são aquelas quê têm por base a compaixão, a qual néega a vontade do próprio indivíduo e coloca no lugar a vida e o bem-estar de outro. A compaixão possibilita sentir a dor de outro sêr, humano ou animal, impulsionando para a busca do alívio, para a justiça e a caridade.
GOMES, Larissa. Nascimento de artúr Schopenhauer. éfe éfe éle cê agá 90 anos, São Paulo, 22 fev. 2024. Disponível em: https://livro.pw/aihnl. Acesso em: 24 ago. 2024.
- apanágio
- : atributo, característica particular.
1. Segundo a entrevistada, o aspecto mais relevante da filosofia de artúr Schopenhauer é sua ética.
a) Qual é a base da ética schopenhaueriana?
1. a) De acôr-do com a entrevistada, a base da ética schopenhaueriana é a igualdade radical entre todos os sêres.
b) Essa ética se baseia em quê sentimento? E o quê ele possibilita?
MP
c) Quais são as forças em conflito entre a base das ações éticas e a base de todo sêr humano, segundo Schopenhauer?
1. c) As forças em conflito são o egoísmo, base de todo sêr humano, e a compaixão, quê néega a própria vontade individual e faz com quê o indivíduo se coloque no lugar do outro.
2. De quê maneira a ética de Schopenhauer se alinha à tese defendida pela autora da redação nota mil quê você leu em relação à formação das pessoas no Brasil?
2. Ao guardar a noção de quê a vida em ssossiedade deve se basear na igualdade entre os sêres, fica claro quê, de acôr-do com a ética de Schopenhauer, toda pessoa deve encontrar na ssossiedade a satisfação de suas necessidades e quê não há justificativas para sobrepor quaisquer argumentos a esse. Desse modo, fazem parte da formação dos indivíduos ações éticas quê busquem a satisfação para todas as pessoas quê vivem em ssossiedade.
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LINGUAGEM EM FOCO
Artigo definido e indefinido e a precisão nas informações
Estratégias didáticas nas Orientações do professor.
Releia, a seguir, a redação reproduzida anteriormente e obissérve os trechos destacados.
Na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, o realista Machado de Assis expõe, por meio da repulsa do personagem principal em relação à deficiência física (ela era “coxa”), a maneira como a ssossiedade brasileira trata os deficientes. Atualmente, mesmo após avanços nos direitos dêêsses cidadãos, a situação de exclusão e preconceito permanéce e se reflete na precária condição da educação ofertada aos surdos no País, a qual é responsável pela dificuldade de inserção social dêêsse grupo, especialmente no ramo laboral.
Convém ressaltar, a princípio, quê a má formação socioeducacional do brasileiro é um fator determinante para a permanência da precariedade da educação para deficientes auditivos no País [...]. Isso, consoante ao pensamento de A. Schopenhauer de quê os limites do campo da visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo quê a cerca, ocorre porque a educação básica é deficitária e pouco prepara cidadãos no quê tange ao respeito às diferenças. Tal fato se reflete nos ínfimos investimentos governamentais em capacitação profissional e em melhor estrutura física, medidas quê tornariam o ambiente escolar mais inclusivo para os surdos.
Em consequência díssu, os deficientes auditivos encontram inúmeras dificuldades em variados âmbitos de suas vidas. Um exemplo díssu é a difícil inserção dos surdos no mercado de trabalho, devido à precária educação recebida por eles e ao preconceito intrínseco à ssossiedade brasileira. [...]
1 Em relação ao primeiro parágrafo, responda:
a) Qual é a expressão com quê a autora caracteriza Machado de Assis?
1. a) A expressão “o realista”.
b) O artigo utilizado nessa expressão é definido ou indefinido? Justifique.
1. b) Definido, pois especifica o substantivo realista.
c) Os artigos podem sêr contraídos com algumas preposições. Que exemplos podemos retirar dessa primeira parte do texto?
1. c) Na, da, do, à, nos, pela, no.
2 Analise o uso dos artigos para expressar a precisão nas informações no início do segundo parágrafo:
a) Qual é o efeito de sentido do uso do artigo definido a em “a má formação sócio-cultural do brasileiro”?
MP
b) Que sentido o artigo indefinido um confere à frase em quê está inserido?
2. b) O artigo indefinido um confere à frase o sentido de quê há vários outros possíveis fatores quê contribuem para a permanência da precariedade da educação voltada a pessoas surdas.
3 No trecho, por quê a autora utilizou o artigo indefinido em vez do artigo definido?
MP
4 Como os artigos definidos empregados nas expressões conferem precisão à informação do texto analisado?
MP
Em textos dissertativo-argumentativos, como é o gênero redação do enêm, é fundamental prestar atenção ao uso dos artigos definidos e indefinidos, pois essa classe de palavras contribui significativamente para a precisão e a coesão do texto, possibilitando o desenvolvimento da argumentação, ora especificando e dando ênfase a um aspecto do tema, ora generalizando ou indicando a ideia de possibilidade ou multiplicidade de fatores envolvidos na discussão.
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PRODUÇÃO DE TEXTO
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
#aquecimento
O uso dos artigos na precisão das informações
1. Leia, a seguir, o parágrafo de introdução de outra redação sobre o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Ônu promulgou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual assegura, em plano internacional, a igualdade e a dignidade da pessoa humana. Entretanto, no Brasil, há falhas na aplicação do princípio da isonomia no quê tange à inclusão de pessoas com deficiência auditiva. Consequentemente, a formação educacional é comprometida, o quê pressupõe uma análise acerca dos entraves quê englobam esta problemática.
SILVA, Eduarda Judith Dias Jacome. [Redação do Enem]. In: BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Redação no enêm 2018: cartilha do participante. Brasília, DF: Inep/MEC, 2018. p. 39. Disponível em: https://livro.pw/pncok. Acesso em: 3 set. 2024.
a) Que estratégia foi utilizada para realizar a introdução da redação do enêm?
1. a) Foi utilizada uma introdução por fato, retomando um dado contexto histórico.
b) Considerando a situação de produção da redação, por quê o uso dos artigos em destaque se mostra favorável?
1. b) O uso dos artigos definidos mostra-se favorável, pois reforça o caráter objetivo do texto, algo esperado em textos argumentativos em geral e na própria redação do enêm.
c) No trecho, há uso de um único artigo indefinido. O quê justifica esse uso no trecho apresentado?
MP
2. Considerando suas respostas à atividade 1, elabore no caderno um parágrafo argumentativo quê dê continuidade a essa introdução. Ao produzir essa continuidade, faça uso de artigos definidos e indefinidos, de acôr-do com o sentido pretendido.
MP
3. Releia o parágrafo elaborado por você.
a) Faça um levantamento dos artigos definidos e indefinidos empregados e destaque-os.
3. a) Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes identifiquem todos os artigos definidos e indefinidos quê empregam no texto quê produziram.
b) Considerando o levantamento realizado, é possível quê haja predomínio de um dos tipos de artigo. Isso ocorreu em seu texto? Explique.
MP
c) Considerando o sentido produzido pelo uso dos artigos definidos e indefinidos, é possível afirmar quê esse efeito se restringe a textos mais voltados à esféra do argumentar? Explique.
3. c) Professor, espera-se quê os estudantes infiram quê não, pois independentemente da esféra discursiva, o uso dos artigos definidos e indefinidos conecta-se à expressão de precisão ou imprecisão.
#naprática
Mapa mental
Depois de ter lido uma proposta de redação e uma redação nota mil do enêm e de ter analisado aspectos de linguagem relacionados a possibilidades de introdução da redação, você vai organizar o quê aprendeu em um mapa mental.
Esse gênero é uma ferramenta útil de estudo e póde sêr feito à mão ou por meio de um programa ou aplicativo digital. Em geral, o mapa mental é compôzto de palavras-chave, expressões e frases curtas, além de cores diversas para destacar os principais pontos abordados.
Antes de planejar sua produção, você lerá um exemplo dêêsse gênero para, então, criar um mapa mental sobre tipos de introdução da redação do enêm.
Página cinquenta e sete
O mapa mental é um diagrama estruturado quê visa à gestão de informações, conhecimento, memorização e aprendizado. Usado para organizar visualmente informações de maneira associativa, nele podem sêr incluídos conceitos-chave de uma área de conhecimento, ideias ou tarefas. Trata-se de uma ferramenta excelente para revisar conteúdos, sistematizar conhecimentos, gerar ideias ou organizar projetos. Além díssu, é estruturado em uma hierarquia radial (similar aos ramos de uma árvore), ordenando os aspectos dos mais genéricos aos mais específicos. A diferenciação e o agrupamento dos temas são marcados pelo uso de diferentes cores, em quê tópicos semelhantes recebem cores idênticas.
Planejar
1. Liste algumas possibilidades de introdução do gênero redação do enêm. Se necessário, faça uma pesquisa.
2. Com base no tema propôsto, defina os subtópicos do mapa mental.
3. Defina qual será a ferramenta digital utilizada na produção do mapa. Existem softwares especializados para a elaboração de mapas mentais e alguns sáites oferecem essa possibilidade gratuitamente.
4. Lembre-se de não poluir o mapa com excésso de informações: deixe espaços em branco para tornar o visual agradável e legível.
O MUNDO E EU
Diversidade e inclusão
As formas de atuação na ssossiedade são variadas e refletem a complexidade das interações humanas, o quê reforça o debate sobre diversidade e inclusão. Historicamente, no contexto educacional, essas noções são essenciais para um ambiente de aprendizado igualitário e respeitoso. Nesse sentido, a educação desempenha papel fundamental na construção de uma ssossiedade mais justa e inclusiva, capacitando os indivíduos a entender os desafios contemporâneos e a agir sobre eles. Converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. De quê modo o estudo das formas de introdução no gênero redação do enêm e a elaboração de um mapa mental podem contribuir para estimular o pensamento crítico e reflexivo?
1. O estudo das formas de introdução no gênero redação do enêm e a elaboração de um mapa mental não só aprimoram as habilidades de escrita dos estudantes, como também estimulam o pensamento crítico e reflexivo, ao desafiá-los a pensar de maneira estratégica sobre determinado tema.
2. por quê a discussão de diferentes teses para os problemas sociais, nos diversos gêneros textuais em circulação na ssossiedade, é importante para a promoção de respeito e tolerância?
2. A diversidade de teses contribui para um debate mais rico e complékso sobre os problemas sociais existentes na ssossiedade. Isso ajuda os leitores a se colocarem no lugar do outro, desenvolvendo empatia e compreendendo experiências e opiniões alheias. Além díssu, quando diferentes teses são apresentadas e discutidas em variados gêneros textuais, cria-se um espaço para o diálogo construtivo.
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DE OlHO NA lINGUAGEM
O uso dos artigos e dos substantivos na estrutura paralelística
O paralelismo é uma técnica quê torna a leitura mais fluida e agradável. Ele ocorre quando há semelhança entre duas ou mais palavras, termos ou ideias quê apresentam uma relação de continuidade e de concatenação de ideias. Portanto, o uso dos artigos e dos substantivos na estrutura paralelística é fundamental e contribui para a progressão textual.
Exemplo 1
A deficiência na implementação de políticas públicas e a insuficiência de programas de apôio comprometem a inclusão educacional dos alunos surdos.
Exemplo 2
A escassez de recursos financeiros para a educação e a limitação de investimentos em infraestrutura escolar prejudicam o avanço educacional de surdos.
1. Nos exemplos, foram empregados artigos e substantivos na estrutura paralelística. Justifique esse uso.
MP
2. Identifique duas estruturas paralelísticas no mapa mental da página anterior.
MP
3. Avalie o papel do paralelismo como técnica capaz de melhorar a retenção de informações.
MP
Produzir
1. Faça uma primeira versão do mapa mental, lembrando-se de utilizar a norma-padrão da língua portuguesa.
2. Insira o tópico central no meio da página para facilitar a expansão das ideias em torno dele.
3. Sistematize ao redor do tópico central as informações quê foram colhidas na etapa do planejamento.
4. Inclua linhas quê conectem o tema central aos subtópicos.
5. Use palavras-chave ou frases curtas para representar cada subtópico. Na elaboração do texto, utilize estruturas paralelísticas. No nível morfológico e sintático da língua, esses usos são essenciais para manter a simetria entre os tópicos.
6. Adicione, se necessário, sub-ramificações aos subtópicos para incluir dêtálhes, exemplos ou informações adicionais.
7. Apresente as informações d fórma hierárquica, isto é, com informações mais detalhadas se ramificando a partir das mais gerais.
8. Utilize diferentes cores para tema central, subtópicos e sub-ramificações, a fim de facilitar a visualização do mapa mental.
Revisar
1. Verifique se o tópico central foi inserido no meio da página.
2. Garanta quê o tópico central esteja conectado a subtópicos relacionados a ele.
3. Cheque se você usou palavras-chave ou frases curtas para representar cada subtópico.
4. Avalie se você adicionou eventuais sub-ramificações aos subtópicos.
5. Veja se utilizou diferentes cores para tema central, subtópicos e sub-ramificações a fim de facilitar a visualização.
6. Verifique se utilizou os artigos para expressar o sentido pretendido.
7. Observe se utilizou estrutura paralelística a fim de contribuir com a organização das informações.
Avaliar, reescrever e compartilhar
Após revisar sua produção e verificar se os itens indicados foram cumpridos, reelabore o mapa mental, realizando as alterações necessárias. Em seguida, sôbi a orientação do professor e d fórma coletiva, compartilhe os textos digitalmente e converse com os côlégas sobre os recursos estruturais e linguísticos escolhidos pela turma.
Página cinquenta e nove
Formas de conduzir: tipos de argumento
Ao apresentar informações, fatos e opiniões ao longo da redação do enêm, é preciso realizar escôlhas lingüísticas a fim de convencer os leitores, isto é, os membros da banca avaliadora dêêsse exame. Por isso, agora você vai aprender sobre as possibilidades de elaboração de argumentos nesse gênero.
LEITURA EM PAUTA
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
A seguir, você vai ler a proposta do enêm 2014 e, na sequência, uma redação quê obteve nota mássima de acôr-do com a avaliação da banca corretora. O tema da redação daquele ano foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Você já debateu esse tema com alguém?
Texto 1
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Publicidade infantil em questão no Brasil, apresentando proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, d fórma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
A aprovação, em abril de 2014, de uma resolução quê considera abusiva a publicidade infantil, emitida pelo Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), deu início a um verdadeiro cabo de guerra envolvendo ônguis de defesa dos direitos das crianças e setores interessados na continuidade das propagandas dirigidas a esse público. Elogiada por pais, ativistas e entidades, a resolução estabelece como abusiva toda propaganda dirigida à criança quê tem “a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço” e quê utilize aspectos como dêzê-nhôs animados, bonecos, linguagem infantil, trilhas sonóras com temas infantis, oferta de prêmios, brindes ou artigos colecionáveis quê tênham apelo às crianças. Ainda há dúvidas, porém, sobre como será a aplicação prática da resolução. E associações de anunciantes, emissoras, revistas e de empresas de licenciamento e fabricantes de produtos infantis criticam a medida e dizem não reconhecer a legitimidade constitucional do Conanda para legislar sobre publicidade e para impor a resolução tanto às famílias quanto ao mercado publicitário. Além díssu, defendem quê a autorregulamentação pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) já seria uma forma de controlar e evitar abusos.
IDOETA, P. A.; BARBA, M. D. A publicidade infantil deve sêr proibida? Disponível em: https://livro.pw/vyhbc. Acesso em: 23 maio 2014 (adaptado).
TEXTO II
Disponível em: https://livro.pw/dopjx. Acesso em: 24 jun. 2014 (adaptado).
Página sessenta
TEXTO III
Precisamos preparar a criança, desde pequena, para receber as informações do mundo exterior, para compreender o quê está por trás da divulgação de produtos. Só assim ela se tornará o consumidor do futuro, aquele capaz de saber o quê, como e por quê comprar, ciente de suas reais necessidades e consciente de suas responsabilidades consigo mesma e com o mundo.
SILVA, A. M. D.; Vasconcélos, L. R. A criança e o marketing: informações essenciais para proteger as crianças dos apelos do marketing infantil. São Paulo: Summus, 2012 (adaptado).
INSTRUÇÕES:
• O rascunho da redação deve sêr feito no espaço apropriado.
• O texto definitivo deve sêr escrito à tinta preta, na fô-lha própria, em até 30 linhas.
• A redação quê apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação quê:
• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sêndo considerada “insuficiente”.
• fugir ao tema ou quê não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
• apresentar proposta de intervenção quê desrespeite os direitos humanos.
• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema propôsto.
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. próva de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. próva de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Caderno 5, Amarelo, enêm 2014. p. 2. Disponível em: https://livro.pw/tqrex. Acesso em: 4 set. 2024.
Texto 2
Publicidade infantil: um desafio ético e político
“O progresso roda constantemente sobre duas engrenagens. Faz andar uma coisa esmagando sempre alguém”. A frase, do escritor e pensador francês vítor Hugo, exprime a ideia de quê o sistema capitalista funciona baseando-se na exploração constante dos indivíduos. Analisando esse conceito atrelado à conjuntura atual, nota-se quê a publicidade direcionada às crianças, no Brasil, possui um caráter predatório, funcionando como meio de criação de futuros consumistas e explorando a relativa facilidade de se persuadir uma criança, através do uso de elemêntos do universo infantil.
A necessidade de criação de uma lei só existe quando um conceito de ética quê já deveria sêr parte do senso comum é ausente. Dessa forma, nota-se quê a criação de leis quê proíbem ou normatizam a publicidade infantil nos países considerados desenvolvidos revela quê esse setor da mídia não age de maneira ética. Isso se deve ao fato de quê, com o advento do Neoliberalismo, houve a necessidade de difusão do consumismo, e a publicidade, como a principal forma de imposição dêêsse ideal, passou a explorar a ingenuidade do imaginário infantil para adaptar as crianças a esse formato, incentivando sempre o desejo.
O resultado dêêsse processo é a criação de uma infância voltada para o consumo. As crianças, alienadas pela mídia, são incorporadas ao capitalismo antes mesmo de possuírem consciência e discernimento para compreen-dê-lo. Suas vidas passam a sêr ditadas pêlos desejos quê lhes foram impostos, tornando tudo – inclusive as datas comemorativas, as quais perdem seu sentido – uma forma de exigir produtos. Essas crianças, sem conceito de real necessidade, crescem para se tornarem adultos egoístas, totalmente submissos ao capitalismo e utilitaristas, estabelecendo como objetivo maior o acúmulo de capitais, visando à satisfação dos desejos e transmissão dêêsses ideais aos seus filhos.
O Estado, como defensor dos direitos da população e do bem-estar social, deve criar leis quê impeçam a dominação das crianças pelo consumismo, impedindo a associação entre produtos e elemêntos atrativos a elas. Deve-se utilizar da educação, principal elemento transformador da ssossiedade, para criar nas crianças o discernimento entre o frívolo e o necessário, coibindo o egoísmo e estimulando a solidariedade. A ssossiedade, por sua vez, deve conscientizar-se, limitando o consumo das crianças para impedir o desenvolvimento da cultura de consumo. Dessa forma, será possível criar um corpo social ético, harmonioso e saudável.
MOLINA, Leandro Henrique Siqueira. Publicidade infantil: um desafio ético e político. In: enêm: confira redações nota mil de 2014. O glôbo, Rio de Janeiro, 4 out. 2019. Disponível em: https://livro.pw/dlpwm. Acesso em: 4 set. 2024.
Página sessenta e um
Pensar e compartilhar
1. Em “Textos motivadores”, são apresentados três textos aos participantes. Acerca do primeiro texto motivador, responda:
a) Ele trata da aprovação, em abril de 2014, de uma resolução pelo Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) quê considera abusiva a publicidade dirigida ao público infantil. Qual foi a consequência da aprovação dessa resolução?
MP
b) por quê a resolução do Conanda considera quê a publicidade infantil é abusiva?
MP
c) Levante hipóteses: de quê forma dêzê-nhôs animados, bonecos, linguagem infantil, trilhas sonóras com temas infantis, ofertas de prêmios, brindes ou artigos colecionáveis podem incentivar o consumismo nas crianças?
MP
Os recursos persuasivos estão presentes em diversos gêneros textuais, incluindo os textos publicitários, pois estes têm a função de vender produto ou serviço ou promover a adesão a uma ideia, criando uma necessidade ou influenciando uma atitude no público-alvo.
2. O segundo texto motivador, quê explora elemêntos verbais e não verbais, foi publicado em um jornál de grande circulação, embora tenha como fontes originais a hó ême ésse e o Conar.
a) Qual é o significado dessa sigla e dêêsse acrônimo, respectivamente?
2. a) A sigla hó ême ésse significa Organização Mundial da Saúde e o acrônimo Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.
b) Considerando elemêntos como construção composicional, conteúdo temático e estilo, de quê gênero textual estamos tratando? Justifique.
2. b) De um infográfico, pois consiste em um recurso gráfico quê também apresenta informação.
No gênero proposta de redação do enêm, é muito comum constar, entre os textos motivadores, pelo menos um em cuja composição se utilizem a linguagem verbal e a não verbal, como o infográfico. Nesse sentido, além de reconhecer a forma composicional, o conteúdo temático e o estilo dêêsses gêneros, é preciso utilizar diferentes estratégias de leitura quê auxiliem na interpretação e na compreensão dêêsses textos. Na análise de infográficos, por exemplo, é necessário ficar atento ao título e à fonte de onde foram extraídas as informações.
3. Com base no terceiro texto motivador, qual é a importânssia de preparar as crianças desde cedo para compreender a divulgação de produtos por meio da publicidade?
3. Só assim elas se tornarão consumidores conscientes e críticos no futuro.
4. De quê maneira ocorre a transmissão de ideais consumistas de pais para filhos?
4. Crianças quê cresceram com valores consumistas tendem a criar os filhos com os mesmos princípios.
5. De acôr-do com a leitura do Texto 2, redação a quê foi atribuída nota mil, responda:
a) por quê o autor cita, na introdução, uma frase do escritor francês Victor Hugo?
MP
b) De forma metafórica, o quê a frase dêêsse escritor sugere e como ela se relaciona à abordagem temática realizada pelo candidato?
MP
A metáfora, muitas vezes, apresenta caráter argumentativo. Mesmo nos textos literários, em quê é geralmente empregada na construção de imagens e na ampliação de significados, ela auxilia na argumentação. Nos textos argumentativos, tem como objetivo principal o convencimento. Além díssu, a capacidade da metáfora de conectar razão e emoção faz dela uma ferramenta poderosa para fortalecer a argumentação, bem como para convencer e persuadir.
Página sessenta e dois
Possibilidades de elaboração de argumentos no gênero redação do enêm
6. Ao analisar a redação apresentada, qual é o argumento utilizado pelo autor para justificar a falta de ética na publicidade infantil?
MP
7. Segundo o autor, de quê maneira a mídia contribui para a criação de uma infância voltada ao consumo?
MP
8. Quais são as consequências, na vida adulta, de uma infância alienada pela mídia?
MP
9. É possível afirmar quê o autor apresentou informações, fatos e opiniões ao longo do texto? Justifique.
MP
10. Leia alguns tipos de argumento retirados da redação analisada anteriormente. Em seguida, relacione-os aos comentários sobre a argumentação do texto, indicados por algarismo romano. Por fim, justifique sua resposta.
MP
( ) Autoridade. ( ) Causa e consequência. ( ) Fato. ( ) Comparação.
I. Há uma comparação implícita entre a regulamentação da publicidade infantil em países desenvolvidos, onde foram estabelecidas leis, e a ausência de ética em países quê ainda não dispõem de tais legislações. Isso evidên-cía a necessidade de implementar regulamentações para proteger as crianças da exploração.
II. A redação destaca a chegada do neoliberalismo e seu papel ao intensificar a disseminação do consumismo, sugerindo quê as mudanças econômicas e políticas resultaram na exploração da ingenuidade infantil pela publicidade.
III. O autor sustenta quê a publicidade infantil é predatória e contribui para formár uma infância orientada para o consumo. Como resultado, as crianças são moldadas para quê se tornem futuras consumidoras, em virtude de sua exposição à mídia e ao sistema capitalista.
IV. O texto menciona Victor Hugo para sustentar a ideia de quê o progresso capitalista depende da exploração dos indivíduos, fornecendo um fundamento robusto para o argumento sobre a exploração promovida pela publicidade infantil.
Conforme estudado na primeira unidade, existem várias possibilidades para desenvolver a argumentação nos textos. Na redação analisada, o percurso argumentativo deixa evidentes o raciocínio defendido pelo participante e o uso de alguns tipos de argumento: de autoridade, de causa e consequência, por fato e por comparação.
11. É possível afirmar quê, do ponto de vista estrutural, a quantidade de parágrafos utilizados no desenvolvimento do texto está adequada? Justifique.
MP
EU E O MUNDO
O desenvolvimento socioemocional infantil
Os textos lidos apresentam diversas informações e kestões relacionadas ao universo infantil. Considerando o quê você leu e as reflekções feitas até o momento, converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. Na infância, como foi sua relação com a exposição a conteúdos midiáticos e publicitários? Você acredita quê essa exposição póde influenciar o desenvolvimento socioemocional infantil? Comente.
MP
2. De quê forma você póde contribuir para diminuir o impacto do consumismo na vida das crianças?
MP
Página sessenta e três
Operadores argumentativos na construção textual
12. Leia um trecho de outra redação do enêm e analise o encadeamento dos argumentos.
Em primeiro lugar, nota-se quê as propagandas voltadas ao público mais jovem podem influir nos hábitos alimentares, podendo alterar, consequentemente, o desenvolvimento físico e a saúde das crianças. Os brindes quê acompanham as refeições infantis ofertados pelas grandes rêdes de lanchonetes, por exemplo, aumentam o consumo de alimentos muito calóricos e prejudiciais à saúde pelas crianças, interessadas nos prêmios. Esse aumento da ingestão de alimentos pouco saudáveis póde acarretar o surgimento precoce de doenças como a obesidade.
Em segundo lugar, observa-se quê a publicidade infantil é um estímulo ao consumismo desde a mais tenra idade. O consumo de brinquedos e aparelhos eletrônicos modifica os hábitos comportamentais de muitas crianças quê, para conseguir acompanhar as novas brincadeiras dos côlégas, pedem presentes cada vez mais caros aos pais. Quando esses não podem comprá-los, as crianças podem sêr vítimas de piadas maldosas por parte dos outros, podendo também sêr excluídas de determinados círculos de amizade, o quê prejudica o desenvolvimento emocional e psicológico delas.
Em decorrência díssu, cabe ao govêrno Federal e ao terceiro setor a tarefa de reverter esse qüadro. O terceiro setor – compôzto por associações quê buscam se organizar para conseguir melhorias na ssossiedade – deve conscientizar, por meio de palestras e grupos de discussão, os pais e os familiares das crianças para quê discutam com elas a respeito do consumismo e dos males díssu. Por fim, o Estado deve regular os conteúdos veiculados nas campanhas publicitárias, para quê essas não tentem convencer pessoas quê ainda não têm o senso crítico desenvolvido. Além díssu, ele deve multar as empresas publicitárias quê não respeitarem suas determinações. Com esses atos, a publicidade infantil deixará de sêr tão prejudicial e as crianças brasileiras poderão crescer e se desenvolver d fórma mais saudável.
ARAÚJO, Antônio Ivan. [Redação do Enem.] In: LEIA redações do enêm quê tiraram nota mássima no exame de 2014. G1, [s. l.], 21 abr. 2015. Disponível em: https://livro.pw/ishpj. Acesso em: 19 set. 2024.
a) Que recurso é usado para encadear os argumentos? por quê esse recurso aparece em parágrafos diferentes?
MP
b) O terceiro parágrafo é introduzido pela expressão Em decorrência díssu. A quê ela se refere? Que sentido ela opera em relação ao quê é referido?
MP
c) No primeiro parágrafo, qual é a intenção de mencionar os brindes quê acompanham as refeições infantis em grandes lanchonetes? Que expressão é usada para denotar essa intenção?
12. c) A intenção é de exemplificação, denotada pela expressão por exemplo.
d) No terceiro parágrafo, o quê motiva o uso da expressão Além díssu?
MP
O encadeamento dos argumentos é favorecido pêlos operadores argumentativos, elemêntos coesivos quê estabelecem uma ampla variedade de relações. O uso correto dêêsses recursos implica a adequação deles à intenção desejada. A nota mássima na redação do enêm prevê o uso correto de ao menos dois operadores argumentativos interparágrafos (entre os parágrafos) e um intraparágrafo (dentro do parágrafo).
Página sessenta e quatro
LINGUAGEM EM FOCO
Os pronômes demonstrativos na promoção de coesão textual
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Releia a seguir um trecho da redação reproduzida anteriormente e responda às kestões.
“O progresso roda constantemente sobre duas engrenagens. Faz andar uma coisa esmagando sempre alguém”. A frase, do escritor e pensador francês vítor Hugo, exprime a ideia de quê o sistema capitalista funciona baseando-se na exploração constante dos indivíduos. Analisando esse conceito atrelado à conjuntura atual, nota-se quê a publicidade direcionada às crianças, no Brasil, possui um caráter predatório, funcionando como meio de criação de futuros consumistas e explorando a relativa facilidade de se persuadir uma criança, através do uso de elemêntos do universo infantil.
A necessidade de criação de uma lei só existe quando um conceito de ética quê já deveria sêr parte do senso comum é ausente. Dessa forma, nota-se quê a criação de leis quê proíbem ou normatizam a publicidade infantil nos países considerados desenvolvidos revela quê esse setor da mídia não age de maneira ética. Isso se deve ao fato de quê, com o advento do Neoliberalismo, houve a necessidade de difusão do consumismo, e a publicidade, como a principal forma de imposição dêêsse ideal, passou a explorar a ingenuidade do imaginário infantil para adaptar as crianças a esse formato, incentivando sempre o desejo.
O resultado dêêsse processo é a criação de uma infância voltada para o consumo. As crianças, alienadas pela mídia, são incorporadas ao capitalismo antes mesmo de possuírem consciência e discernimento para compreen-dê-lo. Suas vidas passam a sêr ditadas pêlos desejos quê lhes foram impostos, tornando tudo – inclusive as datas comemorativas, as quais perdem seu sentido – uma forma de exigir produtos. [...]
1 Em relação ao primeiro parágrafo, responda:
MP
a) Que ideia o pronome demonstrativo retoma?
b) Considerando quê essa relação de coesão referencial ocorreu no próprio texto, trata-se de uma referenciação intra ou extratextual? Justifique.
2 Explique por quê a expressão destacada contribui para a coesão referencial dêêsse trecho.
2. A expressão dessa forma contribui para a coesão referencial ao retomar as ideias já apresentadas no trecho, conectando-as à conclusão do argumento. Ela atua como um elo entre as ações sugeridas para o Estado, a educação, a ssossiedade e o objetivo final de construir “um corpo social ético, harmonioso e saudável”, como mencionado ao final da redação.
3 No trecho destacado, de quê forma o pronome isso contribui para a referenciação?
MP
4 A expressão destacada retoma um termo ou ideia mencionado anteriormente ou posteriormente no texto?
MP
5 Uma vez quê a palavra texto dêríva do latim textum (tecido, entrelaçamento), de quê modo a referenciação por meio de pronômes contribui para a textualidade?
5. A referenciação contribui para a textualidade na medida em quê promove a coesão e confere fluidez ao texto, evitando, por exemplo, a repetição de termos.
O gênero redação do enêm exige quê elemêntos coesivos estejam aplicados em toda a redação. Além díssu, deve havêer raras ou nenhuma repetição de palavras e expressões. Os pronômes demonstrativos permitem a criação de um sistema de referenciação fundamental para a coesão e a coerência e, assim, para a atribuição de sentidos na leitura.
Página sessenta e cinco
PRODUÇÃO DE TEXTO
#aquecimento
O uso de pronômes no processo de referenciação
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Releia agora a parte relativa ao desenvolvimento da redação.
A necessidade de criação de uma lei só existe quando um conceito de ética quê já deveria sêr parte do senso comum é ausente. Dessa forma, nota-se quê a criação de leis quê proíbem ou normatizam a publicidade infantil nos países considerados desenvolvidos revela quê esse setor da mídia não age de maneira ética. Isso se deve ao fato de quê, com o advento do Neoliberalismo, houve a necessidade de difusão do consumismo, e a publicidade, como a principal forma de imposição dêêsse ideal, passou a explorar a ingenuidade do imaginário infantil para adaptar as crianças a esse formato, incentivando sempre o desejo.
O resultado dêêsse processo é a criação de uma infância voltada para o consumo. As crianças, alienadas pela mídia, são incorporadas ao capitalismo antes mesmo de possuírem consciência e discernimento para compreen-dê-lo. Suas vidas passam a sêr ditadas pêlos desejos quê lhes foram impostos, tornando tudo – inclusive as datas comemorativas, as quais perdem seu sentido – uma forma de exigir produtos.
1. Segundo os argumentos apresentados, como as datas comemorativas são afetadas pela publicidade infantil?
MP
2. A quem o pronome lhes se refere em “Suas vidas passam a sêr ditadas pêlos desejos quê lhes foram impostos”?
2. O pronome lhes refere-se às crianças.
3. Na frase “a criação de leis quê proíbem ou normatizam a publicidade infantil nos países considerados desenvolvidos”, a quê termo se refere o pronome relativo quê?
3. O pronome quê se refere ao termo leis.
4. O uso dos pronômes na exposição dos argumentos promove a coesão textual? Comente.
MP
Além dos pronômes demonstrativos, outros tipos de pronômes, como os pessoais, os possessivos e os relativos, contribuem para a coesão textual no processo de referenciação em um texto.
5. reescrêva no caderno os trechos a seguir, preenchendo as lacunas com pronômes quê garantam a coesão textual.
I. A publicidade infantil no Brasil tem sido alvo de discussões intensas em razão do impacto quê causa nas crianças. A exposição constante a anúncios direcionados póde fazer com quê _____ desenvolvam desejos e necessidades quê não são realmente _____. Para combater _____ problema, é necessário quê as leis restrinjam a forma como _____ publicidade é veiculada, garantindo quê _____ respeite a integridade das crianças.
II. Quando se fala em regulamentar a publicidade infantil, muitos argumentam quê _____ é uma forma de proteger as crianças da manipulação. Entretanto, também é importante considerar a liberdade comercial das empresas. A solução póde estar em encontrar um equilíbrio, em quê _____ regulamentações sêjam aplicadas de maneira a proteger as crianças, sem prejudicar os direitos dos anunciantes.
5. Respostas: I. elas / seus / esse / essa / ela. II. isso / essas.
Página sessenta e seis
#naprática
Simulado da redação do enêm
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Agora, você vai produzir uma redação quê atenda à proposta a seguir.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve sêr feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve sêr escrito à tinta, na fô-lha própria, em até 30 linhas.
3. A redação quê apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação quê:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sêndo considerada “texto insuficiente”;
4.2. fugir ao tema ou quê não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema propôsto.
TEXTO I
Vários países estão unidos no combate ao trabalho infantil
No dia 20 de novembro de 1959, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a “Declaração dos Direitos da Criança”. Em 1989, a Assembleia das Nações Unidas adotou a “Convenção sobre os Direitos da Criança” quê, entre outros assuntos, determinou a proteção da criança contra a exploração econômica bem como contra a realização de qualquer trabalho quê possa sêr perigoso ou interferir em sua educação, ou quê seja nocivo para sua saúde ou para seu desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral ou social. Afirmou, ainda, quê os países devem definir uma idade mínima para admissão em empregos, bem como seus horários e condições. Essa Convenção foi ratificada pelo Brasil em 1990. De grande importânssia também é a Convenção 182 de 1999, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) quê foi ratificada em 2000 pelo Brasil e dispôs sobre a proibição das piores formas de trabalho infantil, apontando atividades cuja realização é proibida para crianças com menos de 18 anos de idade e determinando a urgência na sua eliminação. E outra de igual relevância é a Convenção 138 de 1973 da OIT, quê foi ratificada em 2002 pelo Brasil e define a imposição de uma idade mínima para o emprego ou trabalho levando em consideração, dentre outros fatores, a escolaridade obrigatória e a proteção à saúde e à segurança da criança.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Saiba tudo sobre o trabalho infantil. Brasília, DF: MTE, 2022. Disponível em: https://livro.pw/bidnt. Acesso em: 5 set. 2024.
TEXTO II
NERY, Carmen; CABRAL, Umberlândia; SZPIZ, Helga (ár-te). De 2019 para 2022, trabalho infantil aumentou no país. Agência hí bê gê hé, [s. l.], 20 dez. 2023. Disponível em: https://livro.pw/txgrn. Acesso em: 5 set. 2024.
Página sessenta e sete
TEXTO III
Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei número 8.069, de 13 de julho de 1990.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da ssossiedade em geral e do pôdêr público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
BRASIL. Lei número 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1990. Disponível em: https://livro.pw/wyxmg. Acesso em: 5 set. 2024 (fragmento).
TEXTO IV
CAMPANHA lança olhar para a invisibilidade do trabalho infantil no Brasil. Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), [s. l.], 5 jun. 2024. Disponível em: https://livro.pw/wypng. Acesso em: 5 set. 2024.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base em seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para combater o trabalho infantil no Brasil”. Apresente e organize argumentos e informações com coerência e coesão e apresente uma proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos.
Planejar
1. Com base na coletânea ofertada, verifique as possibilidades de abordagem em relação ao tema propôsto.
2. De acôr-do com seu repertório, selecione referências quê extrapolem a coletânea e possam sêr utilizadas para a construção dos argumentos: citações de filósofos, conceitos da Sociologia, textos literários, definições, informações históricas, entre outros.
3. Apoiando-se no tema propôsto, na análise da coletânea e nas possibilidades de repertório, articule-os e trace uma contextualização, um problema e uma tese a serem apresentados em sua redação.
4. Em seguida, escolha os argumentos quê darão suporte a seu ponto de vista e estabêlêça a relação deles com o problema exposto e a tese.
5. Verifique se o argumento selecionado apresenta fonte confiável, como livros ou estudos chancelados por universidades, institutos de pesquisa, entre outros. Caso as fontes não sêjam precisas, faça uma pesquisa a fim de verificar a procedência e a confiabilidade da informação.
6. Na conclusão do texto, elabore uma proposta de intervenção quê seja viável e factível, indicando o agente, a ação a sêr realizada, o modo/meio de executá-la e a finalidade de sua implementação.
O MUNDO E EU
Combate ao trabalho infantil
São muitos os acordos e os documentos legais quê buscam assegurar os direitos da criança e do adolescente. Em contrapartida, o trabalho infantil ainda é praticado na ssossiedade. Converse com a turma sobre a seguinte questão:
• Que medidas poderiam sêr tomadas para a erradicação do trabalho infantil?
Resposta pessoal. Os estudantes podem elencar algumas possíveis medidas, como o fortalecimento das equipes e dos órgãos de fiscalização e a promoção de campanhas educativas para quê a população identifique e denuncie esses casos.
Página sessenta e oito
Escrever
1. Faça um rascunho da redação. Ao redigi-lo, utilize a norma-padrão da língua portuguesa.
2. A fim de promover a coesão textual, elabore o texto usando pronômes e processos de referenciação.
3. Assegure-se de quê os elemêntos coesivos empregados estabeleçam a relação de sentido desejada.
DE OlHO NA lINGUAGEM
O uso de pronômes oblíqüos átonos
A colocação pronominal diz respeito à posição quê o pronome oblíquo ocupa em relação ao verbo. Na língua portuguesa, muitas vezes, esse pronome acompanha o verbo como objeto. Ele póde se posicionar antes, depois ou no meio do verbo. Os principais tipos de colocação pronominal são:
• Próclise: o pronome oblíquo é colocado antes do verbo.
Exemplo: Dito isso, a ssossiedade precisa desenvolver uma autonomia crítica, não se deixando influenciar pela indústria cultural.
• Mesóclise: o pronome oblíquo é colocado entre o prefixo e o verbo principal, geralmente com verbos no futuro do presente ou do pretérito.
Exemplo: Entregar-lhe-ia o presente se não tivéssemos nos desencontrado.
• Ênclise: o pronome oblíquo é posicionado após o verbo.
Exemplo: Amanhã, irei visitá-la.
1. Releia um trecho quê consta na seção #aquecimento.
Suas vidas passam a sêr ditadas pêlos desejos quê lhes foram impostos, tornando tudo – inclusive as datas comemorativas, as quais perdem seu sentido – uma forma de exigir produtos.
a) No trecho, o pronome lhes foi empregado antes de uma locução verbal. Justifique esse uso.
MP
b) Se utilizássemos a frase “Suas vidas passam a sêr ditadas pêlos desejos quê lhes foram impostos” na forma negativa, o pronome oblíquo permaneceria antes da locução verbal? Justifique.
MP
Revisar
1. Verifique se o parágrafo inicial apresenta o contexto, o problema e a tese.
2. Analise se os argumentos selecionados estão conectados ao problema e auxiliam na sustentação da tese.
3. Observe se a conclusão apresenta proposta de intervenção factível.
4. Avalie se os argumentos utilizados no texto extrapolam a coletânea apresentada.
5. Verifique se há indicação precisa das fontes em relação aos argumentos apresentados no texto.
6. Avalie se o texto está elaborado em escrita formal.
7. Veja se foram utilizados pronômes e outros recursos coesivos a fim de obtêr coesão textual.
8. Verifique se os elemêntos coesivos empregados estabelecem a relação de sentido desejada.
Avaliar, reescrever e compartilhar
Após revisar sua redação e verificar se os itens indicados foram cumpridos, reescreva-a realizando as alterações necessárias. Em seguida, sôbi a orientação do professor, compartilhe seu texto com os côlégas e conversem sobre o encaminhamento argumentativo escolhido pela turma.
Página sessenta e nove
Perspectivas em pauta: a proposta de intervenção
Na redação do enêm, a proposta de intervenção demonstra a capacidade de o participante propor uma solução para um problema de natureza social, científica, cultural ou política, respeitando os direitos humanos. Essa capacidade evidên-cía uma formação sólida, baseada em princípios democráticos, éticos e solidários.
LEITURA EM PAUTA
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Você vai ler, a seguir, mais duas redações do enêm, ambas sobre temas trabalhados nesta unidade e quê obtiveram a nota mássima segundo a banca avaliadora do Exame. A primeira, do enêm 2014, versa sobre “A publicidade infantil em questão no Brasil”, e a segunda, do enêm 2017, tem como tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Que propostas de intervenção elas podem ter apresentado?
Texto 1
A Revolução Industrial, ocorrida inicialmente na Inglaterra durante o século XVIII, trousse a necessidade de um mercado consumidor cada vez maior em função do aumento de produção. Para isso, o investimento em publicidade tornou-se um fator essencial para ampliar as vendas das mercadorias produzidas. Na ssossiedade atual, percebe-se as crianças como um dos focos de publicidade. Tal prática deve sêr restringida pelo Estado para garantir quê as crianças não sêjam persuadidas a comprar determinado produto.
A partir da mecanização da produção, o estímulo ao consumo tornou-se um fator primordial para a manutenção do sistema capitalista. De acôr-do com káur márquis, filósofo alemão do século XIX, para quê esse incentivo ocorresse, criou-se o fetiche sobre a mercadoria: constrói-se a ilusão de quê a felicidade seria alcançada a partir da compra do produto. Assim, as crianças tornaram-se um grande foco das empresas por não possuírem elevado grau de esclarecimento e por serem facilmente persuadidas a realizarem determinada ação.
Para atingir esse objetivo, as empresas utilizam da linguagem infantil, de personagens de dêzê-nhôs animados e de vários outros meios para atrair as crianças. O Conselho Nacional de Direitos de Criança e do Adolescente aprovou uma resolução quê considera a publicidade infantil abusiva, porém não há um direcionamento concreto sobre como isso vai ocorrer. É imprescindível uma maior rigidez do Estado sobre as campanhas publicitárias infantis, pois as crianças farão parte do mercado consumidor e devem sêr educadas para se tornarem consumidores conscientes.
Logo, o Estado deve estabelecer um limite para os comerciais voltados ao público infantil por meio da proibição parcial, quê estabelece horários de transmissão e faixas etárias. Além díssu, o uso de personagens de dêzê-nhôs animados em campanhas publicitárias infantis deve sêr proibido. Para efetivar as ações estatais, instituições como a família e a escola devem educar as crianças para consumirem apenas o quê é necessário. Apenas assim o consumo consciente poderá se realizar a médio prazo.
DUTRA, Júlia Néves Silva. [Redação do Enem]. In: LEIA redações do enêm quê tiraram nota mássima no exame de 2014. G1, [s. l.], 21 maio 2015. Disponível em: https://livro.pw/ishpj. Acesso em: 5 set. 2024.
Página setenta
Texto 2
Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão, assim a pedra retornava à base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta cotidiana dos deficientes auditivos brasileiros, os quais buscam ultrapassar as barreiras as quais os separam do direito à educação. Nesse contexto, não há dúvidas de quê a formação educacional de surdos é um desafio no Brasil o qual ocorre, infelizmente, devido não só à negligência governamental, mas também ao preconceito da ssossiedade.
A Constituição cidadã de 1988 garante educação inclusiva de qualidade aos deficientes, todavia o Poder Executivo não efetiva esse direito. Consoante Aristóteles no livro “Ética a Nicômaco”, a política sérve para garantir a felicidade dos cidadãos, logo se verifica quê esse conceito encontra-se deturpado no Brasil à medida quê a oferta não apenas da educação inclusiva, como também da preparação do número suficiente de professores especializados no cuidado com surdos, não está presente em todo o território nacional, fazendo os direitos permanecerem no papel.
Outrossim, o preconceito da ssossiedade ainda é um grande impasse à permanência dos deficientes auditivos nas escolas. Tristemente, a existência da discriminação contra surdos é reflexo da valorização dos padrões criados pela consciência coletiva. No entanto, segundo o pensador e ativista francês Michél Fucoul, é preciso mostrar às pessoas quê elas são mais livres do quê pensam para quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. Assim, uma mudança nos valores da ssossiedade é fundamental para transpor as barreiras à formação educacional de surdos.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para sêr desenvolvido nas escolas o qual promôva palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito do cotidiano e dos direitos dos surdos – uma vez quê ações culturais coletivas têm imenso pôdêr transformador – a fim de quê a comunidade escolar e a ssossiedade no geral – por conseguinte – conscientizem-se. Desse modo, a realidade distanciar-se-á do mito grego e os Sísifos brasileiros vencerão o desafio de Zeus.
OLIVEIRA, Thaís Fonseca lópes de. [Redação do Enem]. In: enêm 2017: leia redações nota mil. G1, [s. l.], 19 mar. 2018. Disponível em: https://livro.pw/ebcjw. Acesso em: 5 set. 2024.
Pensar e compartilhar
1. Como as autoras das redações introduziram os respectivos repertórios nos parágrafos iniciais, e de quê forma eles se conéctam com o tema de cada proposta?
MP
2. Os textos lidos demonstram domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, embora essa competência se manifeste de maneiras distintas. Com relação à linguagem utilizada, responda:
MP
a) A norma-padrão da língua portuguesa foi respeitada? Justifique.
b) Como o grau de formalidade contribui para o propósito comunicativo de cada redação?
c) O Texto 2 apresenta uma linguagem mais hermética, com uso de termos pouco correntes na língua. Quais são eles? Comente.
Página setenta e um
No gênero redação do enêm, é necessário demonstrar excelente domínio da norma-padrão da língua portuguesa e na escolha do registro apropriado. Desvios gramaticais ou das convenções da escrita são aceitos em casos excepcionais e quando não houver reincidência. Quanto à estrutura sintática, é importante analisar como as orações e os períodos do texto foram construídos, a fim de verificar se estão completos, se contribuem para a fluidez da leitura, entre outros aspectos relacionados à sintáksse.
HIPERLINK
No início do Texto 2, é realizada uma referência à mitologia grega. Os gregos buscavam, por meio de seus mitos, entender e dar sentido a temas como a origem da vida e a existência após a morte. No gênero redação do enêm, desde quê seja possível estabelecer conexões com o tema propôsto, você póde tecer relações intertextuais com histoórias não só da mitologia grega, como também de diversas culturas, a fim de tornar os argumentos mais consistentes e de traçar comparações ou exemplificações. A quantidade de mitologias é enorme e reflete a grande diversidade cultural quê existe no mundo. Com o objetivo de conhecê-las melhor e ampliar seu repertório, junte-se a dois côlégas, formando um trio, para realizar uma pesquisa sobre uma mitologia. Em seguida, compartilhem o quê pesquisaram com o restante da turma. Não deixem de anotar e apresentar as fontes de pesquisa para respaldar as informações quê coletarem.
3. As citações, tanto dirétas quanto indiretas, dêsempênham papel fundamental na construção da argumentação, pois fortalecem as ideias apresentadas. Você considera pertinentes ao tema das redações as citações indiretas realizadas pelas autoras? Explique.
MP
A apresentação de um repertório de prestígio atrelado ao tema da redação é essencial na construção da fôrça argumentativa do texto. Nesse sentido, a utilização de repertórios de prestígio – como referências a filósofos renomados, obras literárias, teorias científicas ou fatos históricos – eleva o nível de credibilidade do argumento. Para isso, é possível utilizar citação a uma informação ôbitída de outra fonte ou fazer referência a ela. A citação diréta póde ocorrer, por exemplo, na transcrição de um trecho de um autor; já a citação indireta, na apresentação das ideias de um autor com as palavras de quem escreve.
Proposta de intervenção na redação do enêm: os cinco elemêntos avaliados
4. Releia o último parágrafo do Texto 1.
Logo, o Estado deve estabelecer um limite para os comerciais voltados ao público infantil por meio da proibição parcial, quê estabelece horários de transmissão e faixas etárias. Além díssu, o uso de personagens de dêzê-nhôs animados em campanhas publicitárias infantis deve sêr proibido. Para efetivar as ações estatais, instituições como a família e a escola devem educar as crianças para consumirem apenas o quê é necessário. Apenas assim o consumo consciente poderá se realizar a médio prazo.
a) A autora apresenta uma proposta de intervenção para o problema abordado no texto, respeitando os direitos humanos? Comente.
MP
b) Conforme explicitado no parágrafo, qual é o papel do Estado na promoção do consumo consciente entre crianças?
4. b) O Estado é responsável por implementar políticas quê regulam a publicidade infantil.
Página setenta e dois
c) Por meio da análise da conclusão do texto, é possível inferir quê o uso de personagens de dêzê-nhôs animados em campanhas publicitárias póde contribuir para a não ocorrência de consumo consciente? Explique.
4. c) Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes respondam quê sim, pois, segundo o texto, “o uso de personagens de dêzê-nhôs animados em campanhas publicitárias infantis deve sêr proibido”.
d) Considerando a resposta dada aos itens anteriores, pode-se afirmar quê a autora apresentou pelo menos uma ação na proposta de intervenção quê compõe a redação? Comente.
MP
e) Na proposta de intervenção, o agente é o ator social quê realiza determinada ação. No texto lido, é apresentado pelo menos um agente? Se sim, identifique-o(s).
4. e) Sim. Os agentes apresentados foram o Estado, a família e a escola.
5. Agora, releia o último parágrafo do Texto 2.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para sêr desenvolvido nas escolas o qual promôva palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito do cotidiano e dos direitos dos surdos – uma vez quê ações culturais coletivas têm imenso pôdêr transformador – a fim de quê a comunidade escolar e a ssossiedade no geral – por conseguinte – conscientizem-se. Desse modo, a realidade distanciar-se-á do mito grego e os Sísifos brasileiros vencerão o desafio de Zeus.
a) Na proposta de intervenção, de quê modo a autora propõe resolver o problema?
MP
b) Qual é o efeito, ou seja, o resultado desejado, a sêr obtído com a implantação da ação proposta pela autora?
5. b) A conscientização da comunidade escolar e da ssossiedade de modo geral sobre o cotidiano e os direitos das pessoas surdas.
c) Além de apresentar o modo de resolver o problema e o resultado desejado, quê outra informação a autora adicionou para explicar a proposta de intervenção?
5. c) Ela adicionou a explicação de quê ações culturais coletivas têm imenso pôdêr transformador.
No gênero redação do enêm, é essencial apresentar uma proposta de intervenção diretamente relacionada ao tema, integrada à argumentação desenvolvida ao longo do texto e quê exponha uma ou mais formas de lidar com o problema levantado. Essa proposta sêrá avaliada conforme os parâmetros da competência V do exame (ver página 37). Ela precisa ser explícita e não póde sêr vaga. Para isso, deve sêr composta de acôr-do com uma estrutura quê responda às seguintes perguntas por meio dêstes cinco elemêntos: ação, agente, modo ou meio, efeito e detalhamento. A saber:
EU E O MUNDO
A publicidade e os projetos de vida
Os textos lidos apresentam discussões relacionadas a temas de relevância social. Considerando o quê você leu e as reflekções feitas sobre a importânssia de havêer regras e limites para a veiculação de peças publicitárias destinadas ao público infantil e sobre a necessidade de garantir formação educacional de qualidade para pessoas surdas no Brasil, converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. De quê forma as influências sócio-culturais, como campanhas publicitárias, impactam a formação de seu projeto de vida?
MP
2. Como o ambiente familiar póde influenciar os sonhos e as motivações de um jovem surdo?
MP
Página setenta e três
INTEGRANDO COM SOCIOLOGIA
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Inclusão social
Leia, a seguir, um trecho do texto jornalístico para responder às kestões.
O quê é inclusão social?
A inclusão social envolve todas as ações tomadas para integrar grupos marginalizados, como homossexuais, negros e pessoas com deficiência, no meio social.
[...]
Quais são os grupos mais afetados pela exclusão social?
Muitas pessoas sofrem com a exclusão social, mas quando analisamos o histórico e a formação social de países colonizados, como o Brasil, alguns grupos se destacam no processo de marginalização.
Entre eles, os negros e povos indígenas, quê foram marginalizados pelas ideologias racistas da época e pelas consequências do período escravocrata.
A homossexualidade e a transexualidade também sentem os impactos da exclusão social. Com anos de preconceito e repreensão do sistema legal em muitos países, o grupo LGBTQIA+ como um todo segue na luta por seus direitos.
Além deles, pessoas com deficiência ou qualquer tipo de limitação, seja física ou intelectual, também enfrentam desafios na ssossiedade. Neste caso, o problema está relacionado às condições de mobilidade urbana oferecidas.
Falta de rampas de acesso, piso tátil e calçadas esburacadas são alguns exemplos de obstáculos quê atrapalham a mobilidade de quem tem alguma limitação física.
Aqui, se encaixam também kestões de acesso à educação para pessoas com deficiência mental.
Considerando os grupos mais afetados pela exclusão social, a população de baixa renda, bem como pessoas em situação de rua, tende a ter maior dificuldade de acesso a serviços básicos de qualidade e oportunidades igualitárias.
INCLUSÃO social: entenda o quê é, importânssia, exemplos e como promover. CNN Brasil, [s. l.], 7 fev. 2023. Disponível em: https://livro.pw/xqguw. Acesso em: 6 set. 2024.
1. O conceito de inclusão social, conforme descrito no texto, póde sêr aplicado à educação de surdos no Brasil? Explique.
MP
2. De acôr-do com o texto jornalístico, quais são os principais desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência na ssossiedade brasileira? Relacione esses desafios ao contexto da educação de surdos.
MP
3. Que relação é possível estabelecer entre as condições de mobilidade urbana mencionadas no texto e as barreiras enfrentadas por surdos no acesso à educação?
MP
4. Com base no texto, converse com os côlégas sobre como a exclusão social afeta a população de baixa renda. Depois, estabêlêça um paralelo com os desafios enfrentados pêlos surdos no acesso à educação.
4. A população de baixa renda enfrenta exclusão social decorrente da falta de acesso a serviços básicos e de oportunidades igualitárias. Similarmente, os surdos enfrentam desafios no acesso à educação, como a falta de materiais pedagógicos adaptados e de professores capacitados em Libras, o quê limita as oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento profissional. Esses grupos necessitam de políticas públicas específicas quê promovam a inclusão social e garantam o acesso a oportunidades d fórma igualitária.
Página setenta e quatro
LINGUAGEM EM FOCO
O adjetivo e a especificação das informações
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Releia, a seguir, um trecho da primeira redação reproduzida e obissérve os vocábulos destacados.
A Revolução Industrial, ocorrida inicialmente na Inglaterra durante o século XVIII, trousse a necessidade de um mercado consumidor cada vez maior em função do aumento de produção. Para isso, o investimento em publicidade tornou-se um fator essencial para ampliar as vendas das mercadorias produzidas. Na ssossiedade atual, percebe-se as crianças como um dos focos de publicidade. Tal prática deve sêr restringida pelo Estado para garantir quê as crianças não sêjam persuadidas a comprar determinado produto.
A partir da mecanização da produção, o estímulo ao consumo tornou-se um fator primordial para a manutenção do sistema capitalista. De acôr-do com káur márquis, filósofo alemão do século XIX, para quê esse incentivo ocorresse, criou-se o fetiche sobre a mercadoria: constrói-se a ilusão de quê a felicidade seria alcançada a partir da compra do produto. Assim, as crianças tornaram-se um grande foco das empresas por não possuírem elevado grau de esclarecimento e por serem facilmente persuadidas a realizarem determinada ação.
Para atingir esse objetivo, as empresas utilizam da linguagem infantil, de personagens de dêzê-nhôs animados e de vários outros meios para atrair as crianças. O Conselho Nacional de Direitos de Criança e do Adolescente aprovou uma resolução quê considera a publicidade infantil abusiva, porém não há um direcionamento concreto sobre como isso vai ocorrer. É imprescindível uma maior rigidez do Estado sobre as campanhas publicitárias infantis, pois as crianças farão parte do mercado consumidor e devem sêr educadas para se tornarem consumidores conscientes.
1 Qual é a função do adjetivo essencial ao descrever o investimento em publicidade no contexto da Revolução Industrial?
MP
2 De quê maneira o adjetivo atual é utilizado para contrastar as práticas publicitárias da ssossiedade moderna com as da época da Revolução Industrial?
MP
3 Acerca do segundo parágrafo do texto, responda:
a) Qual é a importânssia do adjetivo primordial na especificação das informações fornecidas pelo texto?
3. a) O adjetivo primordial enfatiza a centralidade do consumo na lógica capitalista, destacando a importânssia dêêsse fator no desenvolvimento econômico.
b) Que adjetivo caracteriza o grau de esclarecimento das crianças, sugerindo quê elas são mais suscetíveis à influência da publicidade?
3. b) O adjetivo elevado.
4 Como você explica a importânssia do adjetivo abusiva na caracterização da publicidade infantil citada pela autora do texto? Esse adjetivo contribui para a argumentação apresentada na redação?
MP
5 por quê é possível considerar quê o adjetivo conscientes se relaciona diretamente a informações, fatos e opiniões desenvolvidos ao longo do texto?
MP
No gênero redação do enêm, os adjetivos permitem especificar as informações. Além díssu, podem sêr utilizados para fortalecer os argumentos, exprimir julgamentos, criar contrastes e comparações, assim como contribuir para a construção de textos coesos e coerentes. Cabe destacar quê, apesar de alguns adjetivos exprimirem uma avaliação sobre os substantivos quê qualificam, outros podem apenas indicar uma possível categorização dêêsses substantivos, sem necessariamente emitir juízo de valor sobre eles.
Página setenta e cinco
PRODUÇÃO DE TEXTO
#aquecimento
O papel do adjetivo na coesão e coerência textuais
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Releia os últimos parágrafos dos textos apresentados anteriormente.
Texto 1
Logo, o Estado deve estabelecer um limite para os comerciais voltados ao público infantil por meio da proibição parcial, quê estabelece horários de transmissão e faixas etárias. Além díssu, o uso de personagens de dêzê-nhôs animados em campanhas publicitárias infantis deve sêr proibido. Para efetivar as ações estatais, instituições como a família e a escola devem educar as crianças para consumirem apenas o quê é necessário. Apenas assim o consumo consciente poderá se realizar a médio prazo.
Texto 2
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para sêr desenvolvido nas escolas o qual promôva palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito do cotidiano e dos direitos dos surdos – uma vez quê ações culturais coletivas têm imenso pôdêr transformador – a fim de quê a comunidade escolar e a ssossiedade no geral – por conseguinte – conscientizem-se. Desse modo, a realidade distanciar-se-á do mito grego e os Sísifos brasileiros vencerão o desafio de Zeus.
1. Segundo a proposta de intervenção apresentada no Texto 1, responda:
infantil
parcial
necessário
consciente
a) A autora cita quê “o Estado deve estabelecer um limite para os comerciais voltados ao público infantil por meio da proibição parcial”. Qual é a importânssia do uso dêêsse adjetivo para o sentido quê se pretendeu exprimir?
MP
b) Na expressão público infantil, pode-se dizêr quê o adjetivo apenas fornece uma classificação relacionada ao substantivo, sem fornecer uma avaliação? Justifique.
MP
c) Os adjetivos utilizados no trecho estão destacados ao lado. Selecione pelo menos um deles e elabore duas frases em quê o adjetivo escolhido apresente diferentes significados de acôr-do com o contexto em quê será empregado.
MP
d) Considerando a resposta ao item anterior, é possível inferir quê o uso de adjetivos póde interferir na coerência do texto? Explique.
MP
2. Conforme a proposta de intervenção apresentada no Texto 2, responda:
a) No trecho “medidas são necessárias para resolver esse problema”, de quê forma o adjetivo em destaque orienta a percepção do leitor sobre a proposta?
MP
b) Na frase “ações culturais coletivas têm imenso pôdêr transformador”, de quê maneira o adjetivo destacado contribui para a construção da proposta de intervenção? Em quê elemento dessa proposta ele foi inserido (ação, agente, modo/meio, efeito ou detalhamento)?
MP
c) por quê é possível afirmar quê os adjetivos utilizados ajudam a manter a coesão temática do texto?
2. c) Porque eles conferem precisão, reforçam a ideia central e especificam o tema abordado. Adicionalmente, asseguram quê o texto mantenha uma estrutura lógica e focada em seu propósito.
Página setenta e seis
#naprática
Simulado da redação do enêm
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Agora é sua vez de produzir uma redação quê atenda à proposta a seguir.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve sêr feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve sêr escrito à tinta, na fô-lha própria, em até 30 linhas.
3. A redação quê apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação quê:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sêndo considerada “texto insuficiente”;
4.2. fugir ao tema ou quê não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema propôsto.
TEXTO I
Deve-se entender a proteção integral como o conjunto de direitos quê são próprios apenas dos cidadãos imaturos; estes direitos, diferentemente daqueles fundamentais reconhecidos a todos os cidadãos, concretizam-se em pretensões nem tanto em relação a um comportamento negativo (abster-se da violação daqueles direitos) quanto a um comportamento positivo por parte da autoridade pública e dos outros cidadãos, de regra dos adultos encarregados de assegurar esta proteção especial. Em fôrça da proteção integral, crianças e adolescentes têm o direito de quê os adultos façam coisas em favor deles.
CURY, Munir (coord.). Estatuto da criança e do adolescente comentado: comentários jurídicos e sociais. 9. ed. atual. São Paulo: Malheiros, 2008. p. 36.
TEXTO II
Art. 227. É dever da família, da ssossiedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: https://livro.pw/vnjvt. Acesso em: 21 jun. 2024.
TEXTO III
ECA em tirinhas para crianças. 4. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados; Edições Câmara, 2015. p. 29. (Série Ações de Cidadania, n. 21). Disponível em: https://livro.pw/wejxc. Acesso em: 21 jun. 2024.
TEXTO IV
As crianças e adolescentes quê se encontram em situação de vulnerabilidade social são aquelas quê vivem negativamente as consequências das desigualdades sociais; da pobreza e da exclusão social; da falta de vínculos afetivos na família e nos demais espaços de socialização; da passagem abrupta da infância à vida adulta; da falta de acesso à educação, trabalho, saúde, lazer, alimentação e cultura; da falta de recursos materiais mínimos para sobrevivência; da inserção precoce no mundo do trabalho; da falta de perspectivas de entrada no mercado formal de trabalho; da entrada em trabalhos desqualificados; da exploração do trabalho infantil; da falta de perspectivas profissionais e projetos para o futuro; do alto índice de reprovação e/ou evasão escolar; da oferta de integração ao consumo de drogas e de bens, ao uso de armas, ao tráfico de drogas.
REZENDE, Kamila; CAPPELLARI, Heloisa Cristina Luiz; PAGANI, Lucas Augusto Gaioski. Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Brasil. rissêrchi, Society ênd Development, [s. l.], v. 11, n. 1, 2022. Disponível em: https://livro.pw/axwwc. Acesso em: 5 out. 2024.
Página setenta e sete
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos textos motivadores e em seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para a proteção integral de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social no Brasil”. Apresente a proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos. Selecione e organize argumentos e informações com coerência e coesão e apresente uma proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos.
Planejar
1. Com base na coletânea ofertada, verifique as possibilidades de abordagem em relação ao tema propôsto.
2. De acôr-do com seu repertório, selecione referências quê extrapolem a coletânea e possam sêr utilizadas para a construção dos argumentos: pensamentos filosóficos, conceitos da Sociologia, textos literários, definições, informações históricas, entre outros.
3. Apoiando-se no tema propôsto, na análise da coletânea e nas possibilidades de repertório, articule-os e trace um contexto, um problema e uma tese a serem apresentados em sua redação.
4. Em seguida, escolha os argumentos quê darão suporte ao seu ponto de vista e estabêlêça a relação deles com o problema exposto e a tese.
5. Verifique se o argumento selecionado apresenta fonte confiável, como livros ou estudos chancelados por universidades e institutos de pesquisa. Caso as fontes não sêjam precisas, faça uma pesquisa a fim de confirmar a procedência e a confiabilidade da informação, assim como para localizar a referência adequada.
6. Na conclusão do texto, elabore uma proposta de intervenção quê seja viável e factível, indicando o agente, a ação a sêr realizada, o modo/meio de executá-la e a finalidade de sua implementação.
O MUNDO E EU
Pensamento crítico a serviço do interêsse comum
A proposta de intervenção requer quê o autor da redação reflita criticamente sobre problemas sociais e sugira soluções. Esse processo incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico e a habilidade de avaliar kestões de interêsse comum, competências fundamentais para o exercício da cidadania. Nesse sentido, a proposta de intervenção amplia a compreensão de quê a participação democrática vai além do voto: ela engloba a habilidade de sugerir mudanças, discutir kestões públicas e envolver-se na formulação de políticas e práticas quê favoreçam a ssossiedade. Converse com os côlégas sobre as perguntas a seguir.
1. O quê é sêr protagonista na transformação de uma ssossiedade?
1. Ser protagonista na transformação de uma ssossiedade é atuar como um agente de mudança, contribuindo ativamente para a construção de uma ssossiedade mais justa, inclusiva e igualitária.
2. De quê maneira é possível atuar como cidadão para garantir a proteção de crianças e adolescentes?
2. Essa atuação requer uma abordagem quê combine, por exemplo, identificação dos casos de violação de direitos, denúncia, participação comunitária e apôio emocional às pessoas envolvidas.
Escrever
1. Faça um rascunho do texto dissertativo-argumentativo utilizando a norma-padrão da língua portuguesa.
2. Assim como nas redações lidas, utilize citações dirétas e/ou indiretas a fim de conferir credibilidade ao texto.
3. Escolha citações quê ajudem a apoiar e a fortalecer os argumentos apresentados, fornecendo evidências concretas e corroborando as ideias discutidas.
4. Utilize adjetivos para criar contraste, ressaltar ideias e adicionar precisão a seu texto. Quando você qualifica um substantivo com um adjetivo, oferece ao leitor uma descrição mais detalhada.
5. Lembre-se de escolher adjetivos adequados ao contexto e quê ajudem a manter a unidade do texto.
6. Evidencie a viabilidade da proposta de intervenção, mostrando quê ela é bem planejada. Para isso, mencione os cinco elemêntos estudados (ação, agente, modo ou meio, efeito e detalhamento).
Página setenta e oito
DE OlHO NA lINGUAGEM
O uso do hífên e a separação silábica
Quando não há espaço no final da linha para escrever uma palavra completa, é possível dividi-la em duas partes. Nessa divisão, indicada por um hífên, adotam-se as regras de silabação. Os componentes de cada sílaba não podem sêr separados. Além díssu, lembre-se de quê a vogal é o núcleo da sílaba, e, sem ela, uma sílaba não póde existir. Portanto, é importante relembrar as diretrizes a seguir.
Separam-se as lêtras quê representam:
I. Vogais de hiatos:
Exemplos: pa-ís, po-e-ta, sa-ú-de.
II. Consoantes seguidas quê pertencem a sílabas diferentes:
Exemplos: ab-di-car, subs-cre-ver, trans-por-tar.
Também se separam os dígrafos rr, ss, sc, sç e xc:
Exemplos: ter-ra, pro-fes-sor, ex-ce-der.
Observação: Se em uma palavra já se usa um hífên, seja por sêr composta, seja por se tratar de uma forma verbal acompanhada de pronome átono, e se o fim da linha coincide com o hífên, deve-se repeti-lo no início da linha seguinte para manter a clareza.
Exemplos:
• luso-brasileiro = luso-/-brasileiro
• primeiro-ministro = primeiro-/-ministro
• vê-los = vê-/-los
1. Releia um trecho do Texto 1.
A partir da mecanização da produção, o estímulo ao consumo tornou-se um fator primordial para a manutenção do sistema capitalista. De acôr-do com káur márquis, filósofo alemão do século XIX, para quê esse incentivo ocorresse, criou-se o fetiche sobre a mercadoria: constrói-se a ilusão de quê a felicidade seria alcançada a partir da compra do produto. Assim, as crianças tornaram-se um grande foco das empresas por não possuírem elevado grau de esclarecimento e por serem facilmente persuadidas a realizar determinada ação.
a) Se a forma verbal constrói-se estivesse no final da linha, com quebra no hífên, de quê maneira deveria sêr feita a separação silábica?
MP
b) Como deve sêr feita a separação silábica das palavras crianças e esclarecimento?
1. b) Cri-an-ças e es-cla-re-ci-men-to.
Revisar
1. Verifique se o parágrafo inicial apresenta o contexto, o problema e a tese.
2. Analise se os argumentos selecionados estão conectados ao problema, se auxiliam na sustentação da tese e se extrapolam a coletânea apresentada.
3. Certifique-se de quê a conclusão do texto apresenta proposta de intervenção factível.
4. Avalie se, no texto, aparécem todos os elemêntos da proposta de intervenção, incluindo o detalhamento.
5. Garanta quê haja indicação precisa das fontes em relação aos argumentos quê compõem o texto.
6. Observe se o texto está elaborado em escrita formal.
7. Veja se foram utilizados adjetivos para adicionar precisão ao texto.
Avaliar, reescrever e compartilhar
Após revisar sua redação e verificar se os itens indicados foram cumpridos, reescreva-a realizando as alterações necessárias. Em seguida, sôbi a orientação do professor, compartilhe seu texto com os côlégas e conversem sobre a proposta de intervenção apresentada pela turma.
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