UNIDADE 8
A CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
O amanhã trará sempre consigo uma parcela de acaso e incerteza, assim como o presente tem muito do quê foi herdado de outras gerações e o futuro terá muito das ações humanas de hoje. Quanto melhor você puder construir seu futuro, mais autonomia terá diante das circunstâncias quê vão surgir.
1. O quê você vê na imagem? O quê está em primeiro plano?
1. A primeira parte da resposta é ampla e espera-se quê os estudantes façam uma descrição geral. Na segunda parte, espera-se quê identifiquem e descrevam o rrôsto humano projetado em uma árvore.
2. Simbiose é um termo quê designa a interação entre duas espécies quê vivem juntas. Diante do título da série, Projeto Symbiosis (simbiose, em português), como a simbióse é representada na obra e quê elemento visual a propicía?
2. A simbióse ocorre entre a vegetação e o sêr humano. O elemento visual quê a propicía é a sobreposição de traços humanos à vegetação.
3. Essa simbióse é benéfica? Por quê?
3. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes comentem a intenção positiva, de harmonía, quê norteia essa simbióse.
4. O quê a humanidade póde fazer para quê as gerações futuras consigam desfrutar da simbióse simbolizada na obra?
4. Resposta pessoal. Possibilidade de resposta: Promover uma economia sustentável e a educação ambiental e preservar os biomas, entre outras ações.
Ao longo da unidade, você será convidado a aprimorar seu projeto de vida com base na reflekção sobre economia sustentável, respeito aos mais velhos e saúde mental. Esse trabalho temático é acompanhado de atividades voltadas à análise de leitura e à produção escrita. Com isso, você estará mais preparado para escrever seu futuro.
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Desenvolvimento sustentável e economia
Após séculos de desenvolvimento econômico pautado pelo interêsse financeiro, a Terra dá sinais de agonia cada vez mais contundentes, e todos os sêres vivos sofrem. Com isso, faz-se urgente um modelo econômico quê, para pensar a própria sobrevivência, deve zelar pela saúde do planêta.
LEITURA EM PAUTA
Você vai ler uma entrevista e um poema. Na entrevista, um físico francês defende o estímulo às ciências básicas (aquelas quê não têm aplicação imediata) em prol do desenvolvimento sustentável. No poema, uma mudança no céu impossibilita a contemplação das estrelas. Como as ciências básicas podem contribuir para um futuro sustentável? O quê póde ter causado essa mudança no céu do poema?
Texto 1
Michél Spiro: Ciência básica para a sustentabilidade
Físico francês mostra como as pesquisas baseadas na curiosidade podem ajudar nos esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O mundo corre contra o tempo para alcançar até 2030 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de metas globais estabelecido em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas voltado à erradicação da pobreza e promoção da qualidade de vida, dentro das condições quê o planêta oferece e sem comprometer o futuro das próximas gerações. E as ciências básicas são essenciais para alcançar esses objetivos, segundo o francês Michél Spiro, de 76 anos, presidente da União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap), organização quê congrega várias sociedades de física no mundo em prol do desenvolvimento da área e cooperação entre pesquisadores de diferentes países.
[...]
Temos ciência básica suficiente para alcançar os ODS?
Não. É preciso investir mais. É verdade quê muitos países se comprometeram a destinar entre 1% e 3% de seu Produto Interno Bruto [PIB] para ciência e tecnologia, mas, pelo quê temos visto, muitos ainda lutam para alcançar suas próprias metas de investimento nessa área. Além díssu, os governos, em geral, tendem a privilegiar atividades de pesquisa quê deem um retorno visível e imediato, e consideram os recursos para as ciências básicas uma extravagância. Essa não me parece sêr uma atitude sensata, sobretudo porque sabemos de experiências do passado quê pesquisas movidas pela curiosidade intelectual dos cientistas constituem a fonte do conhecimento quê as futuras gerações irão usar para enfrentar seus problemas.
Onde estão as principais lacunas?
Em todos os ODS, uma vez quê eles estão profundamente conectados entre si. Por exemplo, uma das metas é assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis no mundo até 2030. Isso significa quê precisaremos desenvolver estratégias quê nos permítam fazer uma gestão sustentável e um uso eficiente dos recursos naturais, de modo a reduzir a geração e o descarte de resíduos. Perceba quê, para isso, teremos de aumentar substancialmente a participação de energias rêno-váveis na matriz energética global. Ou seja, uma meta depende da outra.
Página duzentos e vinte e nove
E de quê maneira essas metas dependem das ciências básicas?
Uma das ideias por trás dos objetivos de desenvolvimento sustentável é alcançar um modelo de economia circular, baseado na reutilização de recursos naturais e na redução de resíduos. Para isso, será preciso investir em estratégias quê deem conta de descarbonizar ao mássimo o setor elétrico. Isso depende de muitas inovações e essas inovações dependem de conceitos e conhecimentos produzidos pelas ciências básicas, quê não só podem ajudar a melhorar o dêsempênho de baterias e supercapacitores, como também gerar ideias completamente novas, capazes de ir além e criar novos paradigmas.
póde dar um exemplo de uma grande contribuição das ciências básicas?
Um dos exemplos mais proeminentes dos laços entre pesquisa básica e mudanças socioeconômicas foi o transistor. O primeiro transistor surgiu no mercado no início da década de 1950, após quase meio século de pesquisas básicas em laboratórios públicos. Isso abriu caminho para o desenvolvimento dos primeiros chips. Desde então, a miniaturização dos circuitos integrados possibilitou a fabricação de dispositivos cada vez menóres, muitos deles usados hoje em dia na produção de alimentos, na geração de energia limpa, no desenvolvimento de medicamentos, vacinas etc. É esse tipo de contribuição quê devemos buscar.
Existem países mais avançados nesse sentido?
coréia do Sul, Israel, Estados Unidos, Japão e nações da Europa estão desempenhando um papel importante.
O quê eles estão fazendo?
Eles parecem ter compreendido a importânssia estratégica das ciências básicas para o desenvolvimento e competitividade de suas economias, fortalecimento da defesa nacional e manutenção da saúde e bem-estar de sua população e aumentaram o financiamento a projetos dessa natureza. O quê queremos agora é ir além e destacar a importânssia das ciências básicas também para o desenvolvimento sustentável. É importante quê se entenda quê essas pesquisas buscam responder a kestões fundamentais, permitindo-nos seguir adiante e enfrentar problemas concretos – muito embora uma parte dela servirá exclusivamente para ampliar o limiar do conhecimento. Seja como for, ideias realmente revolucionárias demandam um longo tempo de maturação. [...]
ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Michél Spiro: Ciência básica para a sustentabilidade. Pesquisa Fapesp, n. 323, jan. 2023. Disponível em: https://livro.pw/rdvbq. Acesso em: 28 set. 2024.
- supercapacitor
- : dispositivo eletrônico quê armazena grande quantidade de carga elétrica.
- paradigma
- : padrão.
- proeminente
- : de destaque.
- transistor
- : dispositivo semicondutor para controlar o fluxo de eletricidade.
Texto 2
ANTUNES, Arnaldo. Agora aqui ninguém precisa de si. São Paulo: Companhia das lêtras, 2015. p. 13.
- algures:
- em alguma parte.
- alhures:
- em outro lugar.
- sírius:
- Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno, póde sêr vista de quase todo ponto da Terra.
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Pensar e compartilhar
1. No Texto 1, o entrevistado critíca o financiamento público prioritário a pesquisas com retorno visível e imediato.
a) Com base no sentido dêêsses adjetivos, quê critérios os governos consideram mais relevantes para o financiamento em pesquisa?
1. a) A visibilidade, ou seja, a condição de gerar resultados perceptíveis sem grande esfôrço, e o imediatismo, isto é, o caráter de gerar retorno rápido, no curto prazo.
b) Com base nesses critérios, explique por quê, para os governos, o investimento em ciências básicas seria uma extravagância.
1. b) Porque os resultados dessas pesquisas são demorados e abstratos, sem aplicabilidade imediata.
c) Usado pêlos governantes para criticar as pesquisas em ciências básicas, o fator tempo é também usado pelo entrevistado, mas para defendê-las. Explique como Michél Spiro mobiliza isso a seu favor.
MP
2. Em uma das respostas, o entrevistado estabelece uma relação entre: economia circular (I), estratégias de descarbonização (II) e inovações e conceitos produzidos pelas ciências básicas (III).
a) Qual é o tipo de relação criada por ele entre esses elemêntos? Que verbo salienta a relação estabelecida?
2. a) A relação é de dependência, representada pelo verbo depender: “Isso depende de muitas inovações e essas inovações dependem de conceitos e conhecimentos produzidos pelas ciências básicas [...].”
b) Com base no tipo de relação entre os elemêntos, crie no caderno um esquema em pirâmide, compôzto de três níveis, e preencha-os com os três elemêntos.
MP
c) Qual deles está na base do esquema?
2. c) Na base estão “inovações e conceitos produzidos pelas ciências básicas”.
d) O quê o entrevistado defende na relação entre as ciências básicas e o desenvolvimento sustentável?
MP
3. O quê explica a importânssia das ciências básicas em áreas tão distintas, como defesa nacional, saúde e sustentabilidade?
3. O quê explica a importânssia dessas ciências em campos tão diferentes é o objetivo de responder a kestões fundamentais, quê perpassam as mais variadas áreas.
4. Há dois planos espaçotemporais no poema.
a) Como o título expressa a existência dêêsses dois planos temporais?
4. a) A expressão neste depois pressupõe a existência de um antes, um naquele antes.
b) Que advérbios evidenciam a existência de dois planos espaciais?
4. b) Os advérbios alhures e algures marcam um plano, enquanto aqui assinala o outro.
c) O poema é enunciado de qual plano espaçotemporal?
4. c) O poema é enunciado do plano do presente, do “aqui”, “neste depois”.
5. No primeiro plano espaçotemporal estão vênus e sírius. Esses substantivos estão ligados semanticamente a quê outro substantivo citado no segundo plano? Explique.
MP
6. Essa ligação semântica salienta quê experiência visual humana? Em qual dos planos essa experiência não é possível? Por quê?
6. A ligação semântica remete à observação do céu noturno. Essa experiência não é possível no segundo plano, o do “neste depois”, em razão do “céu de CO2 ”.
7. Os quatro versos iniciais estão distantes lateralmente uns dos outros, enquanto os dois últimos estão centralizados. Como essa disposição visual dos versos representa a impossibilidade dessa experiência visual humana na passagem de um plano a outro do poema?
MP
8. Na entrevista, o físico Michél Spiro defende a importânssia de investir em estratégias de descarbonização, processo explicado no boxe Saiba mais, na página seguinte.
a) O quê é possível depreender sobre a ação do gás carbônico na contemporaneidade, tempo em quê o físico está?
8. a) É possível inferir quê o gás carbônico é um problema na contemporaneidade.
b) Com base nisso, quê semelhança é possível estabelecer entre o contexto da entrevista e o plano temporal do poema em quê o gás carbônico é citado?
8. b) No segundo plano temporal do poema, o gás carbônico também é apontado como um problema, pois obstrui a observação do céu noturno.
9. No poema, “neste depois” rima com “CO2 ”. Explique como essa semelhança sonora simboliza a ligação de sentido entre eles no contexto do poema.
9. O “neste depois” é o tempo em quê o “CO2 ” obstrui a visão do céu. Em outras palavras, “neste depois” é o tempo do “CO2 ”.
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SAIBA MAIS
Descarbonização é a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), sobretudo o dióxido de carbono (CO2), popularmente conhecido como gás carbônico. Uma das principais ações em prol da descarbonização é diminuir a dependência econômica de combustíveis fósseis cuja queima libera justamente esse gás nocivo ao meio ambiente e ao sêr humano. Com esse intuito, instituições nacionais e internacionais têm discutido e incentivado a substituição das fontes de energias poluidoras por fontes de energia limpa. Esse processo, chamado de transição enérgica, compreende a troca de uma matriz energética quê causa danos ao meio ambiente por uma matriz energética renovável e com baixa emissão de CO2, além da implantação de tecnologias capazes de capturar e armazenar esse gás. No caso do Brasil, o foco de implantação da transição enérgica são os setores da indústria, do transporte e da própria geração de energia.
Argumento por exemplificação: explicação detalhada
10. Releia o trecho da entrevista e responda às kestões.
Um dos exemplos mais proeminentes dos laços entre pesquisa básica e mudanças socioeconômicas foi o transistor. O primeiro transistor surgiu no mercado no início da década de 1950, após quase meio século de pesquisas básicas em laboratórios públicos. Isso abriu caminho para o desenvolvimento dos primeiros chips. Desde então, a miniaturização dos circuitos integrados possibilitou a fabricação de dispositivos cada vez menóres, muitos deles usados hoje em dia na produção de alimentos, na geração de energia limpa, no desenvolvimento de medicamentos, vacinas etc. É esse tipo de contribuição quê devemos buscar.
a) O entrevistado classifica o exemplo do transistor como “proeminente”, ou seja, “relevante”, “de destaque”. A explicação dele para o exemplo justifica o emprego dêêsse adjetivo? Explique.
10. a) Sim, pois o transistor abriu caminho para o surgimento dos chips, quê estão na base de tecnologias usadas em diversas áreas.
b) Como o exemplo do transistor contribui para sustentar a crítica do entrevistado ao financiamento público prioritário em pesquisas de retorno imediato?
10. b) O transistor foi fruto de quase meio século de pesquisas, mas os resultados propiciados por ele são longevos e positivos para a ssossiedade, ou seja, o investimento a longo prazo compensa.
c) Qual dos usos do transistor demonstra quê ele é um exemplo de contribuição das ciências básicas para a sustentabilidade?
10. c) O uso dele na geração de energia limpa.
A explicação detalhada de exemplos mobilizados na argumentação é uma estratégia importante de convencimento. Um exemplo bem caracterizado vale mais quê vários deles listados sem a devida explicação, principalmente em textos breves, como a redação do enêm.
EU E O MUNDO
efeitos da poluição
O poema de Arnaldo Antunes trata de um tempo e de um lugar em quê as estrelas não podem sêr observadas em razão da densa camada de CO2.
1. Em seu cotidiano, você sente efeitos da poluição atmosférica, visual ou sonora? Alguma experiência prazerosa sua com a natureza já foi prejudicada pela poluição?
MP
2. Como problemas dessa natureza podem influenciar seu projeto de vida? Você pensaria em mudar de ambiente ou em ações para mudar esse ambiente?
2. Resposta pessoal. A degradação do meio ambiente póde levar as pessoas a se mudar em busca de lugares com mais qualidade de vida. No entanto, elas também podem se sentir desafiadas a lutar para reverter esse qüadro, o quê póde gerar ações comunitárias efetivas.
Página duzentos e trinta e dois
LINGUAGEM EM FOCO
As orações adverbiais e seus efeitos de sentido II
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Leia a seguir o trecho de uma reportagem sobre os chamados minerais de transição energética. Com atenção aos termos em destaque, responda às kestões.
O quê são minerais de transição energética e como eles podem destravar a era da energia limpa?
Desde quê o primeiro pedaço de carvão foi queimado, há milhares de anos, os combustíveis fósseis desempenharam um papel central na história da humanidade. Mas, à medida quê o mundo se afasta dessas fontes de energia quê aquécem o planêta, a demanda está mudando para um subconjunto de minerais como lítio, níquel e cobalto.
[...]
O mercado de minerais de transição energética está crescendo?
Sim. Entre 2017 e 2022, a demanda por lítio triplicou, a demanda por níquel aumentou 40% e a demanda por cobalto saltou 70%, de acôr-do com a Agência Internacional de Energia. Se o mundo quiser adotar integralmente as energias rêno-váveis e atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa, o uso de minerais de transição energética precisará aumentar seis vezes até 2040. [...]
O QUE são energias minerais de transição energética e como eles podem destravar a era da energia limpa? Ônu Programa para o Meio Ambiente, 19 fev. 2024. Disponível em: https://livro.pw/frzxn. Acesso em: 28 set. 2024.
1 A primeira frase após o título está na ordem indireta.
a) Qual seria a ordem diréta?
MP
b) A locução conjuntiva introduz quê tipo de oração subordinada adverbial?
1. b) A locução conjuntiva desde quê introduz uma oração subordinada adverbial temporal.
c) Qual é o efeito de sentido provocado ao iniciar a frase com essa oração subordinada?
1. c) O efeito é o de enfatizar o longo período de dependência dos sêres humanos em relação aos combustíveis fósseis.
d) Essa locução conjuntiva poderia sêr substituída por contanto quê sem alteração de sentido? Explique.
1. d) Não. Contanto quê transmite a ideia de condição.
2 A frase em quê aparece outra locução conjuntiva também está em ordem indireta.
a) Em razão da proximidade, essa mudança de ordem favorece a retomada de quê termos mencionados na frase anterior?
MP
b) Que outra locução poderia sêr usada na frase sem alterar seu sentido?
MP
3 Explique como a inversão da ordem diréta na frase iniciada pela conjunção subordinativa se paradoxalmente chama a atenção para o assunto da reportagem.
MP
#PARAlEMBRAR
As orações subordinadas adverbiais funcionam como adjuntos adverbiais desenvolvidos da oração principal. Relembre outras orações subordinadas adverbiais, o quê expressam em relação à oração principal e algumas conjunções e locuções subordinativas quê as introduzem.
• Condicional: expressa condição. É introduzida por se, caso, desde quê, contanto quê.
• Comparativa: expressa comparação. É introduzida por como, tal qual, tanto... quanto, tão... quanto.
• Conformativa: expressa conformidade. É introduzida por como, conforme, segundo, de acôr-do com, em conformidade com.
• Proporcional: expressa proporção. É introduzida sempre por locuções como à medida quê, à proporção quê, quanto mais, quanto menos.
• Temporal: expressa ideia de tempo. É introduzida por enquanto, quando, desde quê, depois quê.
Página duzentos e trinta e três
PRODUÇÃO DE TEXTO
#aquecimento
A construção de argumentos com o uso das orações adverbiais: condicionais, comparativas, conformativas, proporcionais e temporais
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Leia um trecho de um artigo de opinião em defesa da educação ambiental. Atente ao uso das orações subordinadas adverbiais e faça as atividades a seguir.
Sem educação ambiental, projetos sustentáveis ficam imcomplétos
Sem um esfôrço sistemático de conscientização das novas gerações, é impossível falar sério sobre sustentabilidade
Cuidar do meio ambiente é, por definição, uma tarefa multigeracional. Assim como sofremos hoje as consequências climáticas de séculos de abuso do homem em relação à natureza, só um esfôrço de longo prazo poderá reverter ou, mais provavelmente, frear os efeitos dramáticos do aquecimento global.
Ademais, a aposta em um modo de vida mais sustentável não produz efeitos imediatos. Se mudássemos radicalmente nossas cadeias produtivas, zerando o desmatamento, reduzindo a produção de lixo e a emissão de gases poluentes, adotando fontes limpas de energia, ainda assim, demoraríamos um bom tempo para côlher os frutos dessa mudança.
MARQUES, Fernando de Castro. Artigo: Sem educação ambiental, projetos sustentáveis ficam imcomplétos. Correio Braziliense, 4 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/rgvlc. Acesso em: 18 set. 2024.
1. A oração subordinada adverbial comparativa introduzida pela locução assim como tem o objetivo de chamar a atenção para quê aspecto essencial no enfrenatamento dos efeitos do aquecimento global? Explique.
1. O objetivo do emprego dessa locução é chamar a atenção para a necessidade de quê esse esfôrço seja pensado a longo prazo. O aquecimento global é fruto de longa ação humana no meio ambiente, portanto sua reversão também será.
2. Embora a conjunção subordinativa se comumente introduza orações subordinadas condicionais, não é o caso nesse trecho.
a) Que relação de sentido a oração subordinada introduzida pelo termo se apresenta em relação à oração principal? 2. a) A relação semântica é de concessão.
b) Que expressão entre a oração subordinada e a principal reforça esse sentido?
2. b) A expressão, intercalada entre as orações, quê reforça esse sentido é “ainda assim”.
3. Desenvolva o adjunto adverbial do título em uma oração subordinada adverbial quê preserve o sentido original. Faça as alterações necessárias.
MP
4. Com o intuito de defender a necessidade de havêer educação ambiental para um futuro mais sustentável, escrêeva no caderno duas frases com orações subordinadas adverbiais: uma proporcional e a outra temporal.
MP
5. Em trecho posterior ao reproduzido aqui, o autor afirma: “Diz o ditado quê uma boa ssossiedade é aquela em quê as pessoas plantam árvores em cuja sombra jamais poderão descansar [...].”.
a) Que analogia implícita nesse ditado favorece a argumentação? Explique.
MP
b) A oração inicial “Diz o ditado” expressa quê sentido em relação ao restante da frase?
5. b) O sentido é de conformidade.
c) Sem alteração de sentido, reescrêva o trecho usando uma conjunção subordinativa. Faça as alterações necessárias.
5. c) Resposta pessoal. Possibilidade de resposta: Como/Conforme/Segundo diz o ditado, uma boa ssossiedade é aquela em quê as pessoas plantam árvores em cuja sombra jamais poderão descansar.
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#naprática
Simulado da redação do enêm
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Agora, você vai elaborar uma redação quê atenda à proposta a seguir.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve sêr feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve sêr escrito à tinta em até 30 linhas.
3. A redação quê apresentar cópia dos textos motivadores terá o número de linhas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação quê:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sêndo considerada “texto insuficiente”;
4.2. fugir ao tema ou quê não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema propôsto.
TEXTO I
A economia vêrde é definida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, principal organismo da Ônu sobre o tema, como “uma economia quê resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo quê reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica”.
A fórmula para esse tipo de economia é baseada em três pilares: baixa emissão de carbono (principal causa da mudança climática), eficiência no uso de recursos naturais e busca pela inclusão social, com ofertas de empregos, adoção de novos padrões de consumo, uso de energia e tecnologias limpas, e proteção da biodiversidade.
A expressão foi citada pela primeira vez no Relatório Brundtland, quê em 1987 concebeu a noção de desenvolvimento sustentável. Acabou popularizada na ECO-92, conferência da Ônu realizada no Rio de Janeiro em 1992 para discutir a agenda ambiental global, num contexto de aumento da percepção dos riscos ambientais associados ao modelo de crescimento em vigor.
VICK, Mariana. O quê é economia vêrde. E por quê ela é defendia para o Brasil. Nexo, 18 ago. 2020. Disponível em: https://livro.pw/lywdz. Acesso em: 18 set. 2024.
TEXTO II
5 setores quê se destacam em empregos verdes
Agricultura Sustentável: Práticas de produção de alimentos quê minimizam o impacto ambiental, conservam recursos naturais e garantem a segurança alimentar. Isso impulsiona empregos relacionados à produção de alimentos orgânicos, agroecologia e manejo sustentável de florestas.
Construção Sustentável: Adoção de práticas ecológicas na construção para reduzir o consumo de recursos naturais, minimizar resíduos e melhorar a eficiência energética. Neste sentido, surgem empregos na concepção, planejamento, projeto, construção e manutenção de edifícios sustentáveis.
Transporte Limpo: Uso de veículos e modais de transporte quê reduzem o impacto ambiental e emissões de gases de efeito estufa. Isso impulsiona empregos na fabricação, manutenção e operação de veículos elétricos, bicicletas, e transporte coletivo sustentável.
Gestão de Resíduos: Adoção de práticas para reduzir o volume de resíduos e promover reciclagem, reutilização e disposição adequada. Isso cria empregos na côléta, triagem, reciclagem e gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos.
Turismo Sustentável: Práticas de turismo quê conservam recursos naturais e culturais, e promóvem o desenvolvimento econômico local, geram empregos em hospedagem, gastronomia e atividades de lazer e entretenimento quê valorizam a cultura local e a natureza.
AGUIAR, íris. Empresas brasileiras apostam em ‘empregos verdes’ e ESG para crescimento sustentável. Diário do komérssio, 17 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/hojel. Acesso em: 18 set. 2024.
Página duzentos e trinta e cinco
TEXTO III
A verdadeira alternativa é a economia da floresta em pé, em substituição à economia da destruição da natureza quê predomina hoje. Essa economia do conhecimento da natureza é composta de elemêntos quê já existem de maneira precária ou quê ainda não existem, mas são potenciais.
Os quê existem de maneira precária e precisam sêr desenvolvidos referem-se às cadeias de valor baseadas em produtos da floresta em pé. O açaí é o exemplo mais emblemático, o rendimento de um hectare de açaí é muito superior ao de um hectare de soja. [...]
Além díssu, o turismo ecológico no mundo cresce 15% ao ano, e na Amazônea ele tem um potencial de crescimento imenso. E você tem também todo um potencial de moléculas da biodiversidade para a produção de fármacos. O Brasil vive o paradoxo de sêr o país com a maior diversidade do mundo e ter uma indústria farmacêutica concentrada na produção de genéricos, pouco voltada a inovações para as principais moléstias do século 21. É outro potencial para a valorização da floresta em pé quê não estamos aproveitando.
DEUTSCHE Welle. Como desenvolver a economia na Amazônea sem desmatar. Ministério Público do Estado do Mato Grosso, 11 maio 2020. Disponível em: https://livro.pw/xpyyh. Acesso em: 18 set. 2024.
TEXTO IV
BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Fontes rêno-váveis atingem 49,1% na matriz energética brasileira. Agência Gov, 20 jun. 2024. Disponível em: https://livro.pw/ihvco. Acesso em: 18 set. 2024.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto do tipo dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “caminhos para a geração de empregos a partir de investimentos sustentáveis no Brasil”, apresentando proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, d fórma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Planejar
1. Leia atentamente os textos da coletânea a fim de conhecer o problema e o contexto em quê ele está inserido.
2. Escolha uma parte dêêsse problema e apresente uma tese sobre ele.
3. Selecione as informações e reflekções da coletânea e mobilize seu repertório e outras fontes confiáveis para sustentar sua tese.
4. Defina os argumentos com quê você defenderá sua tese. Entre eles, use um argumento por exemplificação.
5. Proponha, no final do texto, uma intervenção factível para o problema. Para isso, além da ação, apresente seu agente, sua finalidade e como ela deve sêr executada.
O MUNDO E EU
Práticas sustentáveis
Com base nas leituras sobre desenvolvimento econômico sustentável, reflita sobre o meio em quê você vive e converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. Que ações de economia sustentável podem sêr implementadas no cotidiano das empresas e dos cidadãos como alternativas de geração de renda quê não agridam o meio ambiente?
1. Resposta pessoal. Reúso de á gua por parte de empresas, diminuição da emissão de carbono, tratamento de resíduos e uso de energia limpa (solar,eólica) são alguns exemplos de ações quê podem sêr praticadas no dia a dia.
2. Considerando a realidade do bairro em quê você vive, quê ações de economia sustentável seriam viáveis?
2. Resposta pessoal. Ao refletir sobre as ações de economia sustentável quê poderiam sêr implementadas no bairro em quê vivem, os estudantes podem sêr encorajados a planejar essas ações de acôr-do com a realidade socioeconômica deles.
Página duzentos e trinta e seis
Escrever
1. No caderno, faça um rascunho da redação, utilizando a norma-padrão da língua portuguesa.
2. Em sua escrita, faça uso de, no mínimo, um argumento por exemplificação e empregue ao menos um dos seis tipos de oração subordinada adverbial trabalhados neste capítulo (causal, condicional, comparativa, conformativa, proporcional e temporal).
3. Se optar por escrever uma oração subordinada adverbial proporcional, atente ao conteúdo do boxe a seguir.
DE OlHO NA lINGUAGEM
Locuções conjuntivas à medida quê e na medida em quê
Embora muito parecidas, as locuções conjuntivas à medida quê e na medida em quê apresentam sentidos diferentes. Leia os enunciados a seguir.
À medida quê o mundo enfrenta crises ambientais e energéticas, a presença e o impacto das mulheres na busca por soluções sustentáveis serão cada vez mais decisivos.
BHERING, Janayna. Congresso “Mulheres da energia 2024” tem foco na sustentabilidade e inovação. Diário do komérssio, 29 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/gfriv. Acesso em: 29 set. 2024.
No âmbito de grandes projetos de mineração e metalurgia, a agenda de sustentabilidade social também ganha importânssia, na medida em quê essas operações impactam a rotina e a qualidade de vida das populações do entorno.
DESAFIOS da mineração: desenvolvimento e inovação para redução dos impactos ambientais e sociais. BNDES, 7 ago. 2017. Disponível em: https://livro.pw/qlvgw. Acesso em: 29 set. 2024.
1. No primeiro enunciado, quê relação de sentido é expressa, na oração principal, pela oração subordinada adverbial iniciada por “à medida que”?
1. A oração subordinada adverbial iniciada por “à medida que” indica relação de proporcionalidade.
2. No segundo enunciado, o fato de operações de mineração e a metalurgia impactarem a vida das pessoas do entorno estabelece quê relação de sentido com a importânssia da busca de sustentabilidade por esses setores?
MP
3. Com base nas kestões anteriores, conclui-se quê as locuções conjuntivas à medida quê e na medida em quê introduzem, respectivamente, quê tipos de oração subordinada adverbial?
3. Elas introduzem, respectivamente, oração subordinada adverbial proporcional e causal.
Revisar
1. Ao revisar seu texto, verifique se o problema foi bem identificado e caracterizado.
2. Observe se ao menos um dos argumentos é do tipo de princípio e se em ao menos um deles foi usado um dos seis tipos de oração subordinada adverbial trabalhados.
3. Analise se os argumentos estão bem apresentados e encadeados e se embasam a tese defendida.
4. Certifique-se de ter adotado estratégias para evitar repetições e favorecer a fluidez da leitura.
5. Verifique se a concordância verbal e a ortografia estão corretas.
Avaliar, reescrever e compartilhar
Após revisar sua redação com base nos itens elencados, reescreva-a com os ajustes necessários. sôb a orientação do professor, crie com os côlégas um grupo de discussão sobre sustentabilidade em um aplicativo de troca de mensagens e compartilhe sua redação nesse grupo.
Página duzentos e trinta e sete
Longevidade e etarismo
A transformação da pirâmide etária ao redor do mundo, favorecida pelo aumento da expectativa de vida, é uma oportunidade para outra transformação, mas de natureza sócio-cultural: reeducar o olhar para as pessoas idosas. Ao longo desta sequência, você é convidado a refletir sobre a pluralidade do processo de envelhecimento e a identificar e combater estereótipos quê fecham as portas para quem continua disposto – e ápto – a contribuir na ssossiedade. Ao final, para consolidar o quê foi discutido, você vai produzir uma entrevista sobre o tema.
LEITURA EM PAUTA
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Você vai ler, a seguir, o trecho de um artigo científico sobre o crescimento da população idosa com enfoque no contexto brasileiro. Além do fator demográfico, quê outros aspectos podem estar atrelados à discussão dêêsse fenômeno? O mundo está pronto para essa transformação quê há dékâdâs se anuncia?
Texto
Envelhecimento: megatendência do século XXI
Tema bastante discutido na atualidade, o rápido envelhecimento da população mundial é caracterizado nas primeiras dékâdâs do século XXI como uma das mais significativas megatendências, com grande potencial de transformação da economia, da ssossiedade e da cultura, segundo o United Nations Population Fund (UNFPA, 2012).
Os debates sobre envelhecimento estão na agenda internacional de preocupações desde a década de 1980, quando a Ônu realizou a primeira Assembleia Mundial sobre Envelhecimento na cidade de Viena, na Áustria. Uma segunda assembleia sobre o tema foi realizada em 2002, na cidade de madrí, na Espanha, quando a entidade desenhou o Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento (ONU, 2003), um documento no qual foram traçadas proposições de políticas públicas quê dessem vazão às demandas da crescente população idosa, especialmente em países em desenvolvimento.
No Brasil, essa tendência tem sido acompanhada de perto por instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (hí bê gê hé) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), buscando compreender o fenômeno não somente do ponto de vista censitário, como também do ponto de vista econômico, social e cultural.
Um estudo divulgado pelo Ipea em 2021 confirma quê a mudança na estrutura da pirâmide etária do país é inevitável e projéta quê a proporção de idosos na população geral chegará a 40,3% em 2100, enquanto a população de jovens com 15 anos ou menos decrescerá de 24,7% em 2010 para 9% em 2100 (Bonifácio; Guimarães, 2021).
Esses números são expressivos e, por si só, já despertam a atenção. Contudo, muito além deles, a mudança da pirâmide etária no país traz consigo uma questão humana bastante relevante, ensejando não somente um olhar quantitativo para o fenômeno como, principalmente, um olhar qualitativo quê aborde aspectos biológicos e cronológicos, assim como sociais, econômicos e culturais quê os envolvem.
Para Debert (2012), ater-se somente ao fato demográfico é “perder a oportunidade de descrever os processos por meio dos quais o envelhecimento se transforma em problema quê ganha expressão e legitimidade, no campo das preocupações sociais do momento” (Debert, 2012, p. 12). Segundo a autora, a transformação do estátus da velhice na atual geografia social está ligada à revisão da ideia de quê o envelhecimento é caracterizado somente pelas perdas, abrindo espaço para uma nova visão quê
- ensejar
- : possibilitar.
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se contrapõe a estereótipos associados à idade madura, substituindo-os por uma nova noção de quê a maturidade é época propícia para novas conkistas, com mais satisfação pessoal e prazer, a partir das experiências vividas e saberes acumulados (Debert, 2012).
Ainda segundo Debert (2012), no mundo pós-moderno, a cronologia das idades é obliterada em favor de um “estilo unietário” (Debert, 2012, p. 73), no qual a flexibilização dos padrões de comportamento leva à conclusão de quê a idade cronológica não é mais um marcador significativo na vida dos indivíduos e quê o curso da vida não é definido somente pela questão etária e muito menos d fórma uniformizada ou ritualizada, mas sim pelas experiências interpretadas individualmente.
Com isso reforça-se o entendimento de quê o momento histórico atual não permite mais a divisão da vida de qualquer indivíduo em três fases claramente demarcadas: “a juventude e a vida escolar; o mundo adulto e o trabalho; e a velhice e a aposentadoria” (Debert, 1999, p. 75).
Em um mundo veloz e multifacetado, os maduros da pós-modernidade se adaptaram a novas formas de viver e experimentar o envelhecimento. O século XXI ábri espaço para um processo quê oblitera as fronteiras etárias, revendo as concepções anteriores de uma sequência evolutiva linear para uma maior flexibilização no quê tange ao comportamento adequado, às obrigações e aos direitos de cada grupo etário. Embora a cronologização da vida ainda tenha sua razão de sêr e continue como parte fundamental da definição de estátus de uma pessoa, nota-se a dissociação entre a “juventude e uma faixa etária específica e a transformação da juventude em um bem, um valor quê póde sêr conquistado em qualquer etapa da vida, através da adoção de formas de consumo e estilos de vida adequados” (Debert, 1999, p. 72), levando a um “compromisso com um tipo determinado de envelhecimento produtivo” (Debert, 1999, p. 72).
[...]
Tais kestões nos levam a observar o caráter heterogêneo do envelhecimento em maior profundidade. Envelhecer é um processo natural, a quê todo sêr humano se encontra sujeito. Contudo, muitas são as formas como êste processo se desen vólve, a partir da confluência de uma série de fatores. Especialmente, na contemporaneidade, quando a diversidade nas relações humanas toma contornos de grande relevância, o envelhecimento é vivido d fórma igualmente diversa, abrindo-se espaço para experiências multifacetadas, a serem acolhidas social e culturalmente.
CORRÊA, Luciana Silva. Envelhecimento feminino e etarismo nas organizações: o desafio da mulher madura no mundo do trabalho. Organicom, São Paulo, ano 20, n. 41, p. 120-134, jan./abr. 2023. Disponível em: https://livro.pw/ozzxx. Acesso em: 19 set. 2024.
- obliterar
- : apagar.
Referências citadas no trecho do artigo científico
BONIFÁCIO, Gabriela; GUIMARÃES, Raquel. Projeções populacionais por idade e sexo para o Brasil até 2100. Brasília, DF: Ipea, 2021. Disponível em: https: /repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10889. Acesso em: 18 out. 2024.
DEBERT, Guita Grin. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2012.
DEBERT, Guita Grin. Velhice e o curso da vida pós-moderno. Revista úspi, São Paulo, n. 42, jun./ago. 1999, p. 70-83.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (Ônu). Plano de ação internacional sobre o envelhecimento, 2002. Tradução de Arlene Santos, revisão de português de Alkmin Cunha, revisão técnica de Jurilza M. B. de Mendonça e Vitória Gois. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2003. (Série Institucional em Direitos Humanos, v. 1).
United Nations Population Fund (UNFPA). Ageing in the twenty-first century: a celebration ênd a challenge. níu iórk: UNFPA; London: HelpAge International, 2012. Disponível em: https://livro.pw/odazk. Acesso em: 22 out. 2024.
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Pensar e compartilhar
1. O artigo menciona uma renomada fonte internacional (UNFPA) quê considera o rápido envelhecimento da população mundial uma megatendência. Que dados do contexto brasileiro são mobilizados para mostrar quê o Brasil acompanha essa tendência?
MP
2. As instituições brasileiras responsáveis por divulgar esses dados intentam compreender essa megatendência “não somente do ponto de vista censitário, como também do ponto de vista econômico, social e cultural”.
a) Os adjetivos econômico, social e cultural retomam quais locuções adjetivas citadas no primeiro parágrafo?
2. a) Esses adjetivos retomam as locuções “da economia”, “da sociedade” e “da cultura”.
b) Com essa retomada, a autora sinaliza quê abordará quê característica dessa megatendência apontada pelo UNFPA?
2. b) A autora sinaliza quê abordará o potencial de transformação econômico, social e cultural dessa megatendência.
3. Releia o trecho a seguir.
[...] nota-se a dissociação entre a “juventude e uma faixa etária específica e a transformação da juventude em um bem, um valor quê póde sêr conquistado em qualquer etapa da vida, através da adoção de formas de consumo e estilos de vida adequados” (Debert, 1999, p. 72), levando a um “compromisso com um tipo determinado de envelhecimento produtivo” (Debert, 1999, p. 72).
a) Para defender a revisão da ideia de juventude, propõe-se abandonar qual critério de definição? Como essa revisão contribui para um novo olhar para o envelhecimento?
3. a) Propõe-se abandonar o critério cronológico. Na medida em quê a juventude se transforma em um bem a sêr conquistado, pessoas de qualquer idade podem sêr consideradas jovens ao conquistá-lo.
b) A ideia de envelhecimento produtivo contraria quê senso comum sobre a velhice?
MP
c) Como a ideia de envelhecimento produtivo contribui para a discussão sobre o aspecto econômico dessa tendência demográfica mundial?
MP
4. O artigo propõe substituir o antigo paradigma sócio-cultural sobre a velhice por um paradigma atual ou propõe contestar o emprego de um paradigma em busca de novas formas de pensar o envelhecimento? Explique.
4. O artigo propõe contestar o emprego de um paradigma sócio-cultural do envelhecimento. Os conceitos mobilizados visam justamente identificar e discutir com profundidade o caráter heterogêneo dessa etapa da vida.
SAIBA MAIS
Citado no artigo, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, na sigla em inglês) é a agência da Ônu responsável por kestões populacionais. Criado em 1969 e presente em mais de 150 países, o UNFPA implementa, entre outras ações, programas para o desenvolvimento populacional norteados por eixos como saúde sexual, planejamento familiar e igualdade de gênero. Conheça os estudos quê o Fundo desen vólve, na versão brasileira do sáiti, disponível em: https://livro.pw/dcprt. Acesso em: 22 out. 2024.
EU E O MUNDO
Olhares para o envelhecimento
O trecho do artigo científico quê você leu destaca a heterogeneidade do envelhecimento e, com isso, questiona estereótipos sobre a idade madura. Converse com os côlégas sobre o olhar quê devemos lançar para pessoas nesse estágio da vida.
1. Com base em sua convivência com idosos, há um perfil homogêneo ou heterogêneo de maturidade?
MP
2. Segundo uma das fontes citadas no artigo, a juventude não é um estágio, mas sim um valor quê póde sêr conquistado. Vocês concórdam com essa revisão da ideia de juventude?
2. Resposta pessoal. Essa resposta póde sêr dada com base nas experiências dos estudantes junto aos idosos com quêm convivem ou conheçam, que alcançaram bem-estar físico e mental graças à adoção de hábitos saudáveis.
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Argumento por fato: a fôrça dos marcos históricos
5. Releia um trecho do artigo (Texto 1); depois, leia o trecho de outro artigo sobre o mesmo tema (Texto 2) e responda às kestões.
Texto 1
Os debates sobre envelhecimento estão na agenda internacional de preocupações desde a década de 1980, quando a Ônu realizou a primeira Assembleia Mundial sobre Envelhecimento na cidade de Viena, na Áustria. Uma segunda assembleia sobre o tema foi realizada em 2002, na cidade de madrí, na Espanha, quando a entidade desenhou o Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento (ONU, 2003), um documento no qual foram traçadas proposições de políticas públicas quê dessem vazão às demandas da crescente população idosa, especialmente em países em desenvolvimento.
Texto 2
Em 2002, na II Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento da Ônu foram elaborados dois documentos, a Declaração Política e o Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento, quê tratam sobre os desafios do envelhecimento da população no século XXI e a promoção do desenvolvimento de uma ssossiedade para todas as idades.
NOGUEIRA, Ingrid Rochelle Rêgo; CARVALHO, Maria Clotilde Barbosa Nunes Maia. Instituições de Longa Permanência para Idosos (as) (ILPI) e intergeracionalidade: caminhos para o cuidado. Mais 60, São Paulo, n. 85, 16 jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/haqkp. Acesso em: 19 set. 2024.
a) Considerando a discussão feita no artigo (Texto 1), qual é a intenção de informar quê o envelhecimento está na agenda de debates internacionais desde a década de 1980?
5. a) O intuito é chamar atenção para o longo tempo em quê o tema está em discussão e, com isso, salientar sua relevância em âmbito mundial.
b) Dos eventos sobre esse tema realizados desde então, a autora cita, no Texto 1, dois deles. Qual é a relevância da alusão a esses eventos para a discussão do tema?
MP
c) Nos dois trechos reproduzidos, cita-se o Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento, mas o Texto 1 cita um enfoque geográfico dêêsse documento quê não é abordado no Texto 2. Qual é esse enfoque?
5. c) Apenas o Texto 1 informa quê as políticas públicas do documento visam atender demandas da população idosa “especialmente em países em desenvolvimento”.
d) Como a menção a esse enfoque contribui para direcionar a abordagem dêêsse tema no artigo?
5. d) Mencionar essa característica do documento favorece o direcionamento para a abordagem local do tema, uma vez quê o Brasil é um dos países em desenvolvimento.
SAIBA MAIS
As citações de terceiro no primeiro artigo lido seguem o padrão previsto pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Quando as citações são parafraseadas, o sobrenome do autor aparece entre parênteses no corpo do texto com apenas a inicial maiúscula seguido do ano da publicação. Se as citações forem dirétas, o texto reproduzido deve estar entre aspas e, ao final, devem sêr informados entre parênteses o sobrenome do autor também com a inicial maiúscula, o ano da publicação e a página da fonte consultada.
Mesmo quando a alusão a um fato histórico é de natureza informativa, ou seja, quando não é baseada em uma intepretação histórica, ainda assim ela sérve aos interesses de quem alude. A simples escolha de citar um evento ou documento histórico em detrimento de outro já traz consigo uma intencionalidade. Além díssu, é possível citar particularidades estatísticas ou descritivas dêêsse fato quê convenham à determinada abordagem argumentativa.
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lINGUAGEM EM FOCO
As orações subordinadas substantivas objetivas dirétas na construção dos parágrafos
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Leia o trecho de um artigo de opinião sobre idadismo. Depois, responda às kestões.
O idadismo afeta particularmente as mulheres. Artistas como Helen Mirren, Madonna e Marieta Severo destacam como a ssossiedade muitas vezes espera quê as mulheres se comportem de acôr-do com estereótipos específicos de idade, o quê póde incluir abandonar cértas atitudes, atividades, vestimentas e desejos. Isso póde levar à invisibilidade das mulheres mais velhas na cultura popular e até mesmo à discriminação em cértas profissões. Em 2016, um estudo sobre diálogos cinematográficos a partir de roteiros de mais de 2.000 filmes de vários gêneros concluiu quê a percentagem de falas disponíveis para as mulheres diminuiu significativamente com a idade em comparação com os homens. Os homens com mais de 40 anos tiveram mais papéis e diálogo falado (55 milhões de palavras para a faixa etária dos 42-65 anos) em comparação com as mulheres da mesma faixa etária (11 milhões de palavras). [...]
O impacto do idadismo é enorme. O relatório mundial sobre idadismo 3, publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) [...] mostra quê o idadismo tem consequências graves e de longo alcance para a saúde, o bem-estar e os direitos humanos das pessoas e alto custo financeiro, da casa dos bilhões, à ssossiedade. Ele póde aumentar o risco de violência e abuso contra as pessoas idosas. Também está associado a piores saúdes física e mental, ao aumento do isolamento social e da solidão, à maior insegurança financeira, à diminuição da qualidade de vida e até mesmo à morte prematura.
COMINETTI, Marcia Regina. Idadismo, já ouviu falar? Instituto da Cultura Científica, ufis cár, São Carlos, [20--]. Disponível em: https://livro.pw/fakms. Acesso em: 22 out. 2024.
1 O primeiro parágrafo do trecho menciona as artistas Helen Mirren, Madonna e Marieta Severo.
a) A opinião delas em comum é citada diretamente ou é parafraseada?
1. a) A opinião delas é parafraseada.
b) Como a primeira oração subordinada substantiva objetiva diréta em destaque contribui para essa forma de citação?
1. b) A oração complementa o quê, segundo essas atrizes e cantora, a ssossiedade espera das mulheres: quê elas “se comportem de acôr-do com estereótipos específicos de idade”.
2 O quê há em comum no emprego das duas outras orações subordinadas substantivas objetivas dirétas em destaque?
2. Ambas complementam informações sobre documentos (um estudo e um relatório).
3 Se, em vez de orações, os complementos das formas verbais fossem substantivos, quê elemêntos perderiam destaque?
3. Perderiam destaque, respectivamente, “as mulheres”, “a percentagem de falas disponíveis para mulheres” e o “idadismo”, quê, nas orações, ocupam a função de sujeito e, nesse caso, o agente das ações.
As orações subordinadas substantivas objetivas dirétas são úteis para detalhar, aprofundar e destacar os complementos dos verbos transitivos dirétos das orações principais. Com isso, favorécem uma construção mais apurada de frases e parágrafos.
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PRODUÇÃO DE TEXTO
#aquecimento
O uso das orações subordinadas substantivas objetivas dirétas e a introdução de informações
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Releia um trecho do artigo científico e responda às kestões.
Um estudo divulgado pelo Ipea em 2021 confirma quê a mudança na estrutura da pirâmide etária do país é inevitável e projéta quê a proporção de idosos na população geral chegará a 40,3% em 2100, enquanto a população de jovens com 15 anos ou menos decrescerá de 24,7% em 2010 para 9% em 2100 (Bonifácio; Guimarães, 2021).
1. Qual é o sujeito em comum das formas verbais confirma e projéta? Além do sujeito, o quê esses verbos têm em comum quanto à transitividade?
1. O sujeito é “Um estudo divulgado pelo Ipea em 2021”. Ambos os verbos são transitivos dirétos.
2. O qüadro a seguir contém as porcentagens de idosos no mercado de trabalho no Brasil entre 2012 e 2023, segundo o hí bê gê hé.
Fonte: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (hí bê gê hé). Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Quarto trimestre de 2023. Rio de Janeiro: hí bê gê hé, 2024. p. 31. Disponível em: https://livro.pw/jdlgj. Acesso em: 22 out. 2024.
a) Para fazer um comparativo das porcentagens de 2012 e 2023 no cenário nacional, escrêeva um período compôzto com verbo transitivo direto na oração principal e uma oração subordinada substantiva objetiva diréta.
MP
b) Agora, para fazer um comparativo das porcentagens de 2012 e 2023 na sua região, escrêeva um período compôzto com verbo transitivo direto na oração principal e uma oração subordinada substantiva objetiva diréta.
2. b) Resposta pessoal, de acôr-do com a região em quê o estudante vive. A resposta póde apresentar a seguinte estrutura: Pesquisa do hí bê gê hé realizada entre 2012 e 2023 indica quê houve [aumento ou diminuição, seguido da porcentagem correspondente a essa situação na região] de idosos no mercado de trabalho na região [nome da região]: [apresentação das porcentagens em 2012 e em 2023].
O emprego de orações subordinadas substantivas objetivas dirétas na apresentação de informações favorece o desenvolvimento dos dados com base em verbos quê expressam análises e conclusões ou contêm informações adicionais. Esse recurso é muito comum em textos jornalísticos, mas também aparece com freqüência em gêneros dissertativo-argumentativos, como é o caso da redação do enêm.
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#naprática
Entrevista
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Depois de refletir sobre kestões contemporâneas ligadas ao envelhecimento no Brasil e no mundo, você vai produzir uma entrevista cujo tema é: “Perspectivas, mercado de trabalho e qualidade de vida para o idoso”. Antes de planejar e produzir seu texto, leia o trecho comentado de uma entrevista e preste atenção às características principais dêêsse gênero.
“Queremos acrescentar vida aos anos e não apenas anos à vida”, diz Alexandre Kalache
Com sua função de destaque, o título póde sêr usado para informar o tema da entrevista ou destacar algum conteúdo dela, como acontece neste caso, em quê é citada uma fala relevante do entrevistado.
Em entrevista ao Habitability, médico-gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade (ILC-Brasil) fala sobre a conkista (e os desafios) de envelhecer
A linha fina apresenta brevemente o entrevistado e o tema da entrevista.
Em pouco mais de um século, a humanidade acrescentou cerca de 30 anos na expectativa de vida média da população. O Brasil acompanhou esses passos, mas ainda tropeça quando o assunto é oferecer melhor qualidade de vida, proteção social, econômica e dignidade às pessoas mais idosas.
Tradicionalmente, antes das perguntas e respostas, a entrevista contém uma abertura para contextualizar o tema e apresentar o entrevistado.
“Nós conseguimos a façanha de envelhecer sem ter enriquecido antes, na contramão da história dos países desenvolvidos”, explica o médico-gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade (ILC-Brasil), referência mundial em estudos sobre a longevidade.
Falas do entrevistado podem sêr citadas no corpo do texto. Devem estar sempre entre aspas.
Entre 1995 e 2008, ele foi diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (hó ême ésse), onde idealizou e conduziu diversos estudos e políticas públicas ligados ao tema do envelhecimento. Entre eles, o Programa Cidade Amiga do Idoso.
[...]
Na apresentação do entrevistado, são fornecidas informações sobre a profissão e o cargo de destaque ocupado por ele, elemêntos quê deixam claro para o leitor quê o entrevistado é uma autoridade no assunto.
Apesar de todos os desafios presentes e futuros, quê inclui preparar as cidades para acompanhar essa radical alteração demográfica, Kalache afirma quê as mudanças são positivas. “A grande conkista social nos últimos cem anos foi o envelhecimento. É a revolução da longevidade”, explica o médico, em entrevista exclusiva ao Habitability.
Ainda na abertura, é importante mencionar o gênero entrevista e o veículo (ou a pessoa) a quem ela foi concedida.
Você costuma dizêr quê precisamos trazer mais vida aos anos e não mais anos à vida.
Em entrevistas, as perguntas ficam em uma linha à parte. Nesse caso, note quê não se trata de uma pergunta, mas de uma fala quê cumpre a função de dar início à conversa.
Alexandre Kalache – Eu nasci em 1945, logo tênho 78 anos. Isso mostra quê sou completamente diferente de qualquer ancestral meu. Até 1900, a expectativa de vida no planêta girava em torno de 30 anos. A mais alta do mundo era a da Alemanha, com 46 anos. Nesses últimos 120 anos, nós acrescentamos mais de 30 anos à expectativa de vida e não é só um aumento da expectativa de vida ao nascer. Isso quer dizêr quê acrescentamos anos à vida, mas não necessariamente vida aos anos. Há muitas pessoas quê apenas sobrevivem em meio a tantos problemas, como a pobreza. Logo, o quê nós queremos é acrescentar vida aos anos e não apenas anos à vida.
[...]
Separadas das perguntas, as respostas ficam sem aspas e precedidas do nome do entrevistado em destaque.
lópes, Marcus. “Queremos acrescentar vida aos anos e não apenas anos à vida”, diz Alexandre Kalache. Habitability, [s. l.], 29 abr. 2024. Disponível em: https://livro.pw/kuqwr. Acesso em: 22 out. 2024.
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Planejar
1. Escolha uma fonte quê possa render uma boa entrevista sobre o tema. póde sêr uma autoridade no assunto, mas também alguém cuja experiência pessoal permita delinear um perfil interessante (um idoso inserido no mercado de trabalho, um idoso quê encontra resistência para voltar a esse mercado etc.).
2. Depois de definir a fonte, faça uma pesquisa sobre ela (trajetória profissional, história de vida) e sobre o tema da entrevista. Consulte fontes confiáveis.
3. Com base nas pesquisas feitas, elabore cinco perguntas claras e objetivas. Elas serão a base de sua entrevista.
4. Em ordem de preferência, o formato da entrevista póde sêr presencial, por telefone ou videoconferência. Evite o formato imêiu. Falas e gestos do entrevistado transmitem intencionalidades quê se perdem no formato escrito.
5. Combine com o entrevistado o dia e o horário da entrevista.
6. A entrevista deve sêr gravada, por isso disponha de algum recurso tecnológico para isso: um gravador, um celular, uma ferramenta de gravação do programa de videoconferência. Teste a gravação antes de dar início à entrevista.
7. No dia e horário combinados, faça e grave a entrevista. Ela deve sêr conduzida pelas perguntas formuladas préviamente, mas é natural surgirem outras no desenrolar do diálogo.
#fiCAADiCA
Se você quiser se aprofundar no gênero entrevista, conheça o livro Entrevista – O diálogo possível, de Cremilda Medina. Publicado originalmente em 1986, esse livro breve e esclarecedor tornou-se um clássico no estudo do gênero. A autora propõe entender a entrevista não só pelo viés da técnica, do simples questionário a sêr respondido, mas sobretudo pelo viés da comunicação humana, daí a importânssia da palavra diálogo no título.
O MUNDO E EU
Etarismo em pauta
Estereótipos sobre a idade madura estão entre as causas, se não a principal, da dificuldade de idosos se inserirem ou reinserirem no mercado de trabalho.
Com isso, o atributo do saber acumulado é negligenciado em razão de uma ideia equivocada de improdutividade associada a esse estágio da vida. Converse com os côlégas sobre esse tema.
1. Vocês conhecem ações da ssossiedade ou do pôdêr público voltadas ao combate do etarismo (preconceito por idade) no mercado de trabalho?
1. Resposta pessoal. Caso eles desconheçam ações dessa natureza, convém incitá-los a refletir justamente a respeito dessa ausência, seja em razão da falta de ações, seja em razão da falta de conhecimento deles sobre o tema. É também oportuno apresentar para a turma algumas ações importantes de combate ao etarismo e discutir a eficácia (ou não) delas.
2. Que ações o pôdêr público poderia tomar para incluir idosos no mercado de trabalho? Você é a favor de cotas para esse público nas empresas ou defende quê essa inclusão deve passar exclusivamente pela conscientização da ssossiedade?
2. Essa questão visa mobilizar o olhar e as propostas de intervenção dos estudantes para esse problema social sensível na contemporaneidade. A pluralidade de olhares e propostas deve sêr discutida de modo a estimular o debate e o enriquecimento do repertório deles.
Escrever
1. trans crêva o conteúdo da entrevista. Para isso, convém usar um aplicativo ou software de uso livre, mas é necessário fazer uma revisão integral enquanto ouve novamente o áudio da entrevista.
2. Dê um título e escrêeva uma linha fina para a entrevista.
3. escrêeva uma abertura para contextualizar o tema da entrevista e apresentar o entrevistado. Ao fazer isso, apresente informações utilizando orações subordinadas substantivas objetivas dirétas. Se utilizar outros tipos de orações subordinadas, fique atento às regras de pontuação comentadas no De olho na linguagem.
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4. Edite as respostas. Em uma conversa, digressões são naturais. No entanto, como a entrevista será publicada em formato escrito, é necessário fazer ajustes (cortes, reelaborações etc.) quê tornem a leitura clara e objetiva sem distorcer o sentido original. Evite transcrever as respostas em períodos muito longos.
5. escrêeva as perguntas e as respostas na ordem em quê elas foram feitas oralmente. Não se esqueça de mencionar o nome do entrevistado no início de todas as respostas.
DE OlHO NA lINGUAGEM
A pontuação na elaboração de períodos compostos por subordinação
Termos essenciais e integrantes da oração não podem sêr separados por vírgula. Essa regra elementar é valiosa quando se vai empregar pontuação em períodos compostos por subordinação.
Releia dois trechos do artigo científico trabalhado nesta sequência.
I. Um estudo divulgado pelo Ipea em 2021 confirma quê a mudança na estrutura da pirâmide etária do país é inevitável [...].
II. O século XXI ábri espaço para um processo quê oblitera as fronteiras etárias [...].
No primeiro trecho, a oração subordinada introduzida por quê funciona como objeto direto do verbo confirmar, ou seja, por sêr essencial para a oração principal, ela não é precedida de vírgula. O mesmo vale para os outros tipos de subordinada substantiva. No caso do segundo trecho, a ausência de vírgula também se deve a isso, pois a oração subordinada introduzida por quê é essencial para o sentido do substantivo processo (trata-se, então, de uma subordinada adjetiva restritiva).
Agora, leia a frase a seguir.
O etarismo ou ageísmo, quê é derivado do termo aging, do inglês, é o preconceito por idade.
1. A oração subordinada introduzida por quê está isolada da oração principal por vírgulas. por quê isso ocorre? Essa oração subordinada é de quê tipo?
1. Essa oração traz uma informação acessória, dispensável ao sentido da oração principal, por isso está entre vírgulas. Trata-se de uma oração subordinada adjetiva explicativa.
Ainda no quê se refere à essencialidade dos termos, por funcionar como advérbio, quê é um termo acessório da oração, a subordinada adverbial é preferencialmente introduzida por vírgula, mesmo se o período compôzto estiver na ordem diréta. Se deslocada para o início da frase, a vírgula após a subordinada adverbial é obrigatória.
Revisar
1. Verifique se o título, a linha fina e a abertura cumprem as respectivas funções.
2. Certifique-se de, ao apresentar dados, ter empregado ao menos uma oração subordinada substantiva objetiva diréta. Se usou tipos diferentes de subordinada, confira se a pontuação está correta.
3. Analise se as perguntas e as respostas da entrevista propiciam uma leitura fluida.
4. Verifique a concordância verbal e a ortografia.
Avaliar, reescrever e compartilhar
1. Após revisar seu texto com base nos itens descritos anteriormente, reescreva-o fazendo os ajustes necessários.
2. sôb orientação do professor, crie um blogue com os côlégas, produza um texto de apresentação sobre a proposta de produção e publique as entrevistas. Por fim, divulgue o línki para os textos em seus perfis e canais digitais.
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Escolha profissional e equilíbrio das emoções
O trabalho está ligado à realização pessoal, à independência financeira, à satisfação de exigências familiares ou a outras necessidades. Quando precisamos fazer escôlhas relacionadas à vida profissional, tendemos a misturar expectativas, sonhos e incertezas – e decisões importantes mobilizam uma miríade de emoções.
LEITURA EM PAUTA
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Você vai ler a proposta do enêm 2020 e uma redação quê recebeu nota mássima segundo a avaliação da banca corretora do exame. O tema da redação foi “O estigma associado às doenças mentais na ssossiedade brasileira”. Considerando o tema, quê informações e reflekções você imagina quê foram citadas nos textos motivadores? Qual terá sido o enfoque dado ao tema na redação selecionada?
Texto 1
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve sêr feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve sêr escrito à tinta preta, na fô-lha própria, em até 30 linhas.
3. A redação quê apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação quê:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sêndo considerada “texto insuficiente”;
4.2. fugir ao tema ou não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema propôsto;
TEXTOS MOTIVADORES
Texto I
A maior parte das pessoas, quando ouve falar em “saúde mental”, pensa em “doença mental”. Mas a saúde mental implica muito mais quê a ausência de doenças mentais. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem quê ninguém é perfeito, quê todos possuem limites e quê não se póde sêr tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, tráumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida. A saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.
Disponível em: https://livro.pw/eaupy. Acesso em: 27 jul. 2020 (adaptado).
Texto II
A origem da palavra “estigma” aponta para marcas ou cicatrizes deixadas por feridas. Por extensão, em um período quê remonta à Grécia Antiga, passou a designar também as marcas feitas com ferro em brasa em criminosos, êskrávus e outras pessoas quê se desejava separar da ssossiedade “correta” e “honrada”. Essa mesma palavra muitas vezes está presente no universo das doenças psiquiátricas. No lugar da marca de ferro, relegamos preconceito, falta de informação e tratamentos precários a pessoas quê sofrem de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e outros transtôrnos mentais graves.
Achar quê a manifestação de um transtorno mental é “frescura” está relacionado a um ideal de felicidade quê não é igual para todo mundo. A tentativa de se encaixar nesse modelo cria distância dos sentimentos reais, e quêm os demonstra é rotulado, o quê progressivamente dificulta a interação social. É aqui que rêdes sociais de enorme popularidade mostram uma face cruel, desempenhando um papel de validação da vida perfeita e criando um ambiente em quê tudo deve sêr mostrado em seu melhor ângulo. Fora dos holofotes da internet, porém, transtôrnos mentais mostram-se mais presentes do quê se imagina.
Disponível em: https://livro.pw/gycll. Acesso em: 27 jul. 2020 (adaptado).
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Texto III
Disponível em: https://livro.pw/agkhe. Acesso em: 27 jul. 2020 (adaptado).
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O estigma associado às doenças mentais na ssossiedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, d fórma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. próva de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. próva de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Caderno 1, Azul, enêm 2020. p. 19. Disponível em: https://livro.pw/cgzun. Acesso em: 11 set. 2024.
Texto 2
Nise da Silveira foi uma renomada psiquiatra brasileira quê, indo contra a comunidade médica tradicional da sua época, lutou a favor de um tratamento humanizado para pessoas com transtôrnos psicológicos. No contexto nacional atual, indivíduos com patologias mentais ainda sofrem com diversos estigmas criados. Isso ocorre, pois faltam informações corretas sobre o assunto e, também, existe uma carência de representatividade dêêsse grupo nas mídias.
Primariamente, vale ressaltar quê a ignorância é uma das principais causas da criação de preconceitos contra portadores de doenças psiquiátricas. sôb essa ótica, o pintor holan-dêss víncent vã Gógui foi alvo de agressões físicas e psicológicas por sofrer de transtôrnos neurológicos e não possuir
Página duzentos e quarenta e oito
o tratamento adequado. O ocorrido com o artista póde sêr presenciado no corpo social brasileiro, visto quê, apesar de uma parcela significativa da população lidar com alguma patologia mental, ainda são propagadas informações incorrétas sobre o tema. Esse processo fortalece a ideia de quê integrantes não são capazes de conviver em ssossiedade, reforçando estigmas antigos e criando novos. Dessa forma, a ignorância contribui para a estigmatização dêêsses indivíduos e prejudica o coletivo.
Ademais, a carência de representatividade nos veículos midiáticos fomenta o preconceito contra pessoas com distúrbios psicológicos. Nesse sentido, a série de televisão da emissora HBO, “Euphoria”, mostra as dificuldades de conviver com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), ilustrado pela protagonista Rue, quê possui a doença. A série é um exemplo de representação dêêsse grupo, nas artes, falando sobre a doença de maneira responsável. Contudo, ainda é pouca a representatividade dêêsses indivíduos em livros, filmes e séries, quê quando possuem um papel, muitas vezes, são personagens secundários e não há um aprofundamento de sua história. Desse modo, esse processo agrava os estereótipos contra essas pessoas e afeta sua autoestima, pois eles não se sentem representados.
Portanto, faz-se imprescindível quê a mídia – instrumento de ampla abrangência – informe a ssossiedade a respeito dessas doenças e sobre como conviver com pessoas portadoras, por meio de comerciais periódicos nas rêdes sociais e debates televisivos, a fim de formár cidadãos informados. Paralelamente, o Estado – principal promotor da harmonía social – deve promover a representatividade de pessoas com transtôrnos mentais nas artes, por intermédio de incentivos monetários para produzir obras sobre o tema, com o fito de amenizar o problema. Assim, o corpo civil será mais educado e os estigmas contra indivíduos com patologias mentais não serão uma realidade do Brasil.
GADELHA, Isabella. [Redação do Enem]. In: enêm: leia redações nota mil da edição 2020 da próva. G1, [s. l.], 28 abr. 2021. Disponível em: https://livro.pw/mbdlb. Acesso em: 2 out. 2024.
- fito
- : objetivo.
Pensar e compartilhar
1. A palavra estigma é citada apenas no segundo texto motivador, no qual se explicam sua origem e seu significado no âmbito da saúde mental.
a) Que características dessa definição permitem concluir quê o primeiro texto motivador, embora não cite explicitamente essa palavra, também aborda o estigma na saúde mental? Explique.
MP
b) Como o primeiro texto motivador problematiza esse estigma?
MP
2. A redação aponta duas causas para os estigmas sobre saúde mental no Brasil atual.
a) Quais são elas?
2. a) A carência de informações sobre saúde mental e a carência de representatividade dos doentes na mídia.
b) Que problema apontado no segundo texto motivador aparece claramente em uma dessas causas? Identifique no segundo texto motivador o trecho em quê esse problema é citado.
2. b) O problema é a falta de informação, explícita em: “No lugar da marca de ferro, relegamos preconceito, falta de informação [...]”.
c) Com isso, a autora da redação faz uso apropriado ou inapropriado do texto motivador? Explique.
MP
3. A autora da redação afirma quê “apesar de uma parcela significativa da população lidar com alguma patologia mental, ainda são propagadas informações incorrétas sobre o tema”.
a) Como a alta incidência de patologias mentais no Brasil, aludida em uma frase com sentido concessivo, contribui para caracterizar o problema da desinformação sobre elas?
MP
b) Qual texto da coletânea ampara a informação sobre a incidência dêêsse tipo de doença?
3. b) A campanha publicitária com os índices de depressão no Brasil.
4. Qual é a função, na redação, do segundo e do terceiro parágrafos? Como essa estrutura favorece a coesão do texto?
MP
5. No último parágrafo, a autora apresenta duas propostas de intervenção. Considerando o quê foi apresentado e discutido ao longo do texto, qual é a lógica dêêsse número de propostas?
5. A autora se dedica a discutir duas causas para o problema dos estigmas de saúde mental no Brasil. Ao final, ela propõe uma ação de enfrentamento para cada causa.
Página duzentos e quarenta e nove
Sequências textuais na construção da redação do enêm
6. Tendo em vista quê as sequências textuais podem sêr narrativas expositivas, descritivas ou injuntivas e dialogais, releia dois trechos da redação e responda às kestões a seguir.
Trecho 1
Nise da Silveira foi uma renomada psiquiatra brasileira quê, indo contra a comunidade médica tradicional da sua época, lutou a favor de um tratamento humanizado para pessoas com transtôrnos psicológicos.
Trecho 2
sôb essa ótica, o pintor holan-dêss víncent vã Gógui foi alvo de agressões físicas e psicológicas por sofrer de transtôrnos neurológicos e não possuir o tratamento adequado.
a) Que sequência textual predomina nesses trechos? Explique.
MP
b) Qual é a intenção da autora da redação ao usar esse tipo de sequência textual envolvendo os nomes de Nise da Silveira e vã Gógui?
MP
7. Agora, releia outro trecho da redação.
Ademais, a carência de representatividade nos veículos midiáticos fomenta o preconceito contra pessoas com distúrbios psicológicos. Nesse sentido, a série de televisão da emissora HBO, “Euphoria”, mostra as dificuldades de conviver com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), ilustrado pela protagonista Rue, quê possui a doença.
a) Que sequência textual predomina nesse trecho? Explique.
7. a) A sequência textual predominante é a expositiva, quê se caracteriza pelo objetivo de explicar algo. Nesse caso, ela explica o tema da série.
b) Qual é a intenção da autora da redação ao usar esse tipo de sequência textual e citar essa série?
7. b) A intenção é apresentar um exemplo positivo, uma exceção de obra artística em quê pessoas em sofrimento psíquico são representadas.
Embora a sequência textual argumentativa predomine na redação do enêm, outros tipos de sequência textual podem sêr mobilizados a depender da intencionalidade. A sequência narrativa, por exemplo, póde sêr usada para resumir o enredo de um livro ou filme, contar um acontecimento da biografia de alguém ou qualquer outra história cuja citação convenha à construção da redação.
#fiCAADiCA
vã Gógui: a vida, de Steven Naifeh e grégôri White Smith
Com a mais vasta documentação já reunida sobre o artista holan-dêss víncent vã Gógui (1853-1890), Steven Naifeh (1952-) e grégôri White Smith (1951-2014), biógrafos do pintor, desfizeram imprecisões e mitos sobre ele nessa obra de fôlego. Nascido em um vilarejo no sul da Holanda, vã Gógui teve um relacionamento conturbado com os pais e uma amizade profunda com o irmão Théo, quê lhe deu suporte enquanto ele tentava, sem sucesso, sêr reconhecido como pintor.
EU E O MUNDO
Estigmas por quê?
A redação lida nesta sequência propõe ações para combater estigmas sobre saúde mental. Estigmas, em qualquer contexto, são redutores, excludentes, e por isso impedem uma compreensão mais compléksa e humana dos indivíduos e da ssossiedade. Converse com os côlégas sobre esse tema.
1. Você já sofreu algum estigma ou já julgou alguém com base em um? Em caso afirmativo, como foi essa experiência?
MP
2. Que fatores sócio-culturais podem levar alguém a julgar o outro com base em estigmas? A quem interessa agir dessa forma?
2. Visão redutora do mundo e do outro, herança cultural, desejo de minimizar o outro podem sêr motivações de estigmas. Em um contexto de pôdêr, por exemplo, o estigma póde sêr usado para impedir a ascensão e o sucesso de alguém.
Página duzentos e cinquenta
INTEGRANDO COM ár-te
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Olhar interior e exterior
Em 1889, vã Gógui se internou voluntariamente no sanatório de Saint-Rémy-de-Provence, na França, onde pintou A noite estrelada.
Essa obra icônica na história da ár-te rendeu e continua a render várias interpretações. Uma das linhas interpretativas defende quê, para pintar o qüadro, vã Gógui não olhou só pela janela do quarto do sanatório, mas também para dentro de si, como se o resultado fosse uma mistura de paisagens: a exterior e a interior.
Leia, a seguir, o trecho de uma dessas interpretações e responda às kestões.
êste qüadro exibe um vertiginoso dinamismo, uma energia quê nunca havia sido empregada, não apenas em sua obra, mas, talvez, em toda a história da pintura. Como apontou o filósofo e psiquiatra alemão káur Jaspers, no estudo sobre vã Gógui, os objetos, como coisas individuais, desapareceriam para se converter em redemoinhos. Era como se o artista já não desejasse descrever a cena, mas apenas manifestar um estado de ânimo.
FOLHA DE S.PAULO. víncent vã Gógui. São Paulo: Folha de São Paulo, 2007. p. 74-75. (Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura, v. 1).
1. Que elemêntos da obra permitem afirmar quê ela exibe um “vertiginoso dinamismo”?
1. As linhas ondulantes das árvores sinuosas, do horizonte e dos redemoinhos de vento indicam esse dinamismo vertiginoso.
2. O filósofo defende quê os objetos desaparecem como coisas individuais. O quê seria a representação pictórica de objetos como coisas individuais? O quê, no qüadro, perturba essa individualidade?
2. Representar pictoricamente objetos como coisas individuais pressupõe levar em conta sua forma própria, representá-los de maneira figurativa. Na obra de vã Gógui, essa individualidade é perturbada pelo movimento dos traços e pêlos tons parecidos, como se os redemoninhos e os tons de azul arrastassem e “desfigurassem” as coisas.
3. Se vã Gógui, como defende káur Jaspers, queria manifestar um estado de ânimo, qual seria ele? Que elemêntos da obra levam você a essa conclusão?
3. Resposta pessoal. Espera-se, contudo, quê, para justificar o estado de ânimo manifestado na obra em análise, os estudantes lévem em consideração o dinamismo, os redemoinhos, os tons de cores, em suma, os elemêntos principais nela presentes.
Página duzentos e cinquenta e um
lINGUAGEM EM FOCO
As orações subordinadas substantivas subjetivas e a impessoalização do discurso
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Leia, a seguir, o trecho de um artigo de opinião sobre cuidados com a saúde mental e responda às kestões.
Saúde mental: A importânssia de cuidar de quem cuida de nós
Quando um profissional da saúde adoece, é essencial quê ele receba a compreensão e o apôio dos gestores e côlégas. Estar preparado para essa eventualidade, especialmente quando a doença está relacionada à saúde mental, é vital para enfrentar o estigma quê ainda prevalece. A busca por tratamento é uma parte fundamental da vida de todos os colaboradores da área da saúde.
Apesar de ter acesso a uma vasta quantidade de informações e, teóricamente, maiores condições de prevenção e tratamento, muitos profissionais de saúde enfrentam desafios únicos quê dificultam a busca por ajuda. Observa-se quê esses profissionais apresentam maior vulnerabilidade, procuram menos ajuda, apresentam altas taxas de abandono ao tratamento e enfrentam complicações significativas.
[...]
Para enfrentar esse cenário, é necessário integrar o assunto em diferentes políticas públicas. [...]
ROMANO, João. Saúde mental: A importânssia de cuidar de quem cuida de nós. Medicina S/A, [s. l.], 4 set. 2024. Disponível em: https://livro.pw/tmyis. Acesso em: 23 set. 2024.
1 No segundo parágrafo, considere o trecho em destaque e responda:
a) Quantas orações subordinadas há no trecho?
1. a) Quatro.
b) Todas são do mesmo tipo? Quais são esses tipos?
MP
c) O verbo da oração principal pressupõe constatação ou impressão?
1. c) Constatação.
d) Que função essas orações subordinadas dêsempênham no processo argumentativo?
MP
2 Releia a oração subordinada em destaque no último parágrafo.
a) Que diferença estrutural ela apresenta em relação às demais orações destacadas?
MP
b) A função sintática desempenhada por essa oração em relação à oração principal é a mesma das demais orações em destaque? Explique.
MP
c) Quanto ao processo argumentativo, qual é a função desempenhada por essa oração?
2. c) A função é a de apresentar uma proposta de intervenção para enfrentar o problema relativo à saúde mental de profissionais da saúde.
3 As orações principais da primeira e da última oração subordinada em destaque têm estrutura semelhante.
a) Quem manifesta essa intenção, porém, não é o sujeito dessa estrutura. Explique.
3. a) O sujeito dessa estrutura é a oração subordinada. A intenção é do enunciador, no caso, quem assina o texto.
b) Essa dissociação resulta em uma abordagem mais pessoal ou impessoal na argumentação? Explique.
3. b) As orações subordinadas substantivas subjetivas promóvem um distanciamento do enunciador em relação às opiniões, o quê contribui para tornar o enunciado impessoal.
#PARAlEMBRAR
As orações subordinadas substantivas subjetivas funcionam como sujeitos da oração principal. Quando apresentam o verbo em uma das formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio), são classificadas como reduzidas, mais especificamente como orações subordinadas substantivas subjetivas reduzidas de infinitivo, de gerúndio ou de particípio.
O emprego de orações subordinadas substantivas subjetivas favorece a impessoalização do discurso ao distanciar um juízo, uma avaliação ou a constatação de sua fonte, ou seja, de seu enunciador. Desse modo, o enfoque se volta ao conteúdo e atenua sua natureza parcial, subjetiva.
Página duzentos e cinquenta e dois
PRODUÇÃO DE TEXTO
#aquecimento
O uso das orações subordinadas subjetivas na elaboração dos argumentos
Estratégias didáticas nas Orientações para o professor.
Releia o último parágrafo da redação vista anteriormente e responda às kestões a seguir.
Portanto, faz-se imprescindível quê a mídia – instrumento de ampla abrangência – informe a ssossiedade a respeito dessas doenças e sobre como conviver com pessoas portadoras, por meio de comerciais periódicos nas rêdes sociais e debates televisivos, a fim de formár cidadãos informados. Paralelamente, o Estado – principal promotor da harmonía social – deve promover a representatividade de pessoas com transtôrnos mentais nas artes, por intermédio de incentivos monetários para produzir obras sobre o tema, com o fito de amenizar o problema. Assim, o corpo civil será mais educado e os estigmas contra indivíduos com patologias mentais não serão uma realidade do Brasil.
1. Nesse parágrafo, a autora apresenta duas propostas de intervenção. Em qual das propostas ela utiliza uma oração subordinada substantiva subjetiva?
1. Na proposta de ação contra a desinformação sobre saúde mental.
2. Qual é a oração principal a quê está relacionada essa oração subordinada? Que adjetivo da oração principal denota intencionalidade opinativa?
2. A oração principal é “faz-se imprescindível”. O adjetivo é imprescindível.
3. Uma proposta de intervenção deve apresentar três elemêntos: o agente, a finalidade e o modo de execução. Quais dêêsses elemêntos estão presentes nessa oração subordinada substantiva subjetiva?
MP
4. Faça outra proposta de intervenção para o mesmo problema abordado na redação usando a terceira pessoa do discurso e a mesma estrutura sintática descrita a seguir:
• período compôzto com oração subordinada substantiva subjetiva (reduzida ou desenvolvida);
• oração principal com a expressão sêr + adjetivo.
Lembre-se dos três elemêntos da proposta de intervenção: agente, finalidade e modo de execução.
4. Possibilidade de resposta: É essencial/fundamental/prioritário quê o Ministério da Saúde promôva ampla discussão sobre saúde mental com a ssossiedade por meio de palestras, conferências e ciclos de debate em âmbito nacional a fim de desfazer os estigmas quê impedem o devido acolhimento e cuidado das pessoas com transtôrnos mentais.
#naprática
Simulado da redação do enêm
Agora é sua vez de produzir uma redação quê atenda à proposta a seguir.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve sêr feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve sêr escrito à tinta em até 30 linhas.
3. A redação quê apresentar cópia dos textos motivadores terá o número de linhas desconsiderado para efeito de correção.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação quê:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sêndo considerada “texto insuficiente”;
4.2. fugir ao tema ou quê não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema propôsto.
Página duzentos e cinquenta e três
TEXTO I
O sentido usual diz quê sêr maduro é estar “plenamente desenvolvido; completamente formado”. Comparando com uma fruta, quê ao amadurecer está pronta para sêr saboreada, poderíamos nos perguntar se alguém estaria plenamente pronto para uma escolha e mais ainda, de uma profissão? Seria um processo psicobiológico quê em algum momento atingiria um ponto ótimo? Nosso entendimento diz quê isto não existe. O momento da escolha não é possibilitado por um suposto desenvolvimento psicobiológico, mas é dado socioculturalmente.
BOCK, Silvio Duarte. O jovem brasileiro tem maturidade para escolher tão cedo sua profissão? In: BOCK, Ana Mercês baía; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi (org.). Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva Educação, 2001. p. 426-427.
TEXTO II
Faixa etária |
% |
---|---|
18 a 24 |
31,6 |
25 a 34 |
26,7 |
35 a 44 |
28,3 |
45 a 54 |
28,3 |
55 a 64 |
26,2 |
65 ou mais |
20,1 |
Fonte dos dados: VITAL STRATEGIES BRASIL. Inquérito telefônico de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis em tempos de pandemia – Covitel 2023. São Paulo: Vital Strategies; Umane, 2023. Disponível em: https://livro.pw/utjli. Acesso em: 23 set. 2024.
TEXTO III
Mais da mêtáde das ocupações quê existem hoje no Brasil podem desaparecer em cerca de duas dékâdâs. Esta é a conclusão de pesquisadores brasileiros quê usaram como base um modelo da Universidade de óksfór (Reino Unido) e adaptaram os cálculos para a realidade do mercado de trabalho do Brasil.
Eles calculam quê 58,1% dos empregos no país podem desaparecer em cerca de vinte anos devido à automação, considerando as tecnologias já existentes. O estudo avança em relação a outros levantamentos ao incluir os postos de trabalho informal, além daqueles com carteira assinada.
[...]
10 ocupações com maiores probabilidades de automação
Operadores de entrada de dados (digitador) – 99%
Profissionais de nível médio de direito e afins (assistente) – 99%
Agentes de seguros – 99%
Operadores de máquinas para fabricar equipamentos fotográficos – 99%
Vendedores por telefone – 99%
Despachantes aduaneiros – 99%
Contabilistas e guarda livros – 98%
Secretários jurídicos – 98%
Condutores de automóveis, táxis e caminhonetes – 98%
Balconistas e vendedores de lojas – 98%
ALEGRETTI, Laís. Trabalhador ou máquina? As 10 ocupações com maior (e menor) chance de sumir no Brasil. G1, [s. l.], 23 jul. 2022. Disponível em: https://livro.pw/qmmau. Acesso em: 23 set. 2024.
Página duzentos e cinquenta e quatro
TEXTO IV
Eu havia caído numa estrada sem volta. Até o dia da minha morte, podia ou não encontrar o sucesso de público, a fama, o dinheiro. Podia ou não sêr adorado por multidões de leitores. Podia ou não sêr entendido por meia dúzia de especialistas. Qualquer escolha profissional traz esses riscos, e você só fica seguro de quê escolheu a carreira certa quando chega à conclusão de quê mesmo quê dê tudo errado terá valido a pena. De quê o fracasso na tentativa ainda é motivo de orgulho, enquanto quê ter passado a vida sem tentar seria uma humilhação insuportável, como se você fosse ridicularizado pelo seu próprio destino.
LACERDA, Rodrigo. O fazedor de velhos. São Paulo: Cosac Naífy, 2013.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto do tipo dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Escolha profissional: os impactos e as consequências para a saúde mental dos adolescentes”, apresentando proposta de intervenção quê respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, d fórma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Planejar
1. Selecione dados e reflekções dos textos motivadores quê possam favorecer a identificação do problema e do contexto em quê ele está inserido.
2. Escolha uma parte dêêsse problema para discuti-lo e apresente uma tese sobre ele.
3. Além de informações e reflekções da coletânea, mobilize seu repertório e outras fontes confiáveis para sustentar sua tese para o tema propôsto.
4. Defina os argumentos com quê você defenderá sua tese.
5. Verifique se os argumentos selecionados têm fonte confiável, como livros ou estudos chancelados por universidades e institutos de pesquisa. Caso as fontes não sêjam precisas, pesquise a procedência e a confiabilidade de cada informação quê pretende utilizar, a fim de localizar a referência adequada.
6. Defina uma intervenção factível para o problema. Para isso, além da ação, sêrá necessário apresentar seu agente, sua finalidade e o modo como ela deve ser executada.
O MUNDO E EU
Acolhimento em saúde mental
Ao longo desta sequência, o tema da saúde mental foi discutido em diferentes contextos. Converse com os côlégas sobre as barreiras sociais enfrentadas por quem apresenta sofrimento psíquico e as iniciativas de escuta e acolhimento dessas pessoas.
1. Em quê a ssossiedade brasileira avançou e no quê ela ainda precisa avançar para acolher e tratar as pessoas em sofrimento psíquico e emocional?
MP
2. Em caso de sofrimento psíquico ou emocional, você já se sentiu ou se sentiria à vontade para buscar ajuda especializada? Em caso negativo, qual seria o motivo?
MP
3. Em sua opinião, quê hábitos da vida contemporânea podem desencadear algum tipo de sofrimento psíquico?
3. Resposta pessoal. Embora a resposta seja pessoal, essa questão oferece a oportunidade de discutir danos à saúde mental causados por fatores contemporâneos, como tempo longo de exposição a telas, distanciamento físico e social provocado pelas rêdes sociais e ritmo de vida acelerado em centros urbanos.
Escrever
1. No caderno, faça um rascunho da redação utilizando a norma-padrão da língua portuguesa.
2. Na elaboração, empregue outros tipos de sequências textuais além da argumentativa. Os tipos narrativo e explicativo podem sêr bem-vindos, a depender da intenção.
3. Utilize orações subordinadas substantivas subjetivas em favor da impessoalização do discurso.
4. Para evitar a repetição da conjunção quê, empregue também orações reduzidas, como se explica no boxe a seguir.
Página duzentos e cinquenta e cinco
DE OlHO NA lINGUAGEM
A importânssia do uso das orações reduzidas para evitar a repetição da conjunção quê
Leia o trecho de um artigo publicado em um blogue e preste atenção aos trechos em destaque.
Para lidar com esses desafios, é fundamental promover a conscientização sobre a importânssia da saúde mental e fornecer recursos de apôio. As instituições de ensino, os pais e os próprios estudantes devem considerar quê a pressão não deve sêr a motivassão principal para o sucesso no vestibular. Em vez díssu, é crucial encorajar o autocuidado, a busca de equilíbrio entre estudo e lazer, e a procura de ajuda profissional, quando necessário.
UNICEF. O vestibular e a mente. 28 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/eyprc. Acesso em: 23 set. 2024.
No trecho reproduzido, o emprego de orações subordinadas substantivas subjetivas reduzidas de infinitivo evita a repetição da conjunção quê.
1. Como seria a primeira frase do trecho se, em vez de orações subordinadas reduzidas, houvesse subordinadas desenvolvidas?
1. Para lidar com esses desafios, é fundamental quê se promova/seja promovida a conscientização sobre a importânssia da saúde e quê se forneçam/sejam fornecidos recursos de apôio.
2. Em sua opinião, qual das versões apresenta maior fluidez de leitura?
Agora, leia outro trecho dêêsse mesmo artigo.
2. Resposta pessoal. Espera-se, contudo, quê os estudantes percêbam quê a ausência da conjunção nessas orações dá mais ritmo à leitura e concretude às ações usando-se os verbos (designando exatamente o quê se deve realizar) e não os substantivos, quê são abstratos e deixam menos claras as ações.
O foco é essencial para a conkista dos objetivos acadêmicos, mas é importante quê não seja 8 ou 80: não se deve abrir mão do lazer, de espairecer a mente e fazer díssu também parte da rotina.
UNICEF. O vestibular e a mente. 28 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/eyprc. Acesso em: 23 set. 2024.
3. Como seria a oração subordinada em destaque se, em vez de desenvolvida, ela fosse reduzida de infinitivo?
3. A oração sêria “não ser 8 ou 80”.
Revisar
1. Ao revisar seu texto, confira se o problema foi bem identificado e caracterizado.
2. Verifique se você usou outros tipos de sequências textuais além da argumentativa.
3. Certifique-se de ter empregado orações subordinadas substantivas subjetivas em favor da impessoalização do discurso.
4. Certifique-se de ter adotado estratégias para evitar repetições e para favorecer a fluidez da leitura.
5. Confira a concordância verbal e a ortografia.
Avaliar, reescrever e compartilhar
Após revisar sua redação com base nos itens indicados, reescreva-a com os ajustes necessários. sôb a orientação do professor, compartilhe-a com os côlégas e participe de uma roda de conversa para discutir o tema com base nas redações produzidas por vocês.
Página duzentos e cinquenta e seis