Objeto digital
Para usar o objeto digital, clique nos detalhes enumerados e acesse os conteúdos.
O trajeto percorrido pelo navio Beagle (1831-1836)
A viagem a bordo do Beagle é considerada por Charles Darwin um dos acontecimentos mais importantes de sua vida. Ao longo dela, Darwin aprimorou sua capacidade de observação e de compreensão dos fenômenos naturais. Essa viagem teve início no dia 27 de dezembro de 1831, partindo da Inglaterra. Acompanhe a seguir o trajeto e algumas observações e estudos feitos pelo naturalista inglês em alguns pontos ao longo do percurso.

1. 1833 a 1834, Argentina
Na Argentina, Darwin descobre vários fósseis de grandes mamíferos que habitaram a Terra durante o Período Quaternário. Ele faz várias inferências sobre o tempo que esses animais viveram na Terra ao compará-los com conchas encontradas no mesmo local dos fósseis. Além disso, surpreende-se com as semelhanças entre formas fósseis e viventes de alguns mamíferos.
2. 1834, Chile
Após desembarcar em Valparaíso, no Chile, Darwin realiza várias expedições terrestres. Ao se deparar com a Cordilheira dos Andes, ele faz observações sobre as diferenças entre espécies animais e vegetais existentes de um lado e de outro da cordilheira, concluindo que os Andes formaram uma barreira geográfica importante desde o aparecimento dessas espécies.
3. 1835, Ilhas Galápagos
Nas Ilhas Galápagos, Darwin nota variações nos bicos das aves. Após saber que eram espécies diferentes, ele levanta a hipótese de que o isolamento geográfico fez com que, a partir de uma espécie ancestral originária do continente, as aves das ilhas apresentassem modificações em seus bicos, provavelmente, relacionadas aos seus hábitos alimentares.
4. Ilhas Cocos, 1836
Nas Ilhas Cocos, no Oceano Índico, Darwin se vale de seus conhecimentos em geologia e em biologia para propor os estágios de formação de um atol, recifes de coral de formato circular que podem se formar no entorno de ilhas, muitas vezes de origem vulcânica.
Mapa-múndi com a representação do trajeto percorrido pelo navio Beagle (1831-1836), com destaque para algumas de suas paradas.
Crédito da imagem: Edson Bellusci
Fonte de pesquisa: TORT, P. Darwin e a ciência da evolução. Tradução: Vera Lucia dos Reis. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
Após quase 5 anos de viagem, o navio Beagle retorna à Inglaterra em 2 de outubro de 1836. Em seu retorno, Darwin já era conhecido como promissor geólogo e naturalista devido às correspondências que trocara com outros estudiosos ao longo da viagem. Durante todo o trajeto, Darwin registrou em seu diário de bordo suas observações e reflexões, fundamentais à elaboração de suas ideias sobre a evolução das espécies.