Objeto digital
Para usar o objeto digital, clique nos detalhes enumerados e acesse os conteúdos.
A importância da vacinação
A vacinação é a melhor forma de controle e prevenção de determinadas doenças. A descoberta e o desenvolvimento das vacinas fizeram com que diversas doenças, como a varíola, a poliomielite e, mais recentemente, a covid-19, deixassem de ser um problema sério de saúde pública. Observe no gráfico a seguir a quantidade de casos de poliomielite no Brasil ao longo dos anos, antes e depois da vacinação da população.

1. 1968-1980
No Brasil, até 1980, o número de casos confirmados de poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil, era alto entre a população: havia de 1074 a 3594 casos anuais da doença.
2. 1980
Em 1980, tem início a primeira campanha nacional contra a poliomielite, cujo objetivo foi vacinar todas as crianças menores de 5 anos. A partir desse ano, os casos de poliomielite começam a diminuir no país.
3. 1989
O último caso de poliomielite em território nacional foi registrado em 1989.
4. A partir de 1990
Graças à vacinação da população brasileira, a partir de 1990, o Brasil não registrou mais casos de poliomielite e, em 1994, o país recebeu a certificação de que o vírus e a doença tinham sido eliminados do território nacional.
Quantidade de casos confirmados de poliomielite ao longo dos anos no Brasil (1968-2023)
Crédito da imagem: Rogério Casagrande
Fonte de pesquisa: BRASIL. Ministério da Saúde. Série histórica poliomielite UF e região 1968 a 1989. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://s.livro.pro/yn2z9y. Acesso em: 8 out. 2024.
Assim como a vacina da poliomielite, outras vacinas são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além de proteger contra doenças infecciosas, a vacinação é um pacto coletivo de saúde, pois ajuda a reduzir a disseminação dos agentes causadores de doenças na população e a proteger pessoas que não podem ser vacinadas por motivos de saúde ou crianças que ainda não atingiram a idade necessária à imunização. Aproveite para verificar se o seu calendário vacinal está em dia!