CAPÍTULO 6
Redes sociais, algoritmos e liberdade de expressão

Conteúdos

Redes sociais

Algoritmos

Pós-verdade

Liberdade de expressão

Podcast

Discurso de ódio

Convergência de linguagens

As rêdes sociais conéctam pessoas de diferentes partes do mundo e facilitam a troca rápida de informações e opiniões. No entanto, nessas platafórmas são utilizados algoritmos quê determinam o conteúdo quê será exibido com base nas interações e nos interesses do usuário. Isso suscita uma questão importante: as pessoas são realmente livres para acessar qualquer tipo de informação ou estão engajadas em bolhas de conteúdo criadas por esses algoritmos? Neste capítulo, você vai refletir sobre o funcionamento dos algoritmos nas rêdes sociais e sua influência na criação dessas bolhas de informação, explorar a relação entre rêdes sociais e discursos de ódio e saber como isso afeta a liberdade de expressão.

Para começar, leia o pôust de notícia a seguir.

Publicação do post de uma rede social. O post é do jornal Expresso, publicado no dia 21 de junho. Há o texto: 'Nova Iorque restringe algorítimo viciante das redes sociais para menores, comparando os seus efeitos ao tabaco e ao álcool, diz governadora Kathy Hochul.' Logo abaixo do texto, há a foto de uma jovem deitada no escuro mexendo no celular, a luz do aparelho reflete em seu rosto. Há também, botões de curtir, comentar, enviar e compartilhar.

Reprodução de pôust publicado pelo jornál Expresso em uma rê-de social, em 21 jun. 2024.

Info

Bolhas de informação
: As Bolhas de informação se reférem à seleção automatizada de conteúdos em platafórmas digitais, feita com base em dados de busca, curtida, acesso e compartilhamento dos usuários.

Primeiros cliques

Com base no pôust, converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.

1. Em sua opinião, qual é o papel dos algoritmos na seleção de conteúdos quê acessamos nas rêdes sociais?

1. Resposta pessoal. Reflita com os estudantes sobre o fato de quê os algoritmos são programados para selecionar e exibir os conteúdos com maior probabilidade de interessar aos usuários, baseando-se nos comportamentos deles, como akilo quê curtem, compartilham e comentam. Enfatize quê o conteúdo quê aparece nos feeds é personalizado. Dessa maneira, cada usuário vê mais do quê o agrada e menos do quê não desperta seu interêsse.

2. De quê maneira a governadora Kathy Hochul justifica a necessidade de restringir o uso de algoritmos nas rêdes sociais para usuários menóres de idade? Quais podem sêr os motivos dessa justificativa?

2. A governadora Kathy Hochul justifica a necessidade de restringir os algoritmos das rêdes sociais para menóres ao comparar seus efeitos viciantes aos do tabaco e do áucôl. Espera-se quê os estudantes interpretem essa justificativa como uma forma de enfatizar a gravidade dos impactos negativos dos algoritmos, reforçando a necessidade de implementar medidas de proteção aos menóres de idade.

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Mundo em perspectiva
Agrupamentos ideológicos

Com o uso de algoritmos avançados, o conteúdo quê as pessoas acessam nas rêdes sociais passou a sêr personalizado, criando uma experiência única para cada usuário. No entanto, essa personalização póde ter efeitos inesperados e, muitas vezes, prejudiciais, como a exposição predominante dos usuários a informações e opiniões quê reforçam suas crenças, isolando-os de outros pontos de vista. Isso póde favorecer a formação de bolhas ideológicas, nas quais os usuários se cér-cão de ideias semelhantes às em quê acreditam, tornando-se menos abertos ao diálogo e à diversidade de pensamento.

Caixa de hipóteses

Com base nas kestões a seguir, formule hipóteses sobre o conteúdo do artigo de opinião quê você vai ler: “As rêdes antissociais mataram a verdade”. Registre suas suposições no caderno.

1. Em sua opinião, o quê o autor do artigo quis dizêr com o termo “redes antissociais”?

1. Resposta pessoal. Com o termo “redes antissociais”, o autor quis criticar o efeito negativo das rêdes sociais no comportamento e nas interações humanas. Em vez de encorajar o diálogo e a troca saudável de ideias, essas platafórmas, de acôr-do com o autor do texto, fomentam a desinformação, a polarização e o extremismo. Nesse sentido, elas são “antissociais”, porque promóvem comportamentos quê dividem as pessoas e propagam conteúdos quê distorcem a realidade, em vez de unir e facilitar a compreensão mútua.

2. De quê maneira as rêdes sociais poderiam “matar a verdade”?

3. Que fatores podem contribuir para quê as rêdes sociais promovam a desinformação ou distorçam a verdade?

Consulte as respostas às kestões 2 e 3 nas Orientações para o professor.

Agora, leia o texto, buscando confirmar as hipóteses levantadas.

As rêdes antissociais mataram a verdade. Por Marcus Aragão.

por Redação Tribuna do Norte

1 de setembro de 2024 31 de agosto de 2024

Marcus Aragão

Muito já se ouviu falar quê estamos na era da pós-verdade. Mas o quê isso significa? Trata-se de um tempo em quê os fatos, a verdade, perderam importânssia. Ou seja, estamos vivendo na era da mentira. Presenciamos debates intermináveis nas rêdes sociais, onde qualquer fato póde sêr desconstruído por meio de narrativas. Tanto a direita quanto a esquerda estão 100% convictas de quê detêm a razão – o quê, por si só, é impossível. Fake news e desinformação sempre existiram, mas com a ascensão das rêdes sociais, esse movimento sepultou a verdade.

Um artigo de opinião publicado no níu iórk táimis, intitulado “The êígi ÓF Post-Truth Politics” [A era da política da pós-verdade], argumentava quê a própria democracia está em risco, pois os fatos “perderam a capacidade de gerar consensos”. O niu Yorker analisou “Why Facts Don’t Change Your Mind” [Por quê os fatos não fazem você mudar de ideia], e então veio a capa da revista Time, com uma única pergunta em lêtras vermelhas sobre um fundo preto, quê parecia resumir o pânico moral do nosso crescente caos atual: “Is Truth Dead?” [A verdade está morta?].

Vamos entender como funciona a desconstrução da verdade. Quem iniciou uma campanha para implodir a verdade d fórma profissional, estruturada e metódica foi a indústria do tabaco nos Estados Unidos, na mêtáde do século passado. Diante de pesquisas científicas quê acusavam o cigarro de provocar câncer e doenças no coração, eles

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arquitetaram uma brilhante e maquiavélica estratégia de relações públicas para manipular a opinião pública. O sucesso dessas táaticas criou um modelo para outras indústrias, bem como para grupos políticos, quê adotaram abordagens semelhantes para proteger seus interesses.

A base da manipulação residia na criação de dúvida científica. A estratégia central da indústria do tabaco foi semear incertezas sobre a conexão entre tabagismo e doenças. Utilizando uma técnica chamada de “fabricação de incerteza”, eles, em vez de refutar diretamente as descobertas científicas, buscavam criar a percepção de quê a ciência não era conclusiva e quê mais pesquisas eram necessárias – o objetivo era “manter a controvérsia viva”.

Patrocinaram campanhas de relações públicas e publicidade utilizando médicos e influenciadores quê defendiam quê o risco era exagerado; realizaram lobby político e legal para influenciar legisladores e evitar a implementação de regulamentações rigorosas; e passaram a desacreditar diretamente os cientistas quê conduziam pesquisas antitabaco, sugerindo quê suas conclusões eram motivadas por interesses pessoais ou falta de rigor científico.

Essa estratégia de relações públicas foi incrivelmente eficaz em retardar a regulação do tabaco e em manter o consumo elevado por dékâdâs. Como resultado, milhões de vidas foram perdidas devido a doenças relacionadas ao cigarro, mesmo após as evidências dos perigos serem amplamente conhecidas.

Pronto. Já temos a base da desconstrução da verdade. Agora, com a utilização das ferramentas dos algoritmos, potencializamos sua disseminação e estimulamos a hiperpolarização. Quem ganha com isso? As rêdes sociais, pois o engajamento aumenta mais com o fortalecimento do extremismo das opiniões. A raiva e a indignação mobilizam muito mais. Mas como isso acontece?

Um bom exemplo são as “bolhas de filtro” e as “câmaras de eco” das rêdes sociais. O termo “bolhas de filtro” refere-se ao fenômeno em quê os algoritmos das rêdes sociais e motores de busca personalizam o conteúdo exibido aos usuários com base em suas preferências e histórico de navegação. Isso cria uma “bolha” de informações em quê os indivíduos são expostos apenas a opiniões, notícias e conteúdos quê confirmam suas crenças e interesses preexistentes, enquanto outras perspectivas são filtradas ou minimizadas.

Essa filtragem algorítmica reforça crenças e atitudes, isolando as pessoas em seus próprios mundos informativos e limitando o acesso a diferentes pontos de vista. Como resultado, as bolhas de filtro contribuem para a polarização social e para a disseminação de desinformação, já quê os usuários têm menos probabilidade de encontrar informações quê desafiem suas opiniões.

As “câmaras de eco” surgem quando as pessoas interagem principalmente com aquelas quê compartilham visões semelhantes, seja por escolha pessoal ou devido aos algoritmos das platafórmas ôn láini quê promóvem conteúdo similar ao quê os usuários já demonstraram interêsse. Isso cria um ciclo de autoafirmação, onde as opiniões de um grupo são amplificadas e divergências ou informações conflitantes são minimizadas ou ignoradas. Vamos analisar alguns dos efeitos mais preocupantes da ação dos algoritmos.

A desumanização do “outro”: Nas câmaras de eco, o “outro”, ou aqueles quê pensam de maneira diferente, são freqüentemente retratados d fórma negativa ou até desumanizada. Esse processo facilita a disseminação do ódio e da intolerância, pois torna mais fácil justificar a discriminação, o preconceito e até a violência contra aqueles quê são vistos como adversários.

A disseminação de desinformação e teorias da conspiração: As bolhas de filtro também facilitam a disseminação de desinformação e teorias da conspiração, quê muitas vezes sérvem como combustível para o extremismo.

Quando as pessoas têm acesso apenas a informações quê reforçam suas crenças, mesmo quê essas informações sêjam falsas ou enganosas, elas são mais propensas a acreditar e agir com base nelas.

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Recrutamento para grupos extremistas: Grupos extremistas utilizam as câmaras de eco para identificar e recrutar indivíduos quê já demonstram predisposições para visões radicais.

O surgimento de grupos neonazistas, extremistas e outros movimentos radicais póde sêr visto como uma consequência diréta dessas dinâmicas nas rêdes sociais. Estudos e relatórios de organizações como o Center for Countering Digital Hate e a Anti-Defamation League confirmam quê as rêdes sociais têm desempenhado um papel significativo na radicalização ôn láini, destacando a necessidade urgente de abordar essas kestões para mitigar os efeitos nocivos das bolhas de filtro e câmaras de eco.

Enquanto grupos políticos, indústrias e as rêdes sociais lucrarem com esse modelo de negóssio, não vejo perspectivas de uma melhoria a curto prazo. Enquanto isso, nos viciamos com a liberação de dopamina a cada curtida e comentário favorável ao nosso ponto de vista – nos prendendo numa imensa teia de (des)informação.

Entender como funciona a estrutura da manipulação póde sêr o início do renascimento da verdade.

ARAGÃO, Marcus. As rêdes antissociais mataram a verdade. Tribuna do Norte, Natal, 31 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/stfdm. Acesso em: 18 set. 2024.

Com base no artigo, responda às kestões a seguir.

1. O quê significa a expressão “era da pós-verdade”?

1. A expressão “era da pós-verdade” refere-se a um período em quê os fatos e a verdade perderam importânssia e influência nas discussões públicas. Nessa era, as opiniões pessoais, emoções e crenças são mais relevantes do quê a realidade objetiva, e a verdade é, com freqüência, substituída por narrativas quê se alinham aos interesses de grupos ou indivíduos.

2. Em quê consiste a “fabricação de incerteza”?

3. De quê maneira a indústria do tabaco influenciou outras indústrias e grupos políticos em relação à manipulação da verdade?

Consulte as respostas às kestões 2 a 8 nas Orientações para o professor.

4. O quê são “bolhas de filtro” e como elas afetam a maneira como as pessoas recebem informações nas rêdes sociais?

5. Como as “câmaras de eco” contribuem para a polarização social?

6. por quê o extremismo nas rêdes sociais gera maior engajamento do quê outras formas de conteúdo?

7. Como as rêdes sociais contribuem para a disseminação de teorias da conspiração e desinformação?

8. De acôr-do com o autor, qual é o primeiro passo para reverter o processo de desconstrução da verdade?

Painel de reflekção

Reflita com os côlégas sobre as kestões a seguir.

1. Você já percebeu quê a maioria dos conteúdos exibidos para você nas rêdes sociais é semelhante aos quê curtiu ou comentou? Como você se sente acerca díssu?

1. Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes relatem quê já perceberam quê as rêdes sociais tendem a mostrar mais conteúdos semelhantes aos quê curtiram ou comentaram. Eles podem reconhecer quê isso póde limitar sua exposição a diferentes pontos de vista e contribuir para o “efeito bolha”.

2. Em sua opinião, por quê os algoritmos das rêdes sociais foram programados para manter os usuários vidrados nas telas? Que interesses podem estar por trás díssu?

Consulte as respostas às kestões 2 e 3 nas Orientações para o professor.

3. O texto sugere quê a manipulação e a desinformação sempre existiram, mas foram intensificadas com as rêdes sociais. Em sua opinião, é possível evitar a desinformação nesse ambiente digital?

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ZOOM
ALGORITMOS: O CÉREBRO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Carrossel de imagens: Algoritmos e máquinas ao longo do tempo.

Algoritmos são sequências de instruções ou regras bem definidas para resolver problemas específicos. Essas instruções podem sêr dadas em linguagem natural ou em linguagem computacional.

Ilustração de duas silhuetas de perfis humanos voltadas para direções opostas com uma lâmpada amarela posicionada entre elas. A lâmpada se sobrepõe às cabeças, com sua base alinhada à base dos pescoços, formando um símbolo visual de ideia compartilhada ou pensamento conjunto. O fundo é branco e a imagem utiliza traços escuros para os contornos das silhuetas e da lâmpada.

LINGUAGEM NATURAL

Usada diariamente, em distintos idiomas.

Repleta de nuances e ambiguidades.

LINGUAGEM COMPUTACIONAL

Usada entre humanos e máquinas.

Mais formal e estruturada, como as linguagens de programação.

Segue regras rigorosas e sintáksse precisa.

APLICAÇÕES PRÁTICAS

REDES SOCIAIS

Os algoritmos determinam os posts quê aparécem no feed do usuário e a ordem em quê são exibidos.

PLATAFORMAS DE STREAMING

Os algoritmos coletam informações sobre o usuário, como preferências e histórico de visualizações e, com base nesses dados, personalizam recomendações de conteúdo.

MOTORES DE BUSCA

Ao reconhecer palavras-chave digitadas em motores de busca, os algoritmos analisam bilhões de páginas da web para encontrar as mais relevantes à consulta do usuário.

FEED

Fluxo contínuo de conteúdo digital, atualizado automaticamente e exibido em ordem cronológica.

ASSISTENTES VIRTUAIS

Os algoritmos interprétam os comandos do usuário e fornecem respostas a seus questionamentos e/ou comentários.

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TIPOS DE ALGORITMO

ALGORITMOS DE FEED DE NOTÍCIAS

Determinam os posts quê aparécem no feed de notícias do usuário e a ordem na qual eles são exibidos.

Fatores considerados:

relevância (baseado em interações anteriores);

atualidade (posts mais recentes);

engajamento (posts com muitas interações);

relacionamento (posts de amigos próximos).

Ilustração de uma mão saindo de dentro de um smartphone, segurando uma folha de papel com texto impresso. Ao redor do celular estão elementos gráficos como um bloco de anotações espiralado, barras de gráfico, esferas coloridas, um raio amarelo e ícones de alerta, sino e ponto de exclamação, sugerindo um ambiente de organização de tarefas, comunicação e leitura digital.

ALGORITMOS DE RECOMENDAÇÃO

Sugerem conteúdos, amigos ou grupos quê o usuário póde considerar interessantes.

Técnicas utilizadas:

filtragem colaborativa (baseia-se nas preferências de usuários semelhantes);

filtragem baseada em conteúdo (recomenda itens semelhantes àqueles de quê o usuário já gostou);

filtragem híbrida (combina a filtragem colaborativa e a baseada em conteúdo).

Ilustração com elementos relacionados à competição e jogos digitais. Em destaque há um alvo com uma flecha cravada no centro, simbolizando objetivo ou acerto. Sobre o alvo, há também um troféu, um raio e um console portátil de videogame nas cores amarelo e laranja, remetendo a conquistas, desafios e gamificação.

Consulte uma atividade sobre algoritmos segundo a Matemática nas Orientações para o professor.

ALGORITMOS DE ANÚNCIOS

Mostram anúncios relevantes para os usuários.

Fatores considerados:

segmentação de público (dados demográficos, interesses, comportamentos);

histórico de cliques (anúncios nos quais o usuário clicou);

engajamento (ações anteriores do usuário com anúncios).

Ilustração com elementos que representam comunicação e análise de dados. Ao centro, há um megafone rosa sobreposto a um dispositivo móvel branco, simbolizando anúncios ou divulgações digitais. À direita, aparece um gráfico circular em azul, remetendo a estatísticas. No topo direito da tela do dispositivo, há um ícone de checklist verde. À esquerda, dois raios em vermelho e amarelo sugerem destaque ou urgência.

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TIPOS DE ALGORITMO

Ao compreender as diferentes classes de complexidade (polinomial, logarítmica e exponencial) dos algoritmos, é possível avaliar o mais adequado para uma tarefa específica.

Gráfico com três curvas representando o comportamento do tempo em relação ao tamanho dos dados para diferentes tipos de funções matemáticas. O eixo horizontal indica o 'Tamanho dos dados' e o eixo vertical, o 'Tempo'. A curva da 'Função polinomial', identificada com o número '1', cresce moderadamente. A curva da 'Função logarítmica', marcada com o número '2', tem crescimento lento. Já a curva da 'Função exponencial', indicada pelo número '3', apresenta crescimento rápido e acentuado.

1

Complexidade polinomial

Os algoritmos com essa complexidade são considerados eficientes para tarefas práticas, pois o tempo de execução cresce d fórma controlada com o aumento do tamãnho do problema.

2

Complexidade logarítmica

Os algoritmos com essa complexidade são extremamente eficientes, pois o tempo de execução aumenta muito lentamente, mesmo com o aumento do tamãnho dos dados.

3

Complexidade exponencial

Os algoritmos com essa complexidade são geralmente considerados ineficientes para grandes entradas, pois o tempo de execução cresce muito rapidamente com o aumento do tamãnho dos dados.

Ao compreender essas classes, é possível escolher algoritmos quê balanceiem eficiência e precisão, dependendo da necessidade específica da aplicação.

EXEMPLO: um algoritmo com complexidade logarítmica é geralmente mais eficiente para grandes volumes de dados do quê um com complexidade exponencial.

A capacidade de analisar a complexidade de um algoritmo ajuda a escolher opções para as quais haja menos recursos, como tempo e memória, principalmente em sistemas de alta perfórmance.

Algoritmos menos compléksos tendem a escalar melhor conforme aumenta a quantidade de dados ou tarefas, mantendo a eficiência do sistema.

Escalar
: manter a eficiência e o dêsempênho à medida quê a quantidade de dados ou a carga de trabalho aumenta. Essa capacidade é atribuída a algoritmos ou a sistemas.

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APLICAÇÕES PRÁTICAS

Ícone de um pacote em movimento com um relógio em cima.

Tempo de execução

Tempo quê um algoritmo leva para completar suas operações.

Algoritmos eficientes executam uma tarefa em menos tempo, tornando o sistema mais rápido.

Ícone de uma caixa com uma engrenagem e uma seta para cima, indicando uma nuvem.

Espaço de memória

Memória quê um algoritmo utiliza durante sua execução.

Algoritmos quê consomem menos memória possibilitam quê dispositivos realizem mais tarefas simultaneamente.

Ícone de um gráfico marcando 95%.

Energia

Quantidade de operações executadas e em relação à eficiência do hardware.

Algoritmos eficientes podem prolongar a vida da bateria.

DESAFIO

Discutir e implementar ética e transparência no desenvolvimento e no uso de algoritmos é fundamental para promover uma utilização mais justa e consciente deles. Avaliar o impacto dos algoritmos sobre os recursos naturais e buscar soluções mais sustentáveis são passos importantes para o futuro da tecnologia.

Leia atentamente a situação-problema a seguir e faça as atividades propostas.

Você faz parte de uma equipe de desenvolvimento responsável pela criação e pela manutenção de um algoritmo de feed de notícias para uma nova rê-de social quê está ganhando popularidade rapidamente. O algoritmo deve não apenas organizar e priorizar os posts d fórma eficiente e personalizada, mas também lidar com o grande volume de dados gerados diariamente. Além díssu, é necessário considerar o impacto ético e social das decisões do algoritmo, garantindo uma experiência justa e transparente para todos os usuários. O desafio consiste em implementar um sistema quê seja rápido, escalável e eficiente em consumo de recursos, como tempo de execução, memória e energia. Sua tarefa é investigar e propor soluções para cada um dêêsses aspectos.

1. Identifique o tipo de algoritmo mais adequado para garantir a eficiência e a rapidez do feed de notícias da platafórma, sobretudo em cenários de grande escala de usuários e dados. Compare-o com outros tipos de algoritmo e explique por quê estes não seriam apropriados nesse contexto.

2. De quê forma um algoritmo póde sêr transparente em suas decisões, possibilitando aos usuários entender por quê certos conteúdos são exibidos em seus feeds? Avalie os impactos negativos de manter o funcionamento do algoritmo como um “segredo comercial”.

3. Explique como os algoritmos influenciam o consumo de recursos em uma platafórma e como essa influência póde repercutir na sustentabilidade. Analise a importânssia da eficiência dos algoritmos em comparação com a infraestrutura de hardware.

4. por quê as considerações éticas devem guiar a implementação de algoritmos em feeds de notícias? Analise a relevância da ética no desenvolvimento de algoritmos em relação à eficiência e à personalização do conteúdo.

Página noventa e três

Diálogo em rê-de
Combate ao discurso de ódio e preservação da liberdade de expressão

Podcast: Dialogar de maneira não violenta.

Você já parou para pensar no impacto do uso das rêdes sociais na liberdade de expressão e na disseminação do discurso de ódio? A liberdade de expressão é um direito fundamental assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal. Esse direito permite quê as pessoas manifestem ideias, pensamentos e opiniões sem medo de censura ou repressão. No entanto, a livre manifestação de opinião nas rêdes sociais póde, em alguns casos, estar carregada de discurso de ódio. O quê diferencia o discurso de ódio da liberdade de expressão?

Distinguir uma opinião legítima do discurso de ódio póde sêr uma tarefa desafiadora. Reconhecendo a complexidade dêêsse tema, você vai produzir com os côlégas um podcast para estimular reflekções sobre a linha tênue quê separa a liberdade de expressão do discurso de ódio nas rêdes sociais.

Antes de começar, examinem atentamente o problema de pesquisa a seguir.

Como combater o discurso de ódio preservando a liberdade de expressão?

Info

Podcast
é um conteúdo de áudio digital quê póde sêr ouvido sôbi demanda. Embora seja semelhante a um programa de rádio, não é transmitido ao vivo. Em vez díssu, é gravado e disponibilizado ôn láini. Nos podcasts, podem sêr abordados diversos temas, como cinema, tecnologia e política. Em razão do caráter versátil dos podcasts, as pessoas podem ouvi-los enquanto realizam outras ações, como dirigir ou praticar atividades físicas.

Com esse problema em mente, sigam as etapas propostas.

ETAPA

1 Investigação

Pesquisem os conceitos de liberdade de expressão e discurso de ódio, sobretudo no contexto das rêdes sociais.

Busquem informações sobre os direitos e deveres dos usuários nas rêdes sociais e reflitam. Conhecer as políticas das platafórmas e os direitos garantidos pela Constituição póde ajudar a compreender melhor kestões relativas ao discurso de ódio e à liberdade de expressão.

Visitem, se possível, instituições, como defensorias públicas, organizações de combate à desinformação ou centros de pesquisa sobre direitos digitais, para entender como essas entidades atuam na proteção da liberdade de expressão e no combate a discursos de ódio nas rêdes sociais.

Participem de palestras ou rodas de conversa com especialistas da área, para ampliar a compreensão sobre os desafios e responsabilidades relacionados à circulação de discursos ôn láini.

Página noventa e quatro

ETAPA

2 Decomposição

Para decompor o problema, elaborem perguntas quê os ajudem a visualizar as dimensões do tema. Por exemplo:

» O quê é liberdade de expressão e qual é sua importânssia?

» O quê é discurso de ódio e como ele se manifesta nas rêdes sociais?

» Como diferenciar uma opinião legítima de um discurso de ódio?

ETAPA

3 Reconhecimento de padrões

ob-sérvim padrões de comportamento nas rêdes sociais quê possam sêr considerados característicos de discursos de ódio.

Identifiquem padrões na moderação de conteúdo pelas platafórmas digitais.

Analisem casos em quê a moderação de conteúdo nas rêdes sociais gerou debates sobre censura.

Ilustração de um homem com expressão de raiva dentro da tela de um smartphone, segurando um megafone. Do megafone, saem símbolos que representam discurso de ódio ou agressões verbais, como sinal de “curtir” virado para baixo, espiral, caveira, raio, “@” e pontos de exclamação. A imagem transmite a ideia de propagação de mensagens ofensivas nas redes sociais.

ETAPA

4 Abstração

Para manter o foco no quê é essencial em cada questão, procurem seguir estas orientações:

» Estabeleçam critérios quê diferenciem uma opinião legítima de um discurso de ódio.

» Identifiquem as principais consequências sociais e individuais do discurso de ódio.

» Elenquem as responsabilidades das platafórmas de rêdes sociais na moderação de conteúdo.

» Reflitam sobre a importânssia de proteger a liberdade de expressão ao combater o discurso de ódio.

Ícone circular com um emoji de rosto irritado, com expressão facial de sobrancelhas arqueadas para baixo e olhos semicerrados. O fundo do emoji tem um degradê do amarelo na parte superior para o vermelho na inferior, reforçando a sensação de raiva ou indignação.

ETAPA

5 Produção do podcast

Elaborem diretrizes para identificar e denunciar discursos de ódio nas rêdes sociais.

Proponham ações quê as platafórmas digitais possam adotar para moderar conteúdo sem comprometer a liberdade de expressão.

Desenvolvam estratégias para educar os usuários sobre a importânssia de manter o discurso civilizado e respeitoso ôn láini.

Gravem e editem o podcast, abordando os pontos principais discutidos e as soluções propostas.

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ETAPA

6 Discussão dos resultados

Compartilhem com os côlégas as informações coletadas durante a pesquisa sobre liberdade de expressão e discurso de ódio nas rêdes sociais.

Escolham um moderador para conduzir a discussão e debatam as maneiras de identificar as situações em quê uma opinião se transforma em discurso de ódio.

Reflitam sobre as consequências do discurso de ódio para as pessoas e para a ssossiedade em geral.

Discutam estratégias quê possam sêr adotadas para combater o discurso de ódio nas rêdes sociais sem comprometer a liberdade de expressão.

Posicionem-se sobre esta questão: Como as platafórmas de compartilhamento de conteúdo podem remover discursos de ódio sem prejudicar a liberdade de expressão?

Ouçam os podcasts dos outros grupos com atenção, observando o modo como o conteúdo foi desenvolvido e apresentado. Considerem tanto os pontos fortes quanto as áreas quê podem sêr aprimoradas.

Compartilhem suas análises com os outros grupos. Destaquem os aspectos quê funcionaram bem e ofereçam sugestões de melhoria.

Façam as alterações quê julgarem necessárias em seu podcast.

ETAPA

7 Publicação do podcast

Escolham uma platafórma adequada para a publicação.

Exportem o podcast no formato adequado, considerando a platafórma de publicação.

Criem um título atraente e uma descrição precisa e interessante para o podcast.

Compartilhem o podcast nas rêdes sociais e em platafórmas digitais, incentivando a interação com o público.

Ilustração de um microfone azul-claro ao centro, em pedestal. Ao redor dele, há diversos ícones flutuantes coloridos: um botão vermelho de play, um balão amarelo com duas notificações em vermelho, um balão rosa com um coração branco, uma estrela dourada e um selo dourado com um tique branco no centro. Esses elementos remetem à comunicação digital, mídias sociais e validação de conteúdo.

ETAPA

8 Avaliação

Analisem o impacto dos podcasts considerando o número de visualizações, compartilhamentos, curtidas e comentários.

Reflitam sobre o quê aprenderam durante o processo, principalmente em relação ao combate ao discurso de ódio e à preservação da liberdade de expressão.

Pensem em maneiras de aplicar os aprendizados em situações reais, tanto no ambiente digital quanto fora dele.

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Mídias e linguagens na era digital
Convergência de linguagens

Nas rêdes sociais, as imagens funcionam como palavras visuais quê complementam ou até substituem o texto verbal. Nessas platafórmas, os vídeos conferem movimento, som e ritmo às interações, possibilitando a expressão de ideias compléksas d fórma dinâmica e envolvente. Um tutorial em vídeo ensinando a tokár uma música no violão, por exemplo, póde sêr muito mais eficaz do quê um texto instrucional. Além díssu, a música desempenha um papel importante, evocando emoções e criando atmosferas, o quê torna a experiência ôn láini mais imersiva. Uma trilha sonora bem escolhida póde aumentar o impacto de um vídeo.

Assim, nas platafórmas de mídias sociais, imagens, textos e elemêntos sonoros se combinam para criar mensagens criativas, compléksas e multifacetadas. Um exemplo dessa convergência de linguagens póde sêr identificado no perfil do Ministério Público Federal (MPF) em uma rê-de social. Veja a seguir duas das três possibilidades de visualização dêêsse perfil.

Info

Convergência de linguagens
é o processo pelo qual diferentes formas de comunicação e mídia se intégram e se complementam. Isso ocorre por meio da combinação de textos verbais, imagens estáticas e em movimento e elemêntos sonoros. Suas principais características são multimodalidade (múltiplas linguagens), interatividade (interação do público com o conteúdo), utilização de tecnologias digitais (que facilitam a integração de diferentes mídias) e adaptabilidade (diferentes platafórmas, como rêdes sociais e websites, e formatos, como vídeo e áudio).

Imagem de uma captura de tela do perfil oficial do Instagram do MPF (Ministério Público Federal), com o nome de usuário @mpf_oficial. No topo, aparecem informações do perfil, como: Quantidade de publicações: 2694. Número de seguidores: 171 mil. Número de contas seguidas: 101. Biografia: “MPF - Ministério Público Federal. Defesa dos direitos sociais e individuais indisponíveis, da ordem jurídica e do regime democrático.” Abaixo, há destaques de stories com ícones e nomes como Programa IP, Agenda, Memorial SC, MPF Serviços, Publicações, Crise RS e Vagas. Em seguida, a grade de publicações mostra seis postagens com textos visíveis: 1. 'O MPF está no Threads' 'Acompanhe todas as nossas notícias e campanhas.' 2. 'Junte-se ao nosso canal no WhatsApp' 3. 'MPF Serviços' 'Você sabe que serviços estão disponíveis no Ministério Público Federal?' 4. 'MP Eleitoral alerta: segurança e confiança nas eleições são prioridades' 5. 'Desaparecidos em rebelião' 6. 'MPF atua na Justiça para garantir o funcionamento de estradas entre Pernambuco e Paraíba'

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A imagem é uma captura de tela do perfil do Instagram do Ministério Público Federal (MPF), com o nome de usuário @mpf_oficial, na aba 'Reels'. No topo, repetem-se as informações do perfil como na imagem anterior: Publicações: 2694. Seguidores: 171 mil. Seguindo: 101. Biografia: “MPF - Ministério Público Federal Defesa dos direitos sociais e individuais indisponíveis, da ordem jurídica e do regime democrático.” Há também os destaques do perfil: Programa IP, Agenda, Memorial SC, MPF Serviços, Publicações, Crise RS, Vagas, Estágio. Abaixo, os vídeos exibidos incluem os seguintes textos: 1. 'Lívia Nunes' (Imagem de uma mulher com o nome sobreposto, com 6.994 visualizações) 2. 'Nem tudo que é OURO reluz!' (7.585 visualizações) 3. 'PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA' (7.243 visualizações) 4. 'DESTAQUES DO MPF' (3.533 visualizações) 5. 'DESMATAMENTO ILEGAL NA AMAZÔNIA' 'O MPF está de olho!' (10,1 mil visualizações) 6. 'Como o MPF atua para evitar QUEIMADAS EM RONDÔNIA?' (15,8 mil visualizações) 7. 'KAMILLA SOUZA' (487 visualizações) 8. 'Falar de direitos humanos' (1.044 visualizações)

Reproduções do perfil do Ministério Público Federal em uma rê-de social. Acesso em: 9 set. 2024.

Nas reproduções do perfil do Ministério Público Federal, você observou quê há dois formatos de publicação. Na primeira reprodução, estão os cards (combinação de texto verbal, imagem e outros elemêntos visuais). Na segunda, há vídeos curtos (combinação de imagens em movimento, áudio e textos).

Explique aos estudantes quê essa combinação possibilita a transmissão de informações importantes de maneira visualmente atraente e fácil de entender.

Analise essa duas formas de publicação e discuta com os côlégas as mudanças quê ocorreram na comunicação e na interação. Para isso, lévem em consideração as kestões a seguir.

1. De quê maneira os avanços tecnológicos e sociais influenciam a escolha de cards ou vídeos para publicação nas rêdes sociais?

1. Resposta pessoal. Explique quê os avanços tecnológicos, como a melhoria das câmeras e a velocidade da internet, tornaram a criação de conteúdos visuais mais acessível. Além díssu, mudanças sociais, como a preferência por conteúdos rápidos e envolventes, influenciam a escolha entre cards e vídeos. Os produtores de conteúdo escolhem o formato quê melhor se adapta ao público-alvo e ao tipo de mensagem quê desê-jam transmitir.

2. De quê maneira cada formato póde sêr utilizado para atender a diferentes públicos e objetivos de comunicação?

2. Resposta pessoal. Comente quê os cards podem sêr mais adequados para públicos quê preferem uma leitura rápida e diréta, enquanto os vídeos curtos podem sêr mais eficazes para públicos quê se engajam mais com conteúdos visuais e dinâmicos.

3. Qual formato (card ou vídeo curto) você considera sêr mais eficaz para transmitir mensagens rápidas? Por quê?

3. Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes argumentem quê ambos os formatos têm sua eficácia dependendo do contexto. Contudo, muitos podem considerar os vídeos curtos mais eficazes para mensagens rápidas em razão de sua natureza dinâmica e de sua capacidade de engajar o público d fórma visual e auditiva em poucos segundos.

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LABORATÓRIO TECNOLÓGICO
Furando bolhas de informação

Neste capítulo, você estudou a influência dos algoritmos na formação de bolhas de informação e refletiu sobre discurso de ódio e liberdade de expressão. Agora, quê tal criar um plano para diversificar o conteúdo quê você acessa nas rêdes sociais e sair de sua bolha de informação?

Siga os passos indicados para alcançar esse objetivo.

Imagem mostra um fundo preto preenchido com diversos círculos coloridos de tamanhos variados, representando diversidade. No centro, há um grande círculo branco com várias setas brancas apontando para dentro, sugerindo uma espécie de filtragem ou seleção. Dentro desse círculo central, os círculos são apenas em tons de azul, indicando uma padronização ou homogeneização, em contraste com a diversidade do lado de fora.

PASSO
1

Identificação de padrões de consumo

Escolha uma rê-de social em quê você tenha um perfil.

Anote os tipos de conteúdo quê você mais visualiza, curte, comenta ou compartilha.

Classifique os conteúdos em categorias, como: filmes e séries (teasers, resenhas e trailers), música (videoclipes, concertos e playlists), humor (vídeos engraçados, memes e piadas), hobbies (culinária, fotografia e jardinagem), (Moda) e beleza (tendências, dicas de maquiagem e tutoriais). Você póde também classificar outros conteúdos, como política, esportes ou ciências.

Selecione três categorias de conteúdo quê você acessa com maior freqüência e reflita sobre a relevância e a qualidade delas. Para guiar sua reflekção, converse com um colega sobre suas escôlhas, considerando as seguintes perguntas:

» Suas escôlhas são baseadas em recomendações dos algoritmos das platafórmas ou você busca outros conteúdos?

» Você compartilha os conteúdos com amigos e familiares? Como isso influencía seu consumo?

» Você compartilha suas experiências e seus aprendizados nas rêdes sociais? De quê forma isso afeta seu engajamento com esses conteúdos?

» Você reflete sobre a influência dos conteúdos quê acessa sobre sua aparência, seu estilo e seu comportamento?

Anote as respostas do colega em um caderno. Depois, apresente a ele as respostas com observações sobre os padrões de consumo identificados e sugira-lhe medidas para diversificar o conteúdo consumido nas rêdes sociais.

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PASSO
2

Planejamento de medidas para diversificação

Para cada uma das três categorias de conteúdo listadas, dêz-creva uma medida quê você póde implementar para diversificar o conteúdo quê consome. Considere as sugestões do colega. Confira, a seguir, duas perguntas para orientar a escolha de medidas.

» O quê posso fazer para interagir com conteúdos quê não aparécem freqüentemente em meu feed?

» Que perfis posso adicionar à minha rotina para obtêr perspectivas diferentes dos conteúdos quê costumo acessar?

A fim de ampliar seu repertório, inclúa entre os perfis seguidos pelo menos um quê divulgue conteúdos relacionados à cultura indígena, quilombola, ribeirinha ou de outras comunidades tradicionais brasileiras.

PASSO
3

Aplicação prática

Escolha uma medida de diversificação quê você ainda não utiliza e implemente-a por uma semana, pelo menos, para diversificar um dos conteúdos quê você consome com maior freqüência.

PASSO
4

Relato da atividade prática

Após implementar a medida de diversificação escolhida, escrêeva um relato detalhado sobre a experiência. Para isso, siga estas orientações:

» Indique com precisão a medida quê foi implementada.

» Explique brevemente por quê escolheu essa medida, destacando a importânssia, a facilidade e os benefícios esperados.

» dêz-creva o processo de implementação, mencionando os desafios encontrados e o modo como foram solucionados.

» Comente os resultados da implementação, incluindo mudanças na diversidade e na qualidade do conteúdo consumido.

» Demonstre como você se sente em relação à diversidade do conteúdo quê consome após adotar essa medida e explique se houve mudanças significativas em sua percepção ou na qualidade das informações quê acessa.

PASSO
5

Compartilhamento

Apresente aos côlégas a medida de diversificação quê você escolheu, fornecendo informações sobre a maneira de implementá-la.

Socialize com os côlégas se você passou a seguir perfis quê divulgam culturas indígenas, quilombolas, ribeirinhas ou de outras comunidades locais. Comente o quê aprendeu e como isso impactou sua percepção sobre diversidade cultural no Brasil.

Explique a importânssia de diversificar o conteúdo consumido nas rêdes sociais.

Compartilhe com os côlégas os benefícios quê você percebeu após a experiência.

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