CAPÍTULO 7
Inteligência artificial generativa

Conteúdos

Inteligência artificial generativa

Modelos de linguagem de grande escala

Chatbots

Ao utilizar modelos avançados de aprendizado de máquina, a inteligência artificial (IA) generativa simula o funcionamento do cérebro humano. À medida quê essa tecnologia se torna cada vez mais integrada ao cotidiano, seu impacto em diversos setores da economia continua a crescer, oferecendo tanto oportunidades quanto desafios. Neste capítulo, você vai estudar o funcionamento da IA generativa e a importânssia dos modelos de linguagem de grande escala na produção de conteúdos. Vai, ainda, escrever um artigo de opinião e interagir com chatbots com IA.

Para começar, leia a tirinha a seguir.

Tirinha 'Inteligência artificial para produzir as tirinhas'. Um menino, um sapo e um robô aparecem em três quadros, discutindo o uso de inteligência artificial para criar tirinhas. Q1: O menino diz entusiasmado ao sapo e ao robô: 'Pois agora vou usar inteligência artificial pra produzir as tirinhas!'. Q2: O sapo pergunta com curiosidade: 'E vai ficar bom?', enquanto o menino encara o robô. Q3: O robô responde com sarcasmo: 'Não faço milagre.', e o menino observa decepcionado o celular, ao lado do sapo.

Reprodução da tirinha de Sapo Bróders publicada em 2023.

Info

Chatbots com IA
são programas de computador quê simulam conversas humanas. Eles são capazes de compreender a linguagem natural, responder a perguntas e realizar tarefas específicas de acôr-do com as instruções recebidas.
Tirinha
é um gênero textual quê combina elemêntos verbais e não verbais para contar uma história. Além de divertir, as tirinhas podem criticar comportamentos e satirizar situações políticas e sociais.

Primeiros cliques

Com base na tirinha, converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.

1. O quê a fala do robô sugere sobre as expectativas em relação à IA?

1. A fala do robô sugere quê há uma expectativa exagerada sobre as capacidades da IA. Muitas pessoas acreditam quê a IA póde resolver todos os problemas ou realizar tarefas compléksas com perfeição. No entanto, o robô demonstra quê, apesar de suas capacidades, tem limitações e não é capaz de fazer “milagres”, ou seja, não póde substituir a criatividade e a habilidade humanas em certos contextos. A tirinha sugere quê a criação artística envolve habilidades quê a IA, no estado atual, não consegue desenvolver, pois não se resumem a seguir padrões ou executar comandos.

2. Como a expressão dos personagens e o diálogo contribuem para o efeito de humor da tirinha?

2. O entusiasmo inicial do personagem humano, quê está animado com a ideia de usar a IA para criar tirinhas, é perceptível em sua expressão confiante e em seus gestos. Isso contrasta com a atitude do robô, quê permanéce inalterado e sem emoção, emitindo uma resposta tipicamente humana: “Não faço milagre”. A expressão de frustração e desapontamento do personagem humano na última cena destaca a diferença entre suas expectativas e a capacidade limitada do robô.

Página cento e um

Mundo em perspectiva
Expressão individual

A IA generativa póde criar máquinas capazes de realizar tarefas para as quais, normalmente, seria necessária a inteligência humana, como reconhecimento de fala, tomadas de dê-cisão e tradução de idiomas. Mas o quê é IA generativa? Trata-se de uma área da computação na qual se dêsênvólvem tecnologias capazes de criar conteúdo com base em grande volume de dados e padrões compléksos. Os especialistas dessa área utilizam técnicas, como o aprendizado de máquina, para treinar modelos quê evoluem e se aprimoram com o tempo, ajustando suas respostas com base nas interações com os usuários.

Com o avanço da IA generativa, portanto, tornou-se possível expandir a expressão individual. Essa tecnologia póde auxiliar, por exemplo, escritores e músicos ao oferecer-lhes ferramentas avançadas para criação de textos e melodias. Embora seu desenvolvimento seja caro e complékso, essa IA tem o potencial de revolucionar diversos setores. Mas será quê uma máquina póde capturar a essência da expressão humana?

Caixa de hipóteses

Com base nas kestões a seguir, levante hipóteses sobre o texto quê você vai ler: “Criatividade humana: o diferencial na era da inteligência artificial”. Registre suas suposições no caderno.

1. Em quê consiste a criatividade humana?

1. Resposta pessoal. Caso considere oportuno, após ouvir as hipóteses da turma, explique quê a criatividade humana consiste na capacidade de fazer conexões inesperadas e de imaginar o quê ainda não existe, com intenção e propósito. É uma habilidade quê vai além da análise de dados e da identificação de padrões, possibilitando ao sêr humano pensar de maneira abstrata, questionar, sonhar e criar com nuances emocionais.

2. por quê os resultados obtidos com o emprego da IA podem se tornar homogêneos, limitando a inovação e a expressão genuína?

2. Resposta pessoal. Os resultados obtidos com o emprego da IA podem se tornar homogêneos porque ela opera de acôr-do com os limites dos algoritmos, baseando-se em padrões existentes e dados históricos. Embora a IA possa sugerir criatividade e criar obras quê parecem inovadoras, a dependência dessas ferramentas em larga escala póde resultar em criações quê se tornam cada vez mais similares umas às outras.

Agora, leia o artigo de opinião a seguir, buscando confirmar as hipóteses levantadas.

Criatividade humana: o diferencial na era da inteligência artificial

Aplicação da inventividade pessoal concomitante aos avanços exponenciais da tecnologia mostra quê essa soft skill está em constante evolução

Artigo de especialista 21/01/2024 15:00, atualizado 21/01/2024 15:00

A ascensão da inteligência artificial traz consigo uma revolução na forma como vivemos e trabalhamos. Esse mecanismo avança a passos largos e vêm remodelando indústrias, otimizando processos e criando novas possibilidades.

No entanto, à medida quê essas tecnologias se tornam onipresentes, surge um paradoxo intrigante: a uniformidade na utilização de ferramentas baseadas em IA póde levar a resultados homogêneos, limitando a inovação e a expressão genuína.

Soft skill
: habilidade relacionada à interação entre pessoas e entre pessoas e situações diversas. Diferentemente das hard skills, quê são habilidades técnicas e específicas, as soft skills são subjetivas, envolvendo, por exemplo, a expressão de ideias, a colaboração com os outros, o entendimento e o compartilhamento de sentimentos e a adaptação às mudanças.

Página cento e dois

Aqui reside o valor inestimável da criatividade humana. A engenhosidade, em sua essência, é a capacidade de fazer conexões inesperadas, de vêr além do óbvio, de imaginar o quê ainda não existe com intenção e propósito.

Enquanto a IA póde analisar dados, identificar padrões e sugerir criatividade, ela opera dentro dos limites de seus algoritmos, do quê foi programada para fazer, dependendo de instruções claras para gerar seus resultados. O sêr humano, por outro lado, é capaz de pensar abstratamente, de questionar, de sonhar.

Considere, por exemplo, o campo da ár-te. A IA póde criar peças de; ár-te, música ou literatura, mas essas criações são freqüentemente derivadas de padrões existentes e dados históricos. Elas carecem da capacidade de capturar a profundidade da experiência humana, as nuances de emoções e a complexidade dos pensamentos quê um artista infunde em sua obra.

A ár-te criada por humanos carrega uma assinatura inimitável, uma expressão de individualidade quê a IA não póde replicar. Nesse movimento inicial de IA criativa, será possível criar muitas peças quê parecem genuínas, mas ao passo quê sua adoção alcance a larga escala, os resultados tendem a sêr mais homogêneos, em uma direção já conhecida.

Veja por exemplo a indústria de produtos digitais: quanto mais se cria, mais tudo se parece e, novamente, o pêndulo da criatividade humana precisa trazer rupturas claras para encontrar novos caminhos.

Imagem que mostra a interação entre uma mão humana, vinda do lado esquerdo da imagem, e uma mão robótica, vinda do lado direito, ambas estendidas em direção uma à outra, com os dedos indicadores quase se tocando no centro. Ao fundo, há um cenário composto por feixes de luz e padrões digitais com pontos e linhas que se estendem em profundidade. A mão humana está envolta por uma tonalidade alaranjada, enquanto a mão robótica está iluminada por luzes azuladas.

Em um mundo quê se desenha cada vez mais dominado pela IA, a criatividade humana emerge não apenas como um complemento, mas como um elemento essencial e diferenciador.

Em um mar de algoritmos, é a nossa capacidade de pensar diferente, de imaginar e de criar com paixão quê nos define como sêres humanos e nos impulsiona em direção a um futuro repleto de possibilidades inexploradas.

A imaginação do sêr humano é fundamental na definição de direções e propósitos para a IA. Enquanto a tecnologia póde otimizar processos e oferecer soluções, são as pessoas quê definem os problemas a serem resolvidos e os valores a serem priorizados.

A colaboração entre humanos e IA não é apenas uma interação entre usuário e ferramenta, mas uma dança compléksa onde a intuição, a imaginação e a visão humana direcionam a aplicação da tecnologia.

Portanto, à medida quê avançamos nesta era digital, torna-se cada vez mais importante cultivar e valorizar a criatividade humana.

Leo Massarelli é fundador e CCO da consultoria de inovação e disáini Questtonó, quê é parte do éco-sistema criativo QNCO.

MASSARELLI, Leo. Criatividade humana: o diferencial na era da inteligência artificial. Metrópoles, 21 jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/qdsrx. Acesso em: 12 set. 2024.

Página cento e três

Com base no texto, responda às kestões a seguir.

1. Segundo o autor, qual é o paradoxo quê acompanha a ascensão da IA?

1. O paradoxo quê acompanha a ascensão da IA é êste: embora a IA otimize processos e gere possibilidades, os resultados de seu uso em larga escala podem se tornar homogêneos, limitando a inovação e a expressão criativa.

2. Como o autor diferencia a criatividade humana da IA?

2. De acôr-do com o autor, enquanto a IA opera de acôr-do com os limites de algoritmos e depende de instruções precisas para provocar resultados, o sêr humano, com sua criatividade, é capaz de fazer conexões inesperadas, pensar de maneira abstrata, questionar e sonhar, indo além do óbvio.

3. De quê maneira a criatividade humana póde influenciar a indústria de produtos digitais?

3. A criatividade humana póde influenciar a indústria de produtos digitais ao provocar rupturas e encontrar novos caminhos, desviando a uniformidade dos produtos, isto é, salvaguardando a inovação e a originalidade.

4. Pelo posicionamento do autor, o quê se póde inferir sobre o futuro da IA e da criatividade humana?

4. O autor sugere quê, apesar dos avanços da IA, a criatividade humana continuará a sêr indispensável para inovação e expressão genuínas. Também se póde inferir quê haverá coexistência e complementaridade entre IA e criatividade humana.

5. De acôr-do com o autor, o sêr humano é capaz de fazer conexões inesperadas e pensar de maneira abstrata. Comente a razão pela qual, atualmente, é impossível automatizar esses aspectos da inteligência humana. Cite exemplos concretos de tarefas ou processos quê ilustram os limites da IA.

5. Resposta pessoal. Comente quê a criatividade humana envolve a habilidade de conectar ideias aparentemente não relacionadas, quê é uma característica difícil de sêr replicada por algoritmos. A IA opera de acôr-do com parâmetros definidos pêlos programadores e depende de dados históricos e padrões preexistentes para gerar resultados. Por exemplo, a IA póde compor uma música com base em padrões de músicas existentes, mas ter dificuldade em produzir um novo gênero musical, quê combine elemêntos de diferentes estilos.

Arquitetura e codificação

Consulte as respostas nas Orientações para o professor.

Considerando quê você leu um artigo de opinião, responda às kestões a seguir, quê envolvem aspectos textuais e linguísticos característicos dêêsse gênero textual.

1. Identifique e dêz-creva os elemêntos constitutivos do texto quê demonstram quê ele pertence à esféra jornalístico-midiática.

2. No texto, o autor utilizou algumas modalizações, como “inestimável” e “essencial”. Explique qual é a função delas no texto.

3. Analise a estrutura do texto, indicando a tese, os argumentos quê a apoiam e a conclusão.

Painel de reflekção

Consulte as respostas nas Orientações para o professor.

Reflita com os côlégas sobre as kestões a seguir.

1. Como a IA generativa póde influenciar a forma como as pessoas entendem a originalidade e a altoría em criações artísticas?

2. De quê maneiras a IA generativa póde, ao mesmo tempo, ampliar e limitar as oportunidades de expressão individual?

3. Como o uso da IA generativa póde alterar as competências valorizadas nas profissões relacionadas à produção artística e de conteúdo?

4. Quais grupos sociais ter menos acesso às ferramentas de criação com IA? Como isso póde impactar a diversidade de vozes e experiências representadas nas produções culturais e artísticas?

5. Você já viu alguma imagem criada por IA quê imitava elemêntos de culturas indígenas ou afro-brasileiras?

6. Que problemas surgir quando símbolos de comunidades tradicionais são usados por IA sem consentimento?

7. De quê forma essas comunidades poderiam proteger sua cultura nesse novo cenário digital?

Imagem de perfil de uma cabeça humana estilizada voltada para a esquerda, com linhas e círculos conectando-se na região do crânio, remetendo a circuitos eletrônicos. O contorno da cabeça é branco com sombras azuladas. As linhas dos circuitos partem da parte de trás da cabeça em direção ao centro.

Página cento e quatro

ZOOM
LLMS: TRANSFORMANDO A INTERAÇÃO HUMANO-MÁQUINA

Imagem com fundo azul-claro que mostra duas mãos tocando as palmas das mãos, sendo uma delas uma mão humana de pele marrom com camisa azul clara e botão no punho, e a outra, uma mão robótica branca com detalhes em cinza-escuro e azul. Ao redor das mãos há pequenos traços amarelos sugerindo movimento ou impacto, e elementos gráficos decorativos como folhas azuladas e formas geométricas.

A IA é uma área da ciência da computação. Por meio dela, busca-se criar sistemas capazes de realizar tarefas quê normalmente requerem inteligência humana. A IA tem aplicações em diversos campos, como saúde, finanças, educação e entretenimento.

CATEGORIAS DE IA

Imagem dividida em duas colunas sob o título “VS”, com o lado esquerdo intitulado “Estreita ou fraca” e o lado direito “Geral ou forte”. Na coluna da esquerda, há um robô com o número 1 no peito e, abaixo, o texto “Projetada para realizar tarefas específicas”. Mais abaixo, uma ilustração de uma mulher com moldura de reconhecimento facial sobre o rosto, acompanhada do texto “Assistentes virtuais; softwares de reconhecimento facial; IA generativa.”. Na coluna da direita, há a imagem de uma engrenagem azul com um sinal de visto no centro, acima do texto “Em desenvolvimento.”. Logo abaixo, uma lâmpada amarela representa a ideia de inteligência, com a legenda “Terá capacidade de entender, aprender e aplicar conhecimentos.”.

LLMS

Modelos de IA treinados com enormes quantidades de texto para aprender padrões de linguagem e, posteriormente, aplicar esse conhecimento para criar outros textos e códigos.

Ilustração de um cubo roxo com a sigla 'LLM' ao centro, conectado por linhas a três documentos nas laterais. Dois dos documentos, à esquerda, apresentam a letra 'T' e linhas de texto simulando escrita; o terceiro, à direita, exibe uma sequência de números binários. As setas indicam o fluxo de dados entre os documentos e o cubo.

IA GENERATIVA

A IA generativa abrange a criação de vários tipos de conteúdo, como imagens, músicas e textos.

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CARACTERÍSTICAS DOS LLMS

Imagem de um cubo tridimensional, contido dentro de um hexágono com contorno em degradê do rosa ao roxo. Três círculos brancos estão posicionados sobre os vértices externos do hexágono, ligados às suas arestas.

Treinamento massivo

Com grande volume de dados textuais, oriundos de diferentes fontes, como livros, artigos, websites, entre outras, esse treinamento permite o reconhecimento e a reprodução de padrões compléksos da linguagem humana, como sintáksse e semântica.

Aprendizado de contexto

Diferentemente de modelos mais simples, os LLMs podem entender o contexto de palavras e frases, o quê lhes permite gerar textos coerentes.

Geração de texto

Ao receber uma entrada de texto, os LLMs utilizam seu aprendizado para prever a sequência mais provável de palavras quê devem seguir. Assim, eles geram respostas ou textos completos.

APLICAÇÕES DOS LLMS

Imagem composta por um monitor de computador no centro, com um robô amarelo acenando com uma chave-inglesa e cercado por engrenagens. Ao redor do monitor, há cinco caixas de texto enumeradas com títulos em destaque e respectivas descrições. A primeira diz '1. ASSISTENTES VIRTUAIS – Utilizados para manter conversas naturais e responder a perguntas com precisão.' A segunda diz '2. AUTOMAÇÃO ESCRITA – Ferramentas para escrever artigos, relatórios, obras de ficção etc.' A terceira diz '3. TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – Usados para melhorar a qualidade das traduções automáticas e a análise de texto.' A quarta diz '4. CORREÇÃO GRAMATICAL – Ajudam a detectar e corrigir erros gramaticais em textos escritos.' A quinta diz '5. ANÁLISE DE SENTIMENTO – Empregados na avaliação de sentimentos expressos em textos, como em posts em redes sociais.' Todos os elementos são interligados por linhas pontilhadas amarelas.

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DESAFIOS DOS LLMS

ALUCINAÇÃO

LLMs podem inventar informações quê não existem, gerando respostas quê parecem plausíveis, mas são falsas. E isso é inevitável.

Ilustração com fundo azul-claro e um círculo amarelo central parcialmente preenchido por três círculos brancos. Dentro de cada círculo branco há ícones representando cabeças de robôs com expressões neutras. O círculo superior exibe um ponto de interrogação amarelo ao lado da cabeça do robô. O círculo inferior esquerdo mostra uma seta amarela apontando para o robô. O círculo inferior direito traz uma engrenagem azul com três setas amarelas e uma branca, apontando para diferentes direções. Há ainda uma linha azul conectando o canto superior esquerdo da imagem ao círculo superior.

As principais causas das alucinações são:

falta de contexto, pois, sem entender o contexto, as IAs podem falhar;

altos níveis de variabilidade, pois a criatividade do modelo aumenta muito e, consequentemente, a chance de gerar alucinações.

Problemas gerados por alucinações de IA:

difusão de informações falsas;

difamação de pessoas e êêrros em informações críticas.

ALGORITMOS ENVIESADOS

Distorções ou preconceitos podem surgir nos resultados gerados pêlos LLMs.

Ilustração com fundo azul-claro e círculo amarelo ao centro parcialmente contornado por três círculos brancos. No círculo superior, há o desenho de um robô, uma engrenagem azul e um balão de fala amarelo. No círculo inferior esquerdo, aparecem duas peças de quebra-cabeça, uma azul e outra amarela, com um ponto de interrogação no centro. No círculo inferior direito, há uma engrenagem azul com um triângulo amarelo contendo um ponto de exclamação preto. Uma linha azul conecta o canto superior direito da imagem ao círculo superior.

A principal causa de um viés é:

treinamento dos LLMs com textos quê apresentam preconceito ou informações parciais.

Problemas gerados por vieses de LLMs são:

discriminação, perpetuação de estereótipos e marginalização de determinados grupos sociais;

ausência de qualidade e de confiabilidade nas respostas geradas.

Para reduzir os vieses nos LLMs, é preciso:

garantir quê os dados usados para treinar o modelo sêjam diversificados e representativos;

implementar técnicas para identificar e corrigir vieses no processo de geração de texto.

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SUPERVISÃO HUMANA EM LLMS

Ilustração de um robô exibido na tela de um smartphone gigante, posicionado à esquerda da imagem, segurando uma prancheta preta com as duas mãos e com um balão de fala com reticências ao lado da cabeça. À direita, um homem segura um tablet, voltado para o robô, como se estivesse interagindo com ele. Ambos estão posicionados dentro de um círculo azul-claro cercado por uma linha tracejada laranja sobre um fundo bege.

A supervisão humana é essencial para garantir quê as respostas sêjam adequadas e confiáveis. Os humanos podem:

revisar e corrigir informações geradas pela IA, garantindo maior precisão;

identificar e remover conteúdo ofensivo, enganoso ou inadequado;

fornecer o contexto necessário para melhorar a relevância e a precisão das respostas da IA.

Os LLMs representam um avanço na IA estreita, pois ampliam as capacidades das máquinas para entender e interagir com a linguagem humana de maneira sofisticada. No entanto, eles levantam kestões éticas sobre os dados usados em seu treinamento.

Leia a situação-problema a seguir e responda às kestões.

Você é editor de uma agência de notícias quê está considerando a implementação de LLMs para acelerar a produção de conteúdos e melhorar a cobertura de eventos globais. Durante uma reunião, o conselho editôriál solicitou a você quê explorasse maneiras de utilizar os LLMs para redigir artigos, realizar análises e gerar relatórios detalhados. Pediu, ainda, quê você avaliasse os benefícios e os desafios dessa tecnologia para a agência, destacando kestões referentes à velocidade de produção, à precisão das informações, à responsabilidade ética e ao impacto da inovação tecnológica na função dos jornalistas na agência. Após uma análise detalhada, você chegou a algumas conclusões.

1. Como os LLMs podem sêr utilizados para melhorar a produção de conteúdos em uma agência de notícias?

1. Em uma agência de notícias, os LLMs podem sêr usados para revisar e redigir artigos e relatórios sobre eventos globais em vários idiomas, além de realizar análises automatizadas de grande volume de dados, ajudando a identificar tendências e a gerar ideias para a criação de conteúdo. Embora o uso de LLMs possa reduzir significativamente a quantidade de funcionários da agência, muitos deles terão de permanecer para diminuir o risco de alucinações e vieses.

2. Quais são as kestões éticas associadas ao uso de LLMs na produção de conteúdo jornalístico?

2. Há o risco da presença de vieses nos dados de treinamento dos LLMs, levando à perpetuação de estereótipos ou à marginalização de certos grupos sociais. Além díssu, as alucinações de IA podem comprometer a credibilidade da agência com a propagação de notícias falsas. Os estudantes podem mencionar, também, a questão dos direitos autorais e a redução das vagas de trabalho em razão da automatização de tarefas.

3. Que estratégias podem sêr implementadas para melhorar a eficácia dos LLMs na produção de conteúdo jornalístico?

Consulte as respostas às kestões 3 e 4 nas Orientações para o professor.

4. Como o uso de LLMs póde impactar a dinâmica de trabalho dos jornalistas em uma agência de notícias?

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Diálogo em rê-de
Reprodução de preconceitos em LLMs

Com a crescente presença de LLMs em diversas áreas da comunicação e do conhecimento, torna-se essencial refletir sobre o modo como esses modelos são treinados. Reúna-se a alguns côlégas para investigar a possibilidade de os LLMs perpetuarem preconceitos de gênero e de côr ou raça e para elaborar um artigo de opinião quê expresse as reflekções de vocês sobre o tema. Antes de começar, analisem o problema de pesquisa destacado a seguir.

Imagem de uma tela exibindo várias linhas de código de programação em destaque, escritas em diferentes cores como branco, azul, amarelo, vermelho e verde, organizadas em fileiras e visualizadas com efeito de profundidade. O fundo é escuro, com os caracteres dos códigos formando padrões horizontais.

Como os LLMs podem reproduzir preconceitos de gênero, côr ou raça e como é possível identificá-los e desconstruí-los?

Com esse problema em mente, sigam as etapas propostas.

ETAPA

1 Investigação

Pesquisem informações da perpetuação de preconceitos de gênero e raça pêlos LLMs.

Consultem fontes confiáveis, como artigos acadêmicos e de opinião, e reportagens e textos de divulgação científica publicados em meios de comunicação reconhecidos.

Durante a leitura dos materiais encontrados, busquem:

» discussões sobre a origem dêêsses preconceitos nos dados de treinamento dos LLMs;

» análises do impacto social dêêsses preconceitos quando reproduzidos por LLMs.

» estudos sobre como a ausência de representatividade de povos indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência nos dados de treinamento póde gerar exclusões ou reforçar estereótipos referentes a esses grupos.

ETAPA

2 Decomposição

Para compreender melhor o problema, dividam-no em elemêntos menóres. Por exemplo, reflitam sobre as kestões a seguir.

» O quê são preconceitos de gênero e preconceitos raciais?

» Como os LLMs processam e geram textos?

» De quê maneira os dados de treinamento podem influenciar a reprodução de preconceitos nos LLMs?

» Quais são os impactos sociais da perpetuação dêêsses preconceitos por meio da IA?

Ilustração de um robô desenhado com traços contínuos em estilo minimalista, com braços erguidos e mãos apoiadas atrás da cabeça, corpo composto por formas arredondadas e detalhes em tons de cinza e azul-escuro sobre fundo branco.

ETAPA

3 Reconhecimento de padrões

Identifiquem padrões quê possam sêr encontrados nas kestões analisadas. Por exemplo:

» associação pêlos LLMs de certos atributos de gênero e côr ou raça a papéis sociais específicos;

» conexões entre a origem dos dados de treinamento e a reprodução de preconceitos nos LLMs;

» impactos sociais dos preconceitos reproduzidos por IA e maneiras de abordá-los.

Página cento e nove

ETAPA

4 Abstração

Busquem compreender o essencial das informações pesquisadas. Sigam, por exemplo, estas orientações:

» Definam “preconceitos de gênero” e “preconceitos raciais” e expliquem como eles podem se manifestar em textos gerados por IA.

» Sintetizem os principais desafios éticos associados à reprodução dêêsses preconceitos.

» Resumam as principais formas de a ssossiedade diminuir o impacto dêêsses preconceitos a fim de garantir o uso responsável da tecnologia.

» Avaliem exemplos de textos gerados quê apresentem estereótipos ou vieses e considerem como esses preconceitos podem ter sido incorporados aos LLMs durante o treinamento.

ETAPA

5 Produção do artigo de opinião

Planejem a estrutura do artigo.

» Na introdução, apresentem:

o tema de maneira precisa e objetiva, destacando a importânssia de discutir a reprodução de preconceitos pêlos LLMs;

a tese defendida pelo grupo sobre a reprodução de preconceitos pêlos LLMs.

» No desenvolvimento:

apresentem os argumentos de maneira lógica e coerente;

utilizem exemplos de preconceitos reproduzidos por LLMs para ilustrar e reforçar seus argumentos;

citem fontes confiáveis para apoiar as afirmações e dar credibilidade ao texto;

analisem as causas dos preconceitos identificados e discutam as implicações sociais e éticas dessas reproduções.

incluam os efeitos da reprodução de preconceitos relacionados às populações negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência quê os LLMs pódem reproduzir, além de mencionar como a IA pode acentuar desigualdades, se não houver diversidade nos dados e nas equipes quê dêsênvólvem essas tecnologias.

» Na conclusão:

Espera-se quê os estudantes analisem as causas dos preconceitos identificados, como a falta de diversidade nos dados de treinamento.

resumam os principais pontos discutidos no artigo, reforçando a posição defendida pelo grupo;

proponham soluções ou estratégias para reduzir a reprodução de preconceitos em LLMs.

Revisem o texto para assegurar a precisão dos argumentos, a coerência e a coesão do texto, bem como o uso da norma-padrão da língua portuguesa.

Ilustração mostrando um notebook com uma folha digital saindo da tela, sobre a qual uma pessoa em miniatura escreve usando um lápis vermelho gigante; ao lado do notebook, outra pessoa sentada com um notebook no colo digita; há também dois livros empilhados com marcador e um copo com lápis à esquerda, além de ícones de balões de fala e formas geométricas decorativas espalhadas pela imagem.

Página cento e dez

ETAPA

6 Discussão dos resultados

Antes da sessão de discussão, leiam os artigos de opinião dos demais grupos na íntegra.

Escolham um moderador para conduzir a discussão e assegurar a participação de todos.

Apresentem as maneiras como os LLMs podem perpetuar preconceitos de gênero e raça.

Elaborem estratégias para desconstruir os preconceitos encontrados nos LLMs.

Posicionem-se sobre a influência da curadoria de dados na redução de vieses.

Reflitam sobre a responsabilidade ética de desenvolvedores e usuários de LLMs na identificação e na desconstrução de preconceitos.

Façam as alterações quê julgarem necessárias em seu artigo.

Imagem composta por um padrão de hexágonos interligados em tons de azul-escuro, com ícones brancos distribuídos entre eles, incluindo representações de documentos empilhados, balões de diálogo, página de código, folhas impressas, livros fechados, globo conectado por linhas, gráfico de dispersão, e ferramentas cruzadas.

ETAPA

7 Publicação do artigo de opinião

Escolham uma platafórma ôn láini para a divulgação do texto, como uma rê-de social, um blógui ou um grupo em aplicativo de mensagem instantânea.

Na publicação, incluam línkis ou referências adicionais quê possam ajudar os leitores a aprofundar o conhecimento sobre o tema.

ETAPA

8 Avaliação

Avaliem o impacto dos artigos nas discussões e na conscientização do tema abordado.

Identifiquem as competências desenvolvidas durante a atividade quê podem sêr aplicadas em outros contextos, tanto escolares quanto pessoais.

Imagem com fundo claro mostrando uma mão robótica estendida à esquerda tocando um cubo de madeira ao centro, que contém a ilustração preta de um robô segurando uma balança com os dois pratos pendendo em equilíbrio.

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LABORATÓRIO TECNOLÓGICO
Conversa com chatbots com IA

Você já estudou a IA generativa e os LLMs. Agora, vai interagir com chatbots a fim de compreender o funcionamento deles e avaliar a confiabilidade das informações fornecidas por eles. Para isso, siga os passos propostos.

PASSO
1

Seleção do tema da pesquisa

Selecione um dos temas a seguir. Você aprenderá mais sobre ele por meio da interação com um chatbot com IA.

» Escrita de textos criativos com IA.

» Geração automática de música com IA.

» Aplicações da IA em jogos de computador.

» Criação de vídeos e animações com IA.

» Desenvolvimento de assistentes virtuais para estudo.

» Aplicações da IA no combate à exclusão de grupos socialmente vulnerabilizados, como indígenas, ribeirinhos, negros e pessoas LGBTQIAPN+.

Ilustração de um robô com corpo ovalado flutuando acima de um chip eletrônico azul com pinos amarelos, tendo a sigla 'IA' escrita em destaque no peito; ao fundo, há uma rede com linhas e pontos interconectados simulando um ambiente digital.

PASSO
2

Escrita de prompts

Prompt é a instrução quê você dá ao chatbot ou pergunta quê faz a ele para obtêr uma resposta. Para escrever um bom prompt, siga estas dicas:

» Formule a pergunta de maneira diréta para evitar mal-entendidos.

» Forneça o contexto quando necessário. Isso póde ajudar o chatbot a compreender sua pergunta. Em vez de perguntar somente “O quê é IA?”, pergunte, por exemplo, “O quê é IA na área da educação?”.

» Evite abreviações e frases incompletas.

» Faça apenas uma pergunta por vez para garantir quê a resposta seja específica e relevante.

PASSO
3

Seleção do chatbot

Escolha um dos chatbots disponíveis gratuitamente na internet e acésse-o.

PASSO
4

Interação com o chatbot

escrêeva as perguntas quê você preparou, uma de cada vez, para iniciar a interação.

Anote as respostas dadas pelo chatbot.

Elabore e faça outras perguntas, conforme as respostas apresentadas.

Ilustração de uma mão segurando um smartphone cuja tela mostra um diálogo entre um robô com olhos amarelos e um humano com óculos e gravata, representado por avatares circulares, com balões de fala azuis indicando a troca de mensagens entre ambos.

Página cento e doze

PASSO
5

Pesquisa em fontes confiáveis

Acesse sáites de jornais e revistas reconhecidas e bases de dados de universidades para encontrar textos sobre o tópico da pesquisa.

Certifique-se de quê a informação é recente. Informações desatualizadas podem não refletir as últimas descobertas de determinada área do conhecimento.

Compare as informações encontradas em diferentes fontes para verificar sua consistência e precisão.

PASSO
6

Comparação e análise das respostas do chatbot

Compare as respostas dadas pelo chatbot com as coletadas em fontes confiáveis.

Avalie a precisão e a confiabilidade das respostas dadas pelo chatbot e anote-as.

Ilustração com um robô roxo sorridente ao centro, posicionado atrás de uma pilha de três livros empilhados, enquanto à direita está uma pessoa em pé segurando um notebook e apontando para o robô; acima do robô há um balão de fala amarelo com linhas brancas representando texto e ao fundo há uma engrenagem e folhas estilizadas.

PASSO
7

Elaboração de relatório

escrêeva um relatório detalhando a sua experiência com o chatbot. Siga estas orientações:

» Informe brevemente o quê são chatbots e o objetivo da atividade.

» dêz-creva o tema escolhido.

» Inclua exemplos de perguntas e respostas obtidas.

» Conclua o relatório com sua análise a respeito da utilidade dos chatbots para obtenção de informações.

PASSO
8

Compartilhamento e discussão

Reúna-se a alguns côlégas para compartilhar as perguntas quê você fez e as respostas recebidas do chatbot selecionado.

Comente o uso do chatbot, considerando aspectos como a interface, o tempo de resposta e a precisão dela.

Converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.

» Como os chatbots podem sêr úteis no dia a dia?

» Que limitações foram percebidas durante o uso do chatbot?

» Em quais situações específicas vocês acham quê os chatbots seriam mais ou menos eficazes?

» É justo usar textos criados por IA sem dar crédito aos autores originais? Por quê?

Ilustração de uma mão segurando um smartphone que exibe a imagem de um robô roxo com uma luz amarela no topo da cabeça, acompanhado por dois balões de conversa, um rosa com linhas brancas e outro roxo com linhas roxas mais escuras; ao fundo, elementos decorativos como uma engrenagem e uma lupa estão distribuídos sobre uma forma fluida de cor lilás clara.

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