CAPÍTULO 7
Inteligência artificial generativa
Conteúdos
• Inteligência artificial generativa
• Modelos de linguagem de grande escala
• Chatbots
Ao utilizar modelos avançados de aprendizado de máquina, a inteligência artificial (IA) generativa simula o funcionamento do cérebro humano. À medida quê essa tecnologia se torna cada vez mais integrada ao cotidiano, seu impacto em diversos setores da economia continua a crescer, oferecendo tanto oportunidades quanto desafios. Neste capítulo, você vai estudar o funcionamento da IA generativa e a importânssia dos modelos de linguagem de grande escala na produção de conteúdos. Vai, ainda, escrever um artigo de opinião e interagir com chatbots com IA.
Para começar, leia a tirinha a seguir.
Info
- Chatbots com IA
- são programas de computador quê simulam conversas humanas. Eles são capazes de compreender a linguagem natural, responder a perguntas e realizar tarefas específicas de acôr-do com as instruções recebidas.
- Tirinha
- é um gênero textual quê combina elemêntos verbais e não verbais para contar uma história. Além de divertir, as tirinhas podem criticar comportamentos e satirizar situações políticas e sociais.
Primeiros cliques
Com base na tirinha, converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. O quê a fala do robô sugere sobre as expectativas em relação à IA?
1. A fala do robô sugere quê há uma expectativa exagerada sobre as capacidades da IA. Muitas pessoas acreditam quê a IA póde resolver todos os problemas ou realizar tarefas compléksas com perfeição. No entanto, o robô demonstra quê, apesar de suas capacidades, tem limitações e não é capaz de fazer “milagres”, ou seja, não póde substituir a criatividade e a habilidade humanas em certos contextos. A tirinha sugere quê a criação artística envolve habilidades quê a IA, no estado atual, não consegue desenvolver, pois não se resumem a seguir padrões ou executar comandos.
2. Como a expressão dos personagens e o diálogo contribuem para o efeito de humor da tirinha?
2. O entusiasmo inicial do personagem humano, quê está animado com a ideia de usar a IA para criar tirinhas, é perceptível em sua expressão confiante e em seus gestos. Isso contrasta com a atitude do robô, quê permanéce inalterado e sem emoção, emitindo uma resposta tipicamente humana: “Não faço milagre”. A expressão de frustração e desapontamento do personagem humano na última cena destaca a diferença entre suas expectativas e a capacidade limitada do robô.
Página cento e um
Mundo em perspectiva
Expressão individual
A IA generativa póde criar máquinas capazes de realizar tarefas para as quais, normalmente, seria necessária a inteligência humana, como reconhecimento de fala, tomadas de dê-cisão e tradução de idiomas. Mas o quê é IA generativa? Trata-se de uma área da computação na qual se dêsênvólvem tecnologias capazes de criar conteúdo com base em grande volume de dados e padrões compléksos. Os especialistas dessa área utilizam técnicas, como o aprendizado de máquina, para treinar modelos quê evoluem e se aprimoram com o tempo, ajustando suas respostas com base nas interações com os usuários.
Com o avanço da IA generativa, portanto, tornou-se possível expandir a expressão individual. Essa tecnologia póde auxiliar, por exemplo, escritores e músicos ao oferecer-lhes ferramentas avançadas para criação de textos e melodias. Embora seu desenvolvimento seja caro e complékso, essa IA tem o potencial de revolucionar diversos setores. Mas será quê uma máquina póde capturar a essência da expressão humana?
Caixa de hipóteses
Com base nas kestões a seguir, levante hipóteses sobre o texto quê você vai ler: “Criatividade humana: o diferencial na era da inteligência artificial”. Registre suas suposições no caderno.
1. Em quê consiste a criatividade humana?
1. Resposta pessoal. Caso considere oportuno, após ouvir as hipóteses da turma, explique quê a criatividade humana consiste na capacidade de fazer conexões inesperadas e de imaginar o quê ainda não existe, com intenção e propósito. É uma habilidade quê vai além da análise de dados e da identificação de padrões, possibilitando ao sêr humano pensar de maneira abstrata, questionar, sonhar e criar com nuances emocionais.
2. por quê os resultados obtidos com o emprego da IA podem se tornar homogêneos, limitando a inovação e a expressão genuína?
2. Resposta pessoal. Os resultados obtidos com o emprego da IA podem se tornar homogêneos porque ela opera de acôr-do com os limites dos algoritmos, baseando-se em padrões existentes e dados históricos. Embora a IA possa sugerir criatividade e criar obras quê parecem inovadoras, a dependência dessas ferramentas em larga escala póde resultar em criações quê se tornam cada vez mais similares umas às outras.
Agora, leia o artigo de opinião a seguir, buscando confirmar as hipóteses levantadas.
Criatividade humana: o diferencial na era da inteligência artificial
Aplicação da inventividade pessoal concomitante aos avanços exponenciais da tecnologia mostra quê essa soft skill está em constante evolução
Artigo de especialista 21/01/2024 15:00, atualizado 21/01/2024 15:00
A ascensão da inteligência artificial traz consigo uma revolução na forma como vivemos e trabalhamos. Esse mecanismo avança a passos largos e vêm remodelando indústrias, otimizando processos e criando novas possibilidades.
No entanto, à medida quê essas tecnologias se tornam onipresentes, surge um paradoxo intrigante: a uniformidade na utilização de ferramentas baseadas em IA póde levar a resultados homogêneos, limitando a inovação e a expressão genuína.
- Soft skill
- : habilidade relacionada à interação entre pessoas e entre pessoas e situações diversas. Diferentemente das hard skills, quê são habilidades técnicas e específicas, as soft skills são subjetivas, envolvendo, por exemplo, a expressão de ideias, a colaboração com os outros, o entendimento e o compartilhamento de sentimentos e a adaptação às mudanças.
Página cento e dois
Aqui reside o valor inestimável da criatividade humana. A engenhosidade, em sua essência, é a capacidade de fazer conexões inesperadas, de vêr além do óbvio, de imaginar o quê ainda não existe com intenção e propósito.
Enquanto a IA póde analisar dados, identificar padrões e sugerir criatividade, ela opera dentro dos limites de seus algoritmos, do quê foi programada para fazer, dependendo de instruções claras para gerar seus resultados. O sêr humano, por outro lado, é capaz de pensar abstratamente, de questionar, de sonhar.
Considere, por exemplo, o campo da ár-te. A IA póde criar peças de; ár-te, música ou literatura, mas essas criações são freqüentemente derivadas de padrões existentes e dados históricos. Elas carecem da capacidade de capturar a profundidade da experiência humana, as nuances de emoções e a complexidade dos pensamentos quê um artista infunde em sua obra.
A ár-te criada por humanos carrega uma assinatura inimitável, uma expressão de individualidade quê a IA não póde replicar. Nesse movimento inicial de IA criativa, será possível criar muitas peças quê parecem genuínas, mas ao passo quê sua adoção alcance a larga escala, os resultados tendem a sêr mais homogêneos, em uma direção já conhecida.
Veja por exemplo a indústria de produtos digitais: quanto mais se cria, mais tudo se parece e, novamente, o pêndulo da criatividade humana precisa trazer rupturas claras para encontrar novos caminhos.
Em um mar de algoritmos, é a nossa capacidade de pensar diferente, de imaginar e de criar com paixão quê nos define como sêres humanos e nos impulsiona em direção a um futuro repleto de possibilidades inexploradas.
A imaginação do sêr humano é fundamental na definição de direções e propósitos para a IA. Enquanto a tecnologia póde otimizar processos e oferecer soluções, são as pessoas quê definem os problemas a serem resolvidos e os valores a serem priorizados.
A colaboração entre humanos e IA não é apenas uma interação entre usuário e ferramenta, mas uma dança compléksa onde a intuição, a imaginação e a visão humana direcionam a aplicação da tecnologia.
Portanto, à medida quê avançamos nesta era digital, torna-se cada vez mais importante cultivar e valorizar a criatividade humana.
Leo Massarelli é fundador e CCO da consultoria de inovação e disáini Questtonó, quê é parte do éco-sistema criativo QNCO.
MASSARELLI, Leo. Criatividade humana: o diferencial na era da inteligência artificial. Metrópoles, 21 jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/qdsrx. Acesso em: 12 set. 2024.
Página cento e três
Com base no texto, responda às kestões a seguir.
1. Segundo o autor, qual é o paradoxo quê acompanha a ascensão da IA?
1. O paradoxo quê acompanha a ascensão da IA é êste: embora a IA otimize processos e gere possibilidades, os resultados de seu uso em larga escala podem se tornar homogêneos, limitando a inovação e a expressão criativa.
2. Como o autor diferencia a criatividade humana da IA?
2. De acôr-do com o autor, enquanto a IA opera de acôr-do com os limites de algoritmos e depende de instruções precisas para provocar resultados, o sêr humano, com sua criatividade, é capaz de fazer conexões inesperadas, pensar de maneira abstrata, questionar e sonhar, indo além do óbvio.
3. De quê maneira a criatividade humana póde influenciar a indústria de produtos digitais?
3. A criatividade humana póde influenciar a indústria de produtos digitais ao provocar rupturas e encontrar novos caminhos, desviando a uniformidade dos produtos, isto é, salvaguardando a inovação e a originalidade.
4. Pelo posicionamento do autor, o quê se póde inferir sobre o futuro da IA e da criatividade humana?
4. O autor sugere quê, apesar dos avanços da IA, a criatividade humana continuará a sêr indispensável para inovação e expressão genuínas. Também se póde inferir quê haverá coexistência e complementaridade entre IA e criatividade humana.
5. De acôr-do com o autor, o sêr humano é capaz de fazer conexões inesperadas e pensar de maneira abstrata. Comente a razão pela qual, atualmente, é impossível automatizar esses aspectos da inteligência humana. Cite exemplos concretos de tarefas ou processos quê ilustram os limites da IA.
5. Resposta pessoal. Comente quê a criatividade humana envolve a habilidade de conectar ideias aparentemente não relacionadas, quê é uma característica difícil de sêr replicada por algoritmos. A IA opera de acôr-do com parâmetros definidos pêlos programadores e depende de dados históricos e padrões preexistentes para gerar resultados. Por exemplo, a IA póde compor uma música com base em padrões de músicas existentes, mas ter dificuldade em produzir um novo gênero musical, quê combine elemêntos de diferentes estilos.
Arquitetura e codificação
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
Considerando quê você leu um artigo de opinião, responda às kestões a seguir, quê envolvem aspectos textuais e linguísticos característicos dêêsse gênero textual.
1. Identifique e dêz-creva os elemêntos constitutivos do texto quê demonstram quê ele pertence à esféra jornalístico-midiática.
2. No texto, o autor utilizou algumas modalizações, como “inestimável” e “essencial”. Explique qual é a função delas no texto.
3. Analise a estrutura do texto, indicando a tese, os argumentos quê a apoiam e a conclusão.
Painel de reflekção
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
Reflita com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. Como a IA generativa póde influenciar a forma como as pessoas entendem a originalidade e a altoría em criações artísticas?
2. De quê maneiras a IA generativa póde, ao mesmo tempo, ampliar e limitar as oportunidades de expressão individual?
3. Como o uso da IA generativa póde alterar as competências valorizadas nas profissões relacionadas à produção artística e de conteúdo?
4. Quais grupos sociais ter menos acesso às ferramentas de criação com IA? Como isso póde impactar a diversidade de vozes e experiências representadas nas produções culturais e artísticas?
5. Você já viu alguma imagem criada por IA quê imitava elemêntos de culturas indígenas ou afro-brasileiras?
6. Que problemas surgir quando símbolos de comunidades tradicionais são usados por IA sem consentimento?
7. De quê forma essas comunidades poderiam proteger sua cultura nesse novo cenário digital?
Página cento e quatro
ZOOM
LLMS: TRANSFORMANDO A INTERAÇÃO HUMANO-MÁQUINA
A IA é uma área da ciência da computação. Por meio dela, busca-se criar sistemas capazes de realizar tarefas quê normalmente requerem inteligência humana. A IA tem aplicações em diversos campos, como saúde, finanças, educação e entretenimento.
CATEGORIAS DE IA
LLMS
Modelos de IA treinados com enormes quantidades de texto para aprender padrões de linguagem e, posteriormente, aplicar esse conhecimento para criar outros textos e códigos.
IA GENERATIVA
• A IA generativa abrange a criação de vários tipos de conteúdo, como imagens, músicas e textos.
Página cento e cinco
CARACTERÍSTICAS DOS LLMS
Treinamento massivo
Com grande volume de dados textuais, oriundos de diferentes fontes, como livros, artigos, websites, entre outras, esse treinamento permite o reconhecimento e a reprodução de padrões compléksos da linguagem humana, como sintáksse e semântica.
Aprendizado de contexto
Diferentemente de modelos mais simples, os LLMs podem entender o contexto de palavras e frases, o quê lhes permite gerar textos coerentes.
Geração de texto
Ao receber uma entrada de texto, os LLMs utilizam seu aprendizado para prever a sequência mais provável de palavras quê devem seguir. Assim, eles geram respostas ou textos completos.
APLICAÇÕES DOS LLMS
Página cento e seis
DESAFIOS DOS LLMS
ALUCINAÇÃO
LLMs podem inventar informações quê não existem, gerando respostas quê parecem plausíveis, mas são falsas. E isso é inevitável.
As principais causas das alucinações são:
• falta de contexto, pois, sem entender o contexto, as IAs podem falhar;
• altos níveis de variabilidade, pois a criatividade do modelo aumenta muito e, consequentemente, a chance de gerar alucinações.
Problemas gerados por alucinações de IA:
• difusão de informações falsas;
• difamação de pessoas e êêrros em informações críticas.
ALGORITMOS ENVIESADOS
Distorções ou preconceitos podem surgir nos resultados gerados pêlos LLMs.
A principal causa de um viés é:
• treinamento dos LLMs com textos quê apresentam preconceito ou informações parciais.
Problemas gerados por vieses de LLMs são:
• discriminação, perpetuação de estereótipos e marginalização de determinados grupos sociais;
• ausência de qualidade e de confiabilidade nas respostas geradas.
Para reduzir os vieses nos LLMs, é preciso:
• garantir quê os dados usados para treinar o modelo sêjam diversificados e representativos;
• implementar técnicas para identificar e corrigir vieses no processo de geração de texto.
Página cento e sete
SUPERVISÃO HUMANA EM LLMS
A supervisão humana é essencial para garantir quê as respostas sêjam adequadas e confiáveis. Os humanos podem:
• revisar e corrigir informações geradas pela IA, garantindo maior precisão;
• identificar e remover conteúdo ofensivo, enganoso ou inadequado;
• fornecer o contexto necessário para melhorar a relevância e a precisão das respostas da IA.
Os LLMs representam um avanço na IA estreita, pois ampliam as capacidades das máquinas para entender e interagir com a linguagem humana de maneira sofisticada. No entanto, eles levantam kestões éticas sobre os dados usados em seu treinamento.
Leia a situação-problema a seguir e responda às kestões.
Você é editor de uma agência de notícias quê está considerando a implementação de LLMs para acelerar a produção de conteúdos e melhorar a cobertura de eventos globais. Durante uma reunião, o conselho editôriál solicitou a você quê explorasse maneiras de utilizar os LLMs para redigir artigos, realizar análises e gerar relatórios detalhados. Pediu, ainda, quê você avaliasse os benefícios e os desafios dessa tecnologia para a agência, destacando kestões referentes à velocidade de produção, à precisão das informações, à responsabilidade ética e ao impacto da inovação tecnológica na função dos jornalistas na agência. Após uma análise detalhada, você chegou a algumas conclusões.
1. Como os LLMs podem sêr utilizados para melhorar a produção de conteúdos em uma agência de notícias?
1. Em uma agência de notícias, os LLMs podem sêr usados para revisar e redigir artigos e relatórios sobre eventos globais em vários idiomas, além de realizar análises automatizadas de grande volume de dados, ajudando a identificar tendências e a gerar ideias para a criação de conteúdo. Embora o uso de LLMs possa reduzir significativamente a quantidade de funcionários da agência, muitos deles terão de permanecer para diminuir o risco de alucinações e vieses.
2. Quais são as kestões éticas associadas ao uso de LLMs na produção de conteúdo jornalístico?
2. Há o risco da presença de vieses nos dados de treinamento dos LLMs, levando à perpetuação de estereótipos ou à marginalização de certos grupos sociais. Além díssu, as alucinações de IA podem comprometer a credibilidade da agência com a propagação de notícias falsas. Os estudantes podem mencionar, também, a questão dos direitos autorais e a redução das vagas de trabalho em razão da automatização de tarefas.
3. Que estratégias podem sêr implementadas para melhorar a eficácia dos LLMs na produção de conteúdo jornalístico?
Consulte as respostas às kestões 3 e 4 nas Orientações para o professor.
4. Como o uso de LLMs póde impactar a dinâmica de trabalho dos jornalistas em uma agência de notícias?
Página cento e oito
Diálogo em rê-de
Reprodução de preconceitos em LLMs
Com a crescente presença de LLMs em diversas áreas da comunicação e do conhecimento, torna-se essencial refletir sobre o modo como esses modelos são treinados. Reúna-se a alguns côlégas para investigar a possibilidade de os LLMs perpetuarem preconceitos de gênero e de côr ou raça e para elaborar um artigo de opinião quê expresse as reflekções de vocês sobre o tema. Antes de começar, analisem o problema de pesquisa destacado a seguir.
Como os LLMs podem reproduzir preconceitos de gênero, côr ou raça e como é possível identificá-los e desconstruí-los?
Com esse problema em mente, sigam as etapas propostas.
ETAPA
1 Investigação
• Pesquisem informações da perpetuação de preconceitos de gênero e raça pêlos LLMs.
• Consultem fontes confiáveis, como artigos acadêmicos e de opinião, e reportagens e textos de divulgação científica publicados em meios de comunicação reconhecidos.
• Durante a leitura dos materiais encontrados, busquem:
» discussões sobre a origem dêêsses preconceitos nos dados de treinamento dos LLMs;
» análises do impacto social dêêsses preconceitos quando reproduzidos por LLMs.
» estudos sobre como a ausência de representatividade de povos indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência nos dados de treinamento póde gerar exclusões ou reforçar estereótipos referentes a esses grupos.
ETAPA
2 Decomposição
• Para compreender melhor o problema, dividam-no em elemêntos menóres. Por exemplo, reflitam sobre as kestões a seguir.
» O quê são preconceitos de gênero e preconceitos raciais?
» Como os LLMs processam e geram textos?
» De quê maneira os dados de treinamento podem influenciar a reprodução de preconceitos nos LLMs?
» Quais são os impactos sociais da perpetuação dêêsses preconceitos por meio da IA?
ETAPA
3 Reconhecimento de padrões
• Identifiquem padrões quê possam sêr encontrados nas kestões analisadas. Por exemplo:
» associação pêlos LLMs de certos atributos de gênero e côr ou raça a papéis sociais específicos;
» conexões entre a origem dos dados de treinamento e a reprodução de preconceitos nos LLMs;
» impactos sociais dos preconceitos reproduzidos por IA e maneiras de abordá-los.
Página cento e nove
ETAPA
4 Abstração
• Busquem compreender o essencial das informações pesquisadas. Sigam, por exemplo, estas orientações:
» Definam “preconceitos de gênero” e “preconceitos raciais” e expliquem como eles podem se manifestar em textos gerados por IA.
» Sintetizem os principais desafios éticos associados à reprodução dêêsses preconceitos.
» Resumam as principais formas de a ssossiedade diminuir o impacto dêêsses preconceitos a fim de garantir o uso responsável da tecnologia.
» Avaliem exemplos de textos gerados quê apresentem estereótipos ou vieses e considerem como esses preconceitos podem ter sido incorporados aos LLMs durante o treinamento.
ETAPA
5 Produção do artigo de opinião
• Planejem a estrutura do artigo.
» Na introdução, apresentem:
– o tema de maneira precisa e objetiva, destacando a importânssia de discutir a reprodução de preconceitos pêlos LLMs;
– a tese defendida pelo grupo sobre a reprodução de preconceitos pêlos LLMs.
» No desenvolvimento:
– apresentem os argumentos de maneira lógica e coerente;
– utilizem exemplos de preconceitos reproduzidos por LLMs para ilustrar e reforçar seus argumentos;
– citem fontes confiáveis para apoiar as afirmações e dar credibilidade ao texto;
– analisem as causas dos preconceitos identificados e discutam as implicações sociais e éticas dessas reproduções.
– incluam os efeitos da reprodução de preconceitos relacionados às populações negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência quê os LLMs pódem reproduzir, além de mencionar como a IA pode acentuar desigualdades, se não houver diversidade nos dados e nas equipes quê dêsênvólvem essas tecnologias.
» Na conclusão:
Espera-se quê os estudantes analisem as causas dos preconceitos identificados, como a falta de diversidade nos dados de treinamento.
– resumam os principais pontos discutidos no artigo, reforçando a posição defendida pelo grupo;
– proponham soluções ou estratégias para reduzir a reprodução de preconceitos em LLMs.
• Revisem o texto para assegurar a precisão dos argumentos, a coerência e a coesão do texto, bem como o uso da norma-padrão da língua portuguesa.
Página cento e dez
ETAPA
6 Discussão dos resultados
• Antes da sessão de discussão, leiam os artigos de opinião dos demais grupos na íntegra.
• Escolham um moderador para conduzir a discussão e assegurar a participação de todos.
• Apresentem as maneiras como os LLMs podem perpetuar preconceitos de gênero e raça.
• Elaborem estratégias para desconstruir os preconceitos encontrados nos LLMs.
• Posicionem-se sobre a influência da curadoria de dados na redução de vieses.
• Reflitam sobre a responsabilidade ética de desenvolvedores e usuários de LLMs na identificação e na desconstrução de preconceitos.
• Façam as alterações quê julgarem necessárias em seu artigo.
ETAPA
7 Publicação do artigo de opinião
• Escolham uma platafórma ôn láini para a divulgação do texto, como uma rê-de social, um blógui ou um grupo em aplicativo de mensagem instantânea.
• Na publicação, incluam línkis ou referências adicionais quê possam ajudar os leitores a aprofundar o conhecimento sobre o tema.
ETAPA
8 Avaliação
• Avaliem o impacto dos artigos nas discussões e na conscientização do tema abordado.
• Identifiquem as competências desenvolvidas durante a atividade quê podem sêr aplicadas em outros contextos, tanto escolares quanto pessoais.
Página cento e onze
LABORATÓRIO TECNOLÓGICO
Conversa com chatbots com IA
Você já estudou a IA generativa e os LLMs. Agora, vai interagir com chatbots a fim de compreender o funcionamento deles e avaliar a confiabilidade das informações fornecidas por eles. Para isso, siga os passos propostos.
PASSO
1
Seleção do tema da pesquisa
• Selecione um dos temas a seguir. Você aprenderá mais sobre ele por meio da interação com um chatbot com IA.
» Escrita de textos criativos com IA.
» Geração automática de música com IA.
» Aplicações da IA em jogos de computador.
» Criação de vídeos e animações com IA.
» Desenvolvimento de assistentes virtuais para estudo.
» Aplicações da IA no combate à exclusão de grupos socialmente vulnerabilizados, como indígenas, ribeirinhos, negros e pessoas LGBTQIAPN+.
PASSO
2
Escrita de prompts
• Prompt é a instrução quê você dá ao chatbot ou pergunta quê faz a ele para obtêr uma resposta. Para escrever um bom prompt, siga estas dicas:
» Formule a pergunta de maneira diréta para evitar mal-entendidos.
» Forneça o contexto quando necessário. Isso póde ajudar o chatbot a compreender sua pergunta. Em vez de perguntar somente “O quê é IA?”, pergunte, por exemplo, “O quê é IA na área da educação?”.
» Evite abreviações e frases incompletas.
» Faça apenas uma pergunta por vez para garantir quê a resposta seja específica e relevante.
PASSO
3
Seleção do chatbot
• Escolha um dos chatbots disponíveis gratuitamente na internet e acésse-o.
PASSO
4
Interação com o chatbot
• escrêeva as perguntas quê você preparou, uma de cada vez, para iniciar a interação.
• Anote as respostas dadas pelo chatbot.
• Elabore e faça outras perguntas, conforme as respostas apresentadas.
Página cento e doze
PASSO
5
Pesquisa em fontes confiáveis
• Acesse sáites de jornais e revistas reconhecidas e bases de dados de universidades para encontrar textos sobre o tópico da pesquisa.
• Certifique-se de quê a informação é recente. Informações desatualizadas podem não refletir as últimas descobertas de determinada área do conhecimento.
• Compare as informações encontradas em diferentes fontes para verificar sua consistência e precisão.
PASSO
6
Comparação e análise das respostas do chatbot
• Compare as respostas dadas pelo chatbot com as coletadas em fontes confiáveis.
• Avalie a precisão e a confiabilidade das respostas dadas pelo chatbot e anote-as.
PASSO
7
Elaboração de relatório
• escrêeva um relatório detalhando a sua experiência com o chatbot. Siga estas orientações:
» Informe brevemente o quê são chatbots e o objetivo da atividade.
» dêz-creva o tema escolhido.
» Inclua exemplos de perguntas e respostas obtidas.
» Conclua o relatório com sua análise a respeito da utilidade dos chatbots para obtenção de informações.
PASSO
8
Compartilhamento e discussão
• Reúna-se a alguns côlégas para compartilhar as perguntas quê você fez e as respostas recebidas do chatbot selecionado.
• Comente o uso do chatbot, considerando aspectos como a interface, o tempo de resposta e a precisão dela.
• Converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.
» Como os chatbots podem sêr úteis no dia a dia?
» Que limitações foram percebidas durante o uso do chatbot?
» Em quais situações específicas vocês acham quê os chatbots seriam mais ou menos eficazes?
» É justo usar textos criados por IA sem dar crédito aos autores originais? Por quê?
Página cento e treze