CAPÍTULO 8
Produção e circulação de conteúdo na era digital
Conteúdos
• Conteúdo digital
• Influenciadores digitais
• Propriedade intelectual e tipos de licenciamento
• Tecnologia blockchain
• Marketing de filiação e de influência
Na era digital, a produção e a circulação de conteúdo tornaram-se pilares da comunicação e da interação social. Esse fenômeno foi impulsionado pelo avanço das tecnologias e pela popularização das platafórmas de mídia social, quê possibilitaram a criação, o compartilhamento e o consumo de conteúdo d fórma rápida e acessível. Neste capítulo, você vai refletir sobre o perfil dos criadores de conteúdo, a propriedade intelectual e o licenciamento, além de se aprofundar em kestões ligadas à tecnologia blockchain e aos contratos inteligentes. Vai também explorar a definição de marketing de filiação e de influência, investigar o papel dos influenciadores digitais e produzir um vlogcast.
Para começar, obissérve a tirinha a seguir.
- Influenciador digital
- : indivíduo com muita audiência, quê influencía opiniões, decisões de compra ou comportamentos de seus seguidores nas rêdes sociais.
Info
- Vlogcast
- é uma forma de mídia digital quê combina elemêntos de áudio e vídeo para promover uma conexão mais profunda do público com o conteúdo.
Primeiros cliques
Consulte as respostas às kestões 2 a 5 nas Orientações para o professor.
Com base na tirinha, converse com os côlégas a respeito das kestões a seguir.
1. No primeiro quadrinho, qual é o sentimento do personagem em relação ao reconhecimento de seu trabalho?
1. O personagem expressa frustração e indignação ao vêr quê seu trabalho foi usado sem sua autorização e sem os devidos créditos. Com base em sua fala, ele revela quê se sente injustiçado e desvalorizado quando seu esfôrço não é reconhecido.
2. No segundo quadrinho, como o personagem responde à fala de seu colega? Qual é a mensagem quê ele transmite?
3. No segundo e no terceiro quadrinho, quê relação é possível estabelecer entre as frases “Fique feliz por emprestar seu talento. Créditos não são tudo” e as expressões faciais do personagem?
4. Que crítica é feita na tirinha?
5. A tirinha traz uma mensagem sobre o comportamento humano. Qual é a mensagem? O quê podemos aprender com essa situação?
Página cento e quatorze
Mundo em perspectiva
A linguagem da internet
A produção de conteúdo tem se tornado cada vez mais relevante entre os jovens da geração Z, quê se destacam pelo uso de ferramentas digitais para se expressar e se comunicar. Esse fenômeno reflete mudanças significativas no comportamento social, impulsionadas pelo avanço tecnológico e pela popularização de platafórmas de mídia social.
Nesse contexto, destacam-se os influenciadores, quê não apenas participam do cenário ôn láini, mas também são capazes de moldar tendências, ditar modas e influenciar comportamentos e opiniões. Por meio de contas nas platafórmas de mídias sociais, eles conseguem estabelecer uma conexão diréta com o público, tornando-se vozes de confiança em distintas áreas, como educação, finanças e ativismo. Ao ezercêr influência digital, os influenciadores falam a “língua” do público-alvo, criando um engajamento quê vai além do número de seguidores. Durante campanhas eleitorais, por exemplo, eles podem moldar a percepção do público sobre candidatos e kestões políticas, o quê os torna peças-chave na comunicação digital.
- Geração Z
- : marcada por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, hiperconectadas, quê cresceram no período da popularização da internet e interagem com o mundo utilizando todas as tecnologias disponíveis.
Caixa de hipóteses
Com base nas kestões a seguir, levante hipóteses sobre o texto quê você vai ler: “Você se considera um criador de conteúdo? A geração Z se enxerga assim”. Registre suas suposições no caderno.
1. por quê os jovens preferem usar vídeos para se comunicar?
1. Resposta pessoal. Caso considere oportuno, após ouvir as hipóteses da turma, verifique se os estudantes notam quê muitos jovens preferem usar vídeos para se comunicar porque esse meio combina imagem, som e movimento. Com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento de smartphones com câmeras de alta qualidade e aplicativos de edição, ficou mais fácil criar e compartilhar vídeos. Além díssu, as rêdes sociais populares entre os jovens são voltadas principalmente para o conteúdo em vídeo, o quê incentiva ainda mais o uso dêêsse formato.
2. O quê póde motivar alguém a se considerar um criador de conteúdo?
Consulte as respostas às kestões 2 a 4 nas Orientações para o professor.
3. Pode-se dizêr quê os jovens estão mais interessados em criar conteúdo do quê em apenas consumi-lo? Justifique sua resposta.
4. Como o avanço da tecnologia popularizou, entre os jovens, a criação de conteúdo?
Agora, leia o artigo informativo a seguir, buscando confirmar as hipóteses levantadas.
Info
- Artigo informativo
- O artigo informativo é produzido para fornecer informações acessíveis e detalhadas sobre determinado tema. Embora apresente a perspectiva do autor, esse tipo de texto não é criado para persuadir o leitor.
Você se considera um criador de conteúdo?
A geração Z se enxerga assim
É o quê aponta uma pesquisa feita pelo YouTube nos Estados Unidos; a maioria dos adolescentes prefere se comunicar criando vídeos
Bób Furuya 30/06/2024 17h06
Um levantamento realizado nos Estados Unidos pelo YouTube, em parceria com a empresa de pesquisas SmithGeiger, descobriu quê 65% dos jovens da Geração Z se descrevem como criadores de conteúdo de vídeo.
Página cento e quinze
Não são necessariamente influenciadores, mas eles gostam de se comunicar por meio dessas gravações. O dado faz parte do relatório anual sobre tendências da platafórma.
A descoberta veio por meio de uma série de entrevistas. O YouTube ouviu milhares de pessoas sobre como elas passam o tempo ôn láini.
[...]
Ah, se você não é muito ligado numa sopa de letrinhas, a Geração Z compreende os jovens nascidos entre 1995 e 2010, aproximadamente. Estamos falando, portanto, de adolescentes de 14 anos até adultos de 29.
Um fenômeno social
Você deve ter percebido nas rêdes sociais quê os conteúdos têm cada vez mais vídeo e menos texto. Até mesmo as fotos foram jogadas para escanteio. [...]
[...] O jornál The Uóchinton Post conversou com alguns especialistas para chegar a uma conclusão.
Um deles é Brendan Gahan, cofundador e CEO da Creator Authority, uma agência de marketing de influência. E ele disse o seguinte:
“O vídeo agora é a linguagem da internet. E isso acontece porque você tem um estúdio de produção na palma da sua mão”, disse Gahan.
A avaliação faz total sentido. Os celulares modernos possuem ótimos conjuntos de câmeras. Alie isso a aplicativos e pronto: você tem um estúdio à sua disposição.
Outro fator importante é quê esses jovens cresceram com acesso a esse tipo de tecnologia. E, com a expansão da Inteligência Artificial nesse meio, temos as platafórmas entregando cada vez mais conteúdo interessante e relevante para esses jovens.
Não só os jovens, mas também a ssossiedade como um todo.
A internet e a diferença entre gerações
Quando a internet se popularizou, os especialistas afirmam quê a grande maioria dos usuários eram “lurkers”, algo quê póde sêr traduzido como “espreitadores”. Eram pessoas quê gostavam de consumir conteúdo, mas quê não se manifestavam.
Página cento e dezesseis
A proporção, segundo integrantes da indústria, era de 9 lurkers em cada 10 usuários da internet – e apenas um era criador de conteúdo.
Hoje, segundo essa pesquisa do YouTube, pelo menos 65% dos jovens se consideram assim. Não quê serão os novos Whinderssons, mas eles simplesmente gostam de interagir dessa maneira.
Você, aliás, deve ter visto centenas de vídeos de reacts hoje ao rolar o dedo por uma dessas rêdes. Ou algum story com a pessoa contando o dia dela. Isso é bom ou ruim? Existem teses para os dois lados.
Mas fato é quê estamos lidando com uma tendência quê parece ter vindo para ficar.
Alguns desafios
Partindo dêêsse pressuposto de quê veio para ficar – e quê essa geração será sempre assim –, cabe à ssossiedade entender e tentar extrair o quê isso tem de melhor.
O quê significa também identificar os pontos fracos. Jasmine Enberg, principal analista de mídia social da Emarketer, uma empresa de pesquisa e análise, destaca quê esses jovens têm acreditado cada vez menos nos veículos tradicionais:
“Eles estão recorrendo a pessoas como eles para serem capazes de compreender e analisar coisas quê veem nas notícias ou na ssossiedade, na cultura pópi ou no entretenimento”, explicou a especialista.
Ou seja, os meios de comunicação devem aprender a falar com esse público, sôbi o risco da proliferação cada vez maior das fêik news no ambiente da internet.
Outro ponto importante é a questão psicológica. A exposição às rêdes sociais é um dos grandes desafios da modernidade.
As informações são do Uóchinton Post.
FURUYA, Bób. Você se considera um criador de conteúdo? A geração Z se enxerga assim. Olhar Digital, [s. l.], 30 jun. 2024. Disponível em: https://livro.pw/qenqx. Acesso em: 15 set. 2024.
- Whindersson Nunes
- : ator, comediante, youtuber brasileiro.
- React
- : reação rápida nas rêdes sociais, como curtida, por meio da qual os usuários expressam emoções ou opiniões sobre uma publicação.
- Story
- : formato de publicação de algumas rêdes sociais quê consiste em fotografias, memes ou vídeos curtos, disponíveis por apenas 24 horas.
Página cento e dezessete
Com base no texto, responda às kestões a seguir.
1. Qual foi a principal finalidade da pesquisa realizada pelo YouTube em parceria com a SmithGeiger?
1. O principal objetivo do YouTube e da SmithGeiger com a pesquisa foi entender como os jovens da geração Z se comportam em relação ao consumo e à criação de conteúdo digital.
2. De acôr-do com o autor do texto, por quê os jovens da geração Z preferem se comunicar por meio de vídeos?
2. De acôr-do com o autor, os jovens da geração Z preferem os vídeos porque essa forma de comunicação possibilita uma expressão mais completa e envolvente.
3. O quê Brendan Gahan afirmou sobre a linguagem da internet?
Consulte as respostas às kestões 3 a 6 nas Orientações para o professor.
4. Qual é a diferença entre os lurkers e os jovens da geração Z?
5. Que desafios a ssossiedade póde enfrentar diante do comportamento da geração Z em relação ao consumo e à criação de conteúdo digital?
6. O texto aponta algum risco relacionado à tendência dos jovens de confiar menos nos veículos tradicionais de comunicação? Caso aponte, qual é esse risco?
Arquitetura e codificação
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
Considerando quê você leu um artigo informativo, responda às kestões a seguir, quê envolvem aspectos linguísticos e textuais característicos dêêsse gênero textual.
1. Como as imagens utilizadas no artigo complementam ou reforçam as ideias apresentadas?
2. Quais são os elemêntos do texto característicos do campo jornalístico-midiático?
3. Identifique um exemplo de fato e um exemplo de opinião no texto. Explique a diferença entre eles.
4. Como as citações de especialistas influenciam o sentido do texto? Elas aumentam a credibilidade ou introduzem alguma parcialidade?
Painel de reflekção
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
Reflita com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. Quais são os impactos sociais e culturais da predominância do conteúdo em vídeo nas rêdes sociais?
2. Como o papel dos influenciadores digitais difére do de outros criadores de conteúdo? por quê a aceitação deles pelo público póde sêr considerada mais poderosa?
3. O excésso de conteúdo das rêdes sociais póde afetar a capacidade dos criadores de inovar e produzir conteúdo original? Explique.
4. Como a tendência e os algoritmos das platafórmas de mídia social podem influenciar o tipo de conteúdo produzido pêlos criadores?
Página cento e dezoito
Diálogo em rê-de
Impacto do licenciamento de obras na criação e na distribuição de conteúdo digital
Há um conjunto de normas quê protége o direito à propriedade intelectual, ou seja, o direito quê os autores de obras, como músicas, pinturas e textos, têm de explorá-las economicamente.
No ambiente digital, em quê o conteúdo circula rapidamente em uma escala global, kestões relativas a licenciamento e plágio assumem uma nova importânssia. Reúna-se a alguns côlégas para pesquisar o impacto das diferentes formas de licenciamento na criação e na distribuição de conteúdo digital e elaborar um vlogcast para divulgar as reflekções de vocês sobre as implicações jurídicas e éticas dessas escôlhas. Antes de começar, analisem o problema de pesquisa destacado a seguir.
Como as diferentes formas de licenciamento de obras afetam a criação e a distribuição de conteúdo digital?
Com esse problema em mente, sigam as etapas propostas.
ETAPA
1 Investigação
• Pesquisem informações sobre propriedade intelectual e as formas de licenciamento, como copyright, copyleft, open source e creative commons.
• Consultem fontes confiáveis, como a legislação brasileira, artigos acadêmicos, reportagens e notícias sobre propriedade intelectual e licenciamento.
• Investiguem as implicações legais e éticas do plágio no ambiente digital.
ETAPA
2 Decomposição
• Para entender melhor o problema, dividam-no em elemêntos menóres. Por exemplo, reflitam sobre as kestões a seguir.
» O quê é propriedade intelectual e quais são os principais tipos de licenciamento?
» Como a propriedade intelectual protége a inovação e a criação no ambiente digital?
» Quais são as diferenças entre plágio e uso legítimo de conteúdo licenciado?
» Quais são as penalidades previstas na legislação brasileira para violação de direitos autorais?
ETAPA
3 Reconhecimento de padrões
• Identifiquem padrões quê possam sêr encontrados nas kestões analisadas. Por exemplo:
» casos de violação de direitos autorais e a busca de prevenção dessas infrações por meio de diferentes licenciamentos;
» variação das escôlhas de licenciamento entre diferentes tipos de criador de conteúdo (escritores, programadores, artistas etc.);
» casos de monetização, cujas regras de licenciamento são respeitadas, e casos de sucesso e de falhas no mercado digital.
Página cento e dezenove
ETAPA
4 Abstração
• Busquem compreender o essencial de cada informação pesquisada. Sigam, por exemplo, estas orientações:
» Resumam os conceitos de propriedade intelectual e licenciamento, destacando sua importânssia.
» Expliquem como a escolha do licenciamento póde afetar a distribuição e a monetização de conteúdo digital.
» Analisem as implicações éticas e legais do plágio, destacando a importânssia da originalidade.
ETAPA
5 Produção do vlogcast
• Definam o público do vlogcast sobre a importânssia da propriedade intelectual e as opções de licenciamento no ambiente digital.
• Criem um roteiro para o vlogcast em quê abordem:
» a definição e a importânssia da propriedade intelectual;
» a relevância do licenciamento adequado na produção e no compartilhamento de conteúdo;
» as consequências legais e éticas do plágio.
• Produzam o vlogcast de acôr-do com o roteiro, atentando para a compreensão do conteúdo.
ETAPA
6 Discussão dos resultados
• Antes da sessão de discussão, vejam os vlogcasts dos demais grupos.
• Escolham um moderador para conduzir a discussão e assegurar a participação de todos.
• Apresentem as principais reflekções de vocês sobre propriedade intelectual e diferentes tipos de licenciamento.
• Discutam a influência dos tipos de licenciamento nos criadores e nos consumidores de conteúdo digital.
• Reflitam sobre a maneira como vocês, criadores de conteúdo, podem utilizar o conhecimento sobre propriedade intelectual e licenciamento no ambiente digital.
• Façam as alterações quê julgarem necessárias antes da publicação.
ETAPA
7 Publicação do vlogcast
• Escolham uma platafórma ôn láini para a divulgação do vlogcast.
• Compartilhem o vlogcast com a comunidade escolar, promovendo a disseminação do conhecimento.
• Incentivem a comunidade escolar a participar da divulgação do vlogcast.
• Monitorem as interações dos usuários com o conteúdo na platafórma digital para avaliar o engajamento e a eficácia da comunicação das informações veiculadas no vlogcast.
ETAPA
8 Avaliação
• Analisem os comentários e as reações ao vlogcast para verificar o impacto da publicação.
• Avaliem a contribuição da atividade para uma compreensão mais profunda sobre a propriedade intelectual e suas implicações éticas.
Página cento e vinte
ZOOM
TECNOLOGIA BLOCKCHAIN
Blockchain, ou corrente de blocos, em tradução livre, é uma tecnologia quê permite o registro seguro e imutável de transações. Ela consiste no armazenamento de dados em blocos interligados d fórma sequencial e protegidos por criptografia, a fim de garantir a integridade e a segurança das informações registradas. A primeira aplicação da tecnologia ocorreu com moedas digitais, quê registram todas as transações de maneira transparente e descentralizada.
Transação
• registro de uma transferência de propriedade intelectual;
• atualização de um contrato inteligente entre duas partes;
• validação de uma transação financeira entre duas contas.
ESTRUTURA DA BLOCKCHAIN
1
DADOS
2
BLOCO
Unidade básica quê contém informações de transações.
3
CADEIA
Conjunto de blocos interligados d fórma sequencial.
APLICAÇÕES DA BLOCKCHAIN
SAÚDE
Função: Armazenar e compartilhar registros médicos d fórma segura e acessível entre profissionais de saúde, pacientes e instituições.
VOTAÇÃO ELETRÔNICA
Função: Garantir eleições seguras e transparentes, nas quais cada voto é registrado d fórma imutável e anônima.
CADEIA DE SUPRIMENTOS
Função: Monitorar e registrar cada etapa do processo de produção e distribuição de produtos, o quê garante transparência e rastreabilidade.
Página cento e vinte e um
BLOCKCHAIN E PROPRIEDADE INTELECTUAL
Contratos inteligentes executados automaticamente quando cértas condições predefinidas são atendidas, como licenciamento de uso de uma obra sôbi creative commons.
Proteção e registro de obras, o quê garante a autenticidade e a data de criação de obras digitais, como o uso de tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) em músicas ou imagens.
Licenciamento de conteúdo de maneira transparente e automatizada, como em platafórmas de músicas, garantindo quê os autores recebam automaticamente pêlos direitos de uso de suas obras.
A rê-de distribuída, com sua alta capacidade computacional, torna mais difíceis a alteração e a violação dos registros, como os de direitos autorais.
A criptografia garante a integridade dos registros de propriedade intelectual.
A ausência de intermediários reduz a necessidade de entidades para mediar os contratos, como empresas de licenciamento, o quê possibilita a diminuição de custos e riscos de fraudes.
Todos os participantes possuem uma cópia da blockchain, quê póde conter registros de licenciamento. As alterações só são possíveis com a aprovação de todos os membros da rê-de.
- Rede distribuída
- : sistema em quê os dados e os processos são distribuídos entre vários computadores ou nós.
VECTORV/SHUTTERSTOCK.COM
Página cento e vinte e dois
PROPRIEDADE INTELECTUAL: BLOCKCHAIN VERSUS SISTEMAS TRADICIONAIS
BLOCKCHAIN
• Usada para registrar e proteger direitos autorais de maneira descentralizada, sem a necessidade de intermediários.
• Uma vez registrado na blockchain, um bem, como um direito autoral, não póde sêr alterado ou excluído, o quê garante autenticidade e propriedade.
SISTEMAS TRADICIONAIS
• Dependem de instituições centralizadas, como escritórios de direitos autorais ou agências governamentais, para registrar e proteger a PI.
• Em alguns casos, os registros podem sêr alterados ou disputados, e a autenticidade póde sêr mais facilmente verificada por meio da estrutura centralizada.
A blockchain é uma tecnologia transformadora quê póde revolucionar a gestão da propriedade intelectual na era digital. Ela permite a criação de sistemas mais confiáveis e transparentes, o quê protége os direitos dos criadores e facilita o licenciamento de obras, sem a necessidade de intermediários.
Leia a situação-problema a seguir e responda às kestões.
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
Você trabalha em uma empresa de produção de conteúdo digital quê está considerando adotar a tecnologia blockchain para melhorar a proteção e o licenciamento de suas obras. Durante uma reunião, o gerente lhe pediu quê explicasse como a blockchain póde sêr aplicada na gestão de propriedade intelectual, quais são suas vantagens e como ela difére de um sistema tradicional de direitos autorais.
1. O quê é a blockchain e como ela funciona na gestão de propriedade intelectual?
2. Quais são as principais aplicações da blockchain na proteção e no registro de obras digitais?
3. Como a blockchain se diferencia dos sistemas tradicionais na proteção de direitos autorais?
4. Quais são as vantagens de utilizar blockchain na gestão de propriedade intelectual em comparação aos métodos tradicionais?
Página cento e vinte e três
Mídias e linguagens na era digital
Mídias sociais e os influenciadores digitais
Os influenciadores digitais impactam a vida de milhões de seguidores com conteúdos quê refletem suas opiniões, seus estilos de vida e suas preferências. Eles utilizam as mídias sociais para postar conteúdos, criar um relacionamento próximo com a audiência e, por meio do quê publicam, gerar engajamento demonstrado em curtidas, comentários e compartilhamentos.
Leia o texto a seguir.
Influenciadoras negras e plurais revolucionam internet
[...]
O pôdêr da boa influência
Desafiando o horizonte comercial, as blogueiras negras trabalham seus conteúdos além das expectativas estereotipadas e realizam seus sonhos de menina. “Quando eu era criança, eu não tinha referência e hoje em dia pôdêr sêr referência para meninas, adolescentes e mulheres é muito importante para mim”, compartilha êni.
Eliziane acredita quê a boa influência tem o pôdêr de causar “pequenas revoluções” com conteúdo humanizado, responsável e empático, sobretudo diante de tantos casos de informações incorrétas ou fraudulentas divulgadas por influenciadores.
Preta diréta concórda quê a produção de conteúdo responsável ajuda a pavimentar caminhos prósperos para mulheres negras. “Eu quêro estimular quê elas sintam quê podem estar nos espaços e lugares que quiserem.”
Criadoras de conteúdo negras pelo Brasil adentro se fazem vistas cada dia mais. “Porque falar muda vidas” reflete Ros4, “ainda mais na trajetória de pessoas negras, periféricas e quê às vezes não têm espaço para se expressar”. E você, quantas influenciadoras negras segue?
RAMOS, Lyz. Influenciadoras negras e plurais revolucionam internet. AZMina, 25 jul. 2024. Disponível em: https://livro.pw/zvfok. Acesso em: 27 set. 2024.
Info
- Mídias sociais
- são platafórmas digitais quê permitem a criação de conteúdo, o compartilhamento e a interação dos usuários. Elas facilitam a comunicação e o relacionamento entre pessoas, empresas e comunidades ao possibilitar o compartilhamento de cards, carrosséis de imagens, vídeos, entre outros formatos de conteúdo.
Agora, com base no texto e em seu conhecimento sobre o papel de influenciadores na mídia digital, responda às kestões a seguir.
1. Segundo as blogueiras, o quê as mídias digitais possibilitam?
1. Segundo as blogueiras, as mídias digitais possibilitam influenciar as pessoas positivamente, já quê, por meio delas, é possível promover conteúdos humanizados, responsáveis e empáticos e criar espaços de expressão para pessoas quê, muitas vezes, não têm visibilidade, como as mulheres negras e periféricas.
2. De quê maneira as mídias digitais ajudam as influenciadoras negras a se tornar referências para outras mulheres e meninas?
2. As mídias digitais oferecem uma platafórma acessível e amplificada para quê influenciadoras negras compartilhem suas histoórias, experiências e conkistas, inspirando assim outras mulheres e meninas quê buscam referências de sucesso e representatividade. A internet possibilita quê essas influenciadoras alcancem públicos diversos e rompam as barreiras impostas, por vezes, pela mídia tradicional.
3. De quê modo as mídias digitais contribuem para quê influenciadoras de grupos minoritários, como as mulheres negras, sêjam mais vistas e ouvidas, comparando com as mídias tradicionais?
Consulte a resposta nas Orientações para o professor.
Página cento e vinte e quatro
Cultura digital
Marketing de influência e de filiação
Com o uso intenso das platafórmas de mídias sociais, a monetização tornou-se uma prática central para criadores de conteúdo, influenciadores ou não. As estratégias de monetização, como a publicação de posts patrocinados, afetam a qualidade, a autenticidade e a circulação dos conteúdos criados. Por isso, é essencial conhecer as dinâmicas de criação de conteúdo, bem como os desafios éticos e comerciais envolvidos na monetização digital.
Para compreender as diferentes formas de monetização associadas às práticas de compartilhamento de conteúdos digitais, leia o texto a seguir.
Marketing de afiliados vérsus marketing de influência: qual a diferença?
Embora muitos considerem o marketing de afiliados e o marketing de influência como a mesma coisa, é importante não confundi-los. O marketing de afiliados existe há muito mais tempo do quê o marketing de influência, quê ganhou popularidade recentemente. Os proprietários de empresas podem se beneficiar de ambas as estratégias, embora elas sêjam diferentes em diversos aspectos, como desenvolvimento, custos, objetivos alcançados e retorno sobre o investimento.
[...]
O quê é o marketing de afiliados?
O marketing de afiliados é um tipo de marketing baseado em dêsempênho, no qual afiliados ou editores (indivíduos ou empresas) recebem uma comissão de anunciantes após promoverem seus produtos usando um línki de afiliado.
Como exatamente isso funciona? Existem vários programas aos quais os afiliados podem se juntar e, ao receberem um línki exclusivo, podem começar a promover os produtos de uma marca em várias platafórmas, como rêdes sociais, blóguis ou seus próprios sáites comerciais. Quando os usuários visitam um dêêsses sáites e clicam nos línkis ou anúncios quê apresentam o produto, são direcionados para a loja ou página do produto da marca por meio do línki de afiliado. Os afiliados recebem uma comissão ou taxa fixa quando um cliente realiza uma ação e os dêtálhes da transação são atribuídos a eles.
[...]
O quê é marketing de influência?
Essencialmente, o marketing de influência envolve aproveitar a autoridade e influência de figuras públicas para divulgar os produtos e serviços de uma empresa. Os criadores de conteúdo, conhecidos como influenciadores, possuem um público nas rêdes sociais com os quais estabeleceram um relacionamento. Através do seu conteúdo, eles podem promover produtos ou destacar os atrativos de uma marca de maneira emocionante e criativa.
[...]
TONIDANDEL, Rebeca. Marketing de afiliados vérsus marketing de influência: qual a diferença? HipeAuditor, 17 jul. 2023. Disponível em: https://livro.pw/mruxy. Acesso em: 16 set. 2024.
Página cento e vinte e cinco
1. Qual é a principal diferença entre marketing de afiliados e marketing de influência?
1. No marketing de afiliados, os afiliados promóvem produtos ou serviços em troca de uma comissão baseada em dêsempênho, conferido pêlos cliques ou pelas vendas geradas por meio de um línki específico. Já no marketing de influência, influenciadores utilizam sua autoridade e sua relação com o público nas rêdes sociais para promover marcas, serviços e produtos, sêndo, geralmente, pagos para isso.
2. Como o marketing de influência póde moldar as percepções e decisões de compra dos consumidores?
2. Resposta pessoal. O marketing de influência póde moldar as percepções e decisões de compra dos consumidores ao apresentar produtos e serviços por meio de pessoas quê eles admiram e nas quais confiam. Quando influenciadores compartilham suas experiências pessoais, por exemplo, com uma marca, atribuem ao produto uma impressão de autenticidade e relevância, levando os seguidores a sentir quê estão recebendo conselhos de um amigo, e não de uma empresa. Isso póde reduzir as barreiras à compra e aumentar a probabilidade de quê os consumidores escôlham os produtos ou serviços promovidos pelo influenciador.
3. Como a exposição constante a promoções de influenciadores póde afetar o comportamento de consumo, principalmente dos jovens?
Consulte as respostas às kestões 3 e 4 nas Orientações para o professor.
4. De quê forma os consumidores podem se proteger de possíveis manipulações nas campanhas de marketing de influência?
Após conhecer a diferença entre marketing de filiação e marketing de influência, reúna-se a alguns côlégas para desenvolver um plano de mídia para uma campanha de marketing de influência a fim de promover o smartphone de uma nova marca, com o objetivo de estabelecê-lo no mercado de tecnologias. Para isso, sigam os passos propostos.
Info
- Plano de mídia
- é o planejamento estratégico feito por equipes de marketing a fim de definir as melhores platafórmas para a divulgação de um produto segundo critérios preestabelecidos.
PASSO
1
Definição do público-alvo
• Definam o público-alvo para o produto. Considerem pesquisar dados demográficos e informações sobre interesses, comportamentos de consumo e rêdes sociais mais acessadas.
• Identifiquem influenciadores quê se alinhem ao público-alvo e aos objetivos da campanha. Pesquisem suas métricas, como o número de seguidores, as taxas de engajamento, a relevância do conteúdo quê publicam e a adequação dêêsse conteúdo ao produto.
PASSO
2
Análise
• Analisem as características dos influenciadores selecionados durante a pesquisa. Considerem a autenticidade, o estilo de comunicação e a capacidade de se conectar com os seguidores. Verifiquem se essas características estão alinhadas aos objetivos da campanha.
• Revisem os dados do público-alvo para assegurar-se de quê as preferências e os comportamentos identificados durante a pesquisa serão abordados de maneira eficaz na campanha.
PASSO
3
Discussão
• Apresentem e discutam as escôlhas de público-alvo e dos influenciadores com o restante da turma.
• Com base nas opiniões, escôlham os influenciadores mais adequados e verifiquem como refinar as estratégias de comunicação.
• Analisem os possíveis impactos das escôlhas quê fizeram na eficácia da campanha.
Página cento e vinte e seis
PASSO
4
Criação do plano de mídia
• Antes de criar o plano de mídia, considerem quê ele será apresentado à turma, quê desempenhará o papel de concorrente, e ao professor, quê desempenhará o papel de cliente.
• Com base nas discussões e nas análises, criem slides para apresentar o plano de mídia da campanha. Neles, incluam:
» as platafórmas digitais nas quais o conteúdo será publicado, levando em conta o engajamento do público-alvo;
» o planejamento da freqüência e dos horários das postagens para otimizar o alcance e o engajamento;
» a estratégia de conteúdo para cada influenciador, determinando a promoção do produto de maneira autêntica e alinhada com o público-alvo;
» os custos da campanha, incluindo despesas com a produção de conteúdo e os honorários dos influenciadores;
» a maneira de mensurar o sucesso da campanha, incluindo métricas, como alcance e engajamento nas rêdes sociais.
• Se possível, utilizem simuladores de campanhas digitais para visualizar como o conteúdo seria apresentado ao público e testar diferentes combinações de imagem, texto e horário de postagem.
• Caso usem essas ferramentas, realizem testes comparativos para identificar quais geram mais alcance e engajamento.
• Analisem os resultados obtidos com os testes e façam os ajustes necessários no plano de mídia, a fim de deixá-lo mais eficaz para a apresentação final.
PASSO
5
Simulação
• Apresentem o plano de mídia para a turma, simulando uma reunião com o cliente.
• Durante a apresentação, justifiquem as escôlhas e demonstrem como o plano atende aos objetivos da campanha.
• Após todas as apresentações, discutam e avaliem as diferentes propostas, analisando seus pontos fortes e fracos.
• No fim, votem no plano de mídia quê tem o maior potencial de sucesso.
Página cento e vinte e sete