CAPÍTULO 12
Inteligência artificial na ár-te e no entretenimento

Conteúdos

Inteligência artificial, ár-te e entretenimento

Direitos de imagem

ár-te criada por inteligência artificial e percepção pública

Vídeo com avatares

Cultura do remix

A inteligência artificial (IA) tem trazido inovações para o mundo da ár-te e do entretenimento, mas também tem gerado controvérsias. Neste capítulo, você vai compreender como a IA é usada para criar conteúdo artístico, discutir kestões ligadas à originalidade dêêsse conteúdo e reconhecer o funcionamento dessa ferramenta na criação de imagens. Além díssu, vai refletir sobre a cultura do remix e participar da elaboração de uma obra coletiva remixada.

Para começar, leia o cartum a seguir.

Charge com dois personagens antropomorfizados observando dois quadros idênticos da Mona Lisa expostos lado a lado, um com a legenda: 'Feito por um ser humano' e o outro com a legenda: 'Feito por I.A.'; acima dos quadros há o texto: 'Num futuro não muito distante...', e um dos personagens comenta: 'Imediatamente, me dá crise de ansiedade'.

Reprodução do cartum de Petit Abel, publicado em uma rê-de social, em 30 ago. 2022.

Outros horizontes

Vídeo Cat sad story - Poor cat. Disponível em: https://livro.pw/wznep. Acesso em: 23 set. 2024.

Nesse vídeo, gerado por IA, acompanhe a história de um gato quê enfrenta desafios. O vídeo é um exemplo do uso dessa tecnologia na produção de conteúdo destinado ao entretenimento.

Primeiros cliques

Com base na análise do cartum e no tema dêste capítulo, responda às kestões a seguir.

1. Que comparação é feita no cartum?

1. O cartum apresenta uma comparação entre duas versões da Mona Lisa, obra de Leonardo da Vinci, uma feita por humano e outra, por IA. É possível inferir quê, além da diferença na altoría, a comparação levanta kestões sobre a originalidade, o valor da criação artística e o impacto da tecnologia no campo da ár-te. A presença de ambas as obras em um contexto de museu sugere quê, no futuro, criações feitas por IA poderão sêr reconhecidas e valorizadas da mesma forma quê obras humanas, o quê provoca uma reflekção sobre o quê define a “arte” e o “artista”.

2. por quê o personagem sente ansiedade ao observar as pinturas?

2. A ansiedade do personagem póde sêr interpretada como um reflexo de preocupações maiores sobre o avanço da tecnologia. A ideia de uma IA quê possa não apenas imitar, mas superar a capacidade criativa dos sêres humanos levanta a questão sobre o papel e a relevância da criatividade humana em um mundo onde máquinas podem produzir obras de; ár-te comparáveis às feitas por humanos. A ansiedade póde sêr decorrente da sensação de desvalorização da expressão humana e da possibilidade de quê a; ár-te possa sêr “automatizada”, tornando-se mais uma atividade dominada por algoritmos.

3. Em sua opinião, o quê o cartunista quer dizêr com o título “Num futuro não muito distante...”?

Consulte a resposta à questão 3 nas Orientações para o professor.

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Mundo em perspectiva
Futuro da ár-te e do entretenimento

As inovações produzidas pelo avanço da tecnologia afetam diretamente a maneira como as pessoas consomem e produzem conteúdo. No campo das artes e do entretenimento, a IA já influencía diversos setores, levantando kestões sobre o futuro das profissões e da criação artísticas.

Caixa de hipóteses

Com base nas kestões a seguir, levante hipóteses sobre o texto quê você vai ler: “Filme sem atores, extinção dos dubladores: o quê esperar da IA na arte?”. Registre suas suposições no caderno.

1. Que mudanças a IA póde causar na produção de filmes e de outros conteúdos artísticos?

1. Resposta pessoal. A IA póde causar mudanças na criação de roteiros e na produção de filmes e séries sem atores reais. Isso póde resultar no aumento da automação na criação de conteúdo artístico.

2. Que profissões do setor de entretenimento podem sêr mais afetadas pelo avanço da IA?

2. Resposta pessoal. As profissões de roteirista, ator e dublador podem sêr as mais afetadas, uma vez quê a IA póde assumir funções relacionadas à criação de roteiros, à atuação e à dublagem. Isso póde levar à redução da demanda por esses profissionais ou à transformação de suas funções.

3. O conteúdo criado por IA póde sêr diferente do produzido por sêres humanos? Justifique sua resposta.

3. Respostas pessoais. A IA tem a capacidade de gerar grande volume de conteúdo, baseando-se em padrões e dados preexistentes. No entanto, esse conteúdo não é original. Nas produções da IA, podem faltar criatividade e emoção. Enquanto a IA segue regras e réplica estilos, o conteúdo produzido por pessoas póde refletir experiências pessoais, sentimentos e uma visão única do mundo.

Agora, leia o texto a seguir, buscando confirmar as hipóteses levantadas.

Filme sem atores, extinção dos dubladores: o quê esperar da IA na ár-te?

Ane Cristina De Splash, em São Paulo 21/07/2023 04h00

Só no último mês, Elis Regina (1945-1982) e Luiz Gonzaga (1912-1989) foram “ressuscitados” por meio da inteligência artificial. Ela, para um comercial publicitário. Ele, para um chôu de João Gomes.

Alguns, como Madonna, 64, já começam a se preocupar com o uso da tecnologia. A cantora, quê passou por uma internação recente na UTI, proibiu uso de hologramas com sua imagem em shows póstumos.

A tecnologia promete causar vários impactos no entretenimento. Em entrevista a Splash, Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigDataCorp, citou 3 principais tendências – quê podem causar a existência de filmes sem atores e o fim dos dubladores, por exemplo.

Produção de conteúdo por IA

A produção de conteúdo textual, como livros e contos, feitas pela IA já é realidade. “Essa tendência vai se expandir cada vez mais. Se o conteúdo não for totalmente gerado pela inteligência artificial, provavelmente vai sêr parcialmente. Roteiros de séries, de filmes, etc., sêndo redigidos parcialmente ou totalmente por IA”, diz Thoran.

Uma das demandas da greve dos roteiristas e atores em róli-údi já é quê se coloque um freio no uso de ferramentas de inteligência artificial para a produção de conteúdo.

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Cópias digitais

Outra tendência é a utilização de cópias digitais de pessoas para a produção de conteúdo – como no comercial com Elis. “Esse tipo de geração de conteúdo artificial, baseado em pessoas quê ainda estão vivas ou quê já faleceram, é uma tendência, porque o artista ganha a possibilidade de explorar mais a sua imagem. Você póde, no final, licenciar a sua cópia digital para um monte de gente”.

“Há a possibilidade também de criar encontros, seja com quêm já faleceu, com gente que de repente não fala o mesmo idioma, não está no mesmo lugar.”

Thoran Rodrigues

Mas há o perigo da má utilização da tecnologia. Uma música com as vozes de Drake e The Weeknd, por exemplo, foi feita sem a autorização dos artistas. “Sempre há o perigo dessa cópia digital sêr usada de uma forma quê talvez a pessoa não concorde [...] Do mesmo jeito quê você póde usar para maximizar a sua exposição, alguém póde usar para criar um conteúdo fazendo você dizêr alguma coisa quê na vida real você jamais diria”.

“Com certeza vai ter muita discussão contratual, muitas discussões bastante sofisticadas sobre direito de imagem, propriedade intelectual, quem póde fazer o quê com a imagem e situação, quêm retém os direitos, como é que você vai sêr remunerado por isso etc.”

Thoran Rodrigues

Personagens sintéticos

Os personagens sintéticos já eram uma realidade na indústria de jogos, mas a tendência é quê isso se expanda para outros produtos. “A gente está falando de imbuir esses personagens quê são totalmente sintéticos, com um nível de inteligência e capacidade de conversação e de interação. pôdêmos falar de filmes sem nenhum ator de fato, você só tem o rrôsto, é uma pessoa quê não existe. E sem usar animação”.

A expectativa é quê, com o tempo, se torne impossível distinguir o quê é real e o quê é IA. “No vídeo é muito mais fácil a gente discernir porque o custo e o trabalho de produzir um vídeo 100% perfeito ainda é muito alto hoje, mas outros tipos de conteúdo, como foto, texto, a própria simulação da voz, a gente já não consegue mais distinguir uma coisa da outra, pelo menos não sem um auxílio”.

Provavelmente, existirão certificados digitais, para diferenciar os tipos de conteúdo.

Profissões vão acabar?

Alguns profissionais, como dubladores, já se preocupam com um possível fim de suas profissões causado pelo avanço da IA. Uma petição quê pede a proibição do uso da tecnologia já conta com mais de 14 mil assinaturas.

Imagem em preto e branco com elementos desenhados em papel representando ícones relacionados à produção audiovisual, como uma claquete, uma câmera fotográfica, uma janela de vídeo com símbolo de play e uma barra de carregamento marcando 0%, posicionados sobre uma superfície marmorizada, ao lado das letras recortadas 'IA'.

Info

Direito de imagem
é aquele quê uma pessoa tem para controlar o uso das próprias feições, da voz e de outras características contra o uso indevido ou não autorizado em contextos publicitários, de entretenimento e outros. Esse direito está garantido pela Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso X. O cóódigo Civil, por sua vez, classifica o direito de imagem como um direito da personalidade, isto é, a imagem de uma pessoa é parte integrante de sua identidade e meréce proteção legal. Qualquer uso não autorizado póde resultar em ações legais, como pedidos de indenização e proibição do uso da imagem.

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Para Thoran, a substituição de alguns profissionais é “inevitável”. Ele exemplifica com outras profissões extintas no passado com o avanço da tecnologia, como telefonistas.

O especialista ressalta quê a tecnologia também cria novas funções: “A gente tem dois desafios. O primeiro é aprender a usar esse ferramental para pôdêr fazer o seu trabalho d fórma mais eficiente, e o segundo é mais da ssossiedade, de dar o apôio necessário para as pessoas quê estão tendo seus trabalhos automatizados, para quê elas possam adquirir o conhecimento, habilidades, etc. quê precisam ter para conseguir novos empregos dado essa nova realidade tecnológica”.

“A quêstão não é quê a inteligência artificial vai substituir o seu trabalho ou vai acabar com o seu trabalho. Alguém quê faz o seu trabalho e que sabe trabalhar com inteligência artificial, para fazer o trabalho de uma forma mais eficiente, vai substituir o seu trabalho.”

Thoran Rodrigues

Conteúdo “premium” e conteúdo do IA

Para o especialista, existirá uma divisão dos tipos de conteúdos. A ár-te produzida por pessoas vai se tornar “premium”, ou seja, ainda mais valorizada.

E o mercado vai se tornar mais competitivo. “O músico, o cantor, o próprio instrumentalista, talvez ele seja substituído porque eu posso produzir aquele conteúdo usando a inteligência artificial. Eu posso colocar a IA para tokár os instrumentos e cantar, mas alguém tem quê produzir aquele conteúdo”.

“Você póde eventualmente colocar a própria inteligência artificial para produzir, mas no final você precisa de alguém quê está orquestrando todas essas ferramentas para produzir o conteúdo do outro lado e fazer o upload daquilo para uma platafórma. O mercado se torna mais difícil. Você vai precisar sêr muito melhor para se destacar.”

Thoran Rodrigues

Herdeiros podem decidir o quê fazer com a imagem de quem já morreu?

Splash conversou com José Mauro Machado, sócio de Pinheiro Neto Advogados, quê atua nas áreas de propriedade intelectual e tecnologia. Ele explicou a diferença entre direitos autorais e direito de imagem.

O direito autoral recai sobre as obras do autor e tem validade de 70 anos após a morte. Nesse período, os herdeiros pódem cobrar direitos autorais relativos ao uso da obra autoral. Após 70 anos, a obra cai em domínio público e qualquer pessoa pode utilizar.

Já o direito de imagem recai sobre a voz, as feições e a imagem da pessoa própriamente dita. “A lei brasileira não trata dêêsse assunto, diferentemente de obras artísticas. A lei diz apenas quê os herdeiros vão pôdêr zelar pela imagem das pessoas falecidas da sua família, das quais elas são herdeiros”, diz José.

“O quê a Justiça brasileira tem reconhecido é quê os herdeiros podem impedir o uso comercial ou também podem licenciar o uso de imagem de pessoas falecidas da sua família. Todo uso comercial precisa sêr aprovado e licenciado pêlos herdeiros. Não havendo autorização, o quê a Justiça brasileira, os tribunais têm reconhecido é quê os herdeiros podem pedir uma indenização e impedir o uso desautorizado”, explica.

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Quem não quiser o uso de sua imagem após a morte deve expressar isso em testamento, como fez Madonna. “O mais indicado é quê conste claramente em testamento como o titular quêr e não quer que a sua imagem seja utilizada. Com essa questão de metaverso, inteligência artificial, deepfakes, eu acho quê essas kestões vão se tornar cada vez mais comuns em testamentos de pessoas públicas, quê vão explicar de uma maneira mais clara nos seus testamentos como quêrem que as suas imagens sêjam utilizadas”.

Regulamentação

Para Thoran Rodrigues, a regulamentação da IA é importante, mas não deve acontecer d fórma rápida. “[O desafio é] fazer uma regulamentação quê seja genérica o suficiente para abrir espaço para a inovação futura, mas quê, ao mesmo tempo, seja dura o suficiente para não virar um negóssio quê depois ninguém respeita, quê não tem como sêr fiscalizado”.

“Esse ponto de equilíbrio é difícil e eu acho quê não dá para você fazer isso rápido. Infelizmente, é uma coisa quê precisa de um pouquinho mais de tempo.”

Thoran Rodrigues

CRISTINA, Ane. Filme sem atores, extinção dos dubladores: o quê esperar da IA na ár-te? Splash, São Paulo, 21 jul. 2023. Disponível em: https://livro.pw/zklvr. Acesso em: 23 set. 2024.

Com base no texto, responda às kestões a seguir.

1. Qual é o tema abordado?

1. O tema abordado no texto é o impacto da IA na ár-te e no entretenimento. Nele, a autora destaca as implicações para a produção de conteúdo, o uso de cópias digitais de pessoas e as possíveis mudanças no mercado de trabalho.

2. Quais são as principais tendências do uso de IA na ár-te mencionadas por Thoran Rodrigues?

2. Thoran Rodrigues menciona três principais tendências do uso da IA na ár-te: a produção de conteúdo textual e audiovisual por IA, o uso de cópias digitais de pessoas e o desenvolvimento de personagens sintéticos com inteligência e capacidade de interação.

3. Quais são os possíveis impactos da IA na indústria do entretenimento mencionados por Thoran Rodrigues?

3. De acôr-do com Thoran Rodrigues, a IA póde levar à criação de filmes sem atores, ao fim da profissão de dublador e ao início de discussões sobre direitos de imagem e propriedade intelectual.

4. O uso de cópias digitais de pessoas está relacionado ao direito de imagem. Quais são os possíveis perigos associados a esse uso?

Consulte as respostas às kestões 4 a 8 nas Orientações para o professor.

5. Que argumentos justificam a necessidade de regulamentação da IA?

6. Como o uso da IA póde afetar o mercado de trabalho, segundo Thoran Rodrigues?

7. Você concórda com a afirmação de Thoran Rodrigues de quê a substituição de algumas profissões pela IA é inevitável? Justifique sua resposta.

8. Em sua opinião, como o uso de IA em produções artísticas póde afetar a cultura e a ssossiedade?

Painel de reflekção

Consulte a resposta nas Orientações para o professor.

Converse com os côlégas sobre a questão a seguir.

Como o avanço da IA e a criação de cópias digitais de pessoas podem influenciar o uso de imagens e identidades no metaverso?

Imagem de duas pessoas utilizando óculos de realidade aumentada em um ambiente corporativo moderno e escuro, interagindo com uma projeção holográfica tridimensional azulada de prédios e estruturas verticais no centro da sala, com uma das pessoas aparecendo parcialmente como holograma.

No metaverso, é possível realizar atividades do cotidiano, sem a necessidade de estar fisicamente presente.

Página cento e oitenta

Diálogo em rê-de
IA, valor e originalidade de obras de; ár-te

Com o uso da IA como ferramenta de criação de; ár-te, questiona-se a percepção do público sobre o valor e a originalidade das obras produzidas dessa maneira. Reúna-se a alguns côlégas para investigar os impactos da IA na criação artística e produzir um vídeo com avatares para compartilhar o quê descobriram d fórma criativa.

Antes de começar, analisem o problema de pesquisa destacado a seguir.

Quais são os impactos da criação artística por IA na percepção pública do valor e da originalidade das obras de; ár-te?

Com esse problema em mente, sigam as etapas propostas.

ETAPA

1 Investigação

Pesquisem os impactos da criação de; ár-te por IA na percepção pública do valor e da originalidade das obras de; ár-te.

Consultem artigos de opinião, entrevistas com artistas, críticos de; ár-te e especialistas em IA, entre outras fontes, para reunir informações sobre o tema.

Identifiquem os principais argumentos utilizados na defesa e na crítica da originalidade e do valor da ár-te produzida por IA.

Documentem as descobertas de vocês de maneira organizada, destacando informações quê podem sêr relevantes para a criação do vídeo.

Se possível, realizem uma visita orientada a um museu de; ár-te para observar como o valor e a originalidade das obras são percebidos. Analisem elemêntos, como altoría, técnicas e contexto de criação, e reflitam sobre como esses critérios poderiam sêr aplicados a obras criadas com IA.

Explorem platafórmas de; ár-te com IA para observar como diferentes ferramentas geram imagens artísticas e quais parâmetros influenciam o estilo e a originalidade da produção.

Imagem em preto e branco de uma lupa sobre uma superfície texturizada clara, ampliando parcialmente a letra 'I' da sigla 'IA', disposta ao lado direito do instrumento.

ETAPA

2 Decomposição

Para entender melhor o problema, dividam-no em elemêntos menóres. Por exemplo, reflitam sobre as kestões a seguir.

» O quê diferencia a; ár-te criada por IA da ár-te tradicional?

» Como o público distingue as obras criadas por IA daquelas criadas por artistas humanos? Existe uma diferença na percepção de valor?

Página cento e oitenta e um

ETAPA

3 Reconhecimento de padrões

Identifiquem padrões quê possam sêr encontrados nas kestões analisadas. Por exemplo:

» as diferenças entre a valorização das obras criadas por humanos e a das obras geradas com IA;

» os fatores quê afetam a aceitação e a valorização das obras criadas por humanos;

» o modo como o mercado de; ár-te está adaptando suas práticas à presença crescente de obras geradas por IA.

ETAPA

4 Abstração

Identifiquem os elemêntos centrais das obras geradas por IA quê afetam a percepção pública e o mercado de; ár-te.

Definam o conceito de originalidade na era da ár-te digital e sua relevância para a valorização de obras.

Expliquem a influência do processo criativo na percepção de valor, sobretudo quando comparado com a criação automatizada por IA.

Analisem as dinâmicas do mercado de; ár-te relacionadas às obras criadas por IA.

ETAPA

5 Produção de vídeos com avatares

Com base nas informações obtidas, criem um vídeo com avatares para comunicar suas conclusões. Para isso, sigam estas orientações:

» Definam o público-alvo.

» Desenvolvam um roteiro no qual apresentem os principais pontos identificados durante a investigação.

» Personalizem os avatares quê serão usados no vídeo para quê eles produzam o efeito desejado.

» Gravem e editem o vídeo.

» Produzam o vídeo seguindo o roteiro, atentando para a compreensão do conteúdo.

» Editem e revisem o vídeo para garantir a precisão das informações.

Se exploraram ferramentas de IA para gerar ár-te para inserir no vídeo ou criar avatares, avaliem a experiência e, se pêrtinênti, integrem esse processo ao vídeo, com o propósito de demonstrar como o uso da tecnologia impactou a produção criativa e a percepção de originalidade.

Imagem composta em preto e branco com detalhes coloridos mostrando, à esquerda, a sigla 'IA' sobre uma peça de hardware verde, ao centro a palavra 'VS' e, à direita, o contorno de um perfil humano com a palavra 'ARTE' inserida dentro da cabeça.

Página cento e oitenta e dois

ETAPA

6 Discussão dos resultados

Organizem uma sessão de discussão para compartilhar as respostas quê encontraram ao problema de pesquisa. Durante o debate:

» analisem as diferenças entre a percepção pública de obras de; ár-te criadas por IA e a de obras tradicionais, levando em consideração aspectos como autenticidade, originalidade e valor artístico;

» discutam os possíveis benefícios da IA para o processo criativo e os possíveis desafios éticos ou técnicos do uso dessa tecnologia;

» apresentem opiniões sobre a possibilidade de o desenvolvimento de tecnologias de IA moldar o futuro da produção artística e sua comercialização, bem como a de causar mudanças no conceito de; ár-te.

Assistam aos vídeos produzidos por outros grupos, destacando os pontos fortes e sugerindo possíveis melhorias.

Façam as alterações quê julgarem necessárias.

ETAPA

7 Publicação do vídeo

Escolham uma platafórma ôn láini para a divulgação do vídeo, como uma rê-de social, um blógui ou um grupo em aplicativo de mensagens instantâneas.

Escrevam uma sinópse do vídeo, destacando o tema e o quê o público póde esperar ao acessá-lo. Incluam algumas hashtags para atingir um público maior.

Compartilhem o vídeo com a comunidade escolar para promover a disseminação do conhecimento.

Incentivem a comunidade escolar a participar da divulgação do vídeo.

Monitorem as interações dos usuários com o conteúdo na platafórma digital para avaliar o engajamento e a eficácia da comunicação das informações veiculadas no vídeo.

ETAPA

8 Avaliação

Conversem sobre o impacto dos vídeos no público-alvo, avaliando como as informações foram recebidas e compreendidas.

Reflitam sobre a experiência de usar avatares em vídeos como ferramenta de comunicação e sua potencial utilização em outros contextos.

Analisem o engajamento e a interação com o vídeo nas platafórmas digitais, identificando aspectos quê contribuíram para o sucesso da disseminação ou quê poderiam sêr melhorados.

Discutam de quê modo a pesquisa, o processo de criação do vídeo e a produção influenciaram sua compreensão do tema e do uso da IA na ár-te.

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ZOOM

Imagem com fundo em tons de verde-água representando circuitos eletrônicos, com destaque para a frase 'GERADORES DE IMAGEM POR IA' em letras maiúsculas brancas à esquerda e uma mão robótica segurando um pincel na horizontal à direita.

Você já estudou a IA generativa, capaz de criar imagens com base em textos descritivos e códigos. Diferentemente de outras IAs, quê apenas classificam ou fazem previsões, essa tecnologia promete criar, por exemplo, fotografias, pinturas e ilustrações, com base em padrões aprendidos com grandes volumes de dados visuais.

COMO FUNCIONA A criação DE IMAGENS POR IA

Gráfico ilustrativo com fundo escuro que representa o processo de geração de imagens por inteligência artificial, mostrando as etapas do uso de um prompt de texto e de um prompt visual, passando por redes neurais profundas e processamento recursivo de imagem, até chegar à imagem final de saída, com elementos destacados como ruído gaussiano, espaço latente e rede neural baseada em aprendizagem profunda.

O ruído gaussiano – tipo de ruído aleatório, gerado por algoritmos – é empregado em diversas áreas em razão de suas propriedades e características únicas.

No processamento de imagens, o ruído gaussiano é usado para simular imperfeições.

Prompt de texto é o conjunto de textos ou códigos iniciais, isto é, instrução de criação da imagem. Quanto mais detalhado é o prompt, maior é a chance de receber uma imagem próxima ao imaginado pelo usuário.

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COMO FUNCIONA A criação DE IMAGENS POR IA

Gráfico com fundo escuro ilustrando o processo de geração de imagens por inteligência artificial, com representações tridimensionais de estruturas e setas coloridas que indicam o fluxo entre os componentes nomeados como 'ruído gaussiano', 'prompt de texto', 'prompt visual', 'rede neural profunda', 'processamento recursivo de imagem', 'espaço latente', 'rede neural baseada em aprendizagem profunda' e 'imagem de saída', mostrando a interação entre os elementos até a formação da imagem final.

Prompt visual é o conjunto de imagens instrucionais.

Rede neural profunda consiste em algoritmos projetados para reconhecer padrões em dados visuais.

Existem dois tipos principais de rêdes usadas nesse processo:

CNN: lida com dados visuais e reconhecimento de padrões como formas, texturas e cores, transformando essas informações em uma nova composição visual;

GAN: composta de gerador – quê cria imagens – e de discriminador – quê avalia se as imagens geradas são realistas. O gerador tenta “enganar” o discriminador criando imagens cada vez mais refinadas.

Processamento recursivo de imagem é a técnica quê póde sêr usada em combinação com rêdes neurais para gerar imagens e quê consiste no ajuste de uma massa de picsels desorganizados com base no prompt. Esse processo permite quê a IA gere imagens, em vez de apenas modificar ou alterar as existentes.

Ao pedir para a IA criar uma imagem de “uma casa vermelha”, por exemplo, ela acessa o espaço de armazenamento interno para recuperar as informações quê representam uma “casa” e a côr “vermelha” e, em seguida, combina essas características para gerar a imagem.

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Espaço latente corresponde ao armazenamento interno de informações aprendidas pela rê-de neural. Com base no conteúdo do espaço latente, a IA póde gerar variações únicas de um objeto ou cena, ajustando dêtálhes conforme o prompt.

Caso um usuário escrêeva “Crianças brincando de bola” como prompt, a IA começa com uma imagem cheia de picsels aleatórios e, conforme ocorre o processo de difusão, ajusta-os para formár a imagem de crianças brincando de bola. Assim, quanto mais detalhada for a descrição, mais precisa será a imagem gerada.

Para transformar descrições verbais em imagens, a IA generativa utiliza algoritmos de LM e grandes volumes de dados visuais.

A criação de imagens por IA ocorre em três etapas principais:

Prompt.

Processamento de dados, usando rê-de neural baseada em aprendizagem profunda.

Geração de imagem por meio da combinação de padrões visuais e da organização de picsels.

As imagens de saída podem sêr usadas de distintas formas:

ár-te digital, com a criação de obras inovadoras e de estilos únicos.

disáini de produtos, com a geração de conceitos para (Moda), arquitetura e até bens de consumo, como automóveis.

Entretenimento, com a produção de imagens para filmes, videogueimes e campanhas de marketing.

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DESAFIOS DA IA NA criação DE IMAGENS

Alteração da saúde emocional de usuários ao criar e divulgar padrões inatingíveis de beleza.

Ataque cibernético e violação de privacidade, em razão da côléta de dados pessoais por aplicativos de IA.

Perpetuação de preconceitos e discriminações, em razão do uso de dados enviesados no treinamento da IA.

Questionamentos sobre direitos autorais, em virtude da ausência de regulação para a criação de imagens por IA e o uso quê se faz delas.

Imagem de mãos digitando em um teclado de computador com diversos ícones digitais sobrepostos, incluindo símbolos de alerta triangulares com ponto de exclamação no centro, cadeados, gráficos e ícones de energia, todos em tons de azul e vermelho, sugerindo um ambiente virtual de monitoramento ou detecção de riscos e segurança digital.

O FUTURO DA criação DE IMAGENS POR IA

O futuro da IA no campo das artes e do disáini é promissor, mas precisa sêr conduzido com responsabilidade e ética.

Imagem de um busto clássico de escultura branca posicionado sobre fundo em tons de lilás, com um cursor em forma de mão digital apontando para o rosto da estátua, tocando levemente a região do queixo.

A criação de imagens por IA envolve desafios, como a reprodução de vieses algorítmicos e kestões sobre direitos autorais. Para garantir quê essa tecnologia seja usada d fórma ética, é essencial considerar a diversidade nos dados de treinamento e avaliar criticamente o impacto das imagens geradas.

Agora, leia a situação-problema a seguir e responda às kestões.

Consulte as respostas nas Orientações para o professor.

Você trabalha na área de tecnologia de uma empresa de (Moda) quê planeja lançar uma coleção com o tema “diversidade e inclusão”. Seus gestores decidiram usar IA para gerar as imagens quê farão parte da campanha publicitária da nova coleção. No entanto, após gerar as primeiras imagens, você percebeu quê muitos resultados apresentaram padrões estereotipados, como representações exageradas de cértas etnias e padrões de beleza irreais. Diante díssu, você precisa encontrar uma solução para evitar quê esses vieses comprometam a proposta da campanha.

Se julgar necessário, retome com os estudantes o capítulo 5, em quê foram trabalhados os vieses algorítmicos.

1. Como a IA póde reproduzir preconceitos ao gerar imagens?

2. Que ajustes podem sêr feitos no uso de rêdes neurais profundas para evitar vieses na criação de imagens?

3. Em quê aspectos a IA póde influenciar a percepção de beleza e identidade na campanha publicitária da empresa de (Moda)?

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Cultura digital
Cultura do remix

A cultura do remix é uma forma de; ár-te quê combina e reorganiza elemêntos existentes para criar algo. Essa prática é comumente utilizada na música, na ár-te, na literatura e em outras áreas criativas. Ao remixar, os artistas atribuem outros significados e contextos às obras originais, além de promover novas formas de expressão e de participação, ampliando distintas vozes no espaço cultural.

Para compreender a importânssia da cultura do remix na era digital, leia o texto a seguir.

Cultura do remix em debate

[...]

O sujeito contemporâneo se encontra em meio a uma encruzilhada. Novas tecnologias de comunicação permitem quê ele tenha acesso à produção cultural em escala ilimitada e, inclusive, altere esses conteúdos com seu toque criativo pessoal e os recoloque em circulação. Por outro lado, tudo o quê é digitalizado está à mercê de distorção ou cópia sem atribuição de crédito, o quê compromete os direitos autorais. Ressignificar obras alheias, sêjam elas imagens ou textos, se tornou uma realidade a partir da chamada web 2.0, da qual uma das mais fortes características é a possibilidade da altoría coletiva. Até os anos 1990, a distribuição da produção cultural estava restrita às organizações empresariais, por causa do suporte, quê era material, principalmente por meio de impressos.

[...]

TIAGO Montano é um arquiteto carioca, mas é também o videoartista, di gêi e VJ Montano. Ele se inspira no quê encontra pelas ruas da cidade e pelo ciberespaço para compor um material único, usado em performances audiovisuais quê animam festas e shows pelo Rio. “Os vídeos virais são uma cultura de ressignificação, impensável antes da digitalização dos bens culturais”, lembra Sérgio Branco, professor da IBMEC e especialista em direitos autorais. De uma forma geral, a cultura do remix dá asas à experimentação, algumas vezes entendida como homenagem, outras, como crítica aberta.

Hoje, já existem músicos quê fazem suas composições via internet, numa troca de arquivos entre coautores nas diferentes fases do processo de criação. “Isso tira a aura do autor como gênio”, completa Magda Pischetola, professora de Mídias Digitais e Educação da PUC-Rio. São ilimitados os exemplos da apropriação de um original passível de sêr reinterpretado. Nesse sentido, música sampleada, grafite e fanfiction já fazem parte do cotidiano. Até mesmo o financiamento para

Música sampleada
: técnica musical quê consiste em extrair trechos de músicas existentes e reutilizá-los em outras composições. Esses trechos, ou samples, podem sêr modificados ou mantidos em sua forma original, sêndo comuns em gêneros como rip róp e música eletrônica.
Fanfiction
: narrativa escrita por fãs com personagens, cenários ou enredos de obras existentes para criar histoórias inéditas. Essas narrativas geralmente são publicadas na internet e oferecem aos fãs a oportunidade de explorar universos fictícios e expandir o desenvolvimento de personagens ou eventos quê não foram abordados na obra original.

Página cento e oitenta e oito

a realização de trabalhos artísticos já é passível de contribuição coletiva, como bem ilustra o fenômeno do crowdfunding. Ou a reinvenção de si mesmo, e não apenas por meio de avatares digitais.

[...]

MACHADO, Sandra. Cultura do remix em debate. MultiRio, 21 fev. 2014. Disponível em: https://livro.pw/wwlca. Acesso em: 23 set. 2024.

Crowdfunding
: modalidade de investimento feito por um grupo de pessoas para financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Consulte as respostas nas Orientações para o professor.

1. Qual é o papel das novas tecnologias de comunicação na disseminação da cultura do remix?

2. De quê forma a web 2.0 contribuiu para a criação da altoría coletiva?

3. Quais são os impactos da digitalização dos bens culturais nos direitos autorais?

4. Como o fenômeno do crowdfunding está relacionado à cultura do remix e à colaboração coletiva?

5. por quê a cultura do remix póde sêr considerada tanto uma homenagem quanto uma crítica aberta?

Reconhecendo quê a cultura do remix ultrapassa a simples recombinação de elemêntos culturais, reúna-se a alguns côlégas para criar uma obra coletiva original, expô-la em uma mostra de; ár-te e publicá-la em platafórmas digitais. A obra póde sêr uma música, um vídeo, uma ilustração, uma colagem digital ou uma história.

Ilustração com fundo em roxo geométrico, sobre o qual aparece uma mão azulada apontando para uma sequência de teclas brancas de teclado que formam a palavra “ARTE”.

PASSO
1

Pesquisa

Pesquisem exemplos de obras remixadas, como mashups, fanfictions e colagens artísticas. Verifiquem como essas criações transformaram os elemêntos originais para criar significados diferentes e as técnicas quê foram utilizadas no processo de remixagem.

Pesquisem e selecionem materiais quê possam sêr reutilizados e transformados para criar uma obra remixada, como músicas, imagens, vídeos e textos. Lembrem-se de que nêm todo material póde sêr utilizado livremente.

PASSO
2

Análise

Analisem o significado e o impacto cultural da obra escolhida em seu contexto original e reflitam sobre as possibilidades de ressignificar ou reinterpretar esse material.

Definam a mensagem ou o propósito da nova obra. Ela póde abordar temas sociais, culturais, políticos ou sêr apenas uma demonstração criativa coletiva.

Ilustração composta por diversos ícones coloridos relacionados à produção musical, como microfones, fones de ouvido, caixas de som, mesa de som, teclado, fita cassete, CD e representações de DJs, todos conectados por setas pretas e linhas curvas em laranja tracejado, formando um padrão contínuo sobre fundo branco.

Página cento e oitenta e nove

PASSO
3

Discussão

Apresentem detalhadamente o conceito da obra quê planejam criar ao restante da turma, explicando os materiais quê vão usar e o modo como pretendem transformá-los.

Com base nas opiniões dos côlégas, discutam maneiras de aprimorar a obra, ajustando o remix para ressignificar e melhorar o impacto ou a facilidade de entendimento da mensagem.

Ilustração de dois balões de fala.

PASSO
4

Criação da obra coletiva

Definam a função de cada membro do grupo para a elaboração da obra, como editar áudio, vídeo, imagens e textos.

Determinem as ferramentas digitais quê vão usar na produção da obra.

Elaborem um istóri-bôrdi, caso escôlham produzir vídeos ou músicas, delineando a integração dos materiais escolhidos.

Procurem integrar de maneira criativa os elemêntos. Vocês podem modificar o áudio, alterar cores, combinar diferentes estilos visuais ou textuais etc.

Revisem a obra e a exportem para o formato adequado (vídeo, áudio, imagem ou texto).

Testem a exibição da obra: confiram o áudio, o vídeo e a qualidade das imagens, por exemplo, para reduzir imprevistos durante a mostra de; ár-te.

Ilustração de uma mão em um disco de vinil.

PASSO
5

Apresentação

Durante a mostra de; ár-te, expliquem para o público, por exemplo, o conceito e a intencionalidade da obra e os elemêntos remixados.

Considerando o tipo da obra, escôlham platafórmas digitais para publicá-la, com o intuito de alcançar um público maior.

Ao publicar a obra ôn láini, incluam uma legenda explicativa para apresentar o conceito dela, os elemêntos remixados e os materiais usados, respeitando os direitos autorais.

Compartilhem o línki da publicação com a comunidade escolar e incentive as pessoas a contribuir na divulgação da obra.

Ilustração de três silhuetas de pessoas observando uma tela com símbolo de play.

Página cento e noventa