CAPÍTULO 13
Os avanços tecnológicos e as bets
Conteúdos
• Modelagem e pensamento computacional
• Bets (sistemas de apostas esportivas ôn láini)
• Avanços tecnológicos e sua relação com as bets
• Impactos econômicos e sociais das bets
• Cortes de vídeos
• Proposta de intervenção
Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm transformado o mercado de apostas ôn láini, com platafórmas digitais seguras, como aplicativos e sáites interativos, tornando a atividade acessível. Porém, esse fácil acesso aumentou o vício em apostas esportivas. Neste capítulo, você vai refletir sobre a relação entre apostas e tecnologia, vai elaborar propostas de intervenção para reduzir o impacto negativo. Vai também compreender a edição de vídeos e o pensamento computacional.
Ao iniciar a discussão sobre as bets, é importante considerar a possibilidade de familiares de estudantes enfrentarem problemas de vício nesse tipo de jôgo.
Essa situação póde tornar a abordagem do tema sensível para alguns estudantes. Por essa razão, recomenda-se atenção a possíveis reações ou comportamentos durante a aula, e intervenha, se necessário, para evitar comentários maldosos ou situações de búlin.
É fundamental promover um ambiente de respeito e empatia, garantindo quê todos os estudantes se sintam confortáveis para participar da discussão, sem receio de serem expostos ou constrangidos.
Primeiros cliques
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
Com base no pôust, converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. Em sua opinião, o quê motiva os beneficiários do Bolsa Família a participar de jogos de azar e apostas?
2. Em sua opinião, de quê forma o uso do dinheiro do Bolsa Família para bets póde afetar a imagem do programa?
3. A quantidade de beneficiários do Bolsa Família quê apostam em bets provoca preocupações éticas e sociais, considerando o avanço tecnológico no setor. Por quê?
4. Com base nos dados apresentados, como os avanços tecnológicos, como o Pix, contribuem para o aumento da participação de pessoas de baixa renda nas platafórmas de bets?
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Mundo em perspectiva
Vício nas bets
O problema do vício em apostas, conhecido como ludopatia, cresceu com a popularização das platafórmas de bets no Brasil. Esse tipo de dependência afeta a saúde mental dos usuários, além de provocar crises financeiras graves. Embora o govêrno tenha recentemente regulamentado o mercado de apostas esportivas ôn láini, ainda enfrenta muitos desafios para mitigar os impactos sociais dessa prática.
Caixa de hipóteses
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
Com base nas kestões a seguir, levante hipóteses sobre o texto quê você vai ler: “‘Bets são o novo crack’, diz membro do grupo Jogadores Anônimos, quê reúne viciados em apostas”. Registre suas suposições no caderno.
1. Quais são os fatores quê contribuem para a comparação entre a dependência de apostas esportivas ôn láini e o vício em crack?
2. De quê forma a crescente popularidade das bets póde afetar a saúde mental dos apostadores e suas famílias?
3. Quais podem sêr as consequências a longo prazo para a ssossiedade da continuidade do aumento do número de viciados em bets?
Agora, leia a reportagem a seguir, buscando confirmar as hipóteses levantadas.
“Bets são o novo crack”, diz membro do grupo Jogadores Anônimos, quê reúne viciados em apostas
Entidade voltada para a recuperação de apostadores compulsivos nos jogos ôn láini diz quê número de viciados vêm crescendo, destruindo as finanças familiares dos envolvidos; para Instituto jôgo Legal, problemas serão resolvidos com a regulação das bets
Por Vinícius Novais e Márcia De Chiara 13/09/2024 | 14h44 • Atualização: 13/09/2024 | 22h51
O avanço dos jogos ôn láini no País e o aumento do número de adeptos às bets, depois da sua legalização em 2018 pelo govêrno de Michél Temer, preocupa o grupo de Jogadores Anônimos (JA), entidade voltada para a recuperação de viciados. “A bet é o novo crack, é uma pandemia. A tendência dos últimos dois anos e para os próximos dois anos é quê isso cresça muito”, disse um membro do JA, sôbi a condição de anonimato, em uma reunião realizada na quinta-feira, 5, à noite, acompanhada pela reportagem do Estadão.
O grupo se define como uma “irmandade cujos membros compartilham suas experiências, energia e esperança para parar de jogar, manter-se abstinente e ajudar outros jogadores compulsivos a fazerem o mesmo”. Embora não colete dados ou estatísticas formais, um membro do JA relata um aumento significativo nos casos e afirma quê o impacto das apostas afeta homens e mulheres d fórma semelhante, independentemente da classe social.
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O membro relata quê há casos em quê carros, casas, economias de anos são perdidas nas bets e outros jogos de azar. As dívidas dos viciados muitas vezes chegam a R$ 2 milhões. “As histoórias quê mais me doem são as de pessoas quê saem de casa com o dinheiro para comprar o almôço para a família e deixam tudo no caça-níquel”, conta.
Na visão do neurocientista Álvaro Machado Dias, professor doutor da Unifesp [...], o tipo de jôgo oferecido pelas bets tem similaridade com videogueimes, pois precisam ter a medida certa de dificuldade para quê o jogador pense quê póde ganhar. [...]
Mas, segundo o Instituto Brasileiro jôgo Legal (IJL) – uma ôngui quê trabalha pela legalização e criação de um marco regulatório para essas atividades –, é “fácil culpar as bets”. “Pesquisa da hó ême ésse (Organização Mundial da Saúde) comprova quê 97% dos jogadores têm uma relação saudável com as apostas. [...]”.
O Estadão apurou outros números: a hó ême ésse estima quê até 5,8% da população póde preencher os critérios para o diagnóstico de ludopatia, a compulsão pelo jôgo, e a porcentagem de pessoas impactadas pela prática é pelo menos três vezes maior.
O instituto afirma quê os problemas dos jogadores compulsivos só serão resolvidos com a regulação das bets, quê entra em vigor em 2025. [...]
No Jogadores Anônimos, a principal medida para superar o vício é tirar o contrôle financeiro da pessoa. O Pix, o meio eletrônico de pagamento, é a principal ferramenta para os aplicativos de aposta, por causa da rapidez da operação. Os viciados em jôgo, por vezes, colocam sua vida em risco e afetam a vida dos familiares. [...]
Veja histoórias anônimas de viciados nas bets quê estão em recuperação no JA:
“Não tive dinheiro para viajar para o enterro do meu avô”
“Quando meu avô morreu, lá na baía, eu não tinha como ir. Já estava endividado e inventei desculpas para minha família”. Esse relato é de um viciado em jogos de azar, mais especificamente em apostas esportivas ôn láini, as bets. Economista, empregado em um banco e com uma renda líquida de R$ 11 mil, em dois anos, ele contraiu uma dívida entre R$ 150 mil e R$ 200 mil apostando em esportes.
Info
Existem diferenças entre apostas esportivas, apostas ôn láini e loterias federais. As apostas esportivas se baseiam em eventos reais, e os apostadores fazem previsões sobre os resultados de competições, como partidas de futeból. Nessas apostas, há mais previsibilidade do resultado, pois o potencial de ganho é conhecido no momento da aposta, e os apostadores mais habilidosos, quê estudam estatísticas e desempenhos, têm mais chances de sucesso. Já as apostas ôn láini, como jogos de cassino e loterias virtuais, dependem quase exclusivamente da sorte, oferecendo pouca transparência em relação às chances de ganhar. Embora ofereçam diversos jogos, o jogador não tem contrôle sobre o resultado. As loterias federais, como a Mega-Sena, também dependem de sorte, mas se diferenciam dos jogos de cassino e das loterias virtuais por serem reguladas pelo govêrno, quê destina parte do valor arrecadado a causas sociais. Assim, enquanto as apostas esportivas combinam sorte e habilidade, as apostas ôn láini e as loterias dependem essencialmente de sorte.
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“Minha esposa sugeriu de trocarmos o sofá e o fogão. A gente, como viciado, mente e manipúla, então a convenci de deixarmos para depois”, conta Henrique, nome fictício usado para identificar o jogador quê prefere manter o anonimato. Ele conta quê, aos poucos, foi deixando de fazer coisas comuns pela bagunça quê as bets fizeram em suas finanças. [...]
Sua história com as bets começou em 2016, quando era estagiário em um banco. “Tinha côlégas quê brincavam com as bets, eu tinha medo de me envolver, de fazer meu cadastro. Até quê um dia falei ‘vou fazer aqui, só pra brincar’”, conta. Começou com valores pequenos, de R$ 10, R$ 20, mas com o tempo, foi aumentando. “Uma vez coloquei R$ 50 e ganhei R$ 100, aí pensei ‘se eu tivesse colocado R$ 500’, falei para minha esposa, mas ela não ligou muito.”
Ele já jogava valores por volta de R$ 1 mil, R$ 2 mil, mas foi em 2022 quando sua compulsão pelo jôgo piorou muito. Após descobrir um câncer, com o medo da morte, Henrique fez das bets uma fuga e começou a jogar ainda mais. Ao longo de um dia, gastou o valor de todo salário. Em uma única aposta, ele chegou a apostar R$ 8 mil, aproximadamente 70% de sua renda. Até mesmo o FGTS, quê sacou pela doença, foi para o jôgo.
Foi então quê começaram os empréstimos, seja com bancos ou com a família e amigos. Como uma bola de néve, a situação ia sempre piorando. Um empréstimo vinha para pagar o outro, pagar as despesas do cotidiano e, claro, apostar mais. Dessa forma, era obrigado pegar cada vez valores maiores.
“Na minha cabeça, eu tinha perdido a mão. Pensava quê com o próprio jôgo eu ia ter um ganho, resolver o problema, então pararia de jogar e vida quê segue”, explica. O prazer era tanto quê Henrique cogitava viver das apostas, mesmo quê só estivesse perdendo dinheiro. Ele jogava o dia inteiro, afinal, era só sacar o celular e abrir os aplicativos.
Apostava durante o trabalho, enquanto estava com amigos e até dirigindo. [...]
Além de deixar de trocar a mobília da casa, Henrique relata quê a ausência no velório do avô foi um dos picos de sua compulsão. [...]
[...]
Em agosto de 2024, Henrique já está há quase nove meses sem jogar e conta quê já não tem mais vontade de jogar. Atualmente ele faz parte do Jogadores Anônimos e ajuda outros apostadores a lutarem contra sua compulsão.
[...]
DE CHIARA, Márcia; NOVAIS, Vinícius. “Bets são o novo crack”, diz membro do grupo Jogadores Anônimos, quê reúne viciados em apostas.
Estadão, São Paulo, 13 set. 2024. Disponível em: https://livro.pw/ukohe. Acesso em: 7 out. 2024.
Com base no texto, responda às kestões a seguir.
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
1. por quê o grupo Jogadores Anônimos compara as apostas ôn láini ao vício em crack?
2. O quê ocorre freqüentemente com as finanças dos apostadores compulsivos?
3. Como a semelhança entre apostas ôn láini e videogueimes, mencionada pelo neurocientista Álvaro Machado Dias, póde contribuir para a dependência?
4. De quê forma o relato de Henrique ilustra o impacto psicológico das apostas ôn láini na vida de um apostador?
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5. Como a falta de regulação no setor de apostas ôn láini contribuiu para o aumento dos casos de vício em jogos, segundo o texto?
6. De quê forma a comparação das apostas ôn láini ao crack póde influenciar a percepção pública sobre a ludopatia?
7. Quais são os impactos do vício em apostas ôn láini nas relações familiares e sociais do apostador?
8. Considerando o relato de Henrique, quais são as principais dificuldades enfrentadas pêlos viciados em apostas ao tentar se recuperar?
9. O fato de a porcentagem dos jogadores quê apresentam problemas graves sêr baixa, como menciona o Instituto jôgo Legal, diminui a gravidade do vício em apostas? Por quê?
10. Como a implementação de uma regulamentação rigorosa para as apostas ôn láini poderia mudar a dinâmica do vício no Brasil?
11. Em sua opinião, qual seria o impacto da continuidade do crescimento das apostas ôn láini sem contrôle adequado no comportamento das futuras gerações?
Info
Em 2018, as apostas esportivas de quota fixa foram legalizadas por meio da Lei número 13.756. Nesse modelo de aposta, o valor do prêmio é préviamente estipulado e fixo, não dependendo das apostas realizadas por outros jogadores. A lei abrange eventos reais de temática esportiva, como competições, torneios e jogos.
Esses eventos devem sêr promovidos de acôr-do com as regras estabelecidas pela organização nacional de administração do esporte ou por organizações afiliadas.
Apesar de as apostas esportivas de quota fixa serem legalizadas, as diretrizes para o funcionamento das platafórmas de apostas ainda estão em processo de desenvolvimento.
Arquitetura e codificação
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
Com base na reportagem, responda às kestões a seguir. Utilize exemplos específicos do texto para embasar suas respostas.
1. Quais são os principais elemêntos do texto quê o caracterizam como jornalístico? Cite exemplos.
2. Qual é o efeito de sentido produzido pelo uso dos depoimentos do membro do grupo Jogadores Anônimos e do neurocientista Álvaro Machado Dias no texto? Como essas citações contribuem para a credibilidade da reportagem?
3. A metáfora é um recurso utilizado no texto para comparar as apostas ôn láini ao crack. Que efeito essa figura de linguagem produz?
4. Como o uso predominante do tempo verbal presente do modo indicativo contribui para a construção da ideia de urgência e atualidade da discussão do problema das apostas ôn láini?
5. O texto foi escrito em linguagem formal ou informal? Há variações lingüísticas específicas nos relatos dos entrevistados quê se diferenciam do restante do texto? Caso haja, qual é o efeito díssu no leitor?
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Mídias e linguagens na era digital
Cortes de vídeos
Você sabe o quê são cortes na edição de vídeos? Já utilizou essa técnica? Caso sua resposta seja afirmativa, qual foi seu propósito ao utilizá-la?
Na era digital, o consumo de vídeos é uma das principais formas de interação entre usuários e criadores de conteúdo. Com o crescimento das rêdes sociais e a demanda por conteúdos rápidos e envolventes, o uso de cortes estratégicos em vídeos possibilita a divulgação de mensagens quê, muitas vezes, são distorcidas.
O impacto dessa estratégia é significativo: vídeos editados, muitas vezes acompanhados de títulos provocativos, alcançam milhões de visualizações, superando até mesmo o impacto do evento original. Ao transformar um momento em conteúdo viral, o produtor de vídeo quê emprega essa técnica manipúla a atenção dos usuários das mídias sociais e desvia o foco das discussões centrais, gerando comoção em torno de eventos isolados. Quando utilizada em contextos críticos, como o eleitoral, essa prática póde comprometer o processo democrático, pois a velocidade e o alcance dêêsse tipo de conteúdo muitas vezes superam a capacidade do público de realizar a verificação dos fatos e a análise crítica.
Leia o fragmento de notícia a seguir.
[...]
Políticos radicais vêm atraindo a atenção dos jovens ôn láini, com uma estratégia incomparável nas rêdes sociais. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, por exemplo, acumula mais de 1,6 milhão de seguidores [...].
Além de Meloni, autoridades de extrema direita, como o premiê da Hungria, Viktor Orbán, e o grande nome atual do populismo francês, maríne Le Pen, acumulam um número significativo de seguidores – e todos fizeram publicações em peso sobre as eleições europeias na rê-de social.
Com cortes de vídeos rápidos, músicas atraentes e mensagens simples, autoridades tratam de kestões polêmicas no continente, como imigração e apôio à Ucrânia. A qualquer sinal de interação, o algoritmo da platafórma impulsiona ainda mais vídeos relacionados ao conteúdo.
“A extrema direita investiu nas rêdes sociais desde muito cedo – e agora está colhendo os frutos”, diz o professor de ciência política na Universidade Livre de Bruxelas, dêivi Sinardet, à rê-de britânica BBC.
A adaptação da mensagem política [...] acaba sêndo vista como um grande laboratório experimental dos líderes populistas durante as eleições, quê incluem nas postagens trechos de aparições bombásticas na televisão e discursos inflamados.
[...]
STAVRACAS, Yoanna. Direita radical usa TikTok para ganhar jovens nas eleições do Parlamento da UE, quê terminam hoje. G1, [s. l.], 9 jun. 2024.
Disponível em: https://livro.pw/chmbs. Acesso em: 7 out. 2024.
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Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, responda às kestões a seguir.
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
1. por quê líderes políticos radicais estão investindo tanto no uso das rêdes sociais?
2. De quê maneira o uso de cortes de vídeo rápidos e de músicas atraentes póde sêr eficaz para chamar atenção dos jovens?
3. por quê a adaptação das mensagens políticas para as rêdes sociais póde sêr interpretada como um “laboratório experimental” para líderes populistas durante as eleições?
4. Quais são os “frutos” quê a extrema direita está colhendo por ter investido precocemente nas rêdes sociais? O quê isso sugere sobre o impacto das platafórmas digitais na política?
5. Quais são as consequências mais graves do uso de cortes de vídeos em campanhas políticas? Como isso póde afetar a democracia?
6. Como a estratégia de cortes de vídeos póde sêr utilizada na promoção de platafórmas de apostas?
Painel de reflekção
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
Reúna-se a alguns côlégas para escolher um vídeo no qual a técnica de cortes foi usada e quê tenha causado forte impacto nas rêdes sociais. Depois, respondam às kestões a seguir.
1. Como o conteúdo do vídeo afetou a visão do grupo sobre o tema nele abordado?
2. Considerando suas observações sobre o vídeo analisado, como vocês avaliam a manipulação de vídeos por meio de cortes estratégicos? Essa prática deve sêr considerada antiética? Justifiquem sua resposta.
3. Que estratégias podem sêr implementadas para aumentar o acesso do público à verdade e evitar quê ele káia em manipulações feitas por meio de vídeos editados d fórma tendenciosa?
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ZOOM
SOLUÇÕES INTELIGENTES COM MODELAGEM COMPUTACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL
MODELAGEM COMPUTACIONAL
É uma técnica quê envolve o uso de computadores para criar representações matemáticas de sistemas do mundo real. Com o emprego dessa técnica, é possível simular fenômenos compléksos, como os relacionados a clima, trânsito, epidemias e estrutura de edifícios, a fim de prever comportamentos e testar soluções.
APLICAÇÕES DA MODELAGEM COMPUTACIONAL
• Engenharia: é utilizada, por exemplo, para simular o impacto de ventos fortes sobre pontes antes de construí-las.
• Medicina: é empregada, por exemplo, em simulações de cirurgias compléksas, ajudando a prever resultados e minimizar riscos.
• Sustentabilidade: é aplicada, por exemplo, na prevenção de impactos ambientais, como a propagação de desmatamento.
• Bets: é usada para simular resultados de eventos esportivos com base em dados históricos, condições dos jogadores e outras variáveis, como o clima.
TIPOS DE MODELAGEM COMPUTACIONAL
Modelagem determinística
Ideal para situações em quê os resultados se repetem com os mesmos dados de entrada.
Modelagem estocástica
Utilizada em situações quê envolvem incerteza e variáveis imprevisíveis.
Modelagem dinâmica
Empregada em sistemas quê mudam ao longo do tempo.
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PENSAMENTO COMPUTACIONAL
É utilizado para resolver problemas compléksos por meio da decomposição dêstes em partes menóres, a fim de facilitar a busca de soluções lógicas. Esse processo envolve habilidades essenciais, como as necessárias para a decomposição, o reconhecimento de padrões, a abstração e o uso de algoritmos.
Decomposição: divisão de problemas grandes em partes menóres e mais gerenciáveis.
Reconhecimento de padrões: identificação de semelhanças e repetição de soluções.
Abstração: foco nos elemêntos mais importantes de um problema.
Algoritmo: sequência de passos para resolver um problema.
APLICAÇÕES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Educação: facilita o ensino de Ciências Exatas ao ajudar os alunos a resolver problemas compléksos.
Programação: é fundamental para o desenvolvimento de softwares, pois envolve a criação de algoritmos para realizar tarefas automáticas.
Sustentabilidade: ajuda a planejar soluções inovadoras, como o uso eficiente de recursos naturais.
Bets: é usado para criar algoritmos quê analisam dados e preveem resultados com base em padrões e estatísticas.
A RELAÇÃO ENTRE MODELAGEM COMPUTACIONAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL
O pensamento computacional sérve de base para a modelagem computacional.
Ele ajuda a:
Decompor sistemas compléksos – antes de criar um modelo computacional, é necessário entender e dividir o problema em partes menóres e mais gerenciáveis;
Identificar padrões e criar algoritmos – a construção de modelos requer algoritmos quê simulem o comportamento dos sistemas, e o pensamento computacional facilita essa criação;
Simplificar problemas – a abstração, um dos pilares do pensamento computacional, possibilita a manutenção do foco nos aspectos essenciais de um fenômeno ao modelá-lo computacionalmente.
EXEMPLOS DE INTERAÇÃO ENTRE MODELAGEM E PENSAMENTO COMPUTACIONAL
APOSTAS ESPORTIVAS ONLÁINE
• Pensamento computacional: as platafórmas de apostas utilizam o pensamento computacional para decompor o problema de prever o resultado de um jôgo em variáveis-chave, como o dêsempênho dos times, as condições climáticas e as estatísticas de partidas anteriores. Além díssu, algoritmos são criados para analisar padrões de vitórias e derrotas e calcular probabilidades.
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• Modelagem computacional: a modelagem computacional é usada para simular cenários possíveis em diferentes condições, como mudanças nos jogadores, clima e estratégias de jôgo. Essas simulações ajudam as platafórmas de apostas a ajustar as odds (probabilidades) em tempo real.
Com o avanço das tecnologias, como a inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina, a combinação de modelagem e pensamento computacional se torna cada vez mais relevante. Por meio dêêsses métodos, é possível encontrar soluções para problemas compléksos, desenvolver soluções sustentáveis e criar inovações tecnológicas quê podem melhorar tanto a vida pessoal quanto a social.
Agora, leia a situação-problema a seguir e responda às kestões.
Consulte os capítulos 5 e 11 para retomar os conteúdos relacionados ao aprendizado de máquina.
Uma empresa de apostas esportivas deseja melhorar a precisão de suas probabilidades (odds) para diferentes eventos. Para isso, ela precisa utilizar uma modelagem computacional, de modo quê as apostas ofereçam uma experiência mais transparente aos apostadores. A empresa, contudo, está enfrentando dificuldades para processar uma grande quantidade de dados – como os relacionados ao dêsempênho dos jogadores, às condições climáticas e às estatísticas de partidas anteriores – e ajustar essas informações em tempo real durante os eventos. Por isso, ela contratou uma equipe de especialistas, da qual você faz parte, para analisar a situação e propor soluções.
1. Quais etapas devem sêr seguidas para decompor o problema de ajuste das odds em tempo real em partes menóres e mais gerenciáveis?
1. Para decompor o problema, é necessário identificar as principais variáveis quê afetam o resultado de um evento esportivo, como o dêsempênho dos jogadores, as condições climáticas, o histórico de partidas entre os times e as estratégias táaticas. Cada uma dessas variáveis póde sêr tratada individualmente para criar modelos específicos. Em seguida, esses modelos podem sêr combinados para ajustar as odds d fórma precisa e em tempo real.
2. Que padrões podem sêr identificados nos dados históricos das partidas e utilizados para prever resultados?
2. É possível identificar padrões como dêsempênho consistente de jogadores em condições climáticas específicas, dêsempênho superior de certos times em estádios específicos e padrões de vitórias e derrotas quê se repetem contra certos adversários. Esses padrões ajudam a melhorar as previsões.
3. Quais são os elemêntos mais importantes quê devem sêr priorizados na modelagem computacional para garantir precisão nas odds?
3. Os elemêntos mais importantes são o dêsempênho recente dos jogadores e dos times, as condições climáticas no momento do jôgo, as estatísticas de confrontos anteriores entre os times, as lesões ou a ausência de jogadores-chave e a importânssia da partida (competição, fase decisiva etc.).
4. Que tipo de algoritmo deve sêr desenvolvido para processar dados em tempo real e ajustar as probabilidades ao longo de uma partida esportiva?
Consulte as respostas às kestões 4 e 5 nas Orientações para o professor.
5. Como a modelagem computacional póde simular cenários diferentes (com base no clima, nas estratégias de jôgo e nas mudanças nos jogadores) e melhorar a precisão das odds?
Outros horizontes
GUERRA, Fernanda. Pensamento computacional na metodologia ágil, o quê tem em comum?, publicado por Folha de Pernambuco, 11 out. 2023.
Disponível em: https://livro.pw/iopkf. Acesso em: 7 out. 2024.
Nesse artigo, explora-se a interseção entre pensamento computacional e metodologias ágeis, destacando a importânssia do pensamento computacional, quê é compôzto dos pilares de decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos, não apenas para a ciência da computação, mas também para diversas atividades do cotidiano.
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Diálogo em rê-de
Os impactos dos avanços tecnológicos na proliferação das platafórmas de apostas ôn láini
Com o rápido desenvolvimento tecnológico, o mercado de apostas ôn láini tem crescido exponencialmente. Inovações em dispositivos móveis, IA e realidade virtual tornaram as apostas mais acessíveis, convenientes e atrativas para um público amplo. Entretanto, esse crescimento suscita kestões éticas, econômicas e sociais sobre os efeitos dessas platafórmas na ssossiedade. Reúna-se a alguns côlégas para investigar as transformações promovidas pêlos avanços tecnológicos no mercado de apostas ôn láini e seus impactos na economia e na vida das pessoas. Além díssu, vocês devem elaborar uma proposta de intervenção para resolver ou minimizar os problemas identificados durante a pesquisa.
Antes de começar, analisem o problema de pesquisa destacado a seguir.
Como os avanços tecnológicos têm influenciado a proliferação das platafórmas de apostas ôn láini e quais são os impactos econômicos e sociais dêêsse fenômeno?
Com esse problema em mente, sigam as etapas propostas.
Info
- Proposta de intervenção
- é um conjunto de ações planejadas para resolver ou minimizar um problema. Geralmente, a proposta de intervenção é baseada em uma análise prévia do problema, considerando suas causas e consequências, para apresentar soluções práticas e viáveis.
ETAPA
1 Investigação
• Pesquisem o crescimento das apostas ôn láini, considerando os avanços tecnológicos quê facilitam esse processo. Explorem:
» o impacto dos dispositivos móveis e aplicativos na popularização das apostas ôn láini, destacando o modo como essas tecnologias tornaram o acesso mais fácil;
» o uso de IA e realidade virtual (RV) nas platafórmas de apostas, demonstrando como essas inovações estão transformando a experiência dos usuários;
» dados estatísticos sobre o crescimento do número de usuários e o volume financeiro movimentado por essas platafórmas;
» kestões éticas e legais relacionadas ao crescimento das apostas ôn láini, com foco em possíveis impactos na ssossiedade.
• Anotem as informações mais relevantes para recuperá-las nas etapas seguintes.
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ETAPA
2 Decomposição
• Com base nas informações coletadas, elaborem perguntas quê contribuam para aprofundar o entendimento sobre o tema. Por exemplo:
» Que tecnologias foram fundamentais para o desenvolvimento e a popularização das platafórmas de apostas ôn láini?
» De quê maneira a facilidade de acesso proporcionada pela tecnologia afeta o comportamento dos usuários?
» Quais são os efeitos econômicos das platafórmas de apostas tanto para os usuários quanto para a economia em geral?
» Quais são as implicações sociais e éticas da proliferação das apostas ôn láini?
ETAPA
3 Reconhecimento de padrões
• Com base nos dados coletados, identifiquem padrões recorrentes. Por exemplo:
» tendências no perfil dos usuários das platafórmas de apostas ôn láini (quem são, idade, motivações para apostar etc.);
» relação entre o avanço das tecnologias e o aumento da adesão às apostas, atentando para a facilidade proporcionada por dispositivos móveis e tecnologias emergentes, como IA e RV;
» preocupações comuns, como o vício em jogos e os impactos financeiros negativos, principalmente em usuários mais vulneráveis.
ETAPA
4 Abstração
• Com base nos padrões identificados, sintetizem os principais fatores quê explicam o crescimento das apostas ôn láini. Destaquem:
» o papel central da tecnologia, quê facilita o acesso às platafórmas e torna o uso mais intuitivo e acessível a uma parcela maior da população;
» os impactos econômicos, no quê diz respeito tanto à movimentação financeira global quanto à criação de empregos nesse setor;
» as kestões sociais, como o aumento do risco de dependência, sobretudo entre grupos mais vulneráveis, e as consequências do vício para essas populações.
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ETAPA
5 Discussão dos resultados
• Organizem uma discussão com os demais grupos para compartilhar os resultados das pesquisas e debater possíveis soluções para os problemas. Durante a discussão, procurem apresentar respostas às kestões a seguir.
» Que benefícios e desafios os avanços tecnológicos trousserão para o mercado de apostas ôn láini?
» Quais são as implicações éticas e legais da expansão dessas platafórmas, principalmente as relacionadas à proteção dos usuários?
» Que estratégias podem sêr adotadas para reduzir os impactos negativos das apostas ôn láini, como a dependência de jôgo e os prejuízos financeiros?
• Após a discussão, elaborem uma síntese das ideias e soluções propostas pêlos grupos.
ETAPA
6 Proposta de intervenção
• Com base nas informações e debates anteriores, elaborem uma proposta para lidar com os impactos negativos do crescimento das apostas ôn láini. Incluam na proposta:
» sugestões de políticas públicas ou regulamentações quê possam controlar ou reduzir os efeitos negativos das apostas, como o estabelecimento de limite de idade ou restrições ao marketing agressivo;
» estratégias de conscientização para informar a população sobre os riscos associados às apostas ôn láini, com foco na educação financeira e no uso consciente dessas platafórmas;
» ideias para promover o uso responsável das tecnologias a fim de incentivar práticas saudáveis no ambiente das apostas, como o estabelecimento de limite de tempo e dinheiro gastos;
» sugestão de regulamentação das formas de pagamento quê vise evitar apostas por impulso e quê limite o valor de apostas diárias.
• Verifiquem se a proposta está precisa e se possibilita a minimização dos problemas identificados.
ETAPA
7 Apresentação da proposta de intervenção
• Preparem uma apresentação para compartilhar sua proposta de intervenção com a turma.
• Usem recursos visuais, como slides, gráficos ou cartazes, para ilustrar suas ideias d fórma objetiva. Na apresentação, incluam:
» explicações detalhadas sobre os impactos identificados ao longo da pesquisa e análise;
» descrição das ações propostas e seus objetivos, explicando como elas podem resolver ou reduzir os problemas levantados.
ETAPA
8 Avaliação
• Analisem a profundidade das reflekções e a relevância das contribuições feitas nas discussões e nas propostas apresentadas.
• Verifiquem o nível de engajamento dos participantes ao longo da realização das atividades.
• Contem aos côlégas como essa atividade ampliou o entendimento de vocês sobre o tema e a importânssia de usar a tecnologia de maneira responsável e consciente.
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LABORATÓRIO TECNOLÓGICO
Uso do pensamento computacional na previsão do fim do mundo
Na seção “Zoom”, você estudou modelagem e pensamento computacional. Agora, vai analisar um problema empregando o pensamento computacional e desenvolver uma solução para ele. O problema é: “Quando será o fim do mundo?”.
Para fazer essa atividade, siga os passos indicados.
PASSO
1
Contextualização
A Torre de Hanói é uma platafórma com três pinos e um conjunto de discos furados no centro, com diâmetros diferentes, quê podem sêr empilhados do maior para o menor em uma das torres da base. Ela foi criada pelo matemático francês Édouard Lucas, em 1883, inspirado em uma lenda vietnamita.
De acôr-do com essa lenda, monges de um templo hindu pediram aos deuses uma data para o fim do mundo. Os deuses responderam entregando-lhes uma Torre de Hanói com 64 discos e dando-lhes esta instrução: para o mundo chegar ao fim, eles deveriam mover todos os discos de um pino para outro, seguindo a regra de quê apenas um disco poderia sêr movido por vez e a de quê nenhum disco maior poderia sêr colocado sobre um menor.
Imaginando quê os monges pudessem mover um disco por segundo, quanto tempo demoraria, segundo a lenda, para o mundo acabar? Para encontrar essa solução, você vai aplicar as quatro etapas do pensamento computacional.
PASSO
2
Aplicação do pensamento computacional
• Abstração
Apesar da lenda, das regras da movimentação da Torre de Hanói e da história do matemático quê a criou, qual é a pergunta exata quê você busca responder? Escreva-a no caderno.
• Decomposição em problemas menóres
Liste no caderno, em quatro ou cinco tópicos, os passos necessários para solucionar a questão.
• Reconhecimento de padrões
Parte da solução está em compreender quantos movimentos são necessários para mover 64 discos. Para facilitar, quê tal criar um experimento mais simples antes? Note quantos movimentos são necessários para mover uma Torre de Hanói com dois, três, quatro e cinco discos. Há um padrão na quantidade de movimentos?
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• Algoritmo
No caderno, faça uma tabéla com a relação entre o número de discos e o número de movimentos necessários para solucionar o problema.
Quantidade de discos |
Número de movimentos |
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4 |
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5 |
Encontre uma fórmula para calcular o número de movimentos para qualquer quantidade de discos. Após encontrar a fórmula, lembre-se de quê o enunciado sugere quê é necessário realizar um movimento por segundo. Para converter o número de movimentos em anos, desenvolva outro algoritmo para transformar o resultado de segundos para anos.
• Responda: Segundo a lenda e conforme as regras da Torre de Hanói, quantos anos demorará para movimentar todos os 64 discos de uma torre a outra? escrêeva o resultado no caderno.
PASSO
3
Compartilhamento
• Compartilhe com os côlégas as soluções encontradas, apresentando os cálculos, o padrão identificado e a fórmula utilizada para prever o número de movimentos necessários.
• Compare sua abordagem com as usadas pêlos côlégas para resolver o problema, verificando se todos utilizaram a mesma fórmula ou se houve variações na decomposição e nos algoritmos aplicados.
• Discuta com os côlégas os padrões observados na sequência de movimentos para diferentes quantidades de discos (2, 3, 4, 5 etc.), refletindo sobre a aplicação dêêsse padrão à movimentação de 64 discos.
• Após a apresentação da resposta por todos os côlégas, converse com eles sobre o tempo quê levaria para mover os 64 discos.
• Converse com os côlégas sobre estas kestões:
» Como o tempo estimado reforça a ideia da lenda do fim do mundo?
» Quais são suas impressões sobre a “impossibilidade” da tarefa, considerando a escala de tempo envolvida?
Outros horizontes
jôgo Torre de Hanói, publicado por Só Matemática.
Disponível em: https://livro.pw/tgdjv. Acesso em: 7 out. 2024.
Nesse línki, é possível acessar uma Torre de Hanói virtual. O objetivo do jôgo é mover todos os discos para o pino da direita, respeitando a regra de quê um disco maior nunca póde ficar sobre um menor.
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