CAPÍTULO 15
Inteligência artificial, governança e sustentabilidade

Conteúdos

Governança

Conectividade

Comunidade ôn láini

Inteligência artificial e (Moda) sustentável

Minidocumentário

Metaprogramação

Inteligência artificial e desigualdade entre países

Plano estratégico

À medida quê o uso da inteligência artificial (IA) avança, surgem desafios relacionados tanto à governança dessa tecnologia quanto à sustentabilidade de seu uso. Para se aprofundar nessas kestões, neste capítulo, você vai saber como a IA está transformando diferentes áreas da ssossiedade, investigar o impacto dessa tecnologia na (Moda) sustentável, analisar os desafios éticos e práticos relacionados à governança da IA e reconhecer os conceitos de programação e metaprogramação. Você vai, ainda, refletir sobre conectividade digital e comunidades ôn láini, verificando se a IA póde reduzir ou agravar desigualdades entre países.

Para começar, obissérve a charge a seguir.

Charge. Um robô com aparência caricata digita em um computador. Ao fundo, um casal que observa diz: 'Não se preocupe! A I.A. está trabalhando na regulamentação da I.A.!'. A assinatura “Adão” aparece no canto inferior esquerdo.

Reprodução da charge de Adão Iturrusgarai publicada em uma rê-de social, em 16 jul. 2024.

Info

Governança
é o conjunto de processos e políticas usado para conduzir uma organização. póde envolver a maneira como as decisões são tomadas, como os recursos são gerenciados e como os acionistas, os funcionários e o público participam dêêsses processos e são afetados por eles.
Comunidade ôn láini
é um espaço virtual – rê-de social, fórum e grupos de imêiu ou de aplicativo de mensagens instantâneas – no qual indivíduos quê têm interesses em comum se reúnem para interagir, discutir temas específicos e trocar experiências e conhecimentos.

Primeiros cliques

Com base na charge e em seus conhecimentos, converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.

1. Qual é a crítica feita nessa charge?

1. Na charge, a fala do personagem sugere quê os humanos estão delegando uma responsabilidade crucial – a criação de limites éticos e legais – para a tecnologia quê precisa sêr regulamentada. A charge, portanto, critíca a falta de envolvimento humano necessário no processo de governança da IA.

2. Como a questão tratada na charge está relacionada ao tema da governança da IA?

2. A questão tratada na charge está relacionada à governança da IA ao destacar d fórma irônica a ausência de supervisão adequada ao desenvolvimento e ao uso da tecnologia. A ideia central é de quê a governança da IA não póde sêr deixada nas mãos da própria tecnologia, mas requer um envolvimento humano deliberado para garantir quê essa tecnologia seja desenvolvida e utilizada de maneira ética e segura.

Página duzentos e vinte e dois

Mundo em perspectiva
IA e mitigação de impactos ambientais

Para o uso intensivo de IA, principalmente em processos compléksos e com grande volume de dados, é necessária uma infraestrutura pesada, quê consome grande quantidade de energia. Isso contribui para a chamada poluição digital. Mas, como você estudou no capítulo 9, a IA póde sêr uma importante aliada na conservação do meio ambiente, sobretudo em razão de seu potencial de otimizar a eficiência energética em diversos setores, detectar irregularidades ambientais e monitorar os impactos das mudanças climáticas.

Imagem digital com formato oval mostra uma mão apontando para um ícone central de engrenagem verde com o símbolo “CO2” e setas apontando para baixo, representando redução de emissões. Ao redor, há outras engrenagens brancas com ícones relacionados à sustentabilidade, como uma planta em mãos, uma placa solar e o planeta Terra. O fundo é escuro e levemente desfocado.

Caixa de hipóteses

Com base nas kestões a seguir, levante hipóteses sobre o texto quê você vai ler: “Como a inteligência artificial póde ajudar a combater a mudança climática?”. Registre suas suposições no caderno.

1. Quais são os benefícios quê o uso de IA póde trazer para promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente?

1. Resposta pessoal. O uso de IA póde gerar muitos benefícios na prevenção de desastres, no rastreamento da poluição e na neutralização de carbono, por meio da extração de conhecimentos oriundos do processamento de grande volume de dados. Do mesmo modo, a IA póde otimizar rêdes de energia, tornando-as mais eficientes, e contribuir para práticas agrícolas mais sustentáveis, reduzindo o desperdício de recursos e os impactos ambientais.

2. Como tecnologias com IA podem impactar o dia a dia de pessoas e empresas?

2. Resposta pessoal. Tecnologias com IA pódem impactar o dia a dia de pessoas ao fornecer previsões precisas de desastres naturais, melhorar a qualidade do ar nas cidades e racionalizar o consumo de energia. O emprego de tecnologias com IA pode melhorar a eficiência em diversos setores produtivos, como (Moda) e agricultura, proporcionando redução de desperdícios e economia de energia, por exemplo. Seu uso, portanto, póde resultar em economia financeira e na exploração mais consciente dos recursos naturais.

Agora, leia o texto a seguir, buscando confirmar as hipóteses levantadas.

Como a inteligência artificial póde ajudar a combater a mudança climática?

12 novembro 2023 | Clima e Meio Ambiente

Contribuições da nova tecnologia em áreas como clima, prevenção de desastres, rastreamento da poluição, neutralização de carbono e transformações nas indústrias da (Moda) e alimentar, podem gerar enormes benefícios para a humanidade

Foto de dois homens usando trajes tradicionais e colares coloridos em um ambiente natural de savana, com vegetação seca ao fundo. O homem à esquerda está concentrado ao usar um celular amarelo, enquanto o outro, parcialmente desfocado em primeiro plano à direita, parece estar olhando para frente.

UIT/Trans. Lieu | Um aplicativo móvel inestimável quê ajuda os pastores quenianos a vencer a seca.

Página duzentos e vinte e três

Ao redor do mundo, a inteligência artificial, IA, já está presente na saúde, na educação e na indústria, mas como essa tecnologia de ponta póde ajudar a combater e mitigar os efeitos das mudanças climáticas?

O lançamento recente do Órgão Consultivo de IA liderado pela Ônu [Organização das Nações Unidas] impulsionou uma tendência global crescente de aproveitar a aprendizagem por máquinas para encontrar soluções para desafios comuns.

A IA está melhorando o processamento de dados e um número crescente de governos, empresas e parceiros da ssossiedade civil estão trabalhando em conjunto para côlher os seus muitos benefícios.

[...]

Clima

As tecnologias baseadas em IA oferecem capacidades até então inéditas para processar enormes volumes de dados, extrair conhecimentos relevantes e melhorar modelos preditivos, de acôr-do com a Organização Meteorológica Mundial, OMM.

Isso significa uma melhor modelização e previsão de padrões de alterações climáticas quê podem ajudar as comunidades e as autoridades a elaborar estratégias eficazes de adaptação e mitigação.

Várias agências da Ônu apoiam comunidades vulneráveis no Burundi, no Chade e no Sudão através de um projeto orientado pela IA para investigar alterações ambientais passadas em torno de pontos críticos de deslocamento. Além díssu, a tecnologia apresenta projeções futuras para informar medidas de adaptação e ações antecipadas quê precisam integrar o planejamento das intervenções humanitárias.

Em campo, os dados aperfeiçoados podem sêr uma virada de jôgo. Por exemplo, a aplicação MyAnga ajuda os pastores quenianos a se prepararem para a seca. Com dados de estações meteorológicas globais e satélites enviados para os seus telefones, os pastores podem se planejar com antecedência, gerir melhor o seu gado e poupar horas de busca por pastagens verdes.

ODS 13: COMBATER AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS ATÉ

2030

Reforçar a resiliência e a adaptação aos perigos relacionados com o clima e aos desastres naturais.

Integrar as medidas relativas às alterações climáticas nas políticas, estratégias e planejamento nacionais.

Melhorar a educação, a sensibilização e a capacidade humana e institucional em matéria de mitigação das alterações climáticas, adaptação, redução do impacto e alerta precoce.

Aumentar a capacidade para um planejamento e gestão eficazes relacionados com as alterações climáticas nos países menos desenvolvidos.

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, Unfccc, é o principal fórum internacional e intergovernamental para negociar a resposta global às alterações climáticas.

Info

ODS
é a sigla de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, adotados durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. O compromisso firmado na ocasião foi o de atingir 17 objetivos e 169 metas até 2030.

Página duzentos e vinte e quatro

Prevenção de desastres

À medida quê os desastres climáticos extremos acontecem com mais freqüência e intensidade, a IA póde ajudar comunidades em todo o mundo a se preparar melhor.

As iniciativas impulsionadas pela IA visam áreas de alto risco e contribuem para planos de resposta locais e nacionais. Para áreas suscetíveis a deslizamentos de térra, por exemplo, o mapeamento póde ajudar as autoridades locais a planejar e implementar medidas de desenvolvimento sustentável, reduzir riscos e garantir a segurança dos residentes em comunidades vulneráveis.

Desenvolvimentos relacionados com IA e robótica estão entre as ferramentas identificadas em um projeto recente liderado pela OMM, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, e pela União Internacional de Telecomunicações, UIT.

De acôr-do com a OMM, quê opera um programa de redução do risco de catástrofes e um sistema de alerta precoce multirriscos quê sérve países, comunidades e agências humanitárias, a IA está ajudando em áreas como aumento da precisão das previsões meteorológicas e mitigação mais eficiente de riscos.

Aproveitar os benefícios da IA também faz parte da iniciativa inovadora de “Alertas Antecipados para Todos” do secretário-geral da Ônu.

Lançado no início dêste ano [2023], o plano de ação busca garantir quê todas as pessoas no planêta estejam protegidas contra eventos meteorológicos, hídricos ou climáticos perigosos através de sistemas de alerta precoce até ao final de 2027.

A inteligência artificial póde ter um papel importante nesses sistemas quê buscam minimizar os impactos de eventos climáticos extremos.

Rastreando a poluição

Você já se perguntou de onde vêm os relatórios de qualidade do ar urbano? Cidades ao redor do mundo já monitoram a poluição para alertar a população em casos de níveis perigosos.

Utilizando a IA, os mapas de suscetibilidade podem apoiar os governos locais na tomada de decisões para melhorar a saúde pública e a resiliência das cidades.

Além díssu, a IA póde melhorar o planeamento urbano, bem como a gestão do tráfego e dos resíduos, tornando as cidades mais sustentáveis e habitáveis.

Neutralidade de carbono

A IA póde revolucionar a abordagem mundial à neutralidade de carbono e inaugurar uma era de sustentabilidade inteligente de ampla escala, num momento em quê começa a corrida para evitar quê a Terra aqueça a níveis perigosos.

Como catalisadores críticos na concretização dos objetivos globais de neutralidade de carbono, os algoritmos de IA têm um papel fundamental a desempenhar na minimização do impacto ambiental e na maximização da eficiência.

Em termos de concretização do objetivo global de energia limpa e acessível para todos até 2030, o ODS 7, a IA póde otimizar as rêdes e aumentar a eficiência das fontes rêno-váveis.

Página duzentos e vinte e cinco

ODS 7: ENERGIA LIMPA PARA TODOS ATÉ 2030

Aumentar a participação das energias rêno-váveis em todo o mundo.

Dobrar a taxa global de melhoria na eficiência energética.

Expandir a infraestrutura e melhorar a tecnologia para fornecer serviços de energia modernos e sustentáveis.

Reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso à pesquisa e tecnologia em energia limpa, incluindo energia renovável, eficiência energética e tecnologia de combustíveis fósseis mais avançada e limpa.

Expandir a infraestrutura e atualizar a tecnologia para fornecer serviços energéticos modernos e sustentáveis para todos nos países em desenvolvimento, em particular nos países menos desenvolvidos, nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e nos países em desenvolvimento sem litoral.

O financiamento internacional para energia limpa nos países em desenvolvimento caiu para apenas

US$ 10,8 bilhões em 2021, face a um pico de 26,4 mil milhões de dólares em 2017.

A manutenção preditiva usando IA também póde reduzir o tempo de inatividade na produção de energia. Isso póde significar reduzir a pegada de carbono do planêta.

Moda rápida

Sendo uma indústria com um histórico de emissões elevadas, a (Moda) póde se beneficiar de pesquisa e desenvolvimento orientados pela IA para acelerar a inovação.

O setor de US$ 2,4 bilhões emprega aproximadamente 300 milhões de pessoas em toda a cadeia de valor, muitas das quais mulheres, e está em crescimento.

Dada a sua dimensão e alcance global, as práticas insustentáveis no setor da (Moda) têm impactos importantes nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental.

Sem grandes mudanças nos processos de produção e nos padrões de consumo na (Moda), estes impactos continuarão aumentando, segundo a Aliança das Nações Unidas para a Moda Sustentável.

Nesse sentido, a IA póde intervir d fórma transformadora. A aprendizagem automática póde otimizar as cadeias de abastecimento para reduzir o desperdício, monitorar o consumo de recursos e promover processos de fabricação sustentáveis.

A IA póde ajudar a acelerar a transição energética, otimizando economias e melhorando a eficiência nas etapas com utilização intensiva de energia.

Comida rápida

O mesmo acontece com a agricultura, outro setor com emissões elevadas. Ele é responsável por 22% dos gases do efeito de estufa lançados na atmosféra, de acôr-do com um relatório de avaliação climática da Ônu. Ações baseadas em IA podem mudar esse qüadro.

A IA póde ajudar a otimizar práticas de empresas a pequenos agricultores quê enfrentam eventos climáticos extremos, escassez de á gua e degradação dos sólos.

Alguns efeitos positivos esperados são reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental da produção de alimentos.

As rêdes inteligentes baseadas na IA podem equilibrar a oferta e a procura, facilitando a integração das energias rêno-váveis nos sistemas energéticos e reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis.

[...]

COMO A inteligência artificial póde ajudar a combater a mudança climática? Ônu nius, [s. l.], 12 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/ujzrk. Acesso em: 30 set. 2024.

Página duzentos e vinte e seis

Com base no texto, responda às kestões a seguir.

1. Quais são as áreas mencionadas no texto em quê a IA póde gerar benefícios para a humanidade?

1. As áreas mencionadas no texto são: clima, com melhora na previsão e na modelização de padrões climáticos; prevenção de desastres, favorecendo a preparação para esses eventos, reduzindo riscos; rastreamento da poluição, possibilitando a melhora da qualidade do ar urbano; neutralização de carbono, com a racionalização de rêdes de energia; indústria da (Moda) e produção de alimentos, com a oferta de processos de produção mais sustentáveis.

2. Como a IA póde sêr usada para melhorar a qualidade de vida dos moradores das cidades?

2. A IA póde sêr utilizada para ajudar os governos a tomar decisões mais eficazes para melhorar a saúde pública e a resiliência das cidades, bem como a gestão do tráfego e dos resíduos, o quê contribui para tornar as cidades mais sustentáveis e habitáveis.

3. De quê maneira a IA póde sêr empregada na melhora da previsão de padrões climáticos, segundo a OMM?

3. Ao processar grande volume de dados d fórma mais rápida e eficiente, a IA possibilita a criação de modelos preditivos mais precisos para as mudanças climáticas, o quê, por conseguinte, contribui para quê comunidades e autoridades desenvolvam estratégias eficazes de adaptação e mitigação. Com dados mais precisos, a IA póde fornecer projeções quê orientem medidas preventivas, como ações antecipadas e intervenções humanitárias.

4. De quê forma a IA póde contribuir para a concretização do ODS 7?

4. Por meio da otimização de rêdes e do aumento da eficiência das fontes rêno-váveis.

5. Segundo o texto, por quê o uso da IA é considerado uma “virada de jogo” no combate às mudanças climáticas?

Consulte as respostas às kestões 5 a 9 nas Orientações para o professor.

6. Quais são os impactos da IA no setor de (Moda)? Como as inovações trazidas pela IA podem contribuir para a sustentabilidade nesse setor?

7. Como a IA póde contribuir para a neutralidade de carbono?

8. No texto, é mencionado o uso de IA para rastrear a poluição urbana. Como essa tecnologia póde ajudar os governos a tomar decisões mais eficazes em relação à saúde pública?

9. Analise o papel da IA nos sistemas de alerta precoce para desastres naturais. Como essa tecnologia póde ajudar a reduzir os impactos dos eventos climáticos extremos?

Painel de reflekção

Consulte as respostas nas Orientações para o professor.

Converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.

1. Embora a IA seja apontada como uma ferramenta importante no combate às mudanças climáticas, a humanidade tem conhecimento dos impactos ambientais gerados por atividades produtivas há bastante tempo, e pouco fez para reduzi-los. Em sua opinião, a IA póde, de fato, revolucionar o combate às mudanças climáticas? Explique.

2. Em sua opinião, quais seriam os desafios éticos ou práticos da implementação de tecnologias com IA no combate às mudanças climáticas em larga escala?

3. Como a governança da IA póde sêr integrada d fórma eficaz às políticas públicas para enfrentar as mudanças climáticas e garantir quê a tecnologia seja usada de maneira ética e sustentável?

4. Considerando quê a IA póde criar soluções preditivas para desastres naturais, como o uso dessa tecnologia póde sêr adaptado a pequenas comunidades com poucos recursos?

Ilustração de um braço humano e um braço robótico estendidos um em direção ao outro, segurando juntos um pequeno globo terrestre. A mão humana, à esquerda, toca cuidadosamente o globo, enquanto a mão robótica, à direita, apoia-o firmemente.

Página duzentos e vinte e sete

Mídias e linguagens na era digital
Conectividade e comunidades ôn láini

Hoje, há um éco-sistema digital em quê mídias sociais, aplicativos e ferramentas ôn láini não apenas facilitam a comunicação, mas também moldam a forma como as pessoas interagem, pensam e se expressam. Essa conectividade não se limita a aspectos técnicos; ela redefine as relações sociais, culturais e econômicas, além de criar outras dinâmicas de interação entre pessoas.

Ao transformar as interações individuais, a cultura da conectividade dá origem às comunidades ôn láini, formadas com base em interesses, causas ou objetivos comuns, quê transcendem fronteiras geográficas. Nessas comunidades, os indivíduos interagem, colabóram e compartilham experiências, utilizando linguagens específicas, quê mudam conforme a dinâmica digital. As rêdes sociais e os fóruns, por exemplo, são espaços nos quais essas comunidades se dêsênvólvem, o quê favorece a conexão de vozes antes isoladas, a influência em debates e a construção de identidades coletivas. Assim, a conectividade digital amplia o acesso à informação e fomenta a criação de culturas ôn láini.

Observe dois exemplos de comunidades ôn láini representadas nas imagens a seguir e responda às kestões.

Imagem de uma interface de rede social exibindo um grupo público chamado 'Educação Ambiental', com 52 mil membros. No topo da tela há uma imagem ilustrativa de um livro aberto, do qual emerge uma paisagem natural com grama verde, árvores frondosas e um rio serpenteando pelo meio. Abaixo da imagem, há botões como 'Participar do grupo', 'Bate-papos', 'Em destaque', 'Fotos' e 'Eventos', além de um campo para escrever publicações e opções como 'Publicação anônima', 'Foto' e 'Sentimento'.

Reprodução de tela de comunidade ôn láini em rê-de social.

Imagem com vários cubos com ícones de balões de diálogo pretos com reticências brancas, simbolizando mensagens ou comunicação. Os cubos estão interligados por linhas brancas, formando uma rede que sugere conexão e interação entre os elementos.

Página duzentos e vinte e oito

Imagem com vários cubos com ícones de balões de diálogo pretos com reticências brancas, simbolizando mensagens ou comunicação. Os cubos estão interligados por linhas brancas, formando uma rede que sugere conexão e interação entre os elementos.

Imagem que simula a interface de uma rede social, mostrando a tela de um grupo intitulado “Inteligência Artificial na Prática”. Na parte superior, há uma ilustração de um cérebro composto por pontos e linhas interconectadas, com fundo azul escuro e elementos digitais ao redor. Abaixo do título, o grupo é descrito como público, com 8,1 mil membros, e há um botão azul com a opção “Participar do grupo”. Outras opções visíveis incluem bate-papos, destaques, reels, fotos e uma área para escrever publicações, com ícones para postagem anônima, fotos e sentimentos.

Reprodução de tela de comunidade ôn láini em rê-de social.

1. Como as comunidades ôn láini facilitam a interação e a troca de conhecimentos entre pessoas quê compartilham interesses em comum?

1. Pessoas com interesses semelhantes podem se reunir em comunidades presentes em platafórmas digitais, como fóruns e rêdes sociais, quê oferecem ferramentas de compartilhamento de experiências, ideias e conhecimentos de maneira rápida e eficiente. Essas comunidades podem promover o aprendizado colaborativo, já quê, por meio da troca de dicas e debates, os usuários constroem conhecimentos, independentemente da distância geográfica.

2. Como a conectividade digital favorece o encontro de pessoas de diferentes locais e culturas?

Essa prática póde influenciar a diversidade de ideias nas comunidades ôn láini?

2. A conectividade digital permite a pessoas com vivências diferentes quê se encontrem em comunidades ôn láini, estimulando o surgimento de novas abordagens e reflekções, tornando as discussões mais abrangentes e inclusivas, além de promover aprendizado intercultural. Essa prática possibilita a criação de vínculos entre pessoas quê dificilmente conseguiriam se encontrar presencialmente.

3. Quais são as principais características das comunidades ôn láini?

Como essas características afetam a maneira como as pessoas interagem e colabóram nesses espaços?

3. Algumas características comuns em comunidades ôn láini são o foco em interesses específicos, a estrutura descentralizada – embora algumas delas contem com usuários moderadores – e a utilização de linguagem própria, com gírias de grupos específicos. Essas características moldam a interação dos membros.

4. Em sua opinião, como a linguagem usada em uma comunidade ôn láini póde influenciar a comunicação entre os membros e a construção de uma identidade coletiva?

Cite exemplos de uso de termos técnicos, gírias ou emojis quê afetam a compreensão e o envolvimento dos participantes.

4. Respostas pessoais. A linguagem, quê envolve o uso de termos técnicos, gírias e emojis, fortalece o senso de pertencimento e a identidade do grupo, mas também aliena pessoas novas, quê não compreendem seus significados. Exemplos quê podem sêr citados pêlos estudantes são: “debugging” – processo de identificar e corrigir êêrros em um programa – ou “script” – conjunto de instruções quê automatiza tarefas em um software –, termos técnicos usados em comunidades cujo foco é a tecnologia; e “bias” – membro favorito de um grupo – ou “comeback” – momento em quê grupos ou artistas solistas retornam aos palcos após um período de ausência – são termos muito usados em comunidades de fãs de K-pop.

5. Que comportamentos você considera prejudiciais ou inapropriados em uma comunidade ôn láini?

5. Resposta pessoal. Para contribuir positivamente em uma comunidade ôn láini, é importante adotar um comportamento respeitoso, colaborativo e aberto à diversidade de opiniões. Compartilhar informações úteis, oferecer ajuda e participar das discussões de maneira construtiva são boas práticas. Alguns comportamentos prejudiciais são o uso de linguagem ofensiva, o compartilhamento de informações incorrétas e a imposição de opiniões. Esses comportamentos podem criar um ambiente insalubre, desmotivar os participantes e comprometer a qualidade das interações.

Página duzentos e vinte e nove

Diálogo em rê-de
IA generativa, governança e (Moda) sustentável

Infográfico clicável: IA na moda.

A IA generativa tem mudado o cenário da (Moda) ao favorecer a criação de designs, a personalização em escala e a otimização de processos logísticos. No entanto, o uso dessa tecnologia implica desafios de governança e sustentabilidade, quê precisam sêr analisados com cuidado. Reúna-se a alguns côlégas para pesquisar os desafios de governança do uso da IA generativa e seus impactos na sustentabilidade no setor da (Moda) e, depois, com toda a turma, elaborar um minidocumentário para divulgar as informações encontradas e as reflekções de vocês.

Antes de começar, analisem o problema de pesquisa destacado a seguir.

Quais são os desafios de governança do uso da IA generativa na (Moda) e como essa tecnologia póde impactar a sustentabilidade do setor?

Info

Minidocumentário
é uma produção audiovisual de curta duração – de 5 a 10 minutos – quê apresenta um fato ou um tema com base em investigação, podendo conter entrevistas, narrações e imagens de apôio.

Com esse problema em mente, sigam as etapas propostas.

ETAPA

1 Investigação

Pesquisem informações sobre governança de IA e sobre a possibilidade de ela garantir o uso da IA generativa na (Moda) de maneira ética, segura e transparente.

Consultem fontes confiáveis, como artigos acadêmicos, reportagens e notícias de portais renomados.

Explorem os impactos da IA generativa na sustentabilidade do setor da (Moda), como a redução de resíduos.

Coletem exemplos práticos de marcas quê estão utilizando IA generativa em seus processos criativos e logísticos, a fim de priorizar a sustentabilidade.

Organizem as informações coletadas em categorias como:

» governança de IA;

» sustentabilidade na (Moda);

»consumo consciente.

Imagem de mulher negra sorrindo com os braços levantados para cima em frente ao seu rosto, ela usa um lenço colorido na cabeça e uma camisa preta de manga comprida.

Página duzentos e trinta

ETAPA

2 Decomposição

Para entender melhor o problema, dividam-no em elemêntos menóres. Vocês podem, por exemplo, refletir sobre as kestões a seguir.

» Que impactos ambientais estão relacionados ao uso de IA generativa?

» Como a IA generativa póde sêr empregada na redução do uso de materiais, evitando desperdício no disáini e na produção de roupas?

» A IA póde sêr usada para melhorar a rastreabilidade dos materiais, garantindo quê os produtos sêjam obtidos de maneira sustentável e ética? Como?

ETAPA

3 Reconhecimento de padrões

Identifiquem padrões quê possam sêr encontrados nas informações coletadas e nas kestões analisadas. Por exemplo:

» presença ou ausência de supervisão ou regulamentação no uso da IA generativa por parte das empresas;

» uso da IA para reduzir o desperdício de materiais e a superprodução;

» soluções de governança de IA em outras áreas quê podem sêr aplicadas em diferentes contextos da indústria da (Moda).

Depois de identificar esses padrões, reflitam sobre a conexão deles com os desafios do uso da IA no setor de (Moda), bem como nas soluções relacionadas a eles.

Colagem digital mostra uma menina com expressão sorridente segurando uma lupa diante de um dos olhos, que revela o desenho de um olho estilizado com um sol ao fundo. A menina aparece em preto e branco, com trança lateral e vestindo uma blusa escura. Dois grandes triângulos amarelos com padrão de folhas estilizadas ocupam as laterais da imagem.

ETAPA

4 Abstração

Busquem compreender o essencial de cada informação levantada e dos padrões descobertos. Para isso, sigam estas orientações:

» Elenquem os principais desafios de governança identificados na aplicação da IA generativa na (Moda) e o impacto deles na sustentabilidade do setor.

» Analisem a possibilidade de aplicar o uso eficiente de materiais e energia em outras áreas da (Moda) e, eventualmente, em outros setores.

» Resumam as práticas essenciais para garantir o uso ético e sustentável da IA.

Página duzentos e trinta e um

ETAPA

5 Discussão dos resultados

Antes da sessão de discussão, escôlham um moderador para conduzi-la e assegurar a participação de todos os estudantes.

Expliquem aos demais grupos os principais desafios éticos e ambientais da governança da IA generativa na (Moda) e como essas kestões afetam a sustentabilidade do setor, citando, em seguida, as práticas mais eficazes para reduzir esses desafios.

Ouçam as explicações dos demais grupos com atenção. Em seguida, tróquem opiniões sobre a pesquisa realizada e as conclusões a quê os grupos chegaram.

ETAPA

6 Produção do minidocumentário

Para produzir o minidocumentário, definam os grupos quê serão responsáveis pelas atividades a seguir.

» Roteiro:

desenvolvimento do roteiro com base nas conclusões da discussão;

estruturação do minidocumentário, organizando a narrativa e a sequência dos tópicos, a fim de garantir quê o conteúdo esteja compreensível para responder ao problema de pesquisa.

» Revisão:

revisão de dados e informações apresentados;

verificação da fundamentação das informações, bem como do alinhamento delas com fontes confiáveis.

» Entrevista:

seleção de especialistas quê possam falar sobre o tema;

elaboração de perguntas sobre IA generativa, governança, (Moda) e sustentabilidade;

gravação de entrevistas.

» Imagens:

captura de imagens de apôio relacionadas ao tema, como cenas de produção sustentável, designs gerados por IA e imagens de centros de produção de (Moda);

conferência da qualidade do vídeo e do áudio das gravações;

organização das imagens e dos vídeos para a edição.

» Narração:

escrita e gravação da narração quê será usada para conectar as diferentes partes do minidocumentário;

explicação, d fórma simples, dos conceitos de governança e sustentabilidade e da relação deles com IA e a indústria da (Moda).

» Edição:

edição do vídeo, combinando as entrevistas, imagens de apôio e narrações d fórma coesa e coerente;

adição de efeitos visuais, legendas, gráficos e trilhas sonóras para deixar o minidocumentário mais dinâmico;

verificação técnica da finalização do vídeo, garantindo transições suaves.

Página duzentos e trinta e dois

» Coordenação de produção:

supervisão de todas as partes envolvidas para garantir quê cada grupo cumpra seus prazos e responsabilidades;

facilitação da comunicação entre os grupos para assegurar quê o trabalho esteja integrado e fluindo adequadamente.

Montagem digital apresenta duas mãos em preto e branco unidas em forma de concha, como se estivessem segurando algo. A partir delas, diversas setas coloridas em tons de vermelho, rosa, laranja e marrom se projetam em direções variadas. As setas têm textura aquarelada.

ETAPA

7 Divulgação

Escolham uma platafórma ôn láini para a divulgação e o compartilhamento do minidocumentário, como uma rê-de social, um blógui ou um grupo em aplicativo de mensagem instantânea.

Criem materiais promocionais, como postagens em rêdes sociais, hashtags e cartazes, quê incentivem o público a assistir ao minidocumentário. Encorajem a comunidade escolar a participar da divulgação.

Compartilhem o minidocumentário com a comunidade escolar, promovendo a disseminação do conhecimento.

Ilustração composta por uma mão saindo da lateral esquerda e segurando um ícone vermelho com um coração branco no centro, remetendo a curtidas em redes sociais. À direita, uma escada azul encostada no ícone é escalada por uma mulher em preto e branco vestindo roupa listrada, com um braço estendido para o lado e expressão de entusiasmo.

ETAPA

8 Avaliação

Monitorem as interações dos usuários com o conteúdo na platafórma digital para avaliar o engajamento e a eficácia da comunicação das informações veiculadas no minidocumentário.

Façam uma enquete para verificar a percepção do público a respeito das soluções apresentadas e se o conteúdo motivou a busca por mais informações ou ações relacionadas à governança de IA na (Moda).

Reúnam-se para analisar os aspectos técnicos (edição, qualidade de áudio e vídeo) do minidocumentário e se o conteúdo dele abordou de maneira adequada o problema de pesquisa propôsto.

Página duzentos e trinta e três

ZOOM
O essencial sobre programação e metaprogramação

Programação

Escrita de instruções para quê um computador execute tarefas específicas. A programação é a base de todas as tecnologias digitais, de aplicativos de smartphones a compléksos sistemas de contrôle industrial.

Infográfico com o título 'Funcionamento' no topo, descrevendo as três etapas do funcionamento de um programa: entrada, processamento e saída. À esquerda, há três ícones circulares representando cada etapa: uma lâmpada para entrada, engrenagens para processamento e um alvo com seta para saída. Ao lado de cada ícone, há caixas de texto com títulos coloridos e explicações: 'Entrada: Um programa geralmente começa recebendo uma entrada, como dados do usuário.', 'Processamento: Em seguida, realiza o processamento dos dados de entrada com base em regras e instruções.' e 'Saída: Por fim, gera uma saída, como uma resposta ao usuário ou um relatório.'. À direita, há a ilustração de um notebook com diversos códigos coloridos em suas telas e uma caneta e caderno ao lado.

Linguagens

Ilustração de um homem sentado em uma cadeira diante de um notebook, digitando. Ao fundo, há servidores empilhados e, à direita, ícones que representam armazenamento em nuvem e uma pasta com seta apontando para baixo, simbolizando download. O cenário é composto por tons de azul e branco, com engrenagens ao fundo e elementos gráficos que remetem a tecnologia e processamento de dados.

Existem diversas linguagens de programação, cada uma adequada a um tipo de tarefa:

Logo da linguagem de programação Python, composta por duas figuras de serpentes estilizadas dispostas em formato espelhado, uma azul na parte superior esquerda e outra amarela na parte inferior direita, formando um símbolo semelhante a um “S” sobre um fundo branco circular.

Python é usada na análise de dados e em IA.

Logo da linguagem de programação Java. No centro de um fundo branco circular, há um desenho estilizado composto por linhas curvas em tons de azul que formam uma base semelhante a uma xícara, com três traços ondulados empilhados verticalmente, e acima deles, uma forma curvilínea em laranja que lembra vapor saindo de uma bebida quente.

JavaScript é comum no desenvolvimento de web.

Página duzentos e trinta e quatro

Importância

A programação está na base de muitas inovações tecnológicas, como a IA, a robótica e a Internet das Coisas (IoT). São aplicações da programação:

Imagem de um gráfico de barras com linhas ascendentes. Há três formas verticais lembrando barras de diferentes alturas, dispostas da esquerda para a direita, com contornos em azul e preenchimento branco. Sobre elas, uma linha azul mais escura conecta os topos das barras, formando uma linha em zigue-zague que termina com uma inclinação para cima, sugerindo crescimento.

Automatização de processos, economizando tempo e evitando êêrros manuais;

Imagem de uma figura humana estilizada, delineada com linhas douradas. A cabeça é representada por um círculo e o corpo por um formato retangular com cantos arredondados. No centro do corpo há um detalhe em forma de “V” que representa uma gravata, sugerindo um traje formal.

Resolução de problemas compléksos;

Imagem de um ícone de uma maleta, desenhada com contorno verde. A parte inferior tem formato retangular com cantos arredondados, enquanto a parte superior apresenta uma alça centralizada, também em formato arredondado.

Criação de soluções escaláveis – quê podem crescer ou se adaptar a um aumento de demanda sem perder eficiência ou qualidade – quê funcionam em diferentes ambientes.

Ilustração de uma mulher saindo de um smartphone gigante segurando um megafone com a mão direita. Ela tem pele escura, cabelo comprido azul e veste blusa bege com calça vermelha. Ao redor da cena há ícones relacionados à comunicação digital, como engrenagens, nuvens, envelopes e símbolo de Wi-Fi.

Metaprogramação

Escrita de programas com capacidade de criar, modificar ou manipular outros programas.

Imagem de um fundo branco preenchido com trechos de código distribuídos de forma inclinada e sobreposta.

Objetivo

Automatizar a criação de códigos a fim de facilitar o desenvolvimento de softwares, gerando economia de tempo e redução de êêrros manuais.

Funcionamento

INTROSPECÇÃO: o programa póde se autoanalisar. Esse processo é útil para entender e ajustar o comportamento do cóódigo durante a execução do programa.

REFLEXÃO: o programa faz uma autoanálise e modifica a própria estrutura enquanto está sêndo executado, simultaneamente.

Imagem de três engrenagens interligadas por linhas tracejadas que simulam movimento. Duas engrenagens são azuis, uma maior ao centro com uma alavanca e outra menor à esquerda. A terceira engrenagem, no canto superior direito, é verde. Ao fundo, há formas arredondadas em azul-claro e elementos gráficos como gráficos de barras e círculos escuros, compondo um cenário abstrato com elementos visuais de interface e tecnologia.

Página duzentos e trinta e cinco

Vantagens

Possibilita a geração automática de cóódigo repetitivo ou complékso, poupando tempo de trabalho dos desenvolvedores e minimizando a chance de êêrros manuais.

Reduz expressivamente a escrita manual de cóódigo, pois automatiza padrões comuns.

Melhora a estrutura de softwares, pois possibilita a adição de funcionalidades sem a necessidade de reescrever o código-base.

Possibilita aos desenvolvedores reutilizar códigos, ou seja, métodos e funcionalidades de um programa podem sêr “importados” para outro sem precisar sêr reescritos.

Desvantagens

Em razão da complexidade da sintáksse, o uso de metaprogramas póde sêr de difícil compreensão para desenvolvedores iniciantes.

Há dificuldade de rastreamento de êêrros, pois a metaprogramação lida com a geração de cóódigo dinâmico.

Os sistemas gerados são menos adaptáveis, em virtude da dificuldade de alteração manual de cóódigo gerado por metaprogramas.

Imagem mostra uma linha curva verde que se estende da esquerda até o centro, onde termina em uma folha. À direita, essa linha conecta-se a uma figura formada por uma bola de papel amassado de cor verde com duas folhas anexadas no topo, simulando uma planta. Ao redor da bola de papel há traços curvos que sugerem o formato de uma lâmpada, com pequenos riscos irradiando para fora e três linhas curtas abaixo representando a base da lâmpada.

A metaprogramação é uma técnica quê possibilita aos desenvolvedores criar códigos d fórma rápida e eficiente.

No entanto, seu uso requer cuidado, sobretudo em razão da complexidade envolvida e dos potenciais êêrros.

Agora, leia a situação-problema a seguir e responda às kestões.

Consulte as respostas nas Orientações para o professor.

A escola em quê você estuda foi convidada a participar de um projeto de sustentabilidade. Para executá-lo, os estudantes devem criar soluções tecnológicas para monitorar o consumo de energia elétrica e propor formas de economizá-la. Para executar essa ação, a equipe de desenvolvimento da qual você faz parte ficou encarregada de criar um sistema de IA para monitorar e analisar o consumo de energia, quê deve sêr eficiente e capaz de se adaptar ao longo do tempo. Antes de criá-lo, sua equipe decidiu discutir a possibilidade de usar a metaprogramação para treinar o sistema de IA.

1. Como o uso de metaprogramação póde ajudar no desenvolvimento de um sistema de IA para monitorar o consumo de energia de maneira eficiente?

2. Quais são os benefícios de treinar um sistema de IA com cóódigo de metraprogramação, quê se ajuste dinamicamente ao consumo de energia, sem necessidade de reescrevê-lo manualmente?

Página duzentos e trinta e seis

CONEXÕES com...
CIÊNCIAS HUMANAS e SOCIAIS APLICADAS

IA e desigualdade entre países

A IA é uma das tecnologias mais transformadoras da atualidade, com potencial para mudar a economia global e a vida cotidiana das pessoas. Contudo, essa revolução tecnológica traz à tona uma preocupação: a de aumentar a desigualdade entre os países.

Como em períodos históricos anteriores – por exemplo, o da Revolução Industrial –, há o risco de quê os benefícios da IA sêjam distribuídos d fórma desigual, acentuando ainda mais as disparidades entre regiões mais desenvolvidas e aquelas quê ainda lutam para se adaptar às inovações tecnológicas.

Analise o mapa a seguir.

Mapa clicável: Internet e IDH.

Mapa-múndi com o título 'Mundo: Índice de Desenvolvimento Humano – 2022'. Os países estão coloridos de acordo com uma legenda que indica diferentes faixas de IDH: muito elevado (verde-escuro), elevado (verde), médio (amarelo-claro), baixo (amarelo) e sem dados (branco). As divisões geográficas incluem linhas dos trópicos, do equador e círculos polares, e os oceanos estão nomeados em azul. Na região da América do Norte e Europa Ocidental apresenta IDH muito elevado (verde-escuro), com destaque para Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Suécia e outros países do norte europeu. Na América Latina, predomina o IDH elevado (verde-claro), como no Brasil, argentina, Chile e México, e alguns países da América Central e Caribe. Na África, a maioria dos países africanos apresenta IDH baixo ou médio (amarelo ou amarelo-claro). Ao norte da África, tem IDH elevado (verde). Na Ásia, o IDH varia bastante, Japão e Coreia do Sul apresenta IDH muito elevado (verde-escuro). Na China também, enquanto na Índia e países do sudeste ficam entre médio e baixo (amarelo-claro ou amarelo). Na Oceania, Austrália e Nova Zelândia se destacam com o IDH muito elevado (verde-escuro).

Fonte: PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Relatório do Desenvolvimento Humano (RDH) 2023-2024: Breaking the Gridlock: Reimaginar a cooperação num mundo polarizado. acabar com o impasse. Nova iórk: pí-núdi, 2024. p. 44-47. Disponível em: https://livro.pw/bwwcg. Acesso em: 30 set. 2024.

Criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (pí-núdi), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é utilizado para classificar os países de acôr-do com indicadores relacionados à saúde, à educação e à economia, em quatro níveis de desenvolvimento humano: muito elevado, elevado, médio e baixo.

De quê maneira os países com baixo IDH podem minimizar a disparidade com as nações mais ricas e promover uma distribuição justa dos benefícios da IA?

Reúna-se a alguns côlégas a fim de criar um plano estratégico para o uso da IA com foco na redução das desigualdades nos setores quê formam o cálculo do IDH.

Info

Plano estratégico
de projeto é um documento quê estabelece os objetivos de um projeto e define as ações necessárias para atingi-los, favorecendo a coordenação de esforços e a tomada de decisões. Ele inclui a análise do cenário atual e a definição de metas de curto, médio e longo prazos, além das estratégias para alcançá-las, considerando os recursos disponíveis.

Página duzentos e trinta e sete

Leiam o texto a seguir para compreender o impacto da IA na economia global, contribuindo para agravar ou reduzir desigualdades entre países.

FMI diz quê IA póde agravar desigualdade de renda entre países

Brasil aparece em estágio intermediário no índice de preparação para ferramenta

André Marinho, do Estadão Conteúdo 26/06/2024 às 17:06 | Atualizado 26/06/2024 às 17:07

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou quê o avanço da inteligência artificial póde agravar as desigualdades de renda no mundo.

Muitos países em desenvolvimento enfrentam deficiência de infraestrutura e falta de mão de obra qualificada, necessários para o aproveitamento dos benefícios da tecnologia, afirmou o vice-chefe da divisão de política estrutural e climática do Departamento de Pesquisa do FMI, Giovanni Melina, em publicação no blógui da instituição.

A expectativa é de quê a IA promôva uma remodelação da economia global, de acôr-do com Melina.

O recurso poderá pôr em risco 33% dos empregos nos mercados desenvolvidos, 24% nos emergentes e 18% nos de baixa renda, conforme a análise.

“Mas, pelo lado positivo, também traz um enorme potencial para aumentar a produtividade dos empregos existentes para os quais a IA póde sêr uma ferramenta complementar e criar novos empregos e até novas indústrias”, pondera.

O Brasil aparece em estágio intermediário no índice de preparação para a IA, uma métrica quê busca medir a capacidade de cada nação de absorver os impactos da tecnologia.

Estados Unidos, Europa Ocidental e chiina estão entre os mais preparados.

No entendimento de Melina, os governos dos países desenvolvidos devem expandir a estrutura de proteção social, investir no treinamento de trabalhadores e priorizar inovação e integração, ao mesmo tempo em quê ampliam a coordenação global.

“A prioridade política para os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento deveria sêr estabelecer uma forte base, investindo em infraestruturas digitais e na formação digital dos trabalhadores”, recomenda.

MARINHO, André. FMI diz quê IA póde agravar desigualdade de renda entre países. CNN Brasil, [s. l.], 26 jun. 2024. Disponível em: https://livro.pw/ggxez.

Acesso em: 30 set. 2024.

Após compreender a relação entre o desenvolvimento tecnológico e a redução ou o aumento da desigualdade entre países, sigam as orientações para construir um plano estratégico.

Página duzentos e trinta e oito

1. Seleção do tema

Selecionem um tema de pesquisa sobre a desigualdade do IDH entre países quê esteja relacionado ao uso de tecnologia. Vejam alguns exemplos a seguir.

» Acesso à educação

O uso de tecnologias de IA póde melhorar o ensino em áreas isoladas. A falta de acesso a essas tecnologias, em contrapartida, póde agravar a desigualdade.

» Acesso à saúde

A IA póde melhorar o acesso a diagnósticos médicos e tratamentos. A falta de infraestrutura tecnológica, porém, póde impedir quê essas áreas se beneficiem dos avanços em IA no campo da saúde.

» Desenvolvimento econômico

A IA póde impulsionar o desenvolvimento econômico em regiões menos favorecidas. A concentração de investimentos em IA em grandes centros urbanos, no entanto, póde aumentar a disparidade econômica entre regiões.

2. Pesquisa

Pesquisem a temática escolhida em artigos, relatórios, estudos de caso e notícias publicados em fontes confiáveis, como revistas acadêmicas, órgãos governamentais e grandes portais de notícias.

Investiguem a utilização da IA para reduzir o problema relacionado ao tema e a possibilidade de a falta de acesso a essa tecnologia exacerbar a desigualdade.

Pesquisem problemas semelhantes ao escolhido por vocês quê foram solucionados em outras localidades e discutam possibilidades de adaptar essas soluções à realidade investigada.

Se possível, visitem um centro de pesquisa em tecnologia social, uma instituição pública de ciência e tecnologia ou uma organização do terceiro setor quê atue em projetos voltados à redução de desigualdades sociais por meio de ferramentas quê usam IA. ob-sérvim como essas iniciativas lidam com os desafios de acesso à conectividade, formação digital ou aplicação da IA em contextos vulneráveis.

3. Avaliação dos impactos positivos e negativos da IA

Analisem as informações coletadas, identificando possibilidades de uso da IA para reduzir as desigualdades entre países.

Discutam a possibilidade de o uso da IA aumentar a desigualdade entre países.

4. Construção do plano estratégico

Especificação do problema

Descrevam de maneira precisa o tema quê escolheram. Insiram na descrição as seguintes informações:

Página duzentos e trinta e nove

» efeitos do problema nas regiões com IDH muito baixo;

» possibilidades de a IA diminuir ou aumentar o problema;

» exemplos e dados quê justifiquem a relevância da proposta.

Objetivos do plano

Definam os objetivos principais do plano.

Apresentem metas mensuráveis quê sirvam para acompanhar o progresso do plano.

Análise da infraestrutura

Especifiquem as necessidades de infraestrutura tecnológica para implementar a IA d fórma eficaz na região.

Detalhem os investimentos necessários em áreas como as de conectividade, capacitação de mão de obra e acesso a equipamentos tecnológicos.

Identifiquem obstáculos, como falta de acesso à internet ou carência de recursos, e apresentem possíveis soluções para contorná-los.

Impacto esperado

Estabeleçam os impactos esperados da implementação do plano, como a melhora no acesso a serviços de educação e saúde.

Definam indicadores de sucesso para avaliar o andamento do plano, como taxa de crescimento econômico.

Conclusão e desafios

Façam uma síntese das soluções propostas, destacando os principais benefícios do uso da IA para reduzir desigualdades entre países.

Descrevam os principais desafios para a implementação das soluções e como eles podem sêr superados.

5. Elaboração do pôster e socialização

Usando ferramentas digitais, criem um pôster para apresentar o plano estratégico quê contenha:

» o problema identificado;

» o plano de ação;

» os indicadores de impacto e metas de curto, médio e longo prazos.

Exponham o pôster à turma, explicando os benefícios da solução proposta.

Página duzentos e quarenta