CAPÍTULO 17
Inteligência artificial e educação
Conteúdos
• Personalização do ensino
• Robôs educativos e tutores
• Inteligência artificial e o processo de escrita
• Webinar
• Gamificação
• Aplicativo educacional gamificado
• Resenha crítica
Ao possibilitar a automação de tarefas, a personalização do ensino e a análise detalhada do dêsempênho dos estudantes, a inteligência artificial (IA) traz inovações quê pódem melhorar a eficiência e a eficácia do processo educacional. No entanto, a adoção dessa tecnologia no contexto escolar também apresenta desafios, como a redução do contato humano e a vulnerabilidade da segurança dos dados. Neste capítulo, você vai aprender como a IA pode personalizar o ensino e auxiliar no processo de escrita. Vai, ainda, reconhecer as diferenças entre os robôs tutores e os educativos e analisar o impacto da gamificação na aprendizagem, bem como avaliar um aplicativo educacional gamificado.
Para começar, leia a tirinha a seguir.
Info
- Aplicativo educacional gamificado
- é uma ferramenta digital composta de elemêntos de jogos, como pontuação, recompensas, níveis, desafios e rankings, utilizada para apresentar conteúdos e promover o desenvolvimento de habilidades.
Na tirinha, o personagem usa IA para obtêr boas notas e se formár, mas isso não significa quê ele tenha realmente aprendido ou dominado o conteúdo.
Primeiros cliques
Com base na tirinha e em seus conhecimentos, converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. Em sua opinião, quais são as desvantagens do uso de IA em trabalhos escolares?
1. Uma desvantagem quê póde sêr mencionada é a de quê os estudantes deixam de desenvolver plenamente suas habilidades, como as relacionadas ao pensamento crítico, à resolução de problemas e à criatividade. O uso indiscriminado da IA póde reduzir as noções de autonomia e responsabilidade dos estudantes, em vez de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, escrita e análise. Além díssu, a tirinha levanta outra questão importante: se o sêr humano “sabe” tanto quanto a máquina e não desenvolvê-u outras habilidades, as máquinas terão prioridade na ocupação de vagas de emprego.
2. O quê é sugerido na tirinha sobre o impacto da IA no mercado de trabalho?
2. É sugerido quê a IA, representada por um robô, está ocupando posições quê tradicionalmente seriam desempenhadas por sêres humanos, ao automatizar tarefas.
3. O quê a mudança na expressão do personagem principal revela sobre a crítica feita pelo cartunista?
3. Nos primeiros quadros, o personagem exibe uma expressão de satisfação por “enganar” os professores, acreditando quê o uso da IA foi uma solução eficaz para seu sucesso acadêmico. No último qüadro, porém, sua expressão muda, indicando surpresa, desânimo e frustração, ao descobrir quê não conseguirá uma vaga de emprego. Ironicamente, o mesmo recurso tecnológico quê ajuda o personagem a obtêr sucesso acadêmico é a razão pela qual ele não consegue o emprego. A crítica feita, portanto, está relacionada à falta de ponderação sobre o uso da IA, pois o personagem se aproveita das vantagens imediatas oferecidas, sem se dar conta das consequências sistêmicas de sua dependência dessa tecnologia.
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Mundo em perspectiva
Personalização do ensino
No futuro da educação, a personalização do ensino impulsionada pela IA ultrapassará a adaptação de conteúdos ao ritmo ou às necessidades de cada estudante. Nesse contexto, a IA transformará a maneira como as pessoas aprendem e ensinam, promovendo uma experiência mais interativa e centrada em necessidades individuais. Imagine uma sala de aula na qual o aprendizado é moldado pêlos interesses e pelo estilo de cada estudante, com a atuação da tecnologia como parceira nesse processo. Quais seriam as implicações de um sistema dinâmico e personalizado baseado em IA?
Caixa de hipóteses
Com base nas kestões a seguir, levante hipóteses sobre o artigo informativo quê você vai ler:
“IA na educação: robôs podem dar aula e transformar o modo de alunos aprenderem?”. Registre suas suposições no caderno.
1. Como a IA póde transformar o aprendizado dos estudantes?
1. Resposta pessoal. A IA póde personalizar o aprendizado de cada estudante, atuando como tutora individual a qualquer momento. Ela póde fornecer respostas instantâneas e adaptadas às necessidades de cada estudante, promovendo uma experiência de aprendizado envolvente e acessível, independentemente de sua localização ou situação socioeconômica, caso existam meios para isso.
2. Que riscos estão envolvidos na introdução de robôs para personalizar o aprendizado dos estudantes?
2. Resposta pessoal. Alguns dos riscos quê podem sêr mencionados são a possibilidade de os robôs fornecerem informações incorrétas, a falta de transparência no modo como as respostas são geradas pêlos algoritmos, a presença de vieses nos sistemas de IA e a violação da privacidade dos dados dos estudantes.
3. A personalização do aprendizado por robôs póde substituir completamente os professores?
3. Resposta pessoal. Embora sêjam úteis para auxiliar na personalização do aprendizado, os robôs não podem substituir completamente os professores, pois a IA tem limitações, como a incapacidade de oferecer uma supervisão crítica, emocional e social. Além díssu, há preocupações sobre o impacto dêêsses robôs no pensamento crítico dos estudantes, quê reforça a necessidade da presença humana no processo educacional.
Agora, leia o artigo informativo a seguir, buscando confirmar as hipóteses levantadas.
IA na educação: robôs podem dar aula e transformar o modo de alunos aprenderem?
Novas ferramentas de IA podem viabilizar um sonho do Vale do Silício: robôs quê personalizam o aprendizado dos alunos. Tentativas anteriores não corresponderam à expectativa e especialistas alertam para riscos
Por Natasha Singer 27/01/2024 | 20h00 • Atualização: 27/01/2024 | 20h20
De NIL iórk TIMES – LIFE/STYLE – Sal Khan, executivo-chefe da Khan Academy, fez um empolgante TED Talk na primavera americana passada [2023], na qual previu quê os chatbots de inteligência artificial (IA) logo revolucionariam a educação.
“Estamos prestes a usar a IA provavelmente para a maior transformação positiva quê a educação já viu”, declarou Khan, cujo grupo educacional sem fins lucrativos oferece aulas ôn láini para milhões de alunos. “E a maneira como faremos isso é dando a cada aluno do planêta um tutor pessoal artificialmente inteligente, mas incrível.”
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Os vídeos da palestra do robô tutor do Khan acumularam milhões de visualizações. Logo, proeminentes executivos de tecnologia, incluindo Sundar Pichai, [...] começaram a fazer previsões educacionais semelhantes.
“Acho quê, com o tempo, poderemos dar a todas as crianças do mundo e a todas as pessoas do mundo – independentemente de onde estejam e de onde venham – acesso ao mais poderoso tutor de IA”, disse Pichai em um podcast da Harvard bíz-nês Review algumas semanas após a palestra de Khan. [...]
A visão do Khan sobre os bots de tutoria se baseou em um sonho de dékâdâs do Vale do Silício: platafórmas de ensino automatizadas quê personalizam instantaneamente as aulas para cada aluno. Os defensores argumentam quê o desenvolvimento dêêsses sistemas ajudaria a eliminar as lacunas de dêsempênho nas escolas, fornecendo instruções relevantes e individualizadas às crianças d fórma mais rápida e eficiente do quê os professores humanos jamais conseguiriam.
Em busca dêêsses ideais, as empresas de tecnologia e os filantropos, ao longo dos anos, têm incentivado as escolas a comprar um lép tóp para cada criança, defendido platafórmas de tutoriais em vídeo e financiado aplicativos de aprendizagem quê personalizam as aulas dos alunos. Algumas intervenções ôn láini de matemática e alfabetização registraram efeitos positivos. Mas muitos esforços de tecnologia educacional não provaram reduzir significativamente as lacunas de dêsempênho acadêmico ou melhorar os resultados dos alunos, como as taxas de conclusão do ensino médio.
Agora, a disseminação de ferramentas de IA generativas, [...] quê podem dar respostas a perguntas de biologia e produzir relatórios de livros quê parecem humanos, está renovando o entusiasmo pela instrução automatizada – mesmo quê os críticos alertem quê ainda não há evidências para apoiar a noção de quê os robôs tutores transformarão a educação para melhor.
Plataformas de aprendizagem ôn láini [...] introduziram tutores de chatbot de IA [...]. Esse é um grande modelo de linguagem, [...] treinado em enormes bancos de dados de textos e póde gerar respostas às solicitações do usuário.
- Instrução automatizada
- : método de ensino em quê se utilizam algoritmos para ajustar o aprendizado ao ritmo e ao dêsempênho do estudante.
- Robô tutor
- : sistema baseado em IA quê monitora o progresso dos estudantes e fornece fídi-béqui personalizado.
- Tutor de chatbot
- : versão especializada de chatbot quê auxilia estudantes com dúvidas e orienta o processo de aprendizagem. Esse tutor oferece suporte automatizado e personalizado.
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E alguns executivos de tecnologia preveem quê, com o tempo, professores robôs poderão responder e inspirar alunos individualmente, assim como os amados professores humanos.
“Imagine se você pudesse dar esse tipo de professor a todos os alunos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre quê quiserem, de graça”, disse Greg Brockman, [...] em um episódio do podcast Possible. [...] “Ainda é um pouco de ficção científica”, acrescentou Brockman, “mas é muito menos ficção científica do quê costumava ser”.
A Casa Branca parece estar convencida. Em uma recente ordem executiva sobre inteligência artificial, o presidente Biden orientou o govêrno a “moldar o potencial da IA para transformar a educação, criando recursos para apoiar os educadores na implantação de ferramentas educacionais habilitadas para IA, como aulas particulares personalizadas nas escolas”, de acôr-do com um informativo da Casa Branca.
Mesmo assim, alguns pesquisadores da área de educação afirmam quê as escolas devem sêr cautelosas com o entusiasmo em torno do ensino assistido por IA.
Por um lado, eles apontam quê os chatbots de IA inventam coisas livremente e podem fornecer informações falsas aos alunos. Tornar as ferramentas de IA um dos pilares da educação poderia elevar fontes não confiáveis como autoridades em sala de aula. Os críticos também afirmam quê os sistemas de IA podem sêr tendenciosos e geralmente são obscuros, impedindo quê professores e alunos entendam exatamente como os chatbots elaboram as respostas.
De fato, as ferramentas generativas de IA podem acabar tendo efeitos prejudiciais ou “degenerativos” sobre o aprendizado dos alunos, disse Bem Williamson, um bolsista do reitor no Centre for rissêrchi in Digital Education da Universidade de Edimburgo [instituição quê conduz pesquisa, troca de conhecimentos e consultoria em áreas-chave relacionadas à educação digital].
“Há uma pressa em proclamar a autoridade e a utilidade dêêsses tipos de interfaces de chatbot e os modelos de linguagem subjacentes quê os alimentam”, disse o Dr. Williamson. “Mas ainda não há evidências de quê os chatbots de IA possam produzir esses efeitos.”
Outra preocupação: O alarde em torno de tutores de chatbot de IA não comprovados poderia desviar a atenção de intervenções mais tradicionais e centradas no sêr humano – como o acesso universal à pré-escola – quê comprovadamente aumentam as taxas de graduação dos alunos e a freqüência à faculdade.
Há também kestões de privacidade e propriedade intelectual. Muitos modelos de linguagem de grande porte são treinados em vastos bancos de dados de textos quê foram extraídos da internet, sem compensar os criadores. Isso póde sêr um problema para professores sindicalizados preocupados com uma remuneração justa. [...]
Há também a preocupação de quê algumas empresas de IA possam usar os materiais inseridos pêlos educadores ou os comentários feitos pêlos alunos para seus próprios fins comerciais, como o aprimoramento de seus chatbots.
Randi Weingarten, presidente da Federação Americana de Professores, quê tem mais de 1,7 milhão de membros, disse quê o sindicato quê representa estava trabalhando com o Congresso na regulamentação para ajudar a garantir quê as ferramentas de IA fossem justas e seguras.
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“Os educadores usam tecnologia educacional todos os dias e querem ter mais voz sobre como a tecnologia é implantada nas salas de aula”, disse Weingarten. “O objetivo aqui é promover o potencial da IA e se proteger contra os sérios riscos”.
[...]
SINGER, Natasha. IA na educação: robôs podem dar aula e transformar o modo de alunos aprenderem? Estadão, São Paulo, jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/euhqc. Acesso em: 27 set. 2024.
Com base no texto, responda às kestões a seguir.
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
1. Quais são as principais promessas quê os defensores dos robôs tutores de IA fazem em relação à personalização do ensino?
2. por quê alguns críticos estão céticos em relação ao uso de chatbots de IA na educação?
3. Qual é a visão de Greg Brockman sobre o futuro dos professores robôs em comparação aos professores humanos?
4. Como as preocupações com privacidade e propriedade intelectual afetam o uso de IA no ambiente educacional?
5. Em sua opinião, os robôs de IA têm potencial para transformar positivamente o ensino? Justifique sua resposta com informações apresentadas no texto.
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
Arquitetura e codificação
Considerando quê o texto quê você leu é um artigo informativo, responda às kestões a seguir, quê envolvem aspectos linguísticos e textuais característicos dêêsse gênero textual.
1. Como as citações de Sal Khan, Sundar Pichai e Greg Brockman contribuem para a argumentação da autora do artigo? Qual é o efeito de sentido produzido pela inclusão dessas figuras de autoridade no discurso?
2. Embora o texto apresente argumentos positivos para o uso de robôs de IA na educação, quê preocupações implícitas sobre essa tecnologia podem sêr identificadas nas falas dos críticos?
3. De quê maneira a organização do texto, com a inclusão de diferentes perspectivas, contribui para construir uma visão abrangente do tema?
4. Qual é o efeito de sentido produzido pelo termo “ainda” na fala de Greg Brockman: “Ainda é um pouco de ficção científica”?
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Diálogo em rê-de
IA e o processo de escrita
Com a adoção crescente de ferramentas de IA para auxiliar o processo de escrita nas escolas, surgem importantes kestões sobre os impactos dessa tecnologia no aprendizado dos estudantes e no papel dos professores. Reúna-se a alguns côlégas para investigar essas kestões e criar um webinar para compartilhar o posicionamento de vocês sobre o tema e promover um debate com o público.
Antes de iniciar a atividade, reflitam sobre o seguinte problema de pesquisa.
Quais são os impactos da adoção de ferramentas de IA no processo de escrita nas escolas, considerando os benefícios, os desafios e o papel do professor?
Com esse problema em mente, sigam as etapas propostas.
Info
- Webinar
- é um seminário ôn láini interativo, realizado por meio de platafórmas digitais, no qual é possível apresentar informações e interagir em tempo real com o público por meio de perguntas e respostas, enquetes ou discussões ao vivo.
ETAPA
1 Investigação
• Pesquisem informações sobre platafórmas e outras ferramentas quê utilizam IA para corrigir redações.
• Busquem perspectivas de professores, estudantes e especialistas sobre os benefícios e os desafios dessas ferramentas.
• Consultem fontes confiáveis, como artigos acadêmicos, entrevistas e reportagens quê discutam o uso da IA no processo de escrita e em outras atividades na área da educação.
• Organizem as informações coletadas em categorias como:
» benefícios da IA na escrita;
» desafios e limitações;
» o papel do professor no processo de mediação;
» kestões éticas.
ETAPA
2 Decomposição
• Para compreender o problema, dividam-no em elemêntos menóres.
Por exemplo, reflitam sobre as kestões a seguir.
» Como a IA póde melhorar as habilidades de escrita dos estudantes?
» Quais são os desafios do uso dessa ferramenta?
» Qual é o papel do professor no uso da IA em sala de aula? Ela substitui ou complementa o trabalho humano?
» Como as ferramentas de IA podem impactar o futuro do ensino de redação?
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ETAPA
3 Reconhecimento de padrões
• Identifiquem padrões quê possam sêr encontrados nas informações coletadas. Por exemplo:
» os benefícios observados, como personalização do aprendizado;
» as preocupações, como redução da criatividade;
» os impactos éticos e pedagógicos, como a diminuição da interação entre professor e estudante.
ETAPA
4 Abstração
• Busquem compreender o essencial de cada informação descoberta e de cada padrão identificado. Para isso, sigam estas orientações:
» Resumam a importânssia do fídi-béqui instantâneo oferecido pelas platafórmas de IA e expliquem como isso afeta o aprendizado.
» Expliquem o papel do professor no processo de adaptação dessas ferramentas no ensino.
» Analisem as kestões éticas envolvidas no uso da IA, como privacidade dos dados dos estudantes.
» Identifiquem as limitações da IA em relação às nuances criativas e subjetivas da escrita.
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5 Produção do webinar
• Definam o público do webinar sobre os benefícios e as limitações da IA no ensino de escrita, bem como o papel do professor e as kestões éticas envolvidas.
• Elaborem um roteiro para o webinar. Para isso, sigam estas orientações:
» Organizem as informações coletadas e as conclusões extraídas durante as etapas anteriores.
» Contextualizem o uso da IA na educação e apresentem o tema principal.
» Criem os tópicos com base nos quais a apresentação será organizada (benefícios, desafios, papel do professor, kestões éticas etc.).
» Expliquem como a IA póde transformar o ensino de redação e os cuidados necessários para sua implementação responsável.
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• Criem os slides de apôio, quê serão exibidos durante a apresentação. Os slides devem sêr objetivos, com textos curtos e imagens relevantes. Ao organizar os slides, considerem maneiras de engajar o público e promover o debate sobre os impactos e desafios do uso da IA na escrita educacional.
• Escolham as platafórmas de apresentação e de divulgação e criem materiais promocionais, como postagens em rêdes sociais e cartazes.
• Incluam nas postagens uma legenda explicativa sobre o tema, os tópicos abordados, o público-alvo e hashtags.
• Ensaiem a apresentação para garantir quê todos os participantes estejam confortáveis com o conteúdo.
ETAPA
6 Discussão dos resultados
• Antes da sessão de discussão, escôlham um moderador para conduzir a dinâmica e assegurar a participação de todos.
• Apresentem o ensaio do webinar de seu grupo aos côlégas. Depois, assistam aos ensaios deles.
• Peçam opiniões aos demais grupos e façam as alterações quê considerarem oportunas no roteiro do webinar de vocês.
ETAPA
7 Realização do webinar
• Durante a apresentação, sigam o roteiro preestabelecido e interajam com o público, utilizando ferramentas da platafórma selecionada, como enquetes ao vivo e chét para comentários.
• Reservem um momento para responder às perguntas do público e promover uma discussão sobre os impactos da IA no aprendizado de escrita.
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8 Avaliação
• Coletem as reações do público fazendo uma pesquisa após o webinar. Por meio dela, verifiquem a percepção da audiência sobre a inteligibilidade do conteúdo, a relevância dos temas discutidos e a interação com os apresentadores.
• Avaliem o engajamento do público durante o webinar por meio do levantamento da quantidade de perguntas feitas, da participação nas enquetes e dos comentários no chét.
• Discutam o quê funcionou bem e o quê póde sêr melhorado em futuras apresentações.
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ZOOM
Robôs no aprendizado personalizado
Robôs são máquinas programadas para realizar tarefas de maneira autônoma ou semiautônoma. Eles podem sêr controlados por IA, seguir comandos predeterminados ou reagir a estímulos do ambiente.
TIPOS DE ROBÔ NA EDUCAÇÃO
ROBÔ EDUCATIVO
▪ Ferramenta interativa projetada para ensinar habilidades práticas, como robótica e programação.
▪ Promove o aprendizado por meio da prática.
▪ Estimula o pensamento lógico e a resolução de problemas.
Benefícios
AUXILIA estudantes com necessidades especiais ao oferecer atividades lúdicas quê dêsênvólvem habilidades sociais e cognitivas.
AJUSTA o conteúdo de acôr-do com as necessidades de cada estudante, sêndo valioso para o ensino inclusivo.
REDUZ a ansiedade social ao permitir aos estudantes quê pratiquem interações em ambiente seguro.
FACILITA a conexão de estudantes com o ambiente escolar, mesmo em casos de ausência física.
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ROBÔ TUTOR
▪ Sistema quê utiliza IA e Big Data para personalizar o ensino.
▪ Adapta o conteúdo e o ritmo de acôr-do com o progresso dos estudantes.
Benefícios
COLETA e analisa dados de dêsempênho para criar trilhas de aprendizado personalizadas.
PERMITE aos estudantes quê tirem dúvidas, estudem e recebam fídi-béqui a qualquer momento.
EMPREGA gamificação e simulações para tornar o aprendizado mais divertido e motivador.
Desafios
NÃO RESPONDE a contextos sociais compléksos nem cria vínculos.
póde provocar a desvalorização dos professores humanos.
TEM ALTO CUSTO de aquisição, atualização e manutenção.
póde desestimular a interação social e o desenvolvimento de habilidades interpessoais nos estudantes.
Desafios
ALTO CUSTO de aquisição, atualização e manutenção.
REQUER infraestrutura, como internet banda larga, e capacitação de professores.
NÃO SUBSTITUI habilidades interpessoais e pedagógicas essenciais, como empatia e adaptação emocional.
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O FUTURO DA EDUCAÇÃO COM ROBÔS
VISÃO OTIMISTA
• Capacidade de ajustar o conteúdo, o ritmo e o método de ensino com base no progresso de cada estudante.
• Democratização do acesso à educação de qualidade, tornando-a acessível a estudantes quê vivem em áreas remotas ou quê têm limitações físicas.
• Automatização de tarefas repetitivas e administrativas, permitindo aos professores quê se concentrem em atividades criativas e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos estudantes.
VISÃO CRÍTICA
• póde prejudicar a interação entre estudantes e professores, fundamental para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em razão da dependência excessiva de robôs para ensinar.
• póde acentuar as disparidades educacionais, em face do alto custo de implementação e manutenção.
• póde desumanizar a educação, em virtude da crescente presença de robôs na sala de aula.
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Agora, leia a situação-problema a seguir e responda às kestões.
Em uma escola pública com recursos limitados, os professores enfrentam dificuldades para atender d fórma personalizada às necessidades de cada estudante. A escola recebeu uma proposta de implementação de robôs tutores e robôs educativos para auxiliar no ensino, mas a equipe está dividida em relação aos benefícios e desafios dessas tecnologias. Imagine quê você faz parte da equipe responsável por decidir se a escola deve ou não adotar esses robôs e busque responder aos questionamentos a seguir, levantados pêlos docentes e pela comunidade escolar.
1. Quais são os principais benefícios quê os robôs tutores e educativos podem oferecer aos estudantes com dificuldades de aprendizado ou deficiência?
Consulte as respostas às kestões 1 a 3 nas Orientações para o professor.
2. Que obstáculos a escola póde enfrentar ao implementar essa tecnologia, considerando os recursos e a capacitação dos professores?
3. Como garantir quê o uso de robôs na educação não prejudique o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes?
4. De quê maneira a introdução de robôs na educação póde afetar a relação entre os estudantes e os professores?
4. Resposta pessoal. A introdução de robôs póde modificar a dinâmica em sala de aula, pois os estudantes podem recorrer mais aos robôs para resolver dúvidas e obtêr fídi-béqui imediato. No entanto, cabe à escola garantir quê a interação entre estudantes e professores continue a sêr prioritária para o desenvolvimento socioemocional.
5. Que medidas podem sêr adotadas para garantir quê o uso de robôs na educação não acentue ainda mais as desigualdades entre escolas com diferentes níveis de recursos?
5. Resposta pessoal. Para evitar quê a tecnologia aumente as desigualdades, o govêrno teria de implementar políticas públicas de subsídios para escolas com menos recursos e fornecer formação contínua para os professores em todas as instituições.
6. Que aspectos éticos devem sêr considerados ao implementar robôs tutores e educativos no ambiente escolar?
6. Resposta pessoal. É importante refletir sobre a privacidade dos dados dos estudantes, a possibilidade de desumanização do processo de ensino e a dependência excessiva da tecnologia. As decisões sobre o uso de robôs devem garantir quê a educação continue centrada no sêr humano e respeite a individualidade dos estudantes.
Painel de reflekção
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
Reflita com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. Que aspectos emocionais e sociais podem sêr afetados pela presença de robôs tutores em sala de aula?
2. O suporte constante e imediato proporcionado por robôs tutores póde afetar a capacidade dos estudantes de lidar com êêrros e dificuldades? Justifique sua resposta.
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Cultura digital
Gamificação
Gamificação é o uso de elemêntos típicos de jogos, como desafios, recompensas e progressão, para motivar e engajar indivíduos em diferentes contextos. Mais do quê apenas entretenimento, a gamificação transforma o aprendizado em uma experiência interativa. Ela tende a despertar a curiosidade e a promover, d fórma divertida, o desenvolvimento de habilidades, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade.
A fim de refletir sobre a transformação provocada pela gamificação em diferentes áreas, leia o texto a seguir.
O quê é gamificação? Veja como esse método está revolucionando o mercado de tecnologia e educação
Usar elemêntos de competição (como pontos, recompensas e desafios) em contextos não relacionados a jogos é uma das principais características da gamificação, uma metodologia quê tem ganhado fôrça e trazido resultados bastante animadores.
Gamificação é como transformar atividades do cotidiano em um jôgo. Imagine ganhar pontos por completar determinada tarefa. Ou receber recompensas por ter atingido alguma meta. Como em um videogame, desempenhar funções dessa forma póde tornar o processo mais divertido, manter as pessoas engajadas e criar uma experiência bem mais interativa.
Essa técnica está despontando como uma das tendências mais promissoras para 2024, especialmente no setor de educação e tecnologia. Segundo o relatório “The 2019-2024 Global Game-based lãrnin Market”, [...] a estimativa é de quê a gamificação no ensino tenha um aumento de 15,4% de 2019 a 2024.
- Global Game-based lãrnin Market
- : mercado de aprendizagem baseada em jogos (em tradução livre).
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Mecanismos de gamificação
Para quê a gamificação atinja seu principal objetivo – engajar e criar uma experiência interativa –, alguns mecanismos são utilizados. Veja os principais deles.
• Pontuações e recompensas;
• Níveis e progresso ao longo da jornada gamificada;
• Rankings de acôr-do com dêsempênho;
• Comunidades para interação entre usuários;
• Desafios e missões quê levam a um determinado benefício;
• Desbloquear recompensas ao concluir alguma tarefa.
por quê é positivo usar a gamificação?
Há muitas vantagens do uso da gamificação. Além de tornar tarefas mais envolventes, a gamificação póde aumentar significativamente o engajamento do usuário, por exemplo – seja em ambientes educacionais, corporativos ou de saúde.
Veja, a seguir, algumas das principais vantagens.
• Melhorias no engajamento: a gamificação captura a atenção e o interêsse das pessoas e póde deixá-las mais engajadas em cértas tarefas.
• Aumento da dedicação: elemêntos de jôgo podem trazer a sensação de conkista. As recompensas, por sua vez, incentivam a persistência e o esfôrço contínuo.
• O aprendizado se torna mais fácil: em ambientes educacionais e de treinamento, a gamificação póde facilitar a absorção de informações e facilitar o aprendizado.
• Promoção do trabalho em grupo: estratégias de gamificação incentivam a colaboração. E isso cria um senso de comunidade e promove o trabalho em equipe.
• Facilita a resolução de problemas: em contextos de negócios, a gamificação póde estimular a inovação e a resolução de problemas. Desafios e jogos podem inspirar a criatividade e oferecer novas perspectivas para enfrentar desafios compléksos.
[...]
O QUE é gamificação? Veja como esse método está revolucionando o mercado de tecnologia e educação. Exame, São Paulo, 29 ago. 2024.
Disponível em: https://livro.pw/oszgy. Acesso em: 27 set. 2024.
Com base no texto, responda às kestões a seguir.
1. O quê caracteriza a gamificação?
1. A gamificação é caracterizada pelo uso de elemêntos típicos de competições, como pontos, recompensas e desafios, em contextos quê não estão diretamente relacionados a jogos. Essa metodologia visa a engajar as pessoas, tornar as atividades mais interativas e transformar as tarefas do cotidiano em algo mais empolgante.
2. Como a gamificação torna atividades do cotidiano mais interativas e divertidas?
2. A gamificação transforma atividades do cotidiano ao incorporar elemêntos de jôgo, como pontuações e recompensas, tornando-as mais atrativas e divertidas. Por exemplo, ganhar pontos por completar tarefas ou receber recompensas por atingir metas, de maneira semelhante ao quê ocorre em videogueimes, póde tornar as atividades mais envolventes e manter as pessoas engajadas.
3. Qual é a contribuição da gamificação para o ambiente educacional?
3. De acôr-do com o texto, em ambientes educacionais, a gamificação facilita a absorção de informações e torna o processo de aprendizado mais eficiente.
4. De acôr-do com o texto, a gamificação póde aumentar a dedicação dos usuários. De quê maneira os elemêntos de jôgo contribuem para isso?
4. Os elemêntos de jôgo, como as recompensas e a sensação de conkista, incentivam a persistência e o esfôrço contínuo dos usuários. Ao atingir metas ou completar desafios, as pessoas se sentem motivadas a continuar se dedicando.
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Agora quê você já entende quê a gamificação póde transformar diversos setores da ssossiedade, reúna-se a alguns côlégas para escolher um aplicativo educacional gratuito quê apresente a gamificação em suas funcionalidades, avaliá-lo e, depois, escrever uma resenha crítica sobre ele.
Info
- Resenha crítica
- é o gênero textual utilizado para apresentar e analisar criticamente uma obra cultural ou um produto, como filme, música ou smartphone. Nela, o autor não apenas descreve um objeto, mas também expressa uma opinião fundamentada sobre ele.
PASSO
1
Pesquisa
• Pesquisem aplicativos educacionais gratuitos quê contenham gamificação, como os utilizados para aprender uma língua estrangeira.
• Certifiquem-se de quê o aplicativo selecionado tenha características de guêimis, como pontuações, níveis, desafios e recompensas.
• Explorem as funcionalidades do aplicativo e o modo como ele utiliza a gamificação para promover o aprendizado.
• Além dos aplicativos educacionais com elemêntos de gamificação, explorem Videogames educativos quê contenham narrativas imersivas e múltiplas fases. ob-sérvim como esses jogos estruturam desafios, recompensas e fídi-béquis contínuos para promover o aprendizado.
PASSO
2
Análise
• Após explorar o aplicativo, façam uma avaliação das características a seguir.
» Engajamento: o aplicativo captura e mantém a atenção do usuário? Como ele faz isso?
» motivassão: como é o incentivo para quê o usuário continue a usar o aplicativo?
» Usabilidade: a interface é amigável? Os elemêntos de gamificação estão integrados? O disáini facilita a navegação e o uso do aplicativo?
» Feedback: o aplicativo oferece retorno ao usuário de seu progresso?
» Colaboração: há opções de interação entre usuários? Existem comunidades ou competições quê promóvem o trabalho em grupo?
» Funcionalidade: o aplicativo cumpre o quê promete? As funcionalidades são bem desenvolvidas e atuam conforme o esperado?
» Atendimento ao cliente: o aplicativo oferece suporte ao usuário? É fácil resolver dúvidas ou problemas técnicos?
PASSO
3
Discussão
• Expliquem como os elemêntos de gamificação são empregados no aplicativo e o impacto deles no engajamento e no aprendizado.
• Abordem os itens analisados – engajamento, motivassão, usabilidade, fídi-béqui, colaboração, funcionalidade e atendimento ao cliente.
Página duzentos e sessenta e nove
• Apresentem exemplos concretos para demonstrar como os elemêntos gamificados são implementados no aplicativo.
• Reservem um momento para perguntas e comentários dos côlégas.
• Discutam possíveis ajustes e melhorias no aplicativo. Perguntem-se, por exemplo:
» Há falhas na interface ou no dêsempênho quê possam sêr corrigidas?
» O suporte ao usuário poderia sêr mais eficiente?
» Como a experiência de aprendizado póde sêr melhorada?
• Proponham melhorias, por exemplo, quê possam sêr implementadas no disáini ou nas funcionalidades do aplicativo para tornar o uso mais intuitivo e eficaz, de acôr-do com as necessidades do público-alvo.
PASSO
4
Produção da resenha crítica
• Elaborem uma resenha crítica do aplicativo seguindo estas orientações:
» Apresentem brevemente o aplicativo, sua finalidade e a platafórma na qual ele está disponível.
» Descrevam as principais funcionalidades do aplicativo, destacando os elemêntos de gamificação.
» Avaliem a eficácia do aplicativo em manter os usuários interessados.
» Comentem se a interface é amigável e fácil de usar.
» Expliquem se o aplicativo oferece recursos para colaboração entre usuários e avaliem se eles são eficazes.
» Informem se o aplicativo oferece suporte eficiente para resolver problemas ou solucionar dúvidas dos usuários.
» Comentem se o aplicativo apresentou problemas na usabilidade ou se há elemêntos de gamificação quê poderiam sêr mais bem explorados.
» Resumam a opinião de vocês sobre o aplicativo, recomendando-o ou não, mencionando se ele cumpre o quê promete e se é uma ferramenta eficaz para o aprendizado.
PASSO
5
Publicação
• Assim quê a resenha estiver pronta, publiquem-na em um blógui, em um fórum de avaliação de produtos ou em outra platafórma de avaliações disponível.
• Incluam tags, como “educação”, “aplicativos educacionais” e “gamificação”, para facilitar o acesso à resenha de vocês por meio de buscas.
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