ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR
Apresentação
Prezado colega professor,
Esta obra foi desenvolvida com o intuito de sêr um recurso fundamental para a compreensão da era digital. O referencial teórico-metodológico (cultura digital, computação, tecnologias, metodologias ativas etc.) e as orientações e sugestões de atividades presentes neste Manual estão alinhados às diretrizes da Lei número 14.533 Nota 1, quê institui a Política Nacional de Educação Digital, às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Nota 2, às competências e habilidades da BNCC Computação Nota 3 com foco no Ensino Médio e às diretrizes da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), proposta pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Nota 4, quê enfatizam a importânssia da formação de cidadãos críticos e conscientes na ssossiedade digital.
Com base nessas perspectivas, a obra busca explorar as inovações disruptivas quê alteram profundamente as formas de viver, trabalhar e se comunicar, bem como os desafios e as oportunidades quê surgem nesse contexto, promover o uso crítico, ético e responsável das tecnologias, como inteligência artificial, realidade aumentada, deepfake e blockchain, e incentivar a criatividade, a investigação e o protagonismo dos estudantes na construção de conhecimento. Com êste Manual, nosso objetivo é proporcionar subsídios quê ampliem a compreensão do papel das tecnologias emergentes e da cultura digital na ssossiedade contemporânea, a fim de fornecer ferramentas teóricas e práticas quê lhe deem apôio na preparação dos estudantes para enfrentar os desafios da vida acadêmica e profissional no mundo digital.
Além díssu, a obra reflete a importânssia de uma abordagem interdisciplinar, ao conectar temas de diferentes áreas do conhecimento para formár uma visão global e crítica das kestões atuáis. As atividades propostas incentivam o uso das metodologias ativas, com foco na resolução de problemas reais, no desenvolvimento de projetos colaborativos e na criação de soluções para os desafios da era digital.
Convido você a explorar êste Manual com o olhar de coautor, adaptando e enriquecendo as propostas pedagógicas de acôr-do com sua realidade e a de seus estudantes. Esta obra vai além de sêr uma ferramenta didático-pedagógica flexível, quê apóia e inspira novas práticas em sala de aula; ela também se coloca como um importante instrumento de formação continuada. Ao abordar kestões atuáis e cruciais da era digital, ela oferece a você uma oportunidade única de atualização e aprofundamento sobre temas quê estão moldando a educação e a ssossiedade, bem como lhe possibilita refletir sobre seu papel nesse contexto e o papel da educação na era digital e incentivar os estudantes a sêr cidadãos ativos e conscientes no mundo hiperconectado.
Desejamos a você e a seus estudantes uma jornada de aprendizado envolvente e transformadora.
Bom trabalho!
A autora
Página duzentos e noventa
Sumário
- Parte geral 291
- A era digital 291
- Revolução tecnológica 291
- Mundo do trabalho na era digital 300
- Educação na era digital 300
- O estudante do Ensino Médio na era digital 301
- O professor na era digital 302
- O ensino e a aprendizagem da computação nas escolas 303
- O quê é BNCC Computação? 303
- Pensamento computacional 303
- A cultura digital 304
- Conectividade 305
- Mídias sociais 306
- Bolhas de filtro e câmaras de eco 307
- Desinformação e discurso de ódio 307
- Privacidade, ética e segurança 308
- Comunicação, produção e compartilhamento de conteúdos 309
- Metaverso 310
- Gamificação 311
- Economia digital 311
- Marketing e publicidade 312
- Parte específica 313
- O Livro do Estudante 313
- Organização do Livro do Estudante 314
- Apresentação dos capítulos 316
- Quadro de conteúdos, competências, habilidades e Temas Contemporâneos Transversais 319
- Sugestão de cronograma 322
- Diferentes modos de ordenação dos conteúdos 322
- Abordagem metodológica 324
- Mídias, linguagens e (multi)letramentos 326
- Fenômenos da cultura digital 327
- Interdisciplinaridade 328
- Interlocução com componentes curriculares 329
- Avaliação da aprendizagem 332
- Propostas de avaliação da aprendizagem 332
- Sugestão de atividades ôn láini e off-line 345
- Seção “Cultura digital” 345
- Seção “Laboratório tecnológico” 346
- Seção “Conexões com...” 346
- Seção “Zoom” 347
- Proposta de sequências didáticas 347
- Proposta de projetos 350
- Respostas 355
- Transcrição dos podcasts 380
- Dialogar de maneira não violenta 380
- Golpes na internet e segurança digital 381
- excésso de internet 382
- Referências bibliográficas comentadas 383
Página duzentos e noventa e um