ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR

Apresentação

Prezado colega professor,

Esta obra foi desenvolvida com o intuito de sêr um recurso fundamental para a compreensão da era digital. O referencial teórico-metodológico (cultura digital, computação, tecnologias, metodologias ativas etc.) e as orientações e sugestões de atividades presentes neste Manual estão alinhados às diretrizes da Lei número 14.533 Nota 1, quê institui a Política Nacional de Educação Digital, às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Nota 2, às competências e habilidades da BNCC Computação Nota 3 com foco no Ensino Médio e às diretrizes da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), proposta pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Nota 4, quê enfatizam a importânssia da formação de cidadãos críticos e conscientes na ssossiedade digital.

Com base nessas perspectivas, a obra busca explorar as inovações disruptivas quê alteram profundamente as formas de viver, trabalhar e se comunicar, bem como os desafios e as oportunidades quê surgem nesse contexto, promover o uso crítico, ético e responsável das tecnologias, como inteligência artificial, realidade aumentada, deepfake e blockchain, e incentivar a criatividade, a investigação e o protagonismo dos estudantes na construção de conhecimento. Com êste Manual, nosso objetivo é proporcionar subsídios quê ampliem a compreensão do papel das tecnologias emergentes e da cultura digital na ssossiedade contemporânea, a fim de fornecer ferramentas teóricas e práticas quê lhe deem apôio na preparação dos estudantes para enfrentar os desafios da vida acadêmica e profissional no mundo digital.

Além díssu, a obra reflete a importânssia de uma abordagem interdisciplinar, ao conectar temas de diferentes áreas do conhecimento para formár uma visão global e crítica das kestões atuáis. As atividades propostas incentivam o uso das metodologias ativas, com foco na resolução de problemas reais, no desenvolvimento de projetos colaborativos e na criação de soluções para os desafios da era digital.

Convido você a explorar êste Manual com o olhar de coautor, adaptando e enriquecendo as propostas pedagógicas de acôr-do com sua realidade e a de seus estudantes. Esta obra vai além de sêr uma ferramenta didático-pedagógica flexível, quê apóia e inspira novas práticas em sala de aula; ela também se coloca como um importante instrumento de formação continuada. Ao abordar kestões atuáis e cruciais da era digital, ela oferece a você uma oportunidade única de atualização e aprofundamento sobre temas quê estão moldando a educação e a ssossiedade, bem como lhe possibilita refletir sobre seu papel nesse contexto e o papel da educação na era digital e incentivar os estudantes a sêr cidadãos ativos e conscientes no mundo hiperconectado.

Desejamos a você e a seus estudantes uma jornada de aprendizado envolvente e transformadora.

Bom trabalho!

A autora

Página duzentos e noventa

Sumário

  • Parte geral 291
  • A era digital 291
    • Revolução tecnológica 291
  • Mundo do trabalho na era digital 300
  • Educação na era digital 300
    • O estudante do Ensino Médio na era digital 301
    • O professor na era digital 302
  • O ensino e a aprendizagem da computação nas escolas 303
    • O quê é BNCC Computação? 303
  • Pensamento computacional 303
  • A cultura digital 304
    • Conectividade 305
    • Mídias sociais 306
    • Bolhas de filtro e câmaras de eco 307
    • Desinformação e discurso de ódio 307
    • Privacidade, ética e segurança 308
    • Comunicação, produção e compartilhamento de conteúdos 309
    • Metaverso 310
    • Gamificação 311
    • Economia digital 311
    • Marketing e publicidade 312
  • Parte específica 313
  • O Livro do Estudante 313
    • Organização do Livro do Estudante 314
  • Apresentação dos capítulos 316
  • Quadro de conteúdos, competências, habilidades e Temas Contemporâneos Transversais 319
  • Sugestão de cronograma 322
    • Diferentes modos de ordenação dos conteúdos 322
  • Abordagem metodológica 324
  • Mídias, linguagens e (multi)letramentos 326
  • Fenômenos da cultura digital 327
  • Interdisciplinaridade 328
    • Interlocução com componentes curriculares 329
  • Avaliação da aprendizagem 332
    • Propostas de avaliação da aprendizagem 332
  • Sugestão de atividades ôn láini e off-line 345
    • Seção “Cultura digital” 345
    • Seção “Laboratório tecnológico” 346
    • Seção “Conexões com...” 346
    • Seção “Zoom” 347
  • Proposta de sequências didáticas 347
  • Proposta de projetos 350
  • Respostas 355
  • Transcrição dos podcasts 380
    • Dialogar de maneira não violenta 380
    • Golpes na internet e segurança digital 381
    • excésso de internet 382
  • Referências bibliográficas comentadas 383

Ilustração abstrata com uma linha ondulada azul clara que percorre horizontalmente a imagem, formando curvas suaves. Ao redor da linha, há diversos sólidos geométricos coloridos, como cubos, dodecaedros e esferas, em tons variados. A composição transmite uma ideia de fluxo de dados, conectividade ou abstração digital, podendo representar conceitos como redes, algoritmos ou comunicação de informações.

Página duzentos e noventa e um