Notas de Rodapé
Notas de rodapé, quando existentes, estão indicadas em ordem de ocorrência.
Nota 1 Fábio Nahas é cirurgião plástico com mais de 30 anos de carreira. É o atual diretor científico internacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e foi vice-presidente da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Estética). Ele é formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e atualmente também atua como professor da Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, além de sêr editor associado do Aesthetic Plastic Surgery Journal, órgão ÓFicial de publicações científicas da International Society of Plastic Surgery (ISAPS).
Nota 2 O repórter viajou a convite do Congresso Brain 2024: Cérebro, Comportamento e Emoções
Nota 1 BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis n os 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Brasília, DF: Presidência da República, 2023. Disponível em: https://livro.pw/ygvqp. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 2 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018.
Nota 3 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: computação: complemento à BNCC. Brasília, DF: MÉC, 2022.
Nota 4 uílsôm, Carolyn éti áu. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília, DF: Unesco: UFTM, 2013.
Nota 5 MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes e rêdes. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 10-11.
Nota 6 SIQUEIRA, Ethevaldo. Para compreender o mundo digital. São Paulo: glôbo, 2008. p. 11.
Nota 7 GARCÍA ARETIO, Lorenzo. Necesidad de una educación digital en un mundo digital. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, madrí, v. 22, n. 2, p. 11, jul./dez. 2019.
Nota 8 BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zarrár, 2021.
Nota 9 GARCIA, Eugênio V. A revolução tecnológica bate à nossa porta. Estamos preparados? Cebri Revista, Rio de Janeiro, ano 2, n. 7, p. 9-10, jul./set. 2023.
Nota 10 GERE, chârli. Digital culture. 2. ed. London: Reaktion Búks, 2008. p. 207.
Nota 11 GERE, ref. 10, p. 15-16.
Nota 12 OLIVEIRA, Flávio Augusto Ferreira de; BARROCO, sônîa Mari Shima. Revolução tecnológica e smartphone: considerações sobre a constituição do sujeito contemporâneo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 28, p. 2-3, 2023.
Nota 13 PEREIRA, Jenifer Carina; SILVA, José Everton da. Quarta revolução industrial e o fenômeno da transnacionalidade: uma análise acerca da expansão da inteligência artificial no mundo globalizado. Interfaces Científicas: Direito, Aracaju, v. 9, n. 1, p. 349, 2022.
Nota 14 MENDES, Laura Schertel; MATTIUZZO, Marcela. Discriminação algorítmica: conceito, fundamento legal e tipologia. Direito Público, Porto Alegre, v. 16, n. 90, p. 41, 2019. Disponível em: https://livro.pw/bjhil. Acesso em: 19 out. 2014.
Nota 15 INTERNÉTIONAL TELECOMMUNICATION UNION. Documentos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação: Genebra 2003 e Túnis 2005. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014. Disponível em: https://livro.pw/dorxm. Acesso em: 19 mar. 2024.
Nota 16 REGULAMENTO Geral de Proteção de Dados (RGPD). Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça. Disponível em: https://livro.pw/plzaj. Acesso em: 19 out. 2024.
Nota 17 BRASIL. Lei n º 13.709, de 14 ago. 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP). Brasília, DF: Presidência da República, 2018. Disponível em: https://livro.pw/rkmft. Acesso em: 19 out. 2024.
Nota 18 BRASIL. Lei n º 13.853, de 8 jul. 2019. Altera a Lei número 13.709, de 14 ago. 2018, para dispor sobre a proteção de dados pessoais e para criar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados; e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2019. Disponível em: https://livro.pw/nkfhe. Acesso em: 19 out. 2024.
Nota 19 MENDES; MATTIUZZO, ref. 14, p. 52-53.
Nota 20 PRUX, Óscar Ivan; PIAI, kévin de Souza. Discriminação algorítmica e a tutela aos dados pessoais no ambiente corporativo: uma análise de saúde ao emprego. Revista Argumentum, v. 21, n. 3, p. 1280-1283, 2020. Disponível em: https://livro.pw/zxbtq. Acesso em: 19 out. 2024.
Nota 21 MENDES; MATTIUZZO, ref. 14, p. 55-59.
Nota 22 KLEINBERG, dîon éti áu. Discrimination in the age ÓF algorithms. quên-brigi: Né chionál birô ÓF Economic rissêrchi, 2019. p. 33-38. Disponível em: https://livro.pw/ymzcv. Acesso em: 19 out. 2024.
Nota 23 KLEINBERG éti áu., ref. 22, p. 6.
Nota 24 GARCÍA ARETIO, ref. 7, p. 13-14
Nota 25 PRENSKY, márc. The emerging ôn láini láif ÓF the digital native: what they do differently because ÓF technology, ênd how they do it. [S. l.: s. n.], 2004. p. 2. Disponível em: https://livro.pw/arbje. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 26 GARCÍA ARETIO, ref. 7, p. 16.
Nota 27 GARCÍA ARETIO, ref. 7, p. 16-17.
Nota 28 GARCÍA ARETIO, ref. 7, p. 19.
Nota 29 GRIZZLE, Alton éti áu. Citoyens éduqués aux médias et à l’information: penser de manière critique, cliquer à bon escient!. 2. ed. Paris: l’Organisation des Nations Unies pour l’éducation, la science et la culture, 2023. p. 3.
Nota 30 GRIZZLE éti áu., ref. 29. p. 3.
Nota 31 SANTOS, Raquel Moreira dos; CAZUZA, Erika dos Santos; ALEIXO, Felipe. TDIC e educação: desafios e possibilidades na prática pedagógica. Revista Exitus, Santarém, v. 13, n. 1, p. 8, 2023. Disponível em: https://livro.pw/yilaj. Acesso em: 22 out. 2024.
Nota 32 BRANCO, Emerson Pereira; ADRIANO, Gisele; ZANATTA, Shalimar Calegari. Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. esp. 2, p. 346, 2020. Disponível em: https://livro.pw/iztno. Acesso em: 22 out. 2024.
Nota 33 lópes, Maria Cristina Lima Paniago. Formação tecnológica do professor em uma ssossiedade digital: desafios e perspectivas. Polifonia, Cuiabá, n. 17, p. 168, 2009. Disponível em: https://livro.pw/izykx. Acesso em: 22 out. 2024.
Nota 34 BRASIL, ref. 3.
Nota 35 SASSI, Sabrina Bourscheid. Explorando potencialidades da computação desplugada na rê-de estadual de educação de Mato Grosso. 2023. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2023. p. 50-51.
Nota 36 WING, Jeannette. M. Computational thinking. Communications ÓF the ACM, v. 49, n. 3, p. 33, 1º mar. 2006.
Nota 37 WING, ref. 36, p. 36.
Nota 38 ANDRADE, Daiane éti áu. Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 19. 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 170.
Nota 39 WANGENHEIM, Christiane Gresse von éti áu. Desenvolvimento e avaliação de um jôgo de tabuleiro para ensinar o conceito de algoritmos na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 311, 2019. Disponível em: https://livro.pw/txcor. Acesso em: 22 out. 2024.
Nota 40 KENSKI, Vani Moreira. Cultura digital. In: MILL, Daniel. Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018. p. 139.
Nota 41 GERE, ref. 10, p. 18 (tradução nossa).
Nota 42 LEMOS, André. Cibercultura como território recombinante. ABCiber, 2009. Disponível em: https://livro.pw/csatw. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 43 43 LEMOS, ref. 42.
Nota 44 HEINSFELD, Bruna Damiana; PISCHETOLA, Magda. Cultura digital e educação, uma leitura dos estudos culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. esp. 2, p. 1353, ago. 2017.
Nota 45 LEWIS, Tania. Digital connectivity. In: JUERGENSMEYER, márk; SASSEN, Saskia; STEGER, Manfred (ed.). The óksfór handbook ÓF global studies. níu iórk: óksfór iUnivêrsity Préss, 2019. p. 561.
Nota 46 FLORIDI, Luciano. The fourth revolution: how the infosphere is reshaping human reality. óksfór: óksfór iUnivêrsity Préss, 2014. p. 43.
Nota 47 ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; TOMÉ, vítor Manuel Nabais. As rêdes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 96, n. 242, p. 15, 2015. Disponível em: https://livro.pw/brypw. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 48 FERREIRA, Elisabete Zimmer éti áu. A influência da internet na saúde biopsicossocial do adolescente: revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 73, n. 2, p. 9, 2020. Disponível em: https://livro.pw/rudtg. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 49 MOROMIZATO, M. S. éti áu. O uso de internet e rêdes sociais e a relação com indícios de ansiedade e depressão em estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 41, n. 4, p. 501, 2017. Disponível em: https://livro.pw/odgsb. Acesso em: 21 out. 2020.
Nota 50 CRUZ, F. A. D. éti áu. Evaluation ÓF Internet addiction ênd the quality ÓF láif ÓF Brazilian adolescents from public ênd private schools. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 35, n. 2, p. 202, 2018. Disponível em: https://livro.pw/zqxac. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 51 PORTUGAL, Adriana Farias; SOUZA, Júlio César Pinto de. Uso das rêdes sociais na internet pêlos adolescentes: uma revisão de literatura. Revista Ensino de Ciências e Humanidades, ano 4, v. IV, n. 2, p. 276, jul./dez. 2020. Disponível em: https://livro.pw/mfdfh. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 52 LIRA, Ariana Galhardi éti áu. Uso de rêdes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileiras. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 66, n. 3, p. 165, 2017. Disponível em: https://livro.pw/tiyxf. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 53 PELLIZZARI, Bruno Henrique Miniuchi; Barrêto JUNIOR, Irineu Francisco. Bolhas sociais e seus efeitos na ssossiedade da informação: ditadura do algoritmo e entropia na internet. Revista de Direito, Governança e Novas Tecnologias, v. 5, n. 2, p. 58, jul./dez. 2019. Disponível em: https://livro.pw/nhscf. Acesso em: 14 out. 2024.
Nota 54 PARISER, Eli. O filtro invisível: o quê a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zarrár, 2012.
Nota 55 TAHA, Juliana Silva Pereira; GARCIA, Marcos Roberto. O impacto das bolhas digitais no comportamento humano. Psicologia Argumento, v. 42, n. 117, p. 624-625, abr./jun. 2024. Disponível em: https://livro.pw/mhmkx. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 56 BUCCI, Eugênio. Ciências da Comunicação contra a desinformação. Comunicação & Educação, ano XXVII, n. 2, p. 10, jul./dez. 2022. Disponível em: https://livro.pw/umkpl. Acesso em: 20 out. 2024.
Nota 57 SILVA, Max Melquiades da; CENDÓN, Beatriz Valadares. Estratégia, método e conteúdo: três componentes para compreensão das campanhas contemporâneas de desinformação. BiblioCanto, Natal, v. 8, n. 1, p. 23, 2022. Disponível em: https://livro.pw/nxclx. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 58 PASQUIM, Heitor; OLIVEIRA, Marcos; SOARES, Cássia Baldini. Fake news sobre drogas: pós-verdade e desinformação. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 2, abr. 2020. Disponível em: https://livro.pw/kqqrx. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 59 ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O fenômeno da pós-verdade: uma revisão de literatura sobre suas causas, características e consequências. Alceu, Rio de Janeiro, v. 20, n. 41, p. 37-38, jul./set. 2020. Disponível em: https://livro.pw/dthdp. Acesso em: 20 out. 2024.
Nota 60 CASTRO, Marcela Magalhães e. A liberdade de expressão e o discurso do ódio: análise da jurisprudência do supremo tribunal federal. Monografia (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Brasília, DF: 2019, p. 63.
Nota 61 BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2023]. Disponível em: https://livro.pw/vnjvt. Acesso em: 17 out. 2024.
Nota 62 BROIANO, Paulo Henrique Rocha; PEIXOTO, Graziela Filgueira; GOMES, Sebastião Edilson Rodrigues. O discurso de ódio: um olhar sôbi a ótica da garantia constitucional da liberdade de expressão frente as rêdes sociais. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 1160-1161, abr. 2023.
Nota 63 RODRIGUES, Theófilo Codeço Machado; BONONE, Luana Meneguelli; MIELLI, Renata. Desinformação e crise da democracia no Brasil: é possível regular fêik news? Confluências, Niterói, v. 22, n. 3, p. 33, 2020. Disponível em: https://livro.pw/twapp. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 64 ZUBOFF, Shoshana. Big other: surveillance capitalism ênd the prospects ÓF an information civilization. Journal ÓF Information Technology, v. 30, n. 1, p. 78, 2015.
Nota 65 BRASIL. Lei n º 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: https://livro.pw/bpbzh. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 66 BRASIL, ref. 17.
Nota 67 PRATES, Cristina Cantú. Privacidade e intimidade na internet: a legalidade dos cookies e spam. Revista FMU Direito. São Paulo, ano 28, n. 42, p. 30-31, 2014.
Nota 68 SOARES, Herbert Júnior; ARAÚJO, Nelcileno V. de S.; SOUZA, Patrícia Cristiane de. Privacidade e segurança digital: um estudo sôbire a percepção e o comportamento dos usuários sob a perspectiva do paradoxo da privacidade. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE, 1.,2020, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 3. Disponível em: https://livro.pw/zpmsm. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 69 TOMÁS, Cecília Cristina dos Reis. Desafios éticos da internet das coisas: em torno da personalização na educação. 2020. 296 f. Tese (Doutorado em Educação a Distância e Elearning) – Universidade Aberta, [s. l.], 2020. p. 81. Disponível em: https://livro.pw/ceyoa. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 70 VIANA, Ana Cristina Aguilar Viana; BERTOTTI, Bárbara Mendonça. Smart cities e o outro lado da moeda: a ssossiedade da vigilância. International Journal ÓF Digital Law, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, ed. esp. suplementar, p. 45-46, mar. 2021. (Comunicados científicos do SeminárioInternacional de Integração).
Nota 71 TOMÁS, ref. 69, p. 65.
Nota 72 CANONGIA, Cláudia; MANDARINO JUNIOR, Rafael. Segurança cibernética: o desafio da nova Sociedade da Informação. Parcerias Estratégicas, Brasília, DF, v. 14, n. 29, p. 25-26, jul./dez. 2009.
Nota 73 SANTOS, Domingos Sávio dos éti áu. Tecnologias, cidadania e educação: estratégias para lidar com os riscos das práticas digitais nas instituições escolares. Revista Amor Mundi, Santo Ângelo, v. 4, n. 7, p. 17, 2023.
Nota 74 SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à sáiber cultura: o advento do pós-humano. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 22, p. 24-25, dez. 2003. Disponível em: https://livro.pw/ogwax. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 75 SOUZA, Joseilda Sampaio de. Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital. 2011. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da baía, Salvador, 2011. p. 72. Disponível em: https://livro.pw/cbhxf. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 76 LASÉN, Amparo; PUENTE, Héctor. La cultura digital. In: Tecnologías Sociales de la Comunicación. Catalunya: UOC, 2016. p. 9.
Nota 77 MOMENI, Mina. Social medía ênd political participation. niu Media & Society, v. 19, n. 12, p. 2094-2100, 2017.
Nota 78 REIS, Gabriel Souza. A cultura do remix como manifestação estética da Pós-Modernidade. 2013. 39 f. Projeto de pesquisa (Pós-graduação em Semiótica Psicanalítica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. p. 5-12.
Nota 79 LEMOS, André. Ciber-Cultura-Remix. In: SEMINÁRIO “SENTIDOS E PROCESSOS”. São Paulo: Itaú Cultural, 2005. p. 3. Disponível em: https://livro.pw/qsbwc. Acesso em: 21 out. 2024.
Nota 80 SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2007. p. 268.
Nota 81 SCHLEMMER, Eliane; BACKES, Luciana. Metaversos: novos espaços para construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 24, p. 520, maio/ago. 2008. Disponível em: https://livro.pw/pizaf. Acesso em: 20 out. 2024.
Nota 82 MARTÍN RAMALLAL, Pablon; WASALDUA, Jesús Sabater; MONDAZA, Mercedes Ruiz. Metaversos y mundos virtuales, una alternativa a la transferencia del conocimiento: el Caso Offf-2020. Fonseca, Journal ÓF Communication, Salamanca, v. 24, p. 91, 2022. (Tradução nossa). Disponível em: https://livro.pw/cvjoz. Acesso em: 22 out. 2024.
Nota 83 SCHLEMMER; BACKES, ref. 81, p. 522.
Nota 84 FARDO, Marcelo Luis. A gamificação como estratégia pedagógica: estudo de elemêntos dos guêimis aplicados em processos de ensino e aprendizagem. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013. p. 42. Disponível em: https://livro.pw/sfavc. Acesso em: 22 out. 2024.
Nota 85 KOCH-GRÜNBERG, Tim Theodor. Gameful Connectivism: social bookmarking no SAPO Campus. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) – Departamento de Comunicação e ár-te, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2011. p. 20. Disponível em: https://livro.pw/dfrmn. Acesso em: 22 out. 2024.
Nota 86 FARDO, ref. 84, p. 64.
Nota 87 FARIA, Renato Vilela; MONTEIRO, Alexandre Luiz Moraes do Rêgo; SILVEIRA, Ricardo Maitto da. Os desafios da tributação dos negócios desenvolvidos na economia digital. Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, 11 out. 2018. Disponível em: https://livro.pw/jpgxv. Acesso em: 20 out. 2024.
Nota 88 ARAÚJO, Clayton Vinícius Pegoraro de; GARCIA JUNIOR, Wagner Roberto Ramos; KÖLLING, Gabrielle Jacobi. Economia digital e concorrência: o aplicativo Uber e o serviço de táxi. Direito Internacional e Globalização Econômica, São Paulo, v. 12, n. 12, p. 51, 2024. Disponível em: https://livro.pw/nyfpc. Acesso em: 22 out. 2024.
Nota 89 FARIA; MONTEIRO; SILVEIRA, ref. 87.
Nota 90 SILVA, Joselane de Souza da. Estratégias de marketing digital e seus efeitos na atualidade digital. Revista OWL, v. 1, n. 2, p. 31-32, jul. 2023.
Nota 91 ALHABASH, Saleem; MUNDEL, Ruân; HUSSAIN, Syed Ali. Social medía advertising: unraveling the mystery box. In: THORSON, êstér; RODGERS, Shelly (ed.). Digital advertising: theory ênd research. 3. ed. Routledge: London, 2017. p. 287.
Nota 92 COSTA, Sofia Oliveira. Marketing de influência e nanoinfluenciadores: relato de experiência do blógui da Soso. 2022. 60 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Centro de Ciências Humanas, lêtras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. p. 19. Disponível em: https://livro.pw/jchpm. Acesso em: 22 out. 2024.
Nota 93 BARBOSA, Caio César do Nascimento; SILVA, máicou César; BRITO, Priscila Ladeira Alves de. Publicidade ilícita e influenciadores digitais: novas tendências da responsabilidade civil. Revista Iberc, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 7-8, maio/ago. 2019.
Nota 94 BRASIL, ref. 2.
Nota 95 BRASIL, ref. 3.
Nota 96 BRASIL, ref. 1.
Nota 97 uílsôm, Carolyn éti áu. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília, DF: Unesco: UFTM, 2013. Disponível em: https://livro.pw/gppsc. Acesso em: 23 out. 2024.
Nota 98 ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948. Unicef Brasil. Disponível em: https://livro.pw/pjzlg. Acesso em: 23 out. 2024.
Nota 99 BRASIL, ref. 2, p. 9.
Nota 100 BRASIL, ref. 3, p. 61-71.
Nota 101 BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC. Brasília, DF: MEC/SEB, 2019.
Nota 102 MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem profunda. In: MORAN, José; BACICH, Lilian (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 4. E-book.
Nota 103 LOVATO, Fabricio Luís éti áu. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 2, p.158, mar./abr. 2018. Disponível em: https://livro.pw/esinr. Acesso em: 24 out. 2024.
Nota 104 MORAN, ref. 103, p. 15.
Nota 105 FERRARINI, Rosilei; SAHEB, Daniele; TORRES, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 52, p. 8-10, abr./jun. 2019. Disponível em: https://livro.pw/jqgky. Acesso em: 24 out. 2024.
Nota 106 FERRARINI; SAHEB; TORRES, ref. 105, p. 11-13.
Nota 107 COPE, Bill; KALANTZIS, Méry. niu medía, new learning. The International Journal ÓF lãrnin, v. 14, n. 1, p. 76, 8 set. 2007.
Nota 108 ROJO, rokissãne Helena (org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
Nota 109 COPE, Bill; KALANTZIS, Méry. “Multiliteracies”: new literacies, new learning. [S. l.: s. n.], 2009. p. 9-10. Disponível em: https://livro.pw/lmpyq. Acesso em: 15 out. 2024.
Nota 110 COIMBRA, José de Ávila Aguiar. Considerações sobre a Interdisciplinaridade. In: PHILIPI JÚNIOR, Arlindo (ed.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus, 2000. p. 56.
Nota 111 THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], v. 13, n. 39, p. 548, set./dez. 2008. Disponível em: https://livro.pw/prndy. Acesso em: 24 out. 2024.
Nota 112 LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Nota 113 Radji, xárlês. Ajudar os alunos a fazer a autorregulação da sua aprendizagem: por quê? Como? Pinhais: Melo, 2011. p. 21.
Nota 114 ALLAL, Linda. Estratégias de avaliação formativa: concepções psicopedagógicas e modalidades de aplicação. In: ALLAL, Linda; CARDINET, jã; perrenô, filípe. A avaliação formativa num ensino diferenciado. Coimbra: Livraria Almedina, 1986. p. 183.
Nota 115 ALVES, Luciana de Oliveira. Avaliação formativa e ensino-aprendizagem de língua francesa na educação básica. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. p. 20.