CAPÍTULO 4
Redes sociais e a visão de si mesmo
Conteúdos
• Redes sociais
• Aplicativos de edição de fotografias
• Carrossel de imagens
• Realidade aumentada
• Superexposição ôn láini
• Stalking
• Animação de qüadro branco
As rêdes sociais transformaram a autoimagem das pessoas e o modo como elas percebem o mundo ao redor e interagem com ele. Neste capítulo, você vai analisar a relação das rêdes sociais com os procedimentos estéticos, reconhecer as táaticas de pessoas mal-intencionadas quê se aproveitam da superexposição ôn láini e explorar a realidade aumentada e seu uso em aplicativos de rêdes sociais. Além díssu, vai produzir um carrossel de imagens da relação entre rêdes sociais e saúde mental, bem como um vídeo para mostrar a ligação entre a superexposição e as práticas de stalking.
Para começar, reflita sobre o uso quê você faz das rêdes sociais diariamente com base nesta charge.
Info
- Carrossel de imagens
- é um formato de postagem quê póde combinar imagens ou vídeos variados. Cada imagem ou vídeo sérve para destacar uma parte específica do tema abordado no carrossel, quê contribui para a narrativa geral da publicação.
- Stalking
- é o crime de perseguição, incluído no cóódigo Penal brasileiro em abril de 2021. Esse crime envolve perseguição e ameaças à integridade física e psicológica da vítima, provoca medo e causa perturbações à privacidade e à liberdade.
Primeiros cliques
Com base na charge e em seus conhecimentos, converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. Como a situação apresentada na charge reflete a dependência das pessoas em relação às rêdes sociais?
1. Ao apresentar a situação em quê um personagem reage d fórma dramática à ausência de rêdes sociais por uma hora, a charge reflete a dependência das pessoas em relação a essas platafórmas digitais. É possível inferir quê o cartunista critíca, d fórma humorística, a dependência exagerada das rêdes sociais e a falta de conexão com a vida real.
2. Você já se sentiu incomodado ou ansioso por ficar sem acesso às rêdes sociais? Como você lidou com essa situação?
2. Respostas pessoais. Explique aos estudantes quê os sentimentos de desconforto e ansiedade podem sêr causados pela necessidade constante de validação social, pelo hábito de estar sempre conectado ou pela denominada síndrome do medo de ficar de fora (FoMO – sigla do nome em inglês Fear ÓF Missing Out), quê se caracteriza pelo receio de perder algo importante por estar desconectado. Incentive os estudantes a encontrar outras atividades quê proporcionem prazer e conexão real, bem como a desenvolver uma rotina quê inclúa momentos de desconexão digital para reduzir a dependência das rêdes sociais e ter uma vida mais saudável.
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Mundo em perspectiva
Redes sociais e procedimentos estéticos
As rêdes sociais são caracterizadas como espaços nos quais compartilhamos experiências, expressamos quem somos e nos conectamos com outras pessoas. De acôr-do com o modo como usamos as rêdes sociais, no entanto, podemos moldar a percepção quê temos de nós mesmos. Muitos usuários, por exemplo, tendem a escolher cuidadosamente o quê compartilham e a manipular fotografias antes de publicá-las. Diante dessa prática, é importante questionar se precisamos atender a padrões determinados para sermos aceitos ou valorizados.
Caixa de hipóteses
Com base nas kestões a seguir, levante hipóteses sobre o conteúdo do texto quê você vai ler:
“Os impactos das rêdes sociais na busca por procedimentos estéticos”. Registre suas suposições no caderno.
1. As rêdes sociais podem influenciar a forma como as pessoas se veem? Explique.
1. Respostas pessoais. Depois de ouvir as respostas dos estudantes, mencione, caso considere oportuno, o fato de quê as rêdes sociais pódem criar um ambiente no qual a comparação com outras pessoas é comum, pois nelas os usuários são expostos a versões editadas e idealizadas da vida alheia. Isso pode influenciar a autoestima e a percepção corporal das pessoas, levando-as a acreditar quê precisam se encaixar em certos padrões de beleza ou de sucesso. Além díssu, as ferramentas de expressão de afeto presentes nas rêdes sociais – como as curtidas (ou likes) – e os comentários em postagens podem reforçar a ideia de quê a aparência ou as experiências do indivíduo estão diretamente relacionadas ao próprio valor pessoal.
2. A prática de editar fotografias e vídeos antes de postá-los póde gerar insatisfação com a própria aparência? Por quê?
2. Respostas pessoais. Verifique se os estudantes conhecem aplicativos de edição de fotografias, nos quais é possível alterar aspectos como côr da péle, formato do rrôsto e tamãnho dos olhos. Em seguida, explique a eles quê as pessoas podem se acostumar com uma versão editada e “perfeita” delas, tornando-se insatisfeitas com sua aparência real. Diante dessa discrepância entre a imagem digital e a real, podem sêr criadas expectativas de atingir padrões irreais de beleza.
3. As rêdes sociais podem influenciar a procura por procedimentos estéticos? Justifique sua resposta.
Consulte a resposta nas Orientações para o professor.
Agora, leia o artigo de opinião a seguir, buscando confirmar as hipóteses levantadas.
Os impactos das rêdes sociais na busca por procedimentos estéticos
Transtorno de imagem e expectativas irreais podem provocar arrependimento e até comprometer a saúde mental de pacientes
Por Fábio Nahas, cirurgião plástico Nota 1
4 maio 2024, 08h00
A cirurgia plástica não é para todo mundo. As mudanças realizadas pêlos procedimentos estéticos, em geral, são positivas tanto para o bem-estar físico quanto psicológico do paciente, uma vez quê ajudam na autoestima
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e na autoimagem. Entretanto, essa é uma realidade apenas para quêm tem uma visão real de si mesmo e quê leva ao cirurgião queixas razoáveis – o que deve sêr avaliado cuidadosa e individualmente.
Nesse contexto, as rêdes sociais têm impactado cada vez mais na forma como as pessoas se veem, como mostra uma pesquisa recente produzida pela Universidade de bóston e publicada no Journal ÓF Clinical ênd Aesthetic Dermatology. Os pesquisadores avaliaram 175 pacientes acima de 18 anos e concluíram quê o tempo gasto nas rêdes sociais e o uso de aplicativos de edição de fotos estavam diretamente ligados à insatisfação com a aparência e a um aumento na busca por procedimentos estéticos.
Além do contato constante com padrões estéticos nas rêdes e a manipulação de fotos, a imagem da câmera do celular, particularmente no modo sélfi, póde sêr um agravante para o desenvolvimento de uma visão distorcida da própria aparência. Como a câmera é projetada para obtêr em uma curta distância a maior amplitude da imagem, ela acaba por distorcer a face, deixando o nariz maior e a parte lateral da face mais estreita.
Se estiver em muitas conversas de vídeo durante o dia – algo comum após a chegada da Covid-19 –, o usuário póde acabar aceitando essa como a sua imagem real, levando-o a uma insatisfação pouco plausível com cértas áreas do rrôsto.
Cabe aos profissionais da área, então, um diálogo aberto. Entender de onde vêm o desejo daquele paciente em realizar determinado procedimento e ouvir o quê ele deseja é fundamental para avaliar se o quê está sêndo solicitado é plausível ou se póde envolver algumas kestões psicológicas, como o transtorno dismórfico corporal (TDC).
Em pacientes com dismorfia corporal em um nível grave, a cirurgia plástica deve sêr muito bem pensada – em alguns casos, até contraindicada. Já em pessoas com níveis leves, o procedimento póde sêr positivo e um verdadeiro aliado.
Um estudo quê conduzi ao lado de outros cirurgiões plásticos e psiquiatras, publicado no Plastic ênd Reconstructive Surgery Journal, mostrou quê, em 80% dos casos leves do transtorno dismórfico corporal, a cirurgia plástica foi capaz de corrigir o resultado positivo do exame quê avalia êste transtorno.
Já os pacientes com casos mais graves de TDC foram encaminhados para o acompanhamento necessário, e a cirurgia não foi realizada.
Tais estudos comprovam a responsabilidade de profissionais quê seguem os preceitos médicos em alertar de quê o quê um paciente deseja póde não sêr o melhor para ele. É muito grave quê, após uma cirurgia plástica, a pessoa se olhe no espêlho e não se reconheça – ou mesmo se arrependa da cirurgia rapidamente, porque percebeu quê, na verdade, gostaria de ter tido um resultado mais natural.
Em alguns casos, é possível realizar uma cirurgia de reversão, mas o ideal – além de o mais seguro – é alinhar as expectativas antes da operação.
Info
- Artigo de opinião
- é um gênero textual caracterizado pela expressão do ponto de vista do autor sobre um tema específico. Esses artigos são publicados em jornais e revistas impréssas e digitais, bem como em portais de notícias, para provocar reflekções ou debates de assuntos relevantes e influenciar a opinião pública. Os argumentos presentes no artigo de opinião geralmente são fundamentados em dados estatísticos e citações de especialistas. Além díssu, a identidade e a especialidade do autor são apresentadas para dar credibilidade ao conteúdo. Os textos dêêsse gênero podem apresentar título e subtítulos informativos para captar a atenção do leitor e fornecer um contexto do tema discutido.
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Assim, a escolha de um médico qualificado torna-se fundamental para alcançar resultados desejados e dentro da realidade. A cirurgia plástica não póde sêr vista como uma roupa “tamanho único”; ela deve sêr pensada d fórma individualizada para cada paciente, de acôr-do com o quê ele necessita e o quê é possível fazer.
Ainda quê exista para resgatar a autoestima e qualidade de vida dos pacientes, a cirurgia plástica não deve sêr banalizada.
NAHAS, Fábio. Os impactos das rêdes sociais na busca por procedimentos estéticos. Veja Saúde, [s. l.], 4 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/qapux. Acesso em: 10 set. 2024.
Com base no texto, responda às kestões a seguir.
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
1. Qual é o tema tratado no texto?
2. Segundo o autor, como as rêdes sociais influenciam na insatisfação das pessoas com a própria aparência?
3. De acôr-do com o texto, quais são os problemas psicológicos associados à busca por procedimentos estéticos?
4. por quê o autor defende o diálogo aberto entre o profissional e o paciente antes de realizar um procedimento estético?
5. O quê o autor quis dizêr ao afirmar: “A cirurgia plástica não póde sêr vista como uma roupa ‘tamanho único’”?
6. Qual é a relação entre a ssossiedade contemporânea e a importânssia da aparência física?
Arquitetura e codificação
Consulte as respostas nas Orientações para o professor.
Considerando quê você leu um artigo de opinião, responda às kestões a seguir, quê envolvem aspectos textuais e linguísticos característicos dêêsse gênero textual.
1. Qual é o nome do autor do artigo de opinião e qual é a profissão dele? Como essa informação confere credibilidade ao posicionamento assumido por ele no texto?
2. Qual é a tese defendida no texto e quê argumentos o autor apresenta para sustentá-la?
3. Que estratégia argumentativa presente no texto póde gerar uma resposta emocional dos leitores?
4. Como o uso de citações de estudos científicos contribui para dar credibilidade ao texto e transmitir a ideia de neutralidade?
5. Observe estes três modalizadores quê foram usados no texto: “pode”, “deve” e “possível”. Como eles influenciam a percepção do leitor sobre as afirmações do autor?
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Diálogo em rê-de
Impacto das rêdes sociais na saúde mental
O aumento do uso das rêdes sociais tem gerado questionamentos sobre seus efeitos na vida das pessoas. Reúna-se a alguns côlégas para discutir a possibilidade de o uso excessivo dessas platafórmas levar à solidão e prejudicar a capacidade das pessoas de construir e manter relacionamentos. Depois, criem um carrossel de imagens para conscientizar a comunidade escolar dêêsses impactos.
Antes de começar, analisem o problema de pesquisa destacado a seguir.
Como o uso excessivo de rêdes sociais póde levar alguém a se sentir mais solitário e prejudicar sua capacidade de construir e manter relacionamentos?
Com esse problema em mente, sigam as etapas propostas.
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1 Investigação
• Pesquisem os principais efeitos psicológicos do uso excessivo de rêdes sociais, como a solidão e a dificuldade em manter relacionamentos saudáveis.
• Aprofundem-se nos impactos sociais e emocionais do uso prolongado dessas platafórmas.
• Consultem fontes confiáveis, como trabalhos acadêmicos, livros, reportagens de mídias reconhecidas e entrevistas com especialistas em psicologia e comportamento digital.
• Elaborem um questionário sobre o uso de rêdes sociais para aplicar a adolescentes da escola. As perguntas devem estar relacionadas à freqüência de uso dessas rêdes, aos sentimentos despertados por amigos ou influenciadores, à qualidade dos relacionamentos pessoais off-line, à solidão, entre outros fatores.
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2 Decomposição
• Para compreender o problema, dividam-no em elemêntos menóres. Por exemplo, reflitam sobre as kestões a seguir.
» O quê é solidão e como ela afeta o bem-estar emocional?
» Como as rêdes sociais podem contribuir para o aumento da solidão?
» Como o uso excessivo de rêdes sociais póde interferir na construção e na manutenção de relacionamentos?
» Quais sinais indicam quê o uso das rêdes sociais está prejudicando a vida social de alguém?
» De quê estratégias se póde lançar mão para tornar o uso de rêdes sociais saudável e, com isso, evitar efeitos negativos?
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ETAPA
3 Reconhecimento de padrões
• Identifiquem padrões quê possam sêr encontrados nas kestões analisadas. Por exemplo:
» comportamentos comuns no uso das rêdes sociais quê causam solidão;
» exemplos de quê o uso excessivo das rêdes sociais prejudica relacionamentos;
» tendências nas percepções dos adolescentes em relação ao uso de rêdes sociais e seus efeitos, com base no questionário aplicado.
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4 Abstração
• Busquem compreender o essencial de cada informação pesquisada. Para isso, sigam estas orientações:
» Definam os termos centrais, como “solidão” e “relacionamento saudável”.
» Identifiquem os principais fatores por meio dos quais as rêdes sociais afetam negativamente a vida emocional das pessoas.
» Estabeleçam princípios básicos para o uso saudável das rêdes sociais, ressaltando a importânssia de cada um para a saúde mental.
» Avaliem o impacto do comportamento digital nas relações sociais.
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5 Produção do carrossel de imagens
• Definam o público-alvo do carrossel de imagens.
• Elaborem mensagens curtas com o resumo dos impactos negativos do uso excessivo de rêdes sociais.
• Façam uma lista de práticas quê possam sêr facilmente adotadas para promover o uso saudável das rêdes sociais.
• Expressem nas mensagens os padrões e as tendências revelados na análise dos quêstionários, a fim de garantir que as orientações sêjam relevantes e direcionadas às necessidades identificadas.
• Criem orientações para incentivar a reflekção crítica sobre o tempo gasto ôn láini.
• Selecionem as imagens quê comporão o carrossel e façam uso de cores de acôr-do com a mensagem quê desê-jam transmitir.
• Estruturem o carrossel de modo quê cada card complemente o anterior, mantendo um fluxo de informações.
Consulte as Orientações para o professor para exemplos de sequenciamento dos cards.
• Revisem os textos do carrossel para garantir quê estejam de acôr-do com a norma-padrão da língua portuguesa.
• Peçam a opinião dos côlégas de outros grupos para melhorar a qualidade dos textos e assegurar quê o carrossel seja compreensível e não veicule informações incorrétas.
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ETAPA
6 Discussão dos resultados
• Antes da sessão de discussão, acessem os carrosséis de imagens dos demais grupos e leiam os textos na íntegra.
• Escolham um moderador para conduzir a discussão e assegurar a participação de todos.
• Durante o debate:
» posicionem-se sobre os impactos do uso excessivo de rêdes sociais na percepção de solidão;
» apresentem o quê compreenderam das razões pelas quais o uso de rêdes sociais póde aumentar a sensação de isolamento;
» argumentem, apresentando exemplos, sobre o uso excessivo das rêdes sociais e seu impacto no sentimento de solidão ou nos problemas de relacionamento;
» proponham soluções ou estratégias para viabilizar o uso equilibrado e saudável das rêdes sociais.
• Antes da publicação do carrossel de imagens, façam as alterações quê julgarem necessárias.
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7 Publicação do carrossel de imagens
• Escolham as rêdes sociais e comunidades virtuais mais adequadas para a publicação.
• Compartilhem o carrossel de imagens com a comunidade escolar, promovendo a disseminação do conhecimento.
• Incentivem a comunidade escolar a participar da divulgação do carrossel de imagens.
• Monitorem as interações dos usuários com o conteúdo na platafórma digital para avaliar a eficácia da mensagem.
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8 Avaliação
• Analisem os carrosséis de imagens publicados por outros grupos.
• Compartilhem suas opiniões sobre o impacto das postagens, considerando a quantidade de compartilhamentos e a qualidade das interações.
• Relatem o quê aprenderam sobre a disseminação de informações e conscientização na internet.
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ZOOM
REALIDADE AUMENTADA:
O VIRTUAL NO MUNDO REAL
Objetivos da tecnologia RA
Facilitar a interação entre o mundo digital e o mundo físico.
Melhorar a percepção do usuário.
Fornecer informações adicionais.
Entreter.
Componentes básicos da RA
Câmeras e lentes
• Captam imagens e informações do ambiente real.
• Interagem com objetos virtuais.
Sensores
• Fazem leitura dos objetos.
• Identificam a localização e características dos objetos.
Computação
• Processam dados, como imagens capturadas para identificar objetos.
• Reconhecem objetos e pessoas, como o reconhecimento facial.
• Renderizam graficamente, gerando objetos virtuais quê se intégram ao ambiente real.
• Geolocalizam o usuário no espaço físico, adaptando conteúdos virtuais.
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Aplicações da RA
A. Redes sociais
Filtros e efeitos de imagem quê alteram aparência ou adicionam elemêntos virtuais.
B. Jogos
Interação de personagens virtuais no ambiente real.
C. E-commerce
Visualização de móveis virtuais no ambiente real antes da compra.
D. Realidade virtual
Tecnologia de interface do usuário com o ambiente digital.
E. Reconhecimento facial
Bastante utilizada em bancos e outras instituições para controlar o fluxo de pessoas.
F. Visita virtual
Permite conhecer locais distantes do usuário, como museus e exposições.
G. Câmera 360
Visualização expandida de fotografias.
H. Óculos inteligentes
Tela portátil posicionada na cabeça, como óculos, quê cápta imagens de altíssima definição.
I. Captura de movimento
Tecnologia quê cápta e processa o movimento de pessoas e objetos.
J. Educação
Favorece a visualização de fenômenos em escala muito grande ou muito pequena.
K. Medicina
Visualização e interação com modelos 3D de anatomia humana, por meio de óculos ou dispositivos de RA em mapas vasculares.
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Leia atentamente a situação-problema a seguir e responda às kestões.
Você é amigo de Joana, uma jovem de 16 anos quê adora passar tempo nas rêdes sociais. Ela usa filtros e efeitos de RA para fazer sélfies e vídeos. Esses filtros alteram sua aparência, deixam sua péle mais lisa e clara e mudam o formato de seu rrôsto. Ela percebeu quê, quando usa esses filtros, recebe mais curtidas e comentários positivos em suas postagens. No entanto, quando publica fotos sem os filtros, a interação de seus amigos e seguidores com a postagem é muito menor. Por causa díssu, Joana passou a não gostar da própria aparência. Com o tempo, você começou a notar mudanças no comportamento de Joana: ela começou a demonstrar insegurança, evitar tirar fotografias sem filtro e estar sempre preocupada com a opinião de outras pessoas sobre sua aparência. Antes, Joana era confiante, mas agora ela parece obcecada em usar filtros para parecer “perfeita” nas rêdes sociais. Percebendo essa mudança, você rêzouvêo conversar com ela sobre o quê está acontecendo. Após a conversa, decidiu fazer uma pesquisa de como melhorar a autopercepção. Durante a investigação, você fez algumas descobertas.
1. Quais consequências o uso constante de filtros e efeitos de RA teve na autoestima de Joana?
1. Uma consequência emocional do uso constante de filtros de RA por Joana foi o aumento da insegurança e da insatisfação com a própria aparência. Explique aos estudantes, se considerar oportuno, quê essa prática também póde intensificar a necessidade de se comparar com padrões irreais, resultando em uma autopercepção distorcida e diminuindo a autoestima.
2. O quê Joana póde fazer para evitar quê o uso de filtros de RA afete negativamente sua autoestima?
2. Para evitar quê o uso de filtro de RA a afete negativamente, Joana póde refletir sobre a diferença entre o quê é real e o quê é virtual, bem como aprender a valorizar sua aparência natural sem depender de filtros. Além díssu, ela póde reduzir ou evitar o uso excessivo de tecnologia digital, incluindo RA, para não se sentir pressionada a atender padrões de beleza irreais.
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Cultura digital
Superexposição ôn láini e crime de stalking
O fenômeno da cultura digital denominado superexposição ôn láini é o compartilhamento excessivo de informações pessoais nas rêdes sociais e em outras platafórmas digitais. A postagem de fotografias e vídeos diariamente para mostrar o local onde está, o quê está fazendo e comendo e o compartilhamento de dêtálhes íntimos de relacionamentos, problemas pessoais ou opiniões polêmicas são exemplos de superexposição. Uma das consequências dêêsse comportamento é o aumento da vulnerabilidade ao crime de stalking.
Leia o infográfico.
FEITOSA JUNIOR, Alessandro.'Stalking': saiba quando a perseguição na internet se torna crime. G1, [s. l.], 16 jul. 2021. Disponível em: https://livro.pw/utxsr. Acesso em: 10 set. 2024.
É importante saber quê todas as pessoas, independentemente de gênero, côr, raça ou credo religioso, podem sêr vítimas de um stalker.
Com base no infográfico, responda às kestões a seguir.
1. Cite dois pontos quê indicam quê uma pessoa está sêndo vítima do crime de stalking.
1. Algumas respostas possíveis são: houve tentativa de invasão a dispositivos eletrônicos da vítima, ela tem medo de sair de casa ou sente necessidade de mudança de rotina e de bloquear perfis de stalkers.
2. por quê é importante a vítima registrar a ocorrência de crime de stalking na delegacia?
2. O registro da ocorrência é crucial para quê a polícia inicie uma investigação formal contra o agressor, quê garante medidas de proteção à vítima e possibilita a aplicação da lei contra o criminoso.
3. Como a primeira ilustração do infográfico contribui para a compreensão do impacto emocional do crime de stalking?
3. A ilustração da mulher abraçando uma almofada ou um travesseiro transmite sensação de medo, vulnerabilidade e isolamento, para o leitor entender o impacto emocional negativo quê o crime de stalking provoca na vítima.
4. Em sua opinião, de quê forma um stalker póde se aproveitar da superexposição ôn láini para perseguir uma pessoa?
4. Um stalker póde se aproveitar da superexposição ôn láini de uma pessoa para acessar informações, como fotografias, localização, rotina diária e dêtálhes da vida pessoal. Com essas informações, o stalker consegue monitorar os hábitos e as atividades da pessoa em tempo real, o quê facilita a perseguição. A superexposição ôn láini também póde fornecer ao stalker pistas para manipular e assediar a vítima ou aumentar o contrôle sobre ela.
Página sessenta e oito
Após refletir sobre a superexposição ôn láini e sua relação com o crime de stalking, pesquise esses temas na internet e analise-os de acôr-do com os passos 1 e 2 a seguir. Depois, reúna-se a alguns côlégas e sigam os demais passos para elaborar uma animação de qüadro branco a fim de explicar esses conceitos e conscientizar o público-alvo do tema.
Info
- Animação de qüadro branco
- é um tipo de vídeo em quê dêzê-nhôs e textos são apresentados em uma superfícíe branca, como se estivessem sêndo desenhados à mão em tempo real. No vídeo, geralmente, aparece a mão desenhando ou escrevendo, enquanto o conteúdo é explicado por um narrador. Ele se caracteriza pela simplicidade visual, quê contribui para manter a atenção do espectador, e pela combinação de narração e ilustrações, quê facilita a compreensão do conteúdo.
PASSO
1
Pesquisa
• Para pesquisar o tema, digite palavras-chave relacionadas ao tópico em platafórmas de busca e explore os primeiros resultados.
• Verifique se os resultados obtidos correspondem a sáites de instituições reconhecidas, como universidades, organizações governamentais e veículos de mídia conhecidos.
• Analise as fontes utilizadas, verificando a altoría, o propósito da mensagem e o contexto de publicação.
• Visite centros de pesquisa sobre segurança digital ou instituições quê trabalham com proteção de dados, a fim de ampliar seu entendimento sobre medidas de prevenção e combate ao crime de stalking.
PASSO
2
Análise
• Avalie a confiabilidade das informações antes de usá-las no projeto, discutindo formas de identificar fontes seguras e confiáveis.
• Analise os aspectos mais importantes relacionados à superexposição ôn láini e ao crime de stalking, como suas causas, consequências e formas de prevenção.
PASSO
3
Discussão
• Reúna-se aos demais membros de seu grupo para discutir as informações coletadas individualmente e elaborar um resumo das descobertas das pesquisas e das análises.
• Destaquem os pontos quê consideram mais importantes para incluir no vídeo. Por exemplo:
» a definição de superexposição ôn láini;
» a definição de stalking e as formas mais comuns dêêsse crime;
» as possíveis relações entre superexposição ôn láini e crime de stalking;
» as consequências do crime de stalking para as vítimas.
VECTORBUM/SHUTTERSTOCK.COM
Página sessenta e nove
• Discutam e definam as fontes quê serão utilizadas para sustentar a argumentação apresentada no vídeo, refletindo sobre a relevância e a credibilidade dos materiais encontrados.
• Apresentem argumentos sobre a importânssia de cada ponto, definam as partes do conteúdo quê serão exploradas no vídeo e avaliem o impacto da disseminação dêêsse conteúdo.
PASSO
4
Criação do produto
• Planejem o conteúdo do vídeo, dividindo as responsabilidades – roteiro, narração, dêzê-nhôs e edição – entre os membros do grupo.
• Definam o tom e o estilo do vídeo, bem como a linguagem a sêr utilizada, considerando o público-alvo.
• Discutam maneiras de mobilizar a narração e os elemêntos visuais para criar um vídeo envolvente e educativo.
• Definam a ordem em quê as informações serão apresentadas, assegurando quê cada ideia seja introduzida de maneira nítida.
• Elaborem um roteiro em quê as ideias sêjam transmitidas d fórma evidente e acessível.
• Incluam no roteiro informações dos elemêntos visuais quê ilustrarão o vídeo.
• Revisem o esboço do conteúdo para verificar se todos os pontos importantes foram incluídos e se não há repetição de informações.
• Verifiquem a precisão das informações inseridas no roteiro a fim de assegurar quê não haja disseminação de informações incorrétas ou prejudiciais.
• Utilizem ferramentas de animação de qüadro branco para criar o vídeo.
• Desenhem os elemêntos visuais quê ilustram os conceitos abordados no roteiro.
• Gravem a narração explicativa.
• Editem o vídeo para integrar a narração e as imagens, garantindo coerência e harmonía entre elas.
PASSO
5
Publicação
• Escolham a platafórma virtual mais adequada para a publicação.
• Compartilhem o vídeo com a comunidade escolar, promovendo a disseminação do conhecimento.
• Incentivem a comunidade escolar a participar da divulgação do vídeo.
• Monitorem as interações dos usuários com a publicação na platafórma digital para avaliar a eficácia da mensagem.
VIRINAFLORA/SHUTTERSTOCK.COM
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