CAPÍTULO 4
Redes sociais e a visão de si mesmo

Conteúdos

Redes sociais

Aplicativos de edição de fotografias

Carrossel de imagens

Realidade aumentada

Superexposição ôn láini

Stalking

Animação de qüadro branco

As rêdes sociais transformaram a autoimagem das pessoas e o modo como elas percebem o mundo ao redor e interagem com ele. Neste capítulo, você vai analisar a relação das rêdes sociais com os procedimentos estéticos, reconhecer as táaticas de pessoas mal-intencionadas quê se aproveitam da superexposição ôn láini e explorar a realidade aumentada e seu uso em aplicativos de rêdes sociais. Além díssu, vai produzir um carrossel de imagens da relação entre rêdes sociais e saúde mental, bem como um vídeo para mostrar a ligação entre a superexposição e as práticas de stalking.

Para começar, reflita sobre o uso quê você faz das rêdes sociais diariamente com base nesta charge.

Charge em estilo cômico com dois personagens sentados à mesa tomando café da manhã. Um deles lê um jornal com a manchete: “REDES SOCIAIS FICAM 1 HORA FORA DO AR”. Ao lado, o outro personagem, com expressão abatida, diz em um balão de fala: “FOI O MOMENTO MAIS DIFÍCIL DA MINHA VIDA...”. A imagem faz uma crítica bem-humorada à dependência das redes sociais e à forma como interrupções nesses serviços impactam emocionalmente os usuários.

Reprodução da charge do cartunista Alpino.

Info

Carrossel de imagens
é um formato de postagem quê póde combinar imagens ou vídeos variados. Cada imagem ou vídeo sérve para destacar uma parte específica do tema abordado no carrossel, quê contribui para a narrativa geral da publicação.
Stalking
é o crime de perseguição, incluído no cóódigo Penal brasileiro em abril de 2021. Esse crime envolve perseguição e ameaças à integridade física e psicológica da vítima, provoca medo e causa perturbações à privacidade e à liberdade.

Primeiros cliques

Com base na charge e em seus conhecimentos, converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.

1. Como a situação apresentada na charge reflete a dependência das pessoas em relação às rêdes sociais?

1. Ao apresentar a situação em quê um personagem reage d fórma dramática à ausência de rêdes sociais por uma hora, a charge reflete a dependência das pessoas em relação a essas platafórmas digitais. É possível inferir quê o cartunista critíca, d fórma humorística, a dependência exagerada das rêdes sociais e a falta de conexão com a vida real.

2. Você já se sentiu incomodado ou ansioso por ficar sem acesso às rêdes sociais? Como você lidou com essa situação?

2. Respostas pessoais. Explique aos estudantes quê os sentimentos de desconforto e ansiedade podem sêr causados pela necessidade constante de validação social, pelo hábito de estar sempre conectado ou pela denominada síndrome do medo de ficar de fora (FoMO – sigla do nome em inglês Fear ÓF Missing Out), quê se caracteriza pelo receio de perder algo importante por estar desconectado. Incentive os estudantes a encontrar outras atividades quê proporcionem prazer e conexão real, bem como a desenvolver uma rotina quê inclúa momentos de desconexão digital para reduzir a dependência das rêdes sociais e ter uma vida mais saudável.

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Mundo em perspectiva
Redes sociais e procedimentos estéticos

As rêdes sociais são caracterizadas como espaços nos quais compartilhamos experiências, expressamos quem somos e nos conectamos com outras pessoas. De acôr-do com o modo como usamos as rêdes sociais, no entanto, podemos moldar a percepção quê temos de nós mesmos. Muitos usuários, por exemplo, tendem a escolher cuidadosamente o quê compartilham e a manipular fotografias antes de publicá-las. Diante dessa prática, é importante questionar se precisamos atender a padrões determinados para sermos aceitos ou valorizados.

Caixa de hipóteses

Com base nas kestões a seguir, levante hipóteses sobre o conteúdo do texto quê você vai ler:

“Os impactos das rêdes sociais na busca por procedimentos estéticos”. Registre suas suposições no caderno.

1. As rêdes sociais podem influenciar a forma como as pessoas se veem? Explique.

1. Respostas pessoais. Depois de ouvir as respostas dos estudantes, mencione, caso considere oportuno, o fato de quê as rêdes sociais pódem criar um ambiente no qual a comparação com outras pessoas é comum, pois nelas os usuários são expostos a versões editadas e idealizadas da vida alheia. Isso pode influenciar a autoestima e a percepção corporal das pessoas, levando-as a acreditar quê precisam se encaixar em certos padrões de beleza ou de sucesso. Além díssu, as ferramentas de expressão de afeto presentes nas rêdes sociais – como as curtidas (ou likes) – e os comentários em postagens podem reforçar a ideia de quê a aparência ou as experiências do indivíduo estão diretamente relacionadas ao próprio valor pessoal.

2. A prática de editar fotografias e vídeos antes de postá-los póde gerar insatisfação com a própria aparência? Por quê?

2. Respostas pessoais. Verifique se os estudantes conhecem aplicativos de edição de fotografias, nos quais é possível alterar aspectos como côr da péle, formato do rrôsto e tamãnho dos olhos. Em seguida, explique a eles quê as pessoas podem se acostumar com uma versão editada e “perfeita” delas, tornando-se insatisfeitas com sua aparência real. Diante dessa discrepância entre a imagem digital e a real, podem sêr criadas expectativas de atingir padrões irreais de beleza.

3. As rêdes sociais podem influenciar a procura por procedimentos estéticos? Justifique sua resposta.

Consulte a resposta nas Orientações para o professor.

Agora, leia o artigo de opinião a seguir, buscando confirmar as hipóteses levantadas.

Os impactos das rêdes sociais na busca por procedimentos estéticos

Transtorno de imagem e expectativas irreais podem provocar arrependimento e até comprometer a saúde mental de pacientes

Por Fábio Nahas, cirurgião plástico Nota 1

4 maio 2024, 08h00

Fotografia de duas pessoas, um homem e uma mulher, vistas da cintura para cima, usando seus smartphones lado a lado. Em volta dos aparelhos, aparecem ícones digitais flutuantes representando redes sociais e interações online, como um coração, um polegar positivo, um balão de mensagem, um símbolo de localização e os logos do YouTube e do Instagram. A imagem simboliza o uso cotidiano das redes sociais, a comunicação digital e a constante conexão com plataformas online.

Redes sociais podem impactar a autoestima.

A cirurgia plástica não é para todo mundo. As mudanças realizadas pêlos procedimentos estéticos, em geral, são positivas tanto para o bem-estar físico quanto psicológico do paciente, uma vez quê ajudam na autoestima

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e na autoimagem. Entretanto, essa é uma realidade apenas para quêm tem uma visão real de si mesmo e quê leva ao cirurgião queixas razoáveis – o que deve sêr avaliado cuidadosa e individualmente.

Nesse contexto, as rêdes sociais têm impactado cada vez mais na forma como as pessoas se veem, como mostra uma pesquisa recente produzida pela Universidade de bóston e publicada no Journal ÓF Clinical ênd Aesthetic Dermatology. Os pesquisadores avaliaram 175 pacientes acima de 18 anos e concluíram quê o tempo gasto nas rêdes sociais e o uso de aplicativos de edição de fotos estavam diretamente ligados à insatisfação com a aparência e a um aumento na busca por procedimentos estéticos.

Além do contato constante com padrões estéticos nas rêdes e a manipulação de fotos, a imagem da câmera do celular, particularmente no modo sélfi, póde sêr um agravante para o desenvolvimento de uma visão distorcida da própria aparência. Como a câmera é projetada para obtêr em uma curta distância a maior amplitude da imagem, ela acaba por distorcer a face, deixando o nariz maior e a parte lateral da face mais estreita.

Se estiver em muitas conversas de vídeo durante o dia – algo comum após a chegada da Covid-19 –, o usuário póde acabar aceitando essa como a sua imagem real, levando-o a uma insatisfação pouco plausível com cértas áreas do rrôsto.

Cabe aos profissionais da área, então, um diálogo aberto. Entender de onde vêm o desejo daquele paciente em realizar determinado procedimento e ouvir o quê ele deseja é fundamental para avaliar se o quê está sêndo solicitado é plausível ou se póde envolver algumas kestões psicológicas, como o transtorno dismórfico corporal (TDC).

Em pacientes com dismorfia corporal em um nível grave, a cirurgia plástica deve sêr muito bem pensada – em alguns casos, até contraindicada. Já em pessoas com níveis leves, o procedimento póde sêr positivo e um verdadeiro aliado.

Um estudo quê conduzi ao lado de outros cirurgiões plásticos e psiquiatras, publicado no Plastic ênd Reconstructive Surgery Journal, mostrou quê, em 80% dos casos leves do transtorno dismórfico corporal, a cirurgia plástica foi capaz de corrigir o resultado positivo do exame quê avalia êste transtorno.

Já os pacientes com casos mais graves de TDC foram encaminhados para o acompanhamento necessário, e a cirurgia não foi realizada.

Tais estudos comprovam a responsabilidade de profissionais quê seguem os preceitos médicos em alertar de quê o quê um paciente deseja póde não sêr o melhor para ele. É muito grave quê, após uma cirurgia plástica, a pessoa se olhe no espêlho e não se reconheça – ou mesmo se arrependa da cirurgia rapidamente, porque percebeu quê, na verdade, gostaria de ter tido um resultado mais natural.

Em alguns casos, é possível realizar uma cirurgia de reversão, mas o ideal – além de o mais seguro – é alinhar as expectativas antes da operação.

Info

Artigo de opinião
é um gênero textual caracterizado pela expressão do ponto de vista do autor sobre um tema específico. Esses artigos são publicados em jornais e revistas impréssas e digitais, bem como em portais de notícias, para provocar reflekções ou debates de assuntos relevantes e influenciar a opinião pública. Os argumentos presentes no artigo de opinião geralmente são fundamentados em dados estatísticos e citações de especialistas. Além díssu, a identidade e a especialidade do autor são apresentadas para dar credibilidade ao conteúdo. Os textos dêêsse gênero podem apresentar título e subtítulos informativos para captar a atenção do leitor e fornecer um contexto do tema discutido.

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Assim, a escolha de um médico qualificado torna-se fundamental para alcançar resultados desejados e dentro da realidade. A cirurgia plástica não póde sêr vista como uma roupa “tamanho único”; ela deve sêr pensada d fórma individualizada para cada paciente, de acôr-do com o quê ele necessita e o quê é possível fazer.

Ainda quê exista para resgatar a autoestima e qualidade de vida dos pacientes, a cirurgia plástica não deve sêr banalizada.

NAHAS, Fábio. Os impactos das rêdes sociais na busca por procedimentos estéticos. Veja Saúde, [s. l.], 4 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/qapux. Acesso em: 10 set. 2024.

Com base no texto, responda às kestões a seguir.

Consulte as respostas nas Orientações para o professor.

1. Qual é o tema tratado no texto?

2. Segundo o autor, como as rêdes sociais influenciam na insatisfação das pessoas com a própria aparência?

3. De acôr-do com o texto, quais são os problemas psicológicos associados à busca por procedimentos estéticos?

4. por quê o autor defende o diálogo aberto entre o profissional e o paciente antes de realizar um procedimento estético?

5. O quê o autor quis dizêr ao afirmar: “A cirurgia plástica não póde sêr vista como uma roupa ‘tamanho único’”?

6. Qual é a relação entre a ssossiedade contemporânea e a importânssia da aparência física?

Montagem visual com um notebook aberto exibindo uma boca no centro da tela, como se estivesse falando. Atrás do notebook, aparece o rosto assustado de uma mulher. Ao redor da imagem, há balões de fala com ícones de conteúdo negativo, como um polegar para baixo, um coração partido e símbolos como “!@#$%”, indicando ofensas ou linguagem agressiva. O fundo é decorado com linhas e formas que lembram explosões ou conflitos. A imagem representa o discurso de ódio e a toxicidade nas redes sociais, abordando temas como cyberbullying, violência verbal e responsabilidade na comunicação digital.

Arquitetura e codificação

Consulte as respostas nas Orientações para o professor.

Considerando quê você leu um artigo de opinião, responda às kestões a seguir, quê envolvem aspectos textuais e linguísticos característicos dêêsse gênero textual.

1. Qual é o nome do autor do artigo de opinião e qual é a profissão dele? Como essa informação confere credibilidade ao posicionamento assumido por ele no texto?

2. Qual é a tese defendida no texto e quê argumentos o autor apresenta para sustentá-la?

3. Que estratégia argumentativa presente no texto póde gerar uma resposta emocional dos leitores?

4. Como o uso de citações de estudos científicos contribui para dar credibilidade ao texto e transmitir a ideia de neutralidade?

5. Observe estes três modalizadores quê foram usados no texto: “pode”, “deve” e “possível”. Como eles influenciam a percepção do leitor sobre as afirmações do autor?

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Diálogo em rê-de
Impacto das rêdes sociais na saúde mental

Podcast: Excesso de internet.

O aumento do uso das rêdes sociais tem gerado questionamentos sobre seus efeitos na vida das pessoas. Reúna-se a alguns côlégas para discutir a possibilidade de o uso excessivo dessas platafórmas levar à solidão e prejudicar a capacidade das pessoas de construir e manter relacionamentos. Depois, criem um carrossel de imagens para conscientizar a comunidade escolar dêêsses impactos.

Antes de começar, analisem o problema de pesquisa destacado a seguir.

Como o uso excessivo de rêdes sociais póde levar alguém a se sentir mais solitário e prejudicar sua capacidade de construir e manter relacionamentos?

Com esse problema em mente, sigam as etapas propostas.

ETAPA

1 Investigação

Pesquisem os principais efeitos psicológicos do uso excessivo de rêdes sociais, como a solidão e a dificuldade em manter relacionamentos saudáveis.

Aprofundem-se nos impactos sociais e emocionais do uso prolongado dessas platafórmas.

Consultem fontes confiáveis, como trabalhos acadêmicos, livros, reportagens de mídias reconhecidas e entrevistas com especialistas em psicologia e comportamento digital.

Elaborem um questionário sobre o uso de rêdes sociais para aplicar a adolescentes da escola. As perguntas devem estar relacionadas à freqüência de uso dessas rêdes, aos sentimentos despertados por amigos ou influenciadores, à qualidade dos relacionamentos pessoais off-line, à solidão, entre outros fatores.

ETAPA

2 Decomposição

Para compreender o problema, dividam-no em elemêntos menóres. Por exemplo, reflitam sobre as kestões a seguir.

» O quê é solidão e como ela afeta o bem-estar emocional?

» Como as rêdes sociais podem contribuir para o aumento da solidão?

» Como o uso excessivo de rêdes sociais póde interferir na construção e na manutenção de relacionamentos?

» Quais sinais indicam quê o uso das rêdes sociais está prejudicando a vida social de alguém?

» De quê estratégias se póde lançar mão para tornar o uso de rêdes sociais saudável e, com isso, evitar efeitos negativos?

Montagem visual com uma jovem sentada no chão em posição de tristeza, com a cabeça apoiada nos braços e joelhos dobrados. Acima dela, há vários olhos estilizados nas cores amarelo e azul, voltados diretamente para a personagem, criando a sensação de vigilância ou julgamento. A imagem transmite a ideia de exposição excessiva e pressão social no ambiente digital, podendo representar situações de cyberbullying, ansiedade causada por redes sociais ou sensação de estar constantemente observado online.

Página sessenta e dois

ETAPA

3 Reconhecimento de padrões

Identifiquem padrões quê possam sêr encontrados nas kestões analisadas. Por exemplo:

» comportamentos comuns no uso das rêdes sociais quê causam solidão;

» exemplos de quê o uso excessivo das rêdes sociais prejudica relacionamentos;

» tendências nas percepções dos adolescentes em relação ao uso de rêdes sociais e seus efeitos, com base no questionário aplicado.

ETAPA

4 Abstração

Busquem compreender o essencial de cada informação pesquisada. Para isso, sigam estas orientações:

» Definam os termos centrais, como “solidão” e “relacionamento saudável”.

» Identifiquem os principais fatores por meio dos quais as rêdes sociais afetam negativamente a vida emocional das pessoas.

» Estabeleçam princípios básicos para o uso saudável das rêdes sociais, ressaltando a importânssia de cada um para a saúde mental.

» Avaliem o impacto do comportamento digital nas relações sociais.

ETAPA

5 Produção do carrossel de imagens

Definam o público-alvo do carrossel de imagens.

Elaborem mensagens curtas com o resumo dos impactos negativos do uso excessivo de rêdes sociais.

Façam uma lista de práticas quê possam sêr facilmente adotadas para promover o uso saudável das rêdes sociais.

Expressem nas mensagens os padrões e as tendências revelados na análise dos quêstionários, a fim de garantir que as orientações sêjam relevantes e direcionadas às necessidades identificadas.

Criem orientações para incentivar a reflekção crítica sobre o tempo gasto ôn láini.

Selecionem as imagens quê comporão o carrossel e façam uso de cores de acôr-do com a mensagem quê desê-jam transmitir.

Estruturem o carrossel de modo quê cada card complemente o anterior, mantendo um fluxo de informações.

Consulte as Orientações para o professor para exemplos de sequenciamento dos cards.

Revisem os textos do carrossel para garantir quê estejam de acôr-do com a norma-padrão da língua portuguesa.

Peçam a opinião dos côlégas de outros grupos para melhorar a qualidade dos textos e assegurar quê o carrossel seja compreensível e não veicule informações incorrétas.

Montagem visual com duas mãos manipulando cordas, cada uma controlando balões vermelhos com ícones de coração branco, semelhantes às curtidas das redes sociais. O fundo possui uma grade quadriculada verde clara sobre fundo branco. A imagem simboliza a manipulação da atenção ou da validação social no ambiente digital, sugerindo como interações online podem ser controladas ou influenciadas artificialmente.

Página sessenta e três

ETAPA

6 Discussão dos resultados

Antes da sessão de discussão, acessem os carrosséis de imagens dos demais grupos e leiam os textos na íntegra.

Escolham um moderador para conduzir a discussão e assegurar a participação de todos.

Durante o debate:

» posicionem-se sobre os impactos do uso excessivo de rêdes sociais na percepção de solidão;

» apresentem o quê compreenderam das razões pelas quais o uso de rêdes sociais póde aumentar a sensação de isolamento;

» argumentem, apresentando exemplos, sobre o uso excessivo das rêdes sociais e seu impacto no sentimento de solidão ou nos problemas de relacionamento;

» proponham soluções ou estratégias para viabilizar o uso equilibrado e saudável das rêdes sociais.

Antes da publicação do carrossel de imagens, façam as alterações quê julgarem necessárias.

Montagem visual com fundo quadriculado sobre o qual aparecem duas mãos segurando cordas, controlando ícones vermelhos de curtidas de redes sociais com corações brancos. Na parte inferior da imagem, há o rosto de uma jovem com tranças olhando para cima, em direção aos ícones. A imagem sugere reflexão sobre a influência das redes sociais e o controle exercido por algoritmos ou usuários sobre a busca por aprovação digital.

ETAPA

7 Publicação do carrossel de imagens

Escolham as rêdes sociais e comunidades virtuais mais adequadas para a publicação.

Compartilhem o carrossel de imagens com a comunidade escolar, promovendo a disseminação do conhecimento.

Incentivem a comunidade escolar a participar da divulgação do carrossel de imagens.

Monitorem as interações dos usuários com o conteúdo na platafórma digital para avaliar a eficácia da mensagem.

ETAPA

8 Avaliação

Analisem os carrosséis de imagens publicados por outros grupos.

Compartilhem suas opiniões sobre o impacto das postagens, considerando a quantidade de compartilhamentos e a qualidade das interações.

Relatem o quê aprenderam sobre a disseminação de informações e conscientização na internet.

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ZOOM
REALIDADE AUMENTADA:
O VIRTUAL NO MUNDO REAL

Imagem em tons de roxo e azul com efeitos luminosos e linhas de conexão, retratando uma pessoa usando um visor de realidade aumentada. A pessoa aparece em perfil, olhando para cima, com expressão de curiosidade. Ao redor, há diversos pontos de luz interligados por traços, simulando conexões digitais ou dados em rede, o que transmite a ideia de imersão em um ambiente tecnológico ou virtual. A imagem representa visualmente o conceito de realidade aumentada e sua integração entre mundo físico e elementos digitais.

Objetivos da tecnologia RA

Facilitar a interação entre o mundo digital e o mundo físico.

Melhorar a percepção do usuário.

Fornecer informações adicionais.

Entreter.

Componentes básicos da RA

Câmeras e lentes

Captam imagens e informações do ambiente real.

Interagem com objetos virtuais.

Ilustração de uma câmera fotográfica na cor rosa com contornos pretos. A câmera está posicionada sobre um fundo branco e acompanhada de linhas tracejadas ao redor, sugerindo movimento ou destaque visual. A imagem representa o ato de registrar imagens ou o uso de tecnologias de captura fotográfica no contexto digital.

Sensores

Fazem leitura dos objetos.

Identificam a localização e características dos objetos.

Ilustração de um dispositivo rosa emitindo ondas em formato semicircular para baixo. As ondas estão representadas por três faixas curvas crescentes e acompanhadas de pequenos traços pretos ao redor, indicando movimento ou sinal. A imagem simboliza tecnologias de detecção ou sensoriamento, comuns em sistemas de realidade aumentada, internet das coisas ou automação digital.

Computação

Processam dados, como imagens capturadas para identificar objetos.

Reconhecem objetos e pessoas, como o reconhecimento facial.

Renderizam graficamente, gerando objetos virtuais quê se intégram ao ambiente real.

Geolocalizam o usuário no espaço físico, adaptando conteúdos virtuais.

Ilustração de um computador de mesa na cor rosa. À esquerda, aparece um monitor com moldura grossa e tela em branco; à direita, uma torre de CPU com detalhes em branco e um círculo representando o botão de energia. Pequenos traços pretos ao redor dos elementos indicam movimento ou destaque. A imagem representa o uso de computadores tradicionais em contextos digitais e tecnológicos.

Página sessenta e cinco

Aplicações da RA

A. Redes sociais

Ícone roxo representando o símbolo de compartilhamento, composto por três círculos conectados por duas linhas diagonais que formam um triângulo.

Filtros e efeitos de imagem quê alteram aparência ou adicionam elemêntos virtuais.

B. Jogos

Ícone roxo composto por um controle de videogame com fio conectado a um cubo tridimensional semelhante a um cubo mágico.

Interação de personagens virtuais no ambiente real.

C. E-commerce

Ícone roxo representando um computador portátil com um cubo tridimensional sobre a tela, cercado por setas apontando para fora em várias direções.

Visualização de móveis virtuais no ambiente real antes da compra.

D. Realidade virtual

Ícone roxo de uma pessoa com cabelos curtos usando óculos de realidade virtual. A figura está vestida com paletó e aparece em estilo linear e simplificado.

Tecnologia de interface do usuário com o ambiente digital.

E. Reconhecimento facial

Ícone roxo representando um rosto sorridente estilizado dentro de uma moldura quadrada com cantos arredondados, remetendo ao símbolo de reconhecimento facial.

Bastante utilizada em bancos e outras instituições para controlar o fluxo de pessoas.

F. Visita virtual

Ícone roxo de uma pessoa de pé, cercada por três painéis curvos que formam um semicírculo ao seu redor.

Permite conhecer locais distantes do usuário, como museus e exposições.

G. Câmera 360

Ícone roxo representando uma tela panorâmica curva com o número “360” ao centro, rodeado por duas setas circulares.

Visualização expandida de fotografias.

H. Óculos inteligentes

Ícone roxo de um par de óculos inteligentes com um pequeno visor acoplado na lateral esquerda e um símbolo de sinal sem fio acima das lentes.

Tela portátil posicionada na cabeça, como óculos, quê cápta imagens de altíssima definição.

I. Captura de movimento

Tecnologia quê cápta e processa o movimento de pessoas e objetos.

Ícone roxo de um cubo tridimensional com vértices destacados e três setas curvas ao redor, indicando movimento de rotação em diferentes eixos.

J. Educação

Ícone roxo de uma pessoa usando um visor de realidade virtual e dois livros empilhados à sua frente.

Favorece a visualização de fenômenos em escala muito grande ou muito pequena.

K. Medicina

Ícone roxo em forma de coração com uma seta circular ao redor e o número “360” no centro.

Visualização e interação com modelos 3D de anatomia humana, por meio de óculos ou dispositivos de RA em mapas vasculares.

Ilustração de um par de óculos inteligentes, em que apenas a metade direita está completamente desenhada. Na lente visível do lado direito, há uma projeção digital com elementos como mapa, ícones de localização em vermelho, e informações de clima e distância no canto superior. A imagem representa a aplicação de realidade aumentada por meio de dispositivos vestíveis, sugerindo navegação assistida ou informações sobrepostas ao mundo real.

Página sessenta e seis

Ilustração de uma pessoa em um museu usando o celular para interagir com uma pintura por meio da realidade aumentada. À frente da pessoa, há uma obra inspirada no quadro “O Grito”, com elementos coloridos e céu em tons de roxo, laranja e rosa. Na tela do celular, aparece uma versão digital da obra acompanhada de um balão de diálogo com informações. Ao lado, há um painel com o texto: “A RA, por meio da interação entre o mundo físico e o mundo digital, está transformando a maneira como nos relacionamos com o mundo ao oferecer novas formas de entretenimento e aprendizado.” A imagem demonstra como a realidade aumentada pode ser usada para enriquecer experiências culturais e educativas.

Leia atentamente a situação-problema a seguir e responda às kestões.

Você é amigo de Joana, uma jovem de 16 anos quê adora passar tempo nas rêdes sociais. Ela usa filtros e efeitos de RA para fazer sélfies e vídeos. Esses filtros alteram sua aparência, deixam sua péle mais lisa e clara e mudam o formato de seu rrôsto. Ela percebeu quê, quando usa esses filtros, recebe mais curtidas e comentários positivos em suas postagens. No entanto, quando publica fotos sem os filtros, a interação de seus amigos e seguidores com a postagem é muito menor. Por causa díssu, Joana passou a não gostar da própria aparência. Com o tempo, você começou a notar mudanças no comportamento de Joana: ela começou a demonstrar insegurança, evitar tirar fotografias sem filtro e estar sempre preocupada com a opinião de outras pessoas sobre sua aparência. Antes, Joana era confiante, mas agora ela parece obcecada em usar filtros para parecer “perfeita” nas rêdes sociais. Percebendo essa mudança, você rêzouvêo conversar com ela sobre o quê está acontecendo. Após a conversa, decidiu fazer uma pesquisa de como melhorar a autopercepção. Durante a investigação, você fez algumas descobertas.

1. Quais consequências o uso constante de filtros e efeitos de RA teve na autoestima de Joana?

1. Uma consequência emocional do uso constante de filtros de RA por Joana foi o aumento da insegurança e da insatisfação com a própria aparência. Explique aos estudantes, se considerar oportuno, quê essa prática também póde intensificar a necessidade de se comparar com padrões irreais, resultando em uma autopercepção distorcida e diminuindo a autoestima.

2. O quê Joana póde fazer para evitar quê o uso de filtros de RA afete negativamente sua autoestima?

2. Para evitar quê o uso de filtro de RA a afete negativamente, Joana póde refletir sobre a diferença entre o quê é real e o quê é virtual, bem como aprender a valorizar sua aparência natural sem depender de filtros. Além díssu, ela póde reduzir ou evitar o uso excessivo de tecnologia digital, incluindo RA, para não se sentir pressionada a atender padrões de beleza irreais.

Sequência de cinco silhuetas femininas em pé sobre um fundo com base verde-clara, todas segurando um celular. As poses variam: algumas figuras estão olhando para a tela, outras tirando fotos ou fazendo gestos com os braços, como formar um quadro com as mãos. A imagem representa o uso cotidiano de dispositivos móveis para registro de imagens e interação digital, destacando diferentes posturas e expressões corporais relacionadas à fotografia com celular.

Página sessenta e sete

Cultura digital
Superexposição ôn láini e crime de stalking

O fenômeno da cultura digital denominado superexposição ôn láini é o compartilhamento excessivo de informações pessoais nas rêdes sociais e em outras platafórmas digitais. A postagem de fotografias e vídeos diariamente para mostrar o local onde está, o quê está fazendo e comendo e o compartilhamento de dêtálhes íntimos de relacionamentos, problemas pessoais ou opiniões polêmicas são exemplos de superexposição. Uma das consequências dêêsse comportamento é o aumento da vulnerabilidade ao crime de stalking.

Leia o infográfico.

Cartaz com fundo claro e elementos em rosa, vermelho e cinza, com o título em destaque “Como denunciar o ‘stalking’ - Crime ocorre quando há ameaça à integridade física e psicológica da vítima”. Pontos que indicam que alguém está sendo vítima de perseguição: - quando há medo de sair de casa, - vítima sente a necessidade de mudar a sua rotina, - vítima tranca suas contas nas redes sociais, - há tentativas de invadir dispositivos eletrônicos. Uma ilustração mostra uma mulher sentada e encolhida, demonstrando medo.  Como denunciar: Procurar a delegacia mais próxima ou acessar a delegacia eletrônica para fazer o registro do boletim de ocorrência.  Ilustração de uma mulher com expressão preocupada e mãos no rosto. Importante: Para a polícia prosseguir com uma investigação, a vítima precisa fazer uma representação, que é dizer às autoridades que deseja que o agressor seja processado. Isso pode ser feito em até 6 meses a partir do momento que se sabe quem é o autor do crime. Ilustração de um policial atendendo a vítima. Fonte: Bruna Santos, coordenadora da ONG Data Privacy Brasil e Jacqueline Valadares da Silva, delegada da Delegacia de Defesa da Mulher em São Paulo.

FEITOSA JUNIOR, Alessandro.'Stalking': saiba quando a perseguição na internet se torna crime. G1, [s. l.], 16 jul. 2021. Disponível em: https://livro.pw/utxsr. Acesso em: 10 set. 2024.

É importante saber quê todas as pessoas, independentemente de gênero, côr, raça ou credo religioso, podem sêr vítimas de um stalker.

Com base no infográfico, responda às kestões a seguir.

1. Cite dois pontos quê indicam quê uma pessoa está sêndo vítima do crime de stalking.

1. Algumas respostas possíveis são: houve tentativa de invasão a dispositivos eletrônicos da vítima, ela tem medo de sair de casa ou sente necessidade de mudança de rotina e de bloquear perfis de stalkers.

2. por quê é importante a vítima registrar a ocorrência de crime de stalking na delegacia?

2. O registro da ocorrência é crucial para quê a polícia inicie uma investigação formal contra o agressor, quê garante medidas de proteção à vítima e possibilita a aplicação da lei contra o criminoso.

3. Como a primeira ilustração do infográfico contribui para a compreensão do impacto emocional do crime de stalking?

3. A ilustração da mulher abraçando uma almofada ou um travesseiro transmite sensação de medo, vulnerabilidade e isolamento, para o leitor entender o impacto emocional negativo quê o crime de stalking provoca na vítima.

4. Em sua opinião, de quê forma um stalker póde se aproveitar da superexposição ôn láini para perseguir uma pessoa?

4. Um stalker póde se aproveitar da superexposição ôn láini de uma pessoa para acessar informações, como fotografias, localização, rotina diária e dêtálhes da vida pessoal. Com essas informações, o stalker consegue monitorar os hábitos e as atividades da pessoa em tempo real, o quê facilita a perseguição. A superexposição ôn láini também póde fornecer ao stalker pistas para manipular e assediar a vítima ou aumentar o contrôle sobre ela.

Página sessenta e oito

Após refletir sobre a superexposição ôn láini e sua relação com o crime de stalking, pesquise esses temas na internet e analise-os de acôr-do com os passos 1 e 2 a seguir. Depois, reúna-se a alguns côlégas e sigam os demais passos para elaborar uma animação de qüadro branco a fim de explicar esses conceitos e conscientizar o público-alvo do tema.

Info

Animação de qüadro branco
é um tipo de vídeo em quê dêzê-nhôs e textos são apresentados em uma superfícíe branca, como se estivessem sêndo desenhados à mão em tempo real. No vídeo, geralmente, aparece a mão desenhando ou escrevendo, enquanto o conteúdo é explicado por um narrador. Ele se caracteriza pela simplicidade visual, quê contribui para manter a atenção do espectador, e pela combinação de narração e ilustrações, quê facilita a compreensão do conteúdo.

PASSO
1

Pesquisa

Para pesquisar o tema, digite palavras-chave relacionadas ao tópico em platafórmas de busca e explore os primeiros resultados.

Verifique se os resultados obtidos correspondem a sáites de instituições reconhecidas, como universidades, organizações governamentais e veículos de mídia conhecidos.

Analise as fontes utilizadas, verificando a altoría, o propósito da mensagem e o contexto de publicação.

Visite centros de pesquisa sobre segurança digital ou instituições quê trabalham com proteção de dados, a fim de ampliar seu entendimento sobre medidas de prevenção e combate ao crime de stalking.

PASSO
2

Análise

Avalie a confiabilidade das informações antes de usá-las no projeto, discutindo formas de identificar fontes seguras e confiáveis.

Analise os aspectos mais importantes relacionados à superexposição ôn láini e ao crime de stalking, como suas causas, consequências e formas de prevenção.

PASSO
3

Discussão

Reúna-se aos demais membros de seu grupo para discutir as informações coletadas individualmente e elaborar um resumo das descobertas das pesquisas e das análises.

Destaquem os pontos quê consideram mais importantes para incluir no vídeo. Por exemplo:

» a definição de superexposição ôn láini;

» a definição de stalking e as formas mais comuns dêêsse crime;

» as possíveis relações entre superexposição ôn láini e crime de stalking;

» as consequências do crime de stalking para as vítimas.

Sequência de cinco lâmpadas penduradas por fios pretos sobre fundo claro. Da esquerda para a direita, os fios aparecem progressivamente menos embaraçados, até o último que está totalmente desenrolado. As quatro primeiras lâmpadas estão apagadas e com fios enrolados em diferentes níveis de desorganização. A última lâmpada, com fio completamente reto, está acesa e destacada na cor amarela com traços ao redor indicando iluminação.

VECTORBUM/SHUTTERSTOCK.COM

Página sessenta e nove

Discutam e definam as fontes quê serão utilizadas para sustentar a argumentação apresentada no vídeo, refletindo sobre a relevância e a credibilidade dos materiais encontrados.

Apresentem argumentos sobre a importânssia de cada ponto, definam as partes do conteúdo quê serão exploradas no vídeo e avaliem o impacto da disseminação dêêsse conteúdo.

PASSO
4

Criação do produto

Planejem o conteúdo do vídeo, dividindo as responsabilidades – roteiro, narração, dêzê-nhôs e edição – entre os membros do grupo.

Definam o tom e o estilo do vídeo, bem como a linguagem a sêr utilizada, considerando o público-alvo.

Discutam maneiras de mobilizar a narração e os elemêntos visuais para criar um vídeo envolvente e educativo.

Definam a ordem em quê as informações serão apresentadas, assegurando quê cada ideia seja introduzida de maneira nítida.

Elaborem um roteiro em quê as ideias sêjam transmitidas d fórma evidente e acessível.

Incluam no roteiro informações dos elemêntos visuais quê ilustrarão o vídeo.

Revisem o esboço do conteúdo para verificar se todos os pontos importantes foram incluídos e se não há repetição de informações.

Verifiquem a precisão das informações inseridas no roteiro a fim de assegurar quê não haja disseminação de informações incorrétas ou prejudiciais.

Utilizem ferramentas de animação de qüadro branco para criar o vídeo.

Desenhem os elemêntos visuais quê ilustram os conceitos abordados no roteiro.

Gravem a narração explicativa.

Editem o vídeo para integrar a narração e as imagens, garantindo coerência e harmonía entre elas.

PASSO
5

Publicação

Escolham a platafórma virtual mais adequada para a publicação.

Compartilhem o vídeo com a comunidade escolar, promovendo a disseminação do conhecimento.

Incentivem a comunidade escolar a participar da divulgação do vídeo.

Monitorem as interações dos usuários com a publicação na platafórma digital para avaliar a eficácia da mensagem.

Ilustração colorida de seis pessoas alinhadas lado a lado, com diferentes tons de pele e roupas variadas. Cada uma realiza um gesto com as mãos: joinha, punho erguido, símbolo de 'rock', sinal de paz, gesto de 'ok' e coração formado com as mãos acima da cabeça. O fundo é branco e contém elementos gráficos soltos como linhas onduladas, corações e sinais de adição.

VIRINAFLORA/SHUTTERSTOCK.COM

Página setenta