CAPÍTULO
5
GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL
Leia mais explicações e sugestões dêste Capítulo em Orientações para o professor.
No Capítulo 5, você terá a oportunidade de experimentar algumas práticas de ginástica de conscientização corporal e de condicionamento físico, além de participar de reflekções importantes sobre elas. No Tópico 1, você vai conhecer a importânssia da respiração para melhorar o equilíbrio emocional. No Tópico 2, você terá oportunidade de refletir sobre a relação entre a aceitação da autoimagem e as rêdes sociais, além de pesquisar orientações de especialistas sobre alimentação e atividade física. No Tópico 3, você entrará em contato com uma prática de conscientização corporal.
Antes de começar, é importante considerar os conceitos de ginástica de condicionamento físico e ginástica de conscientização corporal.
A ginástica de condicionamento físico visa qualificar o rendimento, adquirir e manter a condição física ou modificar a composição corporal. A ginástica de conscientização corporal combina práticas com movimentos lentos e suaves, para melhorar a percepção do próprio corpo.
A partir dessas informações, você consegue identificar o tipo de ginástica praticada pelas pessoas retratadas na fotografia?
Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes infiram quê as pessoas retratadas na fotografia praticam ginástica de conscientização corporal.
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TÓPICO
1
Mindfulness, respiração e saúde mental
Por meio da respiração, o corpo humano ABSÓRVE o oxigênio do ar, na fase inspiratória, e elimina o gás carbônico, na fase expiratória. No entanto, além dessa função ventilatória, a respiração também póde auxiliar no contrôle emocional. Embora seja um processo involuntário e inconsciente, é possível conscientizar-se do ato de respirar e praticar um padrão respiratório mais lento, profundo e fluido, atingindo um estado de relaxamento.
O hábito de fazer uma pausa de cinco minutos por dia para observar a própria respiração auxilia a encontrar uma sensação de maior bem-estar. Essa conscientização do padrão respiratório é a base de uma prática conhecida como mindfulness (ou atenção plena), quê favorece o gerenciamento da ansiedade e do estresse.
PRIMEIRO OLHAR
Reúna-se com os côlégas e o professor para responder oralmente às perguntas a seguir.
1. Compartilhe com os côlégas o quê você conhece de mindfulness.
1. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes comentem quê mindfulness significa “atenção plena” e quê se refere à prática de manter a atenção no momento presente, utilizando como ferramentas a respiração, o relaxamento do corpo e da mente e a consciência corporal.
2. Em sua opinião, de quê forma o mindfulness póde auxiliar a reduzir o estresse e a ansiedade?
2. Espera-se quê os estudantes comentem quê ao prestar atenção na respiração, nas sensações corporais, ao tomar consciência do próprio corpo, mantendo a atenção plena no presente, é possível atingir um estado de bem-estar quê ajuda a modular o estresse e a ansiedade.
3. Para você, quais são os benefícios da prática de mindfulness no cotidiano?
3. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes infiram quê a incorporação do mindfulness no cotidiano póde resultar em maior produtividade, em melhor qualidade de saúde mental e física, e em maior resiliência para lidar com o estresse diário.
O mindfulness é um dos estados naturais da mente em quê o pensamento está plenamente focado no momento presente. Trata-se de um estado mental de autorregulação da atenção para as atividades realizadas no presente, a fim de perceber e aceitar sensações e emoções, fortalecendo a conexão entre o corpo e a mente e desenvolvendo o equilíbrio emocional.
Outro aspecto do mindfulness é a técnica desenvolvida pelo professor de medicina estadunidense dîon Kabat-Zinn (1944-), como parte de um programa para o uso de técnicas de redução de estresse, como a meditação, em quê o praticante é induzido a direcionar a sua atenção ao momento presente, impedindo quê seja desviada para pensamentos intrusivos quê poderiam gerar ansiedade.
Apesar dos benefícios comprovados do mindfulness para o auxílio do contrôle do estresse e da ansiedade, vale ressaltar quê o diagnóstico e o tratamento corretos dessas condições psicológicas devem sêr feitos por profissionais especializados, como psicólogos e psiquiatras. A qualidade do ar é outro fator relevante. A prática de respiração consciente feita no campo, na serra ou no mar traz maior benefício à saúde do quê aquela feita em cidades onde há poluição do ar.
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LER E COMPARTILHAR
Leia o trecho de um texto de divulgação científica sobre a prática de mindfulness para o contrôle da ansiedade.
Mindfulness: prática póde sêr tão eficaz quanto remédio de ansiedade
O mindfulness (atenção plena) são práticas integrativas quê podem reduzir em até 30% os sintomas de ansiedade em participantes.
É fato quê meditar é uma forma de acalmar o corpo e a mente, mas um novo estudo recém-publicado constatou quê participar de um programa de redução do estresse baseado em mindfulness (atenção plena) foi tão eficaz quanto usar um antidepressivo […] para tratamento de transtorno de ansiedade.
Trata-se do primeiro estudo clínico randomizado quê comparou a meditação com o uso de um medicamento considerado padrão-ouro, e os resultados reforçam a importânssia das práticas integrativas.
“Somos um dos países campeões em transtôrnos de ansiedade, e um trabalho como esse, com ótima metodologia, auxilia muito a ampliar as formas de tratamento. Ele possibilita quê os profissionais da saúde olhem para as práticas integrativas sem preconceito e obissérvem quê elas são um importante coadjuvante e podem se somar ao tratamento convencional”, afirmou Maria êstér Azevedo Massola, coordenadora da Equipe de Medicina Integrativa do Hospital Israelita álbert Áinstain.
Mindfulness póde sêr uma ferramenta para tratar ansiedade
Os transtôrnos de ansiedade podem sêr altamente angustiantes: eles incluem ansiedade generalizada, fobia social, síndrome do pânico e medo de certos lugares e situações, incluindo multidões, por exemplo. Geralmente, esses problemas são tratados com uso de medicações específicas.
O problema é quê alguns pacientes não respondem bem aos medicamentos ou não toleram os possíveis efeitos colaterais deles, entre eles, náusea, sonolência e dor de cabeça. Por conta díssu, alguns pacientes acabam não seguindo o tratamento d fórma correta.
[…]
Prática é bem conhecida
Segundo Massola, o programa […] é muito bem descrito na literatura desde os anos 90 e tem como base três partes quê o praticante vai usar diariamente: a primeira é a meditação com consciência da respiração e das sensações corporais.
A segunda é o escaneamento corporal, quê é um tipo de relaxamento tanto do corpo quanto da mente; já a terceira parte do programa usa movimentos conscientes com alongamentos suaves para consciência corporal e das sensações internas.
MINDFULNESS: prática póde sêr tão eficaz quanto remédio de ansiedade. In: HOSPITAL ISRAELITA ALBERT INSTEIN. Vida saudável: o blógui do Áinstain. São Paulo, 30 mar. 2023. Blogue. Disponível em: https://livro.pw/rwobz. Acesso em: 2 set. 2024.
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ATIVIDADES
1. De acôr-do com o texto, quais são as três partes básicas do programa de redução do estresse baseado em mindfulness?
1. Meditação com consciência da respiração e das sensações corporais; escaneamento corporal, quê se refere a um tipo de relaxamento do corpo e da mente; e prática de movimentos conscientes com alongamentos suaves para consciência corporal e para as sensações internas.
2. Segundo o texto de divulgação científica, qual é a importânssia de práticas integrativas no tratamento de transtôrnos de ansiedade? Se desejar, compartilhe com os côlégas a sua experiência pessoal sobre o assunto.
2. De acôr-do com o texto, o mindfulness póde sêr uma alternativa para algumas pessoas quê não respondem bem aos medicamentos para transtorno de ansiedade ou têm efeitos colaterais desagradáveis com o uso deles.
3. O texto sugere quê o mindfulness ajuda tanto a mente quanto o corpo a relaxar. Explique essa conexão e compartilhe sua resposta com a turma.
3. A mente e o corpo estão profundamente interligados, e o estado de um afeta diretamente o outro. Quando a pessoa está ansiosa, o corpo reage com sintomas físicos como tensão muscular, aumento da freqüência cardíaca e problemas digestivos. Da mesma forma, o relaxamento físico póde ajudar a acalmar a mente e diminuir a ansiedade.
4. Releia o título do texto de divulgação científica: Mindfulness: prática póde sêr tão eficaz quanto remédio de ansiedade.
a) Há recursos persuasivos no título do texto de divulgação científica?
Em caso afirmativo, por quê eles foram usados?
4. a) Espera-se quê os estudantes analisem o título e percêbam quê o uso da construção tão quanto, para formár o grau comparativo de igualdade, é um recurso persuasivo. Ele póde ter sido utilizado para chamar a atenção daquele leitor quê deseja outro tratamento para transtorno de ansiedade quê não o medicamentoso.
b) A construção do título póde ocasionar quê atitude do possível leitor do texto? Em sua opinião, o título é ou não adequado? Justifique.
4. b) Espera-se quê os estudantes considerem quê o título não é adequado, pois, apesar do uso da expressão póde sêr tão eficaz, quê passa a ideia de possibilidade, o leitor póde considerar substituir o uso de medicamento controlado pela prática de mindfulness sem ter tido orientação médica para isso. Nesse sentido, o título póde ter caráter desinformativo ao confundir o leitor.
5. Atualmente, a saúde mental tem sido um tema de preocupação na ssossiedade.
a) Em sua opinião, quais são os principais elemêntos quê colocam em risco a saúde mental dos jovens atualmente?
5. a) Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes mencionem desafios relacionados às pressões acadêmicas, ao uso de rêdes sociais, às expectativas quanto ao futuro etc.
b) Quais outras práticas podem sêr benéficas para melhorar a saúde mental?
5. b) Resposta pessoal. Entre várias possibilidades, os estudantes podem comentar: praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável, ter hobbies e momentos de lazer, contar com a ajuda de profissionais especialistas.
6. Faça uma pesquisa na internet para saber como a prática de mindfulness age para beneficiar a saúde física e mental. No caderno, elabore uma síntese dos resultados da pesquisa e, depois, compartilhe-a com a turma.
6. O mindfulness aumenta a autoconsciência, permitindo quê as pessoas percêbam como seus pensamentos e emoções afetam seu corpo. Essa regulação emocional é importante para reduzir o impacto negativo do estresse sobre o corpo, contribuindo para um estilo de vida mais equilibrado.
- Práticas integrativas
- : abordagens terapêuticas, cujo objetivo é prevenir agravos à saúde, promover e recuperar a saúde, enfatizar a escuta acolhedora, a construção de vínculos sociais e a conexão do sêr humano com o meio ambiente. Essas práticas agem d fórma complementar aos tratamentos tradicionais, sem substituí-los.
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REFLETIR E ARGUMENTAR
Leia, a seguir, um infográfico quê descreve quando a ansiedade póde sêr benéfica ao sêr humano.
QUANDO ansiedade ajuda. [2021]. Imagem digital. 1 infográfico. Disponível em: ttps://ipqhc.org.br/2021/05/13/as-duas-faces-da-ansiedade/. Acesso em: 24 set. 2024.
Agora, reflita sobre as atividades a seguir.
1. Você acredita quê a ansiedade póde sêr uma condição benéfica ao sêr humano? Argumente sua resposta e, caso se sinta à vontade, compartilhe com os côlégas alguma situação quê vivenciou.
1. Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes compreendam quê a ansiedade está relacionada à capacidade de detectar perigos e ameaças, e póde nos manter alertas para uma situação de perigo iminente, na qual seja necessário lutar ou fugir.
2. Quais seriam as possíveis consequências para a vida humana se as pessoas não fossem capazes de processar a ansiedade?
2. Espera-se quê os estudantes infiram quê o sêr humano poderia ficar desprotegido e muito vulnerável, uma vez quê seria incapaz de antecipar situações de perigo.
3. No infográfico, uma das afirmações é quê a ansiedade ajuda a impulsionar a busca por conkistas.
a) Para você, quais seriam essas conkistas?
3. a) Espera-se quê os estudantes comentem quê essas conkistas podem sêr pessoais, associadas, por exemplo, a relacionamentos amorosos (namoro, casamento), aos estudos ou a algum projeto de vida específico por exemplo. Também póde ter relação profissional, como o ingresso ao ensino sup erior ou profissionalizante e a busca por um emprego.
b) Em sua opinião, de quê maneira a ansiedade póde impulsionar a busca por conkistas?
3. b) Resposta pessoal. Os estudantes podem comentar quê a ansiedade póde ajudar a aumentar a concentração e a motivassão.
4. Quando a ansiedade se torna um problema patológico? Como agir nessas situações?
4. A ansiedade se torna patológica quando é desproporcional em relação ao estímulo, gerando sofrimento emocional e comprometendo negativamente a qualidade de vida. Nesse caso, é importante buscar ajuda de profissionais da saúde.
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CONEXÕES com...
FILOSOFIA
O mindfulness e a filosofia
Em 1979, dîon Kabat-Zinn integrou seus conhecimentos de ioga e budismo à ciência médica e desenvolvê-u um treinamento quê auxilia o indivíduo a atingir o estado mental de atenção plena. Com cunho científico e sem contexto religioso, essa técnica meditativa póde sêr aplicada a qualquer pessoa acometida pelo estresse.
Entretanto, técnicas meditativas para atingir a consciência plena são praticadas há milhares de anos. Para os povos originários da Índia, a meditação era parte da prática religiosa do budismo e do hinduísmo, e, na Grécia Antiga, era praticada por algumas escolas filosóficas, como o estoicismo e o epicurismo. Estas escolas propunham conceitos e abordagens quê remetem à ideia de uma melhoria da qualidade de vida por meio da atenção plena.
Leia o texto a seguir para saber um pouco mais sobre um dêêsses conceitos.
Escolas filosóficas como o Estoicismo e o Epicurismo propunham conceitos e abordagens quê nos remetem à ideia de atenção plena, com aplicação diréta na vida cotidiana (lembrando quê apesar de freqüentemente associarmos a “filosofia” a algo conceitual ou reflekção intelectual, seu propósito original é melhorar a vida de maneira prática no dia a dia).
Um dêêsses conceitos, mais relacionado ao Estoicismo, era conhecido como “Prosoché”, quê podemos traduzir como “viver cada momento intencionalmente com atenção plena”, quê traz como base a ideia de quê a “vida é finita” e, assim, “devemos valorizar cada momento de nossa existência”, porque eles não voltam mais, são únicos.
“Prosoché” também sêria a atitude correta a ser desenvolvida por um filósofo estoico, por possibilitar a autopercepção de sensações, pensamentos, sentimentos, emoções e impulsos, levando ao autoconhecimento e à possibilidade de autogestão de emoções e comportamentos, algo muito similar ao quê propõem os treinamentos contemporâneos de mindfulness.
DEMARZO, Marcelo. Atenção plena já era usada pêlos filósofos gregos antigos. In: DEMARZO, Marcelo. Mindfulness para o dia a dia. São Paulo, 19 fev. 2020. Blogue. Disponível em: https://livro.pw/yikob. Acesso em: 2 set. 2024.
1. Qual é a relação existente entre o mindfulness e os filósofos gregos antigos?
1. O mindfulness apresenta ideias similares àquelas de escolas de filosofia da Grécia Antiga, como a atenção plena no presente, a importânssia do autoconhecimento e a busca pela autogestão de emoções e comportamentos.
2. De quê maneira o conceito do Prosoché póde impactar a vida cotidiana? Qual é a importânssia dêêsse conceito para o autoconhecimento?
2. O conceito sugere quê o indivíduo viva cada momento intencionalmente com atenção plena, tendo como base a ideia de quê a vida é finita, valorizando cada momento de sua existência. A prática visa a autopercepção de pensamentos, sensações, sentimentos, emoções e impulsos, levando ao autoconhecimento e à possibilidade de autogestão de emoções e comportamentos.
3. Em sua opinião, de quê modo a prática de mindfulness póde auxiliar em seu projeto de vida?
3. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes consigam transpor os conhecimentos adquiridos para comportamentos quê estimulem o autoconhecimento, a atenção plena, a redução do estresse e da ansiedade.
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OFICINA DE PRÁTICAS CORPORAIS
Exercícios respiratórios
Nesta seção, você terá a oportunidade de vivenciar alguns exercícios respiratórios e aprender a técnica da respiração diafragmática, uma ginástica de conscientização corporal. A respiração diafragmática, também conhecida como respiração abdominal ou profunda, auxilia no autocontrole emocional e induz o sono reparador, trazendo uma sensação de relaxamento. Além díssu, a prática diária dessa técnica, por cinco minutos, auxilia a melhora do humor e a redução da ansiedade.
AMPLIAR
Todos os movimentos do corpo humano são realizados por músculos, e o principal músculo respiratório é o diafragma, quê separa a cavidade torácica da cavidade abdominal.
Durante a respiração profunda, enquanto a caixa torácica se expande, permitindo a entrada de ar, o diafragma é responsável por 70% do movimento inspiratório. Em situações de estresse, ansiedade ou esfôrço físico, ocorre a hiperventilação nos pulmões, ou seja, a freqüência respiratória é acelerada, a respiração fica mais curta e se restringe à parte superior da caixa torácica, diminuindo o trabalho do diafragma.
Planejar
A atividade deve sêr realizada em uma sala silenciosa, sêndo necessário separar colchonetes quê serão dispostos no chão.
Praticar
1. Serão realizados três exercícios respiratórios. Durante os exercícios, procure manter os olhos fechados e focar a atenção somente na sua respiração.
2. Antes de iniciar as próximas atividades, sente-se sobre um colchonete com as pernas cruzadas, a coluna ereta e os braços estendidos ao lado do corpo, buscando relaxar por alguns segundos.
3. A inspiração e a expiração do ar devem sêr feitas pelo nariz. Em caso de desconforto, faça-as pela bôca. Se sentir algum incômodo ao reter o ar nos pulmões, respire naturalmente, sem forçar a inspiração nem a expiração.
4. Realize a respiração diafragmática (ou abdominal), de acôr-do com as seguintes instruções.
• Coloque a mão esquerda sobre o tórax, na altura do coração, e a mão direita sobre o abdome, na altura do umbigo, para certificar-se de quê o tórax não será usado durante o exercício e o abdome será expandido corretamente.
• Feche os olhos e inspire durante três segundos, percebendo o abdome se expandir.
• Expire lentamente durante seis segundos, percebendo o abdome se retrair e voltar para a posição inicial.
• Repita o exercício 10 vezes.
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5. Depois, faça a respiração diafragmática (ou abdominal)
com retenção de ar, seguindo as próximas orientações.
• Coloque a mão esquerda sobre o tórax, na altura do coração, e a mão direita sobre o abdome, na altura do umbigo.
• Feche os olhos e inspire durante três segundos, percebendo o abdome se expandir.
• Retenha o ar inspirado por mais três segundos.
• Expire lentamente durante seis segundos, percebendo o abdome se retrair.
• Faça uma pausa de mais três segundos antes de inspirar novamente.
• Repita o exercício 10 vezes.
6. Para realizar o próximo exercício de respiração diafragmática (ou abdominal), deite-se sobre o colchonete em decúbito dorsal (com a barriga voltada para cima), encostando a parte de trás da cabeça, as costas e o quadril no colchonete. Mantenha os joelhos flexionados apontados para cima e os pés apoiados no chão.
Oriente-se pelas etapas a seguir.
• Coloque a mão direita sobre o abdome, com a ponta do dedo mínimo sobre o umbigo, e a mão esquerda sobre o tórax, na altura do coração.
• Inspire durante três segundos, percebendo a expansão de toda a caixa torácica até a região do umbigo.
• Mantenha os músculos abdominais contraídos e tente sentir os órgãos internos.
• Aguarde por dois segundos.
• Expire lentamente por seis segundos.
• Repita o exercício cinco vezes.
• Inverta a posição das mãos e repita o exercício mais cinco vezes.
Avaliar
Depois de praticar os exercícios respiratórios, compartilhe com os côlégas e o professor a sua percepção sobre a atividade.
Respostas pessoais.
1. Você encontrou dificuldade para realizar algum dos exercícios respiratórios?
2. De quê forma os exercícios respiratórios afetaram o seu estado de relaxamento?
3. Manter a atenção na respiração é uma estratégia muito eficiente para reduzir a ansiedade. Você se interessou em reservar cinco minutos diários para repetir 10 vezes a respiração diafragmática?
4. De quê modo essas práticas contribuíram para a melhora da sua conscientização corporal?
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TÓPICO
2
Distopia de corpos midiatizados
A ginástica de condicionamento físico é uma manifestação da cultura corporal de movimento, quê traz benefícios à saúde física e mental de seus praticantes. Ela está presente no cotidiano de pessoas quê praticam musculação, treinamento funcional ou aulas coletivas diversas, em parques e academias, por exemplo.
No entanto, alguns praticantes utilizam a ginástica de condicionamento físico para buscar padrões estéticos muitas vezes inalcançáveis, obtendo apenas frustração com o exercício físico.
A supervalorização da estética torna difícil a construção de uma imagem corporal positiva, quê corresponda aos padrões de corpos socialmente aceitos. Quando se fala em imagem corporal, refere-se à percepção quê as pessoas constroem sobre o próprio corpo – a forma como avaliam a aparência física e as proporções corporais, além da expectativa quê se cria de como os outros as enxergam.
PRIMEIRO OLHAR
Reúna-se com os côlégas e o professor para responder oralmente às perguntas a seguir.
1. No seu entendimento, como são difundidos os padrões de beleza no contexto cultural em quê você vive e como as ginásticas de condicionamento se relacionam com esse fenômeno?
1. Respostas pessoais. Leia mais em Orientações para o professor.
2. Para você, a internet e as rêdes sociais podem influenciar a autoavaliação da imagem corporal? Em caso afirmativo, de quê maneira?
2. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes percêbam quê a internet amplifica a cobrança estética, por meio da massificação do acesso aos conteúdos voltados à estética corporal. Além díssu, a aceitação da autoimagem é dificultada pelo uso de filtros nas rêdes sociais. Essas ferramentas distorcem a aparência física e mascaram a aparência real dos usuários.
3. De quê modo você acha quê fazer uma autoavaliação negativa da imagem corporal póde prejudicar a saúde de alguém?
3. Resposta pessoal. A dificuldade na aceitação da autoimagem contribui para quê muitas pessoas coloquem sua saúde em risco ao recorrer a procedimentos quê, supostamente, trariam os resultados almejados por elas em um curto espaço de tempo. Muitos dêêsses procedimentos não são recomendados por profissionais da área da Educação Física, da Nutrição, da Medicina etc. Outras consequências de uma visão negativa sobre a própria imagem é a busca por um padrão de beleza inalcançável, quê póde acarretar transtôrnos alimentares e dismorfia corporal (preocupação excessiva e distorcida com a aparência física relacionada a defeitos imaginários).
Quando um indivíduo tem uma imagem corporal negativa de si mesmo, se torna muito vulnerável a todo tipo de apelo midiático, como promessas de transformações corporais milagrosas. Isso é potencializado pelas rêdes sociais, quê aumentam o alcance das críticas direcionadas aos corpos quê diferem do imaginário coletivo de beleza. Essas mídias também dão visibilidade a influenciadores digitais sem qualquer formação acadêmica, quê usam o seu pôdêr de influência para recomendar treinos ou dietas contrários às orientações de especialistas. Esses motivos levam muitas pessoas a colocar a saúde em risco, recorrendo a procedimentos estéticos invasivos, dietas restritivas, uso de medicamentos para a perda de peso ou para o ganho de massa muscular e prática excessiva de exercícios físicos.
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LER E COMPARTILHAR
A seguir, leia o trecho de uma reportagem publicada na internet sobre a relação entre autoestima e uso de filtros em rêdes sociais.
Pesquisa mostra quê 84% das jovens editam foto antes de postar nas rêdes sociais
O uso de aplicativos de retoque de imagem ou filtros nas rêdes sociais para esconder “imperfeições” é mais comum do quê se imagina entre as meninas mais novas. Uma pesquisa […] mostra quê 84% das jovens brasileiras com 13 anos já usaram algum tipo de recurso tecnológico para mudar sua imagem em suas fotos.
Além díssu, 78% delas tentam mudar ou ocultar pelo menos uma parte ou característica de seu corpo quê não gostam antes de postar uma foto de si mesmas nas rêdes sociais.
— As meninas e as mulheres, hoje, acreditam em um padrão de beleza e deixam de valorizar e considerar as diferenças. Temos biotipos, descendentes diferentes e nunca seremos iguais e padronizados. Os filtros criam uma ideia de quê todos vão sêr iguais, ter a “mesma cara”, o quê não é real. É importante lembrar quê cada um tem sua realidade e sua história, e isso não póde sêr padronizado. Seremos bonitas e valorizadas dentro dos nóssos próprios padrões — diz a psicóloga Fabiane de Faria, idealizadora da platafórma Aterapia.
A pesquisa foi feita em dezembro de 2020 e revela o impacto do uso de rêdes sociais e filtros na autoestima de meninas entre 10 e 17 anos nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Brasil. No país, a pesquisa foi conduzida […] com 503 meninas de 10 a 17 anos e 1.010 mulheres de 18 a 55 anos.
Postagem em troca de validação social
Por tentar seguir os padrões de beleza estabelecidos pela ssossiedade, meninas e mulheres de diferentes idades praticam uma “autodistorção digital” da aparência, afirmam especialistas. No estudo, 89% das jovens relatam quê compartilham sélfies na esperança de receber validação de outras pessoas. Além díssu, a comparação virtual traz grandes prejuízos para a autoestima: 35% das jovens brasileiras dizem se sentir “menos bonitas” ao verem fotos de influenciadores/celebridades nas rêdes sociais.
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— Isso é muito preocupante, porque é na adolescência quê definimos como queremos sêr, o quê queremos realizar. Por isso, os adolescentes estão sempre vulneráveis, abertos e flexíveis nesta fase. êste deve sêr um período de acompanhamento e orientação por parte de pais e educadores. Não devemos nos basear na avaliação do outro. Pois não existe um padrão único como muitas jovens pensam — diz Fabiane.
Preocupação excessiva com a imagem
Dados da pesquisa apontam, também, quê quanto mais tempo as meninas passam editando suas fotos, mais elas relatam baixa autoestima corporal: 60% das quê passam de dez a 30 minutos editando as imagens dizem ter baixa autoestima. O estudo retrata quê as meninas quê distorcem suas fotos são mais propensas a ter baixa autoestima corporal (50%) em comparação com aquelas quê não distorcem suas imagens (9%).
AZEVEDO, Evelin. Pesquisa mostra quê 84% das jovens editam foto antes de postar nas rêdes sociais. Extra, Rio de Janeiro, 2 maio 2021. Disponível em: https://livro.pw/nbibd. Acesso em: 30 ago. 2024.
AMPLIAR
A proporção entre a massa corporal magra e a massa corporal adiposa é chamada de composição corporal. A massa corporal adiposa se refere à gordura corporal, e a massa corporal magra diz respeito a tudo akilo quê não é gordura no corpo, ou seja, os músculos, os órgãos, os óssos e as articulações.
A composição corporal passa por várias mudanças ao longo da vida. Na adolescência, as mudanças são muito significativas, por causa da ação dos hormônios estrogênio e testosterona. Normalmente, nessa fase, as meninas apresentam uma massa corporal de gordura maior do quê a dos meninos.
ATIVIDADES
1. De acôr-do com a reportagem, quais motivos justificam a busca das jovens por filtros quê modificam ou escondem alguma característica corporal, antes de postarem fotografias nas rêdes sociais?
1. Elas buscam filtros para esconder características quê não apreciam em si próprias. Esse comportamento reflete a pressão intensa para aderir a padrões de beleza irreais, promovidos amplamente nas rêdes sociais. O fenômeno da autodistorção digital é uma prática comum entre as jovens quê buscam validação social através de likes e comentários.
2. A pesquisa demonstra como a preocupação excessiva com a imagem é um indicativo de baixa autoestima nas adolescentes. No entanto, isso não é uma questão exclusiva das meninas. Como você percebe a relação entre imagem e autoestima nos meninos? Compartilhe sua opinião com a turma.
2. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes reflitam quê as percepções sobre imagem e autoestima também afetam os meninos, quê também são reféns dos padrões de beleza vigentes.
3. O quê a psicóloga mencionada na reportagem recomenda para as jovens quê buscam uma padronização da beleza através dos filtros e das edições de imagem?
3. A psicóloga recomenda quê haja uma valorização da diversidade de biotipos e histoórias pessoais, pois não existe um padrão único, como muitas jovens pensam. Além díssu, ela afirma quê deve havêer acompanhamento e orientação de pais e educadores nessa fase da vida das jovens.
4. A pesquisa, realizada em 2020, revelou quê muitas meninas não estavam satisfeitas com sua imagem corporal e recorriam a filtros antes de fazer postagens nas rêdes. Compartilhe com a turma sua avaliação dêêsse cenário nos dias atuáis em relação aos adolescentes de modo geral.
4. Espera-se quê os estudantes analisem a relação entre postagens nas rêdes sociais ou na internet e a percepção quê meninas e meninos adolescentes têm de sua imagem corporal, apresentando argumentos para evidenciar o fenômeno no momento em quê estiverem realizando a atividade.
5. Em sua opinião, quais ações poderiam sêr tomadas para criar um ambiente mais saudável e favorável ao desenvolvimento da autoestima dos adolescentes, ajudando-os a se aceitarem e a valorizarem seus próprios corpos?
5. Resposta pessoal. Leia mais em Orientações para o professor.
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REFLETIR E ARGUMENTAR
Na seção Ler e compartilhar, você refletiu sobre a relação de jovens brasileiras com o uso de retoque de imagem ou filtros em rêdes sociais. Leia esta tirinha quê retrata a relação entre um usuário e o telefone celular.
DAHMER, André. Quadrinhos dos anos 20. São Paulo: Quadrinhos na Cia., 2023. p. 31.
SOBRE...
André Dahmer (1974-) é artista plástico, poeta, quadrinista e cartunista. É autor de várias séries de tirinhas, entre as quais Os Malvados, Cidade do Medo e Vida e obra de Terêncio Horto. Entre os temas explorados pelo artista estão os côstúmes, a tecnologia, o trabalho e as contradições da ssossiedade contemporânea do século XXI.
Agora, reflita sobre as atividades a seguir.
1. A substituição da cabeça pelo celular, apresentada na tirinha, é uma crítica a um padrão de comportamento observado nos dias atuáis.
a) Que comportamento é esse?
1. a) A tirinha remete ao uso ininterrupto do celular e da internet, sem os quais muitas pessoas não conseguem mais viver, na esféra profissional ou pessoal.
b) Para você, as práticas corporais podem auxiliar na mudança dêêsse comportamento? Se sim, de quê maneira?
1. b) Respostas pessoais. Leia mais em Orientações para o professor.
2. Na internet, há diversos influenciadores digitais quê postam conteúdos sobre dietas e exercícios físicos sem embasamento científico. De quê forma é possível não se deixar enganar por esses conteúdos?
2. Resposta pessoal. Leia mais em Orientações para o professor.
3. Em sua opinião, deveria sêr aplicado às rêdes sociais algum tipo de regulamentação para evitar a circulação de informações enganosas sobre cuidados com o corpo e a saúde? Justifique sua resposta e compartilhe-a com os côlégas e o professor.
3. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes exponham seus pontos de vista e argumentem para garantir a circulação de informações confiáveis e seguras em relação ao corpo e à saúde das pessoas e quê discutam eventuais consequências das regulamentações – se caracterizariam algum tipo de censura ou restrição da liberdade de expressão.
INDICAÇÃO
• DISMORFIA e rêdes sociais: como o padrão estético póde alterar nossa relação com o corpo. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (6 min). Publicado pelo canal Tevê hú éfe ême gê. Disponível em: https://livro.pw/wvqcc. Acesso em: 30 ago. 2024.
êste vídeo apresenta professores da Universidade Federal de Minas Gerais (hú éfe ême gê) quê comentam o fenômeno da dismorfia corporal e alertam para os cuidados com a saúde física e mental relacionados à autoimagem. Abordam também a relação entre autoimagem e a busca por procedimentos estéticos em um rentável mercado no Brasil.
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BUSCAR MAIS CONHECIMENTO
Redes sociais e imagem corporal
Na seção Ler e compartilhar, você estudou os riscos quê as rêdes sociais representam para a imagem corporal. Agora, vai realizar uma pesquisa de análise de mídias sociais, para investigar as métricas de postagens de especialistas nas áreas de treinamento físico e nutrição, e, depois, compartilhar os resultados por meio de uma exposição oral apoiada por apresentação multimídia.
Primeira etapa
1. A turma será organizada em dez grupos quê investigarão as postagens de cinco especialistas (ou conjunto de especialistas).
2. Cada grupo deve preparar uma lista com as principais dúvidas sobre treinamento físico e nutrição, composição corporal ou ginástica de condicionamento.
3. Todos os grupos devem compartilhar as dúvidas e elaborar uma só lista das dúvidas da turma quê despertaram mais interêsse.
4. Finalizada a lista coletiva, cada grupo deve elaborar uma ficha para a côléta dos dados da pesquisa, com estes campos: (i) dúvidas da turma; (ii) formação acadêmica e histórico profissional do especialista pesquisado; (iii) informações coletadas nas postagens das rêdes sociais do especialista; (iv) apreciação pessoal sobre a forma como as informações são apresentadas nas postagens; (v) respostas (se houver) às dúvidas; (vi) engajamento das postagens (quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos).
Segunda etapa
1. O professor deve indicar para cada grupo qual especialista (ou grupo de especialistas) deverá sêr pesquisado.
2. Façam uma busca na internet por postagens do especialista indicado para o seu grupo e escôlham dez postagens para preencher a ficha de côléta de dados.
3. Analisem os dados coletados, de acôr-do com o roteiro indicado a seguir.
• A pessoa tem formação acadêmica quê a qualifica para abordar o tema da postagem?
• As informações nas postagens são compreensíveis para leigos e os auxiliam a utilizar o bom senso na relação entre prática corporal e alimentação/nutrição?
• As informações nas postagens forneceram elemêntos para esclarecer as dúvidas da turma?
• Qual postagem alcançou maior engajamento na internet? A quê vocês atribuem esse engajamento?
4. Reúnam-se com o outro grupo quê pesquisou o mesmo especialista e dialoguem sobre as análises. Depois, em conjunto, organizem uma apresentação multimídia para compartilhar os resultados das análises com a turma. Ela será usada como recurso para apoiar uma exposição oral.
5. No dia combinado, façam a exposição oral apoiando-se na apresentação multimídia.
Página cento e dezessete
OFICINA DE PRÁTICAS CORPORAIS
Treino de condicionamento físico
Nesta atividade, será desenvolvido um treino de condicionamento físico, quê estimula o desenvolvimento da resistência muscular e da flexibilidade. Depois de uma caminhada de cinco minutos, realizada como aquecimento, serão propostos oito exercícios de resistência muscular e, para finalizar, uma série de alongamento. Para o trabalho de condicionamento físico, é indicada a freqüência de três a quatro vezes por semana, realizando oito a dez repetições de cada exercício no primeiro mês, com um aumento gradual do número de repetições ou da duração de cada exercício à medida quê o seu condicionamento físico melhorar. Esse treino poderá sêr reproduzido fora do ambiente da escola, como uma oportunidade para você incorporar o autocuidado com o corpo e a saúde ao seu projeto de vida.
Planejar
1. A atividade deve sêr realizada em uma quadra ou uma sala ampla. Se a turma desejar, é possível criar uma lista de músicas, atendendo aos gostos musicais dos estudantes, e reproduzi-las durante a realização dos exercícios.
2. É necessário separar os seguintes materiais: colchonetes; elásticos com 2,5 metros (tripa de mico); garrafas péti de 300 mL cheias de á gua ou de areia.
Praticar
1. É recomendável beber á gua antes e depois de realizar o treino.
2. Como aquecimento, você deverá caminhar por cinco minutos pela quadra ou sala.
3. Siga as instruções fornecidas pelo professor para realizar oito repetições dos dois exercícios de resistência muscular indicados a seguir. Descanse 15 segundos entre os exercícios.
• Agachamento
No agachamento, você perceberá o trabalho realizado pêlos músculos dos glúteos, das coxas (na frente e atrás) e da panturrilha.
• Panturrilha
No exercício de panturrilha, você perceberá o trabalho dos músculos da anturrilha, conhecida como “batata da perna”. póde sêr executado em um degrau seguro, apoiando-se a mão em uma superfícíe lateral para manter o equilíbrio.
Página cento e dezoito
4. Siga as instruções fornecidas pelo professor para realizar oito repetições dos três exercícios de resistência muscular indicados a seguir. Descanse 15 segundos entre os exercícios.
• Elevação pélvica
Na elevação pélvica, você perceberá o trabalho dos músculos dos glúteos e das coxas. Execute o movimento sobre um colchonete.
• Abdominal
Ao fazer abdominais, você perceberá o trabalho da musculatura do abdome. Execute-os sobre um colchonete.
• Remada
Na remada, você perceberá o trabalho da musculatura superior das costas e da parte de trás do ombro. Execute-a sobre um colchonete com o uso de um elástico.
5. Siga as instruções fornecidas pelo professor para realizar oito repetições dos três exercícios de resistência muscular indicados a seguir. Descanse 15 segundos entre os exercícios.
• Flexão de braço
Ao realizar flexões de braço, você perceberá o trabalho da musculatura da parte superior do braço e do ombro.
• Extensão do cotovelo
No exercício de extensão de cotovelo, você perceberá o trabalho da musculatura da parte de trás do braço.
• Rosca bíceps
Ao realizar os movimentos de rosca bíceps, você perceberá o trabalho da musculatura da parte da frente dos braços.
Página cento e dezenove
6. Finalizada a série de movimentos do treino de condicionamento físico, siga as instruções fornecidas pelo professor para realizar esta sequência de exercícios de alongamento. Mantenha cada posição de alongamento por 30 segundos.
• Alongamento para a musculatura lateral do tronco: trabalha os músculos flexores laterais da parte inferior do tronco.
• Alongamento para a musculatura do ombro: trabalha os músculos deltoides (responsáveis pela articulação dos ombros).
• Alongamento para punhos: trabalha os músculos flexores do punho.
• Alongamento para a região anterior da coxa: trabalha o músculo quadríceps.
• Alongamento para as costas: trabalha os músculos extensores da parte inferior do tronco.
Avaliar
Depois de participar do treino de condicionamento físico, compartilhe com os côlégas e o professor suas percepções.
Respostas pessoais.
1. Você acha quê é viável incorporar a ginástica de condicionamento à sua rotina diária, como uma forma de autocuidado com a sua saúde física?
2. Durante o treino, você conseguiu perceber o estímulo ao desenvolvimento da resistência muscular e a parte do corpo quê estava sêndo trabalhada?
3. Como você se sentiu em relação ao cansaço físico durante e após o treino quê foi propôsto?
4. Após realizar os exercícios de alongamento, quais mudanças você notou no seu corpo e na sua sensação de relaxamento?
5. Após a experiência com a ginástica de condicionamento, como é possível relacionar a prática de exercícios físicos com uma melhor construção de autoimagem e com cuidados com a saúde?
6. Como a apropriação da ginástica de condicionamento póde contribuir para a melhoria da sua saúde física e mental?
Página cento e vinte
TÓPICO
3
Antiginástica: um encontro com o próprio corpo
Se você já entrou no estirão de crescimento, é possível quê tenha percebido um estranhamento para controlar o seu corpo, quê, às vezes, póde parecer meio desajeitado, fazendo você esbarrar em móveis, derrubar algo ou quebrar pequenos objetos. Essas situações são comuns durante a puberdade, porque, em um curto espaço de tempo, o corpo amadurésse fisicamente. Nessa fase, ocorre um intenso desenvolvimento de órgãos, óssos e músculos, sêndo o crescimento físico mais acelerado em alguns períodos da puberdade e mais lento em outros. Os músculos aumentam em massa e na capacidade de expressar fôrça.
Os estirões de crescimento ocorrem sem quê a região do cérebro responsável pelo contrôle motor tenha tido tempo de maturar e desenvolver a representação mental das dimensões corporais com uma nova estatura, considerando quê o corpo póde aumentar cerca de 25% durante a puberdade. São os movimentos físicos quê ajudam o cérebro a ajustar a imagem corporal a essa nova realidade. As manifestações da ginástica de conscientização corporal, quê visa à tomada de consciência sobre o corpo, compreendem quê cada movimento realizado póde ter uma intencionalidade quê busque a harmonía das dimensões quê compõem o sêr humano, de maneira integralizada.
Uma das manifestações da ginástica de conscientização é a antiginástica, uma prática corporal criada pela fisioterapeuta francesa Thérèse Bertherat (1931-2014), na década de 1970. Essa prática visa à melhora da qualidade de vida com base no autoconhecimento do corpo, pela percepção de quê suas várias partes se conéctam por cadeias de músculos quê se entrelaçam desde a cabeça até as solas dos pés.
PRIMEIRO OLHAR
Reúna-se com os côlégas e o professor para responder oralmente às kestões a seguir.
1. Como tem sido a transformação do seu corpo durante o estirão de crescimento?
1. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes consigam identificar e descrever sua relação com as mudanças ocorridas no corpo durante esse período.
2. Você percebeu mudanças em seu dêsempênho atlético, em especial nas práticas quê exigem equilíbrio e contrôle corporal, como dança, ginástica e esportes de quadra? Comente.
2. Resposta pessoal. É possível quê os estudantes relatem quê suas capacidades e habilidades físicas melhoraram, bem como sua capacidade de se concentrar e tomar decisões (efeitos resultantes da maturação do cérebro). O ganho de massa muscular e de fôrça proporciona um melhor dêsempênho atlético. Entretanto, póde havêer também aumento do desequilíbrio e da falta de contrôle do corpo. Isso ocorre devido ao aumento rápido de estatura e massa, gerando riscos de lesão.
3. Que tipo de prática corporal vêm à sua mente quando escuta o termo antiginástica? Em sua opinião, quais percepções resultam dessa prática?
3. Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes associem o termo antiginástica a um tipo de prática corporal quê se contraponha à ginástica de condicionamento físico. As percepções resultantes dessa prática podem sêr alongamento dos músculos, relaxamento, contrôle da respiração etc.
Por meio da antiginástica, é possível reconhecer e despertar áreas corporais quê haviam perdido sua mobilidade e sensibilidade devido à falta de uso. Essa reconexão com o próprio corpo promove bem-estar, além de melhorar a postura e a mobilidade, diminuir o estresse e reduzir as tensões musculares.
Página cento e vinte e um
LER E COMPARTILHAR
Leia o trecho de uma reportagem a respeito da antiginástica publicada em um portal de notícias.
O quê é a antiginástica e o quê ela póde fazer por você e seu corpo
A jornalista Carolina Robino, repórter da BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, conta abaixo sua experiência com a antiginástica:
[…]
A antiginástica é uma prática corporal quê busca autoconhecimento do corpo e o entendimento de quê várias partes diferentes se conéctam. O método também busca reconhecer e despertar áreas quê estão adormecidas, quê perderam mobilidade ou sensibilidade, com o objetivo final de aumentar o bem-estar.
Por exemplo:
Em minha primeira sessão — quê, diferentemente das outras, foi individual —, passei muito tempo deitada no chão apenas mexendo a língua e a mandíbula para todos os ângulos imagináveis e possíveis, tentei com relativo sucesso mover meu dedinho sem mexer os outros dedos e sem tirar o pé do chão, e mantive uma perna levantada para o teto por vários minutos.
E isso foi tudo.
Para minha surpresa, quando cheguei em casa, deitei no sofá e dormi profundamente durante pelo menos três horas. Estava esgotada. Algo raro? Nem tanto. O esfôrço para mexer algo há muito tempo parado póde sêr extenuante, mas tem sua recompensa.
Rompendo padrões
A antiginástica foi criada na década de 1970 pela fisioterapeuta francesa Thérèse Bertherat, quê dedicou boa parte da sua vida a observar o corpo e entender tanto o potencial quê ele tem quanto os obstáculos quê criamos.
Seu trabalho foi inspirado principalmente nas pesquisas de sua colega e compatriota Françoise Mézières, quê analisou com profundidade a poderosa cadeia de músculos entrelaçados na parte de trás do corpo, desde a base do crânio até debaixo dos pés.
Bertherat acredita quê muitos dos males quê nos assolam vêm do excésso de tensão, encurtamentos e contrações dessa cadeia de músculos. Ela apostou quê exercícios de alongamento ajudariam a relaxar o corpo para quê, eventualmente, todos os óssos, músculos, tendões e ligamentos voltassem ao lugar, naturalmente.
[…]
Na antiginástica, tudo tem uma razão anatômica. Ela é direcionada a cada parte do corpo: pés, ombros, olhos, mandíbulas, costas, abdômen, períneo, diafragma, espinha, ombros, clavículas. Ao mesmo tempo, ela também se volta para as conexões entre essas partes.
Página cento e vinte e dois
Quando se esfrega repetidamente a palma de uma mão, pode-se estar, sem saber, ajudando de alguma maneira a alongar o músculo do trapézio. E, ao movimentar a língua repetidamente, estamos fortalecendo ou soltando a traqueia – ou, ainda quê seja difícil notar, fortalecendo também as pernas.
Todos os exercícios são ferramentas para tomar consciência do próprio corpo e de como ele póde contar nossa história e emoções.
Bertherat descreveu essa ideia muito bem, usando uma metáfora: “Há uma casa quê tem seu nome, você é o único proprietário, mas você não póde entrar. Você fica afastado, na frente da fachada, porque você perdeu a chave (...) Mas as paredes sabem tudo, elas não se esquecem de nada.”
Cada um por si
A antiginástica se desen vólve em ciclos de 11 ou 12 sessões. Ao fim de uma, começa outra totalmente diferente.
Ao contrário de outras técnicas de trabalho corporal, você nem sempre sabe a razão de estar fazendo aquele movimento. O instrutor dá apenas dicas, sem nunca mostrar como fazer exatamente. Também não há espelhos, para quê o participante não copie o jeito de se movimentar do colega. Cada um trabalha com seu próprio corpo.
Não é necessário ter experiência ou qualquer doença, embora muitos quê começam a praticar o exercício sofram de dores físicas. A antiginástica póde sêr praticada por qualquer pessoa.
ROBINO, Carolina. O quê é a antiginástica e o quê ela póde fazer por você e seu corpo. BBC nius, [s. l.], 14 jan. 2018. Disponível em: https://livro.pw/ehsaq. Acesso em: 12 set. 2024.
ATIVIDADES
1. De acôr-do com o texto, o quê é antiginástica?
1. Antiginástica é uma prática corporal quê busca autoconhecimento do corpo e das diferentes partes quê o compõem e quê se conéctam entre si. O método também promove a recuperação de áreas quê perderam a mobilidade ou a sensibilidade, promovendo bem-estar.
2. Como são conduzidas as sessões de antiginástica? É necessário algum pré-requisito para participar dessas sessões?
2. De acôr-do com a experiência da repórter Carolina Robino, a prática é coletiva e acontece em um local sem espelhos. Os movimentos são conduzidos por um profissional, quê os descreve verbalmente, sem demonstrá-los e sem tokár no praticante. Cada pessoa executa os movimentos no seu ritmo e dentro dos seus limites. A ideia proporciona a cada praticante o contato com o próprio corpo. Podese usar acessórios, como bolas ou almofadas, para facilitar algum movimento. De acôr-do com a reportagem, qualquer pessoa póde praticar a antiginástica, pois não é necessário ter experiência anterior ou alguma doença.
3. Segundo o texto, a criadora da antiginástica, a francesa Thérèse Bertherat, se inspirou na pesquisa de uma colega compatriota para chegar às suas conclusões a respeito da observação da estrutura corporal.
a) O quê Françoise Mézières, colega de Bertherat, analisou em sua pesquisa?
3. a) Françoise Mézières analisou com profundidade a cadeia de músculos entrelaçados na parte de trás do corpo, desde a base do crânio até debaixo dos pés.
b) Quais foram as conclusões de Bertherat em relação aos males quê assolam ao corpo e quais são as soluções quê ela propõe?
3. b) Leia mais em Orientações para o professor.
4. Que relação se póde estabelecer entre a antiginástica e reconhecimento o corpo de cada praticante? Compartilhe sua resposta com os côlégas e o professor.
4. Espera-se quê os estudantes reflitam quê na prática da antiginástica cada indivíduo tem seu ritmo, seus limites e sua história. Essa prática corporal póde facilitar o processo de reconhecimento do corpo e do seu funcionamento, aprofundando a percepção quê os praticantes têm de si. O foco deixa de sêr a padronização de corpos e movimentos e passa para a individualidade e as diferenças.
AMPLIAR
Nas sessões de antiginástica, o praticante inicialmente realiza os movimentos somente com um lado do corpo. Antes de realizar os movimentos associados ao outro lado do corpo, é convidado a comparar as sensações corporais do lado inicialmente trabalhado com aquele quê ainda não foi trabalhado, de maneira quê possa perceber os efeitos da antiginástica em relação ao conforto, à postura e aos efeitos dos movimentos.
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REFLETIR E ARGUMENTAR
A seguir, leia o trecho do resumo de um artigo científico apresentado em um congresso internacional dedicado à educação física e à motricidade humana.
Educação Física e a Antiginástica: as diferenças nas concepções do culto ao corpo
[…]
Resumo
êste estudo tem como objetivo realizar um levantamento teórico da história da Educação Física para pôdêr compreender as diferenças nas concepções de culto ao corpo ao longo dos tempos. Juntamente a esse qüadro, foram realizadas pesquisas teóricas sobre a inserção das práticas alternativas no Brasil, em específico sobre a antiginástica da autora Thérèse Bertherat. Através da revisão das obras publicadas pela autora e de pesquisas em artigos científicos, foi possível estabelecer um comparativo sobre a visão do culto ao corpo constituída pela Educação Física e pela Antiginástica. Pode-se apontar quê a evolução histórica da Educação Física gerou um pensamento quê permanéce à mercê de influências de autoridades externas a ele ao invés dessa autoridade sêr o próprio indivíduo. A proposta de um corpo não estereotipado, autônomo, e consciente de seus próprios movimentos apresentada pela antiginástica aparenta sêr um caminho reflexivo para uma nova consciência de valorização corporal.
Palavras-chave: Antiginástica, culto ao corpo, Educação Física.
SANTOS, Thais Yúri Jo éti áu. Educação física e a antiginástica: as diferenças nas concepções do culto ao corpo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA, 10.; SIMPÓSIO PAULISTA, DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 16., 2017, Rio Claro. Resumos [...]. Rio Claro: Unésp, 2017. Disponível em: https://livro.pw/lzgea. Acesso em: 2 out. 2024.
Agora, reflita sobre as atividades a seguir.
1. O estudo realizado pelas autoras do artigo teve como objetivo compreender o culto ao corpo ao longo dos tempos. De acôr-do com o quê você estudou neste Capítulo, pode-se afirmar quê a atividade física, para muitos praticantes, tem se tornado um bem de consumo e não uma prática associada à saúde e qualidade de vida?
1. Espera-se quê os estudantes reflitam quê a atividade física tem se tornado um bem de consumo, pelo fato de muitos praticantes realizarem-na em busca de estética, sôbi um ideal de corpo estereotipado.
2. Ao ler o resumo do artigo, você considera quê as autoras são mais favoráveis à prática da atividade física em estabelecimentos como academias ou se inclinam mais à prática da antiginástica? Defenda seu ponto de vista.
2. Espera-se quê os estudantes percêbam quê as autoras do artigo são mais favoráveis à prática da antiginástica, como percebido quando elas informaram quê o método póde sêr uma possibilidade de obtêr a autonomia corporal.
3. Agora reflita: de quê forma você tem aderido à prática da atividade física e quais são os objetivos quê motivam essa prática em sua vida? Construa argumentos com base em suas reflekções e compartilhe-os com os côlégas e o professor.
3. Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes comentem se realizam práticas corporais como uma oportunidade para promover o cuidado com a saúde. Leve-os a refletir se consideram importante a prática da atividade física relacionada ao bem de consumo, objetivando um corpo estereotipado, ou se têm consciência dos movimentos do corpo, objetivando um corpo saudável e não estereotipado.
INDICAÇÃO
• ANTIGINÁSTICA. [S. l.: s. n.], 2015. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal Gazeta do Tatuapé. Disponível em: www. youtube.com/watch?v=4MxUABOrRFI. Acesso em: 15 out. 2024.
Esse vídeo, apresentado por uma fisioterapeuta, aborda o conceito de antiginástica, um breve contexto de seu surgimento e os benefícios resultantes da prática da antiginástica para o corpo humano.
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OFICINA DE PRÁTICAS CORPORAIS
Antiginástica
Agora, você terá oportunidade de experimentar a antiginástica, quê póde sêr incorporada ao seu projeto de vida como uma prática de autocuidado. Além de aumentar a conscientização corporal, também reorganiza a postura e promove bem-estar.
Planejar
1. A atividade deve sêr realizada em uma sala silenciosa e sem estímulos quê desviem a atenção.
2. São necessários colchonetes e bolas de tênis (ou de borracha).
Praticar
1. Recomenda-se retirar os sapatos e ficar descalço.
2. Deixe uma bola próxima ao colchonete, para usá-la durante a sessão.
3. Deite-se sobre o colchonete, em decúbito dorsal, mantenha os pés relaxados e posicione os braços estendidos ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para cima.
4. Preste atenção em sua respiração e em todos os pontos de contato do seu corpo com o colchonete.
5. Solte a mandíbula e relaxe os músculos da face.
6. Vire para a direita, mantendo o corpo em decúbito lateral, com os joelhos flexionados e o braço direito estendido, perpendicular ao tronco.
7. Inspire e levante o braço esquerdo em direção ao teto, erguendo o ombro, com o cotovelo estendido e a mão aberta.
8. Expire pelo nariz e desça o braço, prestando atenção aos óssos da escápula e da clavícula, quê escorregam durante o movimento. Repita três vezes os movimentos de elevar e descer o braço. Depois deixe o braço cair para trás, perto da pelve, com a palma da mão voltada para cima.
9. Concentre-se na região entre a orelha e o ombro, pensando na respiração. Inspire e afaste o braço do glúteo, com a palma da mão virada para o teto e o antebraço caído para trás. Expire e pare o movimento.
10. Traga o braço até o quadril e retórne para o decúbito dorsal, com as pernas flexionadas e com os pés apoiados no chão.
Página cento e vinte e cinco
11. Segure o pé esquerdo com a mão esquerda e estenda a perna esquerda lentamente para cima, na direção diagonal. Respire profundamente e, a cada expiração, tente estender um pouco mais a perna.
12. Durante a extensão da perna, mantenha a coluna apoiada no chão, procurando eliminar qualquer tensão entre os ombros e alongando a parte esquerda das costas.
13. retórne à posição inicial e compare o modo como as duas pernas descansam no chão.
14. Sente-se devagar e, depois, fique em pé. Coloque a bola embaixo do pé esquerdo, movimentando-a por toda a sola do pé.
15. Desloque a bola para baixo dos dedos do pé, massageando-os lentamente.
16. Desloque a bola para a parte mediana da sola do pé, movimentando-a para massagear essa área, enquanto apóia o peso da perna sobre a bola, mantendo os dedos do pé relaxados.
17. Continue o movimento da bola sôbi o pé, massageando toda a sola, até a sentir completamente relaxada.
18. Coloque a bola ao lado do colchonete, permaneça em pé e compare a sustentação e a distribuição do próprio peso nos dois lados do corpo. Em seguida, incline-se para frente e obissérve se um lado está diferente do outro.
19. Repita todos os exercícios trabalhando o lado direito do corpo.
Avaliar
Depois de participar da sessão de antiginástica, compartilhe com os côlégas e o professor a sua percepção sobre a atividade.
Respostas pessoais.
1. Quais foram as suas sensações durante a prática da antiginástica? Houve algum momento de desconforto ou dificuldade?
2. Você percebeu alguma mudança na tensão muscular após a sessão? Em qual região do corpo?
3. Quais mudanças você percebeu em sua postura após a sessão?
4. Para você, a prática da antiginástica colabora para o aumento da qualidade de vida?
5. Em sua opinião, a prática da antiginástica póde auxiliar alguém a reconhecer e a respeitar a individualidade de cada corpo, contribuindo para a diminuição de preconceitos?
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