Notas de Rodapé
Notas de rodapé, quando existentes, estão indicadas em ordem de ocorrência.
Nota 1 NEIRA, Marcos Garcia. Educação física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2. ed. Jundiaí: Paco, 2019. p. 39.
Nota 2 DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. 17. ed. Campinas: Papirus, 2013. (Coleção Corpo & motricidade, p. 36).
Nota 3 DAOLIO, ref. 2.
Nota 4 DAOLIO, ref. 2, p. 37.
Nota 5 DARIDO, Suraya Cristina. Diferentes concepções sobre o papel da Educação Física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. v. 6, p. 34-50.
Nota 6 BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista ma-kênze de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002. p. 75. Disponível em: https://livro.pw/qbkqt. Acesso em: 17 out. 2024.
Nota 7 AMARAL, Ana Luiza Neiva; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e educação: olhando para o futuro da aprendizagem. Brasília, DF: Sesi: DN, 2020. p. 163.
Nota 8 AMARAL; GUERRA, ref. 7, p. 163.
Nota 9 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. p. 9-10. Disponível em: https://livro.pw/xwaeo. Acesso em: 17 out. 2024.
Nota 10 BRASIL, ref. 9, p. 490.
Nota 11 BRASIL, ref. 9.
Nota 12 BRASIL, ref. 9.
Nota 13 BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MÉC: SEB: Dicei, 2013. p. 189. Disponível em: https://livro.pw/ryvzx. Acesso em: 17 out. 2024.
Nota 14 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos.
Brasília, DF: MÉC: SEB, 2019. p. 12. Disponível em: https://livro.pw/jbyjq raneos.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.
Nota 15 BRASIL, ref. 14, p. 13.
Nota 16 LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagójikô. São Paulo: Cortez, 2011.
Nota 17 LUCKESI, ref. 16, p. 175.
Nota 18 HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 34. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.
Nota 19 HOFFMANN, ref. 18, p. 72-73.
Nota 20 AMARAL; GUERRA, ref. 7.
Nota 21 AMARAL; GUERRA, ref. 7, p. 162.
Nota 22 BRASIL, ref. 13, p. 155.
Nota 23 MENDES, Rodrigo Hübner (org.). Palavras do organizador. In: MENDES, Rodrigo Hübner. Educação inclusiva na prática: experiências quê ilustram como podemos acolher todos e perseguir altas expectativas para cada um. São Paulo: Fundação Santillana, 2020. p. 21-30.
Nota 24 MENDES, ref. 23, p. 28.
Nota 25 SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo em ação: caderno do professor: educação física: ensino fundamental: anos finais: 1º semestre. São Paulo: Coped, 2022. v. 1, p. 9. Disponível em: https://livro.pw/dekwp. Acesso em: 18 out. 2024.
Nota 26 SÃO PAULO (Estado), ref. 25, p. 10.
Nota 27 SÃO PAULO (Estado), ref. 25, p. 10.
Nota 28 SÃO PAULO (Estado), ref. 25, p. 11.
Nota 29 SÃO PAULO (Estado), ref. 25, p. 12.
Nota 30 SÃO PAULO (Estado), ref. 25, p. 12.