Notas de Rodapé

Notas de rodapé, quando existentes, estão indicadas em ordem de ocorrência.

Nota 1 NEIRA, Marcos Garcia. Educação física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2. ed. Jundiaí: Paco, 2019. p. 39.

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Nota 2 DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. 17. ed. Campinas: Papirus, 2013. (Coleção Corpo & motricidade, p. 36).

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Nota 5 DARIDO, Suraya Cristina. Diferentes concepções sobre o papel da Educação Física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. v. 6, p. 34-50.

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Nota 6 BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista ma-kênze de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002. p. 75. Disponível em: https://livro.pw/qbkqt. Acesso em: 17 out. 2024.

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Nota 7 AMARAL, Ana Luiza Neiva; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e educação: olhando para o futuro da aprendizagem. Brasília, DF: Sesi: DN, 2020. p. 163.

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Nota 8 AMARAL; GUERRA, ref. 7, p. 163.

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Nota 9 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. p. 9-10. Disponível em: https://livro.pw/xwaeo. Acesso em: 17 out. 2024.

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Nota 13 BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MÉC: SEB: Dicei, 2013. p. 189. Disponível em: https://livro.pw/ryvzx. Acesso em: 17 out. 2024.

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Nota 14 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos.
Brasília, DF: MÉC: SEB, 2019. p. 12. Disponível em: https://livro.pw/jbyjq raneos.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.

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Nota 16 LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagójikô. São Paulo: Cortez, 2011.

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Nota 18 HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 34. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.

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Nota 23 MENDES, Rodrigo Hübner (org.). Palavras do organizador. In: MENDES, Rodrigo Hübner. Educação inclusiva na prática: experiências quê ilustram como podemos acolher todos e perseguir altas expectativas para cada um. São Paulo: Fundação Santillana, 2020. p. 21-30.

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Nota 25 SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo em ação: caderno do professor: educação física: ensino fundamental: anos finais: 1º semestre. São Paulo: Coped, 2022. v. 1, p. 9. Disponível em: https://livro.pw/dekwp. Acesso em: 18 out. 2024.

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Nota 26 SÃO PAULO (Estado), ref. 25, p. 10.

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Nota 27 SÃO PAULO (Estado), ref. 25, p. 10.

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Nota 28 SÃO PAULO (Estado), ref. 25, p. 11.

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Nota 29 SÃO PAULO (Estado), ref. 25, p. 12.

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Nota 30 SÃO PAULO (Estado), ref. 25, p. 12.

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