Objeto digital

Clique no play e acompanhe as informações do vídeo. Após o vídeo será apresentada a sua transcrição para acessibilidade.

Como calcular a distância Terra-Lua?

As propriedades dos movimentos dos planetas em torno do Sol e dos deslocamentos dos satélites naturais em torno dos planetas foram estudadas indiretamente por diversos cientistas, como Johannes Kepler e Isaac Newton. Atualmente, podemos medir a distância da Terra à Lua de forma mais direta. Aqui, entenderemos como essa medição é feita.

Transcrição do vídeo para acessibilidade

[VINHETA DE ABERTURA]

[AUDIODESCRIÇÃO]

Fundo com papéis coloridos.

[LOCUTOR]

Como calcular a distância Terra-Lua?

[AUDIODESCRIÇÃO]

No canto inferior direito, intérprete de Libras.

[LOCUTOR]

Hoje em dia, temos muitas ferramentas para medir objetos ou distâncias com precisão. Podemos usar régua, trena, fita métrica...

[AUDIODESCRIÇÃO]

Com o auxílio de uma régua, uma pessoa desenha uma linha em um caderno. A tela se divide. Surgem outros dois vídeos. Com uma trena, um homem mede a esquadria de uma janela de vidro. Com uma fita métrica, outro homem mede um paletó num manequim.

[LOCUTOR]

A trena a laser, por exemplo, pode ser usada para medir o comprimento de uma sala, a altura de uma parede, entre outros usos.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Foto de uma pessoa com luva segurando uma trena a laser. Da extremidade superior do aparelho, sai um feixe de luz vermelha.

[LOCUTOR]

Esse objeto emite um feixe de laser. É só apontar o laser e apertar um botão que a medida do comprimento até o objeto aparece no visor digital. Funciona assim: o laser é direcionado para o objeto e retorna para um detector na ponta da trena. Ela usa esse tempo e a velocidade média da luz para calcular a distância com uma precisão milimétrica.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Um homem segura uma trena a laser em nossa direção.

[LOCUTOR]

Esse mesmo princípio foi utilizado para medir a distância da Terra até a Lua. Isso mesmo! Um feixe de laser foi apontado diretamente para a Lua.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Lua é vista de perto em um fundo preto. Escala: zero a quatrocentos quilômetros.

[LOCUTOR]

A ideia parece simples, mas a Nasa, que é a Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, levou anos, com a colaboração de muitos cientistas, inclusive astronautas, para realizar essa medição.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Logotipo da Nasa.

[LOCUTOR]

Isso porque a Lua não é lisa nem reflexiva o suficiente para fazer o feixe de laser retornar de tão longe. Para resolver essa dificuldade, foram instalados vários painéis reflexivos na superfície lunar.

[AUDIODESCRIÇÃO]

A Lua é vista de perto em um fundo preto. Texto: superfície não lisa e não reflexiva.

[LOCUTOR]

Em mil novecentos e sessenta e nove, os astronautas da missão Apollo Onze foram os primeiros a levar esses painéis para a Lua. Na foto, o astronauta estadunidense Buzz Aldrin caminha na Lua carregando dois desses equipamentos. Para realizar o cálculo da distância Terra-Lua, primeiro, precisamos lembrar da equação da rapidez média, que se dá dividindo a distância percorrida pelo intervalo de tempo.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Na tela, a equação da rapidez média citada.

[LOCUTOR]

Ao apontar um laser de um de seus observatórios para um dos espelhos na Lua, a Nasa notou que ele demorou em média um vírgula vinte e oito segundo para ir e um vírgula vinte e oito segundo para voltar.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Texto em tela: tempo do laser, um vírgula vinte e oito segundo.

[LOCUTOR]

Conhecemos a rapidez média da luz, que é trezentos mil quilômetros por segundo. Substituindo os valores na equação da rapidez média, temos que trezentos mil é igual à distância Terra-Lua, que estamos chamando de d, dividido pelo tempo médio que o laser leva para ir ou voltar do espelho na Lua, que vale um vírgula vinte e oito segundo.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Na tela, os valores citados.

[LOCUTOR]

Multiplicando trezentos mil por um vírgula vinte e oito, o resultado desse cálculo dá que a distância entre a Terra e a Lua é de aproximadamente trezentos e oitenta e quatro mil quilômetros!

[AUDIODESCRIÇÃO]

Foto de observatório com um laser apontando em direção à Lua. Texto em tela: distância Terra-Lua igual a trezentos e oitenta e quatro mil quilômetros.

[LOCUTOR]

A órbita da Lua em torno da Terra obedece às leis de Kepler. Então, em alguns momentos, a Lua está mais próxima da Terra, o que chamamos de perigeu, enquanto, outros momentos, fica mais afastada, no apogeu.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Ilustração representando a órbita da Lua em torno da Terra.

[LOCUTOR]

Com base no monitoramento das medições dessas distâncias, os cientistas perceberam que a Lua está se afastando da Terra! Esse afastamento acontece porque as forças de atração entre os astros e a ocorrência das marés causam uma pequena diminuição na velocidade com que a Terra gira. Essa diminuição faz a Lua acelerar e se deslocar para uma órbita mais afastada.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Representação da rotação da Terra e da Lua. Ambas são vistas do espaço.

[LOCUTOR]

A taxa de afastamento da Lua é de cerca de três vírgula oito centímetros por ano, algo próximo à taxa de crescimento das nossas unhas.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Em tela, a taxa de afastamento da Lua.

[LOCUTOR]

É um fenômeno bem lento, mas é real, e ele acontece há bilhões de anos. Curioso, não é mesmo? Até a próxima!

[AUDIODESCRIÇÃO]

Num fundo com formas coloridas, créditos.

[VINHETA DE ENCERRAMENTO]

[CRÉDITOS]

Locução: Barros Batista

Efeitos sonoros: Envato Elements

Libras: Visual Libras


Audiodescrição:

Roteiro e locução: Camila Vidigal

Consultoria: Anderson Martins


Imagens:

Abhishek B L/Shutterstock.com

CineGeek/Envato Elements

BlackBoxGuild/Envato Elements

Eduardo Borges

Goddard Space Flight Center/Bill Hrybyk/NASA

Neil A. Armstrong/NASA

Pro-Stock/Envato Elements

Twinlynx/Shutterstock.com

Voffka23/Envato Elements

Yoycg/Envato Elements

A distância entre a Terra e a Lua está se alterando ao longo dos anos. É importante termos uma maneira de monitorar esse afastamento para entendermos como suas variações podem afetar o planeta e a nossa vida.