Objeto digital

Para usar o objeto digital, clique nas setas para navegar.

Tipos de telescópios e suas características

Os telescópios são instrumentos utilizados para observar e investigar astros do Universo. Eles podem ser desde objetos caseiros bem simples, com alcance reduzido, até grandes e potentes aparelhos utilizados por cientistas e estudiosos de diversas áreas.

Fotografia da luneta de Galileu. O aparelho, de madeira, é formado por duas lentes de formato cilíndrico e de tamanhos diferentes. Elas estão presas por fitas em um suporte vertical ornamentado. O suporte tem uma parte oval na sua base com adornos em relevo e traz uma placa com inscrições.
Luneta de Galileu. Esse instrumento de observação, desenvolvido por Galileu Galilei, é constituído de duas lentes, motivo pelo qual é chamado de telescópio refrator. Com essa luneta, Galileu observou as crateras da Lua, manchas solares e os planetas Saturno e Júpiter.

Crédito da imagem: akg-images/Album/Fotoarena/Museu da História da Ciência, Florença, Itália

Fotografia de um telescópio refrator. De cor prateada, ele tem o formato de um tubo cilíndrico fino e longo, com uma extremidade mais larga, a qual está na cor preta. A outra extremidade é mais fina e tem outro tubo cilíndrico menor, acoplado à parte superior. O telescópio está preso em um tripé alto e fino com bases pontiagudas.
Telescópio refrator. Nos telescópios refratores modernos, as imagens são produzidas por conjuntos de lentes, o que permite obter aumentos maiores e imagens mais nítidas. Assim como ocorre nos microscópios, a lente voltada para o objeto é chamada objetiva e a lente próxima ao olho do observador é chamada ocular.

Crédito da imagem: Sandratsky Dmitriy/Shutterstock.com

Fotografia de um telescópio refletor. Ele tem o formato de um tubo cilíndrico curto e largo, de cor branca com detalhes pretos. Também possui um tubo cilíndrico menor, acoplado à parte superior. O telescópico está preso em um pequeno tripé com bases pontiagudas.
Telescópio refletor. Os telescópios refletores são instrumentos constituídos por espelhos e lentes. Um espelho côncavo parabólico reflete a luz do objeto observado, substituindo a lente objetiva. Outro espelho, no interior do telescópio, direciona a luz para as lentes da ocular. Esse método é mais eficiente ao captar a luz.

Crédito da imagem: photoHare/Shutterstock.com

Fotografia do telescópio espacial James Webb. Ele é composto de uma estrutura dourada e preta com três hastes e está sobre uma parte espelhada de formato hexagonal, semelhante a uma grande pipa pairando no ar. O telescópio é visto no espaço, com muitas estrelas ao fundo.
Telescópio espacial James Webb. Os telescópios espaciais, como o James Webb, são equipados com espelhos, lentes e outros tipos de sensores capazes de captar luz visível, infravermelha e ultravioleta. Eles são lançados ao espaço para evitar a interferência da atmosfera terrestre nas observações.

Crédito da imagem: Adriana M. Gutierrez/GSFC/NASA

O desenvolvimento e a evolução dos telescópios nos proporcionaram incríveis avanços no conhecimento de corpos do Sistema Solar e de outras estruturas do Universo. Eles são de grande importância para a produção de saberes nas áreas da Astronomia e da Cosmologia.