Objeto digital
Para usar o objeto digital, clique nos detalhes enumerados e acesse os conteúdos.
Como ocorre o efeito estufa
O aumento do efeito estufa natural da Terra e as alterações climáticas decorrentes desse problema são questões que precisamos enfrentar atualmente. Mas por que o processo que auxilia na manutenção da temperatura média da Terra foi chamado de efeito estufa? Para entendermos melhor, conheça a seguir como uma estufa de plantas se mantém aquecida.

1. Sol
Devido aos processos de geração de energia que ocorrem em seu interior e à sua temperatura, o Sol emite radiação infravermelha, luz visível e radiação ultravioleta, que chegam até a Terra.
2. Vidro da estufa
O vidro da estufa é transparente para receber a radiação infravermelha e a luz visível emitidas pelo Sol. Assim, essas radiações conseguem entrar na estufa, iluminando e aquecendo o interior do local.
3. Plantas e solo
A radiação infravermelha proveniente do Sol atinge as plantas, o solo e as estruturas do interior da estufa, provocando o aquecimento desses corpos. Com o aumento de temperatura, esses corpos passam a emitir mais radiação infravermelha.
4. Infravermelho longo
O infravermelho emitido pelos corpos aquecidos tem comprimento de onda maior do que o infravermelho proveniente do Sol e não consegue atravessar o vidro. Portanto, é refletido de volta para o interior da estufa e fica aprisionado, mantendo a estufa aquecida.
Representação de uma estufa de plantas recebendo luz solar.
Crédito da imagem: Eduardo Borges/ASC Imagens
O aquecimento da Terra devido aos gases presentes na atmosfera se assemelha bastante com o processo de aquecimento de uma estufa de plantas, por isso acabou recebendo esse nome. Assim como o calor excessivo pode prejudicar as plantas em uma estufa, o aumento do efeito estufa natural terrestre pode nos trazer consequências ruins.