Para usar o objeto digital, clique nas setas para navegar.
As maiores usinas elétricas do mundo
A energia elétrica é um dos principais tipos de energia para a sociedade atualmente, pois diversos setores dependem dela. Ela é essencial para a indústria, o comércio, a comunicação, a iluminação de ambientes e para a saúde, uma vez que hospitais e clínicas de exames também necessitam de energia elétrica. Para suprir a demanda desse tipo de energia, são necessárias usinas elétricas capazes de gerar energia suficiente para todas essas atividades.
Usina das Três Gargantas, na província de Hubei, na China, em 2019. Atualmente, é a maior hidrelétrica do mundo em termos de capacidade instalada, 22.500 watts, ultrapassando a Usina de Itaipu.
Crédito da imagem: Isabel kendzior/shutterstock
Usina termelétrica a gás natural de Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos, em 2016. É considerada a maior termelétrica em termos de capacidade instalada, 8.695 megawatts. No complexo da usina, também é feita a dessalinização da água.
Crédito da imagem: Stanislav71/Shutterstock.com
Usina solar Bhadla Solar Park, na Índia, em 2022. Até o início de 2024, era a maior usina solar em termos de capacidade instalada, com 2.245 megawatts, ocupando uma área de 57 quilômetros quadrados.
Crédito da imagem: OLI/Landsat 8/NASA
Parque eólico de Gansu, na China, em 2018. Essa usina eólica tem capacidade instalada de 10.000 megawatts, com projeção de aumento para uma capacidade de 20.000 megawatts.
Crédito da imagem: Matyas Rehak/Shutterstock.com
Apesar do aumento da participação das energias eólica e solar, a energia hidrelétrica ainda é predominante como a maior fonte de energia para a geração de energia elétrica no mundo.