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Ciclo do motor 4 tempos
O desenvolvimento dos motores a combustão interna permitiu sua utilização em diferentes tipos de automóveis, pois têm tamanho reduzido quando comparados aos motores a vapor. Eles funcionam em ciclos, que podem ser divididos em 2 ou 4 etapas (tempos). Vamos analisar como é o ciclo de um motor 4 tempos que utiliza gasolina ou etanol.
Primeiro estágio (admissão). Nesse estágio, a válvula de admissão está aberta e o pistão desce, deixando a mistura de ar e combustível entrar no cilindro.
Crédito da imagem: Estúdio Meraki
Segundo estágio (compressão). Nesse estágio, as válvulas estão fechadas, o pistão sobe e comprime a mistura de ar e combustível, causando um aumento na temperatura da mistura.
Crédito da imagem: Estúdio Meraki
Terceiro estágio (explosão e expansão). Nesse estágio, a vela de ignição solta uma faísca elétrica e provoca a queima do combustível (explosão), o que faz com que o pistão seja empurrado para baixo rapidamente. A pressão e a temperatura do gás produzido diminuem.
Crédito da imagem: Estúdio Meraki
Quarto estágio (exaustão). Nesse estágio, a válvula de exaustão está aberta. Então, o pistão sobe e empurra os produtos da queima do combustível para fora do cilindro, deixando-o pronto para o reinício do ciclo, quando a válvula de exaustão se fechar e a de admissão abrir novamente.
Crédito da imagem: Estúdio Meraki
O ciclo termodinâmico dos motores a gasolina ou etanol é conhecido como ciclo Otto, pois foi desenvolvido pelo engenheiro alemão Nikolaus August Otto (1832-1891).