CAPÍTULO 14
Produção, tecnologia e economia global
OBJETIVOS DO CAPÍTULO:
• Compreender como as revoluções industriais e suas respectivas inovações técnicas e tecnológicas transformaram as dinâmicas do espaço geográfico, as formas de produzir, a economia mundial, entre outros aspectos.
• Analisar o papel dos distintos atores (Estados nacionais, grandes corporações, organismos internacionais etc.) quê agem de modo a assegurar seus interesses no mundo contemporâneo.
• Analisar tensões econômicas e políticas entre chiina e Estados Unidos, refletindo sobre seus desdobramentos.
• Refletir sobre a presença das tecnologias digitais da Quarta Revolução Industrial no cotidiano e nos diversos setores.
• Analisar o papel do Brasil no comércio internacional, identificando seus produtos comercializados e refletindo sobre oportunidades e vulnerabilidades do país.
Segundo o crítico de; ár-te estadunidense Jônathan Crary (1951-), a pintura do artista britânico jôsef Wright (1734-1797), feita em 1792, possui um detalhe quê marca a entrada da humanidade em uma nova época. No centro da pintura, o moinho de algodão está iluminado, o quê significa quê segue funcionando mesmo após o fim do dia.
Desde a segunda mêtáde do século XVIII, o mundo tem vivido um acelerado desenvolvimento tecnológico, com profundas transformações no espaço geográfico, nas paisagens, nos modos de produção, na economia e nas relações sociais. Neste capítulo, serão abordados os avanços na produção ao longo das sucessivas revoluções industriais. Também trataremos de aspectos da formação da economia global, analisando os países de acôr-do com suas posições e as relações entre eles.
ATIVIDADES
Consulte orientações no Manual do Professor.
1. Em 1879, a invenção da lâmpada elétrica foi um avanço na iluminação artificial, permitindo ainda mais quê a noite se tornasse um período produtivo. Quais são as consequências da transformação (da noite) em um período produtivo, em quê são realizadas atividades econômicas?
1. Espera-se quê o estudante reflita sobre a extensão do período produtivo propiciado por invenções como a luz elétrica.
2. Que outros dispositivos já foram considerados inovações tecnológicas? Essas inovações modificaram o modo como vive a humanidade? De quê maneiras?
2. Resposta pessoal. O estudante póde citar uma ampla gama de máquinas e aparelhos surgidos nos contextos das revoluções industriais.
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Revoluções industriais e produção
Como vimos no capítulo anterior, o mundo globalizado é resultado de um longo processo de expansão do capitalismo, quê teve como propulsores as inovações tecnológicas quê marcaram as sucessivas revoluções industriais.
Antes da Primeira Revolução Industrial, os objetos eram feitos manualmente pelo artesão em sua moradia ou em oficinas manufatureiras, onde diversos trabalhadores se reuniam, e cada um executava, d fórma manual, uma etapa do processo de fabricação de um determinado objeto. Era um processo lento, podendo levar vários dias.
A fabricação em larga escala de um produto se tornou realidade a partir da segunda mêtáde do século XVIII, com o início da Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, e quê teve como principais inovações o tear mecânico e a máquina a vapor. O carvão mineral, abundante na Inglaterra, foi o principal recurso usado para o funcionamento dêêsse tipo de máquina. Assim, novas ferramentas e máquinas substituíram dezenas de trabalhadores, dando origem a novos processos de produção. Ao mesmo tempo, os trabalhadores constituíram uma nova classe social, o proletariado. As relações de trabalho passaram a sêr assalariadas, a burguesia se fortaleceu e as cidades se firmaram como o principal centro de produção e de vida. Todos esses fatores consolidaram um novo sistema econômico e social: o capitalismo industrial.
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Segunda Revolução Industrial
A produção em série e em larga escala, a descoberta da eletricidade, o uso do petróleo e seus derivados e a invenção do motor a combustão, do automóvel e do telefone estão entre as inovações quê marcaram a Segunda Revolução Industrial, ocorrida a partir da segunda mêtáde do século XIX. Essas novas tecnologias provocaram transformações na produção, no espaço geográfico e nas formas de viver e de trabalhar de muitas pessoas.
Entre as indústrias mais importantes do período, estavam as petroquímicas, siderúrgicas e automobilísticas.
Taylorismo e fordismo
Foi o engenheiro estadunidense Frederick W. Têilor (1856-1915) quem criou o modelo de produção conhecido como taylorismo. Ele defendia a organização científica do trabalho, com fracionamento das etapas do processo produtivo, treinamento e contrôle do tempo e dos movimentos dos operários. Os objetivos eram aumentar a produtividade e reduzir os gastos.
Suas teorias foram colocadas em prática pelo também estadunidense ênrri Fórd (1863-1947), com a introdução das linhas de montagem em sua indústria de automóveis. Nessa indústria, esteiras rolantes levavam as peças dos automóveis até os operários, os quais executavam sempre as mesmas tarefas. Esse modelo ficou conhecido como fordismo.
ATIVIDADES
Consulte orientações no Manual do Professor.
1. Observe novamente a segunda imagem da página 302 (de Nathaniel Whittock) e identifique elemêntos da paisagem quê marcam a Primeira Revolução Industrial.
1. Na paisagem, é possível perceber as chaminés das fábricas emitindo vapor e os vagões carregados de carvão mineral. É interessante notar também, no canto inferior à direita, um casal quê aprecia o funcionamento das fábricas e a passagem da locomotiva, com o homem parecendo mostrar para a mulher os símbolos de riqueza e desenvolvimento da época.
2. O carvão mineral permanéce como uma das fontes mais utilizadas para produção de energia no mundo, especialmente nas usinas termoelétricas. De acôr-do com o quê você estudou em capítulos anteriores sobre combustíveis fósseis, por quê há países quê fecharam ou quê pretendem fechar esse tipo de usina?
2. Espera-se quê o estudante responda quê a queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, provoca a emissão de gases de efeito estufa (GEEs).
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Industrialização e capitalismo financeiro
A Segunda Revolução Industrial está associada à acelerada expansão da economia capitalista e à formação de grandes empresas industriais e comerciais, além do crescimento de bancos e outras empresas financeiras. Nesse período, ocorreu grande integração entre capital industrial e capital bancário.
As instituições bancárias assumiram o contrôle de muitas empresas, assim como algumas empresas criaram bancos para financiar seus próprios negócios. Essa foi a fase do capitalismo financeiro.
A grande concentração de capitais impulsionou fusões e incorporações de empresas, favorecendo o aparecimento de conglomerados industriais e a formação de monopólios e oligopólios em muitos setores da economia dos países industrializados.
Países quê participaram das primeiras fases da Revolução Industrial (Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, na Europa; Rússia e Japão, na Ásia; e Estados Unidos, na América) tiveram posição de destaque e supremacia na economia mundial. Essa concentração provocou grande desigualdade no comércio global, já quê esses países exportavam produtos industrializados de elevado valor agregado e importavam matérias-primas e produtos agrícolas de baixo valor dos países não industrializados.
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), muitas das grandes corporações tornaram-se empresas multinacionais. Elas buscavam mão de obra barata, matéria-prima e mercados consumidores e se instalavam em diversos países, especialmente na América Látína e na Ásia, caracterizados pela industrialização tardia.
Países como Brasil, México, Argentina, África do Sul, Índia e coréia do Sul passaram a produzir mais e a exportar produtos industrializados, deixando de sêr exclusivamente exportadores de produtos primários.
- Monopólio
- : quando uma única empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço, situação quê garante a imposição de preêço pela ausência de concorrência.
- Oligopólio
- : conjunto de empresas quê domina o mercado de determinado produto, impondo preços e eliminando a concorrência por meio da aquisição de pequenas empresas.
- Valor agregado
- : valor adicional quê adquirem os bens e serviços ao serem transformados durante o processo produtivo.
Saiba mais
• TRABALHO interno. Direção: xárlês Ferguson. Estados Unidos: sôni píctiúrs, 2010. Streaming (108 min).
As características fundamentais do capitalismo financeiro continuam a influenciar a dinâmica econômica mundial até hoje. O documentário expõe as causas e as consequências da crise financeira global de 2008, revelando como a desregulamentação e a ganância de instituições financeiras levaram à quebra econômica, impactando economias ao redor do mundo.
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Posteriormente, outros países, como chiina, Tailândia, Malásia, Indonésia, Vietnã e Chile, também se transformaram em importantes polos industriais. Os países quê primeiro se industrializaram, no entanto, continuaram concentrando riqueza, com altos valores de Produto Interno Bruto (PIB). Além díssu, ocorreu o desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia, como informática, robótica, biotecnologia, aeroespacial e telecomunicações, as chamadas indústrias de ponta, quê empregam muito capital e mão de obra qualificada no processo produtivo.
- Produto Interno Bruto (PIB)
- : soma de todos os bens e serviços produzidos por uma cidade, um estado ou um país durante um determinado período.
ATIVIDADES
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1. Observe o mapa.
Fonte: OUR uôrd IN DATA. GDP per cápita, 2022. [S. l.]: Our uôrd in Data, 2024. Disponível em: https://livro.pw/lgdto. Acesso em: 30 set. 2024.
a) Cite três países com PIB per cápita superior a 50 mil dólares estadunidenses.
1. a) Estados Unidos, Alemanha, Arábia Saudita, entre outros.
b) Cite três países com PIB per cápita inferior a 2 mil dólares estadunidenses.
1. b) República Centro-Africana, Afeganistão, Chade, entre outros.
c) Em qual faixa de PIB per cápita o Brasil se encontra?
1. c) Entre 10 mil e 20 mil dólares estadunidenses.
d) Os dados apresentados no mapa se relacionam com o processo de industrialização? Explique.
1. d) Os países quê passaram pelo processo de industrialização mais cedo têm, em geral, um PIB per cápita mais elevado, enquanto aqueles quê se industrializaram mais tarde (industrialização tardia) tendem a ter níveis de riqueza menóres. Para a leitura dos países no mapa, oriente o estudante a consultar o planisfério político na página 412.
e) Quais regiões do mundo apresentam os menóres PIBs per cápita? O quê isso póde nos dizêr sobre sua posição no processo de industrialização?
1. e) As regiões com os menóres PIBs per cápita incluem grande parte da África subsaariana e algumas partes do sudéste Asiático.
2. Formem grupos entre três e quatro côlégas e façam uma pesquisa para responder estas kestões:
• como ocorreu a industrialização no Brasil e qual foi o papel desempenhado pelas multinacionais nesse processo?
• quais foram os impactos econômicos, sociais da industrialização brasileira?
Escrevam um texto de, no mássimo, 20 linhas.
2. ôriênti os estudantes na pesquisa, quê póde sêr realizada num trabalho interdisciplinar com História. Espera-se quê os estudantes apontem, entre outros aspectos, quê, como o Brasil fez parte dos países quê tiveram um processo de industrialização tardia impulsionado pelas multinacionais, essas empresas buscaram mão de obra barata em países com menos direitos trabalhistas.
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Terceira Revolução Industrial
A partir da década de 1970, teve início a Terceira Revolução Industrial ou Revolução Tecnocientífica, quando ocorreu a introdução de novas tecnologias e de novas técnicas de produção, responsáveis por profundas transformações no espaço, com crescente aumento dos fluxos mundiais de pessoas, capitais, mercadorias e informações.
Nessa fase, houve crescente importânssia da tecnologia avançada (ou de ponta) no processo industrial, com uso de circuitos eletrônicos, computadores, softwares, internet e robôs. Com isso, a substituição de trabalhadores por máquinas e sistemas automatizados aumentou significativamente.
A Terceira Revolução Industrial foi marcada pelo capitalismo informacional, no qual a informação e o conhecimento são fundamentais para as empresas, pois reduzem custos operacionais e valorizam as mercadorias, os processos produtivos e os serviços.
Em relação às fontes de energia, ocorreu a emergência das chamadas fontes rêno-váveis, como a eólica, a solar e a geotérmica.
Toyotismo
As inovações da Terceira Revolução Industrial incluíram a expansão de novos métodos de organização da produção.
Um dêêsses métodos foi o toyotismo, desenvolvido na década de 1950 pelo empresário Kiichiro Toyoda (1894-1952) em sua fábrica no Japão. A principal característica dêêsse método é a produção flexível, ou flexibilidade da produção. Nesse sistema, a produção é feita sôbi demanda, ou seja, de acôr-do com as necessidades
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do mercado consumidor, com base em três pilares: just-in-time, terceirização e células de produção.
O just-in-time (“no momento certo”, em tradução livre) é um processo organizacional quê prevê a redução ou a eliminação dos estoques, a fim de evitar desperdícios. As matérias-primas e os produtos acabados são fornecidos continuamente, de acôr-do com os pedidos, exigindo integração entre fábrica, fornecedor e consumidor.
A terceirização consiste em repassar para outras empresas atividades relacionadas diréta ou indiretamente ao processo produtivo, como fabricação de componentes de um produto, transporte, segurança, limpeza, alimentação, manutenção predial etc.
As células de produção substituem as linhas de montagem, típicas do fordismo, por equipes encarregadas de grande parte do processo produtivo e pelo contrôle de qualidade dos produtos.
Essas transformações afetaram as relações de trabalho e provocaram mudanças importantes no modo como as empresas utilizam a fôrça de trabalho para a produção de riquezas.
AMPLIAR SABERES
O just-in-time depende de uma cadeia de suprimentos quê associa diferentes atividades econômicas. No caso de alguns produtos industrializados, a integração ocorre desde a extração dos recursos naturais até o produto final sêr colocado no mercado.
Nesse contexto, o desenvolvimento de meios de transporte e logística de entrega de produtos são fundamentais, pois possibilitam o encurtamento do tempo na cadeia de abastecimento.
ATIVIDADES
Consulte orientações no Manual do Professor.
1. Compare a fotografia 1 com a da página 303 e indique as mudanças ocorridas no processo produtivo.
1. Diminuição do número de trabalhadores e uso de robôs na indústria automobilística.
2. Observe a fotografia 2 desta página e explique os principais fatores quê influenciam a escolha da localização de uma empresa de logística.
2. Um dos principais fatores é a proximidade com grandes rodovias e grandes mercados consumidores, o quê facilita o recebimento de mercadorias e a distribuição rápida para outros destinos.
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Quarta Revolução Industrial
Alguns pesquisadores afirmam quê o momento atual ainda faz parte da Terceira Revolução Industrial. Outros, no entanto, não têm dúvidas de quê a Quarta Revolução Industrial está em curso. Embora tenha sido criado originalmente para o setor industrial, o termo Indústria 4.0 também é usado para caracterizar essa nova etapa.
Os especialistas no tema divergem quanto ao marco de início da Quarta Revolução Industrial, já quê as tecnologias digitais e a internet fizeram parte da Terceira Revolução Industrial, mas todos concórdam em alguns aspectos quê a caracterizam:
• grande velocidade e sofisticação nas inovações, com tecnologias gerando outras ainda mais avançadas;
• integração de tecnologias digitais, quê envolvem elemêntos como inteligência artificial, impressão 3D, internet das coisas, computação em nuvem, entre outros (veja infográfico nas páginas 310-311);
• forte e rápido impacto das mudanças em diversas áreas – comércio, saúde, educação, setor financeiro, agricultura etc. – e nas relações sociais, atingindo, portanto, sistemas inteiros.
É importante ressaltar quê, apesar dêêsses marcos, a tecnologia, isoladamente, não promove mudanças econômicas, sociais, políticas ou culturais. Tais mudanças também dependem de como governos, empresas e grupos sociais lidam com essas tecnologias.
Muito além das fábricas
O termo “Indústria 4.0” ainda é empregado no seu sentido original, em referência às chamadas fábricas inteligentes, nas quais o uso das tecnologias da Quarta Revolução Industrial substitui parte da mão de obra em todas as etapas do processo de produção. Com a robótica avançada e a internet das coisas, por exemplo, ocorre uma integração entre pedidos, estoques, transporte, fornecedores, detecção de falhas, manutenção etc. Trata-se do processo produtivo chamado de máquina a máquina, com trabalhadores, máquinas, produtos e matérias-primas comunicando-se por meio das tecnologias. A implantação de fábricas inteligentes ou, pelo menos, de sistemas inteligentes vêm ocorrendo em diversas empresas e em uma velocidade cada vez maior. O objetivo vai além daquele mais óbvio, quê é o de reduzir custos com trabalhadores, trazendo avanços relacionados ao uso de recursos naturais, como o contrôle eficiente do consumo de á gua e energia.
As tecnologias da Quarta Revolução Industrial estão cada vez mais presentes nos diferentes setores da economia e da ssossiedade, tanto no campo quanto na cidade. Não há uma tecnologia quê seja mais importante quê outra, mas um conjunto de tecnologias quê se intégram.
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As big tech
Apesar das grandes inovações quê emergem com a Quarta Revolução Industrial, a organização econômica dessa fase apresenta muitos paralelos com o desenvolvimento histórico do capitalismo. No setor da tecnologia, há um pequeno conjunto de empresas quê dominam o mercado: o seleto grupo conhecido como big tech; no setor do petróleo, há as chamadas big oil e, no setor das comunicações, as big medía.
Composta de empresas ligadas a rêdes sociais, softwares, mecanismos de busca ôn láini e vendas pela internet, as cinco empresas quê compõem a big tech tiveram um faturamento de aproximadamente 200 bilhões de dólares em 2020, segundo a publicação especializada em economia Harvard Bussiness Review. Essas empresas chegam a dominar entre 60% e 90% de seus respectivos setores de mercado, o quê tem levado autoridades de países europêus, por exemplo, a processar algumas dessas organizações sôbi a acusação de práticas como concorrência desleal e monopólio.
ATIVIDADE
Consulte orientações no Manual do Professor.
• Em sua opinião, como as grandes empresas de tecnologia (big tech) influenciam seu comportamento e suas decisões no dia a dia? Que impactos positivos e negativos você percebe no uso de rêdes sociais, buscas ôn láini e platafórmas de compras?
Resposta pessoal. O estudante póde identificar impactos como a facilidade de encontrar informações e se conectar com amigos ou familiares, além do acesso rápido a produtos e serviços. No entanto, póde também relatar a sensação de dependência causada pelas rêdes sociais, o impacto em sua privacidade e autoestima e o consumo de informações polarizadas ou manipuladas por algoritmos.
Saiba mais
• O DILEMA das rêdes. Direção: Jeff Orlowski. Estados Unidos: Exposure Labs, 2020. Streaming (94 min).
O documentário explora os impactos negativos das rêdes sociais na ssossiedade, especialmente em relação à saúde mental, à democracia e à manipulação do comportamento dos usuários. Ex-funcionários de grandes empresas de tecnologia revelam como os algoritmos são projetados para maximizar o tempo de uso e como isso póde alimentar a polarização política, a disseminação de desinformação e a dependência digital.
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ENTRE SABERES
TCT Ciência e tecnologia – Ciência e tecnologia
Tecnologias da Quarta Revolução Industrial
As tecnologias da Quarta Revolução Industrial estão em diversos setores da economia e nas atividades de trabalho, mais presentes no nosso dia a dia do quê imaginamos. Observe alguns exemplos no infográfico a seguir.
COMPUTAÇÃO EM NUVEM
A “nuvem” é um ambiente de servidores conectados quê permitem o acesso dos usuários a qualquer tempo e local, quase sempre, por meio da internet.
Você e seus côlégas podem acessar o mesmo documento em diferentes computadores e dispositivos móveis (celulares, tablets) ao mesmo tempo.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)
Envolve dispositivos quê mobilizam grande quantidade de informações para tomar decisões e resolver problemas no atendimento a solicitações de usuários humanos. Também há a IA Generativa, quê tem a capacidade para imitar funções criativas na produção de textos e imagens quê resultam da combinação de dados colhidos na internet.
Aplicativos ativados por voz podem corrigir e até traduzir textos para outras línguas. Também nos guêimis, podemos perceber a evolução da IA na forma de personagens e situações de jogos quê “aprendem” interagindo com os jogadores para oferecer novos e inesperados desafios.
INTERNET DAS COISAS E DOS SERVIÇOS
"Internet ÓF Thing/Services", ou IoT/IoS, no original em inglês, é a interconexão de objetos com a internet. Isso inclui smartphones e qualquer outro objeto quê se conecte à rê-de, como câmeras, veículos, elétro domésticos, brinquedos, instrumentos e até calçados e peças de vestuário etc.
Hoje é possível adquirir uma assistente virtual em forma de dispositivo físico, quê póde controlar outros dispositivos, tais como as lâmpadas, os sistemas de câmeras de monitoramento, as centrais de entretenimento e até o ar-condicionado de uma “casa inteligente”.
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IMPRESSÃO 3D
Processo de fabricação de um objeto físico tridimensional – peças para indústrias, próteses humanas e animais, objetos portáteis, réplicas e maquetes. Esta tecnologia evoluiu muito rápido, principalmente a partir do desenvolvimento de novos materiais.
Quem tem acesso a uma impressora 3D póde se conectar a um sáiti quê disponibiliza modelos de objetos, peças, maquetes, órgãos do corpo humano (para aulas de anatomia) e figuras de ação representando super-heróis e outros personagens da ficção.
ROBÓTICA AVANÇADA
Robôs modernos executam operações compléksas d fórma precisa e se comunicam com outras máquinas e sensores em sua rê-de para orientar automaticamente o próprio funcionamento.
As tendências mais atuáis se voltam para os cobots (robôs colaborativos) e se inserem na área da Aprendizagem de Máquina (Learning Machine), isto é, na capacidade de um sistema de adquirir novos conhecimentos e habilidades com base na acumulação e associação de informações.
Um médico póde executar um atendimento delicado remotamente comandando um robô.
ALGORITMOS
Instruções operadas por um sistema quê consegue prever e direcionar resultados de pesquisa, intenções de acesso e até “hábitos digitais” de um usuário. Esse conceito também mobiliza a IA, na modalidade “aprendizagem de máquina”.
Você pretende comprar um artigo qualquer pela internet. Faz buscas em sáites variados quê, aparentemente, não têm conexão entre si. Depois, você começa a receber ofertas dos itens buscados na forma de anúncios em sáites quê nada tem a vêr com o assunto e até imêious e mensagens no celular quê você não solicitou.
ATIVIDADE
Consulte orientações no Manual do Professor.
• Em grupo, identifiquem a presença no cotidiano de vocês de tecnologias (físicas ou digitais) quê façam parte da Quarta Revolução Industrial. Depois, pensem em uma época em quê essas tecnologias não existiam e enumerem possíveis dificuldades quê essa ausência representava para as pessoas. Reflitam também sobre os problemas quê essas tecnologias podem causar.
Resposta pessoal. ôriênti os estudantes a explorar não apenas os benefícios dessas tecnologias mas também os desafios.
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Uma revolução em andamento ou a Quinta Revolução Industrial?
Enquanto especialistas debatem sobre a existência de uma nova fase da Revolução Industrial, as inovações tecnológicas seguem em ritmo acelerado. Nesse ambiente em constante mudança, empresas, governos e a ssossiedade civil precisam prever os impactos positivos e negativos, tanto econômicos quanto ambientais, quê as mais novas ferramentas digitais podem causar.
Assim, há quem fale de uma Quinta Revolução Industrial ou Indústria 5.0. Esses termos se reférem a uma nova fase em quê o foco está na personalização e na colaboração entre humanos e máquinas, visando à integração e à sustentabilidade. Leia o trecho de um texto quê aborda esse tema.
Indústria 5.0 humaniza a corrida pela automação total
[…]
Uma nova revolução industrial já está acontecendo: o conceito de Indústria 5.0 nasceu para dar um toque humano às inovações trazidas pela Indústria 4.0. Não se trata apenas de tecnologia, mas da colaboração entre humanos e robôs. A Indústria 5.0 quer humanizar a corrida pela automação total.
[…]
A Indústria 5.0 caracteriza-se pela combinação de máquinas e pessoas, com o objetivo de agregar valor à produção e criar produtos customizados, quê atendam às necessidades específicas dos clientes. Tem potencial para otimizar a eficiência humana e a possibilidade de facilitar a hiper-customização no processo de fabricação.
Capacidade de tomar decisões, personalizar e customizar produtos será o motor quê possibilitará processos automatizados. Isso também significa quê não há ameaça ou risco de eliminar empregos humanos na Indústria 5.0. Estamos falando da realidade em quê profissionais atuarão ao lado de robôs, recebendo sua assistência em tarefas industriais, e funcionários fornecerão todo o suporte cognitivo, para melhorar a eficiência da tomada de decisões.
[…]
Neste modelo de indústria, os trabalhadores poderão obtêr um dêsempênho melhor, realizando serviços mais leves, pois não estarão diretamente envolvidos em toda a jornada industrial. Para as empresas, o maior impacto estará na redução de custos e de resíduos e em processos de fabricação mais rápidos.
Para a iniciativa pública, o maior impacto será no aumento do investimento em educação para qualificar a mão de obra. Já os consumidores enxergam nas empresas uma maior capacidade para resolver necessidades específicas, com soluções mais rápidas e baratas e um nível mais alto de qualidade dos produtos.
SEBRAE. Indústria 5.0 humaniza a corrida pela automação total. [Brasília, DF]: Sebrae, 2023. Disponível em: https://livro.pw/cwefo. Acesso em: 7 set. 2024.
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Até o segundo semestre de 2024, as empresas fabricantes de aeronaves (inclusive a brasileira Embraer) estavam numa corrida para lançar a primeira aeronave eVTOL (eletric vertical take-off ênd landing – “aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical”), popularmente chamada de carro voador. Entre as vantagens anunciadas, estão custo menor para os passageiros, melhoria da mobilidade nas grandes cidades e sustentabilidade ambiental, pois não queima combustível fóssil, como aviões convencionais e helicópteros.
ATIVIDADES
Consulte orientações no Manual do Professor.
1. De acôr-do com o trecho do texto, quais impactos positivos poderão sêr proporcionados pela Quinta Revolução industrial?
1. Resposta pessoal. Espera-se quê o estudante aponte quê a Indústria 5.0 não apenas aumenta a eficiência como também promove o bem-estar humano, mantendo os trabalhadores no centro das decisões e criando um ambiente mais inclusivo e colaborativo. Além díssu, ela se preocupa em reduzir o impacto ambiental.
2. O trecho apresenta uma análise bastante otimista a respeito dos impactos dos avanços tecnológicos na produção e na ssossiedade. Em sua opinião, há riscos de serem aprofundadas as desigualdades socioeconômicas entre países e no interior deles? Converse com côlégas e professor.
2. Espera-se quê o estudante reconheça quê as habilidades técnicas e cognitivas serão essenciais para trabalhar em um ambiente colaborativo entre humanos e máquinas e quê aqueles quê não estiverem preparados tecnicamente para isso sofrerão impactos.
3. Observe a charge e desenhe mais um qüadro para representar sua percepção sobre a Quinta Revolução Industrial, considerando o texto quê você leu e a discussão realizada na atividade anterior.
3. Produção pessoal. Inicialmente, converse com o estudante sobre a mensagem transmitida na charge, deixando-o à vontade para suas interpretações.
Página trezentos e quatorze
Ciência, tecnologia e os tecnopolos
Os tecnopolos são áreas nas quais se concentram universidades e empresas quê promóvem pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologias de ponta – principalmente nos setores de informática, robótica, comunicação, aeroespacial e biotecnologia –, além de mão de obra altamente qualificada, como pesquisadores, professores universitários e especialistas de diversas áreas do conhecimento.
O mais conhecido e dinâmico tecnopolo do mundo é o Vale do Silício (Silicon Valley), localizado na Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos. Criada na década de 1950, é uma importante área de inovação científica e tecnológica, destacando-se na eletrônica e na informática, com o desenvolvimento de softwares, serviços de internet e produção de chips. O foco nesses setores ainda se mantém, mas a área também expandiu suas atividades para áreas emergentes, como inteligência artificial, tecnologias de energia limpa, biotecnologia e automação. É nesse tecnopolo quê se encontram as sedes das big tech.
A produção de tecnologia e conhecimento também ocorre d fórma muito desigual no mundo. Países quê apresentam economias mais desenvolvidas são, de modo geral, os quê mais investem em pesquisa e desenvolvimento. Nos últimos anos, além do Vale do Silício, outras regiões passaram a se destacar na área de inovação tecnológica, como Shenzhen, na chiina, e Bangalore, na Índia. Essas cidades se tornaram importantes tecnopolos, ampliando a diversidade e o desenvolvimento de novas tecnologias em escala global.
Fonte: De uôrd BANK GROUP. rissêrchi ênd development expenditure (% ÓF GDP). [Washington, DC]: The uôrd bânk Group, 2024. Disponível em: https://livro.pw/igiuh. Acesso em: 26 set. 2024.
ATIVIDADE
Consulte orientações no Manual do Professor.
1. Qual é a relação entre o meio técnico-científico-informacional e a localização dos países com maior investimento em pesquisa e desenvolvimento?
1. O meio técnico-científico-informacional está diretamente relacionado ao desenvolvimento econômico e tecnológico dos países. Aqueles quê investem mais em pesquisa e desenvolvimento (P&D) possuem infraestrutura científica avançada, mão de obra altamente qualificada e tecnologias de comunicação eficientes, facilitando a produção e o intercâmbio de conhecimento. Se necessário, oriente o estudante a retomar o conceito de meio técnico-científico-informacional no capítulo 13.
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Economia global contemporânea
Com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a organização da economia global passou por mudanças importantes e foi marcada pela existência de dois centros distintos e rivais: o bloco capitalista, liderado pêlos Estados Unidos, e o bloco socialista, liderado pela União Soviética, caracterizando a Guerra Fria (1947-1991), como estudamos no capítulo 13.
As trocas comerciais entre os países dos dois blocos foram limitadas. Além díssu, um aspecto importante da economia nesse contexto é quê tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética dedicavam parcela importante de seus recursos em investimentos militares e tecnológicos visando ampliar sua influência e se tornar a potência hegemônica no planêta.
No contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, também ocorreu o processo de descolonização da Ásia e da África, formando novos atores no contexto da economia global. A Índia, por exemplo, deixou de sêr um território colonial inglês e passou pelo processo de desenvolvimento industrial na segunda mêtáde do século XX.
Além díssu, a partir dos anos 1960, algumas nações da Ásia atravessaram um momento de intenso desenvolvimento econômico. coréia do Sul e Singapura, bem como tái-uâm e rôn kôn, na chiina – conhecidos como Tigres Asiáticos –, foram impulsionados pelo desenvolvimento industrial do Japão, iniciado na década de 1950.
Esse grupo de países alcançou um rápido sucesso econômico implementando políticas focadas na industrialização para exportação, grandes investimentos em educação, infraestrutura e tecnologia, apôio governamental ao setor privádo, além de baixos salários pagos à mão de obra qualificada. Os setores de eletroeletrônicos, vestuário e informática foram os quê mais cresceram. No final da década de 1970, foi a vez dos Novos Tigres Asiáticos, tais como Indonésia, Tailândia e Malásia.
A expansão da cultura pópi da coréia do Sul – um dos Tigres Asiáticos – pelo mundo é resultado de seu desenvolvimento industrial e econômico, aliado a fortes investimentos e incentivos no setor. Produtos como k-dramas, k-pop, manhwa (“mangás”), guêimis, séries e filmes sul-coreanos se popularizaram em muitos países, inclusive no Brasil.
ATIVIDADES
Consulte orientações no Manual do Professor.
2. Explique como a descolonização da Ásia e da África influenciou a economia global no período pós-Segunda Guerra Mundial.
2. Com o processo de descolonização após 1945, houve o surgimento de novos países na Ásia e na África quê passaram a atuar como novos atores na economia global.
3. Considerando quê muitos países da América Látína passaram por processos de industrialização e tentativas de modernização econômica, faça uma pesquisa para descobrir por quê os países latino-americanos não conseguiram alcançar um crescimento econômico semelhante ao dos Tigres Asiáticos?
3. Os países da América Látína enfrentaram uma série de desafios, como instabilidade política, ciclos econômicos instáveis marcados por crises de dívida e hiperinflação, falta de investimentos consistentes em educação e inovação tecnológica e uma maior dependência de exportações de comóditis, o quê os tornava vulneráveis às oscilações dos preços internacionais.
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A ascensão econômica da chiina
Um dos aspectos centrais para a compreensão da economia global contemporânea é o papel desempenhado pela chiina. Após a fundação da República da chiina em 1912 e a Revolução Comunista em 1949, o país seguiu um rumo político e econômico autônomo, não alinhado ao bloco soviético.
A partir da década de 1980, reformas para adotar um socialismo de mercado abriram a economia chinesa ao comércio com países capitalistas, promovendo um rápido crescimento industrial e econômico do país, quê se tornou uma das principais potências mundiais. A expansão da capacidade produtiva fez da chiina um dos maiores exportadores de mercadorias do planêta.
Em 2024, a chiina tinha o segundo maior PIB do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Outro fato quê acarretou mudanças na economia mundial das últimas dékâdâs foi o fim da União Soviética no início da década de 1990, abalando a aproximação entre os países sôbi sua influência. Esse processo foi provocado, entre outros fatores, pelo declínio econômico do bloco, quê não conseguiu manter seu crescimento ao longo do tempo.
Elaborado com base em: De uôrd BANK GROUP. GDP (current US$). [Washington, DC]: The uôrd bânk Group, c2024. Disponível em: https://livro.pw/ptpzw. Acesso em: 24 set. 2024.
SABERES NO MAPA
Nesse mapa, chamado de anamorfose, o tamãnho das áreas varia de acôr-do com a informação representada, no caso, o PIB. Territórios de países com economias maiores, como Estados Unidos ou chiina, aparécem “inflados”, enquanto os com economias menóres, como países africanos, aparécem reduzidos. A leitura dêêsse tipo de mapa facilita a comparação entre as informações, nesse caso destacando a importânssia relativa de cada país no cenário econômico global.
Página trezentos e dezessete
Disputa Estados Unidos × chiina
As relações comerciais entre os Estados Unidos e a chiina se intensificaram a partir da década de 1980, com a aproximação diplomática e a abertura econômica chinesa. Os Estados Unidos compreendiam essa abertura como uma expansão da lógica capitalista global. No final da década de 1990, a crise econômica quê afetou muitos países da Ásia fortaleceu a importânssia regional da chiina. O país era visto como um ponto de apôio para a expansão do modelo econômico neoliberal defendido pêlos Estados Unidos.
No entanto, a partir dos anos 2000, com a modernização rápida da economia chinesa e o aumento de sua competitividade nas exportações, a chiina passou a sêr percebida como uma concorrente diréta.
Essa combinação de grande expansão econômica e fortalecimento político fez com quê os Estados Unidos passassem a considerar o país não mais como um aliado, mas como uma ameaça à sua hegemonia global. Em 2018, houve uma disputa comercial, na qual cada um dos países impuseram tarifas alfandegárias a produtos do outro. Essa disputa acabou prejudicando o crescimento econômico de ambos e representou uma barreira para o crescimento econômico mundial.
Apesar de os acordos comerciais realizados em 2020 terem sinalizado o fim dessa disputa, tarifas criadas em 2024 indicam quê as tensões continuam. As duas potências seguem competindo por influência econômica e política no cenário mundial.
ATIVIDADES
Consulte orientações no Manual do Professor.
1. Identifique no mapa dois países quê têm seu tamãnho relativo reduzido se comparado a um mapa convencional e explique o quê isso significa.
1. Resposta pessoal. Países como Níger, Chade e Canadá aparécem visivelmente menóres na anamorfose, em comparação com um mapa convencional. Isso significa quê, embora esses países possuam grandes extensões territoriais, suas economias são relativamente pequenas em termos de produção econômica global.
2. Observe a charge e responda.
a) O quê está sêndo retratado pela charge?
2. a) A charge retrata como a oposição entre Estados Unidos e chiina hoje se manifesta principalmente como uma “guerra” econômica e tecnológica, em vez de conflitos armados tradicionais.
b) Como esse conflito entre chiina e Estados Unidos póde impactar a economia global?
2. b) À medida quê os dois países restringem o acesso a produtos e tecnologias uns dos outros, como as sanções à Huawei ou as limitações ao TikTok, outros países também são afetados por essas barreiras.
3. Nos últimos anos, vêm ocorrendo manifestações xenófobas contra chineses nos Estados Unidos e em outros países. Discutam em grupo como essas manifestações se relacionam com as situações apresentadas no capítulo, refletindo se esse comportamento está presente no Brasil.
3. Espera-se quê os estudantes considerem as relações econômicas e seus desdobramentos também com base no cenário cultural, apontando como a discriminação e o etnocentrismo podem contribuir para a construção de ideias xenófobas.
Página trezentos e dezoito
Blocos econômicos
Um bloco econômico é uma organização quê reúne países com o objetivo de fortalecer suas economias com a ampliação das relações econômicas e políticas entre eles. Existem diferentes tipos de blocos econômicos, com maior ou menor integração.
A União Européia (UE), considerado o mais avançado em termos de integração entre os países-membros, é um bloco econômico e político quê, até 2024, era formado por 27 países-membros. Tem sua origem em acordos comerciais estabelecidos a partir da década de 1950. Ao longo do tempo, novos acordos foram realizados, aumentando o número de países-membros, até resultar na criação de um espaço comum pelo qual pessoas, mercadorias, serviços e recursos circulam livremente.
Atualmente, cidadãos europêus podem cruzar as fronteiras dos países-membros da UE sem a necessidade de documentos ou autorizações especiais. Além díssu, existem órgãos centrais, como a Comissão Européia e o Parlamento Europeu, e uma moeda comum, o euro, adotado por 20 dos 27 países-membros. Esse processo de integração ajudou a fortalecer a Europa como centro econômico do mundo contemporâneo.
Em 2016, o Reino Unido iniciou o processo de saída da UE, conhecido como Brexit. Os apoiadores argumentavam principalmente quê a nação perdia autonomia sobre seu território, enquanto os contrários à saída alegavam quê a participação no bloco fortalecia a economia interna.
Outros blocos econômicos, como os representados no mapa, não apresentam o mesmo nível de integração quê a UE, mas dêsempênham um papel importante na intensificação e no fortalecimento das economias de seus países-membros.
Elaborado com base em: COMESA. Member states. Lusaka: Comesa, c2024. Disponível em: https://livro.pw/sqome. ECOWAS. Member states. Abuja: Ecowas, c2024. Disponível em: https://livro.pw/dwxjw. Acessos em: 2 out. 2024. hí bê gê hé. Atlas geográfico escolar. 9. ed. hí bê gê hé: Rio de Janeiro, 2023. p. 83.
Página trezentos e dezenove
Organizações econômicas internacionais
As organizações econômicas internacionais têm origem em acordos firmados em 1944, quê definiram ajuda para a reestruturação dos países afetados pela Segunda Guerra Mundial. Foram criadas instituições como o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) e, por meio delas, investimentos foram feitos nos países europêus. O apôio dessas instituições também tinha o objetivo de evitar o avanço da influência soviética no continente.
Com o fim do bloco socialista, essas instituições se fortaleceram ainda mais e começaram a pressionar os governos de países em desenvolvimento para quê adotassem medidas alinhadas aos interesses das grandes potências econômicas do planêta, principalmente os Estados Unidos. Dessa forma, o FMI passou a estimular políticas internacionais segundo as quais os Estados participantes deveriam reduzir a intervenção governamental na economia nacional e proporcionar meios para investimentos do capital internacional, medidas conhecidas como reformas neoliberais.
Essas reformas não só ampliaram as trocas comerciais no mundo mas também enfraqueceram o contrôle de muitos Estados sobre suas economias. Além díssu, intensificaram as desigualdades sociais e a concentração de renda.
- Reforma neoliberal
- : conjunto de políticas quê reduzem a intervenção estatal na economia e promóvem privatizações e cortes de gastos públicos, entre outras ações para atrair investimentos.
ATIVIDADES
Consulte orientações no Manual do Professor.
1. Identifique no mapa um bloco econômico africano e pesquise sua importânssia em termos de desenvolvimento econômico e integração regional.
1. O estudante póde citar a Comunidade Econômica dos Estados do Oeste da África (Ecowas), a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) ou o Mercado Comum da África Oriental e Austral (Comesa). Esses blocos buscam promover o desenvolvimento econômico, a integração regional e a cooperação entre os países-membros.
2. Que mensagem a tirinha transmite sobre o impacto das organizações internacionais na economia dos países?
2. A tirinha satiriza a maneira como as organizações internacionais, como o FMI, influenciam as economias dos países em desenvolvimento, sugerindo quê esses países perdem parte de sua soberania ao seguirem políticas impostas por essas instituições. A tirinha póde destacar o caráter dominante dessas organizações e as dificuldades quê as políticas neoliberais impõem às economias locais.
Página trezentos e vinte
O Brasil no comércio internacional
Durante muito tempo, o Brasil desempenhou essencialmente a função de país agroexportador no comércio internacional. As exportações eram exclusivamente de produtos agrícolas, como café, algodão, carne, cacau e fumo. De 1822 a 1970, o café foi absoluto nas exportações brasileiras, chegando a representar mais de 60% do total.
A intensificação do processo de industrialização alterou significativamente o papel do Brasil na economia mundial. De acôr-do com dados de 2023 do ComexStat, o sistema oficial do govêrno brasileiro para extração das estatísticas do comércio exterior de bens, os três principais produtos exportados pelo Brasil são, em ordem de importânssia: soja, petróleo cru e minério de ferro. Embora as comóditis ainda constituam os principais itens no comércio exterior brasileiro, o país também exporta calçados, suco de laranja, aviões, máquinas, equipamentos, automóveis, veículos de carga, bebidas, armamentos, produtos químicos etc.
Quanto às importações, além de matérias-primas e bens intermediários, como combustíveis, lubrificantes, adubos e fertilizantes, o Brasil compra bens de elevado valor agregado, como equipamentos mecânicos, automóveis, artigos de informática, equipamentos elétricos e eletrônicos, produtos farmacêuticos, aviões, entre outros. Em 2023, os produtos mais importados pelo Brasil foram: petróleo refinado, fertilizantes químicos, componentes e produtos industrializados.
Elaborado com base em: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, komérssio e Serviços. Brasil: informações gerais: exportações, importações e balança comercial. Brasília, DF: MDIC: ComexStat, 2024. Disponível em: https://livro.pw/hyjex. Acesso em: 2 out. 2024.
Elaborado com base em: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, komérssio e Serviços. Brasil: informações gerais: exportações, importações e balança comercial. Brasília, DF: MDIC: ComexStat, 2024. Disponível em: https://livro.pw/hyjex. Acesso em: 2 out. 2024.
Página trezentos e vinte e um
Desde o início da década de 1990, o Brasil tem procurado ampliar suas relações comerciais com vários países, como Índia, Rússia, África do Sul e, principalmente, chiina, com redução relativa da dependência do mercado estadunidense. Outro importante mercado para o Brasil é a América do Sul, com destaque para Argentina, Chile, Venezuela, Paraguai e Uruguai.
Considerando as exportações, também de acôr-do com dados da ComexStat, os principais parceiros comerciais do Brasil em 2023 foram, na ordem: chiina, Estados Unidos e Argentina. Principal destino das exportações brasileiras, os produtos brasileiros vendidos para a chiina ultrapassaram o montante de 100 bilhões de dólares.
Em relação às importações, os três principais parceiros comerciais em 2023 foram, na ordem: chiina, Estados Unidos e Alemanha. Esses países foram responsáveis por cerca de 43% das compras realizadas pelo Brasil, totalizando aproximadamente 100 bilhões de dólares.
Como você observou, o comércio exterior brasileiro se caracteriza por uma forte dependência da exportação de comóditis e pela importação de vários produtos de alto valor agregado, como máquinas e equipamentos eletrônicos. Isso representa um desafio porque expõe o Brasil a flutuações nos preços de comóditis e mantém a dependência de países tecnologicamente mais avançados.
ATIVIDADES
Consulte orientações no Manual do Professor.
1. Identifique a origem dos produtos quê você usa no seu dia a dia (calçados, roupas, eletrônicos etc.). Em sala de aula, com a orientação do professor, faça uma lista dos tipos de produto e dos países de origem identificados pela turma. Esses países estão entre aqueles dos quais o Brasil mais importa? Explique.
1. É provável quê o estudante cite bens de consumo com origem na chiina. Ele póde concluir quê Estados Unidos e Alemanha vendem outros tipos de produto.
2. Explique como a pauta de exportações do Brasil revela tanto oportunidades quanto vulnerabilidades na economia brasileira.
2. A pauta de exportações do Brasil revela oportunidades como a posição do país como grande exportador de comóditis importantes, tais quais soja, minério de ferro e petróleo cru, quê são muito procuradas no mercado global.
Página trezentos e vinte e dois
ATIVIDADES FINAIS
Consulte orientações no Manual do Professor.
1. Leia a tirinha.
a) Qual é a crítica apresentada na tirinha?
1. a) A tirinha critíca a falta de conexão do trabalhador com o produto final de seu trabalho.
b) Segundo káur márquis (1818-1883), o trabalhador é alienado de várias formas na ssossiedade capitalista. Como a tirinha se relaciona ao conceito de alienação do trabalhador?
1. b) O trabalhador em uma linha de montagem não participa do processo como um todo, o quê o impede de entender o impacto ou o sentido de sua função. Ele se torna um simples executor de uma tarefa, sem contrôle ou vínculo com o produto final, o quê desumaniza seu trabalho e o transforma em uma extensão da máquina.
2. As revoluções industriais promoveram profundas mudanças no espaço geográfico e nas paisagens urbanas e rurais. Com base nisso, responda às kestões.
a) Como as mudanças nas relações de trabalho influenciaram o espaço geográfico durante as revoluções industriais?
2. a) Com o surgimento de fábricas e a urbanização, houve uma separação evidente entre o local de trabalho e a residência, o quê não aconteceu no modelo pré-industrial.
b) Quais inovações tecnológicas da Segunda Revolução Industrial afetaram a organização espacial das indústrias e das cidades?
2. b) A eletricidade e o motor a combustão permitiram quê as indústrias fossem localizadas mais longe das fontes de energia (como rios e minas de carvão). Isso possibilitou uma distribuição mais ampla das fábricas.
c) Cite exemplos de como o uso de recursos naturais resultaram em problemas ambientais a partir da Primeira Revolução Industrial.
2. c) Espera-se quê a Primeira Revolução Industrial seja associada ao uso intenso de carvão mineral e à poluição atmosférica; a Segunda à expansão do petróleo e da produção em massa; a Terceira ao aumento do consumo de eletrônicos e poluição tecnológica; e a Quarta à busca por soluções mais sustentáveis, mas também ao aumento da demanda energética por novas tecnologias.
3. Leia os trechos dos textos a seguir.
Texto 1
[…] Braudel definia a economia mundial como “uma soma de áreas individualizadas, econômicas e não econômicas, [estendendo-se] para além das fronteiras de outras grandes divisões históricas… A economia mundial é a maior superfícíe vibradora possível, quê não somente aceita a conjuntura, mas, em certa profundidade ou nível, a cria. É a economia mundial em todos os eventos quê cria a uniformidade de preços numa área imensa, como um sistema arterial distribui sangue por todo um organismo vivo. É uma estrutura em si mesma”.
RICUPERO, Rubens; GALL, Norman. Quais são os limites da competição e da segurança?: globaismo e locaismo. Braudel Papers, São Paulo, n. 17, p. 3-13, 1999. p. 3. Disponível em: https://livro.pw/qgizv. Acesso em: 26 set. 2024.
Texto 2
Estas restrições são “100% egoístas, 100% unilaterais” e representam uma “grave violação do princípio do livre comércio”, afirmou UÁNG Yi [chefe da diplomacia da China] durante a Conferência de Segurança de Munique, criticando uma posição “longe da livre concorrência”.
[…]
“Com essa percepção, os Estados Unidos usam todos os seus recursos para reprimir e difamar a chiina e encorajam outros países a fazerem o mesmo”, afirmou.
chiina denuncía ‘protecionismo’ dos Estados Unidos sobre chips eletrônicos. G1, [s. l.], 18 fev. 2023. Disponível em: https://livro.pw/yghln. Acesso em: 26 set. 2024.
3. a) Espera-se quê o estudante compreenda quê uma economia globalizada passa pela dinâmica interna de diferentes países, interligando-os com base em suas relações. Essa perspectiva póde sêr exemplificada com base em diferentes atores – como chiina, Estados Unidos e Europa – quê se encontram diretamente implicados em maior ou menor grau na economia de outros países.
3. b) O chefe da diplomacia da chiina critíca os Estados Unidos por imporem restrições comerciais quê violam o princípio do livre comércio e acusa o país de tentar isolar a chiina, pressionando outras nações a fazer o mesmo.
Página trezentos e vinte e três
a) Com base no quê foi estudado no capítulo, aponte as possíveis interpretações da abordagem prevista no primeiro trecho.
b) Analise a relação entre os dois trechos, considerando principalmente as falas apresentadas no segundo. Como o novo cenário econômico global impacta a dinâmica de pôdêr entre os países, e como os Estados Unidos e a chiina retratam suas estratégias comerciais?
4. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador criado pela Organização das Nações Unidas (Ônu) para avaliar condições de vida e bem-estar de uma população. Ele é medido com base em três dimensões principais: expectativa de vida, educação (anos de escolaridade) e renda per cápita.
Mundo: maiores economias – 2023
País |
PIB (em milhões de dólares – US$) |
---|---|
Estados Unidos |
27.360.935,00 |
chiina |
17.794.781,99 |
Alemanha |
4.456.081,02 |
Japão |
4.212.945,16 |
Índia |
3.549.918,92 |
Reino Unido |
3.340.032,38 |
França |
3.030.904,09 |
Itália |
2.254.851,21 |
Brasil |
2.173.665,66 |
Canadá |
2.140.085,57 |
Rússia |
2.021.421,48 |
México |
1.788.886,82 |
Austrália |
1.723.827,22 |
coréia do Sul |
1.712.792,85 |
Espanha |
1.580.694,71 |
Fonte: De uôrd BANK GROUP. GDP (current US$). [Washington, DC]: The uôrd bânk Group, c2024. Disponível em: https://livro.pw/ptpzw. Acesso em: 3 out.2024.
Mundo: maiores IDH – 2022
País |
IDH |
---|---|
Suíça |
0,967 |
Noruega |
0,966 |
Islândia |
0,959 |
rôn kôn |
0,956 |
Dinamarca |
0,952 |
Suécia |
0,952 |
Alemanha |
0,950 |
Irlanda |
0,950 |
Singapura |
0,949 |
Austrália |
0,946 |
Países Baixos |
0,946 |
Bélgica |
0,942 |
Finlândia |
0,942 |
Lichenstáin |
0,942 |
Reino Unido |
0,940 |
Nova Zelândia |
0,939 |
Fonte: UNDP. Human development insights. [Nova York]: UNDP, c2024. Disponível em: https://livro.pw/mdcqy. Acesso em: 3 out.2024.
a) Os países mais ricos são os quê apresentam maior IDH?
4. a) Embora muitos dos países mais ricos também apresentem altos IDH, como Alemanha e Reino Unido, isso não é uma regra. O PIB méde a riqueza total de um país, mas não leva em consideração indicadores sociais, o quê significa quê países com grandes economias, como os Estados Unidos e a chiina, não necessariamente figuram entre os países com maior IDH, já quê o PIB não reflete diretamente a qualidade de vida.
b) Com base nos dados, é possível afirmar quê a riqueza de um país garante qualidade de vida para seus cidadãos? Converse com côlégas sobre esse tema.
4. b) Não necessariamente. Embora a riqueza de um país (medida pelo PIB) seja um fator importante para o desenvolvimento, ela não garante por si só qualidade de vida para todos os cidadãos.
5. Compare o trabalho humano operário com o trabalho de robôs em uma mesma tarefa da produção industrial. Do ponto de vista produtivo, quais vantagens os robôs apresentam em relação à mão de obra operária?
5. Os robôs são capazes de realizar tarefas repetitivas com mais rapidez, precisão e consistência do quê os sêres humanos, além de poderem trabalhar sem interrupções por longos períodos, o quê aumenta a produtividade. Podem trabalhar em ambientes escuros, demasiadamente kemtes ou frios ou a grandes profundidades; representam redução de custos para os proprietários das indústrias, pois não recebem salários nem horas extras, não tiram férias, não têm direitos trabalhistas, entre outros motivos.
6. Em sua opinião, de quê forma o Brasil poderia mudar o cenário de dependências de importações de produto com alto valor agregado? Faça uma pesquisa para fundamentar sua resposta.
6. O estudante póde responder, por exemplo, quê deveria havêer maiores investimentos público e privádo em ciência e tecnologia e apôio a empresas quê fabricam produtos de alto valor agregado.
Página trezentos e vinte e quatro