Objeto digital

Clique no play e acompanhe as informações do vídeo. Após o vídeo será apresentada a sua transcrição para acessibilidade.

Intervenções artísticas

Além de transformar o ambiente, as intervenções artísticas têm como finalidade despertar a atenção dos indivíduos de maneira a provocar a reflexão e o senso crítico deles. Na seção Going out There, você conferiu alguns exemplos de intervenções artísticas que tinham como objetivo instigar as pessoas a refletir a respeito do individualismo. Agora, você vai conhecer outras formas de intervenção.

Transcrição do vídeo para acessibilidade

[AUDIODESCRIÇÃO]

Fundo com papéis coloridos.

[LOCUTORA]

Intervenções artísticas.

[AUDIODESCRIÇÃO]

No canto inferior direito, intérprete de Libras.

[LOCUTORA]

Olá, estudante. Então, você tem o desafio de produzir uma intervenção artística, certo? Nesse vídeo, você vai conferir algumas ideias de como se organizar para fazer desse exercício uma grande experiência! Bora lá?

[AUDIODESCRIÇÃO]

Quatro garotas pintam um cartaz que está sobre o chão.

[LOCUTORA]

Para começar, é fundamental a escolha de um local de grande circulação, onde sua mensagem possa ser transmitida de maneira gratuita e acessível.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Vista aérea de uma avenida com muitas pessoas andando em todas as direções.

[LOCUTORA]

Um dos objetivos das intervenções é interromper a rotina das pessoas e oferecer um convite para algo que não é habitual para elas.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Uma mulher desce um escorregador em uma via pública ao lado de uma escada com muitos degraus.

[LOCUTORA]

Como você viu, a intervenção urbana Hipocrisil, feita pelo artista Rage em dois mil e dezessete, foi realizada em uma rua do bairro de Pinheiros, em São Paulo, alterando de modo temporário um espaço comum dessa região.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Em uma calçada, uma caixa metálica de fios de telefone está pintada como uma caixa de remédio com o texto "Hipocrisil. Setecentos miligramas. Distribuição gratuita. Sem prescrição médica. Uso adulto e pediátrico".

[LOCUTORA]

Já as campanhas de abraços grátis acontecem em diversos locais ao redor do mundo.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Surgem duas fotos com placas escrito "Free Hugs". Em uma delas, um jovem segura a placa em uma rua de Nova York, dois mil e dezessete. Na outra, duas mulheres se abraçam em rua movimentada de Moscou, dois mil e onze. Uma delas segura a placa com uma das mãos.

[LOCUTORA]

Em espaços públicos e trajetos cotidianos, poucos recursos, como uma cartolina e algumas canetas, são suficientes para a performance causar impactos significativos.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Fotos lado a lado. Em uma, pessoas pintam cartazes no chão. Em outra, jovens sentados na grama escrevem em pedaços de papelão.

[LOCUTORA]

Então, por exemplo, se o objetivo de sua intervenção é disseminar o bem e a gentiliza, um começo pode ser conversar com seus colegas e listar as ideias e mensagens que consideram relevantes para essa ação.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Uma pessoa faz anotações em um papel.

[LOCUTORA]

Cuidar dos espaços coletivos, promover o respeito ou alertar para um fato específico podem ser alguns caminhos.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Uma mulher sobe uma escada pública. Os degraus e as paredes são coloridos e ilustrados.

[LOCUTORA]

Com a autorização dos responsáveis pela escola, escolham o local da intervenção artística. Ela pode ser feita na sala de aula, no corredor, no pátio, na quadra poliesportiva ou em um espaço com gramado, se houver. Explorem o local com criatividade!

[AUDIODESCRIÇÃO]

Os locais citados são listados sobre um vídeo de um corredor escolar.

[LOCUTORA]

Lembre-se de que, para atingir o máximo de espectadores possível, é ideal escolher um ambiente onde haja grande circulação de pessoas.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Jovens se encontram em frente a uma escola.

[LOCUTORA]

Caso seja uma intervenção mais intimista, a sala de aula pode ser o local perfeito para o visitante ter mais tempo de contemplar e vivenciar a experiência.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Vídeo de uma sala de aula vazia com materiais sobre as carteiras.

[LOCUTORA]

A luminosidade, ou a falta dela, também pode ser um diferencial para dar sentido à proposta.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Vídeo de uma sala de aula escura e vazia. Um feixe de luz do sol entra pela janela.

[LOCUTORA]

Com ideias e local definidos, fica mais fácil descobrir o que precisa ser produzido. Aqui vão alguns exemplos: cartazes em cartolina; faixas em tecido; impressões em papel ou em estêncil; colagens tipo lambe-lambe; figurinos; decorações com fios de malha ou crochê e até itens com materiais recicláveis.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Os exemplos citados são listados sobre uma foto de jovens sentados no chão produzindo faixas e cartazes.

[LOCUTORA]

Depois, separem os materiais necessários para a confecção, como lápis, canetas coloridas, pincéis, tintas, tesouras, revistas ou jornais, por exemplo. Definam também quais materiais serão usados para sustentar, fixar, pregar ou apoiar as produções. Vocês podem usar fita adesiva ou dupla-face, barbante ou cola.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Os materiais citados são listados sobre a foto de um caderno em branco. Atrás do caderno, fotos de lápis, tesouras, réguas e diversos itens escolares.

[LOCUTORA]

Por fim, definam quais integrantes serão os responsáveis por cada etapa.

[AUDIODESCRIÇÃO]

Uma pessoa escreve em um cartaz com pincel de tinta.

[LOCUTORA]

Com tudo planejado, é só colocar a mão na massa!

[AUDIODESCRIÇÃO]

Em uma mesa, pessoas molham pincéis com tintas e pintam em cartazes.

[LOCUTORA]

Espero que esse vídeo tenha ajudado em sua missão! Ah! Aproveite o processo e se divirta bastante também! Até a próxima!

[AUDIODESCRIÇÃO]

Uma jovem cola uma fita adesiva vermelha em uma caixa enquanto balança o corpo, dançando. Num fundo com formas coloridas, créditos.

[CRÉDITOS]

Locução: Mari Guedes

Efeitos sonoros: Envato Elements

Libras: Visual Libras


Audiodescrição:

Roteiro: Camila Vidigal

Locução: Erick Lopes de Almeida

Consultoria: Anderson Martins


Imagens:

26ShadesOfGreen/Shutterstock.com

Allison C Bailey/Shutterstock.com

Anton Gvozdikov/Shutterstock.com

BlackBoxGuild/Envato Elements

cottonbro studio/Pexels

dabarti/Envato Elements

Image-Source/Envato Elements

IvaFoto/Envato Elements

Karolina Kaboompics/Pexels

MandriaPix/Shutterstock.com

palnoise/Envato Elements

PintoArt/Shutterstock.com

Rage Art/Acervo do artista

stockbusters/Envato Elements

TheSceneLab/Envato Elements

VisionalMedia/Envato Elements

Yaroslav Shuraev/Pexels

A arte sensibiliza e emociona, mas também é uma forma de despertar a reflexão da população acerca de diferentes problemas sociais.