Página 78
seventy-eight
UNIT 6
THIS IS MUSIC TO MY EARS
Usamos a expressão this is music to my ears quando ouvimos algo que nos agrada.
My mom said I can travel with my friends next summer. This was music to my ears!
1. Em qual das situações você poderia utilizar a expressão this is music to my ears? Comente com um colega.
a ) Quando seu colega lembra que hoje você deveria entregar um trabalho do qual você se esqueceu.
b ) Quando um amigo conta que sua banda preferida vai fazer um show na cidade no próximo final de semana.
Resposta: Alternativa b.
Exchanging ideas
Agora, você vai conversar sobre as questões a seguir com o colega mais próximo. Virem-se um para o outro, ouçam as orientações do professor e iniciem a conversa.
1. Com que frequência você ouve música? Você costuma fazer algumas atividades do dia a dia ouvindo música? Quais?
2. Há alguma música que o inspira ou lhe traz lembranças agradáveis? Qual?
3. Qual é o nome em inglês dos instrumentos musicais mostrados nestas páginas?
4. O filme representado na imagem conta a história de Chevalier de Saint--George, um célebre violinista francês que viveu no século XVIII. Ele era filho de uma mulher africana escravizada e um fazendeiro. Considerando a época em que o musicista viveu, que dificuldades você imagina que ele enfrentou até se tornar um dos maiores músicos de sua época?
Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.
Nesta unidade, você terá como objetivos:
- refletir e conversar sobre música, gêneros e instrumentos musicais;
- ler e compreender uma biografia;
- compreender e utilizar o passado do verbo to be e as estruturas there was e there were;
- compreender e utilizar o simple past;
- praticar a pronúncia dos verbos regulares no passado;
- ouvir um trecho de biografia de uma cantora;
- praticar a pronúncia e reconhecer a diferença entre os sons /d/, /t/ e /ɪd/ em inglês;
- entrevistar um colega sobre seus cantores ou bandas preferidos;
- escrever uma biografia de um artista.
Página 79
seventy-nine

Página 80
eighty
Warming up
Music styles
1. As formas de ouvir música se transformaram ao longo dos séculos. Com base nessa ideia, analise os aparelhos a seguir e responda às questões.


a ) Faça uma pesquisa sobre esses aparelhos e encontre as informações a seguir.
- Nome.
- Finalidade.
- Por quem foram inventados.
- Quando foram inventados.
Resposta: Fonógrafo e gramofone. Ambos eram usados para reproduzir música. O fonógrafo foi inventado em 1877, por Thomas Edison; o gramofone, em 1887, por Emil Berliner.
Atividade(s) adaptada(s) acessível(is)
a ) Faça uma pesquisa sobre quando e por quem o fonógrafo e gramofone foram inventados.
Resposta: O fonógrafo foi inventado em 1877, por Thomas Edison; o gramofone, em 1887, por Emil Berliner.
b ) Quais dos equipamentos a seguir podem ser utilizados com a mesma finalidade desses aparelhos?
- MP3 player
- computer
- microwave
- book
- smartphone
- blender
- radio
- jukebox
- bed
- door
Resposta: MP3 player, computer, smartphone, radio, jukebox.
2. Leia os gêneros musicais a seguir e comente com os colegas quais deles são seus preferidos.
bossa nova
pop
rock
country music
hip-hop
reggae
funk
electronic music
classical music
jazz
indie
blues
disco music
heavy metal
R&B
samba
Resposta pessoal. Caso os estudantes não conheçam o termo R&B (rhythm and blues), explique-lhes que é um gênero musical que combina elementos de outros gêneros, como blues, soul, funk, pop, hip-hop e dance.
3. Pesquise as informações a seguir sobre sua banda ou cantor favorito. Depois, apresente-as para os colegas, explicando sua preferência.
a ) Em qual ano essa banda ou cantor começou a carreira musical?
b ) Qual(is) instrumento(s) musical(is) essa banda ou cantor costuma tocar com mais frequência?
Respostas pessoais. Incentive os estudantes a organizar uma breve apresentação com base nas informações pesquisadas.
4. Agora, escolha uma música de um dos seus artistas favoritos e compartilhe-a com um colega, comentando os motivos de sua escolha.
Resposta pessoal. Oriente os estudantes a formar duplas para realizar a atividade. Ao final, peça a duplas voluntárias que compartilhem suas respostas.
Página 81
eighty-one
Learning vocabulary
1. Analise a imagem a seguir e responda às questões.

a ) Quais instrumentos musicais estão representados na obra? Pesquise o nome em inglês de cada um deles.
Atividade(s) adaptada(s) acessível(is)
a ) Os instrumentos saxofone, violão, violino ou viola, contrabaixo acústico, trompete, clarinete e tambor são apresentados na imagem, pesquise o nome em inglês de cada um deles.
Resposta: Saxophone, acoustic guitar, violin ou viola, double bass, trumpet, clarinet, drum.
b ) Você sabe tocar algum desses instrumentos ou conhece alguém que saiba tocá-los? Comente com os colegas.
Resposta pessoal. Caso os estudantes não saibam tocá-los e não conheçam alguém que saiba, é provável que se lembrem de algum músico ou banda que toque violão, por exemplo.
2. Leia o nome dos instrumentos a seguir e relacione a quais grupos eles pertencem. Se necessário, faça uma pesquisa.
- flute
- drums
- cello
- oboe
- banjo
- harp
- trombone
- keyboard
- electric guitar
- bass guitar
- xylophone
- tambourine
- harmonica
- accordion
- triangle
Professor, professora: As atividades desta página podem ser desenvolvidas com o professor de Arte. Comentários nas Orientações para o professor.
a ) wind instruments
Resposta: Flute, oboe, trombone, harmonica.
b ) percussion instruments
Resposta: Drums, xylophone, tambourine, triangle.
c ) string instruments
Resposta: Cello, banjo, harp, electric guitar, bass guitar.
d ) keyboard instruments
Resposta: Keyboard, accordion.
Página 82
eighty-two
Reading
Biography
Pre-reading
1. O que você sabe sobre soul music? Pesquise informações a respeito desse estilo musical e compartilhe com os colegas o que descobriu.
Resposta pessoal. Possível resposta: A soul music surgiu nos Estados Unidos no fim da década de 1950 e teve grande relevância por se relacionar a diversos acontecimentos históricos que buscavam combater a segregação racial. Esse estilo musical compreende uma mistura dos gêneros R&B, gospel e jazz, sendo caracterizado por ser animado e dançante, além do fato de a guitarra ser bastante presente nas músicas. Alguns artistas famosos do soul music são: Lauryn Hill, Lionel Richie e James Brown.
2. Os artistas apresentados a seguir tiveram e ainda têm grande relevância no estilo soul music. Pesquise e anote informações a respeito da vida e da carreira musical deles.



Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes encontrem informações como data e local de nascimento, principais prêmios, álbuns e músicas.
3. Com base na pesquisa da atividade anterior, relacione as informações a seguir com os nomes corretos.
A. Stevie Wonder.
B. Lionel Richie.
C. Lauryn Hill.
I. Nascido em 1949, é cantor e compositor. Uma de suas músicas mais conhecidas é "Stuck on you".
II. Ganhou 25 Grammys e uma de suas músicas mais famosas é "Isn't she lovely".
III. Fazia parte da banda Fugees, ganhou o Grammy de melhor álbum do ano em 1999, e uma de suas músicas mais famosas é "Can't take my eyes off you".
Respostas: A – II; B – I; C – III.
4. Cite biografias de artistas que você já leu ou tem interesse em ler.
Resposta pessoal. Peça aos estudantes que justifiquem suas escolhas.
5. Você vai ler um trecho de uma biografia da cantora Aretha Franklin. Identifique a alternativa correta a respeito desse gênero textual.
a ) As biografias são textos escritos em versos, com ritmo e rimas marcados.
b ) O autor da biografia é responsável por contar a própria história de vida.
c ) Esse gênero se caracteriza por contar a história de vida de uma pessoa.
d ) Somente personalidades da música podem ser biografadas.
Resposta: Alternativa c.
6. O que você espera conhecer da vida de Aretha Franklin ao ler sua biografia?
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes levantem hipóteses sobre a vida da cantora e sua trajetória musical.
7. Quais das palavras a seguir você imagina que vai encontrar no texto?
- song
- life
- music
- child
- time
- father
- eggs
- American
- game
Resposta pessoal. O objetivo desta atividade é levar os estudantes a refletir sobre o gênero textual e o campo semântico desse universo musical e levantar hipóteses sobre a leitura.
Página 83
eighty-three
While reading
1. Read the text and answer the following questions.
Aretha Franklin
Aretha Franklin was born on March 25th, 1942, in Memphis, Tennessee. When she was a little child, she sang gospel music at her father's church and toured with his traveling revival show. At the age of 14, she recorded her first album, Songs of Faith. A few years later, in the early 1960s, she signed with Columbia Records and released her first professional album, Aretha. She was recognized as a gifted pianist with a powerful voice.

She released a series of hit singles, such as "Respect" – which reached number one on the R&B and pop charts and won her two Grammy awards - , "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman" and "I Say a Little Prayer".
She received the title Queen of Soul and became a symbol of Black empowerment during the civil rights movement. In 1968, she gave a performance at the funeral of Dr. Martin Luther King Jr.; and, later that year, she sang the national anthem at the Democratic National Convention in Chicago.
In 1972, she released the album Amazing Grace, which sold more than 2 million copies and became the best-selling gospel album at the time.
Around 1975, her career started to lose strength and influence because disco music had become very popular. However, in 1980, she appeared in a cameo performance in the movie The Blues Brothers. This comedy introduced the artist to a new generation of fans and revived her career.
In 1986, she released a duet with British singer George Michael, and their song, "I Knew You Were Waiting (For Me),'' hit number one on the pop charts. In 1987, she became the first female artist to be inducted into the Rock and Roll Hall of Fame. In 1993, she was invited to sing at the inauguration of Bill Clinton. In 2008, she received her 18th Grammy Award for "Never Gonna Break My Faith". She sang at the 2009 presidential inauguration of Barack Obama, which was particularly special because he was the first black president of the United States. In 2003, she founded her own label, Aretha Records. She died of pancreatic cancer on August 16th, 2018, when she was 76.
Source: ARETHA Franklin. Biography. Available at: https://s.livro.pro/2gs7mz.
Accessed on: Oct. 10th, 2024.
a ) Does the text have the information you imagined previously?
Resposta pessoal. Oriente os estudantes a comparar o conteúdo do texto com as hipóteses levantadas anteriormente.
b ) Where and when was Aretha Franklin born?
Resposta: Memphis, Tennessee, in 1942.
c ) At the age of 14, what album did she record?
Resposta: Songs of Faith.
Página 84
eighty-four
2. During the 1970s, what happened to Aretha's career?
a ) Because of the success of disco music, soul music seemed old-fashioned and her career lost strength. She decided to stop singing after her father died.
b ) Because of the success of disco music, her career lost strength. But after a performance in the movie The Blues Brothers, she became popular and successful again.
c ) Because of the success of disco music, soul music was very popular and her career thrived. She won prizes for her new album.
Resposta: Alternativa b.
3. When did she found her own music label?
Resposta: In 2003.
4. Read the text again and organize the events according to what you read.
a ) She sang at the funeral of Martin Luther King Jr. and at the Democratic National Convention in Chicago.
b ) In 1972, her album Amazing Grace sold more than 2 million copies.
c ) She received her eighteenth Grammy.
d ) She performed a duet with George Michael and became the first female artist in the Rock and Roll Hall of Fame.
e ) She became a symbol of Black empowerment during the civil rights movement.
f ) She sang gospel music at her father's church and toured with his traveling revival show.
Resposta: f, e, a, b, d, c.
5. Read the following excerpt from the text.
She received the title Queen of Soul and became a symbol of Black empowerment during the civil rights movement. In 1968, she gave a performance at the funeral of Dr. Martin Luther King Jr.
a ) What was the Black empowerment and the civil rights movement? Do some research and write about it.
Possível resposta: Trata-se de um movimento social que teve origem nos Estados Unidos ao final da década de 1960. Comentários nas Orientações para o professor.
b ) Why did Aretha Franklin become a symbol of Black empowerment?
Possível resposta: Aretha Franklin se apaixonou pelo movimento Black Power porque ela era uma mulher negra, cuja música tinha influência significativa do estilo soul, que havia surgido na década de 1950 como resultado de acontecimentos históricos cujo objetivo era acabar com a expressiva segregação racial existente nos EUA naquela época.
6. Read the following sentences and identify if they are true or false. Then, correct the false ones.
a ) Aretha Franklin engaged in political and social causes, like the fight against racism.
Resposta: True.
b ) Aretha Franklin received the title Queen of Soul .
Resposta: True.
c ) Aretha Franklin was only a singer, she never did anything else.
Resposta: False. Besides her political actions, she was also the owner of the label Aretha Records.
d ) She died of breast cancer on May 16th, 2003, when she was 70.
Resposta: False. She died of pancreatic cancer on August 16th, 2018, when she was 76..
Post-reading
1. Converse com um colega sobre as questões a seguir.
a ) Além do soul music, quais outros gêneros musicais tratam de questões sociais em suas letras?
Resposta: O RAP , o hip-hop e o funk são exemplos de gêneros musicais que promovem reflexões sobre questões sociais, uma vez que apresentam em suas letras denúncias de diversas situações que acontecem em nosso dia a dia. Se necessário, oriente os estudantes a pesquisar essas informações.
b ) Por que as músicas que denunciam problemas da sociedade e criticam desigualdades são importantes?
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes considerem importante que existam músicas e artistas socialmente engajados para que a sociedade se inspire em mudar para melhor.
2. Releia o trecho da biografia de Aretha Franklin e as atividades desenvolvidas. O que você compreendeu do vocabulário e dos aspectos gramaticais presentes no texto, bem como do contexto da história de vida da cantora e da época em que os fatos aconteceram? Comente com a turma.
Resposta pessoal. Incentive-os a compartilhar com os colegas quais foram suas dificuldades e como lidaram com elas. Comentários nas Orientações para o professor.
Página 85
eighty-five
Comprehending and using
Simple past – Verb to be
1. Leia o texto a seguir e responda às questões.
Molly Joyce
[…]
Joyce dabbled✚ in music as a young girl, taking violin lessons at her mother's request. Then, when she was seven years old, a severe car accident badly damaged her left hand, changing the course of her life and leading her on a remarkable✚ journey of musical discovery and personal growth✚. Doctors initially feared that they could not save the hand. While they were successful in doing so after several surgeries, Joyce had lost the dexterity✚ that many musicians rely on✚ to make their art. It was hard to imagine a life as a performer.
That all changed because of a toy in the corner of her room – a toy organ she had brought […] but never thought she would use. When she began to play with it after the accident, Joyce was amazed at the ways it fit her new reality. […]
Just as the new instrument inspired her to explore live performance, Joyce was also discovering disability studies in graduate school. "I realized there was so much to explore there artistically", she said. "The rich world of disability arts encouraged me so much. There were so many strands to explore on my own, including my own narrative of accepting my own disability and physical loss. There was suddenly this infinite well of creative inspiration."
[…]
UNIVERSITY OF VIRGINIA. Molly Joyce. Available at: https://s.livro.pro/oxvc33. Accessed on: Aug. 2nd, 2024.
a ) Como Molly Joyce conseguiu seguir carreira musical após o acidente sofrido quando criança?
Resposta: Ela se adaptou a outro instrumento musical, o toy organ, e seguiu estudando a música na vida de pessoas com deficiência.
b ) Os eventos mencionados no texto se referem ao tempo presente ou ao tempo passado? Explique.
Resposta: Os eventos aconteceram no passado, pois o texto aborda acontecimentos da infância e da vida da musicista Molly Joyce.
c ) Releia os trechos a seguir. As formas verbais was e were se referem a quais sujeitos?
Then, when she was seven years old, a severe car accident badly damaged her left hand […].
While they were successful in doing so after several surgeries […].
Resposta: Was refere-se a she, e were refere-se a they.
2. Complete as frases utilizando o verbo to be no simple past.
a ) Joyce ■ a little girl when she dabbled in music.
Resposta: was.
b ) Doctors ■ worried that they could not save her hand.
Resposta: were.
c ) The toy organ ■ in the corner of her room.
Resposta: was.
Tip
No tempo presente, o verbo to be tem as formas am, is e are, já no tempo passado as suas formas são was e were. A conjugação do verbo varia de acordo com o pronome usado – I am (no presente) e I was (no passado); you/we/they are (no presente) e you/we/they were (no passado); he/she/it is (no presente) e he/she/it was (no passado).
There was / there were
1. Leia o trecho a seguir, retirado do texto sobre Molly Joyce, e responda às questões.
"I realized there was so much to explore there artistically", she said. "The rich world of disability arts encouraged me so much. There were so many strands to explore on my own, including my own narrative of accepting my own disability and physical loss.
a ) O que Joyce comenta nesse trecho?
Resposta: Nesse trecho, Joyce comenta que percebeu que tinha muitas coisas para aprender artisticamente e sobre si mesma.
b ) Em qual sentido as formas there was e there were foram utilizadas?
Resposta: As formas there was e there were foram usadas para descrever a existência de algo no passado.
Página 86
eighty-six
2. Leia as frases a seguir e indique quais são verdadeiras e quais são falsas. Em seguida, corrija as falsas.
a ) The form there was is used with plural nouns.
Resposta: False. The form there was is used with singular nouns.
b ) The form there were is used with singular nouns.
Resposta: False. The form there were is used with plural nouns.
c ) There was not/there wasn't or there were not/there weren't express negative ideas.
Resposta: True.
d ) In interrogative sentences was there or were there are used before the subject. For example: "Was there a toy in the corner of her room?".
Resposta: True.
Simple past
1. Leia um trecho da biografia da cantora Nina Simone e responda às questões a seguir.
Nina Simone
Legendary performer Nina Simone sang a mix of jazz, blues and folk music in the 1950s and '60s. A staunch✚ Civil Rights activist, she was known for tunes like "Mississippi Goddam," "Young, Gifted and Black" and "Four Women."

Who was Nina Simone?
Nina Simone studied classical piano at the Juilliard School in New York City, but left early when she ran out✚ of money. Performing in night clubs, she turned her interest to jazz, blues and folk music and released her first album in 1957, scoring a Top 20 hit with the track "I Loves You Porgy." In the 1960s, Simone expanded her repertory in exemplary fashion while becoming identified as a leading voice of the Civil Rights Movement. She later lived abroad and experienced major mental health and financial issues, though she enjoyed a career resurgence✚ in the 1980s. Simone died in France on April 21, 2003.
[...]
NINA SIMONE. Biography, Nov. 16th, 2021. Available at: https://s.livro.pro/soeis8. Accessed on: Aug. 1st, 2024.
a ) When did the events mentioned in the text happen?
I ) A long time ago, from the 1950s to 2003.
II ) A few years ago, after Nina Simone died.
Resposta: Alternativa I.
b ) Which school did Nina Simone go to?
I ) She went to the Juilliard School in New York City.
II ) She went to the Julliard School in Tryon, North Carolina.
Resposta: Alternativa I.
c ) Besides being a singer, what else did Nina Simone do?
I ) She was also a teacher and lawyer.
II ) She was also a pianist and a civil rights activist.
Resposta: Alternativa II.
Learning more
In the past, regular verbs are formed by adding -ed to the base form of the verb.
- turn - turned
- play - played
- visit - visited
When the verbs end in -e, just add -d.
- release - released
- close - closed
- love - loved
- When the verbs end in a consonant + y, change -y into -ied.
- study - studied
- carry - carried
- try - tried
When verbs end in a consonant + vowel + consonant, and that is the stressed syllable, double the last consonant and add -ed.
- plan - planned
- stop - stopped
- beg - begged
Remember, if it is not the stressed syllable, don't double it.
- open - opened
- enter - entered
Página 87
eighty-seven
2. Releia a biografia e escreva a forma do passado dos verbos a seguir.
a ) sing
Resposta: sang.
b ) study
Resposta: studied.
c ) live
Resposta: lived.
d ) leave
Resposta: left.
e ) run out of
Resposta: ran out of.
f ) turn
Resposta: turned.
g ) release
Resposta: released.
h ) enjoy
Resposta: enjoyed.
3. Responda às seguintes questões sobre Nina Simone.
a ) Which songs was Nina Simone known for?
Resposta: She was known for "Mississippi Goddam", "Young, Gifted and Black" and "Four Women".
b ) Did she graduate from the Juilliard School? Why?
Resposta: No, she didn't, because she ran out of money.
c ) What music styles did she become interested in?
Resposta: She became interested in jazz, blues and folk music.
d ) When did she die?
Resposta: She died on April 21st, 2003.
4. Leia a biografia de Nina Simone novamente e relacione as informações sobre ela.
A. Nina Simone didn't sing only jazz.
B. Nina Simone didn't study classical piano anymore because…
C. She didn't record any albums…
D. She didn't live her whole life…
E. She didn't just write songs of popular music.
I. before 1958.
II. in the United States.
III. She sang a mix of jazz, blues and folk music.
IV. She was also a voice of the civil rights movement.
V. she didn't have enough money to pay for the school.
Resposta: A – III; B – V; C – I; D – II; E – IV.
5. Analise as informações da atividade anterior e complete as frases a seguir com a alternativa correta em relação a elas.
a ) The first part of the sentences has verbs in the ■ form.
I ) affirmative
II ) negative
III ) interrogative
Resposta: Alternativa II.
b ) In the past, the negative structure is formed by ■
I ) did not (didn't) + past form of the verb.
II ) did not (didn't) + base form of the verb.
Resposta: Alternativa II.
Speaking up
/d/, /t/ and /ɪd/
Professor, professora: Comentários nas Orientações para o professor.
1. Listen to the following sentences and repeat.
a ) I listened to a great song by Paul McCartney yesterday. I loved it.
b ) My parents watched a live performance of Queen when they were young. They liked it very much.
c ) Sam needed some company to go to the show, so he invited me to come along.
2. Listen and notice how the verbs are pronounced.
a ) listened • loved
b ) watched • liked
c ) needed • invited
3. Listen to the verbs below and, in your notebook, classify them according to their final sound.
- /d/
- /t/
- /ɪd/
- closed
- cooked
- crashed
- decided
- defended
- jumped
- kissed
- opened
- played
- started
- traveled
- waited
Resposta: /d/ - closed, opened, played, traveled; /t/ - cooked, crashed, jumped, kissed; /ɪd/ - decided, defended, started, waited.
Página 88
eighty-eight
Activities
1. Complete the following information with was or were.
Blackpink is a group composed by four girls. They ■ headlined✚ at Coachella, in 2023.

Resposta: were.
Vitória Falcão is part of the duo Anavitória. Their albums Anavitória and O tempo é agora ■ released in 2016 and 2018.

Resposta: were.
Maluma ■ born in Colombia and he is a famous singer.

Resposta: was.
Tems is a Nigerian singer and she ■ one of the artists who collaborated with the Renaissance album by Beyoncé.

Resposta: was.
2. Complete the following sentences with there was or there were.
a ) When I was a child, ■ a band I really liked.
Resposta: there was.
b ) When my parents were teenagers, ■ many hit songs.
Resposta: there were.
3. Write the questions below and answer "Yes, I did." for the things you did and "No, I didn't." for what you didn't do.
Did you…
a ) play the guitar last week?
b ) create a new playlist last month?
c ) listen to music yesterday evening?
d ) download any songs last weekend?
e ) watch a concert on TV last night?
f ) read a music magazine a few days ago?
g ) sing a song at school last year?
Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.
Página 89
eighty-nine
4. Now, think about your life using the following questions and draw a timeline in your notebook with the answers. You can follow the example below.
Atividade(s) adaptada(s) acessível(is)
4. Now, think about your life and create a list with the answers to the following questions.
a ) When were you born?
b ) When did you take your first step?
c ) When did you go to school for the first time?
d ) When did you meet your best friend?
e ) When did you first watch a movie at the cinema? What movie was it?
f ) When did you first read a book by yourself? What was the title of the book?
g ) When did you start studying English?

2010: I was born.
2011: I took my first step.
2014: I went to school.
2023: I met my best friend.
2024: I started studying English.
Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.
5. Do you know who David Bowie was? To learn a little bit about him, complete his biography using the past form of the verbs in the box.
- be (2 vezes)
- become (2 vezes)
- co-write
- die
- star
Who Was David Bowie?
Rock star David Bowie's first hit ■ the song "Space Oddity" in 1969. The original pop chameleon✚, Bowie ■ a fantastical sci-fi character for his breakout✚ Ziggy Stardust album. He later ■ "Fame" with Carlos Alomar and John Lennon, which ■ his first American Nº. 1 single in 1975. An accomplished✚ actor, Bowie ■ in The Man Who Fell to Earth in 1976. He ■ inducted into the Rock and Roll Hall of Fame in 1996. Shortly after releasing his final album, Bowie ■ from cancer on January 10, 2016.
[...]

DAVID BOWIE. Biography, Aug. 24th, 2022. Available at: https://s.livro.pro/p3yu39. Accessed on: Aug. 2nd, 2024.
Resposta: was; became; co-wrote; became; starred; was; died.
6. Complete the sentences using the verbs in the simple past
a ) My parents ■ (to be) fans of rock'n'roll when they were younger. They ■ (to go) to lots of live concerts and ■ (to take) pictures with some of their favorite artists.
Resposta: were; went; took.
b ) My favorite singer ■ (to be) on TV last night. There ■ (to be) a talent show and she ■ (to participate) as a guest judge.
Resposta: was; was; participated.
c ) I ■ (to listen) to the new single of my favorite band this morning. They ■ (to release) it on streaming platforms yesterday. Before lunchtime, there ■ (to be) almost 200,000 downloads of the song.
Resposta: listened; released; were.
Professor, professora: Após a correção, destaque as collocations que aparecem nas frases, contrapondo suas formas no presente e no passado: go to a live concert – went to a live concert; take pictures – took pictures; be on TV – was on TV; listen to a single – listened to a single; release a single on streaming platforms – released a single on streaming platforms.
Página 90
ninety
Listening
Audio biography
Pre-listening
1. Você tem o costume de escutar audiobooks? Em sua opinião, por que as pessoas escolhem escutar livros em vez de lê-los?
Respostas pessoais. Caso algum estudante use esse recurso, peça que comente em que momentos costuma ouvir audiobooks e por que opta por esse formato.
2. Você vai ouvir o trecho de uma biografia da cantora Adele em formato de audiobook. O que você imagina que vai ouvir sobre ela?
Resposta pessoal. Caso os estudantes não tenham nenhuma informação sobre Adele, diga-lhes que, além de cantora, ela é compositora e instrumentista. Nascida em Londres, ela iniciou sua carreira na infância, mas começou a ganhar notoriedade do grande público somente em sua fase adulta, ao postar vídeos em redes sociais e a ganhar seus primeiros prêmios, como Brit Awards e Grammy.
While listening
1.
Track 13 Listen to the audio and
check if your predictions in the previous activity were correct.
Share the answer with a classmate.
Resposta pessoal. Nesse primeiro momento, se necessário, reproduza o áudio mais de uma vez para que os estudantes o compreendam.
2.
Track 13 Listen to the audio again
and identify which of these was Adele's first album.
A.

B.

C.

Resposta: Alternativa C.
3. Why is one of them called 19?
a ) Because Adele was nineteen years old when she released this album.
b ) Because there are nineteen songs on the album.
Resposta: Alternativa a.
4. Which event helped Adele write the songs for her first CD?
a ) Someone she loved died.
b ) She and her first boyfriend broke up.
Resposta: Alternativa b.
5. Which of these music styles were mentioned in the audio?
a ) jazz
b ) country music
c ) pop
d ) funk
e ) folk
f ) classical music
Resposta: Alternativas a, c, d e e.
Post-listening
1. Além de cantar, Adele compõe suas músicas. Você conhece outros artistas com essas mesmas habilidades? Comente com um colega as composições e o estilo musical desse artista.
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a conversar sobre boas composições musicais, letras de canções e cantores que a turma admira.
2. Como você avalia sua escuta do áudio em inglês nesta seção? Você teve alguma dificuldade para entendê-lo? Comente com um colega.
Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.
Página 91
ninety-one
Speaking
Interview
1.
Track 14 Ouça o áudio e identifique
a alternativa correta para as questões a seguir.
a ) Do que trata o áudio?
I ) É uma conversa em um ambiente escolar.
II ) É uma entrevista com alguns artistas.
III ) É o trecho de um audiobook.
Resposta: Alternativa II.
b ) Quem são as pessoas do áudio e sobre o que elas estão falando?
I ) São dubladores que estão narrando um audiobook.
II ) São estudantes de música e estão falando sobre a primeira vez que leram a letra de uma música.
III ) São artistas famosos e estão falando sobre a primeira vez que escreveram a letra de uma música.
Resposta: Alternativa III.
2. Se você pudesse entrevistar um artista, quem seria essa pessoa? E quais perguntas você faria? Compartilhe sua resposta com os colegas.
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a justificar o porquê de escolherem determinada pessoa.
3. Agora, você vai entrevistar um colega e gravar a conversa. Decida quais das perguntas a seguir você vai usar para iniciar e encerrar a entrevista.

a ) Hello, how are you?
b ) It's a great pleasure to talk to you today.
c ) It's an honor to talk to you.
d ) Thanks a lot for your time.
e ) Thank you for talking to me.
Resposta pessoal. Se considerar oportuno, peça aos estudantes que pensem em outras formas de iniciar e finalizar a entrevista, compartilhando-as com os colegas.
4. Antes de dar início às entrevistas, decida os pontos a seguir.
a ) Quem será o entrevistador e quem será o entrevistado?
Resposta pessoal. Comente com os estudantes que eles vão inverter os papéis no momento da segunda entrevista.
b ) Como a entrevista será gravada?
Resposta pessoal. Caso a escola não disponibilize equipamentos para gravar a entrevista, oriente os estudantes a realizá-la em casa ou anotar as respostas no caderno.
5. Em duplas, façam as entrevistas em inglês. Alguns temas que podem ser abordados são infância, gostos pessoais e interesses. Confira alguns exemplos de perguntas.
a ) How was your childhood? Did you play a lot?
b ) What is a good memory of your childhood?
c ) When you were a child, did you live in the same house where you live today?
d ) Did you listen to different music styles?
e ) Which music artist would you like to meet? Why?
Resposta pessoal. Explique aos estudantes que eles devem elaborar outras perguntas para a entrevista, usando estas como sugestões ou modelos.
6. Conversem sobre como foi realizar uma entrevista. Anote em seu caderno o que você considerou positivo para aprender a língua inglesa e quais foram as suas dificuldades.
Resposta pessoal. Oriente os estudantes a refletir sobre o próprio desempenho durante a entrevista para que eles consigam avaliar em que ponto podem melhorar.
Página 92
ninety-two
Writing
Biography
Pre-writing
1. Após ler e ouvir biografias de personalidades da música, agora é sua vez de registrar, em inglês, a vida do seu artista musical favorito. Faça uma pesquisa sobre a pessoa e anote as informações a seguir.
a ) Nome de registro e artístico.
b ) Informações pessoais, como data de nascimento e origem (local de nascimento, nacionalidade).
c ) Início de carreira (como tudo começou, os primeiros shows e álbuns lançados).
d ) Prêmios recebidos.
e ) Data e local de falecimento, caso a pessoa já tenha morrido.
Respostas pessoais. É necessário organizar a escolha das personalidades de modo que não haja repetição de artistas, assim todos terão a oportunidade de conhecer e apreciar a arte de várias personalidades. Se necessário, sugira que eles escolham entre cantores, cantoras, instrumentistas, compositores etc.
2. Considere as orientações a seguir para planejar o texto.
a ) Organizar os fatos da vida pessoal do artista, como data de nascimento, relação familiar, formação acadêmica, caso tenha, além de outros eventos importantes, como prêmios, homenagens etc.
b ) Pesquisar uma imagem do biografado.
c ) Ao final, publicar em veículo online, mural ou um livro da turma.
Professor, professora: A atividade de planejamento desenvolve o pensamento computacional, uma vez que os estudantes precisarão redigir uma biografia em inglês, pensar no vocabulário e nas construções gramaticais que vão utilizar, elaborar o planejamento da biografia, corrigi-la com a ajuda de um colega e, ao final, elaborar a versão final do texto.
While writing
1. After planning your text, read the following recommendations and write the first version of the biography.
a ) Think about what kind of information you are going to include in the biography.
b ) Organize the information according to the order of the events.
c ) Make sure you use verbs in the past form to talk about past events of his/her life.
d ) Write accurately. Check the spelling and the grammar.
e ) Insert a picture or photograph to illustrate the biography.
Professor, professora: Auxilie os estudantes durante a produção escrita. Comentários nas Orientações para o professor.
2. Now, follow these steps to finish your text.
a ) Exchange texts with a classmate. Comment on each other's work and give suggestions for improvement.
b ) Make the necessary corrections according to your classmate's comments.
c ) Show your revised version to your teacher for additional suggestions.
d ) With your teacher and classmates, decide how you are going to exhibit the productions.
Professor, professora: É relevante incluir os estudantes tanto na decisão quanto no processo de publicação, gerando engajamento durante a atividade.
Post-writing
1. Leia as biografias produzidas por você e seus colegas e converse sobre as seguintes questões com a turma.
a ) Qual biografia chamou mais a atenção? Por quê?
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a justificar suas respostas.
b ) Você conhecia todos os artistas apresentados nas biografias? Gostaria de conhecer algum deles melhor? Qual?
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a elencar informações que para eles são novidade sobre os artistas e suas histórias.
2. Como foi escrever uma biografia em inglês? O que você pode melhorar nas próximas produções: a leitura de textos em inglês, a compreensão do vocabulário ou a produção escrita?
Resposta pessoal. Para responder a essas perguntas, oriente os estudantes a pensar sobre o processo da escrita.
Página 93
ninety-three
Summing up
Let's think about the topics you have studied in this unit. List the main points studied in each topic below. Then, talk to a classmate and compare notes. Finally, share your notes with the whole class.
In this unit, I…
- talked to my classmates about music, music styles and musical instruments;
- read a biography of an artist;
- studied the verb to be in the past form;
- studied there + to be in the past form;
- studied the simple past form of regular and irregular verbs;
- practiced the pronunciation of regular verbs in the past;
- listened to part of an audio biography;
- interviewed a classmate;
- wrote a biography of an artist that I like.
Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.
What can I do to improve my English?
- Read biographies of my favorite music artists;
- Listen to podcasts and songs;
- Use a bilingual dictionary to look up the new words.
CONNECTIONS with ARTE e HISTÓRIA
O protagonismo negro no mundo das artes
Assim como Aretha Franklin, há outras personalidades importantes que utilizam sua arte para lutar pelos direitos afro-americanos. Confira alguns exemplos a seguir e depois converse com os colegas sobre as questões apresentadas.
The Nigerian author Chimamanda Ngozi Adichie is one of the greatest names in African literature and her stories were translated into several languages around the world. Her books, such as the novels Purple hibiscus✚ and Americanah, and the essay✚ We should all be feminists, represent the author's fight for racial equality and against gender inequality.

Brazilian Ingrid Silva started dancing ballet at the age of 12, and at 18 she achieved her dream of becoming a professional ballerina, being accepted into the Dance Theatre of Harlem, a multi-ethnic company in New York. She is a black woman and the uniform of the other dancers in the company did not match her skin tone. So, she decided to paint her ballet shoes. This gave the ballerina even more notoriety as the first black ballerina to have her nude ballet shoes the color of her skin.

1. O que você sabe dessas artistas? Pesquise outras informações sobre a vida e obra dessas pessoas e compartilhe com os colegas o que mais chamou sua atenção.
2. A arte está na música, literatura, dança, pintura, teatro, cinema, performance, entre outras manifestações. Que tipo de arte você costuma consumir?
3. Além do mundo das artes, há outras pessoas negras relevantes para a luta contra o racismo. Pesquise e registre uma minibiografia de outras personalidades marcantes para essa luta.
Respostas e comentários nas Orientações para o professor.
Página 94
ninety-four
Going out there
Nesta seção, você terá como objetivos:
- discutir duas intervenções artísticas;
- refletir sobre o individualismo presente na sociedade;
- montar uma intervenção artística.
Professor, professora: Comentários nas Orientações para o professor.
Art intervention
A arte pode despertar o olhar para diferentes aspectos do mundo à sua volta. O artista (pintor, escritor, ator, grafiteiro etc.) mostra sua visão de mundo por meio da arte.
Confira a seguir duas intervenções artísticas que mostram o ponto de vista de cada artista com relação a uma tendência social.
A.

B.

1. Talk to your classmates and answer the following questions.
a ) What does the intervention shown in image A express?
b ) What is the purpose of this intervention?
c ) What does the intervention shown in image B propose?
d ) In your opinion, why was this intervention made?
e ) Where can this type of manifestation be found? Why do you think this happens?
f ) In your opinion, do these interventions have a positive impact on society? Justify your answer.
g ) Do you believe the images represent a type of art? Why?
Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.
Getting down to work
Agora é hora de refletir sobre o conteúdo das imagens e pensar em como transpor suas ideias para o cotidiano. Com o auxílio do professor, você e os colegas vão explorar o conceito de intervenção artística. A proposta desse projeto é refletir sobre um comportamento recorrente na sociedade moderna: o individualismo.
Página 95
ninety-five
Researching
O individualismo como conceito surgiu no século XIX, com base em reflexões do historiador francês Alexis de Tocqueville (1805-1859). Na visão dele, se a conquista das liberdades individuais que marcaram o início da democracia moderna não trouxesse os valores de igualdade, ela levaria o indivíduo a se isolar, abandonando interesses sociais, políticos e cidadãos. Como consequência, deixaria brechas para a reconstrução de sociedades autoritárias.
Embora sejamos seres sociais e necessitemos de um convívio coletivo, diversos fatores da vida contemporânea contribuem para que o individualismo se manifeste na sociedade. Agora, pesquise esse tema para servir de base teórica no debate com os colegas. Use as questões a seguir como guia para sua pesquisa.
- What is understood by individualistic attitudes in today's society?
- Research some conflicts that arose from individualistic attitudes.
- What values can we relate to individualism?
Finalizada essa tarefa, você e seus colegas devem compartilhar o que mais chamou a atenção de vocês e eleger os três fatos mais interessantes sobre o assunto.
Discussing and reflecting
Esse é o momento de refletir sobre como o individualismo no dia a dia pode ser expressado por meio de intervenções artísticas. Para isso, você e os colegas devem organizar uma discussão na qual parte do grupo apenas observa e faz anotações.
Essa forma de debate necessita que cinco cadeiras da sala de aula sejam dispostas em um círculo central, e uma delas deve ficar vazia. A intenção é que quem estiver do lado de fora do círculo possa entrar, no momento estipulado pelo professor, e ocupar a cadeira para participar do debate.
Tip
Você pode pesquisar os artistas brasileiros Hanna Lucatelli, Kobra, Eleonora Fabião, Ana Teixeira, ONESTO e Panmela Castro, assim como as intervenções que produziram. Todos eles abordam, de alguma forma, temas relevantes para a sociedade.
As questões a seguir podem servir de ponto de partida para a discussão.
- Which art interventions do you see in your daily life?
- How often do you see them?
- What do you think they were made for? To criticize, expose, or protest about some problems or appreciate art?
- What type of conflicts have you seen happening because of individualism?
- In your opinion, what elements of contemporary life can contribute to individualism?
- Why do you think these conflicts happen?
Tip
Lembre-se: uma intervenção artística pode ser uma performance com dança, uma representação teatral, atividades de circo ou uma instalação em um ambiente modificado de modo a chamar a atenção das pessoas.
Depois que todos tiverem participado da discussão em círculo, registrem, por escrito e em inglês, os principais pontos levantados no debate. Então, façam uma pesquisa, em português e em inglês, de como o individualismo afeta a sociedade para que possam confirmar ou refutar seus conhecimentos prévios sobre o tema.
Página 96
ninety-six
Organizing an art intervention
Agora, você e seus colegas vão organizar uma intervenção artística em inglês, que tem como principal objetivo encenar ações de gentileza, contrariando o individualismo e a hostilidade que muitas vezes se manifestam na sociedade contemporânea. Para expor essa ideia, fixem cartões com a descrição dessas ações em um mural, que deve ficar exposto no ambiente escolar. Confiram alguns exemplos.
A student arrives in the classroom to take a test and realizes that he forgot his pen, which is mandatory to answer the questions. A classmate offers to help him by lending him an extra pen he has in his pencil case.
One of the school's staff members is having trouble carrying a lot of papers and books. The students see this and offer a hand to help carry the items to their destination.
You are on the street, and you see the floor full of papers and there is a person cleaning them up alone. You help to collect all the papers and throw them in the recycling bin.
Todos da escola poderão participar. As pessoas que se dispuserem a fazer parte da intervenção devem escolher um cartão do mural, destacá-lo e encenar a ação descrita nele. É importante que no início de cada cartão esteja indicada a quantidade de pessoas necessárias para a encenação.
Sigam essas etapas para montar a instalação.
1. Escrevam, em inglês, pequenas cenas de ações que expressem gentileza
2. Juntem as ações que vocês escreveram e verifiquem se todas as práticas são coerentes com o objetivo da instalação.
3. Contabilizem o total de ações que farão parte da intervenção, pois essa será a quantidade de cartões necessária.

4. Negociem o tipo de material que será utilizado, levando em consideração a sustentabilidade.
5. Decidam quanto tempo a instalação durará e onde ela será feita: dentro da sala de aula e restrita aos estudantes da turma, ou fora dela, para contemplar mais pessoas.
Página 97
ninety-seven
6. Dividam as tarefas, de modo que um grupo fique responsável por escrever, em inglês, os atos de gentileza nos bilhetes; outro, por revisá-los; um terceiro, por dispor as mensagens no local designado; e um último, por escrever, em inglês, uma mensagem explicando o porquê de a intervenção estar ali e como o público deve interagir com ela
7. Definam com a coordenação da escola um dia e um horário para que a intervenção ocorra. Os estudantes que se sentirem à vontade podem começar a encenar as ações. Em seguida, podem provocar o público a participar e fazer as próprias encenações. Um dos estudantes deve ficar atento para auxiliar o público a ler as frases em inglês, caso seja necessário.

Throughout the setting-up and the exhibition
Durante a montagem da instalação e a encenação das ações, lembre-se de que é um trabalho em equipe, e esses momentos serão oportunos para praticar a tolerância e a gentileza com os colegas. Encontre formas de expor sua opinião e de respeitar as ideias dos colegas.
Além disso, tenha em mente que o objetivo principal dessa intervenção artística é levar o espectador a refletir sobre ações de gentileza que se contraponham ao individualismo. Apesar de essa experiência estar no ambiente escolar, as reflexões devem se estender a outros contextos.
Evaluating the process
Após refletir sobre o assunto e conversar com os colegas e o professor acerca das etapas realizadas na montagem da instalação artística, estabeleça os pontos positivos e os negativos da atividade. As questões a seguir poderão guiá-lo em sua reflexão.
What was the most important message I learned from this project? How can I make it part of my life?
What could I reflect on and learn about individualism?
Which step was the easiest for me? Why?
Did I respect other students' ideas and points of view?
Did I participate in all the steps?
Which step was the most difficult for me? Why?
Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.