Página 14

fourteen

UNIT 1

SHOW YOUR TRUE COLORS

Ícone para acessar o objeto digital infográfico.

Utilizamos a expressão show your true colors para dizer que uma pessoa revelou uma intenção, um traço da personalidade ou do comportamento dela. Leia a frase a seguir.

We thought he was quiet and shy, but, after some time, he showed his true colors: he's actually a very talkative person.

1. Converse com um colega sobre essa frase. A expressão show your true colors foi utilizada para:

a ) revelar características de uma pessoa.

b ) falar dos sentimentos de uma pessoa.

Resposta: Alternativa a.

Exchanging ideas

Agora, você vai conversar sobre as questões a seguir com o colega mais próximo. Sigam as orientações do professor e iniciem a conversa.

1. Por que é importante acolher a diversidade em nossas relações?

2. Com quem você conversa sobre a própria personalidade? Comente como é falar de você mesmo.

Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.

Nesta unidade, você terá como objetivos:

  • usar adjetivos para falar sobre as pessoas;
  • ler e compreender um artigo;
  • utilizar o verbo to be no simple present;
  • ouvir uma entrevista;
  • fazer oralmente uma entrevista com um colega.

Toda vez que você encontrar uma palavra indicada como thought nesta página, procure o termo no glossário, que se encontra no final do livro.

Página 15

fifteen

Fotografia de sete jovens no alto de uma pista de skate. À frente, sentados, está um rapaz com moletom rosa e shorts e com um pé apoiado em um skate. Ao lado está uma jovem com cabelos curtos e loiros, com fones de ouvido no pescoço e usando camiseta laranja e calça. Ao lado dela, está outra jovem, que tem cabelos compridos, usa moletom claro e calça. Atrás deles estão os outros quatro jovens de pé. Da esquerda para direita: um jovem com gorro e camiseta amarela; uma jovem com cabelos pretos, cacheados e volumosos usando moletom rosa; uma jovem com cabelos pretos e lisos, usando jaqueta jeans; e um jovem com tranças no cabelo em um peteado arrepiado, usando jaqueta colorida em azul, amarelo e rosa.
Grupo de amigos.

Página 16

sixteen

Warming up

Personality adjectives

1. Leia o pôster a seguir e responda às questões.

Pôster escrito em inglês com a mensagem principal: Be YOUnique! escrita em um balão de fala vermelho. O fundo é composto por várias fileiras de pássaros amarelos idênticos, exceto por um pássaro vermelho que está localizado logo abaixo do balão de fala. Ele está com as asas abertas e em movimento, com linhas ao redor. No topo esquerdo, está o logo do evento com a inscrição: Mental Health Month October. E na parte inferior, o cartaz informa: Mental Health Month 2014. For more information, visit www.mentalhealth.asn.au. Mental Health Association N S W 1300 794 991.
Mental Health Association NSW poster.

a ) Qual é o assunto principal do pôster?

Resposta: É uma campanha sobre a importância de cuidar do bem-estar e da saúde mental.

b ) Para qual público a campanha foi idealizada?

Resposta: Não há um público específico, a campanha é voltada para todas as idades. É importante aceitar diferentes respostas, desde que façam sentido no contexto.

c ) Em que locais ou meios de circulação podemos encontrar pôsteres como esse?

Resposta: Em locais públicos, como hospitais e postos de saúde, nas redes sociais, em revistas etc.

d ) No pôster, os passarinhos estão representando pessoas. Por que apenas um deles tem cor diferente?

Resposta: O passarinho de cor diferente representa que ele é único, distinto dos demais.

e ) Qual mensagem a fala do passarinho "Be younique" transmite?

Resposta: A fala do passarinho quer dizer "Seja único", motivando as pessoas a se orgulharem do que elas são, principalmente pelas características que tornam cada um único, diferente das outras pessoas. Se necessário, oriente os estudantes a pesquisar o significado da palavra unique. Aproveite esta questão e explique a eles que a palavra younique foi formada pela junção das palavras you (você) com unique (único ou única).

f ) Essa campanha poderia ser facilmente compreendida por pessoas que não falam a língua inglesa? Por quê?

Resposta: Não, pois há uma questão linguística envolvida no trocadilho entre as palavras unique e younique, pela similaridade sonora entre elas. Na língua portuguesa, por exemplo, não é possível unir as palavras você e único ou única mantendo a similaridade sonora que há na língua inglesa.

2. A campanha é sobre sentir-se único e autêntico, o que é importante para a construção da identidade e da boa autoestima. Pensando nesse tema, responda às questões a seguir e compartilhe com um colega as suas respostas.

a ) Você se sente uma pessoa única? Por quê?

Resposta pessoal. Esta atividade promove uma reflexão sobre o sentimento de ser único. Pergunte aos estudantes se se sentem dessa forma e em que momento. Deixe que se expressem livremente, justificando seus motivos. É fundamental se manter essencialmente na reflexão das qualidades pessoais de cada um. Aproveite o momento e converse sobre a prática de bullying, instruindo os estudantes a manter uma convivência saudável e respeitosa.

b ) Na sua opinião, qual é a relação entre saúde metal e autoestima?

Resposta pessoal. Caso os estudantes apresentem dificuldade para expressar essa relação, comente com eles que manter uma boa autoestima é uma base importante para equilibrar a saúde mental.

c ) Você já viveu alguma situação na qual escondeu parte da sua personalidade para se adequar a determinado grupo de pessoas? Comente com os colegas.

Resposta pessoal. Para tornar esse diálogo mais confortável para os estudantes, é importante garantir um ambiente acolhedor e respeitoso, em que eles possam se sentir seguros para compartilhar suas lembranças e sensações relacionadas a situações cotidianas desconfortáveis em decorrência de terem que esconder sua personalidade.

Página 17

seventeen

Learning vocabulary

1. Leia as palavras a seguir. Quais destas características você usaria para se descrever? E quais delas gostaria que fizessem parte de sua personalidade?

  • loving
  • bossy
  • careless
  • brave
  • jealous
  • moody
  • creative
  • determined
  • dishonest
  • easygoing
  • nervous
  • reasonable
  • friendly
  • impolite
  • independent
  • intelligent
  • sincere
  • stubborn

Resposta pessoal. Além das palavras apresentadas nesta atividade, caso os estudantes queiram sugerir outras respostas, aceite-as e compartilhe-as com o restante da turma.

2. Agora, utilize as palavras que aprendeu e apresente-se, em inglês, a um colega. Siga o exemplo.

Hi. My name is . I'm and .

I'm a/an person. And, in the future, I would like to be more and .

Resposta pessoal. Oriente os estudantes a escrever as frases no caderno, descrevendo suas características. Em seguida, incentive-os a se apresentar para a turma. Esta atividade leva-os a refletir sobre as próprias características e a colocar em prática o conteúdo que acabaram de aprender.

Tip

Ao apresentar suas características pessoais, dê atenção aos seguintes detalhes.

  • Use an antes de palavras que começam com som de vogal.

    I'm an optimistic person.

  • Use a antes de palavras que começam com som de consoante.

    I'm a bossy person.

  • Diferentemente do português, em inglês, os adjetivos devem ser colocados antes dos substantivos.

    My brother is an intelligent man.

3. Relacione os adjetivos de personalidade com seus opostos.

A. optimistic

B. funny

C. proactive

D. generous

E. patient

F. shy

G. reliable

H. reasonable

I. selfish

II. impatient

III. pessimistic

IV. unreasonable

V. lazy

VI. sociable

VII. irresponsible

VIII. boring

Resposta: A - III; B - VIII; C - V; D - I; E - II; F - VI; G - VII; H - IV. Comente com os estudantes que alguns desses pares de adjetivos são antônimos perfeitos e outros apenas expressam ideias diferentes.

4. Releia as palavras da atividade anterior. Pense em ações que demonstrariam essas características e faça uma pesquisa para descobrir como essas ações se traduzem para o inglês. Por fim, converse sobre essas ações com um colega, seguindo o exemplo.

A selfish person doesn't share things with his/her friends.

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a consultar o dicionário para a pesquisa. Eles também podem usar outras características que conheçam em inglês.

Reading

Article

Pre-reading

1. Ícone de fone de ouvido. Track 1 Você vai ouvir um áudio sobre expressão pessoal e como ela faz parte da construção da identidade. Com base no que você ouviu, qual dos itens a seguir pode expressar parte da nossa identidade?

Style of backpack.

School supplies.

Style of clothes.

Resposta: Style of clothes.

2. Ícone de fone de ouvido. Track 1 Em sua opinião, a identidade de uma pessoa é totalmente desenvolvida na adolescência ou apenas se inicia nessa fase? Por quê?

Resposta pessoal. Reproduza o áudio novamente e conduza a conversa entre os estudantes mostrando que as pessoas são muito diversas e que a autocrítica e o questionamento fazem parte do nosso desenvolvimento pessoal.

3. Você vai ler um texto sobre identidade na adolescência. Considerando o que você já estudou até o momento, como imagina que o assunto vai ser abordado?

Resposta pessoal. Oriente os estudantes a anotar suas respostas para que possam retomá-las após a leitura e compará-las com o texto.

Página 18

eighteen

While reading

1. Read the text below.

Teen identity: Figuring out who you are
Teens are starting to figure out who they are. They are thinking about how others see them and how they want to see themselves. Teens work out who they are by trying on new identities and experimenting with different appearances or new interests.
Changing their appearance or pursuing new interests are ways for teens to "try on" different identities to see what works for them. Teens might look for opportunities to try something different in a safe space – this could be in person or online.
Teens may act differently according to the situation and who's with them. They are learning that depending on the situation others may react to them differently. For example, how will people react to me if I dye my hair blue, wear a different style of clothing, or start hanging out with a different peer group? Teens might ask themselves whether they are:
  • Reserved or outgoing.
  • Friendly or shy.
  • Someone who seeks out or avoids risks.
For instance, they might try being outgoing at a party to see how it feels and if it "fits" or feel right.
[…]

DWORKIN, Jodi. Teen identity: figuring out who you are. University of Minnesota Extension, 2023. Available at: https://s.livro.pro/g5h1b4. Accessed on: Jul. 11th, 2024.

Tip

Encontrar as palavras cognatas, ou seja, que possuem grafia e significado parecidos nas línguas em estudo, pode ajudar durante a leitura dos textos para compreendê-los com mais facilidade.

Now, match the following expressions with their meaning.

A. To figure out

B. Try on

C. Hanging out

D. Seeks out

I. To look for someone or something until you find it.

II. To put on a piece of clothing to discover if you like it or if it fits you.

III. To discover or understand something.

IV. To spend time with someone or in a place.

Resposta: AIII; BII; CIV; DI.

2. Read the sentences and identify the correct answer.

a ) According to the text, teens are…

I ) trying on new identities and experimenting with different appearances or new interests.

II ) too shy and reserved, so they keep their distance from new appearances or new interests.

Resposta: Alternativa I.

b ) Teenagers are thinking about what?

I ) How others see them and how they want to see themselves.

II ) How others are trying to see them.

Resposta: Alternativa I.

c ) Teens might look for what?

I ) A safe space to keep their childish manners.

II ) Opportunities to try something different in a safe space.

Resposta: Alternativa II.

d ) How teens usually act?

I ) They act according to the situation and who's with them.

II ) They act the same way every time.

Resposta: Alternativa I.

Página 19

nineteen

3. Read the following extract from the text and answer the questions.

Teens might ask themselves whether they are:
  • Reserved or outgoing.
  • Friendly or shy.
  • Someone who seeks out or avoids risks.

a ) Which option explains the topics?

I ) In this extract, the main idea is to explain how teens think about their behavior in social situations or their feelings.

II ) In this extract, the idea is to explain the problems of identity that teens might have.

Resposta: Alternativa I.

b ) The words in each topic are…

I ) complements.

II ) opposites.

Resposta: Alternativa II.

4. According to the text, match the images with the following teen self-expression and behavior.

A.

Fotografia de uma jovem apoiada em um chão de pedras de um ambiente urbano, com um prédio ao fundo e algumas árvores. Ela está com uma perna flexionada, com o pé apoiado no chão e a outra perna está cruzada por cima, enquanto as duas mãos estão apoiadas no chão. A jovem está com os cabelos presos em pequenos coques e usa um blazer roxo, calças largas em tons de verde com padrões de manchas escuras e botas brancas.

B.

Fotografia de uma mulher sorrindo próxima a uma parede rosa. Ela tem cabelos volumosos e cacheados em cor azul, usa óculos de sol redondos com lentes escuras, brincos grandes de argola e usa camiseta clara.

C.

Fotografia de cinco jovens sentados lado a lado e todos sorrindo. Da esquerda para direita, está um jovem de cabelos curtos e castanhos, usando camisa, shorts e tênis; uma jovem com cabelos bem curtos, com jaqueta jeans e botas pretas; um jovem de cabelos pretos, usando óculos, regata e tênis, e com uma bola de basquete nos pés. Ao lado dele está uma jovem de cabelos compridos, roupas coloridas e tênis. E por último está uma jovem com tranças longas e loiras, usando um chapéu, roupas amarelas e tênis.

I. To start hanging out with a different peer group.

II. To wear a different style of clothing.

III. To dye their hair blue.

Resposta: A II; B III; C I. As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.

5. Think about the text you read and write the correct answers.

a ) This text was written for…

I ) teenagers who are facing difficulties with figuring out who they are.

II ) parents or other adults who need to understand how difficult it is for teens to figure out emotions and their identity.

Resposta: Alternativa II.

b ) What elements of the text confirm this information?

I ) The use of the pronoun in the 3rd person plural (they) to refer to teens. This suggests the author is not talking directly to teenagers, but about them.

II ) The use of pronouns in the 1st person plural (us, our). This suggests that the text addresses how parents feel about this process in their children's life.

III ) The use of certain words and expressions, such as challenging and drive us mad. These suggest that the text is written by adults for adults.

Resposta: Alternativa I.

Post-reading

1. Pense nas ideias expressas no texto e converse com um colega sobre as questões a seguir.

a ) Você se identifica com as ideias contidas no texto? Por quê?

Resposta pessoal. Permita aos estudantes expressar suas opiniões ao colega e argumentar com base no texto.

b ) Como essas ideias são semelhantes ou diferentes do seu comportamento? Explique.

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a refletir sobre como eles costumam agir no dia a dia.

2. Você achou difícil a leitura e interpretação do texto? Leia-o novamente, identifique palavras em inglês que você aprendeu durante a leitura e compartilhe com a turma.

Resposta pessoal. Se necessário, peça aos estudantes que usem o dicionário como apoio para falar sobre as novas palavras que aprenderam.

Página 20

twenty

Comprehending and using

Simple present – Verb to be

1. Leia os textos a seguir.

Tip

Os textos que você vai ler são chamados em inglês de quotes, ou seja, frases (também chamadas de citações) ditas por pessoas para expressar o que pensam ou sentem sobre determinado assunto.

A.

Fotografia de busto de um homem usando gorro vermelho e uma jaqueta xadrez. Ele sorri de lábios fechados, e ao lado há um balão de fala escrito em inglês: As long as the songs are strong, I think you can express yourself in any style and have it be soulful and have it be your own voice. A palavra soulful está destacada.
Ben Harper, an American singer, in 2023.

Express yourself quotes. Brainy Quote. Available at: https://s.livro.pro/alkxn7. Accessed on: Jul. 10th, 2024.

A palavra soulful está destacada na imagem anterior.

B.

Fotografia de busto de uma mulher de cabelos castanhos, escuros, lisos e um pouco abaixo dos ombros. Ela está sorrindo, usa brincos grandes, e blusa listrada. Ao lado dela, há um balão de fala escrito em inglês: Dance is a great way to express yourself.
Darcey Bussell, a British ballerina, in 2023.

Express yourself quotes. Brainy Quote. Available at: https://s.livro.pro/22ngxy. Accessed on: Jul. 10th, 2024.

a ) Você se identifica com alguma das citações apresentadas? Por quê? Comente com os colegas.

Resposta pessoal. Oriente os estudantes a argumentar sobre o motivo pelo qual se identificam ou não com as citações apresentadas. Se necessário, peça a eles que pesquisem em dicionários as palavras que não conhecem.

b ) Na frase A, o verbo to be está conjugado no .

I ) singular e está se referindo à palavra songs.

II ) plural e está se referindo à palavra songs.

III ) plural e está se referindo à palavra yourself.

Resposta: Alternativa II. Incentive os estudantes a perceber que o verbo to be está conjugado na terceira pessoa do plural (they).

c ) Na frase B, o verbo to be está conjugado no .

I ) singular e está se referindo a palavra dance.

II ) singular e está se referindo à palavra express.

III ) plural e está se referindo ao pronome yourself.

Resposta: Alternativa I. Se julgar pertinente, releia a frase e ajude os estudantes a perceber que o verbo to be está conjugado na terceira pessoa do singular (it).

Tip

Relembre que o verbo to be (em português: ser ou estar) apresenta três variações, considerando os pronomes que se referem a pessoas, animais ou objetos mencionados em uma sentença: I am, you are, he is, she is, it is, we are, you are e they are.

2. É possível notar nas frases dos artistas o uso do verbo to be. Releia-as com atenção e responda em que tempo verbal o verbo to be está conjugado: presente, passado ou futuro.

Resposta: O verbo to be está conjugado no tempo presente.

Página 21

twenty-one

3. Leia os textos a seguir e reescreva-os completando-os com o verbo to be.

A.

Your ability to adapt to failure, and navigate your way out of it, absolutely 100 percent makes you who you .
Viola Davis.

Express yourself quotes. Brainy Quote. Available at: https://s.livro.pro/j1pea1. Accessed on: Jul. 10th, 2024.

Resposta: are.

B.

Novels not about expressing yourself, they're about something beautiful, funny, clever and organic. Self-expression? Go and ring a bell in a yard if you want to express yourself.
Zadie Smith.

Express yourself quotes. Brainy Quote. Available at: https://s.livro.pro/8web0m. Accessed on: Jul. 10th, 2024.

Resposta: are.

C.

Life's most persistent and urgent question is, 'What you doing for others?'
Martin Luther King, Jr.

Express yourself quotes. Brainy Quote. Available at: https://s.livro.pro/v4r4yr. Accessed on: Jul.10th, 2024.

Resposta: are.

D.

Lasting love has to be built on mutual regard and respect. It about seeing the other person. I very interested in relationships and, when I watch couples, sometimes I can sense a blindness has set in. They have stopped seeing each other. It not easy to see another person.
Chimamanda Ngozi Adichie.

Express yourself quotes. Brainy Quote. Available at: https://s.livro.pro/j8oao4. Accessed on: Jul. 10th, 2024.

Resposta: is; am; is.

4. Reescreva o diálogo utilizando corretamente o verbo to be na forma positiva, negativa ou interrogativa.

— I (am/is) an art lover and express myself painting. I love art. It (is/are) everything to me. I draw and paint all the time. And you? (Are/Am) you ready to express yourself by art?

— Actually, no, I (am not/is not). Art (is not/are not) really my thing.

Resposta: am; is; Are; am not; is not.

5. Sobre o uso do verbo to be, indique quais frases são corretas e quais são incorretas. Em seguida, reescreva as incorretas, corrigindo-as.

a ) Para formar uma sentença interrogativa, o verbo to be precisa ser colocado no final da frase, depois do sujeito.

Resposta: Incorreta. Para formar uma sentença interrogativa, o verbo to be precisa ser colocado no início da frase, antes do sujeito.

b ) Para formar sentenças negativas utilizando o verbo to be, basta colocar a palavra not depois de am, is ou are.

Resposta: Correta.

c ) O verbo to be pode ser utilizado na forma abreviada em sentenças afirmativas: I'm, it's, you're e negativas: it isn't, you aren't. Mas não há forma abreviada para sentenças interrogativas.

Resposta: Correta.

6. Sobre o contexto e as situações em que o verbo to be é utilizado, identifique as alternativas verdadeiras e as falsas. Depois, reescreva as falsas, corrigindo-as.

a ) Dá a localização de um objeto ou uma pessoa.

Resposta: Verdadeira.

b ) É utilizado para expressar uma ordem.

Resposta: Verdadeira.

c ) Não pode ser utilizado para falar de atividades diárias.

Resposta: Falsa. Pode ser utilizado para falar de atividades diárias.

d ) Expressa sentimentos e estado emocional.

Resposta: Verdadeira.

e ) Pode ser utilizado por uma pessoa para se apresentar.

Resposta: Verdadeira.

Página 22

twenty-two

Activities

1. Read and rewrite the sentences choosing the correct form of the verb to be.

Professor, professora: Antes de iniciar a atividade, relembre os estudantes de que o verbo to be também pode ser utilizado na forma contraída. Escreva, na lousa, com a ajuda da turma, frases com a conjugação do verbo nas formas regular e contraída para que possam relembrar seu uso: "I am (I'm) sociable and proactive"; "You are (You're) not shy" etc.

Tip

Leia com atenção cada frase e as descrições dadas para cada personalidade. Compreendê-las ajudará em sua decisão sobre a melhor forma de utilizar o verbo to be.

Fotografia de quatro pessoas em uma praia recolhendo lixos em sacos pretos. Em primeiro plano, está uma mulher jovem com cabelo cacheado e volumoso está agachada, usando uma camiseta branca, calça preta e luvas. Dela sai um balão de fala escrito em inglês: One of my best friends likes to do volunteer work and help other people. She is isn’t a very generous person. As palavras is, e isn’t estão em destaque.

Resposta: is.

Fotografia de dois jovens sentados em degraus ao ar livre, sorrindo e se cumprimentando com aperto de mãos. O jovem à esquerda usa um moletom, calça e sandálias e o jovem à direita usa camisa xadrez, calça clara, tênis, e segura um copo. Acima deles há um balão fala escrito em inglês: I get on well with people, that’s why I have a lot of friends. I am, am not really easygoing and friendly. As palavras am e am not estão destacadas.

Resposta: am.

Fotografia de um grupo de quatro jovens ao redor de um banco em uma praça com muitas árvores ao redor. À esquerda, um rapaz de óculos, está agachado. Sobre o banco, outro rapaz com bigode e barba segura um violão. E à direita estão duas mulheres agachada, uma delas tem cabelos cacheados, e segura um copo, e a outra, tem o cabelo raspado e segura uma garrafa. Sobre o banco, há outra garrafa e outros objetos. Acima deles há um balão de fala escrito em inglês: We are always on the move. We study, play sports, sing in a band, go out and many other things. We definitely are aren’t lazy guys. As palavras: are e aren’t estão destacadas.

Resposta: aren't.

Learning more

We can use the word very in English to make adjectives stronger. Follow the example.

  • I'm not a shy person. I'm actually very talkative.
  • My sister is not selfish. She is actually very generous.

2. Use English to answer the following questions about yourself and the people you know. Follow these tips:

  • When you want to give more information, you can use a complete answer.
  • When you think it is not necessary, you can use a short answer.

In the example, you can see two types of answers. Choose one of them to answer each question.

Professor, professora: Explique aos estudantes que há diversas possibilidades de resposta. Instigue-os a utilizar as respostas completas para que possam praticar o conteúdo em questão.

Are you a selfish person?

No, I'm not.

No, I'm not selfish. I'm actually very generous.

a ) Are you an impatient person?

Possíveis respostas: Yes, I am. / No, I'm not. / Yes, I am impatient. / No, I'm not impatient. I'm actually a very patient person.

b ) Is your best friend talkative?

Possíveis respostas: Yes, he/she is. / No, he/she isn't. / Yes, he/she is talkative. / No, he/she isn't talkative. He/she is a quiet person.

c ) Are you unreasonable?

Possíveis respostas: Yes, I am. / No, I'm not. / Yes, I am an unreasonable person. / No, I'm not unreasonable. I'm a reasonable person.

d ) Is your teacher funny?

Possíveis respostas: Yes, he/she is. / No, he/she isn't. / Yes, he/she is a funny person. / No, he/she isn't funny. He/she is actually a very serious person.

e ) Is your pet friendly?

Possíveis respostas: Yes, it is. / No, it isn't. / I don't have a pet. / Yes, it is a very friendly pet. / No, it isn't friendly. It is a very shy pet.

Tip

Lembre-se de que a palavra actually é considerada um falso cognato. Sua tradução não é atualmente, mas sim de fato ou na realidade.

Página 23

twenty-three

Listening

Interview

Pre-listening

1. Leia a definição de self-expression e compartilhe as respostas das questões a seguir com um colega.

[...]
What is Self-Expression?
Self-expression is a display of individuality whether it's through words, clothing, hairstyle, or art forms such as writing and drawing. Being self-expressed means that people will see your spirit and true character; they will see the totality of who you are. And sharing of one's "self" fully is the ultimate in generosity and is vital for peace, happiness, and fulfillment.
Sometimes we are not sure how to access creativity or inspiration, or we know what we want to say or do, but are unsure of how to express ourselves or feel ill-equipped in our expression of something.
[...]

How to live with full self-expression. Virtues for Life. Available at: https://s.livro.pro/arw116. Accessed on: Aug. 21st, 2024.

a ) Você já conhecia ou já havia utilizado essa expressão em inglês? Em qual contexto ela pode ser utilizada?

Resposta pessoal. Essa expressão pode ser utilizada quando falamos de nós mesmos, por exemplo.

b ) Para você, qual seria a melhor definição, em português, para a expressão self-expression?

Resposta pessoal. Aceite diferentes respostas, como "autoexpressão", "expressar a si", "forma de expressar a personalidade", entre outras opções que julgar adequadas.

2. Você vai ouvir outro trecho do podcast This Teenage Life, em que uma adolescente compartilha como as roupas que usa refletem sua personalidade.

a ) Em sua opinião, como a forma que nos vestimos está relacionada a self-expression?

Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes concluam que nossas roupas são uma das formas de nos expressarmos, podendo refletir nossa personalidade ou como nos sentimos em determinado momento. As roupas podem expressar a identidade e o estilo de uma pessoa, suas influências culturais, seu humor, além de transmitir mensagens, como confiança, seriedade, poder, profissionalismo, criatividade, rebeldia etc.

b ) O que você imagina que a jovem vai relatar? Comente com os colegas.

Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes imaginem que a jovem vai descrever sua personalidade e quais roupas usa para expressá-la.

While listening

1. Ícone de fone de ouvido. Track 2 Listen to the extract and talk to a classmate about the following topics.

a ) What kind of clothes did the girl wear in 8th grade?

Resposta: A hoodie and leggings.

b ) Why do you think she wore those clothes?

Resposta: Because every single girl in her school wore it.

c ) At that time, what did she think about wearing jeans to go to school?

Resposta: Scandalous.

2. Ícone de fone de ouvido. Track 2 How did the covid-19 pandemic help her discover other ways to express herself through clothing?

Resposta: During the covid-19 pandemic she was exposed to different styles through the internet and from there she found out clothes she was more drawn to.

Post-listening

1. Após ouvir o áudio, converse com os colegas e o professor sobre as perguntas a seguir.

a ) Em sua opinião, por que mudamos a forma como nos vestimos ao longo da vida?

Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que, conforme envelhecemos, nossa relação com o mundo e com nós mesmos muda, o que se reflete na forma como nos vestimos e em outras formas de autoexpressão.

b ) Para você, por que é importante estar aberto às diferentes formas de self-expression?

Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes reflitam que é importante estar aberto a diferenças e mudanças.

2. Você conseguiu compreender o áudio em inglês? Caso tenha achado difícil, troque ideias com os colegas e o professor sobre dicas de como compreender melhor os próximos áudios.

Resposta pessoal. Para esta atividade, incentive a autonomia dos estudantes e o trabalho em conjunto para verificar quais são as possíveis estratégias para melhorar e ampliar o processo de aprendizagem deles. Ajude-os a listar, se necessário, as atividades, como ouvir músicas e podcast autênticos e assistir a filmes com áudio original.

Página 24

twenty-four

Speaking

Orientação para acessibilidade

Professor, professora: Durante esta produção oral, avalie a necessidade do uso de ferramentas de tecnologias assistivas, de acordo com os perfis dos estudantes.

Interview

1. Pensando no que você aprendeu nesta unidade, agora é sua vez de falar sobre você. Para isso, considere seus gostos pessoais, sua personalidade, seus objetivos. Responda, em inglês, às questões a seguir.

a ) Who am I?

b ) What do I like?

c ) Which adjectives describe me? Why?

Respostas pessoais. Incentive os estudantes a utilizar, nesse momento de interação, o máximo de inglês possível, colocando em prática o que aprenderam ao longo da unidade: "I am ..."; "I like to..."; "I am... because I...". Enquanto estão interagindo entre si, caminhe pela sala de aula e ajude-os com as dúvidas de pronúncia que surgirem.

2. Analise as imagens a seguir. Com os colegas e o professor, pense qual seria o gosto pessoal, a personalidade e os objetivos das pessoas com base no que transparece na imagem. Em seguida, anote as respostas no caderno.

Fotografia de um jovem agachado em meio a uma plantação verdejante. Ele está segurando um vaso pequeno com uma muda de planta. O jovem usa um boné azul virado para trás e um casaco preto. No ambiente ao redor há bambus à esquerda e outras plantas e flores ao fundo.
Jovem cuidando de plantas.
Fotografia de uma mulher em uma cadeira de rodas diante de uma mesa. Ela usa uma camisa clara com uma jaqueta escura e está olhando para um monitor de computador. Sobre a mesa, há alguns objetos, como um porta-lápis, e no fundo, almofadas coloridas e plantas decorativas.
Mulher trabalhando.
Fotografia de um homem e uma mulher praticando exercícios de alongamento. Eles estão sobre colchonetes, e em posição de prancha lateral, deitados de lado, com um cotovelo apoiado do no chão, o outro braço estendido para cima e as pernas alongadas. O homem usa prótese em uma perna, e ao fundo há uma planta e uma bola.
Pessoas fazendo exercício.

Possíveis respostas: A – pessoa calma, tranquila, que gosta do contato com a natureza, de plantar; B – pessoa focada, estudiosa, trabalhadora, que é uma universitária, professora, designer etc.; C – pessoas ativas, saudáveis, que gostam de praticar atividade física. Os estudantes podem optar por responder em inglês usando estruturas como: "he likes…", "she likes…", "they like…", "I think he/she/they...", de maneira que ampliem o repertório deles. Adjetivos possíveis de serem usados são: calm, focus, happy, healthy etc.

3. Agora, imagine que você e os colegas vão participar do programa This Teenage Life para conversar sobre o tópico self-expression. Pensem em perguntas que gostariam de fazer e de responder e anote-as no caderno. Confiram as sugestões a seguir.

a ) What are your personal forms of self-expression?

b ) What makes you different?

c ) What words describe you best?

Respostas pessoais. Incentive os estudantes a pensar em outras possibilidades para que possam colocar em prática a língua inglesa.

4. Apresentem para a turma e o professor as perguntas em inglês e conversem sobre elas.

Resposta pessoal. Permita aos estudantes que, nesse momento, falem as perguntas que gostariam de fazer e de responder quando entrevistados. É relevante que eles falem em inglês e, em casos de dificuldade de pronúncia, auxilie-os.

5. Antes de dar início às entrevistas, planejem as etapas a seguir.

a ) Pensem na estrutura da entrevista. Reflita com os colegas sobre estes itens.

  • Elaborar um roteiro bem-organizado.
  • Evitar questões com resposta curta.
  • Predefinir o assunto.
  • Apresentar temas interessantes para o público-alvo.

Professor, professora: Peça aos estudantes que analisem as sugestões propostas e, se possível, sugiram outros itens relevantes para que o programa seja efetivamente interessante para o público jovem.

b ) Com a ajuda do professor, tomem as seguintes decisões.

  • Quem será o entrevistador?
  • Quem serão os entrevistados?
  • Como as respostas serão registradas?

Professor, professora: Oriente a turma a trabalhar em grupos de três ou quatro estudantes; um deles deverá representar o papel do apresentador e fazer as perguntas aos demais; estes responderão dizendo de que forma manifestam sua self-expression.

6. Façam as entrevistas, em inglês, oralmente. Realizem mais de uma rodada de entrevistas, alternando os papéis de entrevistado e entrevistador.

Professor, professora: Durante a atividade, verifique se todos os estudantes estão participando e auxilie-os em caso de dúvidas de pronúncia.

7. Depois, reflitam sobre os pontos a seguir.

a ) Como foi para você ser entrevistado? Você já teve essa experiência ou foi a primeira vez?

b ) Como foi para você ser o entrevistador? Você já teve essa experiência ou foi a primeira vez?

c ) Para entrevistar alguém é necessário preparo e planejamento. Como foram essas etapas para você?

d ) Como foi entrevistar o seu colega? Você descobriu algo que não sabia?

Respostas pessoais. Incentive os estudantes a refletir sobre sua participação na atividade e a se autoavaliarem.

Página 25

twenty-five

Summing up

Let´s think about the topics you studied in this unit. List the main points studied in each topic below. Then, talk to a classmate and compare your notes. Finally, share your notes with the whole class.

In this unit, I…

  • studied some adjectives to describe personality;
  • read an article about development of identity and adolescence;
  • listened to an interview about self-expression;
  • studied the simple present of the verb to be;
  • interviewed a classmate.

Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.

What can I do to improve my English?

  • Go back to the topics that I need to improve and ask for help from my teacher or classmate to understand them.
  • Read more texts in English.
  • Make notes of new vocabulary and expressions.
  • Listen to music and movies in English.
  • Record myself speaking in English to evaluate my pronunciation skills and check what I need to improve.

Going further

The book Positively teenage: a positively brilliant guide to teenage well-being, covers many aspects of a teenager life, such as changes that happen in adolescence, mental health etc. It presents simple strategies for young people to develop a positive attitude, self-understanding, determination and helps them to cope with any challenges.

MORGAN, Nicola. Positively teenage: a positively brilliant guide to teenage well-being. London: Franklin Watts, 2018.

Capa de um livro intitulado em inglês: Positively Teenage: A Positively Brilliant Guide to Teenage Well-Being, de Nicola Morgan. O fundo é amarelo com elementos gráficos em forma de raios que irradiam do centro para as bordas e com algumas estrelas.

The website HelpingTeens.org offers support, groups forums, articles, and different resources to help teenagers in different areas of their lives.

HELPINGTEENS.ORG. Available at: https://s.livro.pro/emx78n. Acessed on: July 23rd, 2024.

You can visit some museums around the world virtually to discover different kinds of paintings, and sculptures and see how artists expressed their self-expression by art. In Brazil you can visit MASP (Museu de Arte de São Paulo) to appreciate wonderful masterpieces.

MASP - Museu de Arte de São Paulo. Available at: https://s.livro.pro/5n6hze. Accessed on: Jul. 23rd, 2024.

Fotografia de um edifício de formato retangular, com comprimento maior que a altura, sustentado por 4 colunas vermelhas, duas do lado direito e duas do lado esquerdo, que se encontram como vigas em cima do edifício. Em frente a essa edificação há uma avenida movimentada com carros e pessoas.

Expressing feelings isn't always easy, especially during adolescence, when we're learning to deal with new situations in life. In the movie Inside Out 2, we see Riley dealing with new emotions as her life changes. The movie is a great way to understand how our feelings work.

INSIDE Out 2, by Kelsey Mann. United States: Pixar, Walt Disney Pictures, 2024 (96 minutos96 min).

Cartaz do filme intitulado em inglês: Inside out 2. Há diversos personagens coloridos preenchendo a capa, e cada um deles está com expressões que refletem diferentes emoções humanas. No centro, há uma personagem sorridente, cercada por outras que exibem expressões com olhos fechados, chorando, olhos arregalados e cabelos arrepiados, mãos no rosto com vergonha, e outro com testa arqueada com raiva.