Página 26

twenty-six

UNIT 2

WHEN IN ROME, DO AS THE ROMANS DO

A expressão when in Rome, do as the Romans do é utilizada para indicar a integração de alguém aos costumes dos lugares que visita.

I don't usually eat pasta. But, when I traveled to Italy... You know, when in Rome, do as the Romans do.

1. Em qual das situações a seguir você poderia utilizar a expressão when in Rome, do as the Romans do?

a ) Somente quando estiver visitando a cidade de Roma, na Itália.

b ) Sempre que escolher viver uma experiência inabitual para conhecer mais a cultura e os costumes do lugar onde você está.

Resposta: Alternativa b.

Exchanging ideas

Agora, você vai interagir com o colega mais próximo. Virem-se um para o outro, sigam as orientações do professor e iniciem a conversa.

1. A imagem apresenta uma atividade tradicional no Vietnã. Para você, por que é interessante conhecer locais como o representado quando visitamos um lugar novo?

2. Quais costumes ou atividades tradicionais de outro país você conhece?

3. Liste alguns costumes do Brasil que você conhece. Eles são tradicionais de todo o território nacional? Quais fatores são responsáveis por essas diferenças ou semelhanças entre as regiões?

4. Respeitar a cultura e os costumes de um povo é muito importante. Em sua opinião, de que forma podemos expressar esse respeito ao visitar outros países?

Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.

Ícone para acessar o objeto digital podcast.

Nesta unidade, você terá como objetivos:

  • revisar o vocabulário relacionando-o a alguns países e nacionalidades;
  • ler um guia de viagem;
  • ouvir curiosidades sobre um país;
  • reconhecer e utilizar imperatives;
  • revisar o uso de there is e there are;
  • conversar com um colega sobre dicas de viagem;
  • escrever um guia de viagem.

Página 27

twenty-seven

Fotografia de uma pessoa usando chapéu cônico, agachada manuseando um feixe de incenso. O espaço é preenchido por vários feixes de incenso abertos de cor predominante rosa e alguns em cor marrom. Cada feixe se assemelha a várias hastes verticais agrupadas. No chão, dispostos ao lado da mulher, estão os incensos, unidos em vários montes e amarrados com uma fita.
Pessoa trabalhando em produção de incenso em Hanói, no Vietnã, em 2020.

Página 28

twenty-eight

Warming up

Orientação para acessibilidade

Professor, professora: Para análise deste mapa, utilize o mapa tátil.

Countries and nationalities

1. Qual país você gostaria de visitar e conhecer sua cultura e seus costumes? Por quê?

Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que visitar outro país amplia o conhecimento de mundo para além da realidade em que vivem. Contudo, é necessário chamar a atenção deles para que valorizem suas origens.

2. Com um colega, analise o mapa e responda às questões.

Planisfério político

Mapa-múndi com todos os continentes destacados e alguns países indicados. No continente americano estão indicados: o Canadá na América do Norte; a Guatemala e Jamaica na América Central; e a Guiana e Argentina na América do Sul. Na Europa estão indicados a Inglaterra e a Irlanda. Na África, está indicado a Serra Leoa e a Quênia. Na Ásia, o Sri Lanka e a Singapura. E na Oceania está indicado a Nova Zelândia.

IBGE. Atlas geográfico escolar. 9. ed. Rio de Janeiro, 2023.

a ) Pesquisem quais dos países apresentados utilizam o inglês como língua oficial.

Resposta: Serra Leoa, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Jamaica, Guiana, Singapura, Inglaterra e Quênia.

b ) Qual é a língua oficial dos países indicados no mapa que não falam inglês?

Resposta: Argentina e Guatemala, cuja língua oficial é o espanhol, e Sri Lanka, que tem como línguas oficiais o cingalês e o tâmil.

c ) Pesquisem alguns países que têm o inglês como segunda língua.

Possíveis respostas: Camarões, Índia, Lesoto, Mali, Malta, Namíbia, Filipinas etc.

d ) A língua inglesa é considerada universal para tratar de assuntos que envolvem o mundo globalizado, como economia, questões sociais e meio ambiente. Por que isso acontece? Se necessário, realize uma pesquisa.

Possível resposta: Isso acontece devido a uma combinação de fatores históricos, econômicos, culturais e sociais, que contribuíram para a ampla adoção da língua inglesa e sua influência global, como o colonialismo britânico, a influência econômica, cultural e militar que os Estados Unidos passaram a exercer no mundo após a Segunda Guerra Mundial e a intensa difusão da cultura estadunidense.

Tip

Alguns países têm mais de um idioma oficial. A África do Sul, por exemplo, tem 11 línguas oficiais. O inglês é usado para as áreas de negócios, política e mídia, além de ser utilizado como principal meio de comunicação entre os turistas e os moradores locais, assim como ocorre na Índia e nas Filipinas.

3. O professor vai sortear o nome de um país para cada grupo. Pesquisem sua localização, número de habitantes, principal forma de economia e curiosidades. Depois, responda às questões.

a ) O que mais lhe chamou a atenção sobre esse país? Por quê?

b ) Com base nas pesquisas, quais semelhanças e diferenças você percebeu entre esse país e o Brasil?

Respostas pessoais. Nesta atividade, sorteie entre os grupos de estudantes os países: Nigéria, Índia, África do Sul e Austrália. Comentários nas Orientações para o professor.

Página 29

twenty-nine

Learning vocabulary

1. Em seu caderno, relacione o nome dos países com as respectivas nacionalidades.

A. South Africa

B. Ireland

C. Kenya

D. Canada

E. Jamaica

F. Nigeria

G. New Zealand

H. The United States

I. England

J. Guyana

K. India

L. Australia

I. Indian

II. Australian

III. South African

IV. Guyanese

V. Canadian

VI. (North) American

VII. Jamaican

VIII. Irish

IX. Nigerian

X. English

XI. Kenyan

XII. New Zealander

Resposta: AIII; BVIII; CXI; DV; EVII; FIX; GXII; HVI; IX; JIV; KI; LII.

2. Cite outros países e nacionalidades em inglês que você conheça. Caso não conheça nenhum, faça uma pesquisa e compartilhe com os colegas.

Resposta pessoal. A pesquisa pode ser feita previamente em casa ou na biblioteca da escola. Esta atividade possibilita aos estudantes rever seu repertório lexical em relação aos países e nacionalidades, acrescentando novas palavras ao seu repertório.

3. Escolha algumas nacionalidades das atividades anteriores e pratique com um colega a pronúncia delas. Na sequência, confiram em um dicionário online como essas palavras são pronunciadas.

Resposta pessoal. Auxilie os estudantes a visitar sites ou dicionários online para conferir a pronúncia das palavras. Essa atividade proporciona aos estudantes perceber diferentes pronúncias no nome de países e suas respectivas nacionalidades.

Reading

Travel guide

Pre-reading

1. Ícone de fone de ouvido. Track 3 Um fator importante na cultura de um povo são os hábitos alimentares. Ouça o áudio sobre o International Tea Day e comente com os colegas o que mais chamou sua atenção.

Resposta pessoal. Permita a diferentes estudantes que compartilhem suas opiniões sobre o que ouviram e peça que justifiquem suas respostas.

2. Em relação ao áudio, indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras ou falsas e corrija as falsas.

a ) Taiwan is known for their bubble tea.

Resposta: Verdadeira.

b ) Bubble tea was invented in 1970.

Resposta: Falsa. Bubble tea was invented in 1980.

c ) Bubble tea is served in a fancy cup.

Resposta: Falsa. Bubble tea is served in a transparent cup with a straw.

d ) The tapioca balls are also known as boba.

Resposta: Verdadeira.

3. Ícone de fone de ouvido.Track 3 Escute o áudio novamente. Identifique e escreva o nome dos ingredientes utilizados para fazer o bubble tea.

Professor, professora: As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.

A.

Fotografia de uma xícara sobre um pires, ambos em porcelana branca com detalhes dourados nas bordas. A xícara está cheia de chá, de cor avermelhada, e ao lado há uma pequena colher também dourada.

Resposta: Tea.

B.

Fotografia de bolinhas de tapioca. Elas são bolinhas escuras, que estão dispostas em um recipiente e em uma colher, ambos de madeira.

Resposta: Tapioca balls.

C.

Fotografia de um copo de leite sobre um tecido, disposto em uma superfície de madeira.

Resposta: Milk.

D.

Fotografia de uma bandeja repleta de frutas frescas e sucos coloridos. Há quatro copos de suco: um laranja, um amarelo, um verde e um vermelho. Ao redor dos copos, estão dispostas frutas como laranjas, morangos, kiwi, uvas, limão e pedaços de abacaxi.

Resposta: Fruit juice.

4. Ícone de fone de ouvido.Track 3 Escute o áudio mais uma vez e responda às questões a seguir.

a ) Qual país é mencionado além de Taiwan?

Resposta: Argentina.

b ) Qual é o nome do chá característico desse país? E como ele deve ser tomado?

Resposta: O nome do chá é yerba mate, e ele deve ser tomado em um recipiente específico de metal.

5. Responda às questões no caderno e, depois, discuta-as com um colega.

a ) O que a expressão "choque cultural" significa? Cite exemplos.

Possível resposta: Choque cultural é uma situação em que uma pessoa tem contato com uma cultura diferente da sua.

b ) Por que é importante conhecer os hábitos e costumes de um país antes de visitá-lo?

Possíveis respostas: É importante para entender as normas e tradições locais e evitar atitudes que possam ser ofensivas; evitar mal-entendidos, como expressões e comportamentos que podem ser diferentes em outras culturas; evitar situações que possam ser perigosas ou desconfortáveis; facilitar a interação com as pessoas locais etc.

Página 30

thirty

6. Você vai ler parte de um texto publicado no Passport to Korean Culture, de autoria do governo sul-coreano. Esse documento apresenta algumas regras de etiqueta aos visitantes desse país. Quais regras você imagina que serão apresentadas?

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a levantar hipóteses sobre o conteúdo do texto ou responder à questão com base em seu conhecimento de mundo.

While reading

1. Read the text and answer the following questions.

Table Manners
Sometimes we experience embarrassment when we do not know the proper table manners when drinking or dining with people in foreign countries. Of course Koreans have their own sets of rules, which are particularly important when we are eating or drinking with the elderly.
In traditional times, upper-class people were served at individual tables, beginning with the eldest. Now, however, Koreans share the same side dishes on the same table together.
The senior-most position at the middle of the table, on the side farthest from the room entrance. The eldest person is always allowed to sit down first and start eating first. As a guest, etiquette dictates that you thank the host before starting and after finishing. As a junior, you are expected to keep your posture correct and should not place your spoon and chopsticks on the table (indicating that you have finished eating) until the eldest has done so. The eldest is also first to leave the table.
Do not use a spoon to take from the side dishes (which are shared by all), and do not hog the side dishes you like most. In the past, keeping silence at the table was considered a virtue, but now polite conversation is normal. Try to use your spoon and chopsticks quietly and do not hold both in your hand at the same time. Of course you should avoid eating noisily or blowing noisily on your soup to cool it off.
[...]

MINISTRY OF CULTURE, SPORTS AND TOURISM. Table manners. In: Passport to Korean culture. Seoul: Korean Culture and Information Service, 2009. p. 38-39.

Ilustração de vários utensílios de cozinha. Há uma colher e uma tigela verde com desenhos florais, uma tampa hexagonal decorada, uma pequena tigela azul e, na parte inferior, uma tigela roxa adornada com flores brancas, acompanhada por um par de hashis.

a ) What is this text about?

I ) How to behave at the table.

II ) How to behave during a business meeting.

Resposta: Alternativa I.

b ) In South Korea, these rules are important when…

I ) the company workers are dining with their bosses.

II ) there is an elderly person in the group.

Resposta: Alternativa II.

2. A subtitle is missing after the first paragraph. Based on what you read, identify it.

a ) Being a perfect host

b ) Dining with elders

c ) Eating out with friends

Resposta: Alternativa b.

3. What is the purpose of this text?

Resposta: The purpose of this text is to explain to tourists some Korean customs and culture and how they should behave while visiting the country.

4. Besides the Korean Government, do other countries publish this kind of text to their visitors? Do some research about it.

Resposta: Yes, countries usually publish cultural guides to their visitors to explain some customs and give them tips to understand them and feel comfortable during the trip.

Página 31

thirty-one

5. Complete the following sentences using the verbs from the box. If the instruction is negative, use don't before the verb.

  • eat
  • hold
  • keep
  • place
  • thank
  • use

a ) If you are a guest in a South Korean home the host before starting and after finishing the meal.

Resposta: thank.

b ) your posture correct and your spoon and chopsticks on the table before the eldest family member does.

Resposta: Keep; don't place.

c ) a spoon to take food from the side dishes.

Resposta: Don't use.

d ) Even if you really like a side dish too much of it.

Resposta: don't eat.

e ) your spoon and chopsticks in your hand at the same time.

Resposta: Don't hold.

6. In pairs, read the text again and match the words to their definition.

A. embarrassment

B. farthest

C. elderly

D. side dishes

E. chopsticks

F. host

G. avoid

H. hog

I. Nervous and uncomfortable feeling.

II. Old people.

III. Small servings of food, served in addition to the main dish.

IV. Most distant.

V. Someone who invites people to a meal in their home.

VI. Thin, narrow sticks used for eating food in East Asian cultures.

VII. Choose not to do something.

VIII. Monopolize.

Resposta: AI; BIV; CII; DIII; EVI; FV; GVII; HVIII.

Post-reading

1. As hipóteses que você levantou antes da leitura do texto foram confirmadas? Comente.

Resposta pessoal. Auxilie os estudantes a comparar as hipóteses que levantaram antes de ler o texto com o que aprenderam após a leitura.

2. Leia um trecho do texto e converse com os colegas sobre as questões.

The senior-most position is at the middle of the table, on the side farthest from the room entrance. The eldest person is always allowed to sit down first and start eating first.

a ) Com base no texto, é possível inferir que, na cultura sul-coreana, as pessoas demonstram respeito aos idosos? Explique sua resposta.

Resposta: Sim. É possível afirmar que os sul-coreanos são respeitosos com seus idosos em razão da formalidade e cordialidade ao se portar à mesa.

b ) No Brasil, esses costumes também são aplicados às refeições? Comente as semelhanças e diferenças conforme suas experiências.

Resposta pessoal. Comente com os estudantes que o Brasil é muito diverso, há regras de etiqueta em jantares formais, assim como diferentes tradições religiosas e regionais, mas é possível dizer que a adoção de formalidades relacionadas à idade em refeições não é um hábito da cultura brasileira de modo geral.

3. Leia outro trecho do texto e compare o costume apresentado nele com os hábitos e comportamentos do seu convívio social. Eles são parecidos ou diferentes? Explique.

In the past, keeping silence at the table was considered a virtue, but now polite conversation is normal. Try to use your spoon and chopsticks quietly and do not hold both in your hand at the same time. Of course you should avoid eating noisily or blowing noisily on your soup to cool it off.

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a comentar de que forma os hábitos deles se diferem ou não dos costumes apresentados no texto.

4. Por que o governo sul-coreano publicou esse texto em inglês, um idioma não oficial desse país? Converse com os colegas.

Resposta: A publicação em inglês mostra a predominância da língua inglesa na comunicação entre os povos, no caso, os sul-coreanos e os turistas de diversos países.

5. Indique a alternativa que melhor representa sua compreensão do texto.

a ) Compreendi a ideia principal do texto, mas tive dificuldade com algumas palavras.

b ) Não compreendi a ideia principal do texto e tive dificuldade com a maioria das palavras.

c ) Compreendi o texto por completo, inclusive todo o vocabulário.

Resposta pessoal. Ajude os estudantes a refletir como foi o desempenho deles nas atividades de leitura do texto. Se necessário, peça a eles que releiam o texto para avaliar.

Página 32

thirty-two

Listening

Curiosities

Pre-listening

1. Leia o título do vídeo do qual foi extraído o áudio que você vai ouvir.

Things you should never do in other countries

THINGS you should never do in other countries. Be amazed. Available at: https://s.livro.pro/hqednu. Accessed on: Jul. 13th, 2024.

a ) Como discutido anteriormente, ao visitar um país, devemos estar atentos às suas regras e aos seus costumes. Que problemas você imagina que o desrespeito à cultura de um povo pode acarretar?

Possível resposta: Essas atitudes podem causar desconforto e atrito com os moradores do local, e, em casos de comportamentos proibidos legalmente, o desrespeito pode acabar se tornando um problema mais sério.

b ) Você ou alguém que conheça já esteve em uma situação em que não conhecia os costumes locais e acabou fazendo algo ofensivo à cultura local? Comente com os colegas.

Resposta pessoal. Caso nenhum estudante tenha passado por uma situação semelhante, incentive-os a comentar o que fariam nessas circunstâncias.

2. Alguns comportamentos e atitudes comuns no Brasil podem não ser bem-aceitos em outros países. Pesquise hábitos comuns no Brasil, mas que tenham significado diferente em outros países, e comente com os colegas essas diferenças.

Possíveis respostas: Em alguns países do Oriente Médio, o sinal de "joia" que fazemos para indicar que está tudo bem é considerado um gesto obsceno; em Singapura, mascar chiclete é proibido para evitar que as gomas mascadas sejam jogadas nas calçadas; no Brasil, dar gorjeta aos garçons é opcional, no Japão é considerado ofensivo, enquanto na Argentina é uma tradição que pode ser malvista se não for cumprida; etc.

3. A seguir, você vai ouvir atitudes que devem ser evitadas ao visitar a Itália. Com base nos seus conhecimentos desse país, quais comportamentos imagina que serão mencionados?

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a pensar em fatos que sabem sobre o local, como a relação com a comida e o fato de ser um país com grande fluxo de turistas.

While listening

1. Ícone de fone de ouvido. Track 4 Listen to the extract and answer the following questions.

a ) Which behaviors should be avoided in Italy?

Resposta: Drinking cappuccino after breakfast and building sandcastles.

b ) The first behavior should be avoided because…

I ) of the sweetness of the drink.

II ) milk ruins the digestion.

Resposta: Alternativa II.

c ) The second behavior is illegal because…

I ) sandcastles obstruct the passage.

II ) sandcastles pollute the beach.

Resposta: Alternativa I.

2. Ícone de fone de ouvido. Track 4 Listen to the audio again and pay attention to the following expressions.

are known for

it's poor form to order a

beach-goer

According to the context, what is the meaning of these expressions?

Resposta: are know for: são conhecidos por; it's a poor form to order a: é falta de educação pedir um/é deselegante pedir um; beach-goer: banhista/frequentador de praia.

Post-listening

1. Após ouvir o áudio, discuta as questões a seguir com os colegas.

a ) Por que essas atitudes são consideradas erradas ou ofensivas na Itália, e não em outros países, como o Brasil?

Resposta: Por diferenças culturais entre esses países.

b ) Ainda que esses sejam comportamentos comuns no Brasil, por que devemos respeitar os costumes italianos e evitá-los nesse país?

Resposta: Porque o respeito à diversidade cultural é essencial para a convivência em harmonia entre os povos.

2. Ouça o áudio novamente. Há alguma parte que você ainda não entendeu? Junte-se a um colega, listem as dificuldades e depois as compartilhem com a turma para propor formas de melhorar a compreensão do áudio.

Resposta pessoal. Após a atividade, peça a alguns estudantes que compartilhem as dúvidas. Faça essa atividade de forma coletiva, auxiliando-os a compreender plenamente o áudio.

Página 33

thirty-three

Comprehending and using

Imperatives

1. Leia o texto a seguir e responda às questões.

[…]
Tips to overcome culture shock
[…]
Know that adjusting takes time
Culture shock and being homesick are normal. All students experience a period of adjustment during the first weeks and months of school. Be patient with yourself and understand that it is a process. You will be excited and intrigued about cultural differences, but there will also be times when you are frustrated or confused. Set goals for yourself, like having one new local thing per week to share with loved ones back home or starting a new hobby that is not possible back home.
Focus on the positive
You might find it easy to focus on what is missing, like familiar foods and customs from back home. However, comparisons will not help you settle in when encountering culture shock abroad. Instead, focus on the good things around you. Remember that discovering and learning new things is why you wanted to study abroad. Write down fun or interesting discoveries and add to your list throughout the year. You could write your list in a notebook, a blog or journal (in English to help you practice) or even type a quick note on your phone.
[…]

WHAT is culture shock and how to overcome it? Overseas Education Centre. Available at: https://s.livro.pro/xguj3c.

Accessed on: Oct. 24th 2024.

a ) O que significa homesick?

Resposta: Homesick é o termo utilizado para se referir a saudade de casa, no caso, do seu país de origem.

b ) O que leva uma pessoa a buscar novas oportunidades em outra cidade ou país?

Possíveis respostas: Oportunidades profissionais; qualidade de vida; estudos; ter experiências culturais; relações pessoais; saúde etc.

2. Indique quais frases são verdadeiras e quais são falsas de acordo com o texto e corrija as falsas.

a ) Set goals for yourself and focus on the positive.

Resposta: True .

b ) Students experience a period of happiness during the first month of school.

Resposta: False. Students experience a period of adjustment during the first weeks and months of school.

c ) Compare your daily life when you were in your hometown.

Resposta: False. Comparisons will not help you settle in when encountering culture shock abroad.

d ) Write down fun or interesting discoveries.

Resposta: True.

3. Com base no texto, identifique a alternativa correta para cada item.

a ) An imperative used to suggest a good treatment for yourself.

I ) Be patient with yourself and understand that it is a process.

II ) Write down fun or interesting discoveries.

Resposta: Alternativa I.

b ) A suggestion on how to learn something slowly.

I ) Set goals for yourself, like having one new local thing per week to share with loved ones back home or starting a new hobby that is not possible back home.

II ) You will be excited and intrigued about cultural differences, but there will also be times when you are frustrated or confused.

Resposta: Alternativa I.

Tip

Lembre-se: o imperativo é um modo verbal utilizado quando queremos dar uma ordem, um aviso ou um conselho.

Página 34

thirty-four

4. Com um colega, elaborem frases usando o imperativo. Com a turma, escolham algumas frases e produzam um mural para que todos possam colocá-las em prática no dia a dia. Leiam os exemplos.

Please, open your notebook.

Work in pairs.

Raise your hand when you have a question, please.

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a pensar nas ações que praticam no dia a dia em sala de aula e quais frases podem utilizar para interagir e colocar em prática o uso do imperativo em inglês.

Tip

Para que as frases, no imperativo, não soem agressivas ou invasivas, podemos utilizar, sempre que possível, a palavra please, tanto no início quanto no fim da frase.

Please, come here! ou Come here, please!

There is / there are

1. Leia o texto a seguir e responda às questões.

10 February 2024 is Seollal (설날 – Korean Lunar New Year's Day), which is one of the most important festivals in Korea. Seollal falls on the 1st day of the 1st month of the lunar calendar, and family members and relatives get together to celebrate. In Korea, there is a consecutive Seollal public holiday period, and in 2024, the holiday period lasts for 4 days from 9 to 12 February 2024. So, how do Koreans celebrate Seollal? There are many interesting rituals and I will talk about some of them and the reasons behind them in this blog post.
[...]

KALBI. How do Koreans celebrate Seollal (Korean Lunar New Year's Day)? Korean Culture Blog, Feb. 8th, 2024. Available at: https://s.livro.pro/9z35j8. Accessed on: Jul. 10th, 2024.

a ) O texto menciona um tradicional festival coreano. Você já conhecia esse festival? Pesquise informações sobre esse evento e compartilhe-as com a turma.

Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.

b ) Como você costuma comemorar o Ano-Novo?

Resposta pessoal. A forma de comemorar o Ano-Novo vai depender das tradições familiares, religiosas e regionais de cada estudante.

2. Releia o texto e indique quais frases são verdadeiras e quais são falsas, corrigindo as falsas.

a ) Seollal is the Korean Lunar New Year's Day.

Resposta: True

b ) In 2024, the holiday period lasted for 4 days: from February 9th to 12th.

Resposta: True.

c ) Seollal happens on the last day of the last month of the lunar calendar.

Resposta: False. Seollal falls on the 1st day of the 1st month of the lunar calendar.

3. Sobre o uso de there is e there are, complete as frases com as alternativas corretas.

a ) There is and there are are used to…

I ) talk about the existence or presence of someone or something.

II ) talk about actions and frequency.

Resposta: Alternativa I.

b ) There is is used…

I ) with plural nouns.

II ) with singular nouns.

Resposta: Alternativa II.

c ) There are is used…

I ) with plural nouns.

II ) with singular nouns.

Resposta: Alternativa I.

d ) In the text, there is refers to…

I ) a consecutive Seollal public holiday period.

II ) the reasons behind this blog post.

Resposta: Alternativa I.

e ) In the text, there are refers to…

I ) many interesting rituals.

II ) one of the important festivals in Korea.

Resposta: Alternativa I.

Professor, professora: Ao ler o boxe Tip, ajude os estudantes a perceber que a frase utilizada com o verbo have não tem fundamento em inglês ao ser usada com o sentido de existência.

Tip

Para formar frases negativas, basta acrescentar not após there is e there are.

There is not a teacher in this classroom.

There are not students in this classroom.

No caso de frases interrogativas, as formas verbais is e are ficam posicionadas antes da palavra there.

Is there a teacher?

Are there students?

Tip

Atenção! Algumas pessoas confundem o uso das estruturas there is e there are com o verbo to have ao tentar traduzi-las literalmente pela palavra tem.

Confira os exemplos a seguir.

There is a cat in this house.

Have a cat in this house.

Página 35

thirty-five

4. Imagine que você tenha que dar dicas para alguns estrangeiros sobre os costumes, as curiosidades e as tradições de algumas regiões do Brasil. Pense em possíveis exemplos e, com a ajuda de dois ou três colegas, escreva-os, em inglês. Depois, compartilhe o que escreveram com a turma. Confira os exemplos a seguir.

In some regions in Brazil, people greet each other with two cheek kisses and in other regions with three cheek kisses.

There are some states in Brazil that name the same food in a different way, such as mandioca in Paraná, aipim in Rio de Janeiro and macaxeira in Pernambuco.

Tip

Ao elaborar as frases, se necessário, consulte um dicionário para verificar a grafia das palavras novas. Além disso, tente utilizar as estruturas there is e there are que você acabou de revisar.

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a utilizar o conhecimento prévio que têm sobre as tradições e os costumes do Brasil para a elaboração das frases. Se possível, leve-os para a sala de informática da escola para que possam pesquisar informações de outras regiões além da região onde vivem. Caso não seja possível, solicite, antecipadamente, uma pesquisa sobre tradições e curiosidades culturais para que possam, no dia da aula, desenvolver a atividade proposta.

Activities

1. Research about greetings around the world and complete the sentences for each situation according to the image.

A.

Fotografia de um homem e uma mulher tocando as pontas de seus narizes. À esquerda, está o homem, a qual tem cabelo curto e pinturas na parte inferior do rosto, incluindo uma espiral ao lado da bochecha. À direita, está a mulher, ela tem uma pintura no rosto ao redor do queixo e está usando brincos compridos.
In New Zealand, Maori people touch their .

B.

Fotografia de um homem e uma menina sentados em um sofá amarelo, de frente um para o outro. A menina tem cabelos longos e parcialmente trançados e usa roupas em cor rosa com um lenço amarelo no pescoço. O homem usa óculos, relógio e camisa rosa, e n ambos estão com as mãos unidas na altura do peito, enquanto sorriem um para o outro.
In India, people greet with .

C.

Fotografia de três pessoas em pé ao redor de uma mesa. São dois homens e uma mulher, e usam terno e blazer. Um dos homens está de frente para a mulher e o outro homem, e todos estão com o corpo curvado para frente e com a cabeça baixa. Sobre a mesa há um laptop aberto e um copo com bebida.
In Japan, the traditional greeting is to .

D.

Fotografia de um grupo de mulheres sorrindo com duas mulheres apertando as mãos uma da outra. Uma delas usa um terno branco e a outra um terno escuro. Ao fundo, outra mulher também usa terno, e pelo ambiente, há mesas e cadeiras.
In Western cultures, usually, during formal meetings, people .

Resposta: A – noses; B – Namaste; C – bow; D – shake hands.

2. Read the following sentences and identify the correct option.

a ) My city is beautiful. (There is/There are) two parks and a lake.

Resposta: There are.

b ) (There is/There are) one thing that I hate: waking up early.

Resposta: There is.

c ) (There is/There are) many trees on this street.

Resposta: There are.

d ) I love to eat eggs in the mornings, but (there is/there are) not a person in the world who cooks eggs like my father.

Resposta: there is.

Página 36

thirty-six

3. Read the sentences below and write if the imperative is used at school, in recipes or at home.

a ) Open your book to page 20.

b ) Wash the dishes.

c ) Make your bed.

d ) Skip this page.

e ) Mix the ingredients.

f ) Close your notebook.

g ) Stir the eggs and the milk.

h ) Work in groups.

Resposta: At school - a, d, f, h; in recipes: e, g; at home: b, c.

4. Look at the pictures, read the sentences and match them with their meanings.

A.

Ilustração de uma placa retangular com o texto em inglês: THERE IS NO PLACE LIKE HOME.

B.

Ilustração de um aquário redondo com vários peixes coloridos nadando. Dentro do aquário, há plantas aquáticas verdes e um fundo de areia. Na parte frontal, um banner vermelho traz o texto em inglês: THERE ARE PLENTY MORE FISH IN THE SEA.

C.

Ilustração de uma montanha alta com o topo coberto de neve, situada contra um céu azul. No cume, há uma bandeira amarela com a frase em inglês: WHERE THERE IS A WILL, THERE IS A WAY.

D.

Ilustração de um caiaque amarelo flutuando na água sob um céu azul com algumas nuvens brancas. O caiaque tem uma alça marrom no centro, e há um remo ao lado. Na lateral do caiaque está escrito o texto em inglês: IF THERE IS NO WIND, ROW.

I. This expression is used to tell someone who has ended a romantic relationship that there are other people with whom they may have a successful relationship in the future.

II. It means that you can achieve what you want if you are determined.

III. It is a metaphor to illustrate how our house is the best place ever.

IV. It means: "If you are in a difficult situation, use your strength to overcome it."

Resposta: AIII; BI; CII; DIV. Para que essa atividade tenha melhor proveito, peça aos estudantes que a realizem em duplas para que possam conversar em inglês sobre cada uma das expressões. Assim, além da prática linguística, os estudantes praticam a oralidade.

Página 37

thirty-seven

Speaking

Travel tips

1. Imagine que você trabalha em uma agência de turismo e precisa dar dicas para os clientes de como se comportar nos países para os quais eles vão viajar. Analise as imagens, pesquise informações sobre os locais representados e anote-as no caderno. Confira as sugestões a seguir.

a ) What is the official language?

Resposta: Morocco: Arabic and Amazigh; Thailand: Thai; Wales: English and Welsh; Argentina: Spanish.

b ) Are there any traditional festivals?

Possíveis respostas: Morocco: Yennayer (Amazigh New Year), Almond Blossom Festival, International Nomads Festival, and others; Thailand: Chiang Mai Flower Festival, Songkran, Boon Bang Fai, and others; Wales: Dydd Gŵyl Dewi Hapus, Hay Festival, Tafwyl Fair and others; Argentina: Vendimia, Gualeguaychú Carnival, Cosquin Festival.

c ) What is the currency?

Fotografia de uma área ampla e externa com uma construção. No lado esquerdo, há uma torre alta e retangular e pontiaguda no topo. Ao lado, aparece uma estrutura longa e baixa composta por várias arcadas. À frente dessa construção há bases de colunas e estruturas de pedra.
An old medina in Marrakesh, Morocco, in 2024.
Fotografia com vista aérea de uma cidade com muitos edifícios. No centro, há uma rotatória com um monumento decorativo e ruas com veículos em movimento. Ao fundo, uma estrutura dourada em forma de templo se destaca em meio as outras construções.
Aereal view of Bangkok, Thailand, in 2023.
Fotografia de um castelo medieval com paredes de pedra cobertas em algumas partes por vegetação verde. O castelo está cercado por um corpo d’água que reflete sua estrutura, e o ambiente ao redor possui vegetação.
Caerphilly Castle, in Caerphilly, Wales, in 2023.
Fotografia com a vista aérea de uma cidade localizada às margens do mar, cercado por montanhas ao fundo. Em destaque, há uma catedral com uma alta torre central, situada em uma área arborizada. Ao redor, há muitos edifícios, construções e ruas.
Aereal view of San Martin de los Andes, Argentina, in 2024.

Resposta: Morocco : Moroccan dirham; Thailand: Thai Baht; Wales: Pound sterling; Argentina: Argentine peso.

2. Agora, junte-se a um colega e sigam estas orientações.

a ) Um de vocês interpretará o agente de viagens, e o outro, o cliente. Depois devem inverter os personagens. Vocês vão usar a língua inglesa para fazer essa interação. Em caso de dúvida, o professor poderá ajudar durante o diálogo.

b ) Anotem possíveis perguntas para fazer um ao outro. Confiram as sugestões a seguir.

Travel agent

  • Do you prefer the city or nature?
  • Do you prefer cold or warm places?
  • Do you prefer old or modern cities?
  • What kind of food do you like?

Client

  • What are the tourist attractions?
  • Are there good hotels?
  • Are the people friendly/welcoming?
  • What are the local cultural programs?

c ) Utilizem as informações pesquisadas sobre os locais representados nas imagens anteriores para responder às dúvidas do cliente. Caso queiram falar de outra localidade turística, façam uma pesquisa prévia.

d ) Façam as perguntas um para o outro e, depois, invertam os papéis.

Professor, professora: Se necessário, com a ajuda dos estudantes, faça uma lista das possíveis perguntas e respostas e escreva-as na lousa, para que eles possam consultar no momento da atividade. Permita-lhes fazer pesquisas caso optem por um local diferente dos apresentados na atividade anterior.

3. Agora, conversem sobre as questões a seguir.

a ) Quais dos lugares da atividade 1 você gostaria de conhecer? Por quê?

b ) Como a pesquisa prévia ajudou no desenvolvimento da atividade?

c ) Quais foram suas dificuldades ao fazer as perguntas ao colega e ao responder aos questionamentos dele?

Respostas pessoais. Após os estudantes compartilharem suas dificuldades, se considerar necessário para remediar possíveis defasagens, repita a atividade 2 com a turma trocando os integrantes das duplas e unindo estudantes de diferentes perfis, para que ocorra a troca de experiências.

Página 38

thirty-eight

Writing

Travel guide

Pre-writing

1. Você e seu colega vão produzir um guia de viagem para uma das cidades a seguir. Para isso, pesquise as informações indicadas.

Fotografia panorâmica de uma cidade costeira com um grande estádio circular em destaque, situado em uma área verde próxima ao mar. Ao fundo, a paisagem é marcada por uma cadeia de montanhas, com formações rochosas. Na cidade há muitos edifícios e residências que se estendem até a base das montanhas. O céu é claro, com nuvens finas e longas.
Cape Town, 2024.
Fotografia de uma cidade com edifícios altos com fachadas de vidro ao fundo, árvores com folhas em tons de vermelho, laranja e amarelo. No primeiro plano, há uma calçada e carros estacionados.
Toronto, 2023.

a ) País e continente em que a cidade está localizada.

b ) Informações sobre a história da cidade e eventos históricos.

c ) Festivais, eventos culturais e culinária típica.

d ) Principais pontos turísticos e atividades recomendadas.

e ) Como chegar à cidade e como se locomover nela.

f ) Sugestões práticas para os viajantes, por exemplo: melhor época para visitar e cuidados a tomar.

Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.

While writing

1. Now, you and your classmate will write the travel guide. Follow the steps below.

a ) Write the city's name and gather detailed information about its attractions, culture and travel tips.

b ) Highlight key aspects, focusing on important cultural elements like behavior, food and traditions. Use imperative verbs to give clear advice.

c ) Include visuals and add pictures or photographs to enhance each section of your guide.

d ) Write an engaging introduction and descriptions of attractions and tips.

e ) Review for clarity and accuracy to make sure it is an attractive guide.

Professor, professora: Oriente os estudantes a seguir os passos e escrever um guia de viagens. Ajude-os a estruturar suas ideias, ofereça feedbacks construtivos durante a produção. Lembre-os sempre de pensar no público-alvo para que as informações sejam assertivas.

2. Read the following recommendations and make any necessary adjustments in the first version of the text.

a ) Show your draft to another group and read their draft. Comment on each other's work and give suggestions for improvement.

b ) Make necessary corrections according to the groups' comments and show it to your teacher.

c ) Exhibit the final version and post it on the school website or blog.

Professor, professora: Oriente os estudantes a avaliar a primeira versão do texto e fazer ajustes conforme as indicações.

Post-writing

1. Leiam o guia de viagem para a turma. Depois, discutam as seguintes questões com os colegas.

a ) Qual guia de viagem chamou mais a sua atenção? Por quê?

b ) Sobre qual cidade você gostaria de saber mais? Por quê?

Respostas pessoais. Esse momento é importante para que os estudantes socializem suas produções e seus entendimentos sobre a proposta do guia de viagem e seus elementos para o público-alvo. Lembre-se de que eles terão de elaborar um guia para apresentar entre eles e para a escola por meio eletrônico.

2. Como foi escrever um guia de viagem em inglês? Identifique a alternativa que mais se aplica a você.

a ) Gostei de fazer a pesquisa sobre a cidade e a seleção das informações.

b ) A escrita do texto foi a etapa que achei mais interessante.

c ) Preferi a etapa da publicação no site ou blog da escola.

Resposta pessoal. Auxilie os estudantes a avaliar como foi o envolvimento deles com a produção do guia de viagem.

Página 39

thirty-nine

Summing up

Let´s think about the topics you have studied in this unit. List the main points studied in each topic below. Then talk to a classmate and compare your notes. Finally, share your notes with the whole class.

In this unit, I…

  • learned about countries and nationalities;
  • read a travel guide;
  • listened to an audio about different habits and behaviors from another country;
  • studied imperatives;
  • studied there is and there are;
  • talked with a classmate about travel tips;
  • wrote a travel guide.

Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.

What can I do to improve my English?

  • Try to use the new vocabulary I've learned in this unit in different contexts.
  • Read more books and magazines about curiosities and cultural aspects of other countries.
  • Listen to online podcasts.

Going further

After visiting Machu Picchu, Mauro Nakada decides to go on an adventure to see the other six Wonders of the Modern World. In this book, Mauro describes every moment of his journey of almost two years.

NAKADA, Mauro. O guia do mochileiro terráqueo: em busca das 7 maravilhas. São Paulo: Novo Século, 2019.

Capa de um livro intitulado: O guia do mochileiro terráqueo, com o subtítulo: Em busca das 7 Maravilhas. Em destaque, há uma fotografia de um homem jovem, de cabelos cacheados e óculos, sorrindo com os lábios fechados e com a construção Taj Mahal ao fundo. No lado direito, em letras verticais, está o nome do autor: Mauro Nakada. Na parte inferior, há uma faixa amarela indicando: 3 milhões de inscritos no YouTube.

This bilingual version of the book Volta ao mundo em oitenta dias - Around the world in eighty days tells the story of Phileas Fogg, an Englishman who abandons his fortune to travel around the world in 80 days with his servant, Passepartout. They experience lots of adventures visiting places like India, Japan and China. This is one of the most popular of Jules Verne's books.

VERNE, Jules. Volta ao mundo em oitenta dias - Around the world in eighty days. Adapted and translated by Telma Guimarães. 2. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2019. (Coleção Biclássicos).

Capa de um livro intitulada: Volta ao Mundo em Oitenta Dias, com o título também traduzido para o inglês logo abaixo do título em português, como: Around the World in Eighty Days. O fundo da capa é composto pela ilustração de um mapa-múndi, e sobre ele, destacam-se três personagens. No meio, há um homem usando chapéu, um casaco longo e claro e segurando uma bengala. À esquerda, outro homem usa chapéu e terno preto. Ele carrega uma mala vermelha em uma das mãos, e no chão ao lado dele há outra mala vermelha. E à direita está uma mulher usando vestido longo e vermelho, estampado e usa vários acessórios, como brincos e colares.

A TV series that combines flavor and culture, presented by Philip Rosenthal, Somebody feed Phil shows culinary adventures around the world. Phil travels the world, visiting different countries, such as Brazil, Croatia and Japan, and the different spices, always accompanied by a local resident.

SOMEBODY feed Phil, by John Bedolis. Estados Unidos, 2018-2024.

Capa de uma série intitulada em inglês: Somebody Feed Phil. No centro, há um homem de cabelo curto, usando uma camisa polo azul e calça clara. Ele está de pé, com as mãos na cintura, olhando para o lado, e ao seu redor há uma grande variedade de alimentos secos, como grãos e especiarias, e que estão dispostos em pilhas. Ao fundo, há decorações coloridas penduradas, como cestos de palha e outros enfeites artesanais. O homem está de pé, com as mãos na cintura, olhando para o lado com uma expressão pensativa.

The Australian website of the Victorian Multicultural Commission provides inspiring ideas, texts, reports and several initiatives to encourage tolerance and respect among different cultures, religions and races within trying the state of Victoria.

VICTORIAN Multicultural Commission. Available at: https://s.livro.pro/l87ksf on: Jul. 8th, 2024.