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UNIT 3

NO PAIN, NO GAIN

A expressão no pain, no gain é utilizada para dizer que o sucesso é resultado do nosso esforço.

Robert works out at the local gym every day to be healthy. You know, no pain, no gain.

1. Leia as frases a seguir. Em qual delas a expressão no pain, no gain foi usada corretamente?

a ) I am training very hard for the championship. No pain, no gain!

b ) I broke my arm, so now I can't play basketball. No pain, no gain!

Resposta: Alternativa a.

Exchanging ideas

Agora, você vai interagir com o colega mais próximo. Virem-se um para o outro, sigam as orientações do professor e iniciem a conversa.

1. Ícone de fone de ouvido. Track 5 Escutem um trecho de uma entrevista com Ivi Casagrande, preparadora física da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Vocês concordam com a opinião da preparadora física em relação à desigualdade de investimento entre futebol masculino e feminino? Por quê?

2. Segundo Ivi Casagrande, o que está mudando no Brasil com relação ao futebol feminino atualmente?

3. Em sua opinião, de que maneira é possível influenciar o público em geral a prestigiar o futebol feminino com mais frequência?

Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.

Nesta unidade, você terá como objetivos:

  • conversar sobre atividades físicas e esportes;
  • ler um artigo de autoajuda;
  • ouvir um podcast sobre atividade física;
  • praticar a pronúncia e reconhecer a diferença entre os sons /h/ e /r/ em inglês;
  • compreender e utilizar o present continuous;
  • compreender e utilizar os verbos modais can e can't para falar sobre habilidades;
  • conversar com um colega sobre atividades e habilidades de diferentes pessoas.

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Fotografia da Seleção Brasileira de Futebol Feminino uniformizada, posando para uma foto, em um gramado de um estádio. Elas estão organizadas em duas fileiras: a linha da frente com jogadoras agachadas e a linha de trás com jogadoras em pé. Todas estão usando uniformes do Brasil, com camisas amarelas, calções azuis e meiões brancos. Ao fundo, há arquibancadas com muitas pessoas.
Seleção Brasileira de Futebol Feminino em amistoso internacional, em Gênova, Itália, 2022.

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Warming up

Physical activities and sports

1. Leia as questões a seguir e compartilhe suas respostas com um colega.

a ) Quanto tempo você costuma ficar sentado ao longo do dia?

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a compartilhar com o colega a própria rotina e quanto tempo costumam ficar sentados ou em repouso de forma geral.

b ) Quais atividades físicas você faz ou gostaria de começar a inserir na sua rotina?

Resposta pessoal. Comente com os estudantes que podem citar atividades comuns, como caminhadas, futebol com os amigos, brincadeira de bola, queimada, bem como outros esportes.

c ) Qual é a importância de ir a uma consulta médica antes de começar a praticar uma atividade física?

Resposta: Uma avaliação médica é importante para analisar a saúde da pessoa e verificar se ela está apta a realizar determinada atividade, investigando se há alguma doença ou problema de saúde que a impeça de praticar certas atividades.

d ) O que você espera aprender sobre atividade física e esportes nesta unidade?

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a levantar hipóteses sobre esta unidade. Para isso, pergunte se em algum momento eles já refletiram sobre a temática: atividades físicas, esportes e a relação desse tema com a saúde física e mental.

2. Leia a história em quadrinhos a seguir e responda às questões.

Tirinha com quatro quadrinhos. Nela há dois meninos conversando em um campo. O menino da esquerda, Artur, tem cabelos castanhos, usa camisa amarela e calça marrom, enquanto o da direita, Nate, está com boné na cabeça, usa camisa azul e calça azul, e está segurando um taco. Ao fundo, há uma rede de proteção e bolas no chão. Q1: Nate diz para Artur em inglês: You won’t be sorry you came with me, Artur! You’re about to witness a display of hitting like no other. Q2: A bola é arremessada em direção ao Nate e ele não acerta a bola com taco. Acima está escrito o som do taco no ar: WHIFF! Q3: Nate está com expressão de concentrado com olhos cerrados e língua para fora, mas a bola fica atrás dele, não acertando com o taco. E acima está indicado: WHIFF! Q4: Artur diz em inglês: When you say, like no other, what are you meaning? E Nate responde em inglês: I’m warming up!

PEIRCE, Lincoln. Big Nate: nailed it! Kansas City: Andrews McMeel Publishing, 2022. p. 23.

a ) Qual esporte o personagem Nate está praticando?

Resposta: Beisebol.

b ) Como Nate se sente em relação a esse esporte? Justifique sua resposta.

Resposta: É possível identificar que o personagem gosta de beisebol pela empolgação com que fala do esporte no primeiro quadrinho.

c ) O personagem Nate faz uma tentativa de mostrar uma bela jogada para seu colega. Analisando a situação, como é construído o humor nessa história em quadrinhos?

Resposta: O humor é construído por meio do contraponto entre a confiança e a empolgação do personagem Nate no primeiro quadrinho e a falta de preparo para o beisebol que apresentou nos quadrinhos seguintes, ou seja, a expectativa não foi atingida.

Learning vocabulary

1. Considerando a história em quadrinhos da atividade anterior, pesquise o que são pitcher e catcher no beisebol.

Resposta: No beisebol, a função pitcher é a de lançador, e a catcher, de receptor.

2. Assim como nos demais esportes, para jogar beisebol é necessário disciplina. Escreva quais habilidades e competências você considera importantes para desenvolver boa performance nos esportes.

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a compartilhar com a turma suas opiniões a respeito da disciplina nos esportes.

3. Pesquise em reportagens ou sites de competições oficiais como é feito o treinamento para os esportes a seguir.

basketball

volleyball

soccer

cycling

gymnastics

Resposta pessoal. Auxilie os estudantes durante a pesquisa. Comente que podem verificar informações no site das Olimpíadas, por exemplo.

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4. Pesquise em livros da biblioteca da escola e na internet alguns benefícios das seguintes atividades físicas para a saúde.

A.

Fotografia de um menino andando de skate em uma pista. Ele está usando capacete camiseta branca, calça jeans e tênis. Seu corpo está inclinado para frente, e os dois pés estão sobre o skate. Ao fundo, há uma árvore.
skateboarding

B.

Fotografia de um homem jogando tênis em uma quadra ao ar livre. Ele usa camiseta azul, shorts laranja e tênis colorido, e está com os joelhos levemente flexionados, o corpo inclinado para frente e os dois braços segurando a raquete. Ao fundo, há uma cerca de malha metálica e árvores.
tennis

C.

Fotografia de uma mulher praticando yoga ao ar livre, em um parque ensolarado. Ela usa camiseta e calça pretas, e está com um dos joelhos tocando o chão enquanto o outro está dobrado à frente, e seus braços estão estendidos acima da cabeça, com as mãos unidas. Ao fundo, há grama verde, e árvores com folhas iluminadas pelo sol.
yoga

D.

Fotografia de um homem em uma academia realizando um exercício de levantamento de peso. Ele está em posição de agachamento, segurando uma barra de peso no chão, com discos de 20 quilos em cada lado, usa camiseta preta, shorts pretos e tênis. Ele não tem uma das mãos e há um suporte elástico ligado aos seus antebraços e à barra. Ao fundo, há outros equipamentos, como anilhas empilhadas, barras e faixas elásticas.
bodybuilding

E.

Fotografia de uma nadadora submersa em uma piscina, vista por dentro da água. Ela usa touca, óculos e um maiô escuro. Seu corpo está alinhado na água, com um braço estendido à frente e o outro para trás.
swimming

F.

Fotografia de uma jovem surfando em uma onda. Ela está inclinada sobre a prancha, com os joelhos levemente dobrados, usa traje colorido e está descalça.
surfing

Possíveis respostas: Ao andar de skate, as pessoas desenvolvem melhor habilidade de coordenação e equilíbrio; a prática de ioga auxilia na redução do estresse, promove relaxamento e aumenta a flexibilidade e a força; a natação ajuda a respirar melhor, além de fortalecer os músculos; o tênis é um esporte que desenvolve agilidade e tática; a musculação auxilia no condicionamento físico e na prevenção de doenças; e surfar desenvolve equilíbrio e melhora a resistência e a capacidade cardiorrespiratória. Comentários nas Orientações para o professor.

Reading

Self-help article

Pre-reading

1. Leia as questões a seguir e compartilhe suas respostas com a turma.

a ) O que é uma maratona?

Resposta: As maratonas são provas de corrida de longa distância, com 42,195 quilômetros (26,2 milhas).

b ) Você gostaria de participar de uma maratona? Por quê?

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a compartilhar com a turma o que pensam sobre participar de uma maratona, explicando como se preparariam e se buscariam a ajuda de um profissional de Educação Física, por exemplo.

c ) Quais maratonas você conhece? Cite algumas que são realizadas no Brasil.

Resposta pessoal. Se necessário, peça aos estudantes que façam uma pesquisa e tentem descobrir quais são as principais maratonas brasileiras. Relembre com eles o nome de algumas famosas, como a Maratona do Rio de Janeiro e a Maratona de São Paulo.

d ) Você já assistiu a uma maratona ou conhece alguém que já tenha participado de uma? Comente como foi a experiência.

Resposta pessoal. Caso os estudantes não conheçam ninguém que tenha participado de uma maratona para compartilhar a experiência com a turma ou nunca tenham assistido a uma, incentive-os a fazer uma pesquisa, em inglês, sobre alguns maratonistas brasileiros. Ajude-os com palavras-chaves, como athlete, runner, marathon ou running.

2. O título do texto que você vai ler é 12 lessons for life from my first marathon. Em seu caderno, escreva quais das palavras a seguir você espera encontrar durante a leitura.

  • training
  • fuel
  • hobby
  • dream
  • marathoner
  • encouragement
  • contest
  • strength
  • love
  • speed
  • medal
  • running

Resposta pessoal. O objetivo dessa atividade é verificar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação ao tema do texto.

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While reading

1. Read the text and answers the questions.

Professor, professora: Explique aos estudantes que o título do texto se refere a 12 lições, mas serão apresentadas apenas cinco nesta leitura. Caso eles tenham interesse em ler o texto completo, oriente-os a acessá-lo no link da referência.

12 lessons for life from my first marathon
[...]
1.
We all dream of things that we want to accomplish in life. And they all have the same thing in common: They begin by taking one small step. For me, the first step was to read a book about running a marathon. That's it. From there, I put the book into practice and began working hard to fulfill my dream. It became completely within reach by simply taking one small step at a time. Whether your dream is to write a book, start a business, travel to Europe, or make things right with your children, they all begin with taking one small step. Don't waste any more time. Your dreams can be accomplished – one small step at a time.
2.
You can't complete a marathon without fueling your body correctly. Remember, your body is your home base for life. So fuel it properly by eating healthy. You only get one life and one body to live it in – take good care of it.
3.
Marathon runners are notorious for offering encouragement to one another. They understand an important race principle: there is room at the finish line for all of us. It isn't all about winning or losing, it's about the experience and being in it together. As a result, the entire 26.2 mile race was filled with encouragement from bystanders and competitors committed to helping the other guy finish strong [...].
7.
Hobbies give us things in common with others. They help form the foundation for new conversations and relationships. If you are looking for new friends, I recommend jumping into a new hobby: learn bridge, join a tennis league, pick up quilting, volunteer, or give spirituality a shot. You will be pleasantly surprised at the new people you will meet.
8.
Not just as an instruction for proper running technique, but as a metaphor for life. Stay positive and confident. Look where you are going. And soak in as much of life as possible.
[…]

BECKER, Joshua. 12 lessons for life from my first marathon. Becoming Minimalist. Available at: https://s.livro.pro/ue3m5b. Accessed on: Jun. 3rd, 2024.

a ) Which of the words you imagined previously are in the text? Which ones are not present in the text? Which ones appear in the text but you did not anticipate?

Resposta: As palavras que aparecem são: dream, fuel, encouragement, hobby e running. A segunda parte da questão é pessoal.

b ) What are the structural characteristics of this self-help article?

I ) The paragraph organization.

II ) The use of rhymes and metaphors.

III ) The direct reference to the reader.

IV ) The use of motivating sentences, such as "Don't waste any more time" and "Stay positive and confident".

V ) The tone of encouragement as well as the advice offered in the text.

VI ) The use of statistics and research results.

Resposta: Alternativas I; III; IV; V. Caso os estudantes tenham dificuldade para compreender essa referência, explique que o autor se dirige ao leitor usando os pronomes you e your, além de instruções diretas, como Don't waste any more time, Remember e Stay positive and confident. Se necessário, relembre com os estudantes o modo imperativo.

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2. Read the first paragraph again and identify the correct alternative about accomplishing things in life.

a ) According to the author, to accomplish things in life, we need to write a book about marathons and how to have a heathy lifestyle.

b ) According to the author, to accomplish things in life, we begin by taking one small step.

c ) In the first paragraph, the author explains that we need to buy things every day to be richer.

d ) To accomplish things in life, we must have a hobby and a good sense of humor.

Resposta: Alternativa b.

3. Read the text again and match the following subheadings with the corresponding topics.

a ) Compete less. Encourage more.

b ) If you want to make new friends, get a new hobby.

c ) Dreams are not meant to be wasted.

d ) Run with your head up.

e ) Fuel properly.

Resposta: a - 3; b - 7; c - 1; d - 8; e - 2.

4. According to the author, how did he start to prepare to run a marathon?

a ) He started by watching movies about running and bought a new pair of proper shoes.

b ) He quit his job and started running long hours every day.

c ) He invited his best friend because all we need is company.

d ) He read a book about running a marathon and put the book into practice to fulfill his dream.

Resposta: Alternativa d.

5. Read the text again and identify what marathon runners are notorious for.

a ) They are notorious for running alone.

b ) They are notorious for reading books about competitions.

c ) They are not notorious.

d ) They are notorious for offering encouragement to one another.

Resposta: Alternativa d.

6. Why is run with you head up a recommendation for running and a metaphor for life?

Resposta: Because it refers to an important running technique (look where you are going) and it also means to be positive about life and about any challenges we may face.

7. Write the sentences from the text in which the author…

a ) suggests that we should eat healthy food to have energy to run.

Resposta: So fuel it properly by eating healthy.

b ) says that it is important to participate in competitions. The results don't matter.

Resposta: It isn't all about winning or losing, it's about the experience and being in it together.

c ) states that hobbies are good opportunities to make friends and to connect with people.

Resposta: They help form the foundation for new conversations and relationships.

d ) invites readers to believe in good things and trust their own abilities.

Resposta: Stay positive and confident.

Post-reading

1. Quais benefícios o autor do texto enfatiza sobre a participação em uma maratona: físicos, mentais ou emocionais?

Resposta: O texto destaca os benefícios que a maratona pode proporcionar à saúde mental e emocional. O autor discute como a prática dessa atividade pode ajudar as pessoas a se sentirem melhor, seja pelo fato de ter realizado o sonho de participar de uma maratona, seja pelo prazer de fazer parte de uma competição com outras pessoas.

2. Leia os trechos do texto a seguir. Você concorda com essas ideias? Converse com a turma argumentando suas respostas.

  • Stay positive and confident.
  • If you are looking for new friends, I recommend jumping into a new hobby.
  • Your body is your home base for life.
  • It isn't all about winning or losing, it's about the experience and being in it together.
  • Your dreams can be accomplished, one small step at a time.

Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.

3. Quais foram as suas principais dificuldades e facilidades durante a leitura? Comente com o professor.

Resposta pessoal. Com base nesta atividade, verifique se os estudantes têm dificuldades semelhantes e, juntos, discutam o que eles podem fazer para melhorar a leitura e a interpretação dos próximos textos em inglês.

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Listening

Podcast

Pre-listening

1. Você vai ouvir um trecho do podcast Live Greater, em que a psiquiatra dra. Lisa Carchedi dá dicas de saúde e bem-estar. Como você imagina que será essa conversa?

Resposta pessoal. Incentive os estudantes a anotar no caderno as hipóteses levantadas, de modo a conferi-las após ouvirem o áudio.

While listening

1. Ícone de fone de ouvido. Track 6 Listen to the audio and match the images with the following sentences.

A.

Fotografia de uma mulher dormindo em uma cama com travesseiros e coberta por um edredom. Ela tem tranças no cabelo nas cores vermelho e preto.

B.

Fotografia de um homem em uma academia realizando um exercício utilizando uma bola de estabilidade. Ele está inclinado para frente, apoiando os antebraços na bola, enquanto mantém o corpo reto em uma posição de prancha. O fundo apresenta equipamentos de academia, como barras e halteres.

C.

Fotografia de uma mulher de cabelos lisos e pretos, usando uma regata branca. Ela está de olhos fechados, com a testa franzida expressão dor, e está com a mão direita no pescoço, região a qual está destacada em vermelho. Ao fundo, há uma cama com cabeceira de madeira.

I. Exercise decreases inflammation.

II. Exercise helps with sleep.

III. Exercise can improve your strength, flexibility, and endurance.

Resposta: A - II; B - III; C - I.

2. Ícone de fone de ouvido. Track 6 Listen again and identify the requested information.

a ) The average percentage of Americans who suffer from depression and anxiety.

Resposta: 19% of Americans suffer with anxiety. Over 8% suffer with depression.

b ) Risk of poor mental health.

Resposta: It is a risk factor for chronic physical conditions.

c ) The benefit of doing at least the minimum amount of recommended exercise.

Resposta: A person doing the minimum amount of recommended exercise had up to 25% lower risk of depression.

d ) The immediate benefits of exercise.

Resposta: The immediate benefits are lessened anxiety, an acute feeling of wellbeing, lower blood pressure, improved concentration, less fatigue, and improved insulin sensitivity.

3. Ícone de fone de ouvido. Track 6 Listen to the track one more time and decide if the following sentences are true or false. Write down in your notebooks the true statements and rewrite the false ones.

a ) Exercise boosts neurotransmitters like dopamine and serotonin, and it also releases endorphins.

Resposta: True

b ) Unfortunately, in America, anxiety and depression aren't very prevalent.

Resposta: False. Unfortunately, in America, anxiety and depression are quite prevalent.

c ) Over 8% of the population suffer with depression and mental and physical health, and they are not distinct from one another.

Resposta: True.

d ) Exercise offers a way to boost your self-esteem.

Resposta: True.

Post-listening

1. Leia as questões a seguir e compartilhe suas respostas com um colega.

a ) O podcast confirmou as hipóteses que você levantou antes de ouvi-lo? Explique sua resposta.

Resposta pessoal. Oriente os estudantes a retomar as hipóteses levantadas antes de ouvir o áudio.

b ) O programa motiva as pessoas a se exercitarem? Por quê?

Resposta: Sim, o programa incentiva a prática de atividade física, pois destaca os benefícios para a saúde.

2. Como foi sua compreensão do áudio? Leia as opções e comente com a turma.

a ) Não tive dificuldades para compreender o conteúdo.

b ) Tive dificuldades para compreender o vocabulário, mas entendi o assunto principal.

c ) Tive muita dificuldade para compreender o assunto do programa.

Resposta pessoal. Converse com os estudantes sobre o que poderiam utilizar para melhorar a compreensão nas próximas atividades desta seção. Se possível, ajude-os a elencar atividades como ouvir podcasts e músicas, assistir a filmes e séries, entre outras opções.

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Speaking up

/h/ and /r/

Ícone de fone de ouvido. Track 7

Professor, professora: Comentários nas Orientações para o professor.

1. Listen to the sentence and complete it with the missing words. Then, discuss the questions with your teacher and classmates.

It is to see a swimmer with long .

Resposta: rare; hair.

a ) Was it easy or difficult to understand the missing words? Why?

Resposta pessoal. Apesar de serem parecidos, o som de /r/ é pronunciado de forma diferente do som de /h/. Se julgar conveniente, explique aos estudantes que se trata de um som vozeado (/r/) e um não vozeado (/h/). Leia as palavras rare e hair separadamente para que eles possam notar a diferença entre elas.

b ) Why is it so important to know the pronunciation of words?

Resposta: Porque a forma como uma palavra é pronunciada pode alterar o sentido de uma frase.

2. Listen to the words below and write the word you hear.

a ) height/right

Resposta: Right.

b ) hope/rope

Resposta: Hope.

c ) head/red

Resposta: Head.

d ) heal/real

Resposta: Real.

3. Think about what you heard and discuss the following questions with a classmate.

a ) Which sound was harder for you to identify? Why?

Resposta pessoal. Ajude os estudantes a pronunciar as palavras que foram difíceis de serem pronunciadas.

b ) Are there other sounds in English you find hard to understand? If so, give examples.

Resposta pessoal. Faça uma lista na lousa com as palavras que os estudantes acharam difíceis de pronunciar e, depois, convide-os a pronunciá-las em voz alta.

Comprehending and using

Present continuous

1. As Olimpíadas de 2024 ocorreram em Paris, na França. Leia a manchete a seguir, que chama a atenção para a preocupação com a organização do evento. Depois, responda às questões e compartilhe suas respostas com um colega.

Professor, professora: Oriente os estudantes a usar um dicionário bilíngue para realizar esta atividade.

Less, better and for longer: Five ways Paris 2024 is delivering more sustainable Games

Available at: https://s.livro.pro/scnchs. Accessed on: July 3rd, 2024.

a ) Qual é o significado do verbo delivering nesse contexto?

Resposta: O uso do verbo delivering nesse contexto significa "entregando".

b ) Qual é a melhor tradução para a manchete inteira?

Resposta: Menos, melhor e por mais tempo: Cinco formas com as quais Paris 2024 está entregando jogos mais sustentáveis.

c ) De que forma as Olimpíadas de Paris foram mais sustentáveis? Faça uma pesquisa.

Possível resposta: As Olimpíadas de Paris foram mais sustentáveis porque houve investimento em estruturas com uso consciente de energia, redução de poluição, materiais recicláveis etc. Oriente os estudantes a pesquisar o evento em reportagens e notícias.

2. Leia a manchete novamente e identifique a alternativa correta.

a ) O tempo verbal is delivering se refere a uma ação que aconteceu no passado.

b ) O tempo verbal is delivering se refere a uma ação que está acontecendo no momento.

c ) Não é possível definir o tempo verbal da ação referida na manchete.

Resposta: Alternativa b.

3. Analise as imagens e as frases a seguir.

Atividade(s) adaptada(s) acessível(is)

3. Junte-se a um colega e peça a ele que narre o que está fazendo no momento desta atividade. Depois, relate em inglês a ação do seu colega.

Fotografia de uma mulher e um menino em uma sala de aula. A mulher tem cabelo cacheado e usa uma blusa branca, ela está sorrindo enquanto segura um papel ao lado do menino e olhando para ele. O menino está sentado diante de uma mesa, usa uma camiseta verde clara e sorri enquanto olha para a mulher. Há materiais escolares, como cadernos e livros, espalhados sobre a mesa.
My friend is talking to the teacher.
Fotografia de uma jovem sentada diante de uma mesa, escrevendo em um caderno. Ela tem cabelos longos e castanhos, usa uma camiseta de mangas compridas e um macacão jeans. Ao fundo, há outros jovens em carteiras.
My friend is writing in her notebook.

Tip

Em inglês, até as preposições mais simples nos permitem relacionar ideias dentro de uma frase. Lembre-se de usá-las!

  • My friend is talking to the teacher.
  • My friend is writing in her notebook.

Agora, escreva o que seu colega está fazendo no momento desta atividade, conforme os exemplos.

Resposta pessoal. Após a atividade, peça a voluntários que compartilhem suas frases com a turma, solicitando aos estudantes que avaliem as frases dos colegas, indicando se há algo que precise ser ajustado.

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4. Analise as frases a seguir e identifique a alternativa correta.

a ) The children are playing soccer in the court.

I ) The present continuous is formed by verb with -ing.

II ) The present continuous is formed by verb to be + verb with -ing.

Resposta: Alternativa II.

b ) I am not riding my bike now.

I ) Negative sentences in the present continuous form use verb to be + not + verb with -ing.

II ) Negative sentences in the present continuous form use no after the verb.

Resposta: Alternativa I.

c ) Is Jonas doing kung fu?

I ) In questions, the verb to be is at the end of the sentence.

II ) In questions, the verb to be comes before the subject.

Resposta: Alternativa II.

d ) Suzanne is exercising in the park.

I ) When the verb ends with -e, we usually omit this letter and add -ing.

II ) When the verb ends with -e, we usually add one more -e and the -ing.

Resposta: Alternativa I.

e ) They are swimming in the pool.

I ) When the verb ends in consonant + vowel + consonant, and the last syllable is stressed, we double the last consonant and add -ing.

II ) When the verb ends in consonant + vowel + consonant, and the last syllable is stressed, we omit the last consonant and add -ing.

Resposta: Alternativa I.

Tip

O present continuous é utilizado para se referir a ações contínuas, ainda que em diferentes momentos ou situações.

Nem todos os verbos terminados em -e terão essa letra omitida ao adicionarmos o -ing. São exceções a essa regra os verbos bebeing e seeseeing.

Can / can´t

1. Leia o diálogo a seguir e responda às questões com seus colegas.

Ilustração de uma cena em um parque com três crianças conversando. À esquerda, há uma menina com uma bicicleta, usando capacete e camisa vermelha listrada. Ela diz em inglês: Hi, Glória! It is very nice to see you here. Can you skate? Ao fundo, sobre uma pista vermelha, está outra menina, usando capacete, cotoveleiras, joelheiras e com patins nos pés. Ela está dizendo em inglês: Hi, Milena and Greg. Yes, I can. I love it. And can you ride a bike? À direita, há um menino, próximo de uma bicicleta, usando capacete azul. Ele diz em inglês: I can't, but Milena can ride a bike very well, and she is going to teach me today. Ao fundo há várias árvores.

a ) What was Glória doing at the park when she met Milena and Greg?

Resposta: She was skating.

b ) Why were Milena and Greg at the park?

Resposta: They went to the park because Milena was going to teach Greg to ride a bike.

c ) What is the meaning of the words can and can't in the dialog?

Resposta: Considering the dialog, these words are related to their abilities to skate and ride a bike.

2. Leia novamente o diálogo, identifique quais frases são verdadeiras e quais são falsas e corrija as falsas.

a ) In the sentence "Milena can ride a bike very well", the word can refers to Milena's ability to ride a bike.

Resposta: True.

b ) The sentence "Milena can ride a bike very well" means that Milena isn't very good at this sport.

Resposta: False. It means she is very good at this sport.

c ) The word can in the sentence "Milena can ride a bike very well" indicates that she doesn't have permission to ride a bike.

Resposta: False. The word can indicates that she and the ability to ride a bike.

3. Escreva uma frase, em inglês, descrevendo alguma habilidade sua. Você deve empregar o verbo can.

Resposta pessoal. Aproveite esta atividade para avaliar se os estudantes compreenderam o uso do verbo modal can no sentido de falar sobre uma habilidade.

Tip

A forma verbal can/can't é chamada em inglês de modal verb e pode ser usada para falar de uma habilidade ou capacidade.

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Activities

1. What are these people doing? Write sentences for each image using the present continuous tense.

A.

Fotografia de uma bailarina vista de costas em um espaço de dança. Ela usa um collant preto de mangas compridas com as costas abertas e uma meia-calça também preta. E está na ponta dos pés, levantando uma perna dobrada para trás enquanto estende os braços. Ao fundo, há um grande espelho que reflete a imagem dela, e barras de apoio fixadas na parede.

B.

Fotografia de uma pessoa pedalando em uma bicicleta em uma estrada vazia e asfaltada, rodeada por vegetação sob um céu claro. Ela usa capacete, camiseta azul, bermuda de ciclista e luvas.

Possíveis respostas: A - She is dancing ballet. B - He is riding a bike.

2. Read the following actions and pick one of them to mime. Let your classmates guess using sentences like He/She is playing soccer; He/She is playing volleyball.

  • play soccer
  • do aerobics
  • play volleyball
  • do karate
  • play basketball
  • ride a bike
  • play tennis
  • do yoga
  • play golf
  • go running
  • go swimming
  • dance ballet

Resposta pessoal. Oriente um estudante por vez a escolher uma das ações a seguir e fazer mímicas representando-as. Os demais deverão adivinhar qual atividade está sendo representada. Se necessário, organize a turma em grupos.

Ícone para acessar o objeto digital carrossel de imagens.

3. Research about the following athletes and complete the sentences.

Professor, professora: Se necessário, comente com os estudantes que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 ocorreram em 2021 devido à pandemia de covid-19.

A.

Fotografia de um homem com deficiência física em uma competição de tiro com arco. Ele está sentado em uma cadeira e utiliza o pé esquerdo para segurar o arco enquanto puxa a corda entre o pescoço e a cabeça. Ele usa boné e um uniforme nas cores vermelho e preto.
Matt Stutzman during the Tokyo 2020 Paralympic Games, in 2021.

B.

Fotografia de um homem sobre uma prancha no mar. Ele está com o corpo inclinado para frente enquanto a água espirra ao seu redor. Usa uma camisa azul, shorts escuros e um relógio no pulso.
Filipe Toledo during the ISA World Surfing Games in Arecibo, 2024.

C.

Fotografia de uma atleta com deficiência visual durante uma corrida em uma pista de atletismo, acompanhada de seu guia. A atleta está usando uma venda colorida nos olhos e um uniforme verde com detalhes amarelos. Ela segura um bastão com a mão direita, e com a mão esquerda segura uma fita junto com seu guia que está ao lado, e usa um colete laranja. Ao fundo, há uma arquibancada e pessoas assistindo.
Terezinha Guilhermina at the 2016 Rio de Janeiro Paralympic Games.

D.

Fotografia de uma mulher em uma cadeira de rodas, em uma quadra. Ela usa uma regata rosa e segura uma raquete de tênis, enquanto a bolinha está no ar, logo acima.
Jiske Griffioen during the Australian Open in Melbourne, in 2024.

E.

Fotografia de duas pessoas durante uma competição em um tatame. Uma delas está usando um quimono azul, e está com as pernas entrelaçadas na pessoa adversária, que usa um quimono branco e está deitada no chão. Ao fundo há uma arquibancada, com várias pessoas assistindo.
Lkhagasuren Sosorbaram at the Tokyo 2020 Olympic Games, in 2021.

F.

Fotografia de uma ginasta durante uma apresentação. Ela está correndo sobre o tablado, os cabelos estão presos em um coque, e ela usa um collant amarelo. Ao fundo, há uma arquibancada com várias pessoas.
Rebeca Andrade during the Pan American Games in Santiago, in 2023.

a ) is a wheelchair tennis player.

Resposta: Jiske Griffioen.

b ) does archery.

Resposta: Matt Stutzman.

c ) is a sprinter.

Resposta: Terezinha Guilhermina.

d ) is a judoka.

Resposta: Lkhagasuren Sosorbaram

e ) is a surfer.

Resposta: Filipe Toledo.

f ) does gymnastics.

Resposta: Rebeca Andrade.

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fifty

Speaking

Talking about abilities

1. Leia as instruções a seguir com um colega e façam o que se pede.

a ) Pensem em esportistas, influenciadores digitais ou membros da sua família ou comunidade que praticam algum esporte ou atividade física. Escolham uma dessas pessoas.

Professor, professora: Incentive os estudantes a diversificar as escolhas das pessoas que os inspiram.

b ) Pesquisem na internet, em revistas ou em álbuns na sua casa fotografias dessa pessoa praticando esportes ou outras atividades físicas.

Professor, professora: Peça aos estudantes que façam uma pesquisa cuidadosa, buscando imagens que ilustrem bem a prática esportiva da pessoa escolhida. Sugira que eles usem fontes confiáveis na internet ou explorem materiais pessoais, como álbuns de família.

c ) Formulem perguntas e respostas utilizando can ou can't, sobre as habilidades exigidas pelo esporte praticado pela pessoa escolhida. Confiram os exemplos a seguir.

Can she play soccer?

Yes, she can. / No, she can't.

Fotografia de duas pessoas jogando futebol em um campo gramado. À esquerda, uma mulher usa regata, shorts e meias brancas e está com a bola em um dos pés. Logo ao lado dela, está um homem com camiseta preta, shorts cinza e meias pretas.

Can he swim long distances without getting tired?

Yes, he can. / No, he can't.

Fotografia de uma pessoa nadando em uma piscina vista de cima. Ela está com um braço estendido à frente, e a piscina é dividida por raias e tem um fundo azul com linhas escuras.

Professor, professora: Ajude os estudantes a formular perguntas e respostas usando can e can't, o objetivo é praticar o uso desses verbos.

2. Detalhem quais outras habilidades vocês consideram importantes que a pessoa tenha para praticar esse esporte ou atividade física. Confiram os exemplos.

Professor, professora: Explique, por exemplo, que para jogar futebol é necessário correr, chutar e ter resistência.

  • This person can run fast.
  • This person can play soccer very well because she is a player with good ball control.
  • This person is a good swimmer because he has good breathing control.

3. Coletem também as informações a seguir.

Professor, professora: Sugira que utilizem perguntas claras e diretas, incentivando a troca de informações com o colega de forma colaborativa.

a ) A idade da pessoa e suas habilidades esportivas (por exemplo, correr, nadar, chutar bola).

b ) Se ela ainda participa de competições ou pratica atividades físicas regularmente.

c ) As habilidades específicas relacionadas ao esporte que a tornam especial ou inspiradora.

4. Agora, pratiquem a conversa mais de uma vez, focando nas habilidades específicas dessa pessoa.

Professor, professora: Ajude os estudantes a melhorar a comunicação verbal durante a prática.

5. Depois da conversa, reflitam sobre a experiência e discutam com os colegas as perguntas a seguir.

a ) Como essa conversa influenciou sua compreensão sobre as habilidades das pessoas ativas?

b ) Como você se sentiu ao conversar com seu colega sobre a pessoa escolhida e suas habilidades?

Respostas pessoais. Incentive a troca de ideias entre os estudantes, garantindo que todos compartilhem suas impressões.

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Summing up

Let´s think about the topics you have studied in this unit. List the main points studied in each topic below. Then, talk to a classmate and compare notes. Finally, share your notes with the whole class.

In this unit, I…

  • learned about physical activities and sports;
  • read a self-help article;
  • listened to a podcast;
  • practiced the pronunciation of /h/ and /r/;
  • studied the present continuous tense;
  • studied the modal verb can and can't for abilities;
  • talked to a classmate about people's abilities and what they can or can´t do.

Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.

What can I do to improve my English?

  • Go back to the topics that I need to improve and ask for help from my teacher or a classmate to understand them.
  • Listen to online sports radio stations.
  • Read online sports magazines or research on the web tips about healthy lifestyle.
  • Write my tasks and appointments in English in my personal daily schedule.

CONNECTIONS with EDUCAÇÃO FÍSICA e MATEMÁTICA

A prática de atividade física como prevenção de doenças

A prática de atividade física contribui para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. Confira a seguir os dados coletados pelo Ministério da Saúde brasileiro, entre os anos de 2009 e 2023, em relação ao percentual de adultos que praticam atividades físicas de intensidade moderada ou vigorosa no tempo livre.

In Brazil, in 2009, 30.3% of the adult population (over 18 years old) did moderate or vigorous physical activity. In 2023, this number increased to 40.6%.

Infográfico com as seguintes informações textuais: 2009, trinta vírgula três por cento. 2023, quarenta vírgula seis por cento. No centro, há uma ilustração com a silhueta de uma pessoa correndo.

22.2% of women did physical activity in 2009 and 36.2% in 2023, while for men the percentage changed from 39.8% in 2009 to 45.8% in 2023.

Infográfico apresentando ícones que representam os gêneros feminino e masculino, com dados descritos. Ícone feminino: Em 2009, 22,2 por cento. Em 2023, 36,2 por cento. Ícone masculino: Em 2009, 39,8 por cento. Em 2023, 45,8 por cento.

Fonte de pesquisa: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Infográfico Vigitel Brasil 2006-2023: prática de atividade física. Disponível em: https://s.livro.pro/40undf. Acesso em: 5 jul. 2024.

1. Considerando o que você estudou nesta unidade, repense seus hábitos e diga se, neste ano, você começou a prática de atividade física ou intensificou a frequência das atividades que já costumava fazer. Quais benefícios esse hábito te proporciona?

2. Você considera o aumento do percentual relevante? Justifique sua resposta.

3. Em sua opinião, por que a porcentagem de mulheres que buscou praticar atividades aumentou em relação à porcentagem dos homens?

Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.