Página 98
ninety-eight
UNIT 7
WITH TIME ON YOUR HANDS
Time on your hands é uma expressão utilizada, em inglês, para dizer que alguém tem tempo livre.
Now that she's on vacation, she has a lot of time on her hands.
1. Em qual das frases a seguir a expressão time on your hands está sendo usada de forma correta?
a ) Selma bought a new watch. Now she has time on her hands.
b ) Peter doesn't have time on his hands, so he can't finish the book he is reading.
Resposta: Alternativa b.
Exchanging ideas
Agora, você vai conversar sobre as questões a seguir com o colega mais próximo. Ouçam as orientações do professor, virem-se um para o outro e iniciem a conversa.
1. Em sua opinião, por que é importante para as pessoas ter tempo livre? Como isso afeta a vida delas?
2. Em sua rotina, você consegue equilibrar suas atividades escolares e outros deveres com momentos de tempo livre? Como?
3. Quais tipos de atividade você gosta de fazer em seu tempo livre?
Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.
Nesta unidade, você terá como objetivos:
- refletir e conversar sobre atividades de tempo livre;
- ler um meme e compreender sua mensagem de humor e ironia;
- ouvir um trecho de um vídeo online e compreender o que foi apresentado;
- compreender e utilizar general conditionals;
- conhecer e ser capaz de usar verbos em inglês seguidos de gerúndio e infinitivo;
- compreender e utilizar os verbos como look e feel seguidos de adjetivos;
- ler em voz alta um trecho de livro.
Página 99
ninety-nine

Página 100
one hundred
Warming up
Free-time activities
1. Leia a tirinha a seguir e responda às questões.

BREEN, Steve; THOMPSON, Mike. Grand Avenue. Andrews McMeel Universal, May 28th, 2015. Available at: https://s.livro.pro/9x71cr. Accessed on: July 31st, 2024.
a ) Por que o professor está com uma expressão irônica no segundo quadrinho?
Possível resposta: A expressão irônica do professor é pelo fato de as atividades mencionadas não corresponderem a lazer e descanso, embora ocorram no tempo livre do almoço.
b ) Quais atividades o professor relata fazer em seu tempo de almoço?
Resposta: Correção das avaliações dos estudantes; produção de planos de aula; atualização de informações no site da escola; ou seja, atividades profissionais.
c ) As atividades citadas pelo professor eram as esperadas pela estudante? Explique.
Resposta: Não, a estudante esperava conhecer as atividades de descontração e lazer do professor durante o tempo livre, e não atividades profissionais.
d ) Que atividades estariam de acordo com a expectativa de resposta da estudante? Junte-se a um colega e façam uma lista de sugestões em inglês. Siga o exemplo.
Possíveis respostas: Browse the web, chat with friends, listen to music, read a book or a magazine. Aproveite e questione os estudantes sobrequais das atividades citadas eles costumam fazer quando têm um período curto de descanso.
Have lunch with friends.
2. Pergunte ao seu professor e anote em inglês o que ele costuma fazer no horário de almoço ou em seu tempo livre.
Possíveis respostas: "What do you do in your free time?"; "What do you usually do to relax at lunchtime/in your free hour?". Incentive os estudantes a pensar em outras formas de perguntar o que você costuma fazer em seu tempo livre. Assim, eles poderão perceber que há, em inglês, diferentes possibilidades de fazer perguntas sobre um mesmo tópico.
3. Leia a frase retirada da tirinha e, com um colega, reflitam sobre os questionamentos a seguir.
When you're a teacher, there's no such thing as a free lunch.
a ) O que essa frase revela em relação à profissão de professor?
Possíveis respostas: Excesso de trabalho; falta de tempo livre; desvalorização. Conduza essa conversa ponderando que todas as profissões apresentam pontos positivos e pontos negativos.
b ) Ao interagir com o professor, a estudante conhece um problema dessa profissão: a falta de tempo livre. O que gera esse problema e qual seria a solução?
Possível resposta: O problema pode ser resultado do alto número de aulas que os professores ministram, pois precisam planejá-las fora do horário de trabalho, além de, corrigir atividades, entre outras funções. Uma solução seria diminuir o número de turmas por professor, assim teriam mais tempo livre para outras atividades.
c ) Você acredita que as pessoas, em especial os estudantes, conhecem as condições de trabalho dos professores? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal. Essa é uma conscientização que levaria os estudantes à percepção da incompatibilidade existente entre a importância da profissão de professor e a pouca valorização dada a ela. Essa consciência pode levar a uma busca pela valorização dessa profissão importante a todos os cidadãos.
d ) Qual é a importância de respeitar os momentos de descanso?
Possível resposta: Aproveitar os momentos livres ajuda na saúde mental, emocional e física, uma vez que esse tempo pode ser aproveitado para fazer diversas atividades de lazer.
4. Com base nas alternativas a seguir, converse com os colegas sobre seu desempenho ao ler a tirinha.
a ) Tive dificuldade em compreender o texto verbal da tirinha e precisei utilizar o dicionário para entender muitas palavras.
b ) Não tive dificuldade em compreender o texto verbal da tirinha, uma vez que ela apresentava muitas palavras que eu já conhecia.
c ) Ler o texto verbal e analisar elementos não verbais, como a expressão facial dos personagens e o ambiente em que a história acontece, ajudaram-me a compreender e a interpretar a tirinha.
Resposta pessoal. Essa atividade possibilita aos estudantes fazer uma autoavaliação e verificar o que eles ainda podem melhorar nas atividades de leitura e interpretação que apresentam texto verbal e não verbal.
Página 101
one hundred one
Learning vocabulary
1. Relacione as imagens às atividades de tempo livre listadas a seguir.
A.

B.

C.

D.

E.

F.

I. read a book
II. spend time with family
III. go to the movies
IV. hang out with friends
V. watch TV
VI. play sports
Resposta: A – II; B – V; C – III; D – IV; E – VI; F – I.
2. Faça uma lista com as atividades apresentadas anteriormente. Numere-as de 1 a 6, sendo 1 a que você mais gosta de fazer. Em seguida, compare sua lista com a do colega mais próximo.
Resposta pessoal. Ao final da atividade, convide alguns estudantes para falar das atividades de tempo livre deles. Incentive-os a se expressar em inglês: "My favorite free-time activity is ...; my second favorite free-time activity is ...".
3. Anote outras atividades que podem ser feitas no tempo livre e não foram listadas. Se necessário, consulte um dicionário.
Resposta pessoal. Durante esta atividade, peça a voluntários que compartilhem suas respostas e as escreva na lousa, para que todos possam ampliar, juntos, o vocabulário.
4. Track 15
Ouça um áudio sobre uma atividade de tempo livre. Sobre o que a menina do áudio
fala?
Resposta: A menina fala sobre livros de colorir e como são ótimos hobbies.
5. Track 15
Ouça novamente o áudio e converse com um colega sobre os seus hobbies.
Em dupla, respondam às questões a seguir em inglês.
a ) What kind of free-time activities do you like doing alone?
b ) What kind of free-time activities do you like doing with friends?
I like/love/enjoy reading... alone.
I really like playing... with my friends.
Respostas pessoais. Esta atividade tem como objetivo ampliar o conhecimento linguístico dos estudantes.
Reading
Meme
Pre-reading
1. Converse com a turma sobre as questões a seguir referentes ao gênero meme.
a ) O que você sabe sobre esse gênero?
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a registrar no caderno o que sabem sobre o gênero meme com base em suas experiências pessoais. Esse gênero se faz presente em redes sociais diversas. Instigue-os a compartilhar quando costumam ver, onde, sobre o que são, se os compartilham com outras pessoas etc.
b ) Quais memes você viu recentemente? O que chamou sua atenção neles?
Resposta pessoal. Peça aos estudantes que, individualmente ou em pares, comentem os memes que viram recentemente ou dos que mais gostam. É relevante, nesse primeiro momento, já instigá-los a refletir sobre o que faz um meme ter relevância, como o humor, a sátira etc.
c ) De quais temas ou situações tratam os memes que você costuma ver?
Resposta pessoal. Permita aos estudantes que falem livremente, porém chame a atenção para que a discussão seja feita de forma respeitosa entre eles.
Página 102
one hundred two
While reading
1. Read the text and answer the following questions.

Girl Reading, by Pierre-Auguste Renoir. Oil on canvas, 33 vírgula 6 vezes 41 vírgula 3 centímetros, 1890.
Study for Les Demoiselles des bords de la Seine, by Gustave Courbet. Oil on canvas, 64 vírgula 6 vezes 81 vírgula 2 centímetros, 156.
FÁBRICA de palavras, July 19th, 2024. Available at: https://s.livro.pro/25dara. Accessed on: July 31st, 2024.
Página 103
one hundred three
a ) Which option describes the situations in the meme? Think about the feelings each person from the images seems to be expressing.
I ) There is only one situation: a lady is reading a book and suddenly falls asleep. She looks calm, but tired.
II ) There are two situations: first, a lady is reading a book, she looks calm and focused; second, a lady is lying down, she looks tired and seems to be falling asleep.
Resposta: Alternativa II.
b ) What do you think about each situation from the meme?
Resposta pessoal. Os estudantes devem explorar suas respostas emocionais relacionadas às imagens e como essas respostas são moldadas pelo texto e contexto do meme.
2. What is the main message of the meme?
a ) A free-time activity we plan to do, and successfully engage✚ in.
b ) A free-time activity we plan to do, but fail and end up doing something else.
Resposta: Alternativa b.
3. Why is the meme humorous and ironic?
a ) Because there is a big difference between the idealistic view of spending time reading and the real situation in which the person sleeps.
b ) Because there isn't any difference between spending time reading and sleeping, they are both difficult tasks.
Resposta: Alternativa a.
4. Read the meme again and compare the images. Analyze the following sentences and identify if they are true or false. Then, correct the false ones.
Professor, professora: Oriente os estudantes a comparar as imagens do meme, analisando os aspectos não verbais, como a composição e as expressões das pessoas retratadas, a postura delas, as cores etc.
a ) In the "expectation image", there is a predominance of vivid and cheerful colors.
Resposta: True.
b ) The "reality image" uses bright and vibrant colors to create a light-hearted mood.
Resposta: False. The reality image uses dark colors to represent the exhaustion of the character.
c ) Both images have similar color palettes and compositions.
Resposta: False. They are composed by opposite colors.
d ) The text in the meme helps to highlight the contrast between expectation and reality.
Resposta: True.
e ) The expressions of the characters in both images are the same.
Resposta: False. In the first image, the lady looks focused and interested in the book she's reading; in the second image, the lady looks tired and sleepy.
f ) The posture of the person in the "reality image" suggests fatigue or tiredness.
Resposta: True.
5. Who is the target audience of the meme and how do the text and images indicate this?
a ) Only students, as the images are related to reading and studying.
b ) Only artists or students of art, because of the reference to paintings by famous artists.
c ) People in general, because of the contrast between the idealized notion of a free-time activity and what really happens when people have some free time.
Resposta: Alternativa c.
Professor, professora: Oriente os estudantes a escolher a alternativa que responde corretamente à questão.
Post-reading
1. In your opinion, what is a meme for? Justify your answer.
To make people laugh.
To present a critique about something.
Resposta pessoal. Chame a atenção dos estudantes para o fato de que o meme combina humor e crítica ao brincar com a discrepância entre expectativa e realidade. Nesse caso, é utilizada a ironia para questionar como percebemos e lidamos com as diferenças entre o que esperamos e o que realmente conseguimos fazer.
2. Would you change anything about the meme you read? Explain.
Resposta pessoal. Os estudantes podem trazer outros elementos e ideias para compor o gênero meme, porém considerando características como ironia, humor etc. Aproveite e pergunte se eles já tiveram a experiência de criar um meme. Isso pode ser uma oportunidade para desenvolver a criatividade e a comunicação por meio do gênero estudado.
3. How was your understanding of the text? Choose one of the following options.
a ) I understood it completely, with no vocabulary doubts.
b ) I had vocabulary doubts, but understood the context of the text.
c ) I had difficulty understanding both the context and the vocabulary.
Now, think of ways to resolve these difficulties for future texts.
Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.
Página 104
one hundred four
Listening
Audio tip
Pre-listening
1. Você vai ouvir um áudio de um estudante de medicina de Boston compartilhando dicas de como desenvolver hábitos saudáveis para viver melhor. Quais dicas você imagina que ele vai dar?
Resposta pessoal. Se julgar oportuno, escreva as respostas dos estudantes na lousa, para que verifiquem após escutar o áudio.
2. Se você fosse compartilhar com os colegas dicas para ter hábitos saudáveis, quais dicas você daria?
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a justificar suas respostas, dizendo como essas dicas podem ajudar os colegas a ter hábitos saudáveis.
While listening
Professor, professora: Leia as questões e as alternativas com os estudantes antes de tocar o áudio, para que eles saibam a quais informações específicas precisam prestar atenção para identificar as respostas corretas.
1. Track 16 Listen
to the audio. What habit does he talk about in this part of the video?
Resposta: The habit of using your free time to read instead of watching TV.
2. Track 16 Listen
to the audio again and identify the correct answer to each question.
a ) What does he read?
I ) Fiction and non-fiction books.
II ) Books about school subjects.
Resposta: Alternativa I.
b ) How much time does he spend reading?
I ) About 30 minutes every morning before going to work.
II ) From 30 minutes to 1 hour every night before going to bed.
Resposta: Alternativa II.
c ) He mentions some benefits of the habit of reading. What are they?
I ) It can improve your writing skills, mathematical and logical skills, and the ability to speak in front of the class.
II ) It can improve your writing abilities, critical thinking abilities, focus and communication skills.
Resposta: Alternativa II.
d ) What does he do if a book is not interesting for him?
I ) He stops reading.
II ) He continues reading.
Resposta: Alternativa I.
3. Track 16 Listen
to the audio again and identify what the speaker does on the weekend.
A.

B.

Resposta: Alternativa B. Oriente os estudantes a ouvir o áudio novamente e identificar a imagem correta em relação ao que o estudante gosta de fazer aos finais de semana.
Post-listening
1. The speaker in the video reads a lot. And you? Do you have the same habit?
Resposta pessoal. Caso os estudantes respondam que sim, pergunte quais gêneros literários costumam ler e quantos livros já leram neste ano, entre outras questões que julgar relevantes. Caso eles digam que não têm esse hábito, leve-os a pensar sobre o que mudaria na vida deles caso passassem a ler mais e como é possível introduzir essa atividade em sua rotina.
2. How was your understanding of the audio? Check the alternative that is true for you. Then, talk about it with your teacher and classmates.
a ) I could understand the general idea of the audio and most of the specific information, even though there were some words I did not get.
b ) I couldn't understand much of the audio because he speaks too fast and uses words I am not familiar with.
Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.
Página 105
one hundred five
Comprehending and using
General conditionals
1. Leia o texto a seguir e responda às questões.
In this day and age, it is quite difficult for some people to have free time and to take a deep ✚ breath✚. So, if you have a little leisure✚ time, you are lucky. You can take advantage of your free time to do things that were not possible previously due to a busy✚ schedule and other commitments✚. Busy schedules have become normal for us today, so if you have free time, use it wisely✚.
[...]
Gather✚ and read plenty✚ of books
[…] Reading a book makes you feel productive and it is a way by which you can shift✚ your thoughts to another world. And also it is easy to find recommendations for different types of books online, and you can download plenty of books with a single click for reading. Rather than sitting in front of the TV or scrolling✚ on social media, you can pick a book to read that gives you happiness and knowledge. [...]
Start your blog
If you have quality imaginative writing skills, then you can use your free time to create your blog. So, you can start your own blog in which you are interested, like cooking, sports, craft✚, lifestyle, health, and many more. [...]
10 WAYS to use your free time wisely. CXO IncMagazine. Available at: https://s.livro.pro/i3n805. Accessed on: July 29th, 2024.
a ) Segundo o autor do texto, atualmente é difícil para algumas pessoas ter tempo livre. Você concorda com essa opinião? Por quê?
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes reflitam que vivemos em um momento que prioriza a produtividade em excesso, tornando, assim, o tempo livre quase inexistente.
b ) Quais dicas o texto apresenta para aproveitar o tempo livre?
Resposta: Reunir e ler diversos livros e começar a escrever um blog.
2. Releia as frases a seguir extraídas do texto e identifique as alternativas corretas.
[…] if you have a little leisure time, you are lucky.
If you have quality imaginative writing skills, then you can use your free time to create your blog.
[…] if you have free time, use it wisely.
a ) Essas frases são formadas por ■
I ) uma condição, expressa pela palavra if, e uma afirmação relacionada a ela.
II ) um fato do passado, expresso pela palavra have, e uma consequência desse fato.
Resposta: Alternativa I.
b ) Os verbos utilizados nessas frases estão no tempo ■ ou no modo imperativo.
I ) passado
II ) presente
Resposta: Alternativa II.
Tip
Lembre-se de que as general conditionals são utilizadas para expressar relações geralmente consideradas verdadeiras. Essa estrutura também pode ser empregada para expressar fatos científicos.
- If I am alone, I get bored.
- If we heat ice, it melts.
3. Escolha as opções apropriadas para completar as frases formando uma condição e uma consequência, como nos exemplos do texto.
a ) If you exercise in the morning, ■ (you feel good for the rest of the day/you feel sick for the rest of the day).
Resposta: you feel good for the rest of the day.
b ) If I listen to music in my free time, ■ (I feel more relaxed/I feel more anxious).
Resposta: I feel more relaxed.
c ) If you have time in the evening, ■ (don't do anything/go for a walk). Staying active is important.
Resposta: go for a walk.
d ) If you like browsing the internet, ■ (you cannot do it in your free time/you can use it to learn new things).
Resposta: you can use it to learn new things.
Página 106
one hundred six
Verbs followed by gerunds or infinitives
1. Leia o texto a seguir e compare-o com as dicas apresentadas no texto da página anterior. Comente com um colega as semelhanças entre os textos.
[…]
Reading without a book
Reading books on tablets is not necessarily among✚ the latest available technologies. Such gadgets✚ that individuals can use to download any type of book have been used for a long time now, but this is an excellent example of how technology has influenced people's hobbies or the activities they love doing in their free time.
There is an obvious advantage to reading a book on a tablet. Some people prefer this option to having to carry a book whenever they want to read, like on a train or when they are commuting. This is especially useful for particularly heavy books. A tablet is a sleek✚, easy-to-carry gadget, and one can read a book any time, not just on a day off when relaxing on the sofa.
[...]
THE INFLUENCE of technology on hobbies and leisure time activities. The Up Coming. The Editorial Unit. Available at: https://s.livro.pro/1vy1bx. Accessed on: July 29th, 2024.
Resposta: Este texto retrata a leitura como atividade de lazer, como no texto anterior. Espera-se que os estudantes falem que o foco deste é a influência da tecnologia em nossos hobbies, como a leitura.
2. Leia as formas verbais usadas no texto e anote a alternativa correta.
- love doing
- want to read
a ) Na forma love doing foi usado um verbo seguido de outro no infinitivo; já na forma want to read foi usado um verbo seguido de outro no gerúndio.
b ) Na forma love doing foi usado um verbo seguido de outro no gerúndio; já na forma want to read foi usado um verbo seguido de outro no infinitivo.
Resposta: Alternativa b. Oriente os estudantes a reler o texto e a identificar os trechos em que essas formas verbais aparecem, no final do primeiro parágrafo e no início do segundo.
3. Em inglês, alguns verbos são seguidos de verbos no infinitivo e outros verbos são seguidos de verbos no gerúndio. Junte-se a um colega e completem as frases a seguir com a alternativa correta. Para isso, pesquisem esses verbos em uma gramática ou em dicionários online.
Professor, professora: Comentários nas Orientações para o professor.
a ) I avoid ■ TV in my free time.
- watching
- to watch
Resposta: watching.
b ) We should keep ■ board games. It's fun!
- playing
- to play
Resposta: playing.
c ) They agreed ■ to the movies on the weekend.
- going
- to go
Resposta: to go.
d ) I had some time yesterday evening and finished ■ my e-book.
- reading
- to read
Resposta: to read.
Página 107
one hundred seven
4. Choose the most appropriate adjectives to complete these sentences in your notebook.
a ) The teacher looks really (angry/happy). I think it is because the students are not paying attention to the class.
Resposta: angry.
b ) My friend feels (nervous/excited) about her birthday party. She loves celebrating.
Resposta: excited.
c ) A: You look (worried/surprised). What's the matter?
B: I have a difficult test tomorrow.
Resposta: worried.
d ) I feel (sad/great) when I can spend my free time with my family.
Resposta: great.
Learning more
Look and feel followed by adjectives
The verb look, followed by an adjective, describes someone's appearance:
- You look tired!
- Mary looks nervous. What happened?
The verb feel, followed by an adjective, describes someone's emotions or physical state:
- I don't feel good. I need to go to the doctor.
- My little brother feels sick if he eats too much chocolate.
Activities
1. Complete the following sentences using the verbs from the chart in the correct form.
- be
- have
- go out
- learn
- read
- rest
- stay
- watch
a ) I love spending time with my friends. If we ■ together, we ■ a lot of fun.
Resposta: go out; have.
b ) We ■ a lot if we ■ books in our free time.
Resposta: learn; read.
c ) My sister ■ movies and TV shows if she ■ at home on the weekends.
Resposta: watches; stays.
d ) My parents and I don't ■ if we ■ together in our free time. We are very active and love playing sports.
Resposta: rest; are.
2. Complete these sentences so that they are true for you.
a ) I don't like...
b ) When I finish school, I want...
c ) Yesterday, I decided…
d ) When I was a child, I learned…
e ) In my free time, I enjoy…
f ) I like...
Respostas pessoais. Oriente os estudantes a completar as frases utilizando verbos no gerúndio ou no infinitivo.
3. Answer the following questions. Use the general conditional structure in your answers.
a ) What do you do if you get sick after buying the ticket for a concert you really want to go to?
b ) What do your parents do if you spend too much time on the internet and don't do your school homework?
c ) What do you do if you can't sleep at night?
d ) What does your best friend say if you forget his/her birthday?
Respostas pessoais. Após a correção da atividade, incentive os estudantes a compartilhar suas respostas com um colega.
4. Interview your classmates and write the name of a person who gives the appropriate information.
Find someone who...
a ) enjoys reading a book before sleeping.
b ) wants to stay home this weekend.
c ) hates playing sports.
d ) plans to learn another foreign language.
e ) doesn't mind studying hard.
f ) intends to go to the movies tonight.
Respostas pessoais. Ao final da atividade, peça a voluntários que compartilhem suas respostas.
Página 108
one hundred eight
Speaking
Dramatic reading
1. A leitura de livros é uma atividade comumente realizada pelas pessoas em seu tempo livre. Junte-se a um colega para conversar sobre os livros preferidos de vocês. Para isso, anotem os itens a seguir e usem-nos como base para a conversa.
- O livro se passa em...
- Os personagens principais são...
- A trama gira em torno de...
- Um dos temas principais do livro é...
- Eu gostei desse livro porque...
- Recomendo esse livro para quem gosta de...
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a se prepararem para descrever seus livros favoritos de maneira clara e envolvente, enriquecendo suas habilidades de comunicação em inglês. Se necessário, apresente algumas sugestões de frases úteis para essa tarefa.
2. Agora você vai preparar a leitura em voz alta de um trecho de seu livro preferido. Escolha um trecho que gostaria de ler em voz alta na aula. Confira as orientações seguir.

a ) Mostre o trecho escolhido a um colega e explique por que decidiu lê-lo.
b ) Prepare sua leitura. Para isso, leia o trecho em voz alta para um colega. Foque na pronúncia, na entonação e na expressão. Consulte um dicionário de pronúncia caso tenha dúvidas.
c ) Avalie seu ensaio e verifique o que pode ser melhorado.
d ) Pense em algumas características de seu livro preferido e escreva-as, em inglês, em seu caderno.
e ) Caso você não tenha uma cópia física do livro disponível, separe a imagem da capa para mostrar aos colegas.
f ) Apresente sua leitura para a turma. Primeiro faça uma breve introdução, falando o título e o autor. Depois, leia o trecho selecionado, atentando à pronúncia das palavras e ao tom de voz utilizado.
This passage is from the book…
I chose this passage because...
Tip
Com a prática, sua leitura ficará melhor. Quanto mais você ler em voz alta, mais confortável ficará.
g ) Ouça as leituras do colega com atenção e respeito.
Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.
3. Com base na sua leitura e no que você ouviu da turma, responda às questões a seguir.
a ) Como foi para você ler um trecho do seu livro preferido? Foi fácil decidir qual era ou teve dificuldades?
Resposta pessoal. Oriente os estudantes a fazer uma autoavaliação, pensando no processo de preparação e na leitura em si.
b ) Você acredita que é possível ter mais de um livro preferido? Por quê?
Resposta pessoal. Comente com os estudantes que nossas relações com os livros que lemos podem mudar com o tempo e que é normal ter dificuldade de classificar um único livro como preferido.
c ) Você conseguiu compreender a leitura dos seus colegas? Troque ideias com a turma sobre dicas de como melhorar a compreensão oral.
Resposta pessoal. Diga aos estudantes que refletir sobre a aprendizagem desenvolve a autonomia para avaliar quais são as melhores estratégias de apresentação e ampliar a compreensão deles.
d ) O que você aprendeu com essa atividade? Reflita sobre o novo vocabulário, as dicas de pronúncia ou as estratégias de leitura que você descobriu.
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a pensar criticamente em seu processo de aprendizagem e compartilhar estratégias úteis.
e ) Você acredita que ler em voz alta é útil para melhorar o inglês? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal. Discuta com os estudantes os benefícios de ler em voz alta, como melhorar a pronúncia e a confiança.
Página 109
one hundred nine
Summing up
Let's think about the topics you have studied in this unit. List the main points studied in each topic below. Then, talk to a classmate and compare notes. Finally, share your notes with the whole class.
In this unit I…
- learned how to talk about free-time activities;
- read a meme about how to spend some free time;
- listened to an audio with a free-time tip;
- studied general conditionals;
- studied verbs followed by gerunds or infinitives;
- studied how to use the verbs look and feel followed by adjectives;
- performed a dramatic reading.
Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.
What can I do to improve my English?
- Go back to the topics that I need to improve and ask for help from my teacher or a classmate to understand them;
- Listen to other dramatic readings or to an audiobook in English;
- Try to read a book from my favorite writer in English.
Going further
The book The rest of us just live here is about how people live their lives and spend their time. Sometimes, we just want to do simple things in life. Sometimes, we are like Mickey: we want to graduate, go to prom✚ and have the courage to ask Hanna out. Each of us needs to find out what's extraordinary in our lives.
NESS, Patrick. The rest of us just live here. New York: Quill Tree Books, 2016.

Going to a park is a good way to spend your free time. Parks are good for appreciating urban art and trees, breathing fresh air, and relaxing. If you can't visit a park, you can take a virtual visit to a park. The Ibirapuera Park, for example, can be visited on the website Desvendado o Parque Ibirapuera.
DESVENDANDO o Parque Ibirapuera. Available at: https://s.livro.pro/1rgg7o. Accessed on: July 26th, 2024.
You can visit an international park by surfing the website of the Kakadu National Park from Australia. Covering over 19,000 square✚ kilometers, the park is rich in diversity and history, and the beauty of the rivers and mountains is also remarkable✚.
KAKADU National Park. Available at: https://s.livro.pro/0kef2u. Accessed on: Aug. 8th, 2024.

The Reason I Jump is a documentary adapted from Naoki Higashida's book. The story explores the life of nonspeaking✚ autistic children and how spending free time doing outdoor activities is important to improve their quality of life.
THE REASON I jump, by Jerry Rothwell. United Kingdom: Vulcan Productions, 2020 (82 minutos).
