Página 110
one hundred ten
UNIT 8
THINK OUTSIDE THE BOX
Utilizamos a expressão think outside the box para dizer que precisamos pensar de forma criativa, inovadora e até mesmo não convencional sobre determinado assunto.
You need to think outside the box if you want to find a better solution for this problem.
1. Pense nas seguintes situações apresentadas e converse sobre elas com o colega mais próximo.
a ) Explain one experience in life when you had to think outside the box to solve a problem or situation.
b ) Explain one activity in school when you had to think outside the box and you learned a lot.
Respostas pessoais.
Exchanging ideas
Agora, você vai conversar com o colega mais próximo sobre as questões a seguir. Virem-se um para o outro, ouçam as orientações do professor e iniciem a conversa.
1. Em sua opinião, por que em muitas situações é importante pensar outside the box?
2. A obra de arte da imagem foi feita pelo artista conhecido como Banksy. Compartilhe com os colegas o que você sabe sobre ele.
3. Qual mensagem você imagina que o artista quis transmitir com essa obra? Em sua opinião, ele pensou outside the box? Por quê?
Professor, professora: Respostas e comentários nas Orientações para o professor.
Nesta unidade, você terá como objetivos:
- refletir e conversar sobre diferentes tipos de inteligência;
- ler um infográfico para compreender diferentes formas de aprendizagem;
- ouvir um trecho de um podcast sobre múltiplas inteligências;
- conversar sobre pessoas que são admiradas por terem se destacados em suas áreas de atuação;
- compreender e utilizar os comparative adjectives;
- produzir um infográfico sobre diferentes tipos de inteligência.
Página 111
one hundred eleven

Página 112
one hundred twelve
Warming up
Multiple intelligences
1. Leia o diálogo e converse com o colega mais próximo sobre as questões a seguir.

a ) Você concorda com a opinião apresentada? Quais outros adjetivos, em inglês, você acrescentaria?
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a buscar em um dicionário as palavras que desejam falar, ajudando-os, se necessário, com a pronúncia delas.
b ) Um dos adjetivos listados é intelligent. Cite sinônimos dessa palavra na língua inglesa. Consulte um dicionário e compartilhe-os com os colegas.
Possíveis respostas: Smart, clever, wise, well-informed. Verifique as opções apresentadas pelos estudantes e faça na lousa uma lista para que todos possam conhecer os novos vocabulários trazidos por eles.
2. O professor e pesquisador Howard Gardner definiu inteligência como a habilidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Ele formulou uma teoria sobre os tipos de inteligência, que se relaciona com a forma com que as pessoas aprendem segundo os tipos de inteligência que possuem. Leia o texto e responda à questão a seguir.
The 9 multiple intelligences
[…]
Verbal-Linguistic Intelligence: Well-developed verbal skills and sensitivity to the sounds, meanings and rhythms of words.
Mathematical-Logical Intelligence: The ability to think conceptually✚ and abstractly, and the capacity to discern✚ logical or numerical patterns✚.
Musical Intelligence: The ability to produce and appreciate rhythm, pitch✚ and timbre.
Visual-Spatial Intelligence: The capacity to think in images and pictures, to visualize accurately and abstractly.
Bodily-Kinesthetic✚ Intelligence: The ability to control one's body movements and to handle✚ objects skillfully✚.
Interpersonal Intelligence: The capacity to detect and respond appropriately to the moods, motivations and desires of others.
Intrapersonal Intelligence: The capacity to be self-aware✚ and in tune with inner✚ feelings, values, beliefs and thinking processes.
Naturalist Intelligence: The ability to recognize and categorize plants, animals and other objects in nature.
Existential Intelligence: The sensitivity and capacity to tackle✚ deep questions about human existence, such as the meaning of life, why we die and how we got here.
[…]
HERNDON, Eve. What are multiple intelligences and how do they affect learning? Cornerstone University, Feb. 6th, 2018. Available at: https://s.livro.pro/1p5l6t. Accessed on: Aug. 7th, 2024.
Com base nos tipos de inteligência apresentados no texto, quais se relacionam melhor com o seu jeito de aprender ou estudar?
Resposta pessoal. Comentários nas Orientações para o professor.
Página 113
one hundred thirteen
Learning vocabulary
1. Relacione os tipos de inteligência com as habilidades pessoais a seguir, com base nas informações lidas sobre a teoria das múltiplas inteligências, de Howard Gardner.
A. verbal-linguistic
B. mathematical-logical
C. musical
D. visual-spatial
E. bodily-kinesthetic
F. interpersonal
G. intrapersonal
H. naturalist
I. existential
I. Ability to understand and solve mathematical questions.
II. Talent for playing one or more musical instruments.
III. Strong connection and empathy with nature.
IV. Talent for drawing, painting or creating visual artwork.
V. Ability to dance, act or play sports.
VI. Ability to work in teams and to find resolution for conflicts.
VII. Ability to evaluate and reflect on personal and ethical values.
VIII. Ability to recognize and understand your own feelings.
IX. Ability to speak and write clearly and effectively.
Resposta: A – IX; B – I; C – II; D – IV; E – V; F – VI; G – VIII; H – III; I – VII.
2. Com qual tipo de inteligência os profissionais a seguir costumam ter mais afinidade?
a ) Philosopher.
Resposta: Existential.
b ) Counselor✚, salesperson, caregiver.
Resposta: Interpersonal.
c ) Actor, dancer, athlete.
Resposta: Bodily-kinesthetic.
d ) Journalist, writer, lawyer.
Resposta: Verbal-linguistic.
e ) Musician, singer, disc jockey (DJ).
Resposta: Musical.
f ) Gardener, scientist, biologist.
Resposta: Naturalist.
g ) Architect, artist.
Resposta: Visual-spatial.
h ) Mathematician, accountant✚, engineer.
Resposta: Mathematical-logical.
i ) Psychologist, therapist.
Resposta: Intrapersonal ; interpersonal.
Reading
Infographic
Pre-reading
1. Identifique a frase que se relaciona a cada situação de estudo representada a seguir.
A.

B.

C.

I. I prefer using written and spoken words.
II. I like studying in groups.
III. I like using sound and music to study.
Resposta: A – II; B – I; C – III.
2. Reflita sobre como você e seus colegas costumam desenvolver as atividades escolares e, com base na atividade anterior, escreva outras formas de estudar.
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a citar diversas formas de se dedicar aos estudos, como: "I like taking notes about the topics."; "I like sharing ideas with my classmates."; " I like doing the activities on my own." etc.
3. Na página seguinte, você vai ler um infográfico sobre estilos de aprendizagem baseado na teoria de Howard Gardner. Como você imagina que as informações foram organizadas nele?
Resposta pessoal. Leve os estudantes a levantar hipóteses sobre o conteúdo e a forma do infográfico que vão ler. Anote na lousa o que mencionarem, para que possam retomar essas ideias após a leitura.
Página 114
one hundred fourteen
While reading
1. Read the infographic and identify if your predictions in the previous activity are correct.
Tip
Infográficos são textos compostos pelas linguagens verbal e não verbal. Por isso, durante a leitura, analise a relação que essas linguagens estabelecem entre si para construir o sentido do infográfico. Isso ajudará na intepretação do texto.

Source: ARMSTRONG, Thomas. Multiple Intelligences in classroom. 3rd ed. Alexandria: ASCD Member Book, 2009.
Resposta pessoal. Oriente os estudantes a comparar as hipóteses que levantaram sobre a estrutura do infográfico com a forma como as informações foram apresentadas nele.
2. Who is this infographic directed at?
a ) Teachers, because it shows how to teach students with different learning styles.
b ) Students, because it gives suggestions on how to study.
Resposta: Alternativa b.
Página 115
one hundred fifteen
3. Infographics are texts that visually represent information in a quick and clear way, using words and images. Read the sentences and identify if they are true or false. Then, correct the false ones.
a ) The information is presented in a simple and direct way.
Resposta: True.
b ) The texts are too long. There is too much information.
Resposta: False. The texts are concise and objective.
c ) The layout is visually creative.
Resposta: True.
d ) The text is innovative to catch the reader's attention.
Resposta: True.
4. Identify the correct option about the following learning styles.
a ) Visual (spatial).
I ) Turn on your favorite podcast about school subjects.
II ) Make diagrams to visually organize the information you learn.
Resposta: Alternativa II.
b ) Verbal (linguistic).
I ) Study with documentaries, movies and educational channels.
II ) Take notes during classes and use them to study later.
Resposta: Alternativa II.
c ) Aural (auditory-musical).
I ) Study with sound, rhyme and music.
II ) When you are studying, use journals, magazines and books.
Resposta: Alternativa I.
d ) Physical (kinesthetic).
I ) Write down everything the teacher says as quickly as possible.
II ) Practice skills and behaviors by role-playing the learned concepts and situations.
Resposta: Alternativa II.
e ) Logical (mathematical).
I ) Focus on understanding the logical reasons behind the contents you learn.
II ) Listen to the explanations in class and write them down in your notebook later.
Resposta: Alternativa I.
5. Write the kind of learning style for each of the following situations.

Resposta: Social (interpersonal).

Resposta: Solitary (intrapersonal).
Post-reading
1. Which learning style do you most identify with? Why? Answer in English with a classmate.
Resposta pessoal. Peça aos estudantes que comparem suas respostas com as dos colegas e verifiquem se eles têm características semelhantes ou não e por que imaginam que isso ocorre.
2. Think about your experience reading this infographic. Then, identify the sentences that are true for you.
a ) I focused on cognates and other words I already knew. They helped me understand the main ideas.
b ) I used a dictionary to look up new words.
c ) I tried to use the pictures to help me understand the ideas in the text.
d ) I read the text more than once. Each time I read it, I understood different parts of it.
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a pensar sobre o processo de leitura desse texto, as possíveis dificuldades encontradas e a forma como lidaram com elas.
Página 116
one hundred sixteen
Listening
Podcast
Pre-listening
1. Você vai ouvir um trecho do episódio de podcast chamado "What is the complexity in simplicity?". O que você imagina que vai ouvir nesse áudio?
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a levantar hipóteses sobre o que vão ouvir, anotando, por exemplo, palavras que acreditam que possam ser mencionadas no áudio ou ideias que esperam ser discutidas.
2. A frase a seguir foi extraída do podcast que você vai ouvir.
[…] we all know people who are good at some things, average in others, and not good in third things. […]
GARDNER, Howard. What is the complexity in simplicity? Pulled Up Short, Boston College, Nov. 1st, 2021. Available at: https://s.livro.pro/3zp36x. Accessed on: Aug. 13rd, 2024.
a ) A frase foi dita pelo pesquisador Howard Gardner. Você concorda com essa afirmação? Comente com um colega.
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a trocar ideias sobre o assunto e aproveite o momento para analisar como está a compreensão da turma sobre o tema trabalhado na unidade.
b ) Gardner afirma que as pessoas apresentam variados níveis de desenvolvimento em diferentes tarefas ou habilidades, ou seja, as pessoas podem ser boas, medianas ou ruins dependendo da área ou tarefa em questão. Comente com um colega em quais tarefas você se considera bom, mediano ou ruim. Depois, compartilhe com a turma.
Resposta pessoal. Comente com os estudantes que cada um pode ter uma opinião sobre o que é bom, mediano ou ruim; em alguns casos, trata-se de uma questão de ponto de vista.
c ) O que você poderia fazer para melhorar seu desempenho nas tarefas do dia a dia?
Resposta pessoal. Oriente os estudantes a refletir sobre a questão e comente que todos temos áreas da nossa vida em que podemos melhorar.
While listening
1. Track 17 Listen to the podcast and complete the following sentences with the right
information.
a ) When did Howard Gardner put together his studies on multiple intelligences?
Resposta: About 45 years ago.
b ) What is the name of Howard Gardner's book?
Resposta: Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences.
c ) According to Howard Gardner, why is people's intelligence a multiple thing?
Resposta: Because people have various abilities and are good or bad at different things.
d ) Howard Gardner's book contains information related to which areas of study?
Resposta: Biology, Genetics, Brain Science, Anthropology and others.
2. Track 17 Listen to the podcast again. Which of the
following is correct based on
Howard Gardner's ideas?
a ) Human beings can improve their intelligence and there are three kinds of intelligence: good, average and bad.
b ) Saying that people's intelligence is singular doesn't make sense, because people are different, have different abilities and, consequently, learn in different ways.
c ) Human beings learn better on their own. He, for example, did not read other scholar's research and used only his own ideas to write his book.
Resposta: Alternativa b.
Post-listening
1. In your opinion, what was the most interesting part of the podcast?
Resposta pessoal. Aproveite a questão e pergunte aos estudantes se alguma informação apresentada no áudio os surpreendeu e por quê.
2. Read the following sentence. Do you agree with Gardner's opinion? Why? Talk about it with a classmate.
[...] the human mind is better explained in terms of our having a number of relatively independent computers in our skull✚, rather than having a single one. […]
GARDNER, Howard. What is the complexity in simplicity? Pulled Up Short, Boston College, Nov. 1st, 2021. Available at: https://s.livro.pro/3zp36x. Accessed on: Aug. 13rd, 2024.
Resposta pessoal. Se necessário, leve os estudantes a perceber a relação que o estudioso quer expressar entre vários computadores, processando grandes quantidades de informações diferentes de formas variadas, e as múltiplas inteligências dos seres humanos.
3. Think about the audio and summarize what you understand about the theory of Multiple Intelligences.
Resposta pessoal. Peça aos estudantes que avaliem a compreensão oral e sanem dúvidas de vocabulário, caso ainda tenham. Comentários nas Orientações para o professor.
Página 117
one hundred seventeen
Speaking
Talking about people you admire
1. Nas imagens a seguir são apresentadas personalidades com diferentes tipos de inteligência.



a ) O que você sabe sobre essas pessoas? Se necessário, pesquise informações sobre elas e seus trabalhos.
Resposta pessoal. Se necessário, compartilhe com os estudantes algumas informações sobre as pessoas retratadas nas fotos. Comentários nas Orientações para o professor.
b ) Quais tipos de inteligência você imagina que são necessários para essas pessoas realizarem seus trabalhos? Por quê?
- verbal-linguistic
- musical
- bodily-kinesthetic
- intrapersonal
- existential
- mathematical-logical
- visual-spatial
- interpersonal
- naturalist
Possível resposta: Ailton Krenak: verbal-linguistic intelligence; existential intelligence; naturalist intelligence. Flávia Saraiva: bodily-kinesthetic intelligence; visual-spatial intelligence; Greta Thunberg: naturalist intelligence.
2. Track 18 Ouça
o áudio e analise as respostas da atividade anterior. Você concorda com a ideia
expressada no áudio? Por quê?
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que sim, pois a sociedade é composta por pessoas diversas, que contribuem para áreas variadas de seu desenvolvimento.
3. Agora, você vai conversar com um colega sobre pessoas de destaque que admiram. Para isso, confira os passos a seguir.
Professor, professora: Enquanto os estudantes fazem as apresentações uns aos outros, caminhe pela sala de aula e ajude-os a sanar as dúvidas de pronúncia e de vocabulário.
a ) Escolha uma personalidade que você admira e se destaca em áreas como literatura, artes plásticas, música, ativismo social ou ambiental, esportes, cinema, moda etc.
b ) Em inglês, pesquise e anote informações sobre essas pessoa, a fim de descobrir dados básicos e o tipo de inteligência que a pessoa parece ter desenvolvido mais.
c ) Se possível, pesquise uma imagem da pessoa ou de seu trabalho para mostrar ao colega.
d ) Converse com seu colega sobre as personalidades escolhidas por vocês. Confira as sugestões de perguntas a seguir.
- Who is the famous person you chose? Why?
- What does he/she do?
- What kind of intelligence do you think he/she has? Why?
4. Após conversar com o colega, siga as orientações do professor e apresente a pessoa que você admira e as informações sobre ela para a turma.
Professor, professora: Organize os estudantes para que, um por vez, compartilhem com a turma suas pesquisas e informações. Ao final, se considerar pertinente, faça um levantamento com os estudantes sobre as inteligências mais citadas, levando-os a analisar por que acreditam que essas pessoas são as mais admiradas por eles.
5. Expressar preferências e gostos pode ser desafiador. Como foi para você conversar, em inglês, sobre uma personalidade que admira? Você teve mais dificuldade em realizar a pesquisa, conversar com o colega ou compartilhar as informações com a turma? Por quê?
Resposta pessoal. Incentive os estudantes a refletir sobre qual etapa foi mais desafiadora e por quê. Leve-os a comentar o que acreditam ter sido mais difícil, como lidaram com essas dificuldades e o que aprenderam com a atividade.
Página 118
one hundred eighteen
Comprehending and using
Comparative adjectives
1. Leia o texto a seguir e responda às questões.
Tip
Antes de iniciar, leia o título do texto para compreender o assunto principal. Em seguida, faça uma leitura minuciosa a fim de entender as informações mais específicas. Se necessário, consulte em um dicionário as palavras que você desconhece. Lembre-se de estar atento aos falsos cognatos.
Artificial intelligence outperforms clinical tests at predicting progress of Alzheimer's disease
[...]
A team led by scientists from the Department of Psychology at the University of Cambridge has developed a machine learning model able to predict whether and how fast an individual with mild✚ memory and thinking problems will progress to developing Alzheimer's disease. In research published today in eClinical Medicine, they show that it is more accurate than current clinical diagnostic tools✚.
[...]
Senior author Professor Zoe Kourtzi from the Department of Psychology at the University of Cambridge said: "We've created a tool which, despite using only data✚ from cognitive tests and MRI scans, is much more sensitive than current approaches✚ at predicting whether someone will progress from mild symptoms to Alzheimer's – and if so, whether this progress will be fast or slow.
[...]
Professor Kourtzi said: "AI models are only as good as the data they are trained on. To make sure ours has the potential to be adopted in a healthcare setting, we trained and tested it on routinely-collected data not just from research cohorts✚, but from patients in actual memory clinics. This shows it will be generalisable✚ to a real-world setting."
[...]
ARTIFICIAL intelligence outperforms clinical tests at predicting progress of Alzheimer's disease. University of Cambridge, July. 12th, 2024. Available at: https://s.livro.pro/jt1loa. Accessed on: Aug. 5th, 2024.
a ) O que foi desenvolvido pelos cientistas do Departamento de Psicologia da Universidade de Cambridge?
I ) They developed a machine that can predict if a person will suffer from depression.
II ) They developed a machine that can predict if a person with mild memory problems will progress to developing Alzheimer's disease.
III ) They developed a new medicine to cure Alzheimer's.
Resposta: Alternativa II.
b ) O que mostra a pesquisa publicada em eClinical Medicine?
I ) The machine is more effective than current clinical diagnostic tools.
II ) The machine is less effective than current clinical diagnostic tools.
III ) The machine doesn't work properly.
Resposta: Alternativa I.
2. Releia o texto e responda às questões a seguir.
a ) Como o uso da ferramenta tecnológica ajuda os médicos no diagnóstico e tratamento do Alzheimer?
Resposta: A ferramenta pode prever se a pessoa que sofre de problemas de memória vai desenvolver Alzheimer e quão rápido será o progresso da doença.
b ) Em sua opinião, de que forma esse diagnóstico precoce pode auxiliar no tratamento?
Resposta pessoal. Ajude os estudantes a refletir que o diagnóstico precoce permite iniciar o tratamento antes que os sintomas piorem, permite planejar a vida futura do paciente entre outros benefícios.
Página 119
one hundred nineteen
3. Leia as frases baseadas nas ideias do texto e identifique a alternativa correta.
The machine is more accurate than the clinical diagnostic tools used nowadays.
AI models are only as good as the data they are trained on.
The machine is better because it was trained on data from patients in memory clinics.
a ) Only the sentence with more and than make comparisons.
b ) Only the sentence with as… as makes a comparison.
c ) All the sentences use comparative adjectives to makes comparisons.
Resposta: Alternativa c.
4. Leia as frases a seguir e complete-as com os comparativos mais adequados com base no texto lido.
a ) This machine is ■ the current tools for Alzheimer's diagnosis. (more precise than/less accurate than)
Resposta: more precise than.
b ) To professor Kourtzi, AI models are not ■ the machine they created. (as cheap as/as good as)
Resposta: as good as.
c ) The machine is ■ the existing clinical diagnostic tools. (more reliable than/less reliable than)
Resposta: more reliable than.
d ) The implementation of their invention in a healthcare setting is expected to be ■ current practices. (more beneficial than/less beneficial than)
Resposta: more beneficial than.
5. Analise as imagens e identifique a frase com uso de comparative adjectives correta para cada situação.
A.

I. Roger is faster than he was last year.
II. Roger is not running this year.
B.

I. Patricia, your coffee is hotter than mine.
II. Patricia, give me the recipe for this cake.
C.

I. Agatha and Igor don't see each other often.
II. Igor is my brother, he is older than me.
Resposta: A – I; B – I; C – II.
6. Leia as explicações a seguir e relacione-as com as frases em seu caderno.
A. The structure as + adjective + as is used to say that two things are equal or very similar to one another in a certain aspect.
B. The word more is used with long adjectives (two syllables or more) to make comparisons.
C. In order to transform short adjectives (one syllable) into comparatives, we generally add -er.
D. If the short adjective ends with consonant + vowel +consonant, we double the final consonant.
E To transform adjectives that end in -y into comparatives, we change -y to ier.
F. If an adjective ends in e, the comparative is formed by adding -r.
I. I think intelligence is as important as emotions.
II. Most people's IQ levels are higher than their EQ levels.
III. Learning about multiple intelligences is more interesting than cleaning the house.
IV. For some students, History is easier than Chemistry.
V. Learning about multiple intelligences and how to respect all of them makes people wiser.
VI. When I study alone, I feel sadder than when I work in a group.
Resposta: A – I; B – III; C – II; D – VI; E – IV; F – V. Durante a análise das regras de uso dos comparativos, destaque o uso de than, que está presente quando os dois elementos comparados são mencionados na frase.
Tip
Comparative adjectives são utilizados para comparar dois seres, objetos, ideias etc. Lembre-se de que alguns adjetivos têm formas irregulares de comparativos.
good • better
bad • worse
far • further or farther
O adjetivo old pode ter a forma comparativa regular older e a irregular elder.
Página 120
one hundred twenty
Activities
1. Complete the following sentences using the comparative form of the adjectives in parentheses.
a ) I am ■ at Science than at Math. (good)
Resposta: better.
b ) My brother is ■ than me. (tall)
Resposta: taller.
c ) In my opinion, reading is ■ than watching TV. (interesting)
Resposta: more interesting.
d ) My friend is ■ than me. (funny)
Resposta: funnier.
e ) My parents are ■ at dealing with technology than I am. (bad)
Resposta: worse.
f ) I believe Art is ■ than Geography. (difficult)
Resposta: more difficult.
g ) I am ■ at school than my sister. (popular)
Resposta: more popular.
2. Read how these people like to study.




Now, in your notebook, complete the sentences according to what each person said.
a ) Anna concentrates ■ when she listens to music. (better/worse)
Resposta: better.
b ) When Carlos studies with his friends, it is ■ to learn than when he studies alone. (easier/harder)
Resposta: easier.
c ) Jane is ■ than Carlos when she is studying. (quieter/more talkative)
Resposta: quieter.
d ) Studying in groups is ■ than studying alone for Jane. (more difficult/less difficult)
Resposta: more difficult.
e ) Study techniques which involve songs and sounds are ■ for Anna than for Jane. (more useful/less useful)
Resposta: more useful.
f ) Using images, colors and visual elements is a study technique that is ■ for Carlos than for Samuel. (more apppropriate/less apropriate)
Resposta: less appropriate.
Página 121
one hundred twenty-one
Writing
Infographic
Pre-writing
1. Com a orientação do professor, formem oito grupos e conversem sobre a seguinte questão.
Quais tipos de inteligência mais se destacam em vocês? Por quê?
Resposta pessoal. Se necessário, exemplifique contando aos estudantes quais tipos de inteligência são mais desenvolvidas em você. Releia com eles as informações nas páginas 112 e 114.
2. Analise o infográfico a seguir e responda às questões.
Musical intelligence
Professions
- songwriter
- composer
- DJ, conductor✚
- musician
- music teacher
- singer
- music critic
Skills
Capacity to discern:
- pitch
- rhythm
- timbre
- tone




Source: 1st grade High School – classroom A1.
a ) A qual tipo de inteligência o infográfico se refere?
Resposta: Musical intelligence.
b ) Quais aspectos dessa inteligência são apresentados nele?
Resposta: As características de quem tem essa inteligência, as profissões em que ela é mais comum e pessoas famosas com esse tipo de inteligência.
While writing
1. Now, each group is going to make an infographic about a type of intelligence. To do this, follow the instructions.
a ) With the teacher's help, each group should choose one type of intelligence.
b ) With your group, write about the intelligence you chose. If necessary, do some research and gather information about the following topics.
- The characteristics that define this type of intelligence.
- The professions in which this type of intelligence is most common.
- Famous people who have this type of intelligence.
Professor, professora: Se necessário, relembre com os estudantes os outros tipos de inteligência apresentados na página 112. Ressalte que o infográfico sobre a inteligência musical já foi mostrado nesta seção, então eles devem escolher uma das demais inteligências.
Página 122
one hundred twenty-two
c ) Include other information you consider important.
d ) Decide the layout of your infographic and the main image.
e ) Research some images of the people you are going to include in the infographic.
f ) With your teacher, decide which computer program or specific software you are going to use to make your infographic.
Tip
O infográfico deve:
- ter um título claro e objetivo e com destaque em relação às outras partes.
- apresentar uma imagem informativa, para que o leitor compreenda as informações facilmente.
- informar a fonte consultada para produzi-lo.
2. Before writing the first version of your infographic, consider the following items.
- What are you going to do? Make an infographic.
- Why? To illustrate a type of intelligence.
- How? Using visual representations to present the information you collected, displaying the data in a simple, concise and objective way, adding a graph with the results of your survey✚, being creative.
- To whom? Yourself, your classmates and the other students in your school.
- Where? On the internet or in a mural in your school.
Professor, professora: Auxilie os estudantes durante a produção escrita. Comentários nas Orientações para o professor.
3. With the information you researched, read the following recommendations, and write the first version of your infographic.
a ) Produce the written part of the infographic, writing the words correctly.
b ) Organize the information in the chosen layout.
c ) Remember to write a clear and objective title that stands out from the text.
d ) Use different colors and typographic fonts, to make the infographic more attractive.
e ) Insert the images in the corresponding places.
Professor, professora: Comentários nas Orientações para o professor.
Tip
Lembre-se de que o infográfico é uma forma de apresentar e compartilhar um conteúdo de maneira visual e atrativa.
Revise o vocabulário que estão usando em inglês para a produção do infográfico. Se necessário, consulte um dicionário para sanar as dúvidas que surgirem.
4. Now, follow these steps to finish your text.
a ) Show your ideas and draft to another group and look at theirs as well. You can comment on each other's ideas and give suggestions to make them better.
b ) Show your production to your teacher, so that he/she can make some suggestions too.
c ) Then, correct the errors pointed out or make the suggested improvements.
d ) Don't forget to include the research sources and the authors of the infographic.
Professor, professora: Comentários nas Orientações para o professor.
5. With your teacher and classmates, organize a presentation to show the infographics produced. You can publish them on a digital media or, if this is not possible, you can present them in a mural at your school.
Post-writing
1. Read your classmates' infographics. How are they similar to or different from the one you made?
Resposta pessoal. Oriente os grupos a comparar os infográficos com os de outros grupos e avaliar as similaridades e diferenças, como o layout, as escolhas tipográficas, de que forma as informações foram apresentadas, além do próprio conteúdo informativo.
2. Think about your own infographic and answer the questions below.
a ) What was it like to produce an infographic? Talk about the experience with a classmate.
b ) In your opinion, what was the easiest part of the process? Why?
c ) In your opinion, what was the hardest part of the process? Why?
d ) If you had to do this activity again, what you would change? Explain.
Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.
Página 123
one hundred twenty-three
Summing up
Let's think about the topics you studied in this unit. List the main points studied in each topic below. Then, talk to a classmate and compare notes. Finally, share your notes with the whole class.
In this unit, I…
- talked to my classmates about multiple intelligences;
- read an infographic about different styles of learning;
- listened to a podcast about multiple intelligences;
- talked about people I admire and their types of intelligence;
- studied comparative adjectives;
- created an infographic based on my
survey about multiple intelligences.
Respostas pessoais. Comentários nas Orientações para o professor.
What can I do to improve my English?
- Go back to the topics that I need to improve and ask for help from my teacher or classmates to understand them.
- Read more about learning styles and related topics, such as emotional intelligence.
- Watch movies about famous thinkers of the world and learn about their life stories and contributions.
- Listen to music and try to write down the lyrics.
CONNECTIONS with Matemática e Física
Da Vinci, o artista multifacetado
Leonardo da Vinci is famous for his works of art, such as the Mona Lisa and The Last Supper, but he was a person with multiple intelligences. In addition to being an artist, he was a scientist, an inventor and also expressed himself through music, architecture and sculpture. Check out the following extract about his work in different areas.
[...]
Dos filósofos aos poetas, dos arquitetos aos pintores, dos reis e papas às pessoas comuns, todos nos sentíamos capazes de transformar o mundo. Como filho dessa época maravilhosa [Renascimento], eu não escapava a esse impulso. Por isso me dediquei a pintar e a esculpir, a projetar fortalezas e máquinas [...] e a criar artefatos para voar e outros pequenos instrumentos que tornaram as tarefas humanas mais fáceis.
[...]
TELLO, Antonio. Leonardo da Vinci. Ilustrações: Johanna A. Boccardo. Tradução: Fernando Wizart. São Paulo: Publifolha, 2005. p. 3.

Junte-se aos colegas e respondam às questões.
1. Para além da arte, Da Vinci também deixou sua contribuição para a humanidade ao utilizar sua inteligência lógico-matemática criando diversos projetos. Comente com os colegas algumas tarefas que você faz com mais facilidade em virtude de alguma invenção.
2. O que você acha que precisa mudar na sociedade atual? De que forma você exerce suas competências e habilidades para contribuir para essa transformação?
3. Faça uma pesquisa sobre as criações de Da Vinci, escolha uma delas e escreva um parágrafo, em inglês, sobre como a obra em questão contribuiu para o mundo das artes, para a ciência ou para a sociedade.
Respostas e comentários nas Orientações para o professor.