SIGLAS DOS EXAMES OFICIAIS

Cebraspe-PA: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos

Cefet-MG: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Cefet-PR: Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná

CPII-RJ: Colégio Pedro segundo

EEM-SP: Escola de Engenharia Mauá

Ence-RJ: Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Enem/MEC: Exame Nacional do Ensino Médio

Epcar-MG: Escola Preparatória de Cadetes do Ar

hê s há: Escola de Sargentos das Armas

EsPCEx-SP: Escola Preparatória de Cadetes do Exército

ESPM-SP: Escola Superior de Propaganda e Marketing

Fafeod-MG: Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina

Famema-SP: Faculdade de Medicina de Marília

Fatec-SP: Faculdade de Tecnologia

FCMSCSP: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

FEI-SP: Centro Universitário FEI

FGV-SP: Fundação Getulio Vargas

Ficsae-SP: Faculdade Israelita de Ciências da Saúde álbert Áinstain

FMJ-SP: Faculdade de Medicina de Jundiaí

Furg-RS: Fundação Universidade Federal do Rio Grande

FURRN: Fundação Universidade do Rio Grande do Norte

Fuvest-SP: Fundação Universitária para o Vestibular

í éfi cê ê: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

IFMA: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

IFPR: Instituto Federal do Paraná

IFRJ: Instituto Federal do Rio de Janeiro

IFRN: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

IFRR: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

IFSC: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

IFSul-RS: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Insper-SP: Instituto de Ensino e Pesquisa

IME-RJ: Instituto Militar de Engenharia

ITA-SP: Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Mack-SP: Universidade Presbiteriana ma-kênze

OBMEP: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

PMMG: Polícia Militar de Minas Gerais

PUC-PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná

PUC-RJ: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

PUC-SP: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Saresp-SP: Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo

Udesc: Universidade do Estado de Santa Catarina

UEA-AM: Universidade do Estado do Amazonas

Página trezentos e quatro

UEAP: Universidade do Estado do Amapá

UECE: Universidade Estadual do Ceará

UEFS-BA: Universidade Estadual de Feira de Santana

UEG-GO: Universidade Estadual de Goiás

UEL-PR: Universidade Estadual de Londrina

UEM-PR: Universidade Estadual de Maringá

UEPA: Universidade do Estado do Pará

UEPB: Universidade Estadual da Paraíba

hú- hê- érre jota: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

UERN: Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

UFABC-SP: Universidade Federal do ABC

UFAL: Universidade Federal de Alagoas

UFAM: Universidade Federal do Amazonas

UFES: Universidade Federal do Espírito Santo

UFG-GO: Universidade Federal de Goiás

UFJF-MG: Universidade Federal de Juiz de Fora

hú éfe ême gê: Universidade Federal de Minas Gerais

UFMS: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

UFMT: Universidade Federal do Mato Grosso

Ufop-MG: Universidade Federal de Ouro Preto

UFPA: Universidade Federal do Pará

UFPE: Universidade Federal de Pernambuco

UFPel-RS: Universidade Federal de Pelotas

hú éfe pê érre: Universidade Federal do Paraná

UFRGS-RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

UFRR: Universidade Federal de Roraima

UFRRJ: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

hú éfi éssi cê: Universidade Federal de Santa Catarina

UFSM-RS: Universidade Federal de Santa Maria

UFV-MG: Universidade Federal de Viçosa

UFVJM-MG: Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

UnB-DF: Universidade de Brasília

Uneb-BA: Universidade do Estado da baía

Unicamp-SP: Universidade Estadual de Campinas

Unicentro-PR: Universidade Estadual do Centro-Oeste

Unifor-CE: Universidade de Fortaleza

Unilasalle-RS: Universidade La Salle

Unip-SP: Universidade Paulista

Univiçosa-MG: Centro Universitário de Viçosa

USCS-SP: Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Vunesp-SP: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista

Página trezentos e cinco

ORIENTAÇÕES

PARA O PROFESSOR

Caro professor,

Atualmente, o ensino de Matemática, assim como o de outras áreas do conhecimento, está pautado pelas indicações presentes nos documentos oficiais do govêrno, principalmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As perspectivas dêêsse trabalho estão voltadas para atender aos estudantes do século XXI, reconhecendo quê “as rápidas transformações na dinâmica social contemporânea nacional e internacional, em grande parte decorrentes do desenvolvimento tecnológico, atingem diretamente as populações jovens e, portanto, suas demandas de formação” Nota 1.

Diante dêêsse cenário, ensinar Matemática hoje significa desenvolver nos estudantes competências e habilidades apoiadas em noções, conceitos e métodos matemáticos quê lhes possibilitem empregar estratégias próprias e criar soluções por meio da observação, da análise, do estabelecimento de conexões e do levantamento de conjecturas, percebendo e expressando regularidades.

Promover tais ações nos estudantes requer quê você, professor, tenha domínio dos conteúdos da área, identifique as dificuldades de aprendizagem deles e, com o apôio de estudos da Educação Matemática, ajude-os a superá-las, favorecendo a autonomia e a cooperação em sala de aula.

Cientes díssu, e com a intenção de contribuir para o trabalho docente, elaboramos estas Orientações para o professor, nas quais, além das discussões sobre os conteúdos e os métodos de ensino, procuramos fornecer subsídios para o seu trabalho como professor, por meio de comentários a respeito das seções e dos conteúdos abordados e de sugestões de leituras complementares, a fim de colaborar para a sua formação.

Na parte específica de cada volume, oferecemos observações e sugestões quê visam enriquecer os temas abordados nos capítulos, tanto no aspecto teórico quanto no metodológico. Além díssu, apresentamos as respostas e as resoluções das atividades, proporcionando uma compreensão mais completa dos conteúdos.

Para finalizar, desejamos a você muito sucesso em seu trabalho e esperamos quê estas orientações possam ajudar a aprimorar sua prática pedagógica.

Os autores.

Página trezentos e seis

Sumário

  • PARTE GERAL
  • Estrutura da obra 307
  • Pressupostos teóricos e metodológicos 308
    • Objetivos da obra 309
    • A etapa do Ensino Médio 310
    • A BNCC 310
    • O ensino da Matemática e o papel do professor 317
    • Avaliação 322
  • Bibliografia consultada e comentada 325
  • PARTE ESPECÍFICA
  • Comentários e sugestões de abordagem para êste Volume 328
    • Capítulo 1 – Pesquisa estatística 329
    • Capítulo 2 – Progressões 332
    • Capítulo 3 – Função definida por mais de uma sentença 335
    • Capítulo 4 – Função logarítmica 338
    • Capítulo 5 – Razões trigonométricas na circunferência 341
    • Capítulo 6 – Funções trigonométricas 344
    • Capítulo 7 – Áreas 346
    • Capítulo 8 – Geometria Espacial de Posição 349
  • Transcrições dos podcasts do 2º ano 352
  • Resoluções das atividades 354

Página trezentos e sete