SIGLAS DOS EXAMES OFICIAIS
Cebraspe-PA: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos
Cefet-MG: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Cefet-PR: Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná
CPII-RJ: Colégio Pedro segundo
EEM-SP: Escola de Engenharia Mauá
Ence-RJ: Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Enem/MEC: Exame Nacional do Ensino Médio
Epcar-MG: Escola Preparatória de Cadetes do Ar
hê s há: Escola de Sargentos das Armas
EsPCEx-SP: Escola Preparatória de Cadetes do Exército
ESPM-SP: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Fafeod-MG: Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina
Famema-SP: Faculdade de Medicina de Marília
Fatec-SP: Faculdade de Tecnologia
FCMSCSP: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
FEI-SP: Centro Universitário FEI
FGV-SP: Fundação Getulio Vargas
Ficsae-SP: Faculdade Israelita de Ciências da Saúde álbert Áinstain
FMJ-SP: Faculdade de Medicina de Jundiaí
Furg-RS: Fundação Universidade Federal do Rio Grande
FURRN: Fundação Universidade do Rio Grande do Norte
Fuvest-SP: Fundação Universitária para o Vestibular
í éfi cê ê: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
IFMA: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
IFPR: Instituto Federal do Paraná
IFRJ: Instituto Federal do Rio de Janeiro
IFRN: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
IFRR: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
IFSC: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
IFSul-RS: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
Insper-SP: Instituto de Ensino e Pesquisa
IME-RJ: Instituto Militar de Engenharia
ITA-SP: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Mack-SP: Universidade Presbiteriana ma-kênze
OBMEP: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
PMMG: Polícia Militar de Minas Gerais
PUC-PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná
PUC-RJ: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
PUC-SP: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Saresp-SP: Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
Udesc: Universidade do Estado de Santa Catarina
UEA-AM: Universidade do Estado do Amazonas
Página trezentos e quatro
UEAP: Universidade do Estado do Amapá
UECE: Universidade Estadual do Ceará
UEFS-BA: Universidade Estadual de Feira de Santana
UEG-GO: Universidade Estadual de Goiás
UEL-PR: Universidade Estadual de Londrina
UEM-PR: Universidade Estadual de Maringá
UEPA: Universidade do Estado do Pará
UEPB: Universidade Estadual da Paraíba
hú- hê- érre jota: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
UERN: Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
UFABC-SP: Universidade Federal do ABC
UFAL: Universidade Federal de Alagoas
UFAM: Universidade Federal do Amazonas
UFES: Universidade Federal do Espírito Santo
UFG-GO: Universidade Federal de Goiás
UFJF-MG: Universidade Federal de Juiz de Fora
hú éfe ême gê: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMS: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
UFMT: Universidade Federal do Mato Grosso
Ufop-MG: Universidade Federal de Ouro Preto
UFPA: Universidade Federal do Pará
UFPE: Universidade Federal de Pernambuco
UFPel-RS: Universidade Federal de Pelotas
hú éfe pê érre: Universidade Federal do Paraná
UFRGS-RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
UFRN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
UFRR: Universidade Federal de Roraima
UFRRJ: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
hú éfi éssi cê: Universidade Federal de Santa Catarina
UFSM-RS: Universidade Federal de Santa Maria
UFV-MG: Universidade Federal de Viçosa
UFVJM-MG: Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri
UnB-DF: Universidade de Brasília
Uneb-BA: Universidade do Estado da baía
Unicamp-SP: Universidade Estadual de Campinas
Unicentro-PR: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Unifor-CE: Universidade de Fortaleza
Unilasalle-RS: Universidade La Salle
Unip-SP: Universidade Paulista
Univiçosa-MG: Centro Universitário de Viçosa
USCS-SP: Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Vunesp-SP: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista
Página trezentos e cinco
ORIENTAÇÕES
PARA O PROFESSOR
Caro professor,
Atualmente, o ensino de Matemática, assim como o de outras áreas do conhecimento, está pautado pelas indicações presentes nos documentos oficiais do govêrno, principalmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
As perspectivas dêêsse trabalho estão voltadas para atender aos estudantes do século XXI, reconhecendo quê “as rápidas transformações na dinâmica social contemporânea nacional e internacional, em grande parte decorrentes do desenvolvimento tecnológico, atingem diretamente as populações jovens e, portanto, suas demandas de formação” Nota 1.
Diante dêêsse cenário, ensinar Matemática hoje significa desenvolver nos estudantes competências e habilidades apoiadas em noções, conceitos e métodos matemáticos quê lhes possibilitem empregar estratégias próprias e criar soluções por meio da observação, da análise, do estabelecimento de conexões e do levantamento de conjecturas, percebendo e expressando regularidades.
Promover tais ações nos estudantes requer quê você, professor, tenha domínio dos conteúdos da área, identifique as dificuldades de aprendizagem deles e, com o apôio de estudos da Educação Matemática, ajude-os a superá-las, favorecendo a autonomia e a cooperação em sala de aula.
Cientes díssu, e com a intenção de contribuir para o trabalho docente, elaboramos estas Orientações para o professor, nas quais, além das discussões sobre os conteúdos e os métodos de ensino, procuramos fornecer subsídios para o seu trabalho como professor, por meio de comentários a respeito das seções e dos conteúdos abordados e de sugestões de leituras complementares, a fim de colaborar para a sua formação.
Na parte específica de cada volume, oferecemos observações e sugestões quê visam enriquecer os temas abordados nos capítulos, tanto no aspecto teórico quanto no metodológico. Além díssu, apresentamos as respostas e as resoluções das atividades, proporcionando uma compreensão mais completa dos conteúdos.
Para finalizar, desejamos a você muito sucesso em seu trabalho e esperamos quê estas orientações possam ajudar a aprimorar sua prática pedagógica.
Os autores.
Página trezentos e seis
Sumário
- PARTE GERAL
- Estrutura da obra 307
- Pressupostos teóricos e metodológicos 308
- Objetivos da obra 309
- A etapa do Ensino Médio 310
- A BNCC 310
- O ensino da Matemática e o papel do professor 317
- Avaliação 322
- Bibliografia consultada e comentada 325
- PARTE ESPECÍFICA
- Comentários e sugestões de abordagem para êste Volume 328
- Capítulo 1 – Pesquisa estatística 329
- Capítulo 2 – Progressões 332
- Capítulo 3 – Função definida por mais de uma sentença 335
- Capítulo 4 – Função logarítmica 338
- Capítulo 5 – Razões trigonométricas na circunferência 341
- Capítulo 6 – Funções trigonométricas 344
- Capítulo 7 – Áreas 346
- Capítulo 8 – Geometria Espacial de Posição 349
- Transcrições dos podcasts do 2º ano 352
- Resoluções das atividades 354
Página trezentos e sete