Objeto digital

Para usar o objeto digital, clique nas setas para navegar.

Aplicação dos gases nobres

A tabela periódica é uma tabela que traz diversas informações sobre os elementos químicos conhecidos atualmente. Podemos encontrar diversas propriedades dos elementos químicos, o estado físico e a classificação deles em metais, ametais e gases nobres. Localizados no 18º grupo, os gases nobres são substâncias encontradas na natureza na forma de átomos isolados. Apesar disso, esses elementos têm diversas aplicações, algumas das quais conheceremos a seguir.

Fotografia de um balão dirigível voando. Ele é uma aeronave nas cores amarelo, azul e branco, com um leme na parte superior traseira e outro na lateral. Na parte inferior traseira, há uma pequena roda; na parte inferior frontal, há um compartimento com janelas e bancos, com mais uma roda embaixo. O dirigível está sobrevoando um gramado com muitas árvores ao fundo. No céu, de cor azul-claro, há poucas nuvens.
O hélio (He) é muito utilizado em balões de festa e dirigíveis porque é capaz de fazê-los flutuar devido à sua menor densidade quando comparado ao ar atmosférico. O hélio também é liquefeito e utilizado no resfriamento de equipamentos, como na máquina de ressonância magnética, que possui um ímã supercondutor e exige baixa temperatura para funcionar.

Crédito da imagem: Karl R. Martin/Shutterstock.com

Fotografia de uma pessoa realizando procedimento de soldagem. Ela usa uma máscara com visor cobrindo todo o rosto, um casaco de mangas longas e luvas. Com a mão direita, ela segura um equipamento de soldagem, que está emitindo uma forte luz sobre uma peça que está sobre uma mesa. Na outra mão, ela segura uma vareta de metal.
O argônio (Ar) é uma substância cuja aplicação está relacionada à baixa reatividade dos gases nobres. Um fluxo de argônio é utilizado durante procedimentos de soldagem de alguns materiais, pois ele cria uma atmosfera isenta de ar, o que evita a formação de imperfeições causadas pelo oxigênio e impurezas do ar.

Crédito da imagem: Marina Lohrbach/Shutterstock.com

Duas fotografias dispostas lado a lado. À esquerda, próximo de uma parede, há um cano cilíndrico conectado ao chão; à direita, o cano está próximo de uma parede externa. Vindo de cima para baixo, o cano passa por um compartimento maior, de formato arredondado, ligado a um fio, que vai até uma pequena caixa que está na parede. Abaixo desse compartimento, o cano está ligado à parede.
O radônio (Rn) é um gás radioativo, inodoro e incolor. Mais denso que o ar, está presente em áreas subterrâneas, podendo acumular-se em locais como porões. Ele é utilizado na calibração de medidores de radônio visando à remoção do gás por um cano sob a fundação da casa (esquerda), com uma unidade externa que puxa o radônio para fora (direita).

Crédito da imagem: K-State Research and Extension/Flickr

Fotografia de diferentes gases nobres em bulbos de vidro. Eles estão em diferentes cores. Da esquerda para a direita, temos um bulbo com hélio, em fortes tons de roxo; o neônio, em vermelho com partes em amarelo; o argônio, em tons claros de roxo; o kriptônio, em preto e tons de cinza; e o xenônio, em azul.
Diversos gases nobres, como hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), kriptônio (Kr) e xenônio (Xe), emitem luz quando submetidos a uma descarga elétrica. Por isso, são utilizados em letreiros luminosos, flashes de máquinas fotográficas, lâmpadas de automóveis, entre outros.

Crédito da imagem: Jurii/Alchemist-hp

Apesar de os gases nobres serem substâncias pouco reativas, característica explicada pelo fato de apresentarem as subcamadas s e p completamente preenchidas com elétrons, eles têm diversas aplicações em nossa sociedade. A falta de reatividade deles é, inclusive, uma propriedade desejada para algumas finalidades.