Objeto digital

Para usar o objeto digital, clique nos detalhes enumerados e acesse os conteúdos.

Recursos minerais do Brasil

Os metais são muito importantes devido à sua ampla utilização na sociedade atual e o Brasil é um país que possui grandes reservas de diversos metais. No mapa a seguir, vamos conhecer a localização das maiores jazidas de ferro, nióbio e estanho do Brasil, assim como os minerais de onde esses metais são extraídos.

Mapa do Brasil com os limites estaduais e as siglas de cada estado. De acordo com a legenda, os estados com algumas das maiores jazidas minerais são: Amazonas, Pará e Minas Gerais. Esses estados estão destacados. No mapa, também estão as linhas do Equador e do Trópico de Capricórnio, assim como os oceanos Pacífico e Atlântico. No canto inferior direito, há um planisfério com a localização do Brasil.
1
Fotografia de uma rocha contendo hematita. Ela tem o formato irregular e coloração avermelhada com partes mais escuras.
Crédito: Yes058 Montree Nanta/Shutterstock.com

Localizada no sudoeste do estado do Pará, no município de Parauapebas, a Mina de Carajás é considerada a maior mina de minério de ferro do mundo. Os minérios de ferro são constituídos majoritariamente por hematita (F e subscrito 2 O subscrito 3Fe2O3), apresentada na fotografia, magnetita (F e subscrito 2 O subscrito 4Fe2O4) e goethita (alfa menos F e O abre parênteses O H fecha parêntesesα‐FeO(OH)), os quais são utilizados na produção de aços.

2
Fotografia de uma rocha contendo columbita. Ela tem o formato irregular e coloração esbranquiçada, com uma pequena parte em preto.
Crédito: John Cancalosi/Alamy/Fotoarena

Descoberta em 1953, a maior mina de nióbio do mundo foi encontrada na cidade de Araxá, em Minas Gerais. Extraído principalmente do mineral columbita [(F e vírgula M nFe,Mn)N b subscrito 2 O subscrito 6Nb2O6], na fotografia, e pirocloro
(N a C a N b subscrito 2 O subscrito 6 FNaCaNb2O6F), o nióbio é utilizado na indústria aeroespacial, em lentes óticas, bens eletrônicos, automóveis, entre outras aplicações.

3
Fotografia de uma rocha contendo cassiterita. Ela tem formato tetragonal com coloração escura e partes pretas brilhantes, como cristais.
Crédito: Bjoern Wylezich/iStock/Getty Images

Descoberta em meados da década de 1970 durante investigações geológicas, a jazida estanífera de Pitinga, no estado do Amazonas, é a mais importante reserva de estanho do Brasil. Extraído principalmente da cassiterita
(S n O subscrito 2SnO2), o seu baixo ponto de fusão e a afinidade em formar ligas favorecem sua aplicação em soldas.

Mapa do Brasil com algumas de suas maiores jazidas minerais.

Crédito da imagem: Débora Ferreira

A mineração, uma das atividades mais antigas realizadas pelo ser humano, atualmente acontece em grande escala. Esperava-se que a mina de ferro de Carajás, por exemplo, fosse durar cerca de 400 anos; contudo, com a produção atual, estima-se que a sua exaustão ocorrerá aproximadamente em 2060. A mineração, portanto, deve ser realizada de maneira sustentável e responsável, visto a importância de seus materiais para a sociedade, visando minimizar impactos ambientais e sociais.