Para usar o objeto digital, clique nas setas para navegar.
O pH DOS ALIMENTOS
Ao estudar Química, conhecemos diversas substâncias utilizadas em laboratório e no cotidiano que apresentam diferentes valores de potencial hidrogeniônico (pH), que consiste na concentração de íons hidrogênio em meio aquoso. No carrossel de imagens a seguir, vamos conhecer o pH de alguns alimentos e algumas substâncias responsáveis pelo seu valor.
Os produtos fermentados, como iogurtes, são alimentos ácidos, com pH entre 4,0-4,6. Os microrganismos responsáveis pela fermentação produzem ácidos, como o ácido lático, responsáveis por reduzir o pH do alimento. Na imagem, é apresentada uma bebida de leite fermentado e a colônia de microrganismos utilizada no processo.
Crédito da imagem: Katrinshine/Shutterstock.com
Muitas frutas, como a laranja e o limão, são ácidas devido à presença de um ácido em sua composição, como o ácido ascórbico e, principalmente, o ácido cítrico, que tem a estrutura apresentada na fotografia. O suco obtido diretamente dessas frutas pode apresentar pH na faixa de 1,7 a 5,7.
Crédito da imagem: Danijela Maksimovic/Shutterstock.com
O abacate é um alimento que apresenta pH na faixa de 6,2 a 6,5. Ele é levemente ácido porque o óleo presente em sua composição é rico em ácidos graxos, como o ácido oleico. Essas substâncias apresentam o grupo funcional carboxila, característico dos ácidos carboxílicos, que, porém, é fracamente ácido.
Crédito da imagem: New Africa/Shutterstock.com
O aspargo é um alimento pouco ácido, com pH na faixa de 6,0 a 6,7. Uma das substâncias presentes em sua composição é o aminoácido asparagina, que, apesar de ter um grupo carboxila em sua estrutura, também contém o grupo amino, que pode receber o hidrogênio do grupo ácido e impedir a diminuição do pH.
Crédito da imagem: banu sevim e Emre Ozcelik/Shutterstock.com
Nas informações deste carrossel, foram apresentadas algumas das principais substâncias presentes em alguns alimentos e como elas influenciam seu pH. É importante notar, contudo, que elas não são as únicas substâncias responsáveis pelas faixas de pH apresentadas, uma vez que os alimentos contêm muitas outras substâncias que podem influenciá-los.