Objeto digital

Para usar o objeto digital, clique nos detalhes enumerados e acesse os conteúdos.

Sais hidratados

Ao estudar os sais na Química, conhecemos que eles podem ser classificados de diferentes formas com relação à origem dos cátions e ânions que os compõem, considerando que são provenientes de ácidos e bases fortes e/ou fracos. Eles podem ser classificados como sais neutros, ácidos, básicos e mistos. Além desses, também há os sais hidratados ou hidratos, que formam cristais ao incorporar uma quantidade definida de moléculas de água. Observe no infográfico a seguir um exemplo de sal hidratado.

Fotografia de um objeto com o formato de um galo sobre uma base de madeira. O galo tem coloração predominantemente branca, com partes da asa e da cauda em tons de azul-claro. A crista tem cor vermelho-escuro e seu bico e patas são amarelos. A base de madeira tem formato arredondado, com uma faixa de desenhos que representam a condição climática junto à cor correspondente. Da esquerda para a direita, os desenhos aparentes são: um sol seguido por três círculos coloridos em tons de azul, do tom mais forte ao mais claro; um sol com nuvem ao lado de outros três círculos, dois deles em tons ainda mais claros de azul e o terceiro em um tom claro de roxo; e uma nuvem com chuva.
1
Fotografia de um termo-higrômetro digital marcando 29 graus Celsius e 65 por cento.
Crédito: kariphoto/Shutterstock.com

Apesar de não perceptível, o ar atmosférico é uma mistura de várias substâncias, como gás oxigênio (O subscrito 2O2), nitrogênio (N subscrito 2N2) e vapor de água (H subscrito 2 OH2O). A quantidade de água no ar pode variar muito em um dia; ela é medida pela umidade relativa (a % da quantidade de água existente em relação ao máximo que pode haver a uma dada temperatura).

2
Fotografia de um objeto com o formato de um galo sobre uma base de madeira. O galo tem coloração predominantemente branca, com partes da asa e da cauda em tons fortes de azul, a crista vermelho-escuro, bico e patas em amarelo. A base de madeira tem formato arredondado, com uma faixa de desenhos que representam a condição climática junto à cor correspondente.
Crédito: Fernando Favoretto/Criar Imagem

Quando existe pouco vapor de água no ar atmosférico, o sal cloreto de cobalto presente na superfície do objeto perde água, formando os compostos cloreto de cobalto di-hidratado (C o C l subscrito 2 vezes 2 H subscrito 2 OCoCl2 · 2 H2O) e cloreto de cobalto anidro (C o C l subscrito 2CoCl2), que apresentam coloração azul e indicam que o ar está com baixa umidade.

3
Fotografia de um objeto com o formato de um galo sobre uma base de madeira. O galo tem coloração predominante branca, com partes da asa e da cauda em tons rosados, a crista em cor vermelho-escuro, bico e patas em amarelo. A base de madeira tem formato arredondado, com uma faixa de desenhos que representam a condição climática junto à cor correspondente.
Crédito: Fernando Favoretto/Criar Imagem

Quando há muito vapor de água no ar atmosférico, os cristais de cloreto de cobalto na superfície do objeto retêm moléculas de água, formando compostos hidratados. O cloreto de cobalto
hexa-hidratado (C o C l subscrito 2 vezes 6 H subscrito 2 OCoCl2 · 6 H2O) é responsável pela coloração rosada na superfície do galinho, indicando que a umidade do ar está alta.

Galinho do tempo em ambiente com umidade mediana.

Crédito da imagem: David Fadul/Shutterstock.com

Com base nos sais hidratados formados pelo cloreto de cobalto(II), que dá origem a cristais que apresentam diferentes cores, representados por diferentes fórmulas unitárias – C o C l subscrito 2 vezes 2 H subscrito 2 OCoCl2 · 2 H2O para o hidrato azul e C o C l subscrito 2 vezes 6 H subscrito 2 OCoCl2 · 6 H2O para o cor-de-rosa –, foi possível observar como a incorporação de diferentes quantidades de moléculas de água por um composto iônico forma uma classe de sais inorgânicos. Além disso, o exemplo apresentado permitiu observar o equilíbrio entre as espécies formadas.