Objeto digital
Para usar o objeto digital, clique nos detalhes enumerados e acesse os conteúdos.
Sais hidratados
Ao estudar os sais na Química, conhecemos que eles podem ser classificados de diferentes formas com relação à origem dos cátions e ânions que os compõem, considerando que são provenientes de ácidos e bases fortes e/ou fracos. Eles podem ser classificados como sais neutros, ácidos, básicos e mistos. Além desses, também há os sais hidratados ou hidratos, que formam cristais ao incorporar uma quantidade definida de moléculas de água. Observe no infográfico a seguir um exemplo de sal hidratado.

1. Umidade do ar

Apesar de não perceptível, o ar atmosférico é uma mistura de várias substâncias, como gás oxigênio (O subscrito 2), nitrogênio (N subscrito 2) e vapor de água (H subscrito 2 O). A quantidade de água no ar pode variar muito em um dia; ela é medida pela umidade relativa (a % da quantidade de água existente em relação ao máximo que pode haver a uma dada temperatura).
2. Ar seco

Quando existe pouco vapor de água no ar atmosférico, o sal cloreto de cobalto presente na superfície do objeto perde água, formando os compostos cloreto de cobalto di-hidratado (C o C l subscrito 2 vezes 2 H subscrito 2 O) e cloreto de cobalto anidro (C o C l subscrito 2), que apresentam coloração azul e indicam que o ar está com baixa umidade.
3. Ar úmido

Quando há muito vapor de água no ar atmosférico, os cristais de cloreto de cobalto na superfície do objeto retêm moléculas de água, formando compostos hidratados. O cloreto de cobalto
hexa-hidratado (C o C l subscrito 2 vezes 6 H subscrito 2 O) é responsável pela coloração rosada na superfície do galinho, indicando que a umidade do ar está alta.
Galinho do tempo em ambiente com umidade mediana.
Crédito da imagem: David Fadul/Shutterstock.com
Com base nos sais hidratados formados pelo cloreto de cobalto(II), que dá origem a cristais que apresentam diferentes cores, representados por diferentes fórmulas unitárias – C o C l subscrito 2 vezes 2 H subscrito 2 O para o hidrato azul e C o C l subscrito 2 vezes 6 H subscrito 2 O para o cor-de-rosa –, foi possível observar como a incorporação de diferentes quantidades de moléculas de água por um composto iônico forma uma classe de sais inorgânicos. Além disso, o exemplo apresentado permitiu observar o equilíbrio entre as espécies formadas.