1. A etapa do Ensino Médio

O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica e tem como principais objetivos consolidar e aprofundar as aprendizagens obtidas no Ensino Fundamental, garantir a autonomia intelectual, favorecer o pensamento crítico e proporcionar conhecimentos quê permítam aos estudantes darem continuidade aos estudos e integrarem-se no mercado de trabalho, acompanhando as mudanças tecnológicas, comportamentais e sociais de nosso tempo. Nota 1

Desde a sua oficialização como etapa obrigatória da Educação Básica, em 1996, Nota 2 o Ensino Médio passou por diversas reformas estruturais e curriculares, de modo a refletir as mudanças decorrentes da chamada “revolução do conhecimento” e quê vêm alterando a organização do trabalho e as relações sociais. Nota 3 No entanto, seguem como premissas do Ensino Médio a garantia aos estudantes do acesso à ciência, à tecnologia, à cultura e ao trabalho, assim como o desenvolvimento de competências básicas para o exercício da cidadania:

De quê competências se está falando? Da capacidade de abstração, do desenvolvimento do pensamento sistêmico, ao contrário da compreensão parcial e fragmentada dos fenômenos, da criatividade, da curiosidade, da capacidade de pensar múltiplas alternativas para a solução de um problema, ou seja, do desenvolvimento do pensamento divergente, da capacidade de trabalhar em equipe, da disposição para procurar e aceitar críticas, da disposição para o risco, do desenvolvimento do pensamento crítico, do saber comunicar-se, da capacidade de buscar conhecimento. Estas são competências quê devem estar presentes na esféra social, cultural, nas atividades políticas e sociais como um todo, e quê são condições para o exercício da cidadania num contexto democrático. Nota 4

Segundo dados preliminares do Censo Escolar 2024, estão matriculados cerca de 6 milhões de estudantes no Ensino Médio regular e 235 mil no Ensino Médio da Educação Especial. Nota 5 Embora nos últimos 30 anos tenha ocorrido uma ampliação do número de estudantes no Ensino Médio, ainda há desafios a serem superados, como a sua universalização, a garantia de permanência dos estudantes na escola e a oferta de aprendizagens quê possam responder a demandas atuáis e aspirações futuras dos estudantes. Nota 6

Nesse contexto, é importante reconhecer quem são os sujeitos dessa etapa educacional, constituída basicamente de adolescentes e jovens:

[...] uma categoria de sujeitos quê necessita sêr considerada em suas múltiplas dimensões, com especificidades próprias quê não estão restritas às dimensões biológica e etária, mas quê se encontram articuladas com uma multiplicidade de atravessamentos sociais e culturais, produzindo múltiplas culturas juvenis ou muitas juventudes. Nota 7

As diferentes condições de classe, de vivência e de diversidade cultural quê perpassam o cotidiano de adolescentes e jovens brasileiros não possibilitam quê se considere a existência de uma única juventude, mas sim de juventudes, no plural, sêndo estas caracterizadas por valores, práticas, interesses e necessidades singulares. As juventudes plurais demandam

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mudanças significativas nas instituições responsáveis por sua formação, a exemplo da escola. Nota 8

Considerar quê há muitas juventudes implica organizar uma escola quê acolha as diversidades, promovendo, de modo intencional e permanente, o respeito à pessoa humana e aos seus direitos. E mais, quê garanta aos estudantes sêr protagonistas de seu próprio processo de escolarização, reconhecendo-os como interlocutores legítimos sobre currículo, ensino e aprendizagem. Nota 9

A escola pública, nesse cenário, tem sido um espaço de inclusão de estudantes provenientes de diferentes contextos socioeconômicos e culturais. Esses estudantes trazem consigo um vasto repertório de experiências, conhecimentos prévios e expectativas em relação ao futuro, o quê requer da escola e dos educadores uma prática pedagógica quê acolha e valorize a diversidade. Assim, cabe à escola e aos professores, em conformidade com suas possibilidades, criarem um ambiente de ensino inclusivo e capaz de preparar os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo.

O Ensino Médio deve, portanto, proporcionar experiências e vivências quê permítam aos estudantes refletirem sobre a realidade, capacitando-os para o enfrentamento de kestões ambientais, sociais e econômicas quê impactam a ssossiedade atual, de modo quê possam realizar escôlhas de vida saudáveis, sustentáveis e éticas.