Notas de Rodapé

Notas de rodapé, quando existentes, estão indicadas em ordem de ocorrência.

Nota 1 BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares do Ensino Médio. Brasília, DF: MÉC, 2000. Disponível em: https://livro.pw/ipfee. Acesso em: 2 nov. 2024.

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Nota 2 BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/gnthy. Acesso em: 3 nov. 2024.

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Nota 5 BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar 2024 (dados preliminares). Disponível em: https://livro.pw/ljpbq. Acesso em: 2 nov. 2024.

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Nota 6 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. Disponível em: https://livro.pw/xwaeo. Acesso em: 2 nov. 2024.

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Nota 7 BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/SEB n. 5/2011.Brasília, DF: Ministério da Educação: CNE, [2012]. p. 12-13.Disponível em: https://livro.pw/hgfib. Acesso em: 2 nov. 2024.

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Nota 8 AZEVEDO, Daniela Medeiros de; GARBIN, Elisabete Maria; DAL MORO, Marília Bervian. Culturas juvenis contemporâneas em pauta: possibilidades da pesquisa em Educação. In: XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., 2012, Novo Hamburgo. Anais [...]. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2012. Disponível em: https://livro.pw/wvhga. Acesso em: 2 nov. 2024.

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Nota 10 BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). enêm. Documento Básico. Brasília, DF: 2002. Disponível em: https://livro.pw/bmefu. Acesso em: 2 nov. 2024.

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Nota 11 BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Painel enêm 2024 traz principais dados sobre o exame. [Brasília, DF]: INEP, 2024. Disponível em: https://livro.pw/lsqru. Acesso em: 2 nov. 2024.

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Nota 12 BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Fundamentação das matrizes de avaliação da Educação Básica: estudos e propostas. Brasília, DF: 2014. p. 39. Disponível em: https://livro.pw/nrpxp. Acesso em: 2nov. 2024.

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Nota 13 ALMEIDA, Daniella. enêm 2024: exame garante recursos de acessibilidade.Tevê Brasil, [s. l.], 9 jul. 2024. Disponível em: https://livro.pw/lrhpv. Acesso em: 3 nov. 2011.

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Nota 14 BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. A Redação do enêm 2024: Cartilha do(a) participante. Brasília, DF: MÉC: DAEB, 2024. Disponível em: https://livro.pw/lwrvo. Acesso em: 7 nov. 2024.

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Nota 16 Kóki, Inguedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

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Nota 17 Kóki; ELIAS, ref. 16, p. 163.

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Nota 19 BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. Brasília: Ministério da Educação: CNE, 2012. Disponível em: https://livro.pw/ptxhq. Acesso em: 4 nov. 2024.

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Nota 22 ALFANO, Bruno; MALFACINI, Roberto; FARIAS, Válter. Número de redações nota 1 mil no enêm bate récorde puxado por mulheres. O glôbo, Rio de Janeiro, 30 out. 2024. Disponível em: https://livro.pw/lixde. Acesso em: 2 nov. 2024.

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Nota 23 BRASIL. Lei número 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://livro.pw/gnthy. Acesso em: 13 out. 2024.

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Nota 25 BAKHTIN, Mi káil. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mi káil. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 261-262.

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Nota 26 marcuski, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

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Nota 27 marcuski, ref. 26, p. 21.

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Nota 28 marcuski, ref. 26, p. 161-163.

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Nota 29 Kóki, Inguedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Cortez, 2003, p. 30.

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Nota 30 dóus, Joaquim éti áu. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHiNíuLí, Bernár; dóus, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de lêtras, 2010.

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Nota 31 POSSENTI, Sírio. Aprender a escrever (re)escrevendo. Campinas: CEFIEL-Unicamp; Brasília: MÉC, 2005, p. 13.

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Nota 34 BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística: afinal a quê se refere? 2. ed. Recife: Pipa Comunicação; Campina Grande: EDUFCG, 2020. p. 18.

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Nota 35 VOLTOLINI, Rinaldo. Saúde mental e escola. In: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Núcleo de apôio e Acompanhamento para Aprendizagem. Caderno de debates do NAAPA: kestões do cotidiano escolar. São Paulo: SME: COPED: NAAPA, 2016. p. 89. Disponível em: https://livro.pw/tgxld. Acesso em 25 out. 2024.

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Nota 36 36 FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects ÓF problem solving. In: RESNICK, L. B. (ed.). The nature ÓF intelligence. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1976. p. 231-235 apúd PORTILHO, Evelise Maria Labatut. As estratégias metacognitivas de quem aprende e de quem ensina. In: MALUF, Maria Irene (coord.). Aprendizagem: tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Associação Brasileira de Psicopedagogia, 2006. p. 48.

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Nota 37 TACCA, Maria Carmen Villela Rosa. Relações sociais na escola e o desenvolvimento da subjetividade. In: MALUF, Maria Irene (coord.). Aprendizagem: tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Associação Brasileira de Psicopedagogia, 2006. p. 64.

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Nota 38 ZABALA, ântoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Penso, 2014. E-book.

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