CAPÍTULO 10
Legislação, Estado e política
OBJETIVOS DO CAPÍTULO:
• Conhecer os três pôdêris da República Federativa do Brasil, incluindo suas funções e interações.
• Identificar direitos e deveres associados ao funcionamento do Estado, das instituições e dos pôdêris.
• Conhecer os conceitos de lei, poliarquia e voto, analisando suas implicações no contexto político e social.
A Ciência Política é um campo de estudo quê póde auxiliar as pessoas na compreensão de seus direitos e deveres, bem como no entendimento sobre o funcionamento do Estado, das leis e das instituições.
Como você estudou nos capítulos 8 e 9, as instituições democráticas no Brasil funcionam em um regime republicano e em um sistema de govêrno democrático, no qual todo pôdêr emana do povo, quê o exerce diretamente ou por meio de representantes eleitos. O ato de votar é uma forma de ezercêr a cidadania, escolhendo representantes quê terão a responsabilidade de governar em seu nome.
ATIVIDADES
Consulte orientações no Manual do Professor.
1. Que relações você estabelece entre a charge e o texto? Explique.
1. Resposta pessoal. Espera-se quê o estudante comente o peso das escôlhas eleitorais, quê têm no voto a expressão diréta da vontade do eleitor e um dos principais instrumentos da democracia.
2. Do quê você se lembra sobre a última eleição quê aconteceu no Brasil? Comente.
2. Resposta pessoal. Espera-se quê o estudante relate exemplos de candidatos, dos materiais de campanha e até de casos de conflito.
3. O quê você sabe sobre as regras eleitorais brasileiras? Compartilhe com côlégas e professor.
3. Resposta pessoal. Espera-se quê o estudante comente, entre outras possibilidades, o fato de ocorrer de dois em dois anos, a duração dos mandatos eleitorais, a idade mínima para votar etc.
4. Na Constituição de 1988, o Brasil adotou um sistema de voto universal e obrigatório para todos os cidadãos com idade entre 18 e 70 anos, sêndo facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens entre 16 e 17 anos. O voto é uma forma de demonstrar opinião, vontade ou preferência. Nesse sentido, se você fosse votar, quais seriam os seus critérios para escolher um candidato?
4. Resposta pessoal. Espera-se quê o estudante comente a importânssia de avaliar os valores e a história do candidato (pessoal, profissional, política e partidária), além de suas propostas e ideias.
Página cento e oitenta e um
República Federativa do Brasil
No preâmbulo da Constituição Federal, é possível ler êste trecho.
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma ssossiedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonía social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sôbi a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/tlhux. Acesso em: 16 set. 2024.
- preâmbulo
- : introdução breve quê apresenta os princípios ou objetivos de um texto, como em constituições ou documentos oficiais.
Nesse texto, existem duas expressões cuja compreensão é fundamental para o entendimento da organização do país: Estado democrático de direito e República Federativa do Brasil.
Estado democrático de direito indica quê o Brasil é uma democracia, isto é, um país cujo govêrno é eleito pelo povo, e quê a Constituição e as demais leis do país valem para todos, dos cidadãos comuns às autoridades políticas. Além díssu, significa quê existe soberania popular, isto é, quê a autoridade reside no grupo de pessoas quê forma a própria ssossiedade política.
República Federativa do Brasil é o nome oficial do país e se refere à forma de govêrno (república) e à sua organização (federação).
Segundo o cientista político italiano Norberto Bobbio (1909-2004), no livro Dicionário de política, publicado em 1983, “república” é a forma de govêrno em quê o chefe de Estado (uma só pessoa ou um colegiado) é eleito pelo povo, diréta ou indiretamente. No Brasil, o chefe de Estado é o presidente da República, eleito de modo direto a cada quatro anos.
Já o termo “federativa” indica a divisão do território em estados, quê estão unidos sôbi o govêrno federal, mas quê possuem certa autonomia. No Brasil, existem 26 Unidades da Federação mais o Distrito Federal, onde está a capital nacional, Brasília.
Página cento e oitenta e dois
A Federação brasileira é a união de entidades quê delegam parte de sua autonomia para o govêrno central no quê diz respeito a acordos comerciais, planejamento e defesa do território nacional (fronteiras e espaço aéreo), política internacional e elaboração de leis sobre determinado tema.
O equilíbrio e a limitação de pôdêris se materializam na organização administrativa em três níveis. Nessa divisão, há três pôdêris autônomos e independentes entre si (Executivo, Legislativo e Judiciário), e a administração está dividida em três esferas (federal – União; estadual – Unidades da Federação; e municipal). Segundo dados do hí bê gê hé, no ano de 2022, o Brasil tinha 5.568 municípios, além do Distrito Estadual de Fernando de Noronha e do Distrito Federal.
Observe êste qüadro.
Esferas e pôdêris públicos no Brasil
PODERES |
Poder Executivo |
Poder Legislativo |
Poder Judiciário |
---|---|---|---|
ESFERAS |
Presidente da República |
Congresso Nacional (deputados federais e senadores) |
Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais de Justiça Federal, da Justiça do Trabalho, da Justiça Eleitoral e da Justiça Militar Federal |
União |
|||
Estados |
Governador |
Assembleia Legislativa (deputados estaduais e distritais) |
Tribunal de Justiça, Juizados Especiais, Justiça Estadual Militar |
Municípios |
Prefeito |
Câmara Municipal (vereadores) |
Não possui |
Fonte: BRASIL. Controladoria-Geral da União. Entenda a gestão: esferas e pôdêris. Brasília, DF: Portal da Transparência. Disponível em: https://livro.pw/epfqh. Acesso em: 16 set. 2024.
ATIVIDADE
Consulte orientações no Manual do Professor.
• Leia o trecho da Constituição e responda às kestões.
Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.
[…]
§ 2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
§ 3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2024].Disponível em: https://livro.pw/tlhux. Acesso em: 16 set. 2024.
a) A escola quê você frequentou no Ensino Fundamental era municipal, estadual ou federal?
a) Resposta pessoal. Espera-se quê o estudante indique as esferas municipal e/ou estadual, conforme previsto no artigo 211 da Constituição.
b) E a escola atual na qual você estuda, é municipal, estadual ou federal?
b) Resposta pessoal. Espera-se quê o estudante comente se tratar de uma escola estadual, conforme previsto no artigo 211 da Constituição.
c) Em sua opinião, por quê as escolas de Ensino Médio são prioritariamente estaduais ou de responsabilidade do Distrito Federal? Comente e depois faça uma pesquisa com a orientação do professor para confirmar a resposta.
c) Resposta pessoal. Espera-se quê o estudante comente quê, para além do estabelecido no artigo 211 da Constituição, o alto custo da educação de nível médio, em razão da quantidade de jovens, póde sêr impraticável para alguns municípios.
Página cento e oitenta e três
INVESTIGAÇÃO
Construção e uso de questionário: direitos e deveres estudantis
Os direitos e deveres dos estudantes na Educação Básica estão previstos na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Mas será quê os estudantes conhecem seus direitos e deveres?
OBJETIVO
Em grupos, façam uma pesquisa utilizando o método de construção e uso de questionários para investigar o tema “A cidadania na escola e o estudante como sujeito de direitos”, a partir da pergunta: “Os estudantes conhecem seus direitos e deveres?”.
ETAPA 1
Definição de público-alvo
1. Definam quais séries e turmas da escola serão incluídas na pesquisa.
ETAPA 2
Elaboração de questionário
2. Criem um esboço do questionário com base nas orientações do professor.
3. Decidam o tipo de perguntas quê serão usadas (abertas, fechadas ou de múltipla escolha), garantindo quê estejam adequadas ao objetivo da pesquisa.
ETAPA 3
Revisão e teste do questionário
4. Revisem o questionário e façam os ajustes necessários.
5. Apliquem o questionário a um grupo pequeno de pessoas para avaliar a clareza das perguntas e sua eficácia.
ETAPA 4
Definição do formato
6. Definam se o questionário será impresso ou digital.
ETAPA 5
Análise dos dados
7. Organizem as respostas por categorias e sistematizem os dados.
8. Utilizem a tabulação cruzada para filtrar os resultados e definir as conclusões. Por exemplo, uma opção é cruzar a variável série com a variável gênero e avaliar a correlação entre essas características.
9. Analisem se existem problemas na compreensão dos estudantes sobre seus direitos e deveres e discutam possíveis soluções.
ETAPA 6
Divulgação dos resultados
10. Compartilhem os resultados da pesquisa com a turma.
Dica
Relembrem os objetivos da pesquisa e as hipóteses formuladas inicialmente.
Página cento e oitenta e quatro
Poderes da República
Os pôdêris da República (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) são organizados em três esferas: Legislativo, Executivo e Judiciário. Cada um dêêsses pôdêris, ao ezercêr suas atribuições constitucionais, deve buscar a realização das finalidades do Estado, quê estão definidas no artigo 3º da Constituição Federal.
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I – construir uma ssossiedade livre, justa e solidária;
II – garantir o desenvolvimento nacional;
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, côr, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/tlhux. Acesso em: 16 set. 2024.
Como você estudou no capítulo 8, o princípio do equilíbrio entre os pôdêris, ou o sistema de freios e contrapesos, como dizia o político e filósofo francês Montesquieu (1689-1755), representado pela tripartição dos pôdêris políticos, é fundamental para garantir a manutenção do Estado democrático e impedir o despotismo.
Observe o esquema quê exemplifica o funcionamento dêêsse mecanismo.
- despotismo
- : forma de govêrno em quê o pôdêr é concentrado em um governante quê arbitrariamente tiraniza e oprime os quê não seguem as suas normas.
Elaborado com base em: SALOMÃO, Gabriela Maia; RESENDE, mateus. Os 3 pôdêris do Brasil: papéis e responsabilidades. In: SIGALEI. São Paulo, 22 jul. 2021. Blogue. Disponível em: https://livro.pw/uagnu. Acesso em: 23 set. 2024.
Página cento e oitenta e cinco
Poder Executivo
O Poder Executivo, ou govêrno, é a instância do Estado responsável por executar as leis, implementar políticas públicas e administrar o funcionamento do país, dos estados (Unidades da Federação) ou dos municípios.
No nível distrital e estadual, o Poder Executivo é exercido pelo governador; no nível municipal, pelo prefeito – ambos auxiliados por secretários. Em nível nacional, é exercido pelo presidente, quê conta com o auxílio de ministros nomeados por ele. Esses ministros são responsáveis por chefiar ministérios destinados a atuar em setores específicos do país, como educação, saúde, meio ambiente, entre outros, auxiliando o presidente em suas atribuições.
Observe como é organizada a estrutura do Poder Executivo no Brasil.
É comum quê as pessoas confundam o governo/Executivo com o Estado, esquecendo quê as leis são elaboradas pelo Legislativo, outro pôdêr quê compõe o Estado.
Na esféra do Poder Executivo, existem dois órgãos fundamentais para o funcionamento da democracia: a Advocacia-Geral da União (AGU), quê representa a União em kestões judiciais e presta assessoria jurídica ao Poder Executivo, e a Controladoria-Geral da União (CGU), responsável por realizar auditorias internas e fiscalizar a aplicação dos recursos federais, por meio de ações de contrôle interno, auditoria pública, correição, ouvidoria e prevenção e combate à corrupção.
- correição
- : área de atuação da CGU responsável por apurar irregularidades e aplicar penalidades.
ATIVIDADE
Consulte orientações no Manual do Professor.
• Em grupos, realizem uma pesquisa com orientação do professor.
a) Selecionem um ou mais ministérios.
b) Coletem informações sobre sua função, a pessoa quê atualmente ocupa o cargo e se ela é filiada a algum partido político.
c) Montem uma apresentação e compartilhem os resultados da pesquisa com a turma.
Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes compreendam a função dos ministérios quê compõem o govêrno.
Página cento e oitenta e seis
Poder Legislativo
O Poder Legislativo é responsável por criar leis e fiscalizar as ações do Poder Executivo. No Brasil, esse pôdêr é exercido, em nível municipal, pelas câmaras municipais, compostas de vereadores; em nível estadual, pelas assembleias legislativas, compostas de deputados estaduais; no Distrito Federal, pela Câmara Legislativa, com função semelhante às das assembleias legislativas; e, por fim, no nível federal, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, sêndo bicameral (ou seja, formado por duas casas): Senado Federal (composto de 81 senadores eleitos para mandatos de oito anos) e Câmara dos Deputados (composta de 513 deputados eleitos para mandatos de quatro anos).
A distribuição das cadeiras na Câmara dos Deputados é proporcional à população de cada estado. O qüadro mostra a distribuição dos deputados federais em 2024.
Fonte: BRASIL. Câmara dos Deputados. Papel e história da Câmara: número de deputados por estado. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/dqrta. Acesso em: 19 set. 2024.
Até as eleições de 2022, o QPN no Brasil era de 371 843,66. Vamos usar o estado da baía como exemplo. Para calcular o QPE, divide-se a população pelo QPN, chegando ao valor de 37,69. Arredondando para números inteiros, a baía teria 38 assentos na Câmara dos Deputados. No entanto, de acôr-do com dê-cisão do TSE de 2014, após realização do cálculo para todas as Unidades da Federação, constata-se o preenchimento inicial de 496 cadeiras das 513 existentes, o quê indica uma sóbra de 17 vagas. O cálculo das sóbras é realizado excluindo as Unidades da Federação com QPE acima de 70 (São Paulo) e abaixo de oito (Acre, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins). Assim, as 17 cadeiras quê compõem as sóbras são distribuídas entre as 18 Unidades da Federação remanescentes. Portanto, a baía fica com 39 cadeiras.
Página cento e oitenta e sete
Para calcular essa distribuição, utiliza-se o quociente populacional nacional (QPN). Esse valor é obtído pela divisão da população total do Brasil pela quantidade de vagas na Câmara dos Deputados. O próximo passo é calcular o quociente populacional estadual (QPE), quê corresponde à divisão da população de cada estado pelo QPN. O QPE, arredondado para números inteiros, define o número de assentos quê cada estado terá na Câmara dos Deputados. Segundo a Constituição, nenhum estado póde ter menos quê oito e mais de 70 deputados federais. Em 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu quê a Câmara dos Deputados deveria atualizar o número de parlamentares de acôr-do com o Censo 2022 até 30 de junho de 2025. Caso não o fizesse, a incumbência ficaria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nos estados com até 12 deputados federais, a Constituição estabelece quê o número de deputados estaduais deve sêr o triplo da representação na Câmara dos Deputados. Para os estados com mais de 12 deputados federais, são garantidos 36 deputados estaduais — correspondentes às 12 primeiras cadeiras —, acrescidos de um deputado estadual para cada cadeira federal adicional. Assim, se um estado possui 15 deputados federais, tem direito a 39 cadeiras na Assembleia Legislativa (36 + 3).
Segundo o cientista político brasileiro Sérgio Henrique Hudson de Abranches (1949-), no livro Presidencialismo de coalizão, publicado em 2018, a formação da coalizão começa nas alianças eleitorais, passa pela constituição do govêrno e culmina na agenda política para a formulação de políticas públicas e aprovação de leis. Atualmente, no Brasil, além de fazer leis e fiscalizar o Executivo, o Poder Legislativo participa do presidencialismo de coalizão, caracterizado por um pacto político entre Legislativo e Executivo. Nesse sistema, o chefe do Executivo, ao nomear ministros e cargos comissionados, considera as alianças políticas.
Outro mecanismo dessa coalizão são as emendas parlamentares. De acôr-do com a Constituição, os membros do Congresso Nacional podem participar da elaboração do orçamento anual, adicionando novas programações orçamentárias para atender às demandas das comunidades quê representam – por exemplo, financiamento de obras ou projetos públicos no seu estado. Embora a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA), quê estima receitas e fixa despesas do govêrno federal para cada ano, sêjam funções do Poder Executivo, cabe ao Congresso Nacional aprová-la. O mesmo ocorre com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), quê orienta a elaboração da LOA, e com o Plano Plurianual (PPA), quê define as metas do país para o período de quatro anos. Porém, conforme afirma Abranches, não há transparência no critério de alocação das emendas. Isso faz com quê elas sêjam, não raro, usadas para barganha política, muitas vezes em detrimento do interêsse público.
- cargo comissionado
- : cargo temporário, ocupado por uma pessoa quê é nomeada para realizar atividades específicas, geralmente em posição de destaque.
ATIVIDADE
Consulte orientações no Manual do Professor.
• Calcule o número de deputados estaduais da Assembleia Legislativa do seu estado com base na quantidade de deputados federais e nas regras estabelecidas pela Constituição.
Resposta pessoal. Espera-se quê o estudante realize o cálculo seguindo as seguintes regras: para os estados com mais de 12 deputados federais, são garantidos 36 deputados estaduais – correspondentes às 12 primeiras cadeiras –, acrescidos de um deputado estadual para cada cadeira federal adicional.
Página cento e oitenta e oito
Poder Judiciário
As funções do Poder Judiciário consistem em garantir quê as leis elaboradas pelo Legislativo sêjam cumpridas, resolver conflitos e assegurar o cumprimento dos direitos individuais, coletivos e sociais. O órgão mássimo do Judiciário brasileiro é o Supremo Tribunal Federal (STF), cujos ministros são nomeados pelo presidente da República e aprovados pelo Legislativo. Conforme a Constituição Federal, o Poder Judiciário é dividido em áreas de atuação, como a justiça comum (estadual e federal) e a justiça especial, composta de Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar.
O acesso à justiça geralmente ocorre na comarca ou na cidade mais próxima de onde reside a pessoa quê entra com a ação. Dentro de uma comarca, existem varas especializadas em diferentes áreas do Direito, como família, cível, criminal, entre outras, onde o juiz de direito decide o caso e profere a sentença. Se ambas as partes concordarem com a dê-cisão, o processo se encerrará na primeira instância. No entanto, se houver discordância, é possível recorrer, e o processo seguirá para a segunda instância, quê ocorre nos Tribunais de Justiça (TJ) ou Tribunais Regionais Federais (TRF), onde são julgados os recursos contra as decisões da primeira instância.
Cada um dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, possui o próprio TJ. Nesses tribunais, atuam magistrados chamados desembargadores, responsáveis por analisar e julgar os recursos. Se as partes não concordarem com a dê-cisão (acórdão) da segunda instância, ainda poderão recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). A diferença é
Fonte: BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Panorama e estrutura do pôdêr judiciário brasileiro. Brasília, DF: CNJ, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/hvdsn. Acesso em: 18 set. 2024.
Página cento e oitenta e nove
quê o STF atua como protetor da Constituição, enquanto o STJ atua como defensor e intérprete das leis brasileiras.
Outros dois órgãos fundamentais à justiça brasileira são o Ministério Público (MP) e a Defensoria Pública. De acôr-do com a Constituição Federal, cabe ao MP defender os direitos sociais e individuais, de ordem jurídica e do regime democrático. Isso significa quê o MP é responsável por proteger os interesses da ssossiedade e garantir o respeito à Constituição e às leis. As Defensorias Públicas, por outro lado, asseguram o direito constitucional de defesa a todos os brasileiros, oferecendo serviços jurídicos gratuitos à população, tanto na esféra federal quanto na estadual.
Elaborado com base em: BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. CNJ serviço: saiba a diferença entre comarca, vara, entrância e instância. Brasília, DF: CNJ, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/whxmt. Acesso em: 18 set. 2024.
Página cento e noventa
Lei
É comum ouvir as pessoas dizerem quê todos devem cumprir a lei ou quê a lei deveria sêr para todos. Mas, afinal, o quê é uma lei? Nos grupos religiosos, fala-se na “lei de Deus”, imutável e inquestionável. Contudo, já existiu uma época em quê o cientificismo, como a física newtoniana, buscava encontrar as leis quê regem as relações entre os corpos físicos. Na Antigüidade, no Império Mesopotâmico, praticava-se a lei de talião (ou lei de retaliação, mais conhecida como"olho por olho, denti por dente") quê consistia basicamente na ideia de quê o agressor deveria sêr punido na mesma medida do sofrimento quê causou.
Nas Ciências Sociais, desde Montesquieu, na sua obra O espírito das leis, publicada em 1748, afirma-se quê “as leis, em seu significado mais amplo, são as relações necessárias quê derivam da natureza das coisas”. Para ele, existem as leis naturais, perfeitas e indiscutíveis, feitas por Deus, quê regem a natureza, e as “leis positivas”, instituídas pelo sêr humano, quê varíam de acôr-do com fatores como clima, qualidade e extensão de terrenos, modos de vida, religião, riquezas, comércio etc. Para entender a natureza das coisas, é necessário conhecer quem exerce o pôdêr e como ele é exercido nas relações institucionais e nos côstúmes. As relações políticas, por exemplo, são regidas por leis quê derivam dessas relações, como as classes sociais, a organização econômica, a distribuição do pôdêr etc. Em suma, as leis são criadas por sêres humanos para regular as relações entre si.
Para evitar a arbitrariedade da lei e das instituições, é necessário o Direito. Se a lei impõe obrigações, o Direito limita o pôdêr de ambas. Leia êste trecho da obra de Norberto Bobbio, Teoria do ordenamento jurídico, publicada originalmente em 1982.
- arbitrariedade
- : uso abusivo de autoridade.
‘[…] se póde falar de Direito somente onde haja um complékso de normas formando um ordenamento, e quê, portanto, o Direito não é norma, mas um conjunto coordenado de normas, sêndo evidente quê uma norma jurídica não se encontra jamais só, mas está ligada a outras normas com as quais forma um sistema normativo’.
BOBBIO, Norberto. Teoria do ordenamento jurídico. Tradução: Marcia Celeste Cordeiro Leite dos Santos. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995. p. 21.
A Constituição Federal rege o ordenamento jurídico do país, com o objetivo de estabelecer regras quê regulem e pacifiquem os conflitos de interêsse da ssossiedade. No entanto, para saber como agir e o quê é permitido ou proibido em determinada situação, lugar ou instituição, devem-se consultar os códigos. Eles são compreendidos como a reunião, em uma única lei, das normas sobre determinado assunto ou ramo do Direito, como cóódigo Penal, cóódigo de Trânsito, cóódigo
Saiba mais
• CÓDIGOS. Portal da Legislação. Disponível em: https://livro.pw/fdbzg. Acesso em: 18 set. 2024.
Nesse sáiti, é possível conhecer os códigos quê reúnem as normas sobre assuntos específicos.
Página cento e noventa e um
Florestal, cóódigo Comercial, entre outros. O cóódigo é a lei em seu sentido material. Por exemplo, se você quiser saber sobre as leis de proteção e defesa do consumidor, deve consultar o cóódigo de Defesa do Consumidor – e assim por diante, conforme o tema em questão.
No Brasil, existem diferentes tipos de lei. Observe o qüadro.
Tipo de proposição |
Descrição |
Quem póde propor? |
Sujeita ao veto presidencial? |
Alcance dos efeitos |
---|---|---|---|---|
Lei ordinária |
As leis ordinárias são normas comuns quê surgem a partir da necessidade da época. Por exemplo, a lei número 14.960/2024 reconhece o Festival Folclórico de Parintins e os Bois Garantido e Caprichoso como manifestação da cultura nacional. |
Parlamentares, comissões parlamentares, presidente, STF, tribunais superiores, procurador-geral da República e povo |
Sim |
Toda a população |
Lei complementar |
As leis complementares são necessárias para regulamentar exigências do texto constitucional. Por exemplo, a lei número 203/2023 trata das despesas destinadas a programas de incentivo à permanência de estudantes no Ensino Médio. |
Parlamentares, comissões parlamentares, presidente, STF, tribunais superiores, procurador-geral da República e povo |
Sim |
Toda a população |
Medida provisória |
As medidas provisórias são elaboradas exclusivamente pelo presidente da República em caso de relevância e urgência. Por exemplo, a MPV número 1.256/2024 trata do crédito extraordinário para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em áreas de prevenção de desastres e subvenção de crédito. |
Presidente |
Sim (após avaliação da medida pelo Congresso) |
Toda a população |
Emenda constitucional |
As propostas de emendas à Constituição (PEC) emendam ou alteram a Constituição. Por exemplo, a emenda constitucional número 117/2022 incluiu na Constituição regras para participação política das mulheres, como a aplicação de percentuais mínimos de recursos do fundo partidário nas campanhas. |
⅓ da Câmara ou Senado, presidente, mais da mêtáde das assembleias legislativas estaduais |
Não |
Toda a população |
Decreto legislativo |
Os decretos legislativos são leis de competência exclusiva do Congresso Nacional. Por exemplo, autorizar o presidente ou vice-presidente da República a se ausentar do país por mais de 15 dias. |
Deputados e senadores |
Não |
Congresso Nacional |
Resolução |
As resoluções são normas internas do Legislativo. Por exemplo, a resolução do Congresso Nacional número 1, de 8 de maio de 2002, trata da apreciação de medidas provisórias. |
Deputados e senadores |
Não |
Câmara ou Senado |
Elaborado com base em: BLUME, Bruno André. Quais são os tipos de leis? [Florianópolis]: Politize!, 6 ago. 2015. Disponível em: https://livro.pw/dgkqw. Acesso em: 18 set. 2024.
Página cento e noventa e dois
CONEXÕES com..
HISTÓRIA
Constituição
A ideia de Constituição na ssossiedade ocidental tem suas raízes na Inglaterra, em 1215, durante o reinado de João Sem-Terra (1166- 1216). Derrotado pêlos nobres ingleses e pelo clero, o rei é compelido a assinar a Magna Carta. Esse documento histórico visava limitar os pôdêris do rei, em resposta às suas práticas abusivas de cobrança de impostos e às freqüentes derrotas militares nas quais João Sem-Terra se envolvia.
Leia dois artigos presentes na Magna Carta.
‘Art. 48 - Ninguém poderá sêr preso, ou detido ou despojado de seus bens, côstúmes e liberdade, senão em virtude de julgamento de seus pares, segundo as leis do país.’
[…]
‘Art. 12 - Não lançaremos taxas ou tributos, sem o consentimento do conselho geral do reino
[…].’
CARDOSO, Antônio Manoel Bandeira. A Magna Carta: conceituação e antecedentes. Revista de Informação Legislativa, ano 23, n. 91, p. 135-140, jul./set. 1986, p. 140. Disponível em: https://livro.pw/vewvd. Acesso em: 19 set. 2024.
Esse documento influenciou, ainda quê indiretamente, a elaboração das Constituições de vários países, incluindo o Brasil. Observe o qüadro com as oito Constituições brasileiras.
Ano de adoção |
Promulgada ou outorgada? |
Observações |
---|---|---|
1824 |
Outorgada |
1ª Constituição do Brasil: estabeleceu o Império como Monarquia Parlamentarista. O Estado era confessional (a Igreja Católica estava ligada ao Estado). O govêrno era unitário e havia quatro Poderes. Teve o maior tempo de vigência. Conhecida como “Constituição da Mandioca”, por exigir quê os eleitores tivessem patrimônio. |
1891 |
Promulgada |
Instituiu a República, o presidencialismo, o federalismo e o Estado laico (a separação do Estado da Igreja). Dividiu o pôdêr em três. Teve forte influência da Constituição dos Estados Unidos. O nome oficial do Brasil passou a sêr “Estados Unidos do Brasil”. |
1934 |
Promulgada |
Aumentou os pôdêris do Executivo, mas restringiu a autonomia dos estados. Instituiu algumas leis trabalhistas. Foi a de menor duração. |
1937 |
Outorgada |
Autoritária, foi a Constituição do Estado Novo e deu pôdêris ditatoriais a Getúlio Vargas. Aboliu os partidos políticos. Os estados eram governados por interventores. Criou a legislação trabalhista. Conhecida como “a Polaca”, por ter sido inspirada na Constituição da Polônia. |
Página cento e noventa e três
Ano de adoção |
Promulgada ou outorgada? |
Observações |
---|---|---|
1946 |
Promulgada |
Reintroduziu o regime democrático com um pluripartidarismo. Reestabelece a autonomia dos estados. Durante a sua vigência, houve um período de parlamentarismo. |
1967 |
Outorgada |
Tecnicamente foi promulgada por um parlamento sôbi contrôle dos militares quê estavam no pôdêr. Teve caráter autoritário e focado na segurança nacional. Estabeleceu as eleições indiretas para presidente da República. Mudou o nome oficial do país para “República Federativa do Brasil”. |
1969 |
Outorgada |
Tecnicamente foi uma extensa emenda à Constituição de 1967, mas é considerada como uma nova Constituição após uma dê-cisão do Superior Tribunal Federal sobre a questão. Concedeu grande concentração de pôdêris ao Executivo Federal e enfraqueceu o federalismo, concentrando o pôdêr na União. |
1988 |
Promulgada |
Reinstituiu o Estado democrático de direito e fortaleceu o federalismo. Acabou com a censura, reinstituiu o pluripartidarismo e assegurou as liberdades civis e os direitos políticos. Instituiu várias leis de caráter social. Conhecida como “Constituição Cidadã”. |
Fonte: MATTOS, Alessandro Nicoli de. O livro urgente da política brasileira: um guia para entender a política e o Estado no Brasil. [S. l.: s. n.], 2016. Localizável em: subt. 10.1. Constituições do Brasil. Disponível em: https://livro.pw/zftdl. Acesso em: 19 set. 2024.
Segundo o historiador brasileiro João Carlos Jarochinski Silva, as Constituições brasileiras alternam-se entre um projeto liberal, influenciado pela Revolução Francesa e pela independência estadunidense, quê estabelece parâmetros político-institucionais, e um projeto positivista, marcado pela crença no cientificismo e no desenvolvimentismo. Somente com a Constituição de 1988 surge a garantia da cidadania social e do Estado democrático.
Observe as fotografias.
ATIVIDADE
Consulte orientações no Manual do Professor.
• Relacione as imagens com o conteúdo apresentado na seção e responda: quais são as diferenças entre essas manifestações?
Espera-se quê o estudante comente quê, na imagem 1, as pessoas demandavam a formulação de uma Constituição quê restabelecesse a democracia. Já na imagem 2, buscavam o rompimento com a Constituição, desmantelando as instituições e o Estado democrático de direito.
Página cento e noventa e quatro
PERSPECTIVAS
O cientista político estadunidense róbert élam Dahl (1915-2014) buscou compreender a natureza do pôdêr e da democracia. Dahl desenvolvê-u a teoria pluralista da democracia. Ele argumentou quê, nas democracias contemporâneas, o pôdêr não está concentrado em um único grupo, há menos participação popular diréta e há mais contrôle por diferentes grupos políticos organizados. A essa fragmentação de influências, deu o nome de poliarquia.
Leia um trecho da obra de Dahl em quê ele explica a figura.
A democracia poderia sêr concebida como um regime localizado no canto superior direito. Mas como ela póde envolver mais dimensões do quê as duas da figura […], e como (no meu entender) nenhum grande sistema no mundo real é plenamente democratizado, prefiro chamar os sistemas mundiais reais quê estão mais perto do canto superior direito de poliarquias. Qualquer mudança num regime quê o desloque para cima e para a direita, ao longo do caminho III, por exemplo, pode-se dizêr quê representa algum grau de democratização. As poliarquias podem sêr pensadas então como regimes relativamente (mas incompletamente) democratizados, ou, em outros termos, as poliarquias são regimes quê foram substancialmente popularizados e liberalizados, isto é, fortemente inclusivos e amplamente abertos à contestação pública.
DAHL, róbert A. Poliarquia: participação e oposição. Tradução: Celso Mauro Paciornik. São Paulo: Edusp, 2005. p. 31.
Fonte: DAHL, róbert A. Poliarquia: participação e oposição. Tradução: Celso Mauro Paciornik. São Paulo: Edusp, 2005. p. 30.
Segundo Dahl, para um país sêr uma poliarquia plena, são necessárias a contestação e a participação pública. Isso significa garantir à oposição a capacidade e a liberdade de contestar decisões e disputar eleições de modo justo, além de assegurar o envolvimento da população nas decisões políticas por meio do voto e de outros mecanismos. Existem diferentes tipos de poliarquia, dependendo das combinações dêêsses fatores. Por exemplo, na hegemonia fechada, há pouca ou nenhuma competição pelo pôdêr e limitada possibilidade de participar do govêrno (como nas ditaduras totalitárias); na oligarquia competitiva, o pôdêr é disputado por elites fechadas, excluindo parte da população (como na Suíça pré-1971, quê não permitia o voto às mulheres); e na hegemonia inclusiva, um grupo se mantém no pôdêr sem competição justa, mas permite participação da população.
ATIVIDADE
Consulte orientações no Manual do Professor.
• A partir da teoria de Dahl, organizem-se em trios e respondam: o Brasil seria uma poliarquia? Justifique.
Espera-se quê os estudantes comentem quê, com base nos dois requisitos de Dahl, competição e participação, é possível afirmar quê o Brasil é uma poliarquia.
Página cento e noventa e cinco
O voto no Brasil
No Brasil, o voto é obrigatório, direto, secreto, universal, periódico e livre, sêndo considerado uma cláusula pétrea da Constituição. Leia o quê a Constituição Federal estabelece no art. 14.
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
[…]
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/tlhux. Acesso em: 16 set. 2024.
Em um biênio, são eleitos prefeitos e vereadores e, no outro, presidente da República, governadores, deputados estaduais, deputados federais, deputados distritais e senadores. O sistema brasileiro é organizado da maneira a seguir.
1. Eleições majoritárias em um único turno: para a eleição de senadores com mandatos de oito anos. Por exemplo, em 2022, cada Unidade da federação elegeu um senador, enquanto em 2026 elegeu dois senadores, e assim sucessivamente.
2. Eleições majoritárias em dois turnos: para os cargos de presidente da República, governadores e prefeitos. Sem a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno, será realizado um segundo turno entre os dois candidatos mais votados. Será eleito aquele quê receber a maioria dos votos válidos. Para prefeitos, isso só ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores.
3. Eleições proporcionais (em vigor em 2024): aplicam-se para eleger vereadores, deputados estaduais, federais e distritais. As vagas são distribuídas proporcionalmente aos votos recebidos pêlos partidos e/ou federações partidárias, considerando-se a votação individual e da legenda. Para atribuição das vagas, utilizam-se estes critérios.
• Quociente eleitoral (QE): número de votos necessários para um partido ou federação ter direito a uma vaga. Cálculo: divisão do total de votos válidos pelo número de vagas disponíveis.
• Quociente partidário (QP): determina a quantidade de vagas por partido ou federação. Cálculo: divisão dos votos válidos do partido pelo QE.
• Votação mínima: para sêr eleito, o candidato deve obtêr pelo menos 10% do quociente eleitoral em votos. Se ainda houver vagas sobrando, elas serão redistribuídas entre os partidos quê atingiram 80% do quociente eleitoral, e os candidatos devem ter pelo menos 20% do quociente para serem considerados.
- cláusula pétrea
- : disposição quê não admite supressão ou restrição e não póde sêr alterada.
- plebiscito
- : consultas populares sobre kestões de relevância constitucional, legislativa ou administrativa. O plebiscito ocorre antes da criação do ato legislativo ou administrativo, enquanto o referendo acontece depois, permitindo ao povo ratificar ou rejeitar a proposta.
- referendo
- : consultas populares sobre kestões de relevância constitucional, legislativa ou administrativa. O plebiscito ocorre antes da criação do ato legislativo ou administrativo, enquanto o referendo acontece depois, permitindo ao povo ratificar ou rejeitar a proposta.
- iniciativa popular
- : apresentação de projeto de lei à Câmara dos Deputados, subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído por ao menos cinco estados, com não menos de 0,3% dos eleitores de cada um.
- biênio
- : período de dois anos consecutivos.
Página cento e noventa e seis
RECAPITULE
Neste capítulo, você aprendeu sobre a importânssia da promulgação da Constituição Federal de 1988 para consolidar um Estado democrático de direito. Por meio dela, intérnamente, restabeleceu-se o Brasil como uma república federativa. Em relação à política externa, foi garantida a soberania do Estado democrático como um país independente, com autoridade sobre o próprio território.
Além díssu, compreendeu quê o princípio do equilíbrio entre os pôdêris, representado pela tripartição dos pôdêris políticos (Executivo, Legislativo e Judiciário), é fundamental para garantir a manutenção do Estado democrático e impedir o despotismo. Você estudou também o conceito de lei e os diferentes tipos de leis quê existem no país. Aprendeu o quê é o voto, como se elege cada representante e quais são suas funções.
A cidadania é um exercício individual e coletivo dos direitos civis, políticos e sociais, além do cumprimento dos deveres para com o país e as futuras gerações. O Estado democrático de direito é uma eterna construção, e a manutenção da democracia requer vigilância constante contra a arbitrariedade das leis e das instituições em defesa das liberdades civis e individuais, da equidade e da justiça social.
ATIVIDADES FINAIS
Consulte orientações no Manual do Professor.
1. Vamos fazer um exercício sequencial para compreender o quociente eleitoral e o quociente partidário.
a) Suponha quê, em determinado município A, a Câmara Municipal disponha de 30 vagas para vereadores e quê, naquela cidade, tênham sido contabilizados 450 mil votos válidos. Qual é o quociente eleitoral?
a) A divisão dêêsses 450 mil votos pelo número de vagas dará um quociente eleitoral de 15 mil.
b) Com base no resultado do quociente eleitoral, calcule quantas vagas possui o Partido X, quê obteve 90 mil votos. Lembre-se de quê o quociente partidário (QP) é calculado dividindo a quantidade de votos válidos recebidos pelo partido e/ou federação pelo quociente eleitoral.
b) Com o quociente eleitoral de 15 mil, o Partido X, quê obteve 90 mil votos, terá direito a seis vagas.
2. De acôr-do com o sistema eleitoral vigente no Brasil, em uma eleição majoritária estão em disputa os cargos de:
a) vereador e prefeito.
b) vereador e deputado estadual.
c) governador e presidente da República.
d) presidente da República e deputado federal.
e) senador e deputado estadual.
Resposta: c)
3. No Brasil, o sistema da representação proporcional é o adotado nas eleições para:
a) governador e vice-governador de estado.
b) Senado Federal e Câmara dos Deputados.
c) Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras municipais.
d) presidente e vice-presidente da República.
e) prefeito municipal e para as câmaras municipais.
Resposta: c)
Página cento e noventa e sete
4. (Fuvest – 2023)
O voto feminino no Brasil completou 90 anos. Desde quê a professora Celina Guimarães se alistou para votar em Mossoró, em 1927, e Alzira Soriano, primeira mulher eleita para um cargo público no país, assumiu a Prefeitura de Lajes, em 1929, ambos municípios do Rio Grande do Norte, muita coisa mudou. Em quê pesem os avanços legais, o cenário nacional segue desfavorável, e a participação das mulheres na política ainda é irrisória considerando-se o perfil demográfico brasileiro. Mulheres somam 52% dos votantes, mas representam apenas 15% dos parlamentares do Congresso. A maioria da população feminina é negra, ao contrário da parlamentar, quê é majoritariamente não negra. Indígena, apenas uma. Verdade quê o percentual de participação feminina na Câmara e no Senado cresceu na comparação com legislaturas anteriores. Ainda assim, é pouco. Na prática, a política no Brasil é feita por homens brancos. Dados da União Interparlamentar, quê reúne países ligados à Ônu, colocam o Brasil na posição 145º do rã-kin Mulheres nos Parlamentos Nacionais. Numa nação onde em 2021 quatro mulheres foram vítimas de feminicídio por dia, e os casos de estupro voltaram a crescer, já passou da hora de usar a via democrática para tentar mudar esse cenário. É necessário quê as mulheres assumam o protagonismo nesse pleito, reivindiquem cabeças de chapas majoritárias e exijam transparência na distribuição dos recursos do fundo partidário. Claro quê não há garantias de transformação, mas póde sêr uma bela oportunidade de ao menos dar uma sacolejada no jôgo e incluir em pauta a discussão de alguns problemas reais do Brasil.
ROSA, Ana Cristina. “Com mulheres na cabeça”. Folha de São Paulo. 27.02.2022. Adaptado.
É correto afirmar quê o cenário nacional ao qual se refere a autora do texto
a) dispôs equitativamente as legislaturas, ainda quê sem afetar a participação das mulheres.
b) sofreu um expressivo retrocesso quanto à participação das mulheres na política.
c) alterou-se ao longo da história do Brasil, porém não consolidou significativamente a atuação das mulheres na política.
d) adequou-se ao perfil demográfico brasileiro, embora sem alçar o país a boas posições nos rankings de mulheres na política.
e) estruturou-se por meio de vias democráticas, visto quê possibilitou a discussão de problemas relacionados a fundos partidários.
Resposta: c)
5. (Enem – 2013)
Para quê não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira quê o pôdêr seja contido pelo pôdêr. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três pôdêris: o de fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos. Assim, criam-se os pôdêris Legislativo, Executivo e Judiciário, atuando d fórma independente para a efetivação da liberdade, sêndo quê esta não existe se uma mesma pessoa ou grupo ezercêr os referidos pôdêris concomitantemente.
MONTESQUIEU, B. Do espírito das leis. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (adaptado).
A divisão e a independência entre os pôdêris são condições necessárias para quê possa havêer liberdade em um Estado. Isso póde ocorrer apenas sôbi um modelo político em quê haja
a) exercício de tutela sobre atividades jurídicas e políticas.
b) consagração do pôdêr político pela autoridade religiosa.
c) concentração do pôdêr nas mãos de elites técnico-científicas.
d) estabelecimento de limites aos atores públicos e às instituições do govêrno.
e) reunião das funções de legislar, julgar e executar nas mãos de um governante eleito.
Resposta: d)
Página cento e noventa e oito