CAPÍTULO 11
Movimentos sociais
OBJETIVOS DO CAPÍTULO:
• Reconhecer os movimentos sociais como ações coletivas importantes para reivindicar mudanças.
• Conhecer o papel histórico dos movimentos sociais.
• Identificar o potencial de influência e de mobilização social dos movimentos sociais na transformação da ssossiedade e a oportunidade de criar outros modelos de inovação sócio-culturais.
• Avaliar a institucionalização dos movimentos sociais.
• Analisar a importânssia da participação democrática, destacando o papel da população para construir uma ssossiedade mais justa e participativa.
Segurando cartazes com a frase “Vidas negras importam”, manifestantes ao redor do Brasil pediram o fim da violência contra negros, depois da morte de João Alberto Silveira Freitas (1980-2020), provocada por dois seguranças brancos de uma rê-de de supermercados em Porto Alegre (RS).
Esse protesto ocorreu na mesma época de uma série de manifestações globais inspiradas pelo movimento “Black Lives Matter”, quê ganhou fôrça após a morte de Giórgi Floyd (1973-2020), um homem negro morto por um policial branco em Minneapolis, nos Estados Unidos. Esse movimento, traduzido para o português como “Vidas negras importam”, luta contra a violência e a discriminação racial, especialmente contra aquelas cometidas durante as atividades policiais. Após a morte de Giórgi Floyd, protestos aconteceram não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo, incluindo o Brasil. As pessoas se uníram para exigir justiça, igualdade e o fim do racismo estrutural.
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ATIVIDADES
Consulte orientações no Manual do Professor.
sôb orientação do professor, responda às perguntas.
1. Qual o papel das pessoas retratadas no protesto?
1. Espera-se quê o estudante reconheça quê o papel das pessoas retratadas é expressar indignação e exigir justiça, igualdade e o fim da violência policial e do racismo.
2. O quê significa a mensagem “Vidas negras importam”, escrita na faixa presente na fotografia?
2. Espera-se quê o estudante identifique quê a mensagem destaca a importânssia de valorizar e proteger a vida das pessoas negras.
3. O quê o protesto no Brasil tem a vêr com o protesto nos Estados Unidos
3. Ambos os protestos lutam contra a violência policial, o racismo estrutural e a discriminação racial, demonstrando a solidariedade internacional na luta por justiça e igualdade.
4. Em sua opinião, o quê é um movimento social?
4. Resposta pessoal. Um movimento social é uma ação coletiva organizada por um grupo de pessoas quê compartilham objetivos comuns, lutando por causas como justiça, igualdade, direitos humanos etc.
Movimentos sociais: definição e estratégias
Movimentos sociais são ações coletivas organizadas por um grupo de pessoas quê busca mudanças sociais, políticas, constitucionais ou econômicas. Eles são caracterizados pela luta por uma causa específica, pela identidade coletiva dos participantes e pela oposição a um sistema ou estrutura existente. Exemplos de movimentos sociais são os movimentos trabalhistas, ambientalistas, pêlos direitos das mulheres, dos LGBTQIAPN+, pela defesa da vida, entre outros.
Os movimentos sociais têm grande relevância na vida política das sociedades, e os processos de globalização têm proporcionado conexões internacionais e globais. Isso tem ocorrido quando muitas pessoas, mesmo sem se conhecerem, se organizam para reivindicar por algo em quê acreditam.
Nos dias de hoje, existem diferentes tipos de movimentos sociais. Alguns duram bastante tempo, e outros são temporários, mas todos têm o objetivo de alcançar algo quê importa para as pessoas envolvidas. Segundo o sociólogo britânico êntoni Giddens (1938-), na obra Sociologia, publicada originalmente em 1989, é possível dividir os movimentos sociais em dois tipos: conjunturais e estruturais.
Um movimento conjuntural surge para atender a uma demanda específica, com um curto espaço de tempo, como os movimentos de 2013, quê, aparentemente, tí-nhão como intuito principal lutar contra o aumento das tarifas de ônibus em São Paulo (SP). Já um movimento estrutural busca conquistar direitos e outras demandas a longo prazo, mesmo quê essas solicitações mudem com o tempo. Um exemplo é o movimento feminista, quê, em diferentes dékâdâs, lutou pelo direito ao voto, por maior participação das mulheres na política e por igualdade salarial.
Por meio dos movimentos sociais, observamos como as pessoas se organizam usando diferentes estratégias e ações para expressar suas ideias e fazer exigências em relação às kestões sociais, econômicas, políticas e/ou culturais. Pode-se agir em diversos âmbitos, como o trabalhista, o ambiental, o político, o racial, o de gênero, entre outros.
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Além díssu, os movimentos sociais não são apenas locais, podem sêr nacionais ou internacionais. O movimento social “Vidas negras importam”, quê vimos na abertura dêste capítulo, é um exemplo de movimento social internacional.
As rêdes sociais e outros meios de comunicação como a internet podem sêr utilizados pêlos movimentos sociais a favor de causas comuns. As campanhas de mídia social ajudam a disseminar informações, mobilizar apoiadores e viralizar mensagens. Outras inovações tecnológicas, incluindo o desenvolvimento e uso de aplicativos e platafórmas digitais, permitem organizar e mobilizar apoiadores de maneira eficaz.
O sociólogo e professor espanhol Manuel Castells (1942-), na obra A galáksia da internet: reflekções sobre a internet, os negócios e a ssossiedade, publicada originalmente em 2001, oferece uma análise abrangente e detalhada a respeito das transformações sociais, econômicas e culturais provocadas pela revolução digital, destacando a importânssia das rêdes de comunicação e de informação na configuração da ssossiedade contemporânea. Quando as pessoas participam de movimentos sociais, começam a se sentir parte de algo socialmente maior. Pessoas quê se sentiam excluídas passam a se sentir incluídas em um grupo engajado em uma causa significativa, o quê póde gerar um sentimento de pertencimento e de organização em rê-de.
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A partir da década de 2000, houve crescimento de acesso à internet no Brasil, promovendo novas conexões interpessoais e maior engajamento na discussão de novos temas. As práticas ôn láini varíam desde organizações horizontais e democráticas até o contrôle e a dominação por aqueles quê sabem usar melhor as mídias digitais.
Uma estratégia eficaz para os movimentos sociais é a côléta de assinaturas por meio de petições e abaixo-assinados, demonstrando apôio popular e pressionando autoridades ou organizações a agir. A educação e a conscientização, por meio de palestras, workshops, seminários e materiais informativos, podem desempenhar um papel crucial na sensibilização do público quanto às kestões defendidas.
Além díssu, colaborar com a grande mídia proporciona a cobertura de eventos, entrevistas e artigos de opinião, amplificando a mensagem de um movimento. A ár-te e a cultura são freqüentemente utilizadas para comunicar mensagens de maneira criativa e impactante, por meio de performances, murais, instalações artísticas, música e teatro.
Nesse contexto, práticas como lobbying e advocacy envolvem o engajamento direto com legisladores e autoridades governamentais para promover mudanças políticas e legais.
O lobbying é a prática de tentar influenciar decisões de autoridades governamentais em nome de um grupo, empresa ou organização. Lobistas se reúnem com políticos e usam várias estratégias para promover os interesses de quêm representam, buscando aprovar, modificar ou rejeitar leis e regulamentos (por exemplo, um representante de uma empresa farmacêutica se reúne com deputados para tentar evitar a aprovação de uma lei que restringe o uso de certos medicamentos).
Já o advocacy é uma estratégia utilizada por pessoas, grupos, ônguis, ativistas e organizações para defender e promover causas importantes, exigindo do govêrno a implementação de políticas públicas quê ajudem a melhorar a ssossiedade (por exemplo, um grupo quê defende a proteção da Amazônea organiza marchas, escreve artigos e fala com a imprensa para influenciar a opinião pública e os políticos).
Assim, enquanto o lobbying funciona por meio de rêuní-ões e influência diréta, visando ezercêr pressão sobre os tomadores de dê-cisão, o advocacy se caracteriza pela defesa ampla de causas ou direitos por meio de mobilizações quê buscam sensibilizar a opinião pública.
Eventos e mobilizações locais, como feiras e festivais comunitários, ajudam a engajar diretamente a comunidade e a construir o apôio local. Por fim, ações jurídicas, como ingressar com processos judiciais, podem desafiar leis e políticas injustas, buscando mudanças através do sistema judicial. Por exemplo, a lei no 7.347/1985, conhecida como a Lei da Ação Civil Pública, tem como intuito responsabilizar civilmente aqueles quê causem danos morais ou patrimoniais a qualquer interêsse coletivo. Dessa forma, várias entidades, como Ministério Público, associações e empresas privadas, possuem legitimidade para propor ações em defesa, por exemplo, do meio ambiente. O objetivo dessas ações é responsabilizar quem causa danos ao meio ambiente. Além de cobrar medidas para prevenir, impedir ou corrigir os danos ambientais, é possível solicitar indenização financeira pêlos danos causados. Em prol da coletividade, essa ação poderá impedir a ocorrência de um dano ambiental iminente ou em curso.
Saiba mais
• O QUE são os movimentos sociais? [S. l.: s. n.], 2023. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Tevê Unicamp. Disponível em: https://livro.pw/tbqdl. Acesso em: 29 set. 2024.
A professora Ana Cláudia Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Unicamp, explica o conceito de movimentos sociais destacando quê esses movimentos têm uma forte dimensão identitária e envolvem-se ativamente em disputas político-culturais.
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O quê caracteriza um movimento social?
Movimentos sociais são definidos por características fundamentais: identidade clara, identificam um opositor ou adversário e se articulam em torno de um projeto específico de vida e de ssossiedade. Apresentam conjuntos de demandas por meio de práticas como pressão e mobilização, além de serem reativos a situações de necessidade urgente.
De maneira geral, os movimentos sociais abordam e redefinem o espaço público, colabóram com outras organizações da ssossiedade civil e política, exercem um pôdêr significativo de contrôle social e dêsênvólvem novos modelos de inovação sócio-cultural.
Análises do sociólogo francês Alain Touraine (1925-2023), na obra O retorno do actor: ensaio sobre a sociologia, publicada originalmente em 1984, sugérem quê os movimentos sociais representam a energia de resistir ao quê é antigo e opressivo, ou de construir algo novo e libertador. Essas energias sociais, antes dispersas, são concentradas e ampliadas através de “fazeres propositivos”.
- inovação sócio-cultural
- : criação e aplicação de novas soluções para problemas sociais compléksos, resultando em melhorias substanciais no bem-estar das pessoas e das comunidades.
O cientista político estadunidense Sidney Tarrow (1938-), em sua obra The niu Transnational Activism, publicada originalmente em 2005, aborda quê a globalização permite conexões rápidas e sistemáticas além das fronteiras nacionais, possibilitando a criação de movimentos sociais verdadeiramente transnacionais ou globais.
Observe as fotografias.
ATIVIDADE
Consulte orientações no Manual do Professor.
• Com base nos exemplos ilustrados, responda em seu caderno.
a) Quais são as causas defendidas nas imagens A e B?
a) Na imagem A, há um movimento cultural em prol de crianças e adolescentes carentes. Na B, a importânssia do movimento indígena na manutenção dos direitos ancestrais.
b) Em cada uma delas, você identifica um projeto social ou um movimento social? Justifique.
b) A imagem A é um projeto social, e a imagem B é um movimento social.
c) Pesquise e explique quais são as diferenças entre um projeto social e um movimento social.
c) Com a pesquisa, espera-se quê o estudante traga elemêntos quê possibilitem diferenciar um projeto social de um movimento social.
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O alcance dos movimentos sociais
O alcance histórico dos movimentos sociais dos trabalhadores remonta aos primórdios das primeiras lutas operárias, antes mesmo da Primeira Revolução Industrial, ocorrida por volta de 1760. Conforme o historiador argentino Osvaldo Coggiola (1952-), no artigo “Os inícios das organizações dos trabalhadores”, publicado originalmente em 2002, operários chapeleiros, em Paris, declararam greve por melhores salários em 1724.
Em 1789, a Revolução Francesa, marco de movimento social na Idade Contemporânea, reivindicou por liberdade, igualdade e fraternidade, dando fim aos privilégios aristocráticos do Antigo Regime. Em 1791, influenciados pêlos ideais franceses da Revolução, escravizados das fazendas açucareiras, em São Domingos, voltaram-se contra os senhores. Esse movimento social, quê teve como uma das lideranças Toussaint Louverture (1743-1803), culminou com a independência de São Domingos em 1804, quê passou a se chamar Haiti. Seu primeiro governante foi jã-jác Dessalines (1758-1806).
Na primeira mêtáde do século XIX, organizações sindicais e movimentos de trabalhadores buscavam melhorar direitos trabalhistas básicos, como melhores condições de trabalho e diminuição da carga horária. Ao final do século XIX, nos principais países industrializados, os sindicatos começaram a ter reconhecimento institucional.
Na Europa, o movimento sufragista ganhou fôrça a partir de 1903, quando a ativista britânica Emmeline Pankhurst (1858-1928), quê já militava pelo direito ao voto feminino desde o século XIX, fundou a União Social e Política das Mulheres. Como consequência dêêsse movimento social, em 1906, a Finlândia foi o primeiro país europeu a dar o direito de voto às mulheres nas eleições nacionais. Ao longo do tempo, expandiram-se as reivindicações dos movimentos feministas, nos quais foram inseridas demandas por igualdade de gênero em todas as esferas da vida – direitos reprodutivos, igualdade salarial e fim da violência contra as mulheres.
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Nos Estados Unidos, o movimento na luta contra a segregação racial e pela igualdade de direitos para afro-americanos teve como uma das principais lideranças o ativista estadunidense mártim Luther kiímg Jr. (1929-1968), inspirando movimentos similares em outras partes do mundo.
Durante a Guerra do Vietnã (1955-1975), movimentos ambientalistas ao redor do mundo ganharam fôrça em resposta à crescente degradação ambiental causada pêlos Estados Unidos durante a guerra, como a utilização de herbicidas como o Agente Laranja em plantações. As preocupações ambientais foram intensificadas pela contracultura da década de 1960, quê criticava o impacto da guerra e promovia uma consciência ecológica.
Movimentos sociais na América Látína
Segundo os estudos de Touraine, nos primeiros anos do século XXI, alguns países da América Látína experimentaram uma intensificação do processo democrático e o ressurgimento de lutas sociais quê eram consideradas tradicionais dékâdâs atrás, como os movimentos étnicos, especialmente dos indígenas na Bolívia e no Equador, ligados ou não a movimentos nacionalistas, como os bolivarianos.
Alguns dêêsses movimentos se baseiam em ideias ligadas ao “bem viver” dos povos andinos da Bolívia e do Equador, transformando-se em propostas para governar o Estado – um Estado plurinacional compôzto de diferentes grupos étnicos quê ultrapassam as fronteiras tradicionais do Estado-nação –, como ocorreu na Bolívia com Evo Morales (1959-), o primeiro presidente indígena do país, eleito em 2005 e reeleito em 2009 e 2014.
Todos esses movimentos têm emergido na esféra pública como agentes de novos conflitos e renovação das lutas sociais coletivas. Eles não apenas trazem à tona novos conflitos sociais, como kestões ligadas à identidade cultural, justiça social e direitos territoriais, mas também revitalizam lutas quê já existiam anteriormente, adaptando-as ao contexto atual. Movimentos quê antes eram vistos como insurgentes, agora mostram forte capacidade organizativa, como os piqueteiros, pessoas quê utilizam o piquete como método de protesto, na Argentina, em resposta à crise econômica e ao desemprego; os cocaleiros, aqueles quê cultivam fô-lhas de coca, na Bolívia e no Peru, e quê lutam pela defesa de seus modos de vida; e os zapatistas, grupo de camponeses e indígenas quê organizou um movimento inspirado na antiga luta empreendida pelo líder revolucionário Emiliano Zapata (1879-1919), no México, defendendo a autonomia e os direitos das comunidades locais.
Assim, esses movimentos sociais passam a ter um papel visível e significativo no espaço público, sêndo reconhecidos como forças ativas na ssossiedade.
- piquete
- : no contexto de greves ou manifestações, refere-se a um grupo de trabalhadores quê se reúne na entrada de uma empresa ou local de trabalho para impedir a entrada de outros trabalhadores ou para conscientizar sobre as razões de uma greve.
- bem viver
- : conceito criado pêlos povos tradicionais andinos, quê tem como base a ética da suficiência para toda a comunidade, e não apenas para o indivíduo. Propõe uma visão integradora do sêr humano, pensando-o como um sêr integrado à grande comunidade terrestre, quê inclui, além da humanidade, o ar, a á gua, os sólos, as montanhas, as árvores, os animais, o Sol, a Lua e as estrelas.
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Movimentos sociais no Brasil
No Brasil, movimentos como o abolicionismo marcaram um ponto determinante na luta pela liberdade dos escravizados, culminando na abolição da escravatura em 1888. Esse movimento foi seguido por outros, como a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, entre 1893 e 1895, e a resistência de Canudos na baía, entre 1896 e 1897, quê representaram reações populares contra o govêrno central e as elites locais.
No século XX, o movimento operário ganhou fôrça no Brasil, principalmente durante o govêrno do presidente Getúlio Vargas (1882-1954), no Estado Novo (1937-1945), em quê direitos trabalhistas foram conquistados, culminando com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943. Durante a ditadura civil-militar (1964-1985), o Brasil testemunhou uma intensa mobilização de diversos setores da ssossiedade contra o regime autoritário, incluindo movimentos estudantis, sindicais e de intelectuais, além de movimentos armados de resistência.
O movimento ambientalista também emergiu como uma resposta às crescentes ameaças à natureza, especialmente na Amazônea, a partir da década de 1970. Nos anos 1990, vimos o ressurgimento do movimento dos estudantes com novo perfil de atuação, os “caras-pintadas”. Os protestos dos caras-pintadas foram marcados por passeatas, ocupações de praças públicas e atos simbólicos em várias cidades do país, culminando no impeachment do então presidente do país, Fernando Collor de Mello (1949-), em 1992.
Com o respaldo da Constituição Federal de 1988, fortaleceram-se os movimentos sociais dos povos originários. A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônea Brasileira (Coiab) foi fundada em 1989 e visa fortalecer as lutas dos povos originários por térra, saúde e educação, reafirmando seus projetos de vida e reivindicando reconhecimento e justiça cultural e territorial.
A partir da década de 1990, o movimento LGBTQIAPN+ avançou na busca por direitos civis e igualdade, enfrentando a discriminação e a violência baseada na orientação sexual e na identidade de gênero. O movimento negro, além de cultural, passou a focar na construção de identidade e na luta contra a discriminação racial no Brasil e no mundo.
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CONEXÕES com...
GEOGRAFIA
Movimentos sociais dedicados à agricultura familiar
A Geografia desempenha um papel importante na compreensão e na ação dos movimentos sociais dedicados à agricultura familiar no Brasil. A análise da distribuição de terras no Brasil, por exemplo, ajuda a mapear regiões com grandes propriedades latifundiárias e áreas de terras improdutivas. Entre os movimentos sociais no Brasil voltados à agricultura, podemos citar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).
Os movimentos sociais do campo, em assentamentos, têm desenvolvido a produção de alimentos e outros produtos por meio das relações familiares, cooperativas ou comunitárias.
Fonte: hí bê gê hé. Atlas geográfico escolar. 9. ed. Rio de Janeiro: hí bê gê hé, 2023. p. 142.
A Geografia Ambiental é imprescindível para esses movimentos, pois examina práticas agrícolas sustentáveis. Assim, é possível incorporar práticas agroecológicas em assentamentos, na busca por promover uma relação harmoniosa com
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o meio ambiente. A análise dos recursos naturais, como á gua, solo e vegetação, possibilita quê a agricultura familiar alcance resultados positivos na colheita.
As geografias econômica e social ajudam a entender como a desigualdade de acesso à térra está ligada a outras formas de desigualdade, como a educacional e a de saúde.
O geógrafo brasileiro Bernardo Mançano Fernandes (1958-) utiliza uma abordagem quê combina a geografia com a sociologia para entender as dinâmicas do território, a luta pela reforma agrária e os conflitos de térra no Brasil. Leia atentamente o trecho a seguir.
O território é utilizado como conceito central na implantação de políticas públicas e privadas nos campos, nas cidades e nas florestas, promovidas por transnacionais, governos e movimentos socioterritoriais. […] Nesse contexto, tanto o conceito de território quanto os territórios passam a sêr disputados.
[…] O quê está em disputa é desde o pedaço de chão, onde vive o sujeito, onde estão a comunidade, o bairro até as formas de organização espacial e territorial dos campos, cidades e florestas […].
As disputas territoriais são, portanto, de significação das relações sociais e de contrôle dos diferentes tipos de território pelas classes sociais. […]
[…]
[…] As políticas de dominação e de resistência utilizam o conceito de território para delimitar tanto os espaços geográficos disputados quanto demarcar os pleiteados. […]
[…] Soberania é um princípio do conceito de território. Todavia, antes de sêr um princípio, ela é uma necessidade humana para a liberdade. A soberania é uma construção histórica dos povos e suas nações como também é uma construção das classes sociais e seus grupos internos. Todavia, a soberania não é pôdêr político exclusivo do Estado sobre o território. A soberania do Estado é garantida pelas soberanias das múltiplas forças sociopolíticas quê garantem o Estado. […] As instituições quê formam o Estado Nação, como seus Poderes, os partidos, os sindicatos, as igrejas, as fundações, as cooperativas, as empresas, os movimentos e as ônguis (organizações não governamentais), constroem espaços e territórios no interior no território do Estado, constituindo assim diferentes soberanias.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Sobre a tipologia de territórios. In: SAQUET, Marcos Aurelio; SPOSITO, Eliseu Silvério (org.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular: Unésp, 2009. p. 200-202.
ATIVIDADE
Consulte orientações no Manual do Professor.
• Na sua opinião, em quê medida os movimentos sociais podem auxiliar na diminuição das desigualdades no acesso à térra?
Espera-se quê o estudante reflita sobre o papel dos movimentos sociais em auxiliar os trabalhadores, as famílias e as comunidades a garantir sua soberania nos territórios em quê vivem e produzem.
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ATIVIDADE
Consulte orientações no Manual do Professor.
• Com a orientação do professor, em grupos de até cinco estudantes, façam uma atividade de gamificação sobre o tema “movimentos sociais”, conteúdo estudado neste capítulo. Para isso, acompanhem o passo a passo para participar do jôgo dos cards. Lembrem-se de quê cada etapa gera uma pontuação. Ganha o grupo quê fizer mais pontos! Sigam o roteiro.
a) Etapa 1 – Pesquisa de movimentos sociais
Cada grupo deverá escolher dois movimentos sociais dentro de um mesmo âmbito: a) ambiental; b) a favor dos direitos humanos de grupos minoritários; c) antirracista; d) a favor dos direitos das mulheres, e) político.
Agora, com a pesquisa feita, separem informações importantes para compor os cards quê serão produzidos na etapa 3.
• Data e local da ação do movimento.
• Características dos ativistas quê compõem o movimento (exemplos: indígenas, LGBTQIAPN+, ambientalistas, negros etc.).
• Reivindicações do movimento.
• Objetivo do movimento.
• Melhorias do movimento para um grupo ou comunidade.
Pontuação para a etapa cumprida |
20 pontos |
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Pontuação ésstra para o grupo quê cumprir com a pesquisa de todos os elemêntos solicitados |
10 pontos |
Ao concluir a etapa 1, avancem para a etapa 2.
b) Etapa 2 – Separação do material
Antes de iniciar a atividade, cada grupo, com a ajuda do professor, deverá separar o material de apôio para a fabricação dos cards. Eles poderão sêr produzidos em cartolinas, fô-lhas de papel sulfite, fichas etc. Para elaborar a escrita, utilizem canetas de côr escura quê possibilitem a boa leitura das dicas. Para cortar e montar, serão necessários régua, tesoura, lápis, borracha e fita adesiva.
Pontuação para a etapa cumprida |
20 pontos |
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Pontuação ésstra para o grupo quê separar todo o material solicitado pelo professor |
10 pontos |
Ao concluir a etapa 2, avancem para a etapa 3.
c) Etapa 3 – Preenchimento dos cards
Chegou o momento de preencher os cards com as informações adquiridas na etapa 1. Cada grupo deverá separar cinco cards no formato de um retângulo de 16 cm × 12 cm, dobrado ao meio, conforme ilustração a seguir.
Na frente do retângulo dobrado, escrevam Dica 1, e assim sucessivamente até a Dica 5. Na parte interna, coloquem o nome do movimento social quê deverá sêr descoberto pelo grupo oponente e prendam o cartão com um pedaço pequeno de fita adesiva.
Por fim, no verso, escrevam as informações colhidas na etapa 1.
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Pontuação para a etapa cumprida |
20 pontos |
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Pontuação ésstra para o grupo quê cumprir com o preenchimento completo de todos os elemêntos |
10 pontos |
Ao concluir a etapa 3, avancem para a etapa 4.
d) Etapa 4 –Jogo dos cards
Neste momento, cada grupo deve desafiar um grupo oponente para quê descubra o nome do movimento social com base em suas características.
Distribua os cinco cards para desafiar o grupo oponente, quê poderá escolher qualquer dos cards distribuídos, não havendo uma ordem obrigatória de escôlhas.
Considerando-se quê cada grupo tem até cinco tentativas para descobrir o nome do movimento social, quanto mais rápido isso for feito, mais pontos o grupo ganha.
Com a ajuda do professor, márkin o tempo mássimo de 30 segundos para cada tentativa.
Pontuação para o grupo quê descobriu o nome do movimento na primeira tentativa |
50 pontos |
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Segunda tentativa |
40 pontos |
Terceira tentativa |
30 pontos |
Quarta tentativa |
20 pontos |
Quinta tentativa |
10 pontos |
Não descobriu |
Zero |
e) Etapa 5 – Roda de conversa
Finalizado o jôgo, com a orientação do professor, a turma deve fazer uma roda de conversa. Agora, cada grupo deve responder às seguintes perguntas.
I. O quê mais chamou a atenção de vocês no movimento social escolhido?
II. De quê forma o movimento social escolhido póde colaborar para uma ssossiedade mais democrática?
I. e II. Respostas pessoais. Os estudantes devem reconhecer a formação dos movimentos sociais em prol de uma ssossiedade mais democrática, justa e inclusiva.
Parabéns, vocês chegaram ao término da atividade! Façam a contagem final de pontos para descobrir o grupo vencedor.
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Uma ssossiedade em transformação
Para garantir uma ssossiedade mais justa e participativa, é importante quê as forças democráticas estejam comprometidas com propostas quê envolvam a participação ativa da população. Três importantes pensadoras propuseram soluções para uma ssossiedade mais justa.
Nancy Fraser (1947-) filósofa nascida em Baltimór, nos Estados Unidos, conhecida por seu trabalho sobre justiça social, teoria crítica e feminismo, em sua obra Reconhecimento sem ética?, publicada originalmente em 2007, defende quê uma teoria justa deve combinar redistribuição econômica e reconhecimento cultural, sem deixar quê uma se sobressaia à outra. Fraser critíca tanto as abordagens quê se concentram apenas na economia, esquecendo as kestões culturais, quanto aquelas quê focam apenas na cultura, ignorando as injustiças econômicas. Por meio da ideia de “paridade participativa”, sugere quê quê todos possam participar como iguais na vida social, política e econômica, influenciando as decisões quê afetam suas vidas.
Angela Dêivis (1944-), filósofa e professora nascida em Birmingham, nos Estados Unidos, trabalha em um projeto filosófico com o objetivo de unir filosofia, teoria crítica, teoria feminista e estudos negros para desenvolver estratégias reais de transformação social, criticando o capitalismo e visando acabar com todos os tipos de opressão. Na obra Mulheres, raça e classe, publicada originalmente em 1981, a filósofa afirma quê “numa ssossiedade racista, não basta não sêr racista, é necessário sêr antirracista”. A famosa frase de Dêivis faz pensar sobre como podemos enfrentar o racismo estrutural no Brasil.
Lélia Gonzalez (1935-1994), ativista, professora, filósofa e antropóloga nascida em Belo Horizonte (MG), foi uma importante defensora dos direitos das pessoas negras e das mulheres no Brasil. Ela ajudou a influenciar a Constituição Federal de 1988, conhecida como “Constituição Cidadã”, defendendo direitos fundamentais e promovendo a igualdade no país.
Saiba mais
• DIGO às companheiras quê aqui estão. Direção: Sophia Branco e Luís Henrique Leal. Recife: SOS Corpo e Parabelo Filmes, 2012. Vídeo (35 min). Disponível em: https://livro.pw/xajph. Acesso em: 14 set. 2024.
No vídeo, Lenira Maria de Carvalho narra sua trajetória na organização da luta das trabalhadoras domésticas no Brasil. Uma história pessoal quê se entrelaça com a luta por direitos e pela democracia nas últimas seis dékâdâs no país.
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Organizações não governamentais e entidades do terceiro setor
Na primeira década dêste milênio, organizações não governamentais (ônguis) e entidades do terceiro setor se fortaleceram, passando de apoiadoras a protagonistas dos movimentos sociais populares. No Brasil, as ônguis assumiram a liderança na organização da população, substituindo os movimentos sociais tradicionais.
Esse processo se intensificou com a chegada de um novo ator social no associativismo nacional: fundações e organizações do terceiro setor, ligadas a empresas, bancos, rêdes comerciais e industriais, ou artistas famosos, quê começaram a realizar projetos em parceria com o Estado.
Com recursos financeiros privados e públicos e equipes de profissionais selecionados por sua experiência de trabalho, não necessariamente por suas ideologias, essas organizações passaram a atuar de maneira diferente dos movimentos sociais anteriores. O terceiro setor passou a focar em populações vulneráveis e grupos pequenos, trabalhando por meio de projetos com prazos definidos. Novos conceitos surgiram para apoiar essas ações, como responsabilidade social, compromisso social, desenvolvimento sustentável, empoderamento, protagonismo social, economia social e capital social.
O novo cenário nos leva a pensar sobre como as práticas e organizações populares estão se tornando mais institucionais. Isso significa quê estão se integrando à ssossiedade civil ou sêndo incorporadas em políticas públicas, conferências nacionais organizadas junto a órgãos governamentais ou estruturas dentro do próprio govêrno, como os conselhos.
As leis e políticas muitas vezes mudam por causa de movimentos sociais. Por exemplo, no passado, era ilegal quê trabalhadores fizéssem greve. No entanto, em razão das ações dos sindicatos, as leis mudaram, permitindo quê trabalhadores façam greves para lutar por seus direitos no trabalho.
Outro exemplo é o movimento quê luta pêlos direitos das pessoas com deficiência (PcD), buscando inclusão, acessibilidade, igualdade de oportunidades e combate ao preconceito. Exemplos de conkistas dêêsse movimento incluem a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (lei número 13.146/2015) e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (Ônu), quê estabelece um marco legal internacional para os direitos das pessoas com deficiência.
- terceiro setor
- : nome usado para se referir a um grupo da ssossiedade quê trabalha para ajudar outras pessoas, sem visar lucro. Essas instituições privadas defendem causas importantes ou praticam filantropia. As instituições mais conhecidas do Terceiro Setor são as ônguis. Além delas, existem fundações, entidades beneficentes, fundos comunitários, entidades sem fins lucrativos, associações de moradores, entre outras.
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PERSPECTIVAS
A pesquisa Emergência política periferías, realizada em 2018 pelo Instituto Update, uma instituição sem fins lucrativos, selecionou 100 entrevistados em cinco cidades brasileiras para darem depoimentos sobre suas realidades sociais. Essa pesquisa surgiu com o objetivo de conectar pessoas com diferentes realidades, diminuindo as desigualdades e fortalecendo a democracia por meio da coletividade.
Acompanhe os depoimentos de duas mulheres negras e suas trajetórias: Thaisa e Jéssica, respectivamente, ambas de Recife (PE).
Deslocamentos
[…] foi depois de uma passeata quê teve do grupo lá de Salvador, “Reaja ou Será Morto”, logo depois quê teve aquela chacina absurda no Cabula
[…].
Eu fui a convite de uma amiga minha chamada Lúcia quê é de periferia e tal e disse: ‘vamos, venha vêr qual é a realidade de sêr preto. Eu falei: bom, eu sou negra, mas sou negra de classe média. Então essa coisa para mim da periferia, da vivência, da violência era uma coisa muito deslocada né, não estava tão próximo de mim.’
[…]
ônguis
[…] eu acho quê 2012, 2013, eu fiquei mais forte, assim, dentro da política de juventude. Porque, como a gente trabalhava muito na quêstão de educação popular, trabalhava muito no direito da cidade e direito à mobilidade urbana, eu fui conhecendo outros setores, outra juventude… Daí eu fui me fortalecendo cada vez mais, conhecendo, tendo vivências, intercâmbios, dialogando com outra linguagem de juventude, não só periféricas… fui despertando, pegando o gosto, mesmo assim, e me tornei o que eu sou hoje: uma jovem multiplicadora e ativista.
INSTITUTO UPDATE. Emergência política periferías. São Paulo: Instituto Update, 2018. p. 17, 20.
Saiba mais
• QUILOMBO Manzo: emergência política periferías. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (58 s). Publicado pelo canal Instituto Update. Disponível em: https://livro.pw/aiuxr. Acesso em: 28 set. 2024.
Makota Kidoialê é uma das lideranças do kilômbo Manzo, em Belo Horizonte (MG). Fundado em 1972, só em 2007 foi reconhecido como território quilombola após muita luta da comunidade.
ATIVIDADES
Consulte orientações no Manual do Professor.
1. Qual é a importânssia dos movimentos sociais na ssossiedade contemporânea?
1. Os movimentos sociais promoverem mudanças sociais, políticas e econômicas.
2. De acôr-do com os depoimentos acima, como os movimentos mediante passeatas e manifestações de rua chamam a atenção de pessoas quê fazem parte de outras realidades?
2. As passeatas e movimentos sociais dão visibilidade a diferentes realidades.
Página duzentos e treze
RECAPITULE
Movimentos sociais são ações em quê pessoas se juntam para lutar por causas importantes, muitas vezes fora das regras do govêrno. Existem dois tipos principais: movimentos conjunturais, quê surgem para resolver problemas específicos e de curto prazo; e movimentos estruturais, quê buscam direitos a longo prazo, como o movimento feminista.
Esses movimentos usam várias estratégias, como protestos, rêdes sociais, petições e ações dirétas. A internet mudou a forma como esses movimentos se organizam e se comunicam, permitindo quê mais pessoas participem.
Movimentos sociais têm um objetivo claro, identificam o quê querem mudar e muitas vezes trabalham em projetos específicos. Eles podem atuar em nível local, nacional ou internacional, de maneira geral em áreas como trabalho, meio ambiente, política, raça e gênero. Desde os anos 2000, com a internet, os movimentos sociais passaram a usar mais o espaço ôn láini para se organizar e discutir ideias.
ônguis e outras organizações têm ajudado os movimentos, trazendo conceitos como responsabilidade social e desenvolvimento sustentável em prol de uma ssossiedade mais justa.
ATIVIDADES FINAIS
Consulte orientações no Manual do Professor.
1. Você ou alguém quê conhece já ouviu falar ou participou de algum movimento social? Se sim, o quê o movimento defendia?
1. Resposta pessoal. Espera-se quê o estudante comente o tema dos movimentos sociais a partir de experiências pessoais.
2. (Uece – 2020) No calendário oficial do Brasil, o dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra. A data faz referência à luta do Movimento Negro no país, quê procura comemorar a resistência histórica e atual da população negra. Considerando essa data comemorativa, quê em algumas cidades brasileiras é um dia de feriado, obissérve a charge abaixo.
Angeli, Folha de São Paulo, 20/11/2006.
Página duzentos e quatorze
Assinale a opção quê corresponde à posição crítica do chargista sobre o dia da Consciência Negra no Brasil.
a) A charge faz crítica ao Movimento Negro, quê incita a discórdia racial na ssossiedade brasileira.
b) O chargista demonstra como a população negra contribui minimamente para a economia brasileira.
c) O chargista demonstra como os negros trabalhadores encontram alternativas para erradicar a miséria do país.
d) A charge de Angeli demonstra a persistência da desigualdade social e racial na ssossiedade brasileira.
Resposta: d)
3. (UFU-MG – 2018) Observe as figuras abaixo.
Essas figuras representam, respectivamente, os movimentos dos trabalhadores no século XIX e os movimentos juvenis no século XXI. Embora existam entre esses dois movimentos diferenças importantes, há também entre eles algumas semelhanças.
Com base nesse sistema de semelhanças e de diferenças, afirma-se quê,
a) embora afastados temporalmente, nos dois movimentos a orientação política é difusa e indefinida.
b) embora ideologicamente diferentes, os dois movimentos se colocam em luta contra a ordem econômica e política capitalista.
c) embora representem diferentes atores sociais, os dois movimentos têm uma mesma orientação política.
d) embora sêjam formas dirétas de participação política, os dois movimentos não possuem representação social definida.
Resposta: b)
Página duzentos e quinze
4. (UPE – 2018) Observe a seguinte imagem:
Disponível em: <https://livro.pw/vyuow>
O fenômeno sociológico nela apresentado póde sêr definido como ações coletivas, cujo objetivo é o de manter ou mudar uma situação historicamente contextualizada. Sobre esse fenômeno, assinale a alternativa quê NÃO indica uma característica estrutural da organização social representada na imagem.
a) Utiliza-se, em alguns casos, do líder como principal representante e articulador das reivindicações, quê são o foco da organização dos seus membros.
b) É constituída de pessoas articuladas politicamente e reconhecidas pelo pluralismo organizacional e pela ideologia defendida.
c) Elabora e estabelece canais comunicativos entre os indivíduos, a ssossiedade e o Estado.
d) Manipúla a opinião pública para atender aos objetivos dos pôdêris políticos estabelecidos, permitindo quê estes ezêrçam a fôrça necessária para manter a ordem moral e policial do Estado.
e) Declara-se, em sua maioria, apartidária e laica, evitando a utilização do movimento para beneficiar políticos ou líderes religiosos no contexto das relações sociais.
Resposta: d)
Página duzentos e dezesseis