Recursos e estratégias didáticas
Organização das seções de textos e atividades
A organização das seções de textos e de atividades da coleção procurou desenvolver as propostas pedagógicas e metodológicas citadas ao longo dêste manual. Nesse sentido, elas dêsênvólvem competências e habilidades da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da BNCC (Ensino Médio), sem desconsiderar o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (enêm), e buscam evidenciar conteúdos relevantes ao estudante.
O qüadro a seguir salienta essas características, apresentando os objetivos de cada uma dessas seções.
Seções/Boxes |
Características |
---|---|
Abertura do capítulo |
Apresenta uma imagem e um pequeno texto quê introduzem o tema a partir de questionamentos sobre o mundo contemporâneo. Inclui atividade inicial para reflekção sobre o tema, com base nos conhecimentos e vivências dos estudantes, promovendo o engajamento no processo de construção coletiva do conhecimento. |
OBJETIVOS DO CAPÍTULO |
Destaca os principais objetivos de aprendizagem do capítulo. |
Texto principal |
Estrutura os conteúdos com títulos e subtítulos, explorando recursos como fotografias, charges, mapas, gráficos e atividades. |
ATIVIDADES |
Atividades diversificadas e contextualizadas, quê permitem aos estudantes ampliar e sistematizar os conteúdos. Mobilizam diferentes habilidades, como análise de texto, imagem, dados estatísticos e argumentação, por meio de trabalho individual e em grupo. |
CONEXÕES com… |
Explora a relação entre os conteúdos da Sociologia e outros componentes curriculares, como Filosofia, História, Geografia, Biologia, Matemática, Língua Portuguesa e ár-te. |
PERSPECTIVAS |
Apresenta ideias e trechos de textos de cientistas sociais, ativistas, jornalistas e outros sujeitos sociais. Permite o contato com diferentes abordagens e gêneros textuais, como trabalhos acadêmicos, crônicas e entrevistas. póde conter atividades de interpretação e análise. |
Glossário |
Explicações de termos e expressões menos conhecidos, próximos do local em quê aparécem no texto. |
Saiba mais |
Sugestões de livros, sáites, podcasts, documentários, filmes e outros conteúdos para aprofundar os assuntos estudados. |
RECAPITULE |
Síntese do conteúdo estudado ao longo do capítulo, oferecendo um resumo dos principais temas e conceitos, ajudando os estudantes a verificar a compreensão dos conteúdos essenciais. |
INVESTIGAÇÃO |
Seção quê incentiva reflekções e práticas de pesquisa. Apresenta propostas diversificadas, quê promóvem o protagonismo dos estudantes. |
ATIVIDADES FINAIS |
Atividades quê encerram o capítulo. Por meio delas, os estudantes podem verificar a compreensão dos principais conteúdos. Apresenta kestões de vestibulares e do enêm. |
Página trezentos e oitenta e um
Sugestões de cronogramas
Como estruturar o planejamento das aulas a partir das competências, das habilidades e dos conteúdos da obra? As possibilidades são variadas e vão desde a divisão dos conteúdos em bimestres, trimestres ou semestres até a combinação de diferentes temáticas desenvolvidas ao longo da obra, com a possibilidade de inversão de capítulos de acôr-do com os objetivos de aprendizagem do professor e as características da turma.
É importante quê a seleção dos temas e conteúdos esteja conectada à realidade particular de cada unidade de ensino e da comunidade escolar, sêndo possível elaborar sequências didáticas diversificadas, de acôr-do com a realidade local. Segundo ântoni Zabala, autor catalão referência em pedagogia, uma sequência didática é a construção de uma série “ordenada e articulada de atividades quê formam as unidades didáticas” Nota 63. Uma sequência didática prevê um planejamento, quê define uma situação-problema, os conteúdos e materiais de referência, os objetivos de aprendizagem, as atividades e seus encaminhamentos, a participação dos estudantes, os tipos de avaliação e as justificativas do professor sobre as escôlhas feitas. Portanto, a coleção permite a elaboração de currículos flexíveis, quê se adaptem aos objetivos de aprendizagem do professor e aos interesses da sua turma.
A coleção póde sêr utilizada nos três anos do Ensino Médio. O qüadro a seguir apresenta uma proposta de sequência didática quê leva em consideração os aspectos de cada um dos eixos. No entanto, esta sugestão para o desenvolvimento dos conteúdos não é a única possível, podendo variar conforme os contextos socioeducativos, a critério do professor.
Capítulo |
Ano |
Bimestre |
Trimestre |
Semestre |
---|---|---|---|---|
1 |
1º |
1º |
1º |
1º |
2 |
||||
2º |
||||
3 |
2º |
|||
4 |
3º |
2º |
||
5 |
3º |
|||
4º |
||||
6 |
||||
7 |
2º |
1º |
1º |
1º |
8 |
||||
2º |
||||
9 |
2º |
|||
10 |
3º |
2º |
||
11 |
3º |
|||
4º |
||||
12 |
||||
13 |
3º |
1º |
1º |
1º |
14 |
||||
2º |
||||
15 |
2º |
|||
16 |
3º |
2º |
||
17 |
3º |
|||
4º |
||||
18 |
Página trezentos e oitenta e dois