Recursos e estratégias didáticas

Organização das seções de textos e atividades

A organização das seções de textos e de atividades da coleção procurou desenvolver as propostas pedagógicas e metodológicas citadas ao longo dêste manual. Nesse sentido, elas dêsênvólvem competências e habilidades da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da BNCC (Ensino Médio), sem desconsiderar o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (enêm), e buscam evidenciar conteúdos relevantes ao estudante.

O qüadro a seguir salienta essas características, apresentando os objetivos de cada uma dessas seções.

Seções/Boxes

Características

Abertura do capítulo

Apresenta uma imagem e um pequeno texto quê introduzem o tema a partir de questionamentos sobre o mundo contemporâneo. Inclui atividade inicial para reflekção sobre o tema, com base nos conhecimentos e vivências dos estudantes, promovendo o engajamento no processo de construção coletiva do conhecimento.

OBJETIVOS DO CAPÍTULO

Destaca os principais objetivos de aprendizagem do capítulo.

Texto principal

Estrutura os conteúdos com títulos e subtítulos, explorando recursos como fotografias, charges, mapas, gráficos e atividades.

ATIVIDADES

Atividades diversificadas e contextualizadas, quê permitem aos estudantes ampliar e sistematizar os conteúdos. Mobilizam diferentes habilidades, como análise de texto, imagem, dados estatísticos e argumentação, por meio de trabalho individual e em grupo.

CONEXÕES com…

Explora a relação entre os conteúdos da Sociologia e outros componentes curriculares, como Filosofia, História, Geografia, Biologia, Matemática, Língua Portuguesa e ár-te.

PERSPECTIVAS

Apresenta ideias e trechos de textos de cientistas sociais, ativistas, jornalistas e outros sujeitos sociais. Permite o contato com diferentes abordagens e gêneros textuais, como trabalhos acadêmicos, crônicas e entrevistas. póde conter atividades de interpretação e análise.

Glossário

Explicações de termos e expressões menos conhecidos, próximos do local em quê aparécem no texto.

Saiba mais

Sugestões de livros, sáites, podcasts, documentários, filmes e outros conteúdos para aprofundar os assuntos estudados.

RECAPITULE

Síntese do conteúdo estudado ao longo do capítulo, oferecendo um resumo dos principais temas e conceitos, ajudando os estudantes a verificar a compreensão dos conteúdos essenciais.

INVESTIGAÇÃO

Seção quê incentiva reflekções e práticas de pesquisa. Apresenta propostas diversificadas, quê promóvem o protagonismo dos estudantes.

ATIVIDADES FINAIS

Atividades quê encerram o capítulo. Por meio delas, os estudantes podem verificar a compreensão dos principais conteúdos. Apresenta kestões de vestibulares e do enêm.

Página trezentos e oitenta e um

Sugestões de cronogramas

Como estruturar o planejamento das aulas a partir das competências, das habilidades e dos conteúdos da obra? As possibilidades são variadas e vão desde a divisão dos conteúdos em bimestres, trimestres ou semestres até a combinação de diferentes temáticas desenvolvidas ao longo da obra, com a possibilidade de inversão de capítulos de acôr-do com os objetivos de aprendizagem do professor e as características da turma.

É importante quê a seleção dos temas e conteúdos esteja conectada à realidade particular de cada unidade de ensino e da comunidade escolar, sêndo possível elaborar sequências didáticas diversificadas, de acôr-do com a realidade local. Segundo ântoni Zabala, autor catalão referência em pedagogia, uma sequência didática é a construção de uma série “ordenada e articulada de atividades quê formam as unidades didáticas” Nota 63. Uma sequência didática prevê um planejamento, quê define uma situação-problema, os conteúdos e materiais de referência, os objetivos de aprendizagem, as atividades e seus encaminhamentos, a participação dos estudantes, os tipos de avaliação e as justificativas do professor sobre as escôlhas feitas. Portanto, a coleção permite a elaboração de currículos flexíveis, quê se adaptem aos objetivos de aprendizagem do professor e aos interesses da sua turma.

A coleção póde sêr utilizada nos três anos do Ensino Médio. O qüadro a seguir apresenta uma proposta de sequência didática quê leva em consideração os aspectos de cada um dos eixos. No entanto, esta sugestão para o desenvolvimento dos conteúdos não é a única possível, podendo variar conforme os contextos socioeducativos, a critério do professor.

Capítulo

Ano

Bimestre

Trimestre

Semestre

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

Página trezentos e oitenta e dois