Cogumelos
Um dos materiais que pode ser usado como substituto do plástico vem do cogumelo. Essa espécie de espuma é obtida a partir do micélio (as “raízes” do cogumelo) cultivado dentro de um molde esterilizado. A fabricação utiliza oito vezes menos energia e emite dez vezes menos CO2 .
Uma das vantagens desse produto é a de que ele tem as mesmas propriedades do isopor e pode ser reutilizado como adubo orgânico. A desvantagem para a utilização em larga escala é a de que os métodos de produção ainda estão em aperfeiçoamento.
Embalagem protetora para peças de equipamentos.
Folha de bananeira
As soluções para questões ambientais também podem ser encontradas no passado, como a utilização de folhas de bananeiras em substituição a embalagens plásticas. Assim como na história dos povos tradicionais, a folha de bananeira pode ser utilizada na cozinha no preparo de assados ou, então, como embalagem de alimentos, protegendo-os durante o transporte. As vantagens desse material residem no fato de que ele é impermeável, maleável, resistente e biodegradável. Já a desvantagem está no fato de que ainda não há produção em larga escala.
Pacotes embalados com folhas de bananeira.
Fibra de coco
De resíduo litorâneo, uma importante matéria-prima, a fibra de coco é uma excelente substituta do plástico. Com ela, uma variedade de utensílios pode ser produzida, como talheres, pratos, porta-lápis, além de vasos e até capas duras de cadernos. Mas ela está presente também em estofamentos de automóveis, em colchões e móveis. As vantagens da utilização da fibra de coco estão em suas propriedades, que a tornam mais resistente e elástica. A desvantagem é similar à da folha de bananeira: ainda não há produção em larga escala.
Vasos feitos a partir da fibra de coco.
Amido de mandioca
Um dos produtos com características mais próximas às do plástico tradicional, a película produzida por meio do amido da mandioca oferece grandes vantagens. Por ser transparente e resistente, pode ser usada em diversos tipos de embalagens como substituta direta do plástico.
Entre as desvantagens desse tipo de produto, estão o alto custo de produção e a menor durabilidade quando comparado ao plástico tradicional.
Sacola ecológica feita do amido da mandioca.