Materiais substitutos do uso de plástico
  • Fotografia. À esquerda, duas embalagens retangulares de tamanhos diferentes com espaços para peças mecânicas no interior. À direita, cogumelos com o pé bege claro e o chapéu marrom claro.

    Cogumelos

    Um dos materiais que pode ser usado como substituto do plástico vem do cogumelo. Essa espécie de espuma é obtida a partir do micélio (as “raízes” do cogumelo) cultivado dentro de um molde esterilizado. A fabricação utiliza oito vezes menos energia e emite dez vezes menos CO2
    Uma das vantagens desse produto é a de que ele tem as mesmas propriedades do isopor e pode ser reutilizado como adubo orgânico. A desvantagem para a utilização em larga escala é a de que os métodos de produção ainda estão em aperfeiçoamento.


    Embalagem protetora para peças de equipamentos.

  • Fotografia. Dois pacotes de folhas de bananeiras verdes com fitas ao redor. Ao fundo, desfocado, há um cacho de bananas e as mãos de uma pessoa dobrando uma folha de bananeira.

    Folha de bananeira

    As soluções para questões ambientais também podem ser encontradas no passado, como a utilização de folhas de bananeiras em substituição a embalagens plásticas. Assim como na história dos povos tradicionais, a folha de bananeira pode ser utilizada na cozinha no preparo de assados ou, então, como embalagem de alimentos, protegendo-os durante o transporte. As vantagens desse material residem no fato de que ele é impermeável, maleável, resistente e biodegradável. Já a desvantagem está no fato de que ainda não há produção em larga escala.


    Pacotes embalados com folhas de bananeira.

  • Fotografia. Dois vasos médios e texturizados com a base menor que o topo. O vaso da esquerda é azul e o da direita, amarelo.

    Fibra de coco

    De resíduo litorâneo, uma importante matéria-prima, a fibra de coco é uma excelente substituta do plástico. Com ela, uma variedade de utensílios pode ser produzida, como talheres, pratos, porta-lápis, além de vasos e até capas duras de cadernos. Mas ela está presente também em estofamentos de automóveis, em colchões e móveis. As vantagens da utilização da fibra de coco estão em suas propriedades, que a tornam mais resistente e elástica. A desvantagem é similar à da folha de bananeira: ainda não há produção em larga escala.


    Vasos feitos a partir da fibra de coco.

  • Fotografia. Uma sacola verde com a inscrição I AM NOT PLASTIC [Eu não sou plástico].

    Amido de mandioca

    Um dos produtos com características mais próximas às do plástico tradicional, a película produzida por meio do amido da mandioca oferece grandes vantagens. Por ser transparente e resistente, pode ser usada em diversos tipos de embalagens como substituta direta do plástico. 
    Entre as desvantagens desse tipo de produto, estão o alto custo de produção e a menor durabilidade quando comparado ao plástico tradicional.


    Sacola ecológica feita do amido da mandioca.

Créditos

salad farm Kitchen Gloy/Shutterstock.com

hanifahh/Shutterstock.com

Zeralein99/Shutterstock.com

SewCreamStudio/Shutterstock.com

 

Referências

HOEVEN, Diederik van der. Folhas de bananeira processadas, uma solução de embalagem ecológica. In : BRUGGINK, Alle et al . Bio Based Press. Amsterdam, 19 set. 2019. Título original: Processed banana leaves, an eco-friendly packaging solution. Disponível em: https://www.biobasedpress.eu/2019/09/processed-banana-leaves-an-eco-friendly-packaging-solution/. Acesso em: 3 maio 2025. 

MARTELLO, Otávio Augusto Rolin et al . Uso de fibra de coco para a redução de microplásticos. In : FEIRA DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, ARTE E CULTURA DO IFC CAMPUS CONCÓRDIA, 6., 2023, Concórdia. Anais […]. Concórdia: Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia, 2023. p. 67. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/fecitac/article/view/4311/3827. Acesso em: 1 maio 2025.  

MUNARO, Marilda. Avaliação de metodologias para a produção de plástico biodegradável a partir do amido de mandioca. Revista Técnico-Científica do CREA-PR, [Curitiba], edição especial, set. 2021, p. 1-17. Disponível em: https://revistatecie.crea-pr.org.br/index.php/revista/article/view/791/518. Acesso em: 1 maio 2025. 

OZÓRIO, Letícia. Startup utiliza fungos para substituir uso de plástico e isopor na indústria. Exame, [São Paulo], 2 jan. 2025. Disponível em: https://exame.com/esg/startup-utiliza-fungos-para-substituir-uso-de-plastico-e-isopor-na-industria/. Acesso em: 1 maio 2025.