PROJETO 1
PLÁSTICOS: por quê SUBSTITUÍ-LOS?

O uso de materiais plásticos tem se mostrado uma solução eficaz para facilitar muitas das tarefas do nosso cotidiano. Eles estão presentes em embalagens descartáveis, utensílios domésticos, brinquedos, peças de automóveis, em parte dos equipamentos eletrônicos, vestuários, encanamentos, entre muitos outros objetos quê utilizamos diariamente. No entanto, são cada vez mais comuns debates envolvendo o uso dos plásticos, como os impactos ambientais causados pelo seu consumo excessivo, a destinação incorréta dada aos objetos feitos com esses materiais e os processos de obtenção das matérias-primas necessárias à sua produção.

Neste projeto, vamos ampliar o conhecimento quê temos sobre essa problemática, com base na investigação sobre o trabalho quê envolve sua produção, consumo e impactos ambientais relacionados aos materiais plásticos. Além díssu, vamos propor alternativas para substituir esses materiais.

Página onze

Fotografia contendo diversos produtos em embalagens plásticas. Há garrafas PET, copos descartáveis e recipientes plásticos, isopor, e sacolas plásticas contendo alimentos.

Exemplos de embalagens e materiais plásticos quê utilizamos diariamente.

Página doze

VISÃO GERAL DO PROJETO

Plásticos: por quê substituí-los?

> TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS:

Ciência e Tecnologia

Educação Ambiental

Educação em Direitos Humanos

Trabalho

Saúde

> COMPONENTES CURRICULARES:

Líder: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Química e Biologia

Outros perfis disciplinares: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Geografia; Linguagens e suas Tecnologias – ár-te; Matemática e suas Tecnologias

> OBJETOS DO CONHECIMENTO:

Matéria e energia

Produção, circulação e consumo de mercadorias

Processos de criação

Leitura e interpretação de tabélas e gráficos

Fotografia contendo diversos produtos em embalagens plásticas. Há garrafas PET, copos descartáveis e recipientes plásticos, isopor, e sacolas plásticas contendo alimentos. A fotografia está com opacidade reduzida.

ETAPAS DO PROJETO

O percurso dêste projeto póde sêr alterado e construído de acôr-do com as necessidades da turma.

ETAPA
1

Fotografia de trilha de plástico flutuando no mar. Ao fundo, há montanhas.

Vamos começar

Demonstração geral do tema do projeto e como ele será desenvolvido. Conhecimento geral dos impactos dos plásticos nos mares e oceanos. Reconhecimento da extensão da problemática do uso do plástico. Reflexão sobre os hábitos de produção e consumo de materiais plásticos.

Página treze

> PRODUTO FINAL:

Relatório de pesquisa com proposta de um substituto para um material plástico utilizado no cotidiano.

> OBJETIVOS:

Compreender os impactos ambientais relacionados ao consumo de plásticos.

Repensar o hábito pessoal e coletivo do uso e descarte de plásticos.

Compreender a linha de produção e reciclagem do plástico e analisar o papel dos profissionais inseridos nela.

Avaliar a eficácia das políticas públicas destinadas a reduzir a poluição plástica.

Utilizar conhecimentos científicos para conscientizar sobre a importânssia de se utilizar alternativas ao uso de materiais plásticos.

Elaborar propostas com soluções para substituir os materiais plásticos.

> JUSTIFICATIVA:

Entre todos os resíduos descartados irregularmente no meio ambiente, o plástico é, atualmente, um dos quê mais preocupa. Ele está presente em vários produtos e gera diversos impactos na natureza. Compreender esses impactos é essencial para iniciar um movimento de conscientização sobre a importânssia de revermos hábitos de consumo e uso de materiais plásticos. Além díssu, é fundamental para uma análise quê abrange tanto o modo de produção quanto as características dêêsses materiais. Mais do quê uma reflekção sobre essas kestões, o projeto propõe uma investigação sobre mudança de hábitos e kestões relacionadas com o mundo do trabalho, como o modo de produção, incluindo uma análise do papel dos catadores na viabilização da reciclagem, além de estimular a criatividade dos estudantes para resolver problemas reais.

ETAPA
2

Fotografia de uma plataforma de petróleo. Ela é composta por uma estrutura elevada por pilastras acima do nível do mar. No meio da plataforma, há uma torre feita de metal. Ao fundo, há montanhas, edifícios e barcos.

Saber e fazer

Compreensão de quê os plásticos são derivados do petróleo e dos impactos associados ao modo de trabalho quê envolve sua produção. Análise das propriedades físicas gerais dos plásticos, relacionando-as com as aplicações dos respectivos materiais. Conhecimento dos diferentes tipos de plásticos e seus usos. Reflexão sobre os dados de produção e descarte dos plásticos. Análise dos tempos de vida útil e de degradação de materiais plásticos na natureza. Caracterização dos microplásticos e de sua relação com a cadeia alimentar. Entendimento da limitação do uso de atêerros sanitários. Reflexão sobre formas alternativas e ambientalmente mais sustentáveis para o descarte de plásticos. Análise da questão da reciclagem e seus trabalhadores.

ETAPA
3

Fotografia de uma pessoa segurando uma sacola de pano do estilo 'ecobag' e uma sacola plástica.

Para finalizar

Realização de pesquisa sobre os hábitos de descarte de materiais plásticos na comunidade. Elaboração de proposta para possíveis substitutos aos plásticos. Produção de um relatório de pesquisa sintetizando as investigações realizadas e os conhecimentos adquiridos.

Página quatorze

ETAPA
1
Vamos começar

CONVERSA INICIAL
Oceanos em perigo

No nosso cotidiano, consumimos grande variedade de produtos, muitos dos quais acompanhados de embalagens. Os plásticos são os materiais mais utilizados na produção da maior parte dêêsses objetos quê, depois de serem usados, são rapidamente desprezados.

Quando descartados incorretamente, os materiais feitos de plástico se acumulam no ambiente gerando poluição de sólos, mares, oceanos e rios. Esse problema é agravado pelo fato dêêsse tipo de material, de maneira geral, levar dezenas e até centenas de anos para se degradar no ambiente. De acôr-do com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), só em 2016, o Brasil gerou em torno de 11,3 milhões de toneladas de lixo, tornando-se o 4º maior gerador de resíduos plásticos, seguido pela Indonésia, com aproximadamente 9,9 milhões de toneladas.

Um dos fenômenos quê tem alertado a comunidade científica, os órgãos governamentais e a população em geral é a quantidade de plásticos quê chega aos oceanos. As correntes oceânicas favorécem o acúmulo de grande parte dêêsse material em regiões específicas, formando depósitos, conhecidos como “ilhas de plásticos”, formados pêlos mais variados objetos.

Uma das “ilhas de plásticos” existentes no oceano Pacífico, próximo ao Havaí, tem uma área equivalente a três vezes o tamãnho do estado da baía. Estima-se quê nessa região haja cerca de 87 mil toneladas de plástico.

Fotografia de trilha de plástico flutuando no mar. Ao fundo, há montanhas.

O impacto na vida marinha pelo acúmulo de resíduos plásticos nos oceanos é incalculável.

Página quinze

Outro problema bastante grave tem sido o efeito do plástico na vida marinha. Os animais têm ingerido cada vez mais plásticos dispérsos nas águas, pois eles confundem esses objetos com os alimentos quê estão habituados a consumir, levando muitos à morte, asfixiados ou perfurados por esses materiais.

Composição de duas fotografias. A. Fotografia de uma tartaruga marinha se alimentando de uma água-viva no fundo do mar. B. Fotografia de uma tartaruga marinha ao lado de uma sacola plástica no fundo do mar.

Na imagem A, tartaruga marinha da espécie Chelonia mydas (tartaruga-verde) se alimentando de uma água-viva, um dos principais itens da sua diéta. Na imagem B, tartaruga da mesma espécie se aproximando de uma sacola plástica quê se assemelha a uma água-viva. (Tamanho aproximado da espécie = 120 cm.)

ATIVIDADES

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

1. Atividade em dupla. Pensando no texto apresentado, respondam às perguntas.

a) Vocês já viram embalagens plásticas fora da lixeira, seja em praias ou mesmo na região em quê moram?

b) Vocês já pensaram quê algo aparentemente simples, como o descarte incorréto do lixo plástico, póde afetar diferentes éco-sistemas no planêta?

2. Os resíduos plásticos liberados no ambiente provocam impactos ambientais graves, tanto nos sólos como nos rios, mares e oceanos. Quais são as responsabilidades de todos nós, como cidadãos, da indústria, do comércio e dos Estados em relação a essa questão?

3. Quais são seus conhecimentos quanto aos aspectos relacionados à produção, ao consumo e ao descarte dos plásticos?

4. Atividade individual. Na sua opinião, a população, de modo geral:

a) Conhece suficientemente as problemáticas relacionadas aos plásticos?

b) Sabe como agir para reduzir os impactos ambientais relacionados ao uso dos plásticos?

PARA ASSISTIR

O lixo marinho

Essa animação, produzida pelo Ministério do Meio Ambiente, explica diversas informações sobre o lixo marinho, inclusive sua origem e os impactos gerados nos oceanos.

UM MAR de lixo. 2018. Vídeo (7 min). Publicado pelo canal Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://livro.pw/muuoj. Acesso em: 16 out. 2024.

Página dezesseis

EM FOCO
Repensar é preciso

O consumo de materiais plásticos, como ocorre hoje, é exagerado, ultrapassa os limites da necessidade e, consequentemente, gera muitos impactos negativos para o meio ambiente. Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (Ônu) lançou, em 2017, a campanha Mares Limpos, com duração prevista de cinco anos e o objetivo de reduzir a quantidade de materiais plásticos quê invade diariamente os oceanos. No último ano da campanha, o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) fez uma grande campanha para países se engajarem no compromisso de reduzir a quantidade de lixo global, conseguindo a assinatura de 63 países no compromisso de redução de plástico nos mares.

Segundo explica Letícia Carvalho, chefe da Seção Marinha e de Água Doce do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA):

"A poluição é uma das três crises planetárias inter-relacionadas quê enfrentamos, juntamente com a perda de biodiversidade e a instabilidade climática, devido à produção e ao consumo insustentáveis" [...]

[...]"Em última análise, esse é um problema quê afeta a saúde de nosso planêta, nossas sociedades e nóssos meios de subsistência".

Ônu Programa para o meio ambiente. Disponível em: https://livro.pw/xirzm. Acesso em: 16 out. 2024.

É importante ressaltar quê esse tipo de poluição atinge não só os oceanos, mas também as regiões terrestres, especialmente aquelas mais populosas, nas quais os habitantes têm por hábito consumir produtos descartáveis. Nesses locais, é muito comum observarmos, por exemplo, diversos tipos de materiais descartados d fórma incorréta, seja por falta de conscientização da população ou por políticas públicas ineficientes.

Fotografia de uma pilha de lixo jogada em frente a um muro em um centro urbano.

O alto consumo, aliado ao descarte incorréto de materiais plásticos, gera impactos ambientais extremamente prejudiciais. Rua em São Paulo, SP, 2022.

Página dezessete

Portanto, para resolver esse problema, é fundamental repensarmos o modo como utilizamos materiais plásticos em nosso cotidiano. Para isso, é importante analisarmos o tema com um olhar crítico, procurando entender os modelos de produção e consumo, os impactos ambientais e as alternativas ao uso dêêsses materiais de maneira geral.

ATIVIDADES

O ideal nesse momento é quê os estudantes respondam às kestões a seguir o mais instintivamente possível, sem recorrer a qualquer tipo de pesquisa. O intuito é quê os conhecimentos prévios deles sobre o assunto possam sêr levantados. Caso seja interessante, ao longo do desenvolvimento do projeto ou ao final, essas kestões e as respostas dadas podem sêr retomadas e reavaliadas.

1. Atividade individual. Imagine a seguinte cena: você vai à lanchonete da escola e pede um lanche e um suco natural. Eles são servidos em embalagens de plástico, com um prato de plástico e um copo de plástico. Quinze minutos depois, quando você termina de comer, todo esse plástico é jogado fora, pois não tem mais utilidade. Você já vivenciou esse tipo de situação? Com base em seus conhecimentos e no quê foi apresentado até o momento, o quê você acha quê poderia sêr feito visando à redução do consumo e do descarte do plástico?

2. Atividade em dupla. Formem duplas e, de acôr-do com seus próprios conhecimentos, julguem se as afirmações a seguir são verdadeiras ou falsas.

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

a

Materiais descartáveis feitos de plástico são pouco utilizados na atualidade.

b

O uso de materiais de plástico em geral não aumentou muito nos últimos anos.

c

Os materiais plásticos estão presentes em todos os momentos do nosso cotidiano e constituem desde simples talheres até peças de ônibus espaciais.

d

Dependendo das condições, um material plástico póde levar centenas de anos para se degradar completamente.

e

Não é necessário reciclar os materiais plásticos.

f

A produção de plástico é simples e envolve poucos profissionais.

g

Estudos comprovaram a presença de plásticos com diâmetro inferior a 5 milímetros no sistema digestório de algumas pessoas.

Ilustração de uma mulher sentada em cima do planeta Terra, segurando e olhando para um tablet. Ao redor da mulher, há nuvens, e o planeta Terra está ornamentado de ambos os lados com folhas e ramos de plantas.

ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO

Pensando na temática dos plásticos, formulem duas kestões sobre as quais vocês gostariam de saber a resposta.

Elas serão importantes em um momento futuro dêste projeto.

Página dezoito

ORGANIZANDO OS TRABALHOS
Projeto - Plástico

A produção de materiais plásticos, iniciada na mêtáde do século passado, vêm aumentando vertiginosamente ano após ano. Centenas de milhões de toneladas são produzidas anualmente e grande parte é prontamente descartada após o uso. É consenso entre os especialistas da área quê esse perfil de produção e consumo precisa sêr repensado.

Mais do quê isso, a enorme produção de lixo excede também a capacidade de côléta e destinação adequada, além de uma grande parte do material produzido sêr descartada incorretamente, gerando prejuízos cuja extensão nem sequer é totalmente compreendida.

Ao longo do projeto, analisaremos, d fórma mais profunda, as características de produção, uso e descarte dos plásticos, evidenciando seus problemas e impactos ambientais e sociais, especialmente relacionados ao Mundo do Trabalho. Refletiremos sobre uma temática quê é ao mesmo tempo local e global, evidenciando quê decisões simples e cotidianas podem ajudar a resolver problemas reais. Isso envolve compreender o impacto de diversas profissões e entender suas interações dentro da cadeia de reciclagem de plásticos.

Como produto final, vocês desenvolverão uma proposta de substituição para um material plástico de uso rotineiro, a sêr apresentada na forma de relatório de pesquisa.

Fotografia de vários jovens reunidos em torno de uma mesa fazendo uma discussão em grupo. Os jovens estão consultando livros, e conversando entre si.

O enfrentamento de problemas reais, como o consumo excessivo de plástico, requer, muitas vezes, organização, pesquisa e uma boa dose de criatividade.

Página dezenove

PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS

1. Atividade em grupo. Vocês deverão se organizar em grupos de 4 integrantes quê trabalharão juntos até o fim do projeto. Para isso, é interessante pensarem em compor um grupo com boa diversidade de perfis, pois serão necessárias habilidades como desenho, leitura, interpretação e elaboração de texto e gráficos, pesquisa, organização de dados e criatividade. Um dos integrantes do seu grupo deve sêr, necessariamente, a sua dupla das atividades anteriores.

2. Em seguida, teremos atividades voltadas ao entendimento de kestões associadas à problemática do uso de plásticos quê abordam, principalmente, aspectos da produção, uso e descarte dêêsses materiais. As atividades foram idealizadas para proporcionar momentos de reflekção e análise sobre o cenário atual, fornecendo embasamento para o desenvolvimento do produto final e, também, para a construção de conhecimentos relacionados ao funcionamento da ssossiedade moderna.

3. Os conhecimentos adquiridos serão sintetizados em uma redação, quê servirá de ponto de partida para a elaboração do relatório de pesquisa.

4. Para finalizar, teremos atividades voltadas ao desenvolvimento da proposta de substituição de um material plástico, incluindo análise e côléta de dados em um ambiente cotidiano e pesquisa por materiais alternativos, bem como a construção de um cartaz de conscientização e a sistematização de todo o conhecimento construído, incluindo a própria proposta, na forma de um relatório de pesquisa.

Materiais:

Dispositivo com acesso à internet.

Jornais, revistas, livros e outros meios de pesquisa.

Papéis e cartolinas.

Canetas coloridas.

Materiais alternativos ao plástico para a produção de bens duráveis e não duráveis.

Ilustração de pessoas segurando notebook e discutindo em grupo. Ao redor, há diversos ícones, como lâmpadas, estrelas, balões de fala, pontos de exclamação, entre outros.

Página vinte

ETAPA
2
Saber e fazer

Do quê o plástico é feito?

Tudo começa com o petróleo. Assim como alguns fertilizantes, algumas tintas e a borracha sintética, os plásticos são materiais produzidos a partir do petróleo, ou seja, são sintetizados pelo sêr humano e, portanto, não são encontrados na natureza.

Uma vez extraído, o petróleo passa por um processo de destilação fracionada, quê consiste na separação dos diferentes componentes do petróleo de acôr-do com sua tempera-túra de ebulição. Nela, é ôbitída a nafta, substância utilizada na produção dos plásticos, assim como a gasolina, o querosene, o dízel e outros.

PARA ASSISTIR

Plástico feito de cana-de-açúcar

A tecnologia desenvolvida por pesquisadores brasileiros permite a produção de objetos plásticos a partir da cana-de-açúcar em alternativa ao uso de petróleo.

PLÁSTICO feito de cana-de-açúcar é usado pela Nasa. 2016. Vídeo (2min25s). Publicado pelo canal Jornal da Band. Disponível em: https://livro.pw/iehac. Acesso em: 16 out. 2024.

Fotografia de uma plataforma de petróleo. Ela é composta por uma estrutura elevada por pilastras acima do nível do mar. No meio da plataforma, há uma torre feita de metal. Ao fundo, há montanhas, uma cidade e barcos.

Plataforma de extração de petróleo na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 2022.

Página vinte e um

A nafta é então decomposta em diferentes substâncias, formadas por pequenas moléculas, quê são submetidas a reações de polimerização. Cada tipo de plástico, de um modo geral, é originado a partir de um tipo de molécula quê compõe a nafta.

As reações de polimerização resultam em pequenos grãos, quê são enviados para diversas indústrias para a produção dos materiais plásticos finais. Além díssu, aditivos costumam sêr utilizados para atingir as características desejadas, como alterar côr, aumentar ou reduzir a flexibilidade, diminuir a eletrização por atrito ou reduzir a viscosidade.

Fotografia da mão de uma pessoa segurando grãos de microplástico.

Pequenos grãos quê originam os diversos materiais plásticos quê conhecemos.

Hoje, a produção global de plásticos póde sêr considerada excessiva. De acôr-do com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), entre 1950 e 2019, estima-se quê um total de 10,7 bilhões de toneladas foi produzido; só no ano de 2019, foram fabricadas 460 milhões de toneladas. Para se ter uma ideia, a produção de plásticos neste século já superou toda a produção realizada entre 1950 e 2000.

Veja, no gráfico a seguir, como ocorreu a evolução da produção global de plásticos entre 1950 e 2019. Note quê os valores se reférem aos respectivos anos e não à produção acumulada.

Polimerização
: reação em quê pequenas moléculas (monômeros) se ligam umas às outras formando grandes cadeias (polímeros).

Gráfico de linha 'Evolução da produção global de plástico entre 1950 e 2019'. No eixo vertical, temos a quantidade de plástico em milhões de toneladas. No eixo horizontal, temos os anos, de 1950 a 2019. Os dados são os seguintes: 1950: 2; 1960: 8; 1970: 35; 1980: 70; 1990: 120; 2000: 213; 2010: 313; 2015: 381; 2016: 400,05; 2017: 420,05; 2018: 441,06; 2019: 459,75.

Fonte de dados: OECD (2022), Global Plastics Outlook: Economic Drivers, Envaironmêntal Impacts ênd Policy Options, OECD Pãblixim, Paris. Disponível em: https://livro.pw/ioayo. Acesso em: 16 out. 2024.

ATIVIDADE

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

1. Atividade em grupo. Em grupos, pesquisem (na internet, em revistas, jornais etc.) e respondam às seguintes kestões:

a) Como o plástico surgiu?

b) Considerando quê os materiais plásticos são sintéticos, apresentem um aspecto positivo e um negativo dessa característica em relação ao uso de materiais naturais.

c) Do quê o plástico é feito? Quais são os profissionais envolvidos em sua produção?

d) Quais são os principais impactos ambientais na extração do petróleo?

e) Com base no gráfico quê mostra a evolução da produção global de plástico entre 1950 e 2019, qual é a quantidade média de plástico, em kg, produzida por pessoa no mundo, em 2019? Dica: pesquisem o total de habitantes da Terra em 2019.

Página vinte e dois

Como utilizamos o plástico?

A atividade proposta ao final dêêsse tópico requer quê os estudantes tragam objetos de casa; convém avisá-los com antecedência dêêsse fato. Caso necessário, podem-se utilizar objetos disponíveis na sala de aula durante a execução da atividade.

Os plásticos apresentam propriedades físicas quê permitem a produção de diversos materiais e seu uso em diferentes situações é possibilitado por suas características versáteis, entre elas:

Apresentam baixa densidade e não são muito rígidos quando comparados a cerâmica, madeira e metais; dêêsse modo, quando, por exemplo, são utilizados em meios de transporte, permitem a redução do consumo de combustível.

Apresentam baixa condutibilidade elétrica e térmica, portanto costumam sêr utilizados para revestir aparelhos eletrônicos sem aumentar significativamente o peso deles e auxiliando no isolamento térmico e elétrico.

Apresentam baixo custo, por isso são mais acessíveis.

Os processos de produção e reciclagem necessitam de tempera-túras mais baixas, quando comparadas às utilizadas para metais e vidros. Gasta-se menos energia e diminui o risco de acidentes nos processos.

São pouco reativos com o gás oxigênio, ácidos, bases e outras substâncias e, com o uso de aditivos, é possível alterar a sua elasticidade, resistência, côr e outras propriedades. Dessa maneira, é comum serem utilizados para proteger alimentos e outros materiais de contaminação biológica, degradação física e química.

Apesar de sua versatilidade, os plásticos são majoritariamente utilizados na confekissão de embalagens. Somente em 2019, foram destinadas quase 143 milhões de toneladas de plástico para essa aplicação. Observe, a seguir, em quais setores e em qual quantidade os plásticos foram utilizados.

Gráfico de barras horizontais 'Utilização do plástico em 2019'. No eixo vertical, temos os setores onde o plástico foi utilizado. No eixo horizontal, temos a quantidade de uso do plástico em milhões de toneladas no ano de 2019. Os dados são os seguintes: Maquinário industrial: 2,68; Eletrodomésticos: 17,31; Têxteis: 43,88; Produtos de consumo: 46,66; Transportes: 62,17; Outros: 66,32; Construção: 76,89; Embalagens: 142,6.

Fonte de dados: OECD (2022), Global Plastics Outlook: Economic Drivers, Envaironmêntal Impacts ênd Policy Options, OECD Pãblixim, Paris. Disponível em: https://livro.pw/qskxc. Acesso em: 16 out. 2024.

Página vinte e três

Os tipos de plástico

Você sabia quê os tecídos sintéticos são derivados dos plásticos? Ou melhor, quê eles, em sua maioria, são plásticos? Se conseguir, olhe a etiqueta da sua camiseta. Ela é 100% algodão ou possui algum outro componente, como elastano ou poliéster? Esses componentes são fibras sintéticas e podem sêr considerados materiais plásticos.

Você já reparou quê os materiais plásticos possuem números escritos dentro de triângulos?

Apesar de utilizarmos o termo genérico “plástico” em nosso dia a dia, existem categorias diferentes dêêsse tipo de material. Os números indicam o tipo de plástico quê constitui um determinado objeto. Cada tipo apresenta particularidades em sua estrutura molecular, ou seja, não há um único tipo de plástico, mas sim vários, como demonstrado a seguir.

Ilustração contendo os códigos de identificação dos tipos de plásticos. Há uma sequência de 7 imagens contendo o símbolo da reciclagem com números e cores. Os códigos e cores são os seguintes: 1: PET, vermelho; 2: PEAD, rosa; 3: PVC, amarelo; 4: PEBD, verde; 5: PP, azul;  6: PS, roxo; 7: Outro, turquesa.

Fonte de dados: OECD (2022), Global Plastics Outlook: Economic Drivers, Envaironmêntal Impacts ênd Policy Options, OECD Pãblixim, Paris. p. 37. Disponível em: https://livro.pw/yvjcz. Acesso em: 15 out. 2024.

ATIVIDADES

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

1. Atividade em grupo. Pesquisem sobre cada tipo de plástico. Montem em seu caderno um qüadro com o número, a sigla, o nome completo do compôzto, características dêêsse tipo de plástico e onde estão presentes.

2. Tragam dois objetos de plástico de sua casa e, se possível, a embalagem dêêsses objetos. Classifiquem cada objeto utilizando os códigos de identificação dos tipos de plásticos acima.

ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO

Analisem o texto a seguir e respondam às kestões.

Outro desafio imenso ao pensar na reciclagem do plástico é a má identificação do tipo de plástico utilizado nos produtos. Os diferentes tipos de plástico, com diferentes densidades, não podem sêr reciclados da mesma forma e é papel das produtoras identificar quais plásticos foram utilizados nos produtos. Contudo, é comum quê essa identificação seja feita de maneira errônea. [...]

[...] “Paulatinamente, o plástico foi crescendo em diversos setores da economia e nunca a humanidade teve tanta preocupação com a sustentabilidade e o descarte correto. [...] Algumas coisas vão sêr mantidas usando os procedimentos mais apropriados de descarte, outras têm quê sêr banidas [...]"

JORNAL da úspi. Apenas 9% do plástico global é reciclado; no Brasil, a porcentagem é ainda menor. Disponível em: https://livro.pw/mslac. Acesso em: 16 out. 2024.

a) Como a classificação inadequada ou a mistura de materiais póde dificultar o trabalho dos catadores na côléta e reciclagem de plásticos?

b) Pesquisem sobre os tipos de plástico mais comuns usados no dia a dia e sugira quais deles poderiam sêr substituídos. Façam uma lista e compartilhe com os côlégas.

Página vinte e quatro

A extensão do problema

Não é ezagêro afirmar quê os plásticos revolucionaram a forma de se produzir novos materiais. Em razão de seu baixo custo, versatilidade e rapidez na produção, esses materiais se difundiram nas mais diversas áreas de atuação humana.

Entretanto, a preocupação com os impactos causados pelo consumo de plásticos não acompanhou o ritmo de crescimento da produção e hoje percebemos quê os impactos negativos atingem praticamente todos os locais do planêta e até mesmo fora dele.

A. Fotografia de uma pilha de lixo jogada em um terreno, com algumas árvores ao fundo.

B. Fotografia de barcos abandonados em uma região com água congelada.

C. Fotografia de barcos abandonados e lixo em um rio. Além disso, há algumas construções em cima de deques.

D. Imagem representando o planeta Terra com partículas de lixo circundando o planeta.

Lixo descartado inadequadamente em região da Ucrânia em 2020 (A); barcos abandonados na Groenlândia, em 2020 (B), e no rio Negro, na Amazônea, em 2023 (C). A presença de lixo já é um problema até no espaço (D é uma representação da quantidade de lixo espacial com base em dados reais. Imagem sem escala; cores-fantasia).

Apesar de úteis, os plásticos também são considerados descartáveis. Inclusive, em muitos lugares, é mais barato produzir novos plásticos do quê reciclá-los, embora tal prática seja pior para o meio ambiente.

A prática de coletar materiais recicláveis e vendêê-los a centrais de reciclagem muitas vezes fica restrita a materiais de maior valor, como o alumínio, e assim comunidades de catadores privilegiam esses materiais a outros.

Página vinte e cinco

A relação entre produção e descarte

O gráfico a seguir demonstra quê, de todo o plástico produzido desde 1950, apenas 9% dos resíduos é reciclado; 19% é incinerado, 50% acaba em atêerros sanitários e 22% escapa dos sistemas de gerenciamento de resíduos.

Aterro sanitário
: grande depósito de resíduos sólidos comumente utilizado como forma adequada de descarte de lixo.

Gráfico de pizza: 'Descarte de plásticos (até 2019)'. Os dados são os seguintes:  Descartado: 78 por cento; Não coletado: 22 por cento.  Dentre o lixo descartado: 50 por cento acumula-se em aterros sanitários e na natureza; 9 por cento foi reciclado; 19 por cento foi incinerado.

Fonte de dados: OECD (2022), Global Plastics Outlook: Economic Drivers, Envaironmêntal Impacts ênd Policy Options, OECD Pãblixim, Paris. Disponível em: https://livro.pw/wcsvh. Acesso em: 16 out. 2024.

Outra informação importante é conhecer o tempo de vida útil dos materiais plásticos. Afinal, qual é a real necessidade de jogá-los fora e produzir novos?

O gráfico a seguir apresenta a vida útil média de produtos plásticos considerando suas respectivas aplicações. Nele, é possível vêr quê algumas embalagens têm vida útil superior a um ou dois anos, o quê significa quê, muitas vezes, em nosso cotidiano, descartamos materiais desnecessariamente, pois o fazemos antes quê esse produto esteja inviável para uso.

Gráfico de linha: 'Tempo de vida útil médio de materiais plásticos por aplicação'. No eixo vertical, temos a distribuição da vida útil dos produtos em porcentagem. No eixo horizontal, temos os anos de vida útil. Os dados são os seguintes: Embalagens: curva com pico entre 1 ou 2 anos; Produtos de consumo: curva com pico entre 2 e 5 anos; Têxteis: curva com pico entre 5 e 10 anos; Eletroeletrônicos: curva com pico próximo de 10 anos; Transporte: curva com pico entre  15 a 25 anos;  Maquinário industrial: curva com pico entre 15 a 30 anos; Materiais de construção: curva com pico entre 20 e 50 anos.

Fonte: OECD (2022), Global Plastics Outlook: Economic Drivers, Envaironmêntal Impacts ênd Policy Options, OECD Pãblixim, Paris, p.40. Disponível em: https://livro.pw/yvjcz. Acesso em: 16 out. 2024.

Note como muitos produtos plásticos usados em embalagens têm vida útil inferior a 2,5 anos, enquanto outros, utilizados em construções, podem durar mais de 40 anos.

Página vinte e seis

Os principais impactos ambientais

A durabilidade dos plásticos é uma das propriedades fundamentais dêêsse tipo de material. Você já imaginou uma garrafa de á gua quê, em questão de dias ou meses, se degrada consideravelmente?

Os plásticos, assim como outros materiais, podem passar por transformações físicas e químicas quê os modificam. êste processo recebe o nome de degradação. Ele ocorre, por exemplo, pela ação da luz ou por reações com outras substâncias. A degradação também póde ocorrer por alguns tipos particulares de bactérias, sêndo, neste caso, denominada biodegradação.

É importante ressaltar quê atualmente já se conhece bactérias e fungos capazes de degradar alguns tipos de plástico, mas ainda são necessários estudos sobre a viabilidade de utilizar esses sêres vivos na degradação dos plásticos e os possíveis impactos dos materiais resultantes dessa biodegradação.

Além díssu, alguns plásticos biodegradáveis, ou seja, com composição química derivada de fontes vegetais e, portanto, diferentes do petróleo, estão em fase de desenvolvimento, sêndo quê, geralmente, um dos empecilhos para sua popularização é o alto custo de produção dêêsses materiais.

Um dos grandes problemas associados aos plásticos derivados do petróleo é o seu processo de degradação, quê é muito lento. Como consequência, esses materiais perduram por muito tempo quando abandonados na natureza, provocando diversos problemas ao meio ambiente.

Materiais plásticos podem levar anos, dékâdâs e até mesmo séculos para se decompor. Os valores a seguir representam o tempo médio de decomposição dos respectivos materiais no oceano, sêndo quê esse tempo póde variar, pois está relacionado às condições específicas de cada ambiente.

Infográfico: 'O ciclo de vida dos plásticos'. Há ilustrações dos objetos de plástico, seguido de texto sobre o seu tempo de vida. Os dados são os seguintes: Sacola plástica: 20 anos; Garrafa de água: 450 anos; Copo de café: 30 anos; Cápsula de café: 500 anos; Fralda descartável: 500 anos; Copo plástico: 450 anos; Escova de dentes: 500 anos; Canudo de plástico: 200 anos.

Fonte de dados: De LIFECYCLE ÓF plastics. WWF-Australia, 1 jul. 2021. Disponível em: https://livro.pw/uwhmi. Acesso em: 16 out. 2024.

Tempo médio de decomposição de alguns objetos plásticos de uso cotidiano.

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E quais são exatamente os impactos causados por esses materiais, quê permanecem por tanto tempo no meio ambiente?

Infográfico: 'Impactos ambientais dos plásticos'. No centro da figura, há um copo plástico com um canudo. Ao redor dela, há círculos contendo as seguintes informações: 'São derivados do petróleo, que é um recurso não renovável e poluente'; 'Sua incineração pode liberar na atmosfera gases tóxicos como dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, que são prejudiciais à saúde humana'; 'Em função do descarte incorreto, os plásticos estão praticamente espalhados por todas as regiões do planeta, gerando poluição das águas e do solo e, também, poluição visual'; 'Compostos do plástico podem se acumular nos organismos, impactando a cadeia alimentar. Compostos ingeridos por crustáceos podem ser ingeridos por um peixe e chegar até o ser humano'; 'Em alguns casos, animais que ingerem plásticos podem morrer de intoxicação alimentar, perfuração, asfixia ou mesmo outros motivos associados ao  contato com materiais plásticos, e isso pode desequilibrar todo um ecossistema'; 'Os plásticos descartados em locais inadequados, ao se degradar, produzem substâncias tóxicas que contaminam solos e águas subterrâneas'.

ATIVIDADE

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

1. Atividade em grupo. Realizem uma roda de conversa em sala de aula e discutam sobre a importânssia de descartar materiais plásticos d fórma correta. Durante a conversa, tróquem experiências sobre o modo como vocês descartam os materiais. Destaquem os pontos positivos nas ações tomadas em relação ao descarte correto dêêsses resíduos e procurem apontar sugestões para corrigir as atitudes quê merécem atenção. Além díssu, de acôr-do com suas vivências, pensem e discutam quais atitudes individuais seriam possíveis para reduzir o consumo de materiais plásticos.

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Consequências quê não vemos

Microplásticos são partículas plásticas com até 5 milímetros de diâmetro. São formados intencionalmente, como o glitter, por processos industriais na produção de outros tipos de plástico ou pela degradação dos plásticos no ambiente, podendo se acumular em ambientes e sêres vivos.

Os microplásticos podem transportar microrganismos capazes de causar doenças ou substâncias contaminantes quê se fixam em sua estrutura.

Microplásticos da poluição podem contaminar o sangue por meio da alimentação e respiração

O impacto do plástico como poluidor já é um assunto recorrente em pautas ambientais, mas a presença do componente no organismo humano vêm ganhando cada vez mais relevância. Pela primeira vez, um estudo holan-dêss detectou a presença de microplástico no sangue humano, quê chega até o organismo através do consumo de alimentos embalados e de carnes de animais contaminados, além da inalação do ar e da á gua quê bebemos, por conta da poluição do material no meio ambiente. [...]

Imagem representando como os microplásticos se acumulam no ambiente e nos seres vivos. À esquerda, está o mar e à direita, a areia da praia. De cima para baixo, os elementos da imagem e suas respectivas legendas, são: Garrafa plástica: 'Lixo plástico'; Garrafa plástica degradada: 'Degradação'; Pedaços de plástico: 'Microplástico'; Peixe consumindo os microplásticos: 'Confundem com comida'; Prato e talheres: 'Microplásticos entram na cadeia alimentar dos seres humanos'.

Em estudo internacional, publicado recentemente [2022], foram coletadas 22 amostras de sangue de doadores anônimos, todos adultos saudáveis, e a presença do microplástico foi detectada em 17 amostras, ou seja, 80% dos participantes.

E, no início dêste ano [2022], pesquisadores da úspi apresentaram resultados de pesquisa quê também identificou a presença do material no organismo humano, desta vez no tecido pulmonar, com 20 casos analisados e 13 tecídos contaminados.

Nos dois estudos, os tipos de plásticos encontrados foram os mais consumidos mundialmente, como o polipropileno, polietileno e o péti, usados na fabricação de embalagens plásticas, sacolas de mercado e garrafas plásticas.

[...]

BOTELHO, V. Microplásticos da poluição podem contaminar o sangue por meio da alimentação e respiração. Jornal da úspi, 23 maio 2022. Disponível em: https://livro.pw/vdktt. Acesso em: 16 out. 2024.

Imagem contendo duas fotografias. A fotografia que ocupa maior parte da imagem representa dois pesquisadores usando jaleco, luvas, máscaras, óculos e toucas de segurança. Um dos pesquisadores despeja um líquido em um recipiente de vidro, que a outra pesquisadora segura. Uma fotografia menor representa o dedo de uma pessoa coberta por pequenas partículas de plástico.

Cientistas têm detectado a presença de microplásticos em diversos tipos de ambientes e animais, Tailândia, 2023. No detalhe, dedo com microplásticos, em azul, encontrados em meio à areia.

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Contaminação química e biológica

A decomposição de alguns tipos de plásticos póde liberar uma série de substâncias quê tem preocupado a comunidade científica e, mais recentemente, a população. Entre essas substâncias, há uma em particular considerada bastante perigosa: o Bisfenol A (bê p ah).

Imagem representando as fórmulas estrutural e molecular do Bisfenol A (B P A). A fórmula estrutural mostra um H O ligado a um anel hexagonal com 3 ligações duplas, que por sua vez está ligado a um átomo de carbono central. Esse carbono está ligado a dois C H 3 e a um segundo anel hexagonal com 3 ligações duplas, que também está ligado a um O H. A fórmula molecular é representada por C 15 H 16 O 2.

Fórmula estrutural e fórmula molecular do Bisfenol A.

Um dos hábitos cotidianos quê devemos reconsiderar é o de utilizar plásticos no fôrnu micro-ondas ou no congelador. A exposição dêêsses materiais a grandes variações de tempera-túra póde liberar substâncias tóxicas, como o Bisfenol A, contidas nos recipientes dos alimentos. Deve-se tomar muito cuidado com qual tipo de plástico se utiliza no fôrnu ou no congelador, sêndo quê a informação de quê o plástico é próprio para esse tipo de uso deve constar claramente na embalagem.

Muitos materiais podem sêr substitutos dos plásticos no aquecimento ou no congelamento, como recipientes de vidro, cerâmicas e até mesmo materiais descartáveis feitos de papel. É importante destacar quê os metais não podem sêr utilizados d fórma nenhuma em fôrnos de micro-ondas.

Fotografia de um recipiente de plástico contendo comida em um micro-ondas.

Cuidado ao utilizar materiais plásticos no micro-ondas: alguns deles podem contaminar os alimentos com substâncias tóxicas.

ATIVIDADES

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

1. Atividade individual. Que atitude você toma ou póde vir a tomar para evitar eventuais contaminações causadas pelo uso indevido de plásticos nas suas atividades cotidianas?

2. Atividade em dupla. Com a mesma dupla quê elaborou as duas kestões na seção Em foco, elabore uma redação de uma página sintetizando a necessidade de evitar o uso de plásticos, usando conhecimentos construídos ao longo do projeto. É importante quê o texto responda à pergunta norteadora do projeto ("Plásticos: por quê substituí-los?”), bem como as duas kestões quê vocês elaboraram no início do projeto. Esse texto será utilizado na produção do relatório de pesquisa, ao final do projeto.

Página trinta

Descarte: como fazer direito

Vídeo: Catadores de material reciclável.

É importante ressaltar quê a melhor forma de remediar os impactos gerados pêlos materiais plásticos é reduzir seu consumo, pois, consequentemente, menos lixo será produzido. Para isso, é importante repensarmos nóssos hábitos individuais e cotidianos, nos perguntando, por exemplo, a cada oportunidade “eu realmente preciso utilizar êste plástico nesse momento ou posso recusá-lo?” e “posso substituir esse objeto de plástico por outro de material mais sustentável?”.

Uma vez quê materiais plásticos sêjam consumidos, é importante nos preocuparmos como iremos descartá-los. Embora os atêerros sanitários sêjam os locais para os quais o pôdêr público transporta os resíduos sólidos coletados, estes têm suas limitações em relação a kestões de espaço físico e também quanto a aspectos ambientais.

Reciclagem e reutilização

A destinação mais adequada para os materiais plásticos é a reciclagem, processo quê evita o acúmulo dêêsses materiais no ambiente, gera renda e ainda tem o potencial de aumentar a vida útil dos atêerros sanitários, reduzindo a quantidade de resíduos destinados a eles. A côléta seletiva e as centrais de triagem são fundamentais para encaminhar esses materiais à indústria de reciclagem. Destinar os plásticos às lixeiras de material reciclável causa impactos positivos ao ambiente e à ssossiedade.

A reciclagem transforma o material já usado em matéria-prima para produção de novos materiais, permitindo quê a matéria assuma uma dinâmica cíclica no processo produtivo.

No caso dos plásticos, esses materiais são comumente derretidos e moldados em um novo produto. Algumas técnicas utilizam um tipo de plástico somente, enquanto outras misturam vários tipos e também diferentes materiais aos plásticos.

Fotografia de pessoas trabalhando em uma esteira com diversos produtos que serão reciclados. As pessoas estão usando luvas de proteção e selecionam alguns dos objetos que estão dispostos na esteira. De ambos os lados da esteira, há grandes tambores e sacos contendo os materiais recicláveis.

Trabalhadoras em esteira para separação de materiais recicláveis em cooperativa em Ubatuba, SP, 2024.

Fotografia de um banco de praça feito com 'tábuas' de plástico.

Banco feito de plástico reciclado em parque em Pomerode, Santa Catarina.

Fotografia de uma camiseta dobrada ao lado de uma garrafa PET sem tampa.

Camiseta confeksionada com fibras de poliéster obtidas a partir da reciclagem de garrafas péti.

Página trinta e um

Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores de lixo plástico do mundo e, dentre estes, o quê menos recicla. Um estudo realizado pela WWF, com base em dados de 2016 do Banco Mundial, classifica o país como o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo. Em 2019, o Brasil produziu cerca de 11,3 milhões de toneladas de plástico, sêndo quê somente 1,28% dêêsse total foram reciclados.

Além díssu, nesse mesmo ano, o Brasil produziu cerca de 2,95 milhões de toneladas de plásticos de uso único.

Outra possibilidade bastante interessante é reutilizar os materiais plásticos em vez de descartá-los. Para isso, o único limite é a criatividade, pois são muitas as maneiras de reutilizar esse tipo de material.

Composição de duas fotografias. A. Fotografia dos pés de uma pessoa pisando em um tapete feito com gargalos de garrafas. B. Fotografia de uma estufa, cujas paredes são compostas por várias fileiras de garrafas PET. Há diversos vasos de plantas em estantes.

Nas imagens, garrafas péti sêndo reutilizadas para diversos propósitos: (A) tapête feito com os gargalos em Salvador, na baía; (B) estufa de plantas com paredes de garrafas em Tinguá (CE).

PARA LER

Reutilizar sim, descartar não!

O texto aborda 9 maneiras de reutilizar materiais plásticos quê seriam descartados.

QUAIS são as melhores formas de reaproveitar o plástico? SIMPERJ, 12 set. 2018. Disponível em: https://livro.pw/qwauf. Acesso em: 16 out. 2024.

ATIVIDADES

Ver nas Orientações para o professor observações e sugestões para estas atividades.

1. Atividade em grupo. Discutam e registrem no caderno: Quais são os impactos positivos da reciclagem?

2. Além da reciclagem, quais outras soluções existem para resolver o problema do uso excessivo de plásticos? Citem dois exemplos e expliquem brevemente seus benefícios.

3. Vocês sabem quem são os catadores de material reciclável? Qual é o papel deles na nossa ssossiedade?

4. Pesquisem os valores de reciclagem por kilo de material. O plástico configura na lista dos mais vantajosos para gerar renda para os catadores? Debata com os côlégas e pensem em uma forma de melhorar a côléta e a reciclagem.

5. Considerando a quantidade de lixo quê produzimos, como vocês acham quê os catadores contribuem para mitigar o acúmulo de resíduos nos ambientes?

Página trinta e dois

ETAPA
3
Para finalizar

PRODUTO FINAL Relatório com proposta de substituto ao plástico

Para finalizar êste projeto, vamos elaborar um relatório de pesquisa com uma proposta de substituto para um material plástico utilizado no cotidiano. Inicialmente, faremos uma pesquisa sobre os hábitos de consumo e descarte próprios e de pessoas próximas. Os resultados obtidos servirão de base para a elaboração de cartazes informativos e, também, poderão auxiliar na escolha do objeto plástico quê póde sêr substituído por material mais sustentável.

Propomos quê a comunicação dos conhecimentos construídos seja feita, sempre quê possível, envolvendo a comunidade interna e externa à escola.

Explorando seu ambiente

Você já se perguntou quanto e quais tipos de plásticos são mais utilizados no seu cotidiano e no das pessoas ao seu redor? Faremos agora um levantamento de dados reais quê possibilitará responder a essa questão.

Para isso, você e o seu grupo farão uma exploração em um ambiente do cotidiano de vocês, por tempo determinado, para recolher e avaliar a quantidade de plástico utilizado.

Fotografia de três jovens fazendo uma discussão em grupo. Uma das jovens está apontando para algo em um livro, e todos estão olhando e sorrindo. Há cadernos, livros e estojos em cima de uma mesa na frente dos jovens.

A organização é essencial para qualquer tipo de trabalho individual ou em grupo. Neste último caso, é importante atribuir funções claras e objetivas para cada um.

Página trinta e três

Vocês precisarão planejar bem a côléta de dados e definir alguns pontos importantes, em conjunto com o professor, como:

Local de pesquisa: escola, sala de aula, residência, bairro ou outro local quê vocês frequentam.

Período de côléta: um dia, uma semana, duas semanas ou outro prazo escolhido.

O quê será coletado: recolher todo plástico descartado durante o prazo estipulado, recolher somente em lixeiras exclusivas para plásticos, somente plásticos descartados incorretamente fora de lixeiras, entre outros. Seu professor irá orientar a instrumentalização adequada.

Procure documentar todo o processo com fotografias e vídeos para ilustrar o relatório e auxiliar na divulgação do conhecimento construído.

Analisando os dados coletados

A análise de dados será composta de três momentos, quê envolvem a separação e classificação dos materiais recolhidos, a quantificação dêêsses materiais e uma estimativa do consumo a longo prazo.

Separação e classificação

Separem e classifiquem os materiais de acôr-do com os cóódigos de identificação de plásticos. Caso o código não esteja evidente no material, realizem uma pesquisa ôn láini.

Quantificação

Contabilizem os materiais pertencentes a cada um dos cóódigos. Por exemplo, cóódigo 1: três materiais, código 2: quatorze materiais, e assim por diante.

Estimativa

Realizem cálculos proporcionais para estimar qual seria a quantidade descartada de plástico classificada em cada um dos códigos em períodos mais longos. Se a côléta durou três dias, por exemplo, realizem um cálculo proporcional para estimar quanto teria sido coletado em 30 dias ou um ano.

Refletindo sobre a análise

Com base nos dados organizados, reflitam sobre as seguintes kestões. Elas podem auxiliá-los na montagem do cartaz. Caso haja outros aspectos quê queiram explorar, procurem elaborar kestões referentes a eles, explorando-os na composição dos cartazes.

Imagem contendo três questões: 1: 'É possível evitar o uso de materiais plásticos no ambiente investigado, substituindo-os por outros materiais?'; 2: 'Vocês têm o hábito de escolher um recipiente de plástico quando poderiam recusá-lo? Por exemplo, um canudinho de plástico em um restaurante ou copos e pratos descartáveis, quando se podem utilizar pratos convencionais'; 3: 'O que vocês diriam para as pessoas que vivem no ambiente estudado para convencê-las de que é preciso reduzir o consumo de plástico?'.

Página trinta e quatro

Comunicando a exploração

Com base nas reflekções realizadas, organizem os dados do grupo em um cartaz. O objetivo é deixá-lo no ambiente estudado como forma de conscientização das pessoas quê frequentam o lugar.

Utilizem toda a criatividade, pois, quanto mais colorido e chamativo, melhor. Outra sugestão é usar lêtras grandes e confortáveis de ler (mesmo a distância). Lembrem-se de fotografar o cartaz para anexar a fotografia ao relatório de pesquisa.

Caso julgue interessante, pode-se realizar uma exposição com todos os cartazes na escola.

Pesquisando possíveis substitutos

O próximo passo é realizar um levantamento de ideias para substituir o uso de plásticos. Para isso, cada grupo deve escolher um objeto, preferencialmente de uso cotidiano, para propor a substituição do material plástico. Se possível, escôlham um objeto quê esteve presente no ambiente analisado por vocês.

Antes de decidir o quê o grupo irá escolher como proposta, vocês podem pesquisar o quê já existe no mundo e deixar a criatividade fluir.

Fotografia de uma pessoa segurando uma sacola de pano do estilo 'ecobag' e uma sacola plástica.

Sacolas plásticas podem sêr substituídas por opções mais sustentáveis.

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Caso julgue interessante, pode-se propor quê os estudantes pesquisem os produtos mostrados nesta página. Esta é uma ótima oportunidade para instigá-los, demonstrando quê uma pesquisa de alta qualidade e impacto póde sêr realizada por estudantes ainda no Ensino Médio e não somente por profissionais em centros de pesquisa.

Carrossel de imagens: Materiais substitutos do uso de plástico.

Várias pesquisas têm sido realizadas para desenvolver materiais substitutos aos plásticos convencionais, inclusive por estudantes de Ensino Médio. Veja alguns exemplos a seguir.

Ilustração de um fruto de maracujá. Há um fruto inteiro, e um cortado pela metade, expondo a polpa e sementes.

Plástico derivado do maracujá desenvolvido pela estudante do Ensino Médio Juliana Estradioto, aos 18 anos, quando cursava o Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS). Ela ficou em primeiro lugar no 29º Prêmio Jovem Cientista. Esse material é biodegradável e seu tempo de degradação é de 20 dias.

Ilustração de vários canudos com diferentes estampas.

Canudos biodegradáveis desenvolvidos pêlos estudantes de química de duas Escolas Técnicas de São Paulo (ETECs). Esses materiais foram produzidos à base de fibras de casca de vegetais, amido e soro da proteína do leite.

Ilustração de um tomate.

Biopelículas em diversos centros de pesquisa. Já existem projetos de desenvolvimento de biopelículas feitas a partir dos mais diversos alimentos, como mamão, goiába e espinafre. A biopelícula de tomate, por exemplo, póde sêr utilizada para embalar pitssas. Já imaginou? Não precisa nem desembalar, é só aquecer e usar, uma vez quê a película se desfaz em altas tempera-túras.

PARA LER

Alunas do Ensino Médio e a ciência

A publicação aborda a história de Juliana Davoglio Estradio e Ekarinny Myrela Brito de Medeiros, duas brasileiras, alunas do Ensino Médio, quê desenvolveram projetos de ciências com resíduos e foram premiadas.

NUNES, M. Jovem brasileira vence competição internacional de ciências com projeto quê transforma cascas de macadâmia em curativos para peles queimadas. Conexão planêta. 29 maio 20219. Disponível em: https://livro.pw/vadqn. Acesso em: 16 out. 2024.

Fotografia das mãos de uma pessoa segurando alimentos. Com uma das mãos, a pessoa segura uma embalagem plástica contendo os alimentos. Com a outra mão, ela segura os alimentos amarrados com uma folha de bananeira. Ao fundo há caixotes com legumes.

Uma alternativa ao uso do plástico é utilizar materiais quê seriam descartados, como, neste caso, a fô-lha de bananeira.

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A proposta

Agora é o momento de desenvolver uma proposta para um material real quê possa substituir o plástico utilizado no seu cotidiano.

Fotografia de jovens conversando alegremente. Um dos jovens segura caneta e caderno, e aparenta estar falando. Os outros dois jovens escutam atentamente, sorrindo.

O respeito ao momento de fala dos côlégas é fundamental para o trabalho em grupo.

A proposta deve conter uma justificativa do critério estabelecido para escolha do material, quê póde sêr a quantidade de resíduo produzido, impacto ambiental, facilidade de substituir, entre outras. A proposta deve deixar claro qual é a vantagem quê esse novo material traz em relação ao plástico e qual característica dele o torna ideal para sêr utilizado no objeto em questão.

Além díssu, é importante detalhar ao mássimo como deverá sêr o substituto e o material utilizado para produzi-lo. Portanto, incluam na proposta um esboço do produto.

Fotografia das mãos de uma pessoa fazendo um esboço. Com uma das mãos, a pessoa segura uma cadeira em miniatura feita de papel, e com a outra mão desenha a cadeira numa grande folha de papel. Há outras cadeiras de papel em miniatura, desenhos de cadeiras na folha, e canetas no canto direito da fotografia.

O esboço é parte fundamental do desenvolvimento de qualquer produto, pois auxilia na visualização de como o produto deve sêr.

Página trinta e sete

Não deixe de mencionar na proposta três pontos importantes sobre o material escolhido para substituir o plástico: adaptação, materiais utilizados e disáini.

Imagem com dicas para a proposta de produção do material que possa substituir o plástico utilizado no cotidiano. No centro, há um círculo contendo a palavra 'Dicas', com setas para três caixas de texto: 'Adaptação: Os materiais escolhidos precisam sofrer adaptações para atingir as propriedades necessárias de uso? Pode ser necessário recortar, esterilizar, juntar partes, alterar a cor, alterar o formato ou outros ajustes. Para que a proposta fique completa, elaborem uma lista de ferramentas necessárias para realizar essas transformações, bem como quais seriam essas transformações, sempre considerando a função que o objeto terá e se as pessoas acharão que ele é prático e fácil de utilizar'; 'Design: A funcionalidade é essencial, mas o visual também é importante. Usem e abusem da criatividade para esboçar um design bonito e atraente para o produto. Além do formato, ele pode ser colorido e decorado com desenhos, textos, pinturas e acessórios, por exemplo'; 'Materiais disponíveis: É muito importante que vocês estejam atentos aos materiais biodegradáveis ou duráveis que sejam mais disponíveis na sua região. Por exemplo, em algumas regiões brasileiras é muito comum o descarte de coco e, portanto, as suas fibras podem ser aproveitadas para a produção de embalagens. Se houver muita palha, será possível desenvolver canudos. O bambu pode originar alguns suportes. Tecidos podem ser utilizados para fabricar ecobags'.

Fotografia das mãos de duas crianças segurando um avião de brinquedo feito com garrafas PET e pedaços de papelão. Ao fundo, há um rio e vegetação.

Lembrem-se: o mais simples geralmente é a melhor opção. por quê gastar dinheiro comprando aviões de plástico quando se podem utilizar caixas de papelão e garrafas de plástico para construir um?

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Escrevendo e divulgando o relatório

A exposição de resultados, de acôr-do com as metodologias científicas, é essencial na produção e divulgação do conhecimento, seja ele teórico ou material. A troca de ideias entre quem escreve e quem lê deve sêr incentivada, pois:

Quem lê póde avaliar construtivamente o conhecimento produzido ao apontar os aspectos positivos e negativos. Com isso, você e seu grupo poderão rever e aprimorar a proposta, por exemplo.

Quem lê póde aumentar o seu próprio repertório de conhecimento sobre a possibilidade de substituição do plástico ao observar as propostas elaboradas.

A ciência moderna é fundamentada no debate e na troca de informações, e um relatório de pesquisa é peça fundamental nesse processo. Ele é um instrumento de comunicação, em quê um grupo de pesquisa apresenta seu trabalho à comunidade, e, por essa razão, existem orientações e um modelo quê devem sêr seguidos na sua elaboração.

Orientações de elaboração de um relatório de pesquisa

A Utilizar linguagem formal, sem gírias, abreviações ou palavrões.

B O texto deve sêr claro, objetivo e conter gráficos e/ou tabélas se possível.

C Utilizar imagens e outros recursos gráficos quê auxiliem na compreensão das informações, enriquecendo o relatório.

D Deve sêr autoral, ou seja, não se podem copiar textos de outras fontes.

E Podem-se citar textos de outras pessoas dando os devidos créditos, ou seja, deve-se colocar o texto entre aspas e citar autor, local e data de publicação.

Fotografia de um jovem realizando uma apresentação para a classe. Ele segura uma folha de papel e a observa com expressão séria. À sua esquerda, um professor o escuta atentamente. À sua frente, os colegas estão sentados em carteiras escolares, acompanhando a apresentação com atenção. Sobre as carteiras, há notebooks, folhas de papel e canetas, enquanto mochilas estão penduradas nas cadeiras. Ao fundo, vê-se uma lousa com diversas equações e gráficos escritos, e, ao lado dela, um quadro branco.

Debate e divulgação são peças fundamentais na construção do conhecimento científico moderno.

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Chegou o momento da elaboração do relatório. Nele, cada grupo deve inserir todas as informações referentes à pesquisa feita sobre os hábitos de descarte de materiais plásticos quê embasaram a elaboração dos cartazes e, também, todo o processo de escolha de um substituto mais sustentável para um objeto plástico utilizado no cotidiano. A elaboração do relatório póde seguir o modelo abaixo.

MODELO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE PESQUISA

Essa é apenas uma sugestão de modelo de relatório, e póde sêr adaptada conforme necessário.

1. TÍTULO

Vocês devem pensar em um título para a proposta.

2. IDENTIFICAÇÃO

Devem constar informações como nome dos integrantes, data e o produto idealizado na proposta. Se possível, deem um nome para esse produto.

3. INTRODUÇÃO

Vocês devem analisar os textos produzidos na atividade do tópico Consequências quê não vemos e elaborar um único texto a partir deles. A ideia é criar um texto completo e coerente, e não simplesmente juntar um ao outro.

4. DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA DA PESQUISA

Vocês devem citar o local onde realizaram a pesquisa sobre os hábitos de descarte de material plástico, o período de côléta e o quê foi coletado, bem como justificar a escolha de cada um deles.

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO DA PESQUISA

Utilizando imagens, gráficos e tabélas, vocês devem apresentar os resultados obtidos na pesquisa. Além díssu, devem interpretar esses resultados com base no quê aprenderam ao longo do projeto. Se possível, anexem uma foto do cartaz produzido ao fim da atividade de exploração.

6. PROPOSTA DE UM SUBSTITUTO PARA UM OBJETO PLÁSTICO

Vocês devem inserir a proposta do grupo, incluindo as justificativas e os esboços.

7. CONCLUSÕES

Vocês devem elaborar um texto de poucos parágrafos sobre o quê vocês concluíram no fim do projeto.

8. REFERÊNCIAS

Listem as fontes de pesquisa quê utilizaram. A lista deve vir em ordem alfabética e conter autor, título, local e data de publicação e, caso seja um sáiti, o línki e a data de acesso.

É importante estabelecer um prazo de entrega dos relatórios. Além díssu, combinem a forma como serão compartilhados com a comunidade. Uma possibilidade é providenciar cópias físicas dos relatórios produzidos e fixá-las em um mural da escola. Outra forma de compartilhar os relatórios é alocar as cópias em alguma seção da biblioteca escolar. Se preferirem, é possível, ainda, disponibilizar os relatórios d fórma ôn láini, utilizando, por exemplo, uma página virtual da escola.

Página quarenta

Avaliação

Veja nas Orientações para o professor observações e sugestões sobre o uso dos quadros avaliativos.

Para avaliar o processo de construção dos saberes, das atitudes e a reflekção sobre o tema e o mundo do trabalho, sugerimos a elaboração de quadros quê permitem o acompanhamento da produção e a reflekção do quê foi desenvolvido nas etapas do projeto. Os quadros devem sêr copiados e preenchidos de acôr-do com as orientações do professor.

Avaliação dos saberes

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS

1 Realizei com facilidade

2 Realizei

3 Realizei com dificuldade

4 Não realizei

ETAPA 1 – VAMOS COMEÇAR

A. Conhecer, d fórma geral, os impactos dos plásticos na vida marinha.

B. Reconhecer a extensão da problemática do plástico.

C. Refletir sobre os hábitos de consumo de materiais plásticos.

ETAPA 2 – SABER E FAZER

A. Compreender quê os plásticos são originados do petróleo e os impactos associados à sua produção.

B. Analisar as propriedades físicas gerais dos plásticos relacionando-as com as aplicações dos respectivos materiais.

C. Conhecer os diferentes tipos de plásticos e seus usos.

D. Reconhecer a extensão da problemática do plástico.

E. Analisar os tempos de vida útil e de degradação dos materiais plásticos na natureza.

F. Compreender os impactos dos plásticos na natureza e na saúde humana.

G. Caracterizar o quê são microplásticos e sua relação com a cadeia alimentar.

H. Entender a limitação do uso de atêerros sanitários.

I. Refletir sobre formas alternativas e ambientalmente mais sustentáveis para o descarte de plásticos.

ETAPA 3 – PARA FINALIZAR

A. Realizar pesquisa sobre os hábitos de descarte de materiais plásticos na comunidade.

B. Elaborar proposta para possíveis substitutos aos plásticos.

C. Produzir relatório de pesquisa sintetizando as investigações realizadas e os conhecimentos adquiridos.

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Avaliação das atitudes

AVALIAÇÃO DAS ATITUDES E POSTURAS

1 Sempre

2 Frequentemente

3 Raramente

4 Nunca

A. Realizo as tarefas nas datas sugeridas d fórma atenta e responsável.

B. Atuo com organização, trazendo para as aulas todo o material solicitado.

C. Demonstro comportamento adequado e comprometido nos diferentes momentos de desenvolvimento do projeto.

D. Escuto com atenção as explicações e proposições do professor, côlégas e outras pessoas envolvidas nas atividades propostas.

E. Apresento atitude colaborativa, compartilhando opiniões, sugestões e propostas com os côlégas.

F. Falo com clareza, ao compartilhar dúvidas e opiniões.

G. Atuo d fórma respeitosa em relação às dificuldades apresentadas pêlos côlégas.

H. Demonstro empatia e respeito quando lido com opiniões e contextos diferentes dos meus.

Veja nas Orientações para o professor observações e sugestões sobre o uso dos quadros avaliativos.

MUNDO DO TRABALHO

Durante o projeto, você conheceu algumas profissões envolvidas na produção e reciclagem e utilização do plástico. Há uma vasta gama de profissionais como químicos, petroleiros, engenheiros químicos, catadores, artesãos, entre outras. Escolha uma profissão ligada ao plástico e pesquise mais a fundo. Qual a formação dêêsses profissionais, como é a rotina deles, qual a média salarial, quais os riscos e benefícios. Depois, apresente suas descobertas à turma.

Ilustração de uma menina sorrindo e escrevendo em uma folha de papel em cima da carteira.

Página quarenta e dois