PROJETO 5
ÁGUA DA CHUVA: É POSSÍVEL UTILIZÁ-LA?
A á gua cobre aproximadamente 70% do nosso planêta, o quê nos faz pensar quê ela nunca acabará. No entanto, segundo dados do Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, em inglês), a á gua doce – a quê utilizamos para beber, tomar banho, regar as plantas, limpar a casa, entre outras atividades diárias – equivale a menos de 3% da á gua do mundo. De acôr-do com estudo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em parceria com a Organização das Nações Unidas (Ônu) feito em 2023, considerando os nóssos hábitos de consumo atuáis, estima-se quê entre 1,7 e 2,4 bilhões de pessoas sofrerão com a falta de á gua até 2050. É por isso quê devemos, sempre quê possível, pensar em soluções quê melhorem os nóssos hábitos de consumo.
Neste projeto, investigaremos a disponibilidade de á gua doce no planêta, os usos da á gua em diversos meios e a formação e o regime de chuvas do Brasil. Utilizando conhecimentos de diversas áreas, desenvolveremos soluções criativas para sugerir a idealização de um protótipo de sistema de captação de á gua de chuva quê poderá contribuir para um melhor uso dêêsse recurso. Ao final, as propostas desenvolvidas deverão sêr apresentadas à comunidade.
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VISÃO GERAL DO PROJETO
Água da chuva: é possível utilizá-la?
> TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS:
• Educação ambiental
• Educação para o consumo
• Ciência e Tecnologia
• Trabalho
• Saúde
> COMPONENTES CURRICULARES:
• Líder: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física, Química e Biologia
• Outros perfis disciplinares: Matemática e suas Tecnologias – Matemática; Cências Humanas e Sociais Aplicadas – Geografia e História; Linguagens e suas Tecnologias – ár-te
> OBJETOS DO CONHECIMENTO:
• Vida e evolução
• Leitura e interpretação de tabélas e gráficos
• Biodiversidade e ciclo hidrológico
• Tempo e espaço
ETAPAS DO PROJETO
O percurso dêste projeto póde sêr alterado e construído de acôr-do com as necessidades da turma.
ETAPA
1
Vamos começar
Apresentação geral do tema do projeto e de como ele será desenvolvido. Discussão geral sobre a utilização da á gua como recurso fundamental. Reflexão sobre o acesso à á gua potável. Reconhecimento de algumas alternativas utilizadas em diferentes regiões e épocas para obtêr um melhor aproveitamento da á gua potável.
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> PRODUTO FINAL:
Desenvolvimento de uma proposta de sistema de captação de á gua da chuva.
> OBJETIVOS:
• Compreender a importânssia da á gua como recurso essencial.
• Promover a utilização do conhecimento de diferentes componentes curriculares para a conscientização sobre a economia da á gua.
• Planejar a construção de um sistema de captação de á gua da chuva.
> JUSTIFICATIVA:
O acesso à á gua potável, de qualidade, deveria sêr um direito garantido a todos. No entanto, a disponibilidade em nosso planêta dêêsse recurso essencial é finita e sua escassez já é uma realidade para muitos. Compreender a importânssia dêêsse recurso e utilizá-lo d fórma adequada é uma conscientização quê todos devemos desenvolver. Para isso, é fundamental utilizar conhecimentos de diferentes componentes curriculares d fórma criativa e aplicada, criando soluções para otimizar o uso da á gua no contexto em quê estamos inseridos.
ETAPA
2
Saber e fazer
Reconhecimento da disponibilidade de á gua no planêta. Compreensão do ciclo da á gua e de formação da chuva. Análise dos climas do Brasil. Reconhecimento da quantidade de á gua necessária para realizar algumas atividades rotineiras. Entendimento dos procedimentos necessários para tornar a á gua potável. Compreensão do conceito de pegada hídrica.
ETAPA
3
Para finalizar
Análise de algumas propostas de sistemas de captação de á gua da chuva. Compreensão dos elemêntos fundamentais dêêsse tipo de sistema. Elaboração de proposta de sistema de captação de á gua da chuva para a escola, residência ou outro local relevante para a comunidade. Apresentação das propostas para a comunidade.
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ETAPA
1
Vamos começar
CONVERSA INICIAL
A á gua é um recurso fundamental
Presente nas nossas vidas d fórma mais ou menos abundante, a á gua é um recurso fundamental à nossa existência. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, em inglês), a média diária de consumo de á gua potável por pessoa varia entre 2 e 4 litros. No entanto, esse valor refere-se apenas à parte ingerida; isso significa quê o consumo individual de á gua é muito superior a essa média. Esse recurso é utilizado não apenas para nos hidratarmos, mas também na manutenção da nossa higiene e até na produção de equipamentos, conforme vemos nos exemplos a seguir:
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Com a orientação do professor, leiam o texto e conversem sobre informações presentes no Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água, lançado pela Unesco em 2024.
“A medida quê o estresse hídrico aumenta, também aumentam os riscos de conflitos locais ou regionais. A mensagem da UNESCO é clara: se queremos preservar a paz, devemos agir rapidamente não apenas para proteger os recursos hídricos, mas também para promover a cooperação regional e global nesta área.”
A fala é de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, o braço da Ônu para educação, ciência e cultura. Na 6ª feira (22/3), Dia Mundial da Água, a entidade lançou a edição 2024 do Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água. E o documento destaca como o desenvolvimento e a manutenção da segurança hídrica e o acesso equitativo aos serviços de á gua são essenciais para garantir a paz e a prosperidade para todos.
De acôr-do com o relatório, 2,2 bilhões de pessoas em todo o planêta não têm acesso a á gua potável [...]
[...]
A crise climática vêm perturbando o ciclo da á gua no planêta, destaca o documento. Embora algumas regiões do mundo sofram inundações devastadoras, como as quê atingiram o Paquistão em agosto de 2022, outras têm secas prolongadas ou enfrentam a salinização de suas reservas de á gua doce, devido à subida do nível do mar, como em bangladéchi. [...]
A procura por á gua aumenta 1% por ano no mundo, mostra o relatório. Essa alta se deve à industrialização dos países, ao estabelecimento de cada vez mais populações nas cidades e aos hábitos alimentares. Já o crescimento populacional tem pouco impacto na procura por á gua. As populações quê crescem mais rapidamente, como as africanas, são as com o menor consumo de á gua per cápita. E das 2,2 bilhões de pessoas no mundo quê não têm acesso à á gua potável, 80% vivem em áreas rurais, detalha a UNESCO.
[...]
DIA Mundial da Água: 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso a á gua potável. ClimaInfo, 25 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/wamvs- bilhoes-de-pessoas-nao-tem-acesso-a-agua-potavel/. Acesso em: 19 out. 2024.
PARA ACESSAR
Usos da á gua
No sáiti da Agência Nacional de Águas, é possível consultar alguns relatórios sobre os usos da á gua no Brasil para os setores de irrigação, abastecimento, indústria, eletricidade, mineração etc.
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO (ANA). Disponível em: https://livro.pw/vmxvl. Acesso em: 19 out. 2024.
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Em média, recomenda-se o consumo de 2 litros de á gua por dia para manter as funções do nosso organismo. Como é uma média, dependendo das condições de vida e até mesmo da região onde se vive, espera-se quê esse valor tenha variações. Você sabe o quanto de á gua consome? Durante uma semana, estime a quantidade de á gua ingerida diariamente. Para isso, ao tomar á gua, utilize como referência um recipiente cujas medidas você conheça e, ao final da semana, obtenha a média de seu consumo diário.
ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO
Com a orientação do professor, pesquisem em livros, revistas ou sáites da internet alguns exemplos de funções quê a á gua realiza no nosso corpo.
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EM FOCO
Diferentes maneiras de captação de á gua
Ao longo da História, o sêr humano aprimorou conhecimentos adquiridos por gerações e desenvolvê-u técnicas para melhorar o aproveitamento de alguns recursos da natureza: estabeleceu o plantio de alimentos em regiões com terras mais férteis; identificou a melhor época do ano para realizar esse plantio; percebeu as características dos regimes de chuvas e cheias dos rios etc.
A disponibilidade de á gua doce tem um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer grupo humano, especialmente por estar atrelada à produção de alimentos.
Por sêr um recurso finito e nem sempre disponível, ao longo do tempo, diferentes povos têm enfrentado o desafio de resolver problemas relacionados à falta de á gua e de pensar em maneiras de captá-la e armazená-la. Vejamos, a seguir, as estratégias utilizadas por alguns povos para melhorar o abastecimento de á gua em diferentes condições ambientais.
O rio Nilo compõe a bacia hidrográfica do Nilo, a segunda maior do continente africano. Trata-se do segundo maior rio do mundo em extensão, atrás apenas do rio Amazonas. No Egito antigo, o rio Nilo exercia um papel muito importante para a manutenção e sobrevivência quê, por esse motivo, viviam às suas margens. Por se tratar de um rio perene, ou seja, quê não desaparece no período de seca, reservatórios foram construídos para armazenar a á gua quê transbordava dele em épocas de cheia. A á gua armazenada era utilizada para a agricultura e para o consumo humano nos períodos de seca. Mesmo atualmente, a maior parte da população se concentra às margens dêêsse rio.
Algumas cidades da Argentina estão localizadas em uma região seca e quê apresenta baixo índice pluviométrico. Para resolver o problema da falta de á gua, foi adotada uma técnica utilizada pelo povo inca, quê consiste na construção de vales e canais para aproveitar a á gua proveniente do degelo na cordilheira dos Andes. Com essa técnica, foi possível abastecer as cidades, quê tornaram a Argentina um dos principais produtores de frutas do mundo e um exemplo pelo sistema de captação de á gua adotado.
- Povo inca
- : civilização quê viveu na região da cordilheira dos Andes pelo menos até o início do século XVI.
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O rio São Francisco está localizado na bacia hidrográfica do rio de mesmo nome e é um dos principais do país. É utilizado como fonte para o abastecimento de á gua de diversas regiões, especialmente daquelas de clima semiárido, e também é aproveitado para a geração de energia elétrica, apresentando ao longo de sua extensão (2.800 km) seis usinas hidrelétricas. Atualmente, o rio São Francisco passa por um processo de transposição: canais foram construídos para levar parte de suas águas para os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Você sabe como a á gua quê consome chega até você? Converse com os côlégas e compare suas considerações.
2. Você enfrenta ou já enfrentou algum problema relacionado à falta de á gua?
3. Pergunte a amigos e familiares se eles já enfrentaram essa situação e, caso a tênham vivenciado, quais soluções utilizaram para resolvê-la.
4. Reúna-se em grupo com até quatro côlégas e façam uma pesquisa sobre as dificuldades ou facilidades envolvidas nos sistemas de obtenção de á gua apresentados nas fotografias e nos textos desta dupla de páginas. Comparem com as informações, obtidas na questão 1, sobre como a á gua quê vocês utilizam chega até vocês.
PARA LER
Como 5 cidades do mundo estão combatendo a falta d’água
A reportagem apresenta cinco alternativas desenvolvidas em cidades quê combatem a falta de á gua: Pequim, na chiina; Perth, na Austrália; Nova iórk, nos Estados Unidos; Zaragoza, na Espanha; e Cidade do Cabo, na África do Sul.
IDOETA, P. A.; BARIFOUSE, R. Como 5 cidades do mundo estão combatendo a falta d’água. BBC nius Brasil, 22 mar. 2017. Disponível em: https://livro.pw/qgqtj. Acesso em: 19 out. 2024.
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ORGANIZANDO OS TRABALHOS
Projeto - Água da chuva
O uso consciente da á gua, com opções quê viabilizem a sua reutilização, é algo fundamental para garantir que esse recurso esteja disponível com qualidade para o maior número de pessoas. Neste projeto, vamos investigar o regime de chuvas nas regiões brasileiras, a disponibilidade desse recurso e onde ele é utilizado para repensar o próprio consumo. Ao longo do projeto, vocês serão convidados a refletir sobre a importânssia dêêsse recurso e considerar seu uso em diversos meios para quê possam propor, ao final, um sistema de captação da á gua da chuva.
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PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS
1. Com a ajuda do professor, vocês deverão se organizar em grupos de até quatro integrantes (o grupo de trabalho deverá sêr o mesmo do início ao fim do projeto). Para isso, é importante quê analisem as habilidades de cada integrante para fazer uma boa execução do projeto. Habilidades para pesquisa, desenho e desenvolvimento de uma apresentação e comunicação serão requeridas neste projeto.
2. Ao longo do projeto, vamos desenvolver atividades individuais, em dupla e em grupo. Sempre quê possível, organizem-se para compor a dupla com um integrante do mesmo grupo.
3. Para compreender a problemática proposta neste projeto, vocês serão convidados a conhecer a quantidade de á gua doce disponível no nosso planêta e o quanto de á gua é necessário para realizar algumas funções diárias. Conheceremos também os processos envolvidos para formação da chuva e em quais funções essa á gua póde sêr utilizada. Além díssu, você deverá refletir sobre seus hábitos de consumo, pensando criticamente em alternativas para diminuí-lo quando for possível.
4. Como proposta de produto final dêste projeto, vocês deverão propor um sistema de captação e/ou armazenamento de á gua da chuva. Cada grupo deverá elaborar uma proposta, considerando qual das possibilidades é mais adequada para o seu contexto local (apenas a captação ou o armazenamento considerando um uso posterior). Além díssu, esse sistema deverá funcionar como uma alternativa à utilização de á gua potável para algumas situações, tais como limpeza de áreas comuns, de veículos ou até mesmo no vaso sanitário.
5. Por fim, o trabalho deverá sêr apresentado preferencialmente para além da comunidade escolar. Para isso, vocês deverão organizar um dia de apresentações para divulgar as propostas quê desenvolveram.
Materiais:
• Caderno para anotações.
• Computador, táblêti ou smartphone com acesso à internet.
• Materiais para consulta e pesquisa (livros, jornais, revistas etc.).
Uma sugestão para continuidade ou ampliação dêste projeto é realizar a construção do sistema de captação de á gua propôsto pêlos estudantes. Caso seja possível, é fundamental o envolvimento da comunidade externa à escola nessa construção. Profissionais da área de construção civil podem auxiliar nessa tarefa, bem como podem sêr utilizados materiais de baixo custo, provenientes de doações ou parcerias com alguma loja de materiais de construção da região. Uma sugestão é quê os estudantes fiquem responsáveis pela côléta dêêsse material e os adultos, pela construção efetiva do projeto.
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ETAPA
2
Saber e fazer
Água como recurso
Ao observamos imagens de satélite da Terra, conseguimos identificar quê a quantidade de á gua presente na superfícíe do planêta é muito superior à de térra. Cerca de 70% de todo o planêta está coberto por á gua, principalmente aquela proveniente dos oceanos quê circundam os continentes. Pensando nisso, podemos concluir quê a falta de á gua não chega a sêr um problema, não é mesmo?
Contudo nem toda á gua está disponível para uso, pois o volume maior corresponde à á gua do mar, quê é salgada e, portanto, imprópria para utilização na alimentação ou higiene. Para essas atividades, utilizamos a á gua doce, quê se apresenta em quantidade inferior à massa de á gua salgada, conforme você póde observar na ilustração a seguir.
Fonte: PHILLIPSON, O. Atlas geográfico mundial. Curitiba: Fundamento Educacional, 2011. p. 22.
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Água: disponibilidade e consumo
Em 2024, cerca de 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo não dispunha de serviços de á gua potável, 4,2 bilhões de pessoas não dispunha de serviços de saneamento geridos d fórma segura e 3 bilhões não dispunha de instalações básicas para a lavagem das mãos.
Fonte dos dados: INTERNÉTIONAL renewable freshwater resources bai region [recursos internos rêno-váveis de á gua doce por região]. Our uôrd in Data, 20 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/ypjam. Acesso em: 19 out. 2024.
Fonte dos dados: hí bê gê hé. Contas econômicas ambientais da á gua: Brasil 2013-2017. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Regional: Ministério da Economia: ANA, p.12. Disponível em: https://livro.pw/sgrfn. Acesso em: 19 out. 2024.
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Considerem as porcentagens de disponibilidade de á gua no planêta apresentadas na ilustração da página anterior. Imaginem quê, ao todo, estivesse disponível 20 litros de á gua na Terra. A proporção de á gua doce corresponderia a quantos litros? Qual tipo de recipiente vocês utilizariam para armazená-la?
2. Conforme os dados disponíveis no gráfico “Países com maior disponibilidade de á gua”, o Brasil é o país com maior disponibilidade de água do mundo. Vocês acham quê a á gua está disponível d fórma equilibrada em todas as regiões do país? Por quê?
3. Observando o gráfico “Países com maior disponibilidade de água”, nota-se quê o consumo médio de á gua por habitante brasileiro está superior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde. No seu grupo, identifiquem ações quê vocês observam ou realizam quê podem justificar esse consumo além do recomendado. Conversem a respeito e proponham ações simples para reduzir o consumo diário de á gua potável.
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O ciclo da á gua
O ciclo da á gua (ou ciclo hidrológico) é o movimento contínuo da á gua pelo planêta d fórma permanente e constante quê envolve transformações do seu estado físico. O principal agente responsável por esse ciclo é o Sol, quê atua como fonte de energia capaz de fazer a á gua, presente em locais como rios e mares, evaporar. Essa á gua sobe para a atmosféra, e parte dela se condensa e póde formár nuvens. Em condições específicas, ela é capaz de precipitar-se, formando a chuva, quê, ao atingir o solo, póde chegar até rios e mares, iniciando novamente o ciclo.
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Os termos estado líquido, estado gasoso e estado sólido presentes na imagem anterior, se encontram definidas no glossário no final da página.
Representação do ciclo da á gua. (Imagem sem escala; cores-fantasia.)
Fonte: REECE, J. B. éti áu. Biologia de Campbell. São Paulo: Artméd, 2011. p. 1244.
Os estados físicos da matéria correspondem à configuração geométrica quê seus hátomus, moléculas ou íons possuem:
- estado líquido
- : razoável mobilidade, apresenta forma definida pelo recipiente quê contém a matéria; estágio intermediário de energia;
- estado gasoso
- : grande mobilidade; estado elevado de energia;
- estado sólido
- : pouca mobilidade, com forma e volume bem definidos; baixo estado de energia.
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O quê é a chuva e como ela se forma
Quando a á gua proveniente de rios, mares e lagos evapora, o vapor de á gua, mais kemte, sobe para as camadas superiores da atmosféra, onde a tempera-túra é mais baixa. Com o resfriamento do vapor de á gua, há a formação de gotículas de á gua e cristais de gêlo, quê dá origem às nuvens. Conforme a quantidade de á gua condensada e cristais de gêlo aumenta, as nuvens ficam pesadas e carregadas. Caso ocorra uma instabilidade na atmosféra, com troca de calor, essa á gua póde precipitar-se, dando início à chuva.
As chuvas podem sêr classificadas de três formas: chuva frontal, chuva orográfica e chuva convectiva. Veja as imagens a seguir.
Fonte: GALVANI, E. O vapor de á gua na atmosféra: tipos de chuva - frontal, convectiva e orográfica. Laboratório de Climatologia e Biogeografia. Departamento de Geografia. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://livro.pw/djlqw. Acesso em: 18 out. 2024.
- Barreira orográfica
- : formação de relevo, como sérras ou montanhas, quê interfere na passagem de massas de ar.
- Convekição
- : processo de propagação do calor quê ocorre pelo movimento da matéria de uma região para outra.
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A á gua da chuva é potável?
Depende. “Em uma cidade grande, a chuva tem vários contaminantes. No campo e nas florestas, ela é mais limpa”, diz a química Adalgiza Fornaro, da úspi. Mas não existe chuva pura, composta só de á gua, em nenhum lugar do mundo. A razão é simples: quando as gotinhas se formam, elas reúnem um pouco de tudo o quê está na atmosféra ao redor. Assim, o coquetel chuvoso tem á gua, é claro, mas também partículas sólidas e gases quê ficam em suspensão. “A chuva do campo costuma sêr rica em cálcio e potássio vindos do solo. No litoral, os temporais devolvem o sódio quê evaporou com o sal da á gua do mar.” Nas cidades, é mais perigoso.
Para se ter uma ideia, a chuva em São Paulo contém [...]: amônio (que vêm da amônia, substância produzida em processos de decomposição, inclusive aqueles ligados ao metabolismo de sêres vivos), nitrato (resultante da emissão de óxidos de nitrogênio pêlos escapamentos), sulfato (originado dos óxidos de enxofre lançados com a queima de combustíveis), ácidos fórmicos e acéticos (que vêm dos hidrocarbonetos, também liberados pêlos carros). Pior: quando a chuva cai, minúsculos grãos de poeira e de fuligem (aquela fumaça preta) ou até mesmo vírus e bactérias podem vir de carona nas gotas. [...]
A ÁGUA da chuva é potável? Superinteressante, Abril Comunicações S.A., 22 fev. 2024. Disponível em: https://livro.pw/xtszw. Acesso em: 19 out. 2024.
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. De acôr-do com o texto, por quê a á gua da chuva nas cidades é considerada mais perigosa do quê no campo ou em florestas?
2. O ciclo da á gua representa algumas mudanças de estado físico da á gua. Você conhece outras situações, além das citadas no texto, quê envolvem a mudança de estado físico da á gua? dêz-creva alguns exemplos.
3. Em grupo, analisem as opções de mudanças de estado físico quê vocês indicaram na quêstão anterior. Vocês acham que algum(ns) dêêsses exemplos pode(m) contribuir para um melhor uso de algum(ns) recurso(s) natural(is)? De quê forma?
4. Considerando a á gua proveniente da chuva, de quê maneira vocês acham quê essa á gua póde sêr aproveitada? Façam uma pesquisa para investigar o possível potencial de aproveitamento.
ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO
Façam uma pesquisa sobre chuva ácida e elaborem uma definição para o fenômeno. Procurem explicar porque ela apresenta acidez maior quê o normal e quais impactos no ambiente essa chuva póde causar.
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O clima e os regimes de chuva no Brasil
O território brasileiro apresenta grande extensão norte-sul o quê resulta na existência de diferentes tipos de clima em nosso território. Para determinar o clima de um local, é necessário considerar um conjunto de fatores: a posição geográfica da região no glôbo terrestre, ausência ou presença de cadeias de montanhas e dinâmica das massas de ar, dentre outros.
Situado quase inteiramente na faixa de baixas latitudes, atravessado ao norte pela linha do equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, o clima predominante no Brasil é o tropical conforme é possível observar no mapa a seguir.
- Latitude
- : posição do glôbo terrestre medida a partir da linha do equador, correspondendo a, no mássimo, 90º para o Norte ou para o Sul. Valores considerados de baixa latitude estão entre 0° e 30°.
Fonte: CALDINI, V. ISOLA, L. Atlas geográfico. São Paulo: Saraiva, 2019, p.38.
Equatorial úmido
Apresenta tempera-túra média elevada o ano todo (acima de 18 graus) e alto índice de chuvas.
Equatorial subúmido
Apresenta características semelhantes às do clima equatorial, com a presença de uma estação seca.
Semiárido
Apresenta tempera-túras médias elevadas o ano todo (acima de 18 graus), com chuvas irregulares e escassas.
Tropical
Apresenta duas estações bem definidas: verão kemte e úmido e inverno ameno e seco.
Tropical de altitude
Semelhante ao clima tropical, apresenta duas estações bem definidas, com verões mais amenos e invernos mais frios.
Subtropical
Apresenta verão kemte e inverno frio, com chuvas regulares ao longo do ano.
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A posição geográfica de um determinado local é um dos principais fatores relacionados com seu regime de chuvas. Para propor um protótipo de sistema de captação de á gua da chuva, seja para armazenagem para uso futuro, seja imediato, é fundamental conhecer o regime de chuvas da região onde vivemos. Saber quando chove e o quanto chove é um fator importante para quê esse plano seja feito da forma mais eficaz possível.
Outra maneira de analisar a incidência de chuva de um local é consultar os dados pluviométricos. Um pluviômetro é um equipamento quê méde a precipitação de chuva em um dado local. Conforme as medidas são realizadas ao longo do tempo, é possível construir um gráfico da quantidade de precipitação ao longo dos meses do ano para esse local, como os climogramas abaixo.
- Dados pluviométricos
- : informações sobre o índice de chuvas de uma determinada região.
Fontes: Climate Data. Disponível em: https://livro.pw/lciqz e https://livro.pw/hlvhz. Acessos em: 19 out. 2024.
êste póde sêr um bom momento para explorar ou recordar a leitura de gráficos. Nos exemplos dados, a linha vermelha corresponde à tempera-túra observada ao longo do ano, enquanto o eixo vertical direito apresenta os valores da tempera-túra em °C.
A precipitação, indicada pelas barras azuis e pêlos valores quê podem sêr observados no eixo vertical esquerdo, corresponde ao valor acumulado de chuva em milímetros, obtído para cada mês do ano (indicados no eixo horizontal).
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. ob-sérvim o mapa da página anterior quê caracteriza os tipos de clima do Brasil. Na cidade onde vocês vivem, qual é o tipo de clima predominante?
2. Considerando a região onde vocês moram, o quê é melhor: propor um sistema de captação de á gua da chuva para uso imediato ou um sistema de captação e armazenamento? Por quê?
3. Pesquisem os índices pluviométricos da sua cidade. Qual(is) momento(s) do ano é(são) mais propício(s) para captar á gua da chuva?
PARA ACESSAR
Precipitação de chuva no Brasil
No sáiti do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (cê pê téki), é possível pesquisar a precipitação de chuva incidente no país para cada dia, mês ou trimestre.
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Brasília, DF: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2020. Disponível em: https://livro.pw/ufvld. Acesso em: 19 out. 2024.
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Água: consumo e potabilidade
Diversos fatores influenciam na quantidade de á gua de uma região. Enquanto algumas regiões têm esse recurso em abundância, outras sofrem com sua falta. A região Amazônica, por exemplo, possui grande concentração de á gua doce, enquanto muitas regiões do Nordeste brasileiro enfrentam problemas relacionados à escassez dêêsse recurso.
Muitas vezes, a falta de á gua é resultado da utilização inadequada. Por esse motivo, é preciso sempre quê possível utilizar a á gua de maneira consciente. Uma forma de fazer uso racional da á gua é rever nóssos hábitos de consumo. Veja abaixo alguns valores estimados de consumo de á gua para realizar algumas atividades diárias e sugestões de como diminuí-lo.
Fonte dos dados: CAESB. A á gua, o cidadão e a Caesb. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://livro.pw/rrihu. Acesso em: 19 out. 2024.
Página cento e cinquenta e sete
Tornando a á gua potável
Para quê fique adequada ao consumo humano, a á gua doce, proveniente de rios, lagos ou reservatórios, deve passar por alguns processos até quê se torne potável. Para isso, existem as estações de tratamento de á gua (hê tê hás), onde são retiradas as partículas impróprias para o consumo e adicionados alguns produtos químicos para eliminar da á gua microrganismos quê podem provocar doenças. Veja no infográfico a seguir como é feito o tratamento da á gua no reservatório.
Fonte dos dados: SABESP. Tratamento de á gua. São Paulo, 2020. Disponível em: https://livro.pw/vnoyi. Acesso em: 29 out. 2024.
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Reflita sobre seus hábitos de consumo de á gua e pense nas atividades quê você realiza diariamente. Quais delas necessitam de á gua?
2. O quê você póde mudar no seu dia a dia para contribuir com a economia de á gua?
3. Em dupla, compartilhem os métodos quê vocês apontaram como sugestões para a diminuição do consumo de á gua. Vocês acham quê seria possível aplicar esses métodos na escola ou na residência onde moram? De quê forma?
4. Após a leitura do texto e a análise do infográfico, descrevam duas etapas do tratamento da á gua nas hê tê hás e expliquem por quê elas são essenciais para garantir quê a á gua seja segura para o consumo humano.
Página cento e cinquenta e oito
A á gua quê consumimos, mas não vemos
Muitos produtos quê consumimos ou utilizamos diariamente necessitam de á gua durante o processo de produção e, apesar de não percebermos, estamos consumindo indiretamente essa á gua ao utilizá-los. As indústrias de eletrônicos, alimentos, vestuários, os setores de energia, mineração e transporte, por exemplo, também necessitam de á gua para realizar suas atividades. Medir a quantidade de á gua necessária para produzir produtos está atrelado ao conceito denominado pegada hídrica.
Uma medida de sustentabilidade ambiental: pegada hídrica
[...] O conceito dominante de desenvolvimento sustentável consiste em descobrir como o planêta póde proporcionar recursos suficientes para assegurar o bem-estar das pessoas, em toda parte. Neste particular, as pegadas ecológica, hídrica e de carbono demonstram quê a humanidade está vivendo, atualmente, além da capacidade da Terra [...]. No início de 1990 o conceito de pegada ecológica (PE) foi introduzido como medida da apropriação humana das áreas biologicamente produtivas [...]. Cerca de dez anos depois [...] um conceito similar denominado pegada hídrica (PH) [foi lançado] para medir a apropriação humana da á gua doce no glôbo. Muito embora ambos os conceitos tênham raízes e métodos de medição diferentes, em alguns aspectos os dois conceitos os têm em comum pois traduzem o uso de recursos naturais pela humanidade [...]. A PE expressa o uso de espaço (hectares) enquanto a PH méde o uso total de recursos de á gua doce (em metros cúbicos por ano).
[...]
[…] A PH é definida como o volume de á gua total usada durante a produção e o consumo de bens e serviços, bem como o consumo direto e indiréto no processo de produção. A determinação da PH é capaz de quantificar o consumo de á gua total ao longo da cadeia produtiva [...].
[...]
A sustentabilidade de uma pegada hídrica depende inteiramente de fatores locais, como as características hídricas da região. Por exemplo, uma PH grande torna-se sustentável em áreas ricas em á gua enquanto uma PH pequena póde comprometer a sustentabilidade em áreas com escassez de á gua. Deste modo, o desmatamento e o reflorestamento afetam o processo hidrológico de tal forma, quê podem influenciar diretamente a disponibilidade de á gua [...].
[...] A pegada hídrica de um consumidor é calculada pela soma de suas pegadas hídricas diréta e indireta, em quê a pegada hídrica diréta (uso direto) se refere ao consumo e à poluição da á gua quê é utilizada em casa ou no jardim enquanto a pegada hídrica indireta (uso indireto) corresponde ao consumo e à poluição de á gua utilizada na produção de bens e serviços utilizados pelo consumidor (exemplo: alimentação, vestuário, energia, papel e consumo de bens industriais). O uso indiréto da á gua é calculado multiplicando-se todos os produtos consumidos por suas respectivas pegadas hídricas.
A PH foi definida com base no uso real da á gua por unidade de consumo; logo, ela só póde sêr calculada através da análise da fonte de bens de consumo e só então considerar o uso real da á gua nos países de origem, ou seja, onde a produção acontece.
SILVA, V. P. R. éti áu. Uma medida da sustentabilidade ambiental: pegada hídrica. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 17, n. 1, p. 100-105, 2013. Disponível em: https://livro.pw/zllxh. Acesso em: 19 out. 2024.
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Observe, a seguir, exemplos de valores de pegada hídrica de alguns alimentos e produtos.
Fonte dos dados: WATER footprint nétuôrqui. Product Gallery; FERREIRA, P. Água invisível. EBC. Disponível em: https://livro.pw/fhalz. Acesso em: 19 out. 2024.
ATIVIDADES
Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.
1. Retome os dados levantados por você sobre seus hábitos de consumo (obtidos no item Água: consumo e potabilidade). Você inseriu algum dos exemplos citados na pegada hídrica?
2. Refaça a estimativa do seu consumo indicando agora alguns exemplos relacionados aos alimentos quê você consome ou produtos quê utiliza indicados nos exemplos da imagem acima.
3. Pesquisem, em grupos, a quantidade de á gua necessária em diferentes setores, como de vestuário, alimentos, eletrônicos, transporte e outros. Cada grupo deverá ficar responsável pela pesquisa e apresentação dos dados obtidos referentes a um dos setores escolhidos.
4. De forma integrada com toda a turma, exponham os dados encontrados na questão anterior. Organizem essas informações em uma tabéla. Ela poderá sêr utilizada na apresentação final para a comunidade e contribuirá para a conscientização dos hábitos relacionados ao consumo de á gua.
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ETAPA
3
Para finalizar
PRODUTO FINAL
Proposta de sistema de captação de á gua da chuva
Existem diferentes tipos de sistemas de captação e armazenamento de á gua da chuva. Vamos iniciar o processo de elaboração de uma proposta para a construção de um dêêsses sistemas.
Como nem todos os usos da á gua no nosso dia a dia exigem quê ela seja potável, a á gua da chuva póde sêr uma alternativa útil. Ela póde sêr utilizada em diversas atividades diárias, como lavar o chão ou na descarga do vaso sanitário. Dependendo do tipo de tratamento quê essa á gua receber, ela póde sêr utilizada para outras funções, como regar jardins ou plantações. No entanto, ela não é indicada para beber ou preparar alimentos. Como já vimos, para torná-la potável, é necessário um longo processo de tratamento.
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Caso julgue possível, incentivar os estudantes a pesquisar métodos de análise de á gua para verificar a qualidade dela. Outra alternativa possível é entrar em contato com institutos especializados quê realizam esse tipo de análise e solicitar a verificação da á gua captada.
Além da economia do consumo de á gua, desenvolver um sistema de captação de á gua da chuva póde proporcionar uma economia financeira. Leiam juntos um texto sobre o tema.
Sesc-SC economiza 214 mil litros com uso de á gua da chuva
No Dia Mundial da Água, instituição reforça importânssia de iniciativas sustentáveis para uso eficiente do recurso hídrico
[...]
O uso da á gua da chuva para irrigação de áreas verdes como hortas, estufas e jardins e ainda nas descargas dos vasos sanitários permitiram uma economia de cerca de 215 mil litros por dia. O consumo de á gua é um dos indicadores do Projeto Ecos de Sustentabilidade, desenvolvido nacionalmente pelo Sesc, quê tem como finalidade o acompanhamento e a realização de ações para sensibilização de colaboradores e da comunidade, quanto à adoção de práticas sustentáveis como a redução do consumo e a mitigação do desperdício.
Não apenas no Dia Mundial da Água, mas ao longo de todo o ano, são desenvolvidas ações e adotados novos modelos de infraestrutura capazes de atender aos requisitos de eficiência e sustentabilidade buscados pela instituição. Além da captação e do armazenamento da á gua das chuvas, os principais exemplos são uso de redutores de pressão, a implantação de caixas acopladas de vasos sanitários com duplo comando e o uso de temporizadores em torneiras de pias.
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SESC. SESC-SC economiza 214 mil litros com uso de á gua da chuva, 21 mar. 2023. Disponível em: https://livro.pw/jhpfs-. Acesso em: 19 out. 2024.
Conhecendo algumas opções
Por serem muito versáteis, os sistemas para captação de á gua da chuva já foram e são utilizados de diversas formas. Antigas civilizações, como os incas, já enfrentavam problemas relacionados à falta de á gua em alguns períodos e, por isso, sentiram a necessidade de criar maneiras para armazenar e economizar á gua. Da mesma forma, a demanda atual de consumo de á gua reflete a necessidade de construir estratégias para proporcioná-la àqueles quê, por algum motivo, não têm acesso a ela.
O Programa Cisternas
O Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome financia o Programa Nacional de apôio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais com o Programa Cisternas (desde 2003). Esse programa promove o acesso à á gua, a partir da construção de cisternas para armazenagem de á gua proveniente das chuvas, e é destinado às famílias rurais de baixa renda quê vivem no semiárido e na Amazônea.
As cisternas podem sêr construídas em residências, escolas ou locais de produção agrícola, com grande potencial de armazenagem da á gua e com os elemêntos necessários para torná-la potável. Elas são capazes de suprir as necessidades de á gua em escolas, residências ou para a produção agrícola. Leiam a seguir um outro texto sobre o tema.
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Com retomada do investimento, govêrno leva mais de 58 mil cisternas ao Semiárido
No Semiárido nordestino, um sonho começa a ganhar forma. A retomada do Programa Cisternas vêm enchendo a casa das famílias de esperança. Em meio às obras de uma cistérna para a produção de alimentos em sua propriedade, Jamile da Silva, 26 anos, faz planos para o futuro. A tecnologia de acesso à á gua, combinada com o recurso do Programa Fomento Rural, vai proporcionar a ela uma renda ésstra.
A produtora mora na comunidade Pau Preto, zona rural de Juazeiro, ao norte da baía. “O Programa Cisternas é perfeito”, definiu Jamile, sorridente. São mais de 42 mil cisternas contratadas, a partir de convênio entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Consórcio Nordeste. [...]
[...] O convênio prevê a instalação de 39 mil tecnologias de acesso à á gua para consumo humano e 2,89 mil sistemas para consumo animal e produção de alimentos. As famílias quê recebem as cisternas para a produção de alimentos também são inseridas no Programa Fomento Rural, em um repasse de R$ 13,3 milhões pelo acôr-do.
Somadas essas novas 42 mil cisternas, desde o ano passado [2023] o govêrno Federal contratou 62,7 mil unidades, sêndo 58,2 mil para o Semiárido e as demais para a região Amazônica.
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“Essa cistérna vai me ajudar na atividade produtiva, vou saber quê estou consumindo alimento saudável. E o Fomento vai me dar uma garantia de ter uma criação melhor, quê eu preciso também, de caprinos e ovinos”, projetou Jamile, enquanto acompanha em dêtálhes o processo de construção da estrutura. Nascida e criada na zona rural, é nessa mesma térra em Juazeiro quê ela quer continuar a escrever sua história.
[...]
A poucos quilômetros da propriedade em quê Maria sônîa cria caprinos, a família de André Nascimento também tem na pequena agricultura o meio de subsistência. É da atividade no campo quê o produtor colhe qualidade de vida para os três filhos. Ao lado da esposa, Márcia Cristina, ele enxerga no Programa Cisternas a chance de ampliar e otimizar a produção na área em quê vivem.
Aos 43 anos, essa será a primeira vez quê o agricultor vai manejar uma horta.
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As tecnologias sociais de acesso à á gua são um importante equipamento para a convivência com as regiões, promovendo dignidade, saúde, segurança alimentar e melhores condições de vida. Além díssu, pesquisas científicas mostram a importânssia dêêsses sistemas na saúde de gestantes e recém-nascidos.
COM retomada do investimento, govêrno leva mais de 58 mil cisternas ao Semiárido. Agência GOV, 14 jun. 2024. Disponível em: https://livro.pw/lbpde. Acesso em: 19 out. 2024.
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Propondo uma alternativa
Agora é o momento de elaborar a proposta de um sistema de captação de á gua da chuva. Uma proposta tem por finalidade apresentar os pontos quê serão abordados na realização do produto, a fim de comunicar uma ideia a alguém quê se interêsse por ele. Esta proposta deve conter informações gerais, como objetivo, justificativa, cronograma e materiais necessários para produzir o produto escolhido.
Como a ideia é apresentar uma proposta de sistema de captação de á gua da chuva, a inserção de um esboço faz-se necessária. Um esboço é um desenho do quê se deseja produzir, com informações como tamãnho, tipos de materiais quê podem sêr utilizados, local onde será construído etc. Fazer o esboço é muito importante, pois possibilita visualizar com mais facilidade os aspectos físicos da proposta e permite quê sêjam feitas alterações. O esboço é o primeiro passo para idealizar um protótipo para o sistema quê foi planejado e poderá funcionar como um teste caso a construção do sistema seja efetivada.
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Quais são os elemêntos fundamentais?
Existem diversos tipos de formatos de sistemas de captação de á gua da chuva, mas, considerando quê essa á gua poderá sêr utilizada para diversos fins e em diversos momentos, é interessante acoplar a esse sistema um reservatório protegido com tampa. Esse reservatório póde sêr feito de diferentes materiais: desde garrafas plásticas conectadas a um sistema de escoamento da á gua até reservatórios maiores feitos de plástico ou concreto.
Um sistema de captação de á gua da chuva necessita de alguns componentes. O filtro é um elemento acoplado à primeira entrada de á gua no reservatório (cano conectado à calha) ou à própria tampa do reservatório. Esse filtro barra algumas sujeiras quê podem sêr carregadas, como fô-lhas, galhos e insetos. Para a filtragem, é possível utilizar materiais como coador de café e peneira de chá acoplados ao cano. Já para a tampa do reservatório, o ideal é utilizar uma tela mosquiteiro.
A decantação póde sêr realizada no reservatório. Esse método consiste em deixar a á gua do reservatório em repouso por algum tempo, até quê o material de maior densidade se deposite no fundo do recipiente. Por isso é interessante quê a torneira de saída do reservatório fique um pouco acima de sua base para quê a á gua quê será utilizada não sáia com esse material.
Por fim, para evitar a proliferação de microrganismos e, consequentemente, diminuir a qualidade da á gua coletada, é recomendável quê seja adicionado cloro à á gua.
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Como desenvolver uma proposta?
Para iniciar a estruturação da proposta de sistema de captação de á gua da chuva, reúna-se com seu grupo de trabalho. As kestões a seguir podem auxiliá-los no desenvolvimento da proposta, mas outras podem sêr pensadas e acrescentadas conforme sentirem necessidade.
1. Que tipo de sistema de captação de á gua da chuva atende melhor a realidade de vocês? O ideal é um sistema somente de côléta ou uma opção quê possibilite a armazenagem?
2. Quais materiais são necessários para a construção do sistema?
3. É possível reduzir o custo de construção do sistema? De quê maneira?
A proposta desenvolvida por vocês deverá conter, no mínimo, as seguintes informações:
• desenho do sistema de captação de á gua: façam um esboço de como deverá ficar o sistema;
• listagem dos materiais: o quê é preciso para construir o sistema? Pode-se utilizar qualquer material ou não? Quais materiais podem contaminar a á gua quê sêrá armazenada e não devem ser utilizados?
• local da implantação: a proposta do sistema é para qual local – residência, escola, outro?
• estimativa de custo: pensando nos materiais listados e na mão de obra necessária, qual seria o custo para executá-la? É possível estabelecer parcerias na região para fazê-lo? Quais? É possível reutilizar materiais, barateando o custo da produção?
• fontes de pesquisa: indiquem na proposta as fontes pesquisadas. Utilizem sempre fontes confiáveis, como sáites governamentais, de universidades, jornais e revistas conhecidos, livros didáticos ou de especialistas da área, etc. Informem a data de acesso aos endereços eletrônicos consultados, ano e edição de livros ou revistas especializadas.
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Comunicando a proposta
êste é o momento de refletir sobre o quê aprenderam e construíram, criando uma estratégia de comunicação para quê a comunidade possa conhecer as propostas da turma e, principalmente, sensibilizar-se com o tema trabalhado.
A seguir, será apresentada uma proposta para essa comunicação, mas vocês, com o professor, podem pensar em outras opções quê se adaptem melhor tanto à realidade escolar quanto ao público quê receberá essas informações.
Os pontos a seguir podem auxiliá-los na elaboração desta apresentação. Registrem as respostas no caderno e garantam quê elas aparêçam de alguma forma na comunicação quê será elaborada.
✔ por quê é importante conscientizar a comunidade sobre o uso mais consciente da á gua?
✔ Como foi o processo de criação da proposta?
✔ Quais foram os conceitos científicos aplicados na proposta?
✔ Como funciona o sistema quê vocês planejaram? Como ele contribuiria para a economia de á gua, caso fosse implantado?
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Como será comunicado?
Para comunicar o resultado dêste projeto, vocês realizarão uma apresentação, preferencialmente, para um público externo à escola. No seu grupo de trabalho, um integrante deverá sêr escolhido para apresentar a proposta, podendo sêr uma pessoa com facilidade de comunicação.
É fundamental quê todos contribuam para a realização do evento, pois, antes de sua realização, será necessário organizar todas as informações em uma apresentação, utilizando principalmente recursos visuais, quê atraem mais facilmente o público.
Para esse evento, como sêrá necessária a organização da escola para receber um público, algumas ações devem ser consideradas:
• organizar antecipadamente com os professores, a direção e a coordenação da escola uma data para a realização do evento;
• verificar um local na própria escola ou na região, quê póde sêr utilizado para o evento;
• identificar se nesse local os itens necessários para a apresentação já estão disponíveis e, caso não estejam, providenciá-los antecipadamente;
• analisar a quantidade de pessoas quê esse local póde receber;
• lembrar-se de convidar o público antecipadamente para quê as pessoas se programem para o evento. Caso necessário, fazer um convite formal, impresso, mas pensar em alternativas mais sustentáveis, como um convite verbal ou por algum canal de comunicação da escola;
• se for possível, convidar também profissionais da área quê podem contribuir para a execução das propostas elaboradas e, ainda, profissionais quê atuam em institutos de análise de á gua;
• no dia da apresentação, organizar um grupo de estudantes para receber e acomodar os convidados, agradecendo antecipadamente a participação;
• mostrar brevemente a agenda de apresentações do evento, listando-as por grupo ou proposta;
• garantir quê cada grupo tenha um tempo curto de apresentação, de 5 a 10 minutos, para não torná-la demasiadamente longa;
• deixar um tempo livre para quêstionamentos, dúvidas ou comentários que possam surgir por parte da plateia ao final de todas as apresentações;
• por fim, agradecer novamente a presença de todos.
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Avaliação
Veja nas Orientações para o professor observações e sugestões sobre o uso dos quadros avaliativos.
Para avaliar o processo de construção dos saberes, das atitudes e a reflekção sobre o tema e o mundo do trabalho, sugerimos a elaboração de quadros quê permitem o acompanhamento da produção e a reflekção do quê foi desenvolvido nas etapas do projeto. Os quadros devem sêr copiados e preenchidos de acôr-do com as orientações do professor.
Avaliação dos saberes
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS
1 Realizei com facilidade
2 Realizei
3 Realizei com dificuldade
4 Não realizei
ETAPA 1 – VAMOS COMEÇAR
A. Discutir sobre a importânssia da á gua como recurso fundamental e sua utilização em diferentes setores.
B. Refletir sobre o acesso à á gua potável, considerando a população mundial.
C. Reconhecer alternativas desenvolvidas em diferentes épocas e em diferentes regiões quê evidenciam um melhor aproveitamento da á gua.
ETAPA 2 – SABER E FAZER
A. Reconhecer a disponibilidade da á gua potável no planêta e como é sua distribuição.
B. Compreender o ciclo da á gua.
C. Conhecer o processo de formação de chuvas.
D. Reconhecer quê a á gua da chuva não é potável e póde conter contaminantes.
E. Analisar os climas do Brasil e seus impactos no regime de chuva nas diferentes regiões do país.
F. Reconhecer quanta á gua é necessária para realizar algumas atividades comuns no nosso cotidiano.
G. Entender quais procedimentos são necessários para tornar a á gua potável, realizados nas estações de tratamento (hê tê hás).
H. Compreender o conceito de pegada hídrica e conhecer os valores para alguns produtos e alimentos.
ETAPA 3 – PARA FINALIZAR
A. Analisar algumas propostas de sistemas de captação de á gua da chuva.
B. Compreender alguns elemêntos importantes de um sistema de captação de á gua da chuva.
C. Elaborar propostas de um sistema de captação de á gua da chuva.
D. Apresentar as propostas de sistemas de captação de á gua da chuva para a comunidade.
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Avaliação das atitudes
AVALIAÇÃO DAS ATITUDES E POSTURAS
1 Sempre.
2 Frequentemente.
3 Raramente.
4 Nunca.
A. Realizo as tarefas nas datas sugeridas d fórma atenta e responsável.
B. Atuo com organização, trazendo para as aulas todo o material solicitado.
C. Demonstro comportamento adequado e comprometido nos diferentes momentos de desenvolvimento do projeto.
D. Escuto com atenção as explicações e proposições do professor, côlégas e outras pessoas envolvidas nas atividades propostas.
E. Apresento atitude colaborativa, compartilhando opiniões, sugestões e propostas com os côlégas.
F. Falo com clareza, ao compartilhar dúvidas e opiniões.
G. Atuo d fórma respeitosa em relação às dificuldades apresentadas pêlos côlégas.
H. Demonstro empatia e respeito quando lido com opiniões e contextos diferentes dos meus.
Veja nas Orientações para o professor observações e sugestões sobre o uso dos quadros avaliativos.
MUNDO DO TRABALHO
Na sua cidade, a empresa responsável pelo abastecimento de á gua desempenha um papel fundamental para garantir quê a á gua chegue às casas de maneira segura e adequada para o consumo. Pesquise sobre essa empresa, identificando os profissionais quê trabalham nela, como engenheiros civis, técnicos ambientais, operadores de hê tê há, entre outros.
Escolha um dêêsses profissionais e escrêeva um pequeno parágrafo explicando suas funções e como esse trabalho contribui para o fornecimento de á gua potável à população.
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