Culturas juvenis
  • Fotografia. À direita, uma pessoa de blusa e calça branca está com o corpo inclinado para frente, as mãos no chão e uma perna para cima. Ao seu lado, uma pessoa de calça branca, de ponta cabeça com as mãos apoiadas no chão e as pernas para cima. À esquerda, dois homens de calça branca lado a lado, um deles toca berimbau e o outro tambor. O chão é de terra. Ao fundo, céu azul sem nuvens.

    Capoeira: atualidade ancestral

    Embora sejam expressões culturais da atualidade, as culturas juvenis podem dar continuidade a tradições criadas por gerações anteriores. É o caso, por exemplo, dos jovens que se reúnem em torno da capoeira, uma luta que já foi utilizada como meio de resistência contra a escravidão. Além dos seus movimentos de ataque e defesa, ela é bastante peculiar por trazer elementos de música e dança.


    Jovens jogando capoeira ao ar livre, 2023.

  • Fotografia. Uma mulher de cabelo castanho curto, vestindo blusa regata azul e amarela e calça jeans está de costas com uma mão estendida, segurando um spray de tinta próximo de um muro. No muro há o grafite do rosto de uma pessoa em tons de roxo e rosa.

    Grafite: mais do que marcas nas paredes

    Na década de 1970, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade de Nova Iorque, provavelmente não imaginavam que estavam criando o grafite, prática que não parou de evoluir e foi rapidamente adotada por artistas do mundo todo. O grafite pode ser considerado, ao mesmo tempo, uma cultura juvenil e uma das formas de expressão mais representativas da arte contemporânea. 


    Adolescente pintando muro com spray, 2022.

  • Fotomontagem. Uma mulher de cabelo curto e crespo usando blusa larga e estampada está com o cenho franzido, com uma mão segura um microfone próximo da boca, o outro braço está estendido para frente com o dedo polegar e indicar formando um círculo. Ao fundo há pessoas.

    Slam: a poesia de mãos dadas com o protesto

    Slam é o nome que se dá a uma batalha de poesia surgida nos anos 1980, em Chicago, Estados Unidos. No início do século XXI, essa expressão cultural começou a se manifestar em diversos espaços públicos no Brasil. As declamações costumam reunir jovens da periferia e questões relacionadas à raça, ao gênero e à classe social são geralmente abordadas pelos poetas competidores nesses eventos. 


    Fotomontagem representando jovem negra durante batalha de slam, 2024.

  • Fotografia. À direita, um homem de cabelo preto e curto vestindo camiseta preta e calça jeans está sentado ao lado de uma mesa. Na sua frente há um microfone. À esquerda, uma menina de óculos, cabelo castanho ondulado, blusa preta e calça jeans e um homem de cabelo castanho e curto, usando óculos, fones de ouvido, casaco vermelho e calça preta estão olhando para o primeiro homem. No canto esquerdo, há uma pessoa de cabelo castanho de costas.

    Mídias sociais e empoderamento da juventude

    As mídias sociais permitiram que jovens do mundo todo criassem páginas e canais nas diversas plataformas disponíveis na internet. Vlogs, podcasts, blogs, perfis em redes sociais... são diversos formatos em que temas igualmente variados são explorados, da culinária à política, passando por música, cinema, literatura, entre outros centros de interesse dos jovens produtores de conteúdos digitais. 


    Jovens participam de gravação de podcast, 2022.

Créditos

Cokada/istock;

Fotografia INC./Istock;

Fotomontagem Jornal da USP;

Arturo Peña Romano Medina/Istock.

 

Referência:

CULTURA juvenil. InfoJovem. Disponível em: https://www.infojovem.org.br/infopedia/descubra-e-aprenda/tempo-livre/cultura-juvenil. Acesso em: 26 set. 2024.

BATISTA, Juliana; EDNILSON, Rodrigo. Projeto Diálogos com o Ensino Médio - Curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador - JUBEMI. MÓDULO 4 – EIXO TEMÁTICO 1

CULTURAS JUVENIS E TECNOLOGIAS, nov. 2012. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fobservatoriodajuventude.ufmg.br%2Fjubemi%2Fpdf%2Fmodulo04_01.pdf. Acesso em: 26 set. 2024.