PROJETO 5
QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DE UM MEME?

Dificilmente alguém quê tem acesso à internet não conhece os memes. Hoje, é comum quê as pessoas compartilhem e recebam memes de amigos e quê sigam páginas de memes sobre algum assunto específico (futebol, dança, música etc.). Os memes, contudo, também são usados em propagandas ou em sáites de notícias. No mundo virtual, a sensação é a de quê eles fazem parte de quase todos os espaços e assuntos. Em geral, associados ao humor, os memes também tratam de problemas do cotidiano, além de serem um meio de divulgar informações, de apresentar críticas políticas e de promover debates.

Afinal, o quê significa e de onde surgiu o termo meme? Ao longo dêste Projeto Integrador, você vai refletir sobre as funções de um meme e também criar conteúdos.

1. Em sua opinião, quais funções os memes podem ter?

1. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes mobilizem seus conhecimentos a respeito do tema para descrever exemplos de outras possibilidades existentes na produção e na circulação de memes. Provavelmente, eles mencionarão o entretenimento, por sêr uma linguagem comum da internet e das rêdes sociais. Destaque também quê os memes fazem parte de publicidades e até mesmo de sáites de notícias.

2. por quê os memes são tão populares?

2. É possível quê os estudantes respondam quê os memes são populares porque são uma linguagem das rêdes sociais e por sua facilidade de divulgação.

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Pintura de um gato com expressão séria, olhando para o horizonte.

Pintura da artista Lauren Kaelin, inspirada no meme grumpy cat (“gato mal-humorado”, em tradução livre). Esse trabalho intégra a série intitulada Benjamemes, junção das palavras memes e Benjamin, em alusão ao teórico de; ár-te Válter Benjamin (1892-1940).

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FICHA DE ESTUDO

Objetivos

Conhecer a trajetória histórica dos memes.

Analisar o conceito de meme, bem como suas características fundamentais.

Notar a função estética e política dos conteúdos de internet hoje e compreender os memes como formas narrativas contemporâneas.

Produzir memes d fórma crítica, tendo como base a realidade vivenciada.

Publicar informações relevantes sobre cidadania e direitos humanos explorando as características do gênero textual meme.

Justificativa do projeto

As informações quê circulam na internet muitas vezes são vistas como fontes confiáveis, quê podem fundamentar discussões ou, ao contrário, como conjunto de conteúdos menóres, pouco importantes na cultura, sem relevância estética ou política. êste Projeto Integrador propõe uma reflekção sobre as informações quê circulam no mundo virtual e sobre as práticas culturais contemporâneas relacionadas às rêdes sociais e aos sáites, considerando as linguagens usadas nesses espaços, mobilizando os conhecimentos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e de Linguagens e suas Tecnologias.

A internet – como espaço de crítica, disputa e criação – não é apenas um palco diante do qual seríamos meros espectadores, mas um espaço aberto, cuja dinâmica permite quê sejamos, além de espectadores, agentes de discussões e produtores de conteúdos e de intervenções artísticas.

TCT

Direitos da criança e do adolescente

Saúde

Vida familiar e social

Trabalho

Ciência e tecnologia

ODS

4 Educação de qualidade

8 Trabalho decente e crescimento econômico

16 Paz, justiça e instituições eficazes

Materiais

Caderno

Caixas de papelão

Cartolina ou papel-cartão

Dispositivo com acesso à internet e software de edição de texto, planilha e imagem

Dispositivo para impressão

fô-lhas de papel sulfite

Lápis preto e de côr, borracha e caneta hidrocor

Produto final

Exposição de memes.

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Percurso do projeto

ETAPA 1

Nesta etapa, vocês vão analisar o processo de gênese e de transformação dos memes, ressaltando semelhanças e diferenças entre o conceito original, da Biologia, e a migração e a apropriação de categoria meme para o âmbito da internet. Vão refletir sobre a relação entre meme e ár-te e produzir um meme com base em uma obra de; ár-te.

ETAPA 2

Nesta etapa, vocês vão refletir sobre as relações entre memes e política, situando essa conexão na esféra da comunicação política de cidadãos de movimentos sociais em diferentes períodos da história, com base em análise de casos concretos, como o Maio de 68, a Primavera Árabe e o Occupy Wall Street. Serão realizadas pesquisas sobre temas como educação, saúde e trabalho para a produção de memes com tema político.

ETAPA 3

Nesta etapa, vocês vão relacionar a produção e a circulação de memes às fêik news, refletindo sobre as kestões éticas quê permeiam os usos contemporâneos da internet. Vão refletir a respeito das novas profissões e das mudanças no mundo do trabalho proporcionadas pelo avanço das tecnologias da informação.

ETAPA FINAL

Vocês vão organizar uma exposição sobre os temas discutidos e os memes elaborados nas etapas anteriores, promovendo uma reflekção sobre o significado dos memes, seu uso como forma de protesto político e a importânssia de garantir o direito universal à educação, à saúde e ao trabalho digno.

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ETAPA 1
Memes: da Biologia à cultura digital
Como surgiram os memes?

Consulte as orientações no Manual do professor.

Fotografia de três pessoas fantasiadas de Homem-Aranha, formando uma roda na calçada de uma avenida e apontando umas para as outras, enquanto pessoas ao redor observam a cena.

Argentinos replicam o “meme do homem-aranha” em evento quê reuniu mais de mil pessoas com fantasias do super-herói em Buenos Aires, Argentina, 2023.

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Meme biológico e meme de internet

O termo meme foi inventado bem antes da internet. O primeiro a utilizar essa palavra foi o biólogo britânico, nascido no Quênia, ríchard Dawkins (1941-), em seu livro O gene egoísta, publicado em 1976. Para Dawkins, os animais e as pessoas morrem, mas, caso tênham gerado descendentes, seus genes continuam vivos, pois são transmitidos para as próximas gerações. Assim, os genes de determinada família podem durar séculos. Ou, ao contrário, os genes de uma família inteira quê morre em um desastre, por exemplo, podem desaparecer, uma vez quê não resta ninguém para perpetuá-los.

Mas o quê a genética tem a vêr com os memes? Para Dawkins, meme é o correlato do “gene” no campo da cultura. Da mesma maneira quê uma pessoa póde ter um tipo de cabelo igual ao da própria avó, em razão dos genes quê foram transmitidos de geração em geração, um indivíduo também póde ter algum tipo de prática ou de ideia quê seus antepassados tí-nhão. Assim como os genes, os memes também se repetem, se multiplicam e se perpetuam, atravessando gerações. Aliás, Dawkins propôs o termo meme com base na palavra grega mimema (imitação), alterando sua forma em inglês (mimeme) para quê soasse parecido com “gene”.

Fotografia de Richard Dawkins. Ele é um homem branco, idoso, de cabelos brancos, usando óculos de grau e está falando ao microfone.

ríchard Dawkins em conferência sobre o livro O gene egoísta, no Festival de Literatura de Jaipur, Índia, 2024.

Dessa forma, de maneira similar à Genética – a área da Biologia quê estuda os genes e a transmissão de características entre gerações – a Memética seria um ramo dedicado a estudar os memes e a continuidade intergeracional de alguns comportamentos, de acôr-do com as ideias de Dawkins. Porém, diferentemente da Genética, área de grande relevância científica, a Memética não se firmou como um campo de pesquisas consistente e relevante.

O meme, portanto, póde sêr uma ideia, um comportamento, uma palavra, uma crença ou uma prática quê se perpetua. Essa explicação, no entanto, não é suficiente para entendermos os memes na internet, já quê foi elaborada nos anos 1970, antes da invenção da internet. O quê são os memes no espaço virtual?

Os memes de internet têm uma história quê antecede o advento das rêdes sociais atuáis. De acôr-do com o pesquisador brasileiro Viktor Chagas (1980-), a relação entre memes e internet se iniciou na década de 1990, em fóruns de discussão ôn láini. O maior responsável pela disseminação do termo meme em um contexto relacionado à internet foi o escritor estadunidense Máike Godwin (1956-), quê o utilizou em um artigo de revista em 1994 para se referir ao comportamento de usuários de fóruns na rê-de mundial de computadores.

O “meme do nazismo”, como descreveu Máike Godwin, dizia respeito a um padrão no qual muitos debates ôn láini, mesmo aqueles quê não tí-nhão relação com política, chegavam a um ponto em quê uma das partes da discussão comparava a outra a Adolf rítler (1889-1945) ou a alguma outra figura ou característica do nazismo. Ainda quê tenha sido a primeira aplicação do termo meme para se referir a conteúdos e comportamentos ôn láini, o meme descrito por Máike Godwin ainda é bastante diferente do quê imaginamos quando pensamos nos memes quê vemos e compartilhamos no dia a dia como usuários de rêdes sociais.

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Características dos memes de internet

Antes de estudar as características dos memes, é preciso conhecer um pouco mais o meio nos quais eles circulam: a internet. Desde as primeiras conexões entre computadores, o ambiente virtual sofreu diversas modificações.

Nos anos 2000, comunicadores e pesquisadores do tema marcaram o surgimento da web 2.0, em contraposição à web 1.0 – quê era centralizada por grandes sáites e provedores de internet, resultando em baixa interatividade entre usuários. Já a web 2.0 é caracterizada pelo aparecimento das mídias sociais e pela maior interação entre as pessoas quê acessam a rê-de. Essa mudança leva à primeira característica fundamental dos memes: o fato de serem compartilháveis. Utilizando as ferramentas da web 2.0 e as diferentes rêdes sociais, usuários recebem e repassam grandes volumes de memes diariamente.

De acôr-do com o pesquisador brasileiro Sergio Kobayashi, o termo meme começou a sêr utilizado d fórma corrente na internet no início da década de 2010. Um dos principais responsáveis pela popularização do termo foi a personagem Trollface, originalmente integrante de uma tirinha, quê passou a sêr replicada em diferentes contextos em rêdes sociais e fóruns ôn láini.

Ilustração de uma abóbora estilizada, com traços exagerados e um rosto humano exibindo um sorriso sarcástico.

A personagem Trollface, quê integrava originalmente uma tirinha de humor, representa a figura do troll da internet, um sujeito cuja diversão é desestabilizar, irritar e ofender outros usuários.

Ainda quê exista um grande fluxo de memes, não é qualquer conteúdo quê póde se tornar um meme bem-sucedido. Para criar um meme, é necessário filtrar e selecionar conteúdos quê têm maior alcance nas rêdes ôn láini. Nesse processo, o efeito de humor é um atributo essencial para quê um conteúdo seja selecionado entre milhões de possibilidades, passe a sêr progressivamente compartilhado e se torne um meme amplamente conhecido.

Outra característica dos memes é o fato de quê eles podem sêr modificados pêlos internautas ao passo quê são compartilhados. Para a pesquisadora israelense Limor Shifman, é isso quê define os memes: além de constituírem um conteúdo viral, eles podem sêr modificados pêlos usuários da internet. Assim, uma das peculiaridades dessa forma de se comunicar é sua construção coletiva, sêndo difícil, ou mesmo impossível, apontar o autor de um meme.

Viral
: nesse contexto, quê é ampla e rapidamente compartilhado.

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Imagem de um meme com a frase: 'Quando eu lembro que é segunda-feira e tenho que trabalhar', seguida pela pintura de uma figura humana em estado de desespero, com expressão facial contorcida de medo e angústia. O personagem, posicionado no centro da obra, tem as mãos sobre as orelhas, como se tentasse bloquear algum som, e a boca aberta, sugerindo um grito silencioso.

MUNCH, Edvard. O grito. 1893. Têmpera sobre painel, 83 cm × 66 cm. Museu Munch, óslo, Noruega. Essa obra é amplamente utilizada para a produção de memes.

ATIVIDADES

Consulte as orientações no Manual do professor.

1. Segundo o conceito de meme propôsto pelo cientista ríchard Dawkins, qual prática cultural poderia sêr considerada um meme na ssossiedade em quê estamos inseridos?

1. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes citem práticas culturais quê se reproduzem entre gerações, como religiões, festas e esportes.

2. Imagine uma capa de revista sêndo muito compartilhada na internet sem sêr alterada por internautas. Em sua opinião, essa capa de revista, em razão do alto número de compartilhamentos, póde sêr considerada um meme? Explique sua resposta.

2. Um dos principais atributos dos memes é a modificação, portanto, ainda quê um conteúdo seja muito compartilhado, não póde sêr considerado meme se êste permanéce idêntico ao original.

3. pôdêmos dizêr quê um meme é obra de um único criador? Justifique sua resposta.

3. Os memes são obras de altoría coletiva, geralmente usuários quê modificam e compartilham esses recursos, de modo quê dificilmente é possível atribuir a um único sujeito a altoría de um meme.

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Memes e ár-te

Extraídas de seu contexto tradicional, as obras de; ár-te não são apenas matérias-primas para usuários de internet, quê as modificam para quê façam parte das peças cômicas quê circulam ôn láini, elas têm outras relações possíveis com os memes.

O artista estadunidense Marcel Duchamp (1887-1968) é reconhecido por utilizar o senso de humor e quebrar padrões com suas criações. Entre elas, está a obra intitulada L.H.O.O.Q., de 1919, um cartão-postal quê reproduz a pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci (1452-1519). No cartão, Duchamp desenhou um bigode e um cavanhaque na famosa personagem da história da ár-te.

Se, por um lado, a apropriação e a modificação de obras anteriores, quê são procedimentos característicos dos memes, foram adotadas por diferentes artistas no século XX, por outro, criadores e intelectuais têm se questionado se o meme poderia sêr considerado uma forma de; ár-te. Há quêm defenda, como a pesquisadora da Universidade de Harvard An Xiao Mina, que imagens criadas e compartilhadas para expressar sentimentos e experiências pessoais podem sêr consideradas ár-te. Outros argumentam quê o simples fato de legendar uma imagem requer tão pouca criatividade, habilidade e imaginação quê não deveria sêr entendido como produção artística. Há ainda artistas como a pintora e ilustradora estadunidense Lauren Kaelin, autora da imagem reproduzida na abertura dêste projeto, quê se inspiram em memes para elaborar suas criações.

Imagem com a pintura da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, modificada com a adição de um pequeno bigode e cavanhaque desenhados no rosto da figura. Abaixo da imagem, estão as letras 'L.H.O.O.Q.'. A pintura retrata uma mulher sentada, com as mãos cruzadas sobre o colo. Ela exibe um sorriso sutil e um olhar sereno. Seu cabelo é cacheado e longo, e ela usa um vestido simples com um véu transparente sobre a cabeça.

DUCHAMP, Marcel. L.H.O.O.Q., 1919. Readymade, litografia, 30 cm x 23 cm. Museu Nacional de ár-te Moderna, Centro diórges Pompidou, Paris, França.

Memes como linguagem

Ao pensar em linguagem, é comum quê a primeira ideia quê venha à mente seja a da linguagem verbal, quê póde sêr oral ou escrita. Mas deve-se considerar a linguagem não verbal.

Ainda quê o conceito de linguagem apresente diferentes definições, quê varíam de acôr-do com as visões e as teorias quê refletem esse tema, é possível entendê-la como todo sistema de símbolos quê os sêres humanos utilizam para expressar suas experiências e conhecimentos.

Assim, a pintura, a música, a matemática e a dança são exemplos de linguagens não verbais. Segundo a comunicóloga Natália Botelho Horta, memes também podem sêr compreendidos como linguagem: eles não só apresentam textos verbais e não verbais como apresentam um sistema, isto é, regularidades quê criam um conjunto de elemêntos articulados. Os principais atributos da linguagem dos memes são a repetição e a paródia. Como você estudou, o compartilhamento e a modificação cômica são características fundamentais dos memes. Além díssu, como nas demais linguagens, os memes circulam por comunidades quê partilham os mesmos símbolos, o quê permite a comunicação entre os indivíduos.

Imagem de um meme que mostra uma criança fazendo uma expressão exagerada de desgosto, com o rosto contorcido e os olhos revirados. Acima da imagem, há a frase 'Alimentação saudável não é gostosa!', e abaixo, uma fala distorcida simulando choro: 'Alimimimi saudivi ni i gostosiiii.'

Elementos verbais e não verbais dos memes constituem uma linguagem compartilhada por diferentes usuários da internet e das rêdes sociais.

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Memes são usados para divulgar informações

Por sua velocidade de circulação e seu potencial de alcance, a linguagem dos memes tem sido utilizada para diferentes objetivos. Hoje, muitas empresas de publicidade empregam elemêntos dos memes em suas campanhas, com o intuito de alcançar maior número de potenciais consumidores.

De maneira similar, campanhas de conscientização buscam aproximações com a linguagem dos memes para chamar a atenção da ssossiedade para temas importantes. Sobre o assunto, leia o artigo a seguir.

Campanha usa meme para levantar debate sobre educação

[…] Por mais simples quê possam parecer, os memes conseguem facilmente se proliferar […] e é nesse ambiente quê a Gesta (Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativas Públicas) decidiu criar sua nova campanha “Meme é Coisa Séria”. […]

CAMPANHA usa meme para levantar debate sobre educação. Porvir, 11 dez. 2018. Disponível em: https://livro.pw/xdlxk. Acesso em: 5 out. 2024.

Imagem de um meme que mostra uma pintura clássica de uma figura segurando uma folha de papel em branco, acompanhada da frase “Aqui a lista dos alunos que vieram hoje”. No canto superior direito, está escrito “#meme é coisa séria” e, na parte inferior, há uma mensagem informativa alertando que “1 a cada 4 jovens deixa a escola antes do fim do ano letivo, com grandes perdas financeiras anuais”.

Meme criado para a campanha “Meme é Coisa Séria”.

Como veremos adiante, pela rapidez com quê são produzidos e compartilhados e por seu caráter livre e anônimo, os memes também podem sêr usados como veículo de desinformação. Portanto, é necessário ter cuidado ao utilizá-los como fonte de informação.

ATIVIDADES

Consulte as orientações no Manual do professor.

Entreviste um familiar ou alguém da comunidade escolar para descobrir como essa pessoa busca e compartilha informações. Para isso, aplique o questionário a seguir e anote as respostas obtidas. Por fim, compare suas anotações com as dos côlégas.

a) Você costuma ler jornais ou assistir a noticiários diariamente? Acessa a internet todos os dias?

b) Em qual meio de comunicação você busca informações como o dia da final de um campeonato de futeból, o resultado de eleições ou mesmo a repercussão de um desastre natural?

Você já tomou conhecimento de uma dessas informações por meio de um meme?

c) Você compartilha notícias nas rêdes sociais? Se sim, o quê você compartilha mais: línkis com matérias ou memes?

Respostas pessoais. As respostas têm como objetivo possibilitar quê os estudantes reflitam sobre as formas de acesso à informação exercida pela comunidade e a função quê o meme exerce nesse contexto.

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em AÇÃO
A “arte” de fazer memes

Consulte as orientações no Manual do professor.

Imagem de um meme com uma montagem que reúne personagens de obras de arte famosas em um cenário igualmente clássico. A figura da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, segura um celular e tira uma selfie ao lado da jovem da pintura 'Moça com Brinco de Pérola', que faz um sinal de paz com a mão. Ao fundo, aparece o personagem da obra 'O Grito', com expressão de desespero, sobre uma ponte, tendo como cenário o céu estrelado e ondulado da pintura 'Noite Estrelada', de Vincent van Gogh.

Composição artística usando elemêntos de três famosas obras de; ár-te. O grito, de Edvard Munch, Moça com brinco de pérolas, de Johannes Vermeer, e Monalisa, de Leonardo da Vinci.

Agora é sua vez de criar um meme com base em uma obra de; ár-te. Para isso, siga os passos.

PASSO 1

Faça uma pesquisa na internet sobre memes cuja base sêjam obras de; ár-te. Socialize suas descobertas com os côlégas.

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PASSO 2

Para criar seu meme, reflita sobre o cotidiano escolar e pense em situações relacionadas a ele. Considere quê:

a) de maneira geral, os memes se caracterizam pelo humor, mas, como vimos, assuntos relevantes também podem sêr discutidos;

b) o conteúdo do meme jamais póde sêr ofensivo.

PASSO 3

Escolha uma obra de; ár-te quê possa compor seu meme, considerando quê a imagem e o conteúdo escrito devem ter alguma relação.

PASSO 4

Elabore o conteúdo escrito. Ele precisa sêr sintético, de modo quê as frases e os outros elemêntos não verbais fiquem visíveis. Lembre-se de quê:

a) uma das características dos memes são as modificações, seja de memes anteriores, seja de outros conteúdos;

b) você póde modificar a imagem quê vai servir de base para seu meme.

PASSO 5

Utilize um software livre para editar a imagem e inserir nela o conteúdo verbal.

PASSO 6

Compartilhe seu trabalho com a comunidade escolar. Se possível, divulguem os memes da turma nas rêdes sociais da escola.

Imagem de um meme baseado em uma pintura clássica que mostra dois filósofos de aparência madura, ambos com barba e cabelos ondulados, vestindo túnicas longas e soltas. Ambos estão gesticulando com as mãos levantadas, como se segurassem bolas invisíveis. Sobre a imagem há uma legenda escrito 'Filósofos jogando basquete com bolas invisíveis'.

Meme elaborado com base na obra de SANZIO, Rafael. Escola de Atenas, 1509-1510. Afresco, 500 cm × 770 cm, Palácio Apostólico do Vaticano, Cidade do Vaticano.

Aproveitem para retomar a pergunta norteadora desta etapa: Como surgiram os memes?

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ETAPA 2
Memes políticos
Um meme póde ter função política?

Consulte as orientações no Manual do professor.

Imagem de um meme com a ilustração de uma pessoa com expressão de raiva, sobrancelhas arqueadas e boca aberta, como se estivesse gritando. Linhas e símbolos próximos da boca representam gritos ou xingamentos. No canto superior direito, há um balão de fala com a frase: 'Vai ter meme de protesto, sim!'.

Memes com mensagens políticas têm se espalhado pelas rêdes desde a década de 2010.

Função política dos memes

Em um passado recente, os cidadãos quê quisessem expressar suas opiniões políticas tí-nhão de buscar alternativas nos meios de comunicação de massa, como a televisão, o rádio e a imprensa escrita, quê dificilmente davam espaço de fala para pessoas comuns.

Uma dessas alternativas eram os cartazes políticos, fixados em algum suporte ou levados para o espaço público e erguidos durante uma manifestação. Muitos dêêsses cartazes apresentavam reivindicações de cérto grupo – mais verba para a educação ou a mudança de uma lei, por exemplo – e com certa freqüência se valiam de piadas e brincadeiras para tratar de temas importantes.

Ao observar os muros da cidade, constata-se quê essa estratégia ainda é utilizada, pois encontram-se neles lambe-lambes, pichações e outras intervenções urbanas com reivindicações políticas. No entanto, desde quê a internet foi inventada, os muros e as ruas da cidade deixaram de sêr os únicos meios de expor as opiniões e as críticas das pessoas comuns. Você já parou para pensar quê a internet também é um espaço para a exposição de cartazes políticos? Será quê os memes cumprem hoje a função dos cartazes?

Lambe-lambe
: cartazes de papel, geralmente produzidos à mão, colados em espaços públicos, como póstes.

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Fotografia em preto e branco de manifestantes caminhando por uma rua enquanto erguem cartazes.

Manifestantes erguem cartazes em Paris, França, durante manifestação em maio de 1968.

Um dos acontecimentos históricos do século XX quê ficou muito conhecido por seus cartazes foi o Maio de 68, nome dado a um período de manifestações políticas e artísticas na França, no ano de 1968. Durante algumas semanas, uma onda de protestos parou o país. Além de operários, quê entraram em greve, estudantes universitários e outros cidadãos bloquearam ruas e marcharam por cidades francesas. As manifestações serviram para protestar contra o então presidente da França, xárlês de Gaulle (1890-1970), e para reivindicar melhorias em diversas áreas, como saúde, educação, direitos dos trabalhadores e postura policial.

Durante o período de protestos, muitos cartazes políticos foram produzidos e espalhados pêlos muros das cidades. A confekissão dêêsses cartazes passou por uma grande transformação, conforme póde sêr lido na matéria a seguir.

No turbilhão quê agitava Paris em maio de 1968, alunos e professores ocuparam a tradicional escola de Belas Artes e deram início à produção de centenas de cartazes quê serviram para mobilizar grevistas e militantes. [...] Produzidos às pressas e com aparência muito simples, os cartazes sintetizam os objetivos da revolta, como a crítica ao govêrno do general xárlês de Gaulle, ao capitalismo e à violência policial. São imagens e islôgans produzidos coletivamente quê viraram ícones de uma época e permanecem na memória coletiva dos franceses. [...] Estudantes e artistas [...] começaram fazendo litografias, mas a produção ficava muito limitada. Eles optaram, então, pela serigrafia, quê permitia fazer milhares [de] cartazes muito rapidamente. Eles usavam diferentes tipos de papel [...] e buscavam esse material em toda parte, uma vez quê não tí-nhão dinheiro para comprá-lo. Funcionários de jornais em greve, como “Le Figaro”, doaram rolos de papel jornál aos estudantes e artistas a fim de contribuir com o movimento.

MACEDO, Letícia. A revolta de maio de 68 na França através dos cartazes feitos na época. G1, 6 maio 2018. Disponível em: https://livro.pw/xtfxv. Acesso em: 26 ago. 2024.

ATIVIDADES

Consulte as orientações no Manual do professor.

Com base no trecho da matéria e em seus conhecimentos, responda:

a) Quais são os espaços onde hoje é possível encontrar cartazes políticos?

a) Na internet – já quê os memes podem ter a função dos cartazes políticos –, nos muros das cidades e em manifestações.

b) Qual foi a importânssia dos cartazes para os protestos de Maio de 68?

b) Em Maio de 68, os cartazes apresentavam imagens e frases quê sintetizavam a revolta e as críticas feitas pêlos manifestantes.

c) Qual foi a solução dos manifestantes de Maio de 68 para quê os cartazes fossem produzidos em larga escala? Pesquise as técnicas de impressão utilizadas na produção dêêsses cartazes para complementar sua resposta.

c) A solução foi utilizar a serigrafia, técnica em quê um estêncil é utilizado como mólde, em vez da litografia, quê exige criar uma ilustração em uma pedra litográfica, quê sérve de base para a impressão feita por meio de materiais gordurosos, como o betume.

Página cento e cinquenta e quatro

Memes e protestos

Você leu, aqui, quê, atualmente, é comum depararmos com um meme político em nosso feed. E quando foi quê os memes passaram a ter também essa função quê tí-nhão os cartazes políticos? Dois grandes eventos do início da década de 2010 impulsionaram essa mudança: a Primavera Árabe e o Occupy Wall Street.

Feed
: fluxo de conteúdo quê é mostrado nas rêdes sociais.

Primavera Árabe

Primavera Árabe é o nome atribuído à série de protestos populares quê se espalhou por países do ôriênti Médio e do norte da África a partir de 2010. Em países como Tunísia, Egito, Líbia, Síria e bárên, milhões de pessoas foram às ruas para protestar contra regimes autoritários e exigir mais acesso a direitos e a melhores condições de vida.

Fotografia aérea de uma grande concentração de pessoas em uma praça, ocupando quase todo o espaço visível. No centro, há tendas e estruturas improvisadas, cercadas pela multidão.

Multidão ocupa a Praça Tahrir, no Cairo, Egito, 2011. A juventude egípcia utilizou as rêdes sociais para se comunicar e chamar mais pessoas para o protesto.

No Egito, o ato se concentrou na praça Tahrir, localizada no centro do Cairo, capital do país. Em janeiro de 2011, cerca de 15 mil manifestantes montaram um acampamento na praça, mas, no mês seguinte, graças à comunicação pela internet, mais de dois milhões de pessoas se juntaram ao protesto.

Leia, a seguir, um trecho do artigo sobre a relação entre a internet e a Primavera Árabe.

Os meios digitais foram primordiais nesse movimento, já quê qualquer outro tipo de comunicação midiática era controlado pêlos governos [...], e na mobilização por legítimos anseios populares. [...]

Outro fator importante dos meios digitais é a capacidade de conexão da pluralidade identitária em diferentes espaços e ao mesmo tempo, no mesmo momento. [...] Um milhão de pessoas foram concentradas na Praça Tahrir, tendo como maioria jovens, reivindicando uma ssossiedade egípcia verdadeiramente justa, democrática e livre.

ELIAS, Alice. Primavera Árabe. Serviço de Comunicação Social da FFLCH/USP, São Paulo, 24 maio 2023. Disponível em: https://livro.pw/mifrp. Acesso em: 26 ago. 2024.

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Occupy Wall Street

O Occupy Wall Street (OWS) foi um protesto iniciado em setembro de 2011, quando aproximadamente 20 mil manifestantes se reuniram e acamparam no Parque Zuccotti, em Nova iórk, Estados Unidos. Localizado próximo à Wall Street, rua onde fica a principal Bolsa de Valores do mundo, a mobilização visava ocupar um dos maiores símbolos do capitalismo para fazer uma demonstração popular contra a desigualdade social. Com a atuação dos ativistas, quê se mobilizaram por meio de rêdes sociais, o protesto cresceu, se manteve durante meses e inspirou atos semelhantes em diversas cidades dos Estados Unidos, como Chicago, Los Angeles, bóston e São Francisco.

O principal slôgamm do movimento, “Nós somos os 99%” – quê estampou cartazes, mas também foi amplamente empregado em memes –, expunha d fórma sintética o espírito do OWS: a oposição entre a maioria da população, os 99%, e a minoria de ricos e poderosos quê ocupa os postos de dê-cisão e de govêrno, o 1%.

Fotografia de uma tenda montada sobre a grama, em uma área aberta cercada por árvores. A estrutura é simples, composta por vigas de madeira e cobertura de tecido.

A frase do meme “o maior medo do 1%” faz piada com o efeito político alcançado pelo acampamento do Occupy Wall Street.

ATIVIDADES

Consulte as orientações no Manual do professor.

1. Desde a Primavera Árabe e do OWS, o compartilhamento de informações de cunho político, assim como o debate público, ganharam cada vez mais importânssia na internet. Atualmente, memes e outras postagens em rêdes sociais fazem parte das estratégias de comunicação de candidatos à eleição, de governos, de movimentos sociais e de cidadãos quê buscam expor opiniões sobre a situação política, seja em âmbito local, seja nacional ou ainda em âmbito internacional.

Reflita sobre isso com base em seu cotidiano e, depois, responda às kestões.

a) Você costuma observar cartazes nos muros do local onde você vive? Caso sua resposta seja afirmativa, cite exemplos.

1. a) Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes descrevam os cartazes quê observaram em muros do local onde vivem ou por onde circulam.

b) Agora, reflita sobre os memes quê você tem visto nas últimas semanas. Algum deles tem conteúdo político? Conte aos côlégas e ao professor.

1. b) Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes descrevam os memes com conteúdo político quê observaram na internet recentemente.

2. As rêdes sociais e os memes foram importantes para a Primavera Árabe e o Occupy Wall Street. Quais foram as principais diferenças no uso da comunicação por meios digitais nos dois movimentos?

2. Ambos os movimentos utilizaram a internet e as rêdes sociais para se expandir. Na Primavera Árabe, as rêdes sociais serviam de alternativa à censura; já no OWS, memes e outras postagens nas rêdes foram um dos meios de disseminar informações, ainda quê não houvesse censura.

Página cento e cinquenta e seis

em AÇÃO
Meme: o cartaz político na era digital

Consulte as orientações no Manual do professor.

Fotografia de uma pessoa segurando um cartaz com um meme durante uma manifestação de rua.

Trabalhadores britânicos utilizam meme em cartaz quê reivindica aumento salarial. No cartaz, na primeira frase se lê, em tradução livre: “2% de aumento no salário”; na segunda: “Inflação mais 2% de aumento no salário”.

Agora é hora de mostrar, na prática, quê os memes podem ter função política. Siga o passo a passo para criar um meme político.

PASSO 1

Junte-se a quatro côlégas para formár um grupo. Escolham um dos tópicos a seguir, com base na leitura dos trechos.

a) Precarização do trabalho

O advogado trabalhista TIAGO Bernardo Corrêa, pós-graduado em direito do trabalho e processo do trabalho, explica quê a precarização póde sêr entendida como qualquer diminuição, redução de direitos e benefícios trabalhistas aos trabalhadores. Corrêa aponta quê entre os principais exemplos de precarização do trabalho estão os trabalhadores terceirizados e quarteirizados (quando a empresa terceirizada contrata outra para prestação do serviço, o quê ainda está dentro da lei), além dos casos em quê não há um contrato de trabalho, o quê foge às regras da legislação trabalhista.

VICENZO, Giacomo. Precarização do trabalho age sistemicamente e suprime direitos trabalhistas. UOL, 29 jan. 2022. Disponível em: https://livro.pw/qrkks?. Acesso em: 26 ago. 2024.

Página cento e cinquenta e sete

b) Combate ao trabalho infantil

Em 2022, havia 1,9 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil no país. Isso representa 4,9% da população nessa faixa etária. O contingente de crianças e adolescentes nessa situação vinha caindo desde 2016 (2,1 milhões), ano inicial do módulo sobre o trabalho de crianças e adolescentes da Pnad Contínua, chegando a 1,8 milhão em 2019. No entanto, em 2022, esse contingente cresceu.

DE 2019 PARA 2022, trabalho infantil aumentou no país. Agência hí bê gê hé Notícias, 26 jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/txgrn. Acesso em: 26 ago. 2024.

c) Qualidade do atendimento em saúde

Oitenta e nove por cento dos brasileiros classificam a saúde – pública ou privada – como péssima, ruim ou regular. A avaliação é compartilhada por 94% dos quê possuem plano de saúde e por 87% dos quê dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados apresentados hoje (26 [jun. 2018]) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

LABOISSIÈRE, Paula. Quase 90% dos brasileiros consideram saúde péssima, ruim ou regular. Agência Brasil, 26 jun. 2018. Disponível em: https://livro.pw/uccnl. Acesso em: 26 ago. 2024.

PASSO 2

Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema escolhido, pesquisem na internet e elaborem uma lista com os problemas relacionados a ele.

PASSO 3

Criem memes para realizar uma campanha nas rêdes sociais sobre o tema escolhido pelo grupo. Apresentem, nos memes, os problemas listados anteriormente.

PASSO 4

Compartilhem a produção de vocês com a comunidade escolar. Se possível, divulguem a produção nas rêdes sociais da escola. Vocês também podem imprimir o quê produziram e afixar cartazes pela escola.

Aproveitem para retomar a pergunta norteadora desta etapa: Um meme póde ter função política?

Página cento e cinquenta e oito

ETAPA 3
Memes e fêik news
Memes podem contribuir para a disseminação de notícias falsas?

Podcast: As fake news na atualidade.

Consulte as orientações no Manual do professor.

Imagem de um meme com uma mulher de cabelos cacheados e volumosos, exibindo uma expressão de ironia e desdém, enquanto levanta os ombros e abre os braços com as palmas das mãos voltadas para cima. A imagem é acompanhada pela frase: 'Hm, você viu na internet? Então deve ser verdade'.

Meme quê ironiza a ideia de quê todas as informações disponíveis na internet sêjam verdadeiras.

Fake news

Você provavelmente deve conhecer o termo fêik news. Esse termo é usado para designar notícias falsas espalhadas pela internet como se fossem verdade, por meio de aplicativos de mensagem instantânea, sáites, blogues e rêdes sociais. Atualmente, existe um aparato tecnológico quê permite quê as fêik news sêjam mandadas para milhares de pessoas ao mesmo tempo, sêndo capaz de impactar situações de grandes proporções, como incriminar pessoas e influenciar as eleições de um país.

Leia, a seguir, um trecho de reportagem sobre o impacto das notícias falsas no Brasil.

Página cento e cinquenta e nove

Quase 90% dos brasileiros admitem ter acreditado em fêik news

É o quê revela uma pesquisa do Instituto Locomotiva e ôbitída com exclusividade pela Agência Brasil. Segundo o levantamento, oito em cada dez brasileiros já deu credibilidade a fêik news. Mesmo assim, 62% confiam na própria capacidade de diferenciar informações falsas e verdadeiras em um conteúdo.

Sobre o conteúdo das notícias falsas quê acreditaram, 64% eram sobre venda de produtos, 63% diziam respeito a propostas em campanhas eleitorais, 62% tratavam de políticas públicas, como vacinação, e 62% falavam de escândalos envolvendo políticos. Há ainda 57% quê afirmaram quê acreditaram em conteúdos mentirosos sobre economia e 51% em notícias falsas envolvendo segurança pública e sistema penitenciário. [...]

O maior risco da desinformação para 26% da população é a eleição de maus políticos, enquanto 22% acreditam quê o perigo maior é atingir a reputação de alguém e 16% avaliam como maior problema a possibilidade de causar medo na população em relação a própria segurança. Há ainda 12% quê veem como maior risco prejudicar os cuidados com a saúde. [...]

Ser enganado por uma notícia falsa gera um sentimento de ingenuidade para 35% das pessoas, 31% ficam com raiva e 22% sentem vergonha.

Um quarto da população (24%) afirma já ter sido acusado de espalhar informações falsas por pessoas quê têm uma visão de mundo diferente. [...]

MELLO, Daniel. Quase 90% dos brasileiros admitem ter acreditado em fêik news. Agência Brasil, 1º abr. 2024. Disponível em: https://livro.pw/jcwkj. Acesso em: 26 ago. 2024.

Conexões

Documentário conta a história do 4chan, fórum na internet conhecido por preservar o anonimato dos usuários e por circular memes, teorias da conspiração e conteúdos de ódio a mulheres e minorias, além de abrigar diferentes violações de leis e direitos.

A REDE antissocial: dos memes ao caos. Direção: Giorgio Angelini, artúr Jones. Estados Unidos, 2014. Documentário (85 min).

Capa de documentário que mostra duas pessoas utilizando seus smartphones, com os rostos sendo sugados para as telas dos aparelhos.

ATIVIDADES

Consulte as orientações no Manual do professor.

1. Você costuma encaminhar notícias para seus contatos? Caso sua resposta seja afirmativa, explique como você faz para saber se as notícias quê compartilha são confiáveis.

1. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes comentem seus hábitos de compartilhamento de notícias ôn láini para avaliarem se verificam a veracidade do conteúdo.

2. Você já postou ou compartilhou uma notícia quê depois se revelou falsa? Se sim, conte aos côlégas e ao professor o quê você fez depois da descoberta.

2. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes relatem casos pessoais de compartilhamento de fêik news.

3. Você acredita quê as fêik news podem prejudicar o aprendizado dos estudantes? Justifique.

3. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes respondam quê sim, pois as fêik news propagam informações incorrétas, reduzindo a busca por fontes de pesquisa confiáveis e a capacidade crítica.

4. Em sua opinião, por quê as rêdes sociais facilitam a divulgação de fakes news?

4. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes comentem a rapidez e a facilidade do compartilhamento sem a checagem do quê é divulgado.

Página cento e sessenta

Memes e desinformação ôn láini

A internet, as rêdes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas favorécem a viralização de fêik news, principalmente por falta de regulamentação específica. Além díssu, o tempo da internet é muito mais rápido quê o tempo de investigação e posterior dê-cisão de um juiz. Assim, mesmo quê a justiça comprove quê uma notícia sobre uma pessoa, por exemplo, seja falsa, antes díssu a vida dela já póde estar em risco.

Imagem de um meme com o personagem Willy Wonka, um homem com expressão sarcástica, usando cartola e roupas antigas, apoiado em um dos braços enquanto olha para frente. A imagem é acompanhada pelas frases: 'Então, você sabe tudo sobre memes? Conte-me mais sobre como a palavra meme surgiu'.

Meme criado com base em uma cena do filme A fantástica fábrica de chocolate, do diretor Mel Stuart, lançado nos Estados Unidos, em 1971.

As fêik news podem sêr criadas e espalhadas e veicular diversos tipos de conteúdo. Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, identificaram sete tipos de notícia quê podem causar desinformação, como é mostrado no esquema a seguir.

Imagem de um esquema que apresenta diferentes tipos de desinformação, organizados em caixas retangulares dispostas horizontalmente em duas linhas. No centro do esquema, há uma seta apontando para a esquerda e para a direita, indicando uma escala ou gradação. Na parte superior, aparecem os seguintes termos e definições, da esquerda para a direita: 'Sátira ou paródia: piada em forma de notícia que não tem a intenção de enganar'; 'Conteúdo fabricado: conteúdo totalmente falso, criado para enganar ou prejudicar alguém'; 'Conteúdo manipulado: informação ou imagem alterada com a intenção de enganar ou prejudicar alguém'; e 'Conteúdo impostor: dado falso, de estudo ou pesquisa, atribuído a uma fonte conhecida e respeitada'. Na linha inferior, estão os seguintes tipos, também da esquerda para a direita: 'Contexto falso: imagem ou fala retirada de seu contexto original'; 'Conteúdo enganoso: informação ou dado manipulados com o objetivo de induzir a uma interpretação incorreta'; e 'Conexão falsa: o título ou a imagem utilizados não condizem com o conteúdo da notícia'.

Fonte: NA ERA das fêik news. Educador360, 12 nov. 2019. Disponível em: https://livro.pw/gtlpr. Acesso em: 31 out. 2024.

Página cento e sessenta e um

Ainda quê utilizem recursos de humor, como a sátira e a paródia, memes usados para espalhar notícias falsas podem combinar outras características típicas das fêik news, conforme foram listadas no esquema.

Como os memes são recursos quê circulam em alta velocidade pela web 2.0, acabam sêndo vistos por usuários quê chegam a passar grande parte de seus dias ôn láini. Como mostra o gráfico, em janeiro de 2024, o Brasil esteve entre os países onde a população passou mais tempo na internet, com média de nove horas e treze minutos diários ôn láini.

Gráfico de colunas 'Mundo: ranking dos países cuja população despende mais tempo na internet - janeiro de 2024'. No eixo vertical, apresenta-se a 'Média de tempo diário (em horas e minutos) que pessoas entre 16 e 64 anos permaneceram conectadas à internet', e no eixo horizontal, os países, conforme descrito a seguir: Tailândia: 7 horas e 59 minutos. Emirados Árabes Unidos: 8 horas e 11 minutos. Malásia: 8 horas e 17 minutos. Rússia: 8 horas e 31 minutos. Chile: 8 horas e 31 minutos. Argentina: 8 horas e 41 minutos. Colômbia: 8 horas e 43 minutos. Filipinas: 8 horas e 52 minutos. Brasil: 9 horas e 13 minutos. África do Sul: 9 horas e 24 minutos.

Fonte: KEMP, Simon. Digital 2024: Global Overview Report. DataReportal, 31 jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/aajfs. Acesso em: 28 ago. 2024.

Leia, a seguir, um trecho escrito pelo filósofo italiano Franco Berardi (1949-), mais conhecido como Bifo.

Durante treze horas, a mente fica exposta a estímulos da infosfera. Um leitor de livros poderia expor sua mente à recepção de sinais alfabéticos por muitas horas, mas a intensidade e a velocidade dos impulsos eletrônicos são incomparavelmente maiores. Quais são as consequências dessa transformação tecnocomunicativa? Resumindo: a mente submetida ao bombardeio ininterrupto de impulsos eletrônicos, independentemente de seu conteúdo, funciona d fórma completamente diferente da mente alfabética, quê tinha a capacidade de discriminar entre o verdadeiro e o falso nas informações e quê tinha a capacidade de construir um procedimento de elaboração individual. Na verdade, essa capacidade depende do tempo de processamento emocional e racional, quê, no caso de um jovem quê vive treze horas por dia na infosfera eletrônica, é reduzido a zero. [...]

A configuração conectiva da mente contemporânea está cada vez mais indiferente à distinção entre verdadeiro e falso, bom e ruim [...].

Ilustração de uma pessoa usando fones de ouvido com microfone embutido, enquanto joga no smartphone.

BERARDI, Franco. Para uma antropologia do novo fascismo. Outras Palavras, 9 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/ynrzz. Acesso em: 26 ago. 2024.

Página cento e sessenta e dois

Saiba mais

Como saber se uma notícia é confiável?

Imagem de uma pessoa sentada em uma poltrona tipo puff, usando óculos 3D e segurando um balde de pipoca, enquanto assiste à televisão. A tela exibe a mensagem 'fake news' sobre um fundo com barras de teste. Setas indicam o trajeto do olhar da pessoa em direção à tela e o movimento de bolas de papel que saem da televisão em direção à cabeça da pessoa.

Ainda quê o próprio funcionamento e o uso quê fazemos da internet contribuam para quê seja mais difícil distinguir notícias falsas de verdadeiras, é preciso ter atenção para não acreditar em fêik news nem replicá-las.

Para começar, é preciso ler uma reportagem inteira antes de acreditar no quê a manchete dela afirma ou naquilo quê a imagem presente nela mostra. Em seguida, é preciso conferir se o texto é verdadeiro. Universidades, jornais e revistas do mundo todo têm se organizado para criar sáites de checagem de fêik news, espaços quê procuram separar o quê é verdade do quê é boato.

Como afirmam especialistas no tema, entre eles Viktor Chagas, a questão das fêik news vai além da falta de discernimento entre verdade e mentira. Esse fenômeno também está relacionado ao chamado viés de confirmação, ou seja, à tendência de acreditar em conteúdos quê condizem com as próprias crenças. Por isso, é comum quê as pessoas acabem acreditando em notícias quê vão ao encontro daquilo quê já achavam saber antes de ter contato com a manchete ou o meme, e compartilhem esses conteúdos antes mesmo de recorrer a qualquer mecanismo de checagem.

Por fim, aqueles quê compartilham fêik news freqüentemente utilizam o humor como refúgio. Quando essas pessoas são confrontadas a respeito da falsidade do conteúdo quê criaram ou replicaram, principalmente no caso de memes, freqüentemente elas dizem se tratar apenas de uma piada, quê nunca tiveram a intenção de sêr realistas. Porém, como observamos, muitas pessoas utilizam memes e outros conteúdos das rêdes sociais como fonte de informação, por isso é necessário ter responsabilidade ao publicar conteúdos na internet.

ATIVIDADES

Consulte as orientações no Manual do professor.

1. Você costuma receber línkis de notícias publicadas em blogues e sáites nas rêdes sociais ou em aplicativos de mensagem instantânea? Nesses casos, você lê apenas a manchete ou toda a reportagem? Justifique sua resposta.

Resposta pessoal.

2. Você costuma conferir se a notícia é verdadeira? Converse sobre isso com os côlégas e o professor.

Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes tratem de seus hábitos de leitura de notícias ôn láini e compartilhem formas de checagem de informações.

Página cento e sessenta e três

3. Leia o texto a seguir sobre uma fêik news desmentida por um meio de comunicação.

É #FAKE quê eleitor perde voto se apertar tecla “confirma” enquanto urna exibe “confira seu voto”

Voltou a circular nas rêdes sociais um vídeo em quê uma mulher diz quê o eleitor perderá o voto caso aperte a tecla “confirma” enquanto a tela da urna exibe a mensagem “confira o seu voto”. É #FAKE.

No vídeo, quê circula desde 2022, a mulher diz:"Colocaram no rodapé uma informação quê diz: ‘Confira o seu voto’. Então você aperta [o número do candidato], esse sinal luminoso começa a aparecer e, se você apertar a tecla vêrde – porque não é ‘confirma’ é ‘confira’ – você perde o seu voto, o seu voto é anulado.

Não é verdade quê o eleitor vai conseguir apertar a tecla “confirma” enquanto lê a mensagem “confira seu voto”. O Tribunal Superior Eleitoral esclarece quê a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão vêrde “Confirma”) somente após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. Ao longo dêêsse segundo, se o eleitor tentar confirmar ou corrigir o voto, não acontece nada – a urna não vai atender ao comando.

DOMINGOS, Roney. É #FAKE quê eleitor perde voto se apertar tecla “confirma” enquanto urna exibe “confira seu voto”. G1, 17 set. 2024. Disponível em: https://livro.pw/dxhwc. Acesso em: 6 out. 2024.

a) Em sua opinião, qual impacto as fêik news podem gerar em uma eleição?

3. a) Resposta pessoal. As fêik news podem confundir a população, descredibilizar as urnas eletrônicas, como levantar suspeitas de quê são fraudadas, vulneráveis a ataques de rráquers, de quê não são auditáveis. Esse tipo de desinformação coloca em risco o direito de o brasileiro ezercêr plenamente a cidadania e o voto.

b) O quê as fêik news divulgadas sobre candidatos a cargos políticos podem causar?

3. b) Resposta pessoal. As fêik news pódem influenciar resultados das urnas se não forem combatidas a tempo. Os eleitores podem eleger maus políticos, e a carreira de candidatos alvos de inverdades e calúnias pode sêr prejudicada ou até mesmo chegar ao fim.

c) O quê você faria para checar a veracidade de uma notícia de um vídeo como êste citado na notícia sobre as urnas eletrônicas?

3. c) Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes respondam quê procurariam checar as informações em fontes confiáveis como agências de checagem ou até mesmo desconfiar do tom alarmista do vídeo, procurando identificar as inconsistências nos fatos apresentados.

4. Leia sobre a importânssia de identificar notícias falsas sobre vacinação.

[...]

Desinformação na área da saúde

Quem lembra do impacto causado pela desinformação durante a pandemia da covid-19? O uso de drogas ineficazes, por exemplo, foi amplamente divulgado no período. Além díssu, diversos grupos desqualificavam medidas de segurança e eficácia comprovada, como o uso de máscara e a vacinação. Esses exemplos de desinformação colocaram vidas em risco.

As narrativas falsas sobre vacinas desestimularam a procura da população pêlos imunizantes no Brasil, país quê sempre foi referência mundial em vacinação. A confiança da população e a alta cobertura vacinal deu ao Brasil o estátus de eliminar de circulação, em 2016, o sarampo.

É importante lembrar quê vacinas salvam vidas. Elas são eficazes e figuram entre os medicamentos mais seguros para uso humano. Os imunizantes continuam sêndo a estratégia mais segura para a proteção de diversas doenças.

A queda das coberturas vacinais começou a sêr notada a partir de 2016, resultado de múltiplos fatores. Entre eles, a disseminação de desinformação sobre os imunizantes. O pôdêr das fêik news é tão grande quê póde destruir políticas públicas, comprometer investimentos em saúde e colocar a população em risco.

Não é à toa quê a Organização Mundial da Saúde (hó ême ésse) coloca a desinformação como uma das principais ameaças à saúde global.

COMBATE à desinformação na área da saúde: uma luta de todos. Ministério da Saúde, 20 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/dfcak. Acesso em: 6 out. 2024.

Com base nessa notícia, discuta com os côlégas e o professor como as fêik news podem provocar um problema de saúde pública mundial.

4. Espera-se quê os estudantes respondam quê as fêik news colocam em risco a vida das pessoas, quê muitas vezes não têm conhecimento para distinguir informações falsas ou enganosas apresentadas como notícias verdadeiras. As fêik news podem influenciar comportamentos e decisões importantes como a vacinação.

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Liberdade e ética na criação de memes

Imagem de um meme que mostra o desenho de um sapo com características humanas, exibindo expressão de frustração, sobrancelhas franzidas e as palmas das mãos voltadas para cima, em sinal de indignação ou questionamento. Na parte superior da imagem, está escrita a palavra 'Liberdade', e na parte inferior, 'Ética'.

Os efeitos causados por notícias falsas e por outros conteúdos publicados nas rêdes sociais costumam provocar debates sobre a responsabilização de usuários e das próprias platafórmas quê permitem a circulação de postagens danosas.

As fêik news podem sêr o estopim para atos violentos, como linchamentos. Casos como esses não acontecem apenas no Brasil. Em 2024, no Reino Unido, circulou pelas rêdes sociais a notícia de quê um imigrante teria sido o responsável por um ataque a crianças em uma escola de dança. O quê se seguiu foi uma grande onda de violência contra imigrantes, quê foram atacados nas ruas de diversas cidades da Grã-Bretanha e tiveram suas moradias e seus comércios depredados.

Os problemas com memes e outras postagens nas mídias sociais não se restringem aos episódios em quê se póde notar conexões evidentes entre esses conteúdos e atos de violência. O anonimato oferecido pela internet póde servir de abrigo para práticas reprováveis e mesmo criminosas. Leia o trecho a seguir.

O quê, então, a prática do anonimato oferece aos indivíduos quê comungam dela? De muitas maneiras, o anonimato permite um tipo de liberdade. Essa liberdade póde ter benefícios pessoais óbvios se o material gerado, compartilhado ou colecionado é, de alguma forma, transgressivo. Para os usuários da internet quê se deleitam com a existência de memes racistas, sexistas ou ofensivos, uma prática e um sistema de anonimato protegem-nos da regulação ou punição quê os pares ou as autoridades podem tentar promulgar em resposta a esse material.

DAVISON, Patrick. A linguagem dos memes de internet (dez anos depois). In: CHAGAS, Viktor (org.). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno digital. Salvador: Edufba, 2020. p. 189.

Memeiros profissionais

Se o anonimato como uma das características da produção de memes é uma vantagem para quêm quer burlar a ética e as leis, existem pessoas que tentam seguir justamente pela direção contrária.

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Fotografia de Elliot Tebele segurando um troféu enquanto discursa em um púlpito. Ele é um homem branco, com cavanhaque, usando uma blusa com capuz e um boné.

Dono de uma prestigiada página de memes, o estadunidense Elliot Tebele (1991-) recebe o prêmio de melhor meme no 10º Shorty Awards, em 2018. No Brasil, eventos similares premiam anualmente os melhores memes e memeiros do país.

Os memeiros, isto é, os criadores de memes para campanhas de marketing, buscam estabelecer limites éticos para suas publicações. Leia o trecho da reportagem a seguir sobre a atuação profissional dos memeiros.

A cada vez quê alguém dá uma “curtida” ou compartilha uma piada inocente numa rê-de social, mais um passo é dado na consolidação de uma das estratégias de marketing mais poderosas da contemporaneidade: a criação de memes. Por trás dela, quase invisíveis, estão seus produtores, os “memeiros” ou “mememakers”. São jovens de classes sociais diversas e com formações acadêmicas quê passam longe das escolas de comunicação. E grandes companhias pagam muito dinheiro para terem suas marcas incluídas nas peças de humor [...].

A linguagem memética traz um descompromisso compromissado.

Por descompromisso, entenda a informalidade das postagens de humor quê transforma situações cotidianas em autoironia. Por compromisso, entenda quê não vale tudo por uma viralização.

– Há limites para êste humor. Há assuntos quê tratamos com mais cuidado, ou mesmo ignoramos – diz o memeiro Fábio Santana [...].

Tal cóódigo de ética informal parece sêr um dos denominadores comuns entre os mememakers. [...]

VILLARDO, rônald. Profissão “memeiro”: com milhões de seguidores, criadores de posts de humor são disputados por empresas. O glôbo, 11 abr. 2023. Disponível em: https://livro.pw/voudo. Acesso em: 26 ago. 2024.

ATIVIDADES

Consulte as orientações no Manual do professor.

1. Em sua opinião, quê vantagens existem para as empresas em usar serviços de mememakers?

2. Profissões relacionadas aos conteúdos digitais fazem sentido para seu projeto de vida? Comente com os côlégas.

Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes possam refletir sobre novas oportunidades profissionais quê surgem com o desenvolvimento da tecnologia e com as transformações da ssossiedade. Espera-se, ainda, quê pensem sobre o papel quê essas profissões podem ter no projeto de vida deles.

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MUNDO DO TRABALHO
Memes, inteligência artificial e operadores de dados

Consulte as orientações no Manual do professor.

Lemos no texto anterior quê muitos memeiros trabalham de acôr-do com um cóódigo de ética informal. Porém, não são todos aqueles quê produzem memes de grande circulação quê compartilham dêêsse cóódigo. E essa situação parece se agravar com o emprego de ferramentas de inteligência artificial (IA) para a produção de memes, fato quê adiciona novas camadas ao debate sobre a responsabilização em casos de conteúdos quê violam normas e leis.

Fotografia de uma pessoa observando a tela de um computador que exibe uma interface do ChatGPT com trechos de código.

Trabalhador programa Chatbot, quê utiliza IA. Diferentemente de programadores e cientistas de dados, os operários de dados são invisibilizados e, muitas vezes, mal remunerados.

As ferramentas de IA estão relacionadas a outra série de discussões éticas e legais. Uma delas refere-se ao treinamento de IA com o uso de fôrça de trabalho precarizada, isto é, informal e mal

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remunerada. Os chamados operários de dados são responsáveis por tarefas repetitivas para quê as IAs possam funcionar, como a transcrição de áudios e a descrição de imagens. Em geral, esses operários são oriundos de países em desenvolvimento e pagos por dezenas ou centenas de tarefas realizadas. É comum quê esses trabalhadores recebam poucos centavos de dólar pêlos conjuntos de tarefas. Leia, a seguir, trecho de notícia sobre o tema.

O mercado bilionário da inteligência artificial (IA) tem atraído talentos brasileiros com salários muito acima da média para engenheiros, matemáticos e outros profissionais quê se destacam na área.

Mas nem todos os envolvidos com esta tecnologia estão em uma posição invejável.

Há todo um contingente de trabalhadores terceirizados quê fazem um trabalho manual laborioso, ganham menos da mêtáde de um salário mínimo, em média, e, por isso, têm mais de um emprego para conseguir pagar as contas – mas são essenciais para quê os sistemas de IA sêjam capazes de operar.

Os chamados “operários de dados” são considerados “trabalhadores fantasmas” porque executam nos bastidores uma série interminável de microtarefas para refinar as inteligências artificiais.

[...] Os “treinadores” são responsáveis por alimentar o robô com as informações e dados quê ele precisa para responder perguntas de usuários, auxiliar em traduções, fazer pesquisas, dentre outras tarefas.

Praticamente todos os sistemas de IA dependem dêstes operários de dados. Redes sociais, por exemplo, os contratam para monitorar as postagens e interações e detectar ações quê ferem suas regras ou a lei.

Na comparação com uma fábrica tradicional, esses profissionais seriam o chão de fábrica.

VILICIC, Filipe; BRITO, Sabrina. Os brasileiros quê ganham R$ 500 por mês para treinar inteligências artificiais. BBC nius Brasil, 18 jun. 2024. Disponível em: https://livro.pw/wlouc. Acesso em: 27 ago. 2024.

Consulte as orientações no Manual do professor.

1. Se o trabalho de operadores de dados é essencial para o funcionamento das ferramentas de IA, por quê eles são chamados de “trabalhadores fantasmas”?

1. São chamados de “trabalhadores fantasmas” porque executam microtarefas quê possibilitam o funcionamento da IA, porém, não são valorizadas.

2. O quê são trabalhos precarizados? Converse com os côlégas e o professor sobre outros exemplos de profissões quê, hoje, estão precarizadas.

2. Ainda quê os exemplos possam variar, a depender do contexto da turma, espera-se quê reconheçam a baixa remuneraçãoa e a falta de segurança e de direitos como formas de precarização.

Saiba mais

Fuga de cérebros

Apesar de o Brasil ter um grande número de profissionais considerados “talentos” no ramo de IA, muitos deles trabalham fora do país, tanto para empresas quanto para governos estrangeiros.

De acôr-do com a pesquisa The Global AI Index, de 2023, quê avalia o dêsempênho dos países no mercado de inteligência artificial, o Brasil ficou em 21º em relação aos talentos profissionais. Essa posição coloca o país na frente da Áustria, Bélgica e Portugal, por exemplo. Entretanto, muitos dêêsses profissionais saem do país em busca de melhores oportunidades em países quê investem d fórma mais efetiva no setor. Em outros casos, os trabalhadores continuam morando no Brasil, mas prestando serviço para empresas estrangeiras.

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em AÇÃO
Memes no combate às fêik news

Consulte as orientações no Manual do professor.

Com alto potencial de viralização na web 2.0 – ambiente quê dificulta o exercício do pensamento crítico – os memes são amplamente utilizados na divulgação de fêik news. No entanto, essa mesma característica póde torná-los uma importante ferramenta no combate à desinformação.

Imagem de um meme com a foto de um gato deitado no chão, com expressão de espanto, olhando diretamente para a câmera e com a boca levemente aberta. Ao lado da imagem, há um texto em destaque que diz: 'Então você viu uma notícia absurda e compartilhou sem verificar a veracidade?'.

O humor dos memes póde sêr uma arma poderosa contra a desinformação.

Se as fêik news se disseminam rapidamente, a solução para esse problema precisa ter velocidade semelhante no combate à desinformação. Além díssu, o humor, aspecto típico nos memes, constitui-se como ferramenta para expor um conteúdo absurdo quê muitas fêik news veiculam diariamente.

Agora é sua vez de criar um meme para combater a desinformação!

PASSO 1

Leia, a seguir, um trecho de reportagem sobre bom humor e checagem de fatos.

Contra fêik news, adicione uma piada ao fact-check

Autoras da pesquisa “A tiktokização como estratégia de combate à desinformação”, Cristiane Lindemann e Patrícia Regina Schuster (Universidade de Santa Cruz do Sul) estudaram o perfil da Agência Lupa, especializada em checagens e educação midiática, no TikTok.

Elas observam quê um dos recursos mais fortes no ambiente da rê-de social é a utilização da emoção, uma subjetividade quê tem alto pôdêr de disseminação e já encontra espaço e legitimação no jornalismo. [...]

Para ela, o emprego de recursos como ficção e humor não só na construção de notícias, mas no combate à desinformação, sugérem um caminho sem volta a partir da ascensão das rêdes sociais. [...]

Roteirista do extinto programa Greg nius (HBO), apresentado por Gregório Duvivier, a jornalista, pesquisadora e escritora Mariana Filgueiras vê o humor como uma ferramenta útil na disputa narrativa das rêdes sociais e elenca três razões para isso:

Página cento e sessenta e nove

“A primeira é quê o riso é viral, uma piada boa se espraia como um vírus mesmo. O riso tem uma velocidade quê é muito importante para apagar o incêndio de uma desinformação criminosa”.

A segunda razão, segundo Filgueiras “é quê a gente tende a ficar próximo de quêm nos faz rir, isso é fisiológico, o riso é uma ferramenta social que mantém grupos unidos, a gente logo quer mandar um meme pra alguém quê gosta quando ri. Então, diante de uma fêik news, uma piada quê a desminta tende a correr rápido e a juntar as pessoas”.

Por fim, Filgueiras completa: “A terceira característica do humor é quê ele fala diretamente com o jovem".

MORAES, Fabiana. Contra fêik news, adicione uma piada ao fact-check. Intercept Brasil, 15 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/kjlme. Acesso em: 27 ago. 2024.

Imagem de um meme dividido em dois quadrantes. No quadrante superior, uma pessoa faz um gesto de recusa com a mão e expressão de desagrado, ao lado do texto: 'Compartilhar notícia depois de ler apenas a manchete'. No quadrante inferior, a mesma pessoa aparece sorrindo e apontando, em sinal de aprovação, acompanhada do texto: 'Checar a notícia e ainda fazer piada com a desinformação'.

Combater fêik news é um ato de cidadania quê póde ajudar a proteger a democracia e evitar a propagação de atos violentos.

PASSO 2

Escolha, nos sáites a seguir, um tema para seu meme.

FakeCheck

Disponível em: https://livro.pw/uvawe

Comprova

Disponível em: https://livro.pw/dojhw

Fato ou Fake

Disponível em: https://livro.pw/agojs

Lupa

Disponível em: https://livro.pw/iwnjf

(Acessos em: 27 ago. 2024.)

PASSO 3

Crie um meme com base em uma imagem, gif ou texto quê, com bom humor, evidencie o absurdo contido na notícia falsa escolhida.

PASSO 4

Compartilhe seu meme com a comunidade escolar.

Aproveitem para retomar a pergunta norteadora desta etapa: Memes podem contribuir para a disseminação de notícias falsas?

Página cento e setenta

ETAPA FINAL
Exposição de memes

Consulte as orientações no Manual do professor.

Já imaginou se os museus não tivessem apenas pinturas, fotografias, esculturas e objetos do passado, mas também imagens quê encontramos todos os dias na internet? Na etapa final dêste Projeto Integrador, você e os côlégas vão organizar uma exposição de memes! Só quê não são quaisquer memes: eles precisam estar relacionados aos temas discutidos, como aqueles quê já foram produzidos por vocês.

Para essa exposição, retomem a pergunta norteadora do projeto: Quais são as funções de um meme?

Essa exposição ocorrerá em um espaço da escola, portanto, vocês vão elaborar propostas de interação para os visitantes.

Fotografia de uma galeria de arte contemporânea, onde estão expostas obras dispostas horizontalmente ao longo das paredes. As obras são reproduções de memes populares da internet, incluindo rostos com expressões exageradas, um gato voando e deixando um rastro, um cachorro com expressão curiosa, um sapo com semblante melancólico e um cérebro envolto por luzes. No chão, há uma demarcação que se assemelha a uma linha do tempo. Um visitante observa atentamente as obras expostas.

■ Imagem da exposição Two decades ÓF memes (Duas dékâdâs de memes) realizada no Museu da Imagem em Movimento, em Nova iórk, Estados Unidos, 2018.

Imagem de uma ilustração em estilo de história em quadrinhos composta por quatro quadros. Em todos eles aparece um personagem com cabelo espetado, boca aberta em expressão de entusiasmo e um dos braços erguidos. No primeiro quadro, o personagem pergunta: 'O que queremos?'. No segundo, ele aparece ao lado de cópias de si mesmo, respondendo: 'Fazer uma exposição de memes!'. No terceiro quadro, o personagem pergunta: 'Como faremos?'. No quarto, as cópias respondem: 'Vamos nos juntar a um dos quatro grupos a seguir!'.

■ A exposição póde ter uma hashtag para quê os visitantes tirem fotografias e postem nas rêdes sociais.

Página cento e setenta e um

PASSO
1

Curadoria da exposição

Neste momento, vocês serão responsáveis por escolher e organizar os memes, com o objetivo de tornar a exposição uma experiência agradável para os visitantes. Para isso, vocês devem:

reunir todos os memes produzidos nas etapas anteriores dêste projeto e selecionar um número adequado deles, considerando o espaço onde será realizada a exposição;

propor a ordem em quê os memes serão expostos, considerando critérios como tema, formato ou quaisquer outros quê o grupo considerar relevantes;

imprimir os memes em um tamãnho adequado à leitura dos visitantes da exposição.

Imagem de uma menina olhando através de uma lupa, com uma ilustração mostrando seu olho ampliado exatamente na área em que ela observa pela lente.

PASSO
2

Elaboração de textos

A elaboração de textos tem por objetivo revelar para os visitantes os assuntos tratados na exposição, bem como os temas dos memes selecionados pelo grupo. Os textos devem sêr curtos, claros e informativos. Para isso, vocês precisam:

definir a ordem na qual os memes vão aparecer no espaço da exposição;

decidir quantos textos serão produzidos, dividi-los entre o grupo e elaborá-los;

imprimir os textos em tamãnho adequado para a leitura dos visitantes.

Imagem com as mãos de uma pessoa escrevendo em um caderno.

Página cento e setenta e dois

PASSO
3

Interação com o público

A interação com o público tem por objetivo aprossimár as obras dos visitantes. Próximo a cada meme exposto deve havêer alguma estrutura, como um painel ou uma caixa, em quê os visitantes podem depositar seus likes (“curtidas”). Vocês devem confeksionar os cartões quê representam os likes quê, por sua vez, serão distribuídos aos visitantes. Para isso, vocês devem:

decidir como o público poderá interagir com as obras e confeksionar esses recursos, como painel ou caixa e os cartões quê vão representar os likes;

imprimir e distribuir, no momento da exposição, os recursos de interação do público. Confeccionar o painel para a exposição dos likes ou a caixa onde eles vão sêr depositados.

Imagem de uma mulher subindo uma escada que leva até um balão de fala com um coração dentro, o qual é segurado por uma mão suspensa no ar.

PASSO
4

Divulgação

A exposição póde sêr divulgada para a comunidade escolar por meio de campanhas, elaboração de convites ou outros formatos. De todo modo, a estratégia adotada deve conter um meme. Para isso, vocês devem:

elaborar um meme para compor as versões digital e física do cartaz e/ou do convite;

compartilhar o cartaz e/ou o convite digital e expor ou distribuir o cartaz e/ou o convite físico.

Imagem de uma mulher saindo de dentro de uma televisão antiga enquanto grita em um megafone: 'Corram!!! O importante é que venham!'. No texto, a palavra 'corrão' aparece riscada, escrita incorretamente com as letras 'A' com til e 'O', e uma seta aponta para a forma correta de escrita: 'corram', com as letras 'A' e 'M'.

O texto do balão traz um termo usado em memes criados: CORRÃO. A conjugação correta do verbo é CORRAM.

Página cento e setenta e três

AUTOAVALIAÇÃO

Para finalizar êste Projeto Integrador, é importante avaliar tanto a participação individual quanto a coletiva. Para isso, em uma fô-lha de papel sulfite, faça o quê se pede.

1. Sobre seu envolvimento e o da turma neste Projeto Integrador, responda às kestões a seguir.

a) Houve participação em todas as atividades propostas? Argumente.

b) Em qual etapa houve mais dedicação? Em qual houve menos? Justifique.

c) Atribua uma nota de zero a dez para sua participação e para a participação da turma neste projeto. Justifique as notas atribuídas.

d) Em relação a suas ações, em quais aspectos você acredita quê póde melhorar para a realização do próximo projeto? Em quais aspectos a turma póde melhorar?

e) Junte-se a um colega para comparar as respostas às kestões anteriores, verificando com quais itens da avaliação vocês concórdam e de quais discordam.

f) escrêeva, de modo sucinto, quais foram suas dificuldades e quais aprendizagens desenvolvê-u no decorrer dêste projeto.

2. Em relação ao assunto dêste Projeto Integrador, responda às kestões a seguir.

a) Compreendeu a trajetória histórica dos memes e seu processo de transformação?

b) Entendeu o conceito e as características fundamentais dos memes?

c) Refletiu sobre a função estética e política dos conteúdos de internet hoje?

d) Compreendeu quê os memes podem sêr considerados formas narrativas contemporâneas?

e) Compreendeu o papel dos memes na divulgação de fêik news?

f) Refletiu sobre as kestões norteadoras de todas as etapas?

3. Sobre a exposição de memes realizada na última etapa, responda às kestões a seguir.

a) Você participou ativamente de todas as fases da proposta?

b) Você conseguiu relacionar a experiência da exposição com o conteúdo estudado sobre memes?

c) A vivência o auxiliou a desenvolver um olhar crítico sobre comunicação, internet, memes e rêdes sociais?

d) Compreendeu de quê forma a exposição foi vivenciada pelo público?

4. Sobre a produção de meme como cartaz político, responda às kestões a seguir.

a) O meme criado tinha como base um dos temas propostos?

b) Compreenderam a função política do meme?

c) Compartilharam o resultado com a comunidade escolar?

Página cento e setenta e quatro