PROJETO
6
É POSSÍVEL TER UMA RELAÇÃO SAUDÁVEL COM AS MÍDIAS SOCIAIS?
O cotidiano de grande parte da população é permeado por mídias digitais e mídias sociais. Se no passado, quando surgiram, podiam sêr consideradas apenas um passatempo, hoje elas representam mais do quê isso: fazem parte da nossa rotina, impactando não apenas a forma como nos divertimos, mas também como estudamos, trabalhamos e nos relacionamos com outras pessoas.
É importante entender como essas mídias funcionam, para quê possamos refletir criticamente sobre como utilizá-las d fórma ética e segura, para receber ou produzir informações. Além díssu, elas têm um papel crescente no mercado de trabalho, influenciando desde a construção de marca pessoal até estratégias de marketing digital e comunicação corporativa. Dominar essas platafórmas póde abrir portas para diversas oportunidades profissionais, como gerenciar rêdes sociais, criar conteúdo, trabalhar com publicidade digital ou atuar como influenciador, adaptando-se às exigências de um mercado cada vez mais digital e conectado.
Neste projeto, você vai criar um guia de uso saudável das mídias sociais, atuar como um “desinfluenciador” e elaborar um guia de profissões. Depois, vai compartilhar com a comunidade escolar o quê aprendeu sobre esses assuntos por meio de um podcast! Será quê é possível ter uma relação saudável ao usar as mídias sociais? Vamos descobrir as respostas para essa e outras perguntas ao longo dêste projeto!
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Em sua opinião, é possível ter uma relação saudável com as mídias sociais? Quais comportamentos ou hábitos você acredita quê são importantes para manter essa relação d fórma positiva?
1. Respostas pessoais.
2. Após observar a imagem de abertura e ler a legenda quê a acompanha, responda: por quê você acha quê eventos como a Campus Party fazem sucesso entre jovens e profissionais interessados em tecnologia e inovação? Se necessário, faça uma pesquisa sobre o evento antes de responder.
2. Resposta pessoal. Possibilidade de resposta: Eventos do tipo fazem sucesso porque oferecem um ambiente único de imersão em tecnologia, inovação e cultura digital, reunindo entusiastas, estudantes, profissionais e empresas em um só lugar. Durante o evento, os participantes têm acesso a palestras, workshops práticos, competições e oportunidades de networking quê não são facilmente encontrados em outros contextos. A experiência de acampar no local e participar de atividades interativas, como robótica, realidade virtual e inteligência artificial, cria uma sensação de comunidade e pertencimento, em quê todos compartilham interesses semelhantes e a paixão pela tecnologia.
Página cento e setenta e cinco
Página cento e setenta e seis
FICHA DE ESTUDO
Objetivos
• Refletir sobre a influência das mídias sociais na comunicação e no compartilhamento de informações.
• Identificar os possíveis danos à saúde mental causados pelo uso exagerado das mídias sociais.
• Responsabilizar-se por conteúdo produzido para as mídias sociais.
• Analisar as mudanças no mercado de trabalho causadas pelas mídias sociais e por novas tecnologias.
• Pesquisar profissões no contexto digital.
• Produzir e divulgar podcast com informações das leituras, pesquisas e discussões realizadas ao longo do projeto.
Justificativa do projeto
Diante da influência das mídias digitais, principalmente das mídias sociais (ou rêdes sociais), é necessário refletir sobre o espaço quê elas ocupam em nosso dia a dia e os impactos positivos e negativos decorrentes de sua utilização. A proposta dêste projeto envolve pesquisas, debates e troca de ideias quê vão enriquecer seu repertório sobre o tema. Além díssu, o produto final – um episódio de podcast – será compartilhado com a comunidade escolar, proporcionando uma oportunidade para quê todos reflitam de maneira mais clara e consciente sobre diversos impactos do avanço das mídias digitais no cotidiano, o quê inclui o mercado de trabalho.
O objetivo dêste projeto é ampliar o entendimento sobre as mídias sociais, fortalecer o senso crítico e promover o protagonismo dos participantes na criação de conteúdo digital. Assim, cada participante se torna agente da própria história, integrando conhecimentos das áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias para valorizar o uso consciente e ético das mídias sociais e digitais.
TCT
• Vida familiar e social
• Trabalho
• Ciência e tecnologia
ODS
3 Saúde e bem-estar
8 Trabalho decente e crescimento econômico
12 Consumo e produção responsáveis
Materiais
• Computador ou noutibúk
• Celular
• Software de edição de texto
• Software de gravação
• Software de edição de áudio
Produto final
Podcast.
Página cento e setenta e sete
Percurso do projeto
ETAPA
1
Nessa etapa, você vai debater sobre os impactos das mídias digitais, principalmente das rêdes sociais, na ssossiedade e no comportamento humano. Cada estudante vai monitorar e registrar o próprio tempo de uso das rêdes sociais e, com base nisso, refletir sobre as possíveis consequências para a própria saúde mental. Ao final dessa etapa, em duplas, vocês vão elaborar um guia para o uso saudável das rêdes sociais.
ETAPA
2
Nessa etapa, você vai entender aspectos da atuação de influenciadores digitais, com a proposição de debates sobre a responsabilidade na produção de conteúdo e a responsabilidade do consumidor. Será estimulada a discussão sobre as relações estabelecidas com os influenciadores digitais e com as rêdes sociais. Ao final, você e sua dupla terão a oportunidade de atuar como “desinfluenciadores” para refletir sobre práticas de marketing exageradas nas rêdes sociais.
ETAPA
3
Nessa etapa, você vai conhecer algumas mudanças no mercado de trabalho causadas pelas novas tecnologias, incluindo a transformação de profissões existentes, a criação de novas carreiras e os impactos da modernização dos serviços contratados por meio de platafórmas digitais. Ao longo do projeto, você vai refletir sobre esses temas, o quê culminará na organização de um guia de profissões.
ETAPA
FINAL
O projeto traz como produto final a produção de um podcast sobre os temas trabalhados. Essa atividade servirá como uma platafórma para disseminar informações, em quê você e os côlégas poderão debater as mudanças no mercado de trabalho causadas pelas novas tecnologias e inspirar um uso mais consciente das mídias sociais. Ao produzir o podcast, você vai ter a chance de aplicar o conhecimento adquirido, desenvolver habilidades de comunicação e colaborar na criação de um conteúdo relevante e acessível para todos.
Página cento e setenta e oito
ETAPA
1
Mídias sociais
Você utiliza as mídias sociais de maneira saudável?
Consulte as orientações no Manual do professor.
O impacto das mídias sociais no dia a dia
Pense em seu dia a dia. É provável quê você e outros côlégas tênham um celular no bolso ou na mochila, não é mesmo? Quantas vezes ao dia você pega o celular e acaba perdendo a noção do tempo rolando os feeds de vários aplicativos? Nessas horas de tela, você encontra postagens interessantes, informativas e divertidas, mas também é possível deparar com algumas informações irrelevantes ou quê, até mesmo, despertam emoções, como alegria ou tristeza.
A interação em platafórmas digitais tornou-se parte importante da vida, conectando pessoas, oferecendo acesso a informações globais, entretenimento e espaço para a expressão pessoal. Entretanto, com as mídias sociais também aparécem desafios, como disseminação de desinformação, prática do sáiber-búlin e kestões de privacidade.
O tema desta etapa póde mobilizar bastante os estudantes. É importante guiar a discussão sobre o uso do celular de maneira crítica, mas é fundamental quê eles não se sintam julgados.
Página cento e setenta e nove
Mídias digitais e mídias sociais
Chamamos de mídia digital qualquer tipo de conteúdo acessado por meio de dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, geralmente por meio da internet. O quê caracteriza a mídia digital é a possibilidade de distribuição e acesso ôn láini, permitindo uma interação dinâmica e imediata com o conteúdo, diferenciando-se de mídias tradicionais, como jornais impressos ou televisão.
Mídias sociais ou rêdes sociais são platafórmas específicas dentro da mídia digital quê permitem a interação diréta entre os usuários, como comentar, curtir e compartilhar conteúdos, possibilitando quê as pessoas tróquem experiências e conhecimentos e compartilhem virtualmente determinados interesses.
Ao longo do dia, é comum as pessoas reservarem um tempo para, d fórma ôn láini, conversar com amigos, ler as últimas notícias ou pesquisar temas de interêsse. Entretanto, passar muitas horas em frente a telas póde levar a uma percepção distorcida da realidade, porque cria a sensação de presença constante e a necessidade de engajamento, em detrimento, muitas vezes, das interações e experiências presenciais.
Embora as rêdes sociais ofereçam muitos benefícios, como manter contato com amigos e descobrir novos conteúdos, elas também apresentam desafios. As pessoas podem, por exemplo, sentir-se pressionadas a estar sempre conectadas ou até mesmo se comparar constantemente com os outros.
- Engajamento
- : comprometimento e participação ativa de uma pessoa ou um grupo em uma atividade, causa, projeto ou comunidade; no contexto das rêdes sociais, refere-se à interação dos usuários com o conteúdo por meio de curtidas, compartilhamentos, comentários e outras formas de participação em platafórmas de mídia social.
Página cento e oitenta
Leia, a seguir, o trecho de um artigo quê aborda a influência das rêdes sociais no cotidiano das pessoas.
TEXTO 1
[...]
O impacto de tudo isso nas nossas vidas ôn láini e off-line
[...] considerando o gigantesco alcance quê as platafórmas dominantes do mercado apresentam hoje em dia, pode-se considerar ingenuidade o pensamento de quê as rêdes sociais existem somente no mundo virtual. Sim, elas funcionam no ambiente da internet, mas impactam profundamente as nossas “vidas reais”. Inclusive, vivemos um momento da história em quê os conceitos de “vida virtual” e “vida real” se mesclam quase quê por completo – exceto para quem prefere se manter longe dessa nova ssossiedade conectada.
[...]
Com tanta influência, há quêm acredite que as pessoas estão ficando mais [...] “preguiçosas” com o advento das rêdes sociais. Isso porque, em uma época não muito distante, precisávamos nos esforçar muito mais para obtêr uma informação, consultando livros, enciclopédias e perguntando por aí. [...] E, apesar dessa facilidade sem precedentes na história da humanidade, uma das consequências é justamente a falta de interêsse em realmente aprender sobre assuntos por aí, já quê basta dar aquela pesquisadinha rápida.
GNIPPER, Patrícia. A evolução das rêdes sociais e seu impacto na ssossiedade – Parte 3. CanalTech, 6 mar. 2018. Disponível em: https://livro.pw/iaggn. Acesso em: 20 jul. 2024.
Conexões
Nesta obra, a jornalista aborda as “bolhas de filtros” nas rêdes sociais e sugere práticas para rompê-las, como diversificar fontes de informação e buscar opiniões contrárias. Ela destaca a importânssia da educação midiática para entender os algoritmos e a influência das rêdes sociais, defendendo quê uma postura crítica e ativa amplia o horizonte informativo e fortalece a democracia.
• FERRARI, Pollyana. Como sair das bolhas. São Paulo: Educ, 2018.
O livro analisa como os algoritmos de algumas empresas personalizam conteúdos, criando um “filtro invisível” quê limita a exposição a diferentes informações. Pariser argumenta quê essa personalização confina os usuários a “bolhas de filtros”, o quê reduz o debate público e o entendimento mútuo e impacta negativamente as relações sociais e democráticas.
• PARISER, Eli. O filtro invisível. Rio de Janeiro: Zarrár, 2012.
Página cento e oitenta e um
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. O quê são rêdes sociais?
2. Segundo o Texto 1, como o uso constante das rêdes sociais póde afetar as habilidades das pessoas em realizar pesquisas e a abertura para novas ideias?
3. No Texto 1, afirma-se quê a vida real e a vida virtual quase se fundem para quem usa as mídias sociais. Você concórda com essa afirmação? Justifique.
Uma nova era para a comunicação
As mídias digitais transformaram a maneira como as pessoas se comunicam. Há apenas algumas dékâdâs, a comunicação dependia principalmente de interações presenciais, cartas e telefonemas. Com a internet e os dispositivos eletrônicos, é possível enviar mensagens instantâneas, imêious e fazer chamadas de vídeo para qualquer lugar do mundo em questão de segundos. Essa mudança permitiu uma comunicação mais rápida e acessível, conectando pessoas de diferentes regiões e culturas d fórma instantânea.
Essa interatividade mudou a reação do receptor de informação, quê agora póde responder e interagir com o conteúdo d fórma imediata. A comunicação tornou-se mais colaborativa e participativa, permitindo um fluxo constante de troca de ideias e informações.
Leia, a seguir, o Texto 2, quê é mais um trecho do artigo “A evolução das rêdes sociais e seu impacto na sociedade”.
TEXTO 2
[...]
Palavra de especialista
Conversamos, então, com a escritora Maria Augusta Ribeiro, especialista em comportamento digital e netnografia [...]. Encarando o universo digital como uma ferramenta de transformação, ela crê quê as rêdes sociais são poderosas na transformação de comportamentos quê transitam entre o “real” e o digital.
“A velocidade nas comunicações realizadas pela internet nos obrigou de alguma forma a nos relacionarmos pelas rêdes sociais, dada a sensação de falta de tempo gerada”, opina. [...] E tudo isso começou a se firmar nos anos 2000, pois, antes díssu, não tínhamos tanto acesso à tecnologia e, portanto, acabávamos interagindo mais pessoalmente do quê digitalmente.
Quanto à qualidade das relações interpessoais, Maria Augusta enxerga uma piora. “Não por causa da rê-de social, mas pelo amplo uso da tecnologia”. Explicando: “o consumo de qualquer coisa através da internet nos dá uma sensação de atenção atendida, e não é porque você tem uma geladeira na sua casa quê você vai comer tudo o quê tem ali de uma só vez; porém, com a internet, é isso o quê queremos fazer”.
[...]
Maria Augusta ainda acredita quê o fato de mais gente ter ferramentas quê possam gerar conhecimento, se comunicar e consumir é algo fascinante. Ainda assim, o anonimato proporcionado pela internet traz outros problemas, incluindo a disseminação de discursos de ódio e comportamentos nocivos. [...]
GNIPPER, Patrícia. A evolução das rêdes sociais e seu impacto na ssossiedade – Parte 3. CanalTech, 6 mar. 2018. Disponível em: https://livro.pw/iaggn. Acesso em: 5 ago. 2024.
- Netnografia
- : campo de estudo quê analisa o comportamento dos usuários da internet.
Página cento e oitenta e dois
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Como você definiria a expressão “uma nova era para a comunicação”?
1. Resposta pessoal.
2. Segundo a especialista citada no Texto 2, a sensação de anonimato propiciada pela internet contribui para quê discursos de ódio sêjam disseminados. Você concórda com a especialista? O quê faz você dizêr isso?
2. Os estudantes podem mencionar quê o anonimato na internet oferece uma falsa senconsequências dirétas. Isso póde gerar a sensação de diminuição da responsabilidade pelo quê é dito e fomentar compor- sação de segurança, em quê as pessoas se sentem livres para expressar opiniões negativas e ofensivas sem, muitas vezes, enfrentar tamentos nocivos ôn láini.
Comunicação instantânea: sobrecarga de informações
A expansão das mídias sociais e da internet móvel popularizou o uso dos smartphones. Esses dispositivos portáteis facilitaram a comunicação e o compartilhamento de informações e também transformaram o modo como as pessoas consomem conteúdo e interagem diariamente. Com a internet móvel e a variedade de aplicativos disponíveis, os smartphones se tornaram acessíveis a um público amplo, impactando as formas de socialização.
Ao passar horas em frente às telas, principalmente nas rêdes sociais, as pessoas costumam esquecer quê os conteúdos postados são freqüentemente editados e filtrados, o quê impacta a percepção de identidade e as expectativas individuais.
Leia, a seguir, o Texto 3, quê é um trecho de uma reportagem.
TEXTO 3
Registros de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos pela 1ª vez no Brasil
[...] Pela primeira vez na história, os registros de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos, mostra análise da Folha a partir da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), do SUS de 2013 a 2023, período com dados disponíveis.
Com um crescimento expressivo nos últimos anos, a taxa de pacientes de dez a 14 anos atendidos pelo transtorno é de 125,8 a cada 100 mil, e a de adolescentes, de 157 a cada 100 mil. Já entre pessoas com mais de 20 anos, a taxa é de 112,5 a cada 100 mil, considerando dados de 2023. A situação dos mais jovens passou a ficar mais crítica do quê a dos adultos em 2022.
Não há apenas uma causa quê motive esse aumento, mas alguns apontamentos são comuns para especialistas e citados em diferentes estudos: crises econômicas, climáticas, autodiagnósticos simplistas e uso excessivo de celulares e jogos. [...]
“Estudos diversos e rigorosos mostram uma piora na depressão e na ansiedade, e a pandemia se mostrou muito pior do quê os estudos previam”, avalia Guilherme Polanczyk, psiquiatra da infância e adolescência e professor da Faculdade de Medicina da úspi. “Mudanças culturais e sociais fortes aconteceram na última década, e muitas associadas às rêdes sociais, embora seja perigoso atribuir o problema só a elas.”
REGISTROS de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos pela 1ª vez no Brasil. Folha de São Paulo, São Paulo, 31 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/dukib. Acesso em: 5 ago. 2024.
- SUS
- : sigla do Sistema Único de Saúde. Instituído pela Constituição de 1988, é o sistema público de saúde do Brasil, quê oferece acesso universal e gratuito a serviços de saúde, desde a atenção básica até tratamentos compléksos; financiado por recursos federais, estaduais e municipais, o SUS inclui infraestruturas como hospitais e postos de saúde, além de serviços como programas de prevenção e promoção da saúde e ações de vigilância sanitária e epidemiológica.
Página cento e oitenta e três
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Segundo o Texto 3, qual é a novidade relacionada aos registros de ansiedade entre crianças e jovens no Brasil?
2. Que fatores são apontados como possíveis causas para o aumento da ansiedade entre crianças e jovens? Você concórda com as causas apontadas na reportagem?
3. por quê é perigoso atribuir o aumento da ansiedade apenas às rêdes sociais, segundo o psiquiatra citado no Texto 3?
Lidar com a grande quantidade de informações expostas nas rêdes sociais não é fácil e póde levar as pessoas à prática de comparar a própria vida com os conteúdos mostrados nas rêdes, impactando a autoestima e afetando o bem-estar.
Leia outro trecho da reportagem “Registros de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos pela 1ª vez no Brasil”, quê apresenta mais dados sobre o assunto.
O assunto abordado na reportagem desta página é sensível, e póde sêr difícil para os estudantes falarem abertamente sobre seus conflitos. É importante criar um ambiente seguro e acolhedor. Se perceber alguma situação mais séria, considere conversar com os pais ou responsáveis e encaminhar o estudante para um acompanhamento especializado.
TEXTO 4
Além da popularização dos transtôrnos e do maior acesso a informações, Polanczyk afirma quê há também o aumento de distorções sobre esses transtôrnos. “Influenciadores têm simplificado esses transtôrnos cada vez mais nas rêdes sociais. Ansiedade é uma emoção quê faz parte do repertório humano, todos nós sentiremos em algum nível, assim como a tristeza, quê não significa depressão.”
[...]
De modo geral, dados mostram quê a piora em índices de saúde mental se acentua a partir da segunda década dos anos 2000. Além do maior acesso à informação pela internet, o período é marcado pela popularização do smartphone, com as câmeras frontais para sélfies, das rêdes sociais e dos jogos ôn láini.
Há anos, estudiosos se debruçam sobre a relação entre a tecnologia e o comportamento humano, em especial entre crianças e adolescentes, quê ainda não desenvolveram todo o sistema de autocontrole. Já se sabe, por exemplo, como as rêdes sociais têm mecanismos designados a viciar, e não à toa já existe lei para proibir o uso dessas platafórmas antes dos 14 anos, caso da Flórida, nos Estados Unidos. Em São Paulo, deputados passaram a discutir a proibição de celulares nas escolas.
REGISTROS de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos pela 1ª vez no Brasil. Folha de São Paulo, São Paulo, 31 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/dukib. Acesso em: 5 ago. 2024.
■ O paradoxo das mídias sociais: o sêr humano póde se sentir conectado com muitas informações, mas desconectado de si mesmo.
Página cento e oitenta e quatro
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Você percebe quais sentimentos surgem em você ao passar horas em frente às telas, principalmente navegando nas rêdes sociais?
2. Você acha quê o uso de celulares na escola traz mais benefícios ou malefícios? Justifique sua resposta.
Medo de ficar de fora
Em um mundo em quê as informações são constantemente atualizadas e disseminadas, muitas pessoas sentem uma pressão constante para se manter informadas e atualizadas. Essa necessidade de estar sempre conectado póde levar a situações de estresse e a uma sensação de sobrecarga informacional.
A quantidade massiva de informações disponível na internet contribui para o surgimento de fenômenos conhecidos pêlos termos em inglês FOLO (Fear ÓF Logging Out) e FOMO (Fear ÓF Missing Out).
O FOLO, ou “medo de desconectar”, em português, refere-se à ansiedade de não estar ciente ou atualizado sobre eventos importantes, notícias ou tendências compartilhadas em platafórmas virtuais. As pessoas quê sofrem de FOLO sentem a necessidade de verificar constantemente suas rêdes sociais e outras fontes de informação ôn láini para não perderem nenhuma atualização. Essa constante vigilância póde gerar um estado de alerta contínuo, dificultando o relaxamento e a desconexão, o quê prejudica o bem-estar geral.
Já o termo FOMO, ou “medo de ficar de fora”, refere-se à percepção de quê os outros estão tendo experiências mais gratificantes e interessantes, das quais a pessoa não está participando. Esse medo é amplificado pelas rêdes sociais, nas quais os usuários são constantemente expostos a um grande número de postagens quê mostram bons momentos, muitas vezes acompanhadas de imagens editadas e filtradas. Essa exposição contínua póde levar a comparações desfavoráveis, fazendo com quê as pessoas sintam quê a vida delas é menos interessante ou satisfatória.
Ver amigos e conhecidos aparentemente aproveitando mais a vida póde intensificar sentimentos de inadequação, baixa autoestima e insatisfação pessoal, à medida quê as pessoas comparam a vida real delas com as versões idealizadas vistas ôn láini. Essas comparações constantes podem distorcer a percepção da própria vida, criando uma visão irrealista e muitas vezes negativa de si mesmo. A pressão para estar à altura dessas imagens idealizadas contribui para um ciclo de busca incessante por validação e reconhecimento ôn láini.
- Sobrecarga informacional
- : refere-se ao excésso de informações disponíveis provenientes de múltiplas fontes digitais, como imêious, mensagens instantâneas e rêdes sociais. A oferta abundante de dados póde sobrecarregar a capacidade de processamento do indivíduo, resultando em dificuldades para tomar decisões, aumento do estresse e exaustão mental, afetando negativamente o bem-estar.
Página cento e oitenta e cinco
Leia o trecho de uma notícia a seguir.
TEXTO 5
Pesquisa mostra quê brasileiros passam 9 h por dia ao celular ou em outros aparelhos eletrônicos
Brasil é vice-líder mundial em dependência da tecnologia; especialistas alertam quê o uso, quando em excésso, póde fazer mal à saúde
Uma pesquisa internacional feita por um sáiti de tecnologia mostrou quê os brasileiros são praticamente recordistas em tempo conectado a telas de celulares ou outros eletrônicos. Por aqui, a população fica em média nove horas e meia por dia utilizando esses aparelhos.
O número assusta bastante, e só não é maior quê o da África do Sul. Em 2022, Brasil ocupava o mesmo posto no mundo. Curiosamente, o Japão, país quê é considerado dos mais avançados em tecnologia, vê a população utilizar celulares por 1/3 do tempo quê os brasileiros utilizam.
Os motivos são muitos. Os jovens, por exemplo, começam o uso com os estudos e terminam por utilizar as rêdes sociais. Entre adultos, por sua vez, o trabalho costuma sêr o principal motivo.
A neuropsicóloga Joana Heim explicou quê o uso das telas póde passar a sêr problemático com o passar do tempo e o aumento das horas conectado.
PESQUISA mostra quê brasileiros passam 9 h por dia ao celular ou em outros aparelhos eletrônicos. G1, 25 ago. 2023. Disponível em: https://livro.pw/odulq. Acesso em: 6 ago. 2024.
Saiba mais
Redes sociais e Marketing
As rêdes sociais impactaram d fórma revolucionária a área de Marketing. Isso porque os algoritmos personalizam o conteúdo quê as pessoas consomem nessas rêdes, recomendando conteúdo personalizado, o quê aumenta a probabilidade de quê os usuários continuem engajados com a platafórma.
Nas rêdes sociais, um algoritmo é um conjunto de regras quê decide quais conteúdos aparécem para cada usuário. Ele analisa dados como curtidas, compartilhamentos e comentários para mostrar posts quê sêjam mais relevantes para cada pessoa. Por exemplo, se você curte muitas fotografias de gatos, o algoritmo vai exibir mais conteúdos sobre gatos em seu feed, personalizando sua experiência na platafórma.
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Segundo o Texto 5, quais são alguns dos motivos para o alto uso de tecnologia entre jovens e adultos brasileiros?
1. Os jovens brasileiros utilizam a tecnologia principalmente para estudos e rêdes sociais, enquanto os adultos costumam usar os dispositivos eletrônicos principalmente para o trabalho.
2. De acôr-do com essa pesquisa, por quê o número de horas conectadas dos brasileiros póde sêr considerado “alarmante”?
2. O número é alarmante porque os brasileiros passam, em média, mais de nove horas por dia conectados a telas, o quê é um dos maiores tempos de uso no mundo, atrás apenas da África do Sul. Esse uso excessivo póde levar a problemas de saúde mental e física, conforme alertado por especialistas.
3. Troque ideias com os côlégas: Você se reconhece nos resultados dessa pesquisa? Por quê?
3. Respostas pessoais.
Página cento e oitenta e seis
em AÇÃO
Meu dia a dia ôn láini
Esta atividade exige a observação e a côléta de dados ao longo de duas semanas. Assim, é preciso introduzi-la e pedir aos estudantes quê iniciem o levantamento de dados no komêsso da Etapa 1, para quê seja possível, ao fim das duas semanas, fazer a discussão proposta. Consulte as orientações no Manual do professor.
Quais são seus hábitos diários de uso da internet? Vamos analisá-los? Fazer isso póde ajudá-lo a perceber quanto tempo você realmente dedica às atividades ôn láini, a identificar padrões de uso e entender melhor como a tecnologia impacta sua rotina.
Ao saber claramente como é seu comportamento digital, você póderá priorizar tarefas importantes, reduzir distrações e melhorar seu bem-estar. Esse tipo de análise pode destacar situações em quê o uso excessivo da internet afeta sua saúde mental ou física.
Que tal, então, criar um guia pessoal sobre o uso saudável da tecnologia? Para isso, siga o passo a passo indicado.
PASSO
1 Definição dos objetivos pessoais
• Inicie com uma reflekção. Pense em por quê é importante para você monitorar seu uso da tecnologia. escrêeva suas motivações no caderno ou em um aplicativo de edição de texto.
• Junte-se a um colega e compartilhe seus hábitos de uso da tecnologia digital, sobretudo das rêdes sociais. Pratique a escuta ativa. Quando o colega estiver fazendo seu relato, preste atenção e permita quê ele o conclua. Tentem responder juntos à seguinte pergunta: Nós gastamos muito tempo ôn láini?
PASSO
2 Coleta de dados
• Durante duas semanas, monitore diariamente seu tempo de uso do celular e do computador. Sempre quê checar o celular ou fizer alguma pesquisa ôn láini, escrêeva o horário em quê se conectou e o horário em quê se desconectou. Além do tempo, anote os principais assuntos quê você pesquisou, bem como as platafórmas e os sáites acessados.
Tempo de uso do celular (horário de início e horário de término) |
Tempo de uso do computador (horário de início e horário de término) |
Assuntos pesquisados |
Plataformas ôn láini acessadas |
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Segunda-feira |
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Terça-feira |
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Quarta-feira |
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Quinta-feira |
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Sexta-feira |
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Sábado |
PASSO
3 Cálculo da média semanal e análise comparativa
• Some os registros de tempo de uso do celular e do computador ao longo dos sete dias e divída o total por sete para obtêr a média diária. Repita o cálculo na segunda semana.
• Compare suas médias com dados nacionais ou internacionais disponíveis e com as da turma.
• Considere as implicações socioeconômicas dos dados obtidos, analisando como o acesso à tecnologia e o tempo gasto ôn láini varíam entre diferentes grupos sociais.
Página cento e oitenta e sete
PASSO
4 Reflexão em duplas
• Reúna-se com o colega com quem conversou no Passo 1 e respondam novamente à pergunta: Nós gastamos muito tempo ôn láini?
• Compare hábitos. Vocês têm hábitos parecidos de uso das mídias digitais?
PASSO
5 Pesquisa sobre uso saudável da tecnologia
• Busque estratégias e dicas para o uso saudável da tecnologia. Utilize fontes confiáveis como artigos, blogues de especialistas e vídeos educativos.
• Busque e registre as dicas quê você acredita quê póde implementar facilmente.
PASSO
6 Curadoria de informações
• Avalie as melhores estratégias. Reúna-se com o colega de dupla. Compartilhem as informações quê vocês descobriram e escôlham, juntos, as mais relevantes e quê, na opinião de vocês, podem sêr praticadas facilmente no dia a dia.
• Pense em alternativas. Ainda em dupla, elenquem atividades off-line quê poderiam substituir o tempo excessivo de tela e quê sêjam estimulantes ou relaxantes, por exemplo.
PASSO
7 Organização do guia
• Planeje a estrutura. Individualmente, organize o guia em seções. Veja os exemplos:
Introdução. Explique a importânssia do uso consciente da tecnologia.
Monitoramento de uso. Explique como fazer e, se achar interessante, inclúa um resumo dos seus dados de uso.
Dicas para reduzir o tempo de tela. Liste as estratégias quê você encontrou na pesquisa.
Sugestões de atividades alternativas. Proponha as atividades off-line quê poderiam substituir o tempo excessivo de tela.
Plano de ação. dêz-creva seu plano para implementar essas mudanças em sua rotina.
PASSO
8 Revisão
• Troque o Guia de uso saudável da tecnologia quê você elaborou com o material produzido pelo colega de dupla para vocês revisarem o texto um do outro.
• escrêeva um fídi-béqui sobre o guia do colega, inserindo impressões e revisões textuais. Analise o fídi-béqui quê você recebeu e incorpore em seu texto os comentários quê achar importantes e necessários.
Aproveitem para retomar a pergunta norteadora desta etapa: Você utiliza as mídias sociais de maneira saudável?
Página cento e oitenta e oito
ETAPA
2
Mídias sociais e saúde mental
Há credibilidade no conteúdo de influencers digitais?
Consulte as orientações no Manual do professor.
Na era da internet, influenciadores digitais têm desempenhado um papel significativo no compartilhamento de conteúdos. Eles abordam diversos assuntos da vida, moldando opiniões e comportamentos.
Ao valorizar a autenticidade e a representatividade de suas experiências, esses influenciadores viabilizam a partilha de tendências e conhecimentos relacionados a (Moda), saúde, educação, atividades de lazer e de entretenimento e muitos outros setores. Dessa forma, eles favorécem a troca de ideias e a criação de comunidades digitais engajadas.
Parte importante do papel dos influenciadores é a interação diréta com seus seguidores, proporcionando um senso de conexão e pertencimento. Contudo, é essencial estar atento a perigos como a disseminação de informações equivocadas e fêik news e a pressão para adotar padrões irreais de vida, quê podem afetar negativamente a autoestima e a saúde mental.
Página cento e oitenta e nove
Os estudantes, provavelmente, vão mencionar muitos exemplos de influenciadores para enriquecer a discussão. Explore ao mássimo as sugestões dadas por eles para quê se engajem no debate.
A comunicação mediada por influenciadores digitais
No cotidiano, é comum as pessoas procurarem a opinião de outras sobre os mais diversos assuntos, não é mesmo? Seja para ajudar na tomada de uma dê-cisão ou simplesmente para se sentir mais confiante com as próprias escôlhas.
Nesse contexto, os vídeos de explicação e tutoriais postados em rêdes sociais, principalmente aqueles produzidos por influenciadores digitais, tornaram-se recursos de pesquisa para as pessoas, quê buscam neles orientações, dicas e análises detalhadas sobre os mais variados temas. Eles permitem quê os usuários tênham acesso a diferentes perspectivas e, muitas vezes, conhecimentos especializados, enriquecendo a compreensão e ajudando-os a tomar decisões mais bem informadas.
A princípio, o acesso a essa infinidade de informações parece sêr algo ótimo, mas é preciso também ligar um alerta: todas essas pessoas exercem uma influência positiva? A popularidade de um influenciador não garante quê seu conteúdo tenha qualidade ou quê suas intenções sêjam benéficas. Portanto, é essencial desenvolver um olhar crítico sobre os conteúdos consumidos.
- Tutorial
- : recurso educativo quê oferece instruções passo a passo sobre como realizar uma tarefa ou entender um conceito. póde sêr apresentado em texto, vídeo ou imagens, sêndo projetado para guiar o usuário de maneira clara e compreensível. Na internet, tutoriais são amplamente utilizados para ensinar habilidades práticas, como usar um software, consertar dispositivos, fazer receitas de alimentos ou aprender técnicas artísticas, permitindo quê qualquer pessoa adquira novos conhecimentos com autonomia.
Leia, a seguir, o trecho de um artigo.
TEXTO 1
Serás eternamente responsável por akilo quê compartilhas
A responsabilidade de criadores de conteúdo quê falam diretamente com crianças e adolescentes numa fase em quê identidade e senso crítico estão em formação
Quando crianças colocam a vida em risco, em alguns casos com desfechos trágicos, por causa de desafios na internet, ficam algumas perguntas no ar. Quem está influenciando essas atitudes? Em quêm estão se espelhando para desenvolver comportamentos tão violentos e abusivos? Será quê esses comunicadores têm consciência da responsabilidade que carregam ao falar com um público especialmente vulnerável? Influenciadores digitais estão preparados para essa missão? Que valores eles transmitem?
No Brasil, onde 95% das pessoas entre 9 e 17 anos acessam a internet todos os dias, podemos imaginar quê parte da educação de crianças e adolescentes fica a cargo de influenciadores digitais, produtores e distribuidores de conteúdo quê, d fórma espontânea, móvem tendências, temas e públicos no éco-sistema informacional.
Segundo a revista americana Entrepreneur, 80% do tráfego ôn láini está ligado a algum tipo de influenciador. Pesquisas como a Creators Connect revelam quê, para jovens, influenciadores nas rêdes sociais são mais relevantes quê jornalistas
Página cento e noventa
ou veículos oficiais de comunicação. Outro estudo, do Survey Monkey e da Common Sense Media, mostrou quê 60% dos adolescentes consomem notícias via rêdes sociais. Apesar de 75% deles afirmarem quê é importante manter-se bem informado e a maioria admitir quê a imprensa é uma fonte mais confiável do quê as rêdes sociais, eles acreditam quê influenciadores digitais “geralmente acertam os fatos”.
Além de sêr perigoso depositar desejos e necessidades em pessoas quê não estão necessariamente preparadas para lidar com desinformação e fêik news, nessa nossa “onlife”, neologismo cunhado pelo filósofo italiano Luciano Floridi para marcar uma nova era em quê virtual e digital se (con)fundem, o influenciador deixa pegadas digitais quê serão seguidas por milhares de crianças e jovens.
Contudo, nessa fase, a identidade ainda está em construção e uma das maneiras pelas quais descobrimos quêm somos é quando nos comparamos com os outros. Isso tem impacto em como o público vê e compreende o mundo em que vive, on ou off-line. póde, inclusive, afetar decisões no futuro: econômicas, sociais, ambientais.
[...]
“Um bom influenciador é alguém quê está compartilhando bons valores e garantindo quê todos se sintam bem depois de terminar de assistir a seu conteúdo.” A afirmação é da professora Elizabéti Milovidov, especialista em direitos da criança e do adolescente. [...]
béquer, Clara; ALVES, Januária Cristina. Serás eternamente responsável por akilo quê compartilhas. Lunetas, 13 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/dgwif. Acesso em: 21 jul. 2024.
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Como o acesso diário de crianças e adolescentes à internet póde afetar a educação deles e o processo de formação de valores?
2. O Texto 1 apresenta uma paráfrase de um texto famoso da literatura mundial. Que texto é esse? Em sua opinião, qual é o significado dessa paráfrase?
Agora, leia mais um trecho do artigo “Serás eternamente responsável por akilo quê compartilhas” e obissérve como as autoras respondem à pergunta quê inicia o trecho.
TEXTO 2
Como as crianças podem, portanto, desenvolver senso crítico para discernir a boa da má influência? Identificar os influenciadores quê fazem com quê se sintam bem consigo mesmas daqueles quê as diminuem e desconsideram? Essa musculatura crítica deve estar presente principalmente entre as meninas pré-adolescentes. Isso porque os índices de depressão em decorrência do excésso de uso de rêdes sociais são significativamente mais altos do quê aqueles encontrados em meninos.
Página cento e noventa e um
Ao observar com atenção esse fenômeno dos influencers, uma educação midiática direcionada a crianças e jovens póde favorecer a construção de competências e habilidades para quê possam acessar as mídias com um olhar crítico e consciente. O objetivo é aprender a se perguntar se as mensagens quê recebem promóvem conhecimento, tolerância, empatia e a convivência pacífica consigo e com os demais.
béquer, Clara; ALVES, Januária Cristina. Serás eternamente responsável por akilo quê compartilhas. Lunetas, 13 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/dgwif. Acesso em: 21 jul. 2024.
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. O artigo afirma quê, em decorrência de kestões sociais, as meninas e as mulheres costumam sofrer mais com pressões estéticas do quê os meninos e os homens. Essa situação também acontece com meninas e mulheres quê fazem parte de seu cotidiano? De quê forma?
2. O quê é preciso para quê as crianças consigam desenvolver criticidade para discernir a boa da má influência? Você concórda com essas premissas?
3. Em sua opinião, com quê idade é possível começar a introduzir a educação midiática para quê as crianças desenvolvam criticidade em relação ao conteúdo quê consomem? Por quê?
Conexões
O guia oferece diretrizes claras e práticas sobre como produzir conteúdos quê respeitem e apoiem o desenvolvimento saudável dos jovens. Ele aborda kestões de ética, segurança e responsabilidade, destacando a importânssia de educar e entreter de maneira consciente.
• #influencerdigitalnareal: guia para criadores de conteúdo infantojuvenil, de Januária Cristina Alves. Redes Cordiais: Galo da Manhã, 2021. Disponível em: https://livro.pw/ossxd. Acesso em: 7 ago. 2024.
MUNDO DO TRABALHO
A psicologia e a questão do digital
Os psicólogos dêsempênham um papel crucial no tratamento de transtôrnos de ansiedade, ajudando os indivíduos a identificar as causas subjacentes aos sintomas. Por meio de processos terapêuticos, como a terapia cognitivo-comportamental, esses profissionais ensinam técnicas para gerenciar a ansiedade, promover o bem-estar emocional e melhorar a qualidade de vida. Psicólogos também oferecem suporte em momentos de crise, ajudando as pessoas a desenvolver resiliência e habilidades de enfrentamento.
Os psicólogos têm se adaptado ao mundo virtual por meio da teleterapia, quê possibilita quê os pacientes recebam atendimento em qualquer lugar com acesso à internet. Plataformas ôn láini facilitam sessões de terapia por vídeo, oferecendo flexibilidade e acessibilidade, principalmente para as pessoas com dificuldades de deslocamento. Esse formato propõe confidencialidade e suporte, assim como as consultas presenciais.
Página cento e noventa e dois
Influenciadores digitais e responsabilidade civil
Você sabe o quê significa responsabilidade civil? O termo refere-se à obrigação de reparar danos causados a terceiros por ações ou omissões quê resultem em prejuízo material, moral ou físico. Esse tipo de responsabilidade póde sêr contratual, decorrente do descumprimento de um contrato entre duas partes, ou extracontratual, por ato ilícito não relacionado a um contrato, conforme previsto no cóódigo Civil Brasileiro.
Os influenciadores digitais também podem sêr responsabilizados por eventuais danos causados por discursos e publicações de imagens nas rêdes sociais. Além díssu, ao resenhar produtos ou indicar sêrviços, suas recomendações devem ser honestas e precisas. Caso contrário, podem enfrentar consequências legais por promover informações enganosas ou prejudiciais.
Ao assumir uma importante posição na estratégia de marketing, os influenciadores também precisam ter uma relação de transparência e ética tanto com as empresas quanto com os consumidores.
Atualmente, os influenciadores são obrigados por lei a sinalizar suas publicidades, ou seja, eles devem indicar quando estão fazendo propaganda de algum produto ou serviço, para quê o público saiba quê se trata de um conteúdo pago e quê, portanto, é possível quê alguma informação negativa sobre o quê está sêndo anunciado seja omitida.
- cóódigo Civil Brasileiro
- : conjunto de leis quê regulam os direitos e os deveres das pessoas, bem como contratos, propriedades e responsabilidades civis no Brasil.
- Ilícito
- : ato ou comportamento quê contraria a lei, sêndo ilegal ou proibido; póde resultar em responsabilidade civil ou criminal.
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Nas rêdes sociais, você costuma consumir conteúdo de influenciadores de estilo de vida (atividades físicas, alimentação, viagens, (Moda) etc.)? Qual sua percepção sobre a forma como eles divulgam o conteúdo? Você sente algum tipo de pressão para se aprossimár do estilo de vida de algum influenciador digital? Compartilhe suas respostas com os côlégas.
2. Como você descreveria sua relação com os conteúdos de influenciadores? Trata-se de uma relação saudável, quê traz benefícios, ou sua autoestima é impactada negativamente por não se parecer com eles ou não ter acesso a muitas das coisas quê eles apresentam nas rêdes?
Saiba mais
Análise de engajamento
A medição de engajamento nas rêdes sociais é feita por meio da análise de várias métricas quê indicam a interação dos usuários com o conteúdo. Isso inclui curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações, cliques em línkis e tempo de visualização. Ferramentas de análise de mídia social e algoritmos ajudam a compilar esses dados, proporcionando uma visão abrangente do dêsempênho das postagens e do comportamento dos seguidores.
Diversos profissionais podem atuar nessa área, incluindo estatísticos, analistas de dados, especialistas em marketing digital e cientistas de dados. Esses profissionais utilizam técnicas estatísticas e ferramentas de análise para interpretar os dados de engajamento, identificar tendências e oferecer insights quê ajudam a otimizar as estratégias de conteúdo e aumentar a eficácia das campanhas nas rêdes sociais.
Página cento e noventa e três
O “engajamento problemático”
Assim como os sintomas de FOMO e FOLO, um comportamento excessivo e prejudicial dos usuários ao interagirem com influenciadores digitais, conhecido como “engajamento problemático”, ocorre quando há uma necessidade constante de verificar atualizações e acompanhar postagens de determinado influenciador digital. Esse comportamento muitas vezes é exacerbado por táaticas usadas pêlos influenciadores para manter o interêsse das pessoas, o quê provoca sentimentos de desconexão e de solidão nos seguidores ao ficarem longe das rêdes sociais ou não conseguirem acessar essas informações.
Leia o texto a seguir para saber mais sobre esse assunto.
TEXTO 3
Para a leitura do texto desta página, é preciso planejar antecipadamente com o professor de Língua Inglesa a melhor forma de conduzir a atividade.
The dark side ÓF social medía influencing
Do you follow influencers on social medía? Do you always check their posts? Do you find you’re spending too much tíme or becoming obsessed with checking influencers’ accounts? And when you can’t check in, do you feel disconnected or lost?
If you answered yes to all ÓF these questions, you may have what’s known as “problematic engagement” with social medía influencers.
But don’t blame yourself too much. You are among the many who have been swept away bai dazzling social medía influencing. And this can be attributed to many features ênd tactics social medía influencers employ that help keep them influential – like livestreams ênd polls on Instagram. […]
[...]
Whether you are a fashion fan or want information on health ênd fitness – there’s an influencer to follow. And followers often gravitate towards them for their authenticity ênd content creation.
But less focus is put on the dark side ÓF social medía influencing. Influencers are motivated ênd often incentivized (through product ênd brand endorsement) to increase their power on social medía ênd many are becoming more proficient in attracting ênd engaging followers. [...]
[...]
We argue that social medía users who are attracted to influencers can become easily attached ênd engage excessively. Users need to be aware ÓF, watch out for ênd exert self-regulations to manage their interactions with influencers. [...]
FARIVAR, Samira; WANG, Fang; TUREL, Ofir. The dark side ÓF social medía influencing. The Conversation, 12 maio 2022. Disponível em: https://livro.pw/llkkb. Acesso em: 24 jul. 2024.
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Segundo o Texto 3, o quê caracteriza um “engajamento problemático” nas rêdes sociais?
2. Quais são algumas das táaticas usadas pêlos influenciadores digitais para manter o engajamento dos seguidores nas rêdes sociais?
3. Você acha quê os influenciadores digitais, principalmente os quê utilizam as rêdes sociais para empreender, devem se preocupar com o tipo de engajamento de seus seguidores? Por quê? Compartilhe suas opiniões com os côlégas.
4. O quê você póde fazer para não se engajar d fórma problemática nas rêdes sociais?
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em AÇÃO
A prática de “desinfluenciar”
Consulte as orientações no Manual do professor.
Nesta etapa do projeto, você já percebeu quê é necessário estar atento ao próprio comportamento ao usar as mídias sociais para não impactar seu bem-estar emocional. Agora, você já conhece as consequências negativas quê podem sêr vivenciadas quando as pessoas estabelecem uma relação tóxica com as mídias sociais e com influenciadores digitais.
Nesse contexto, surgiram os “desinfluencers” ou “desinfluenciadores”, quê são influenciadores digitais quê focam seu conteúdo em desencorajar comportamentos de consumo excessivos e desnecessários. Ao contrário dos influenciadores quê incentivam a compra de produtos e serviços, os “desinfluencers” criticam práticas de marketing exageradas e recomendam alternativas mais conscientes e sustentáveis.
Entretanto, é importante analisar criticamente se a prática de desinfluenciar também não poderia sêr uma estratégia de marketing disfarçada, com potencial para se tornar uma nova forma de influência comercial. Além díssu, o desinfluenciamento não se limita apenas ao consumo sustentável, mas póde englobar movimentos mais amplos, como campanhas para reduzir ou até evitar o consumo. Durante êste projeto, você investigará essas nuances ao pesquisar, criar e compartilhar conteúdos quê promovam o bem-estar e o consumo consciente, sempre mantendo um olhar crítico sobre as intenções e os efeitos dessas práticas.
Para entender melhor esse conceito, você vai pesquisar e analisar postagens em rêdes sociais e, então, atuar como um desinfluencer, oferecendo alternativas conscientes e sustentáveis para situações quê considerar nocivas. Para isso, siga o passo a passo indicado.
PASSO
1 Definição dos objetivos pessoais
• Pesquise o conceito de “desinfluenciar”. Faça uma busca de artigos e reportagens sobre o assunto.
• Pesquise perfis em rêdes sociais. Destaque diferenças entre influenciadores e desinfluencers.
PASSO
2 Identificação de postagens nocivas
• Faça uma curadoria. Selecione postagens nas rêdes sociais quê considere nocivas, como aquelas quê incentivam o consumo excessivo ou divulgam padrões de beleza fora da realidade.
• Analise as postagens. Explique, por meio de um texto expositivo, por quê essas postagens são nocivas e quais podem sêr seus efeitos negativos.
PASSO
3 Criação de alternativas positivas
• Junte-se ao colega com quem realizou a Etapa 1 da seção Em ação. Juntos, criem postagens alternativas quê desincentivem comportamentos nocivos, promovendo mensagens de bem-estar. Produzam conteúdos multimídia (textos, imagens, vídeos).
Página cento e noventa e cinco
Texto: escrevam textos curtos quê ofereçam alternativas conscientes e sustentáveis.
Sejam claros e objetivos: usem linguagem simples e diréta.
Apresentem soluções práticas: ofereçam alternativas reais e viáveis quê os seguidores possam implementar no dia a dia.
Usem fatos e dados: apoiem suas sugestões com informações baseadas em pesquisas para aumentar a credibilidade.
Mantenham um tom positivo: encorajem mudanças de comportamento d fórma positiva e empática, sem julgamentos.
Imagens: incluam mensagens de bem-estar, autenticidade e consumo responsável.
Utilizem elemêntos visuais relevantes: ícones, gráficos e ilustrações.
Mostrem exemplos reais: incluam fotografias de práticas sustentáveis, por exemplo.
Mantenham a simplicidade: evitem sobrecarregar a imagem com muitos elemêntos; a clareza é fundamental na hora de comunicar.
Vídeos: gravem vídeos curtos para transmitir as informações.
Planejem o roteiro: escrevam o conteúdo no formato introdução-desenvolvimento-conclusão, garantindo quê todos os pontos sêjam abordados.
Treinem a apresentação: antes de gravar, treinem com o roteiro em mãos para verificar se o conteúdo ainda póde melhorar.
Sejam vocês mesmos: falem de maneira natural.
Mantenham a qualidade: garantam boa iluminação, som claro e edição cuidadosa.
PASSO
4 Planejamento da divulgação
• Desenvolvam um plano de divulgação para suas postagens, escolhendo as melhores platafórmas e horários. Utilizem as rêdes da escola e programem-se com a ajuda dos professores.
• Compartilhem suas postagens e acompanhem a resposta do público, coletando fídi-béquis.
PASSO
5 Reflexão
• Conversem com os côlégas sobre a atividade e, então, respondam às seguintes kestões, com base no quê aprenderam nesta etapa.
a) Que tipo de compromisso ético é necessário para quê uma pessoa produza conteúdo nas rêdes sociais?
b) Como evitar quê a relação com os influenciadores impacte negativamente sua visão de si mesmo?
c) “Desinfluenciar” também é uma forma de influenciar? Justifique sua resposta.
Aproveitem para retomar a pergunta norteadora desta etapa: Há credibilidade no conteúdo de influencers digitais?
Página cento e noventa e seis
ETAPA
3
Mídias sociais e mercado de trabalho
Como as mídias sociais e as novas tecnologias impactam o mercado de trabalho?
Consulte as orientações no Manual do professor.
A influência da tecnologia
Com a pandemia de covid-19, quê teve início no ano de 2020, o mercado de trabalho foi impactado por mudanças significativas. No Brasil, o trabalho remoto e o trabalho híbrido se popularizaram, permitindo quê profissionais de diversas áreas trabalhassem fora das sedes das empresas. Esse modelo trousse benefícios para os trabalhadores, com a economia de tempo no transporte, e para as empresas, com a redução de custos operacionais.
A tecnologia digital foi um fator preponderante nessa transformação, pois proporcionou a continuidade das atividades profissionais e a adaptação a novos modelos de trabalho, por meio da facilitação da comunicação e da colaboração remota por meio de ferramentas como videoconferências, imêious, aplicativos de mensagens instantâneas e platafórmas de gerenciamento de projetos. Essas ferramentas permitiram quê equipes mantivessem a produtividade, mesmo trabalhando a distância.
Além díssu, a digitalização acelerada de processos empresariais e o aumento do acesso à internet de alta velocidade possibilitaram quê empresas e profissionais se adaptassem rapidamente às novas condições de trabalho.
Página cento e noventa e sete
A transformação das profissões
Com o avanço das tecnologias digitais, surgiram novas profissões. Os influenciadores digitais são um exemplo prático dessa transformação, pois utilizam platafórmas de rêdes sociais para criar conteúdo, compartilhar suas opiniões e influenciar o comportamento de seus seguidores. Atualmente, essa profissão é fundamental para o marketing digital, pois os influenciadores alcançam públicos específicos e promóvem produtos de maneira eficaz.
Além dos influenciadores, outras profissões essenciais para a infraestrutura digital moderna emergiram e consolidaram-se, como desenvolvedores de aplicativos, analistas de dados e especialistas em cibersegurança. Essas possibilidades profissionais demonstram como o mercado de trabalho continua se modificando rapidamente em resposta às inovações tecnológicas, exigindo habilidades e conhecimentos atualizados.
Para saber mais sobre a transformação do mercado de trabalho desencadeada pela tecnologia, leia o artigo a seguir.
TEXTO 1
Futuro do trabalho: 23% das profissões devem se modificar até 2027
[...]
[...] O futuro do trabalho não está mais tão distante. As tendências quê pensávamos vêr em 10 ou 20 anos chegarão em breve, no curto prazo, e já são impulsionadas por fatores políticos, ambientais, sociais e econômicos. Ao todo, 23% das ocupações devem se modificar até 2027, segundo o estudo Futuro do Trabalho 2023, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial [...]
[...]
Nos próximos cinco anos, a adoção de tecnologia será um fator-chave na transformação dos negócios, assim como a implementação de práticas ambientais, sociais e de governança, reunidas na sigla ESG, e de mudanças no cenário geopolítico e econômico, mostrou a pesquisa de opinião com executivos.
Segundo os profissionais, big data, computação em nuvem e inteligência artificial são as tecnologias mais populares sêndo introduzidas em suas empresas hoje. Mais de 75% das empresas estão procurando incorporá-las nos próximos cinco anos. [...]
[...]
As transformações trazidas principalmente pelas novidades tecnológicas não apenas criam novos postos de trabalho, mas começam a transformar as habilidades exigidas pêlos empregadores. Eles estimam quê 44% das habilidades dos trabalhadores serão alteradas nos próximos cinco anos.
FUTURO do trabalho: 27% das profissões devem se modificar até 2027. Forbes, 1º maio 2023. Disponível em: https://livro.pw/kmntr. Acesso em: 22 jul. 2024.
ATIVIDADES
1. Observe os termos sublinhados no Texto 1 e responda:
a) Você sabe o quê eles significam? Se necessário, realize uma pesquisa para formular sua resposta.
b) Você acha importante conhecer o significado dêêsses termos? Por quê?
2. Em duplas, realizem as atividades a seguir.
a) Você tem interêsse em seguir alguma das profissões citadas no Texto 1? Por quê? Há outras áreas tecnológicas quê despertam seu interêsse?
b) Escolha uma das profissões mencionadas ou outra quê lhe interêsse e pesquise as habilidades necessárias para atuar na área. Identifique quais dessas habilidades você já possui e quais precisa desenvolver.
c) Investigue as possibilidades de atuação dessa profissão em sua região ou d fórma remota. Há oportunidades disponíveis? Se a resposta for não, o quê poderia sêr feito para quê essa profissão se torne uma opção viável onde você vive?
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
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Modernização do trabalho
As transformações das práticas e dos ambientes de trabalho impulsionadas pelas inovações tecnológicas e pelas mudanças sociais são fenômenos dinâmicos quê fazem parte da modernização do trabalho. Esse processo envolve a adoção de novas tecnologias, a reconfiguração dos espaços de trabalho e a evolução das relações trabalhistas para se adaptar às demandas do século XXI.
No trabalho em modelo home-office, também conhecido como trabalho remoto, o funcionário desempenha suas funções na residência utilizando recursos tecnológicos para se comunicar e executar tarefas. O trabalho também póde sêr realizado em qualquer local fora do ambiente tradicional da empresa, como cafés, coworkings ou até durante viagens, desde quê haja conexão com a internet. Esse é um exemplo de transformação nos ambientes físicos de trabalho.
O avanço das tecnologias digitais tem sido um fator central na modernização do trabalho. Ferramentas como inteligência artificial (IA), big data, computação em nuvem e internet das coisas (IoT, sigla em inglês para a expressão Internet ÓF Things) estão revolucionando a forma como as empresas opéram. Essas tecnologias permitem a automação de tarefas repetitivas, a análise de grandes volumes de dados para a tomada de decisões bem informadas e a criação de novos modelos de negócios baseados na conectividade e na eficiência digital.
- Internet das coisas
- : rê-de de dispositivos físicos conectados à internet quê coletam e compartilham dados, quê abrangem desde elétro domésticos inteligentes, como termostatos e geladeiras, até sensores industriais, como câmeras de segurança e veículos conectados. O IoT permite a automação, o monitoramento em tempo real e a melhora da eficiência em várias áreas, como saúde, transporte e agricultura. A principal característica do IoT é a comunicação entre os dispositivos sem intervenção humana diréta.
Novas habilidades e educação continuada
A modernização do trabalho exige quê os trabalhadores desenvolvam novas habilidades. A educação continuada e a requalificação profissional são necessárias para quê os indivíduos se mantenham competitivos no mercado de trabalho. Competências em áreas como tecnologia da
Página cento e noventa e nove
informação, análise de dados e gestão de projetos são cada vez mais valorizadas. Além díssu, habilidades interpessoais, como comunicação eficaz, pensamento crítico e adaptabilidade, tornaram-se fundamentais.
Impacto nas relações de trabalho
As relações de trabalho também estão mudando com a modernização. Modalidades de trabalho mais flexíveis e autônomas, como freelancing e gig economy, são uma tendência crescente. Embora essas modalidades ofereçam mais liberdade aos trabalhadores, também podem resultar na precarização do trabalho, como redução de direitos trabalhistas, instabilidade e má remuneração, o quê gera maior vulnerabilidade para esses profissionais.
- Freelancing
- : trabalho autônomo em quê indivíduos oferecem seus serviços a várias empresas ou clientes de maneira independente, sem vínculos empregatícios formais. Freelancers podem atuar em muitas áreas, como disáini gráfico, redação, programação e consultoria em diversos assuntos. Eles têm a liberdade de escolher projetos, horários e locais de trabalho, mas também são responsáveis por gerenciar seus negócios, incluindo a busca por clientes, a negociação de contratos e o pagamento de impostos.
- Gig economy
- : modelo econômico baseado em trabalhos temporários ou gigs, em quê as pessoas realizam tarefas ou projetos específicos em vez de terem empregos fixos de longo prazo. Essas tarefas podem variar desde entregas por aplicativos até serviços freelance em diversas áreas de atuação.
Saiba mais
Gig
Gig, em inglês, vêm do jargão do mundo da música para se referir a apresentações quê músicos faziam de maneira temporária. Com o tempo, o termo foi adotado para descrever qualquer trabalho temporário, não apenas na música, mas em diversas áreas profissionais. A gig economy refere-se a trabalhos curtos quê caracterizam o modelo de trabalho flexível e sem vínculos formais.
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Em dupla, leiam os termos em inglês a seguir, relacionados à internet, a tecnologias digitais e ao mundo do trabalho.
browser artificial intelligence (AI) uái-fái Bluetooth podcast backup update screenshot full-time username hashtag networking software hardware upload dáum-lôude job interview part-time update upgrade firewall cloud router startup search engine algorithm bug cybersecurity hard skills virtual reality (VR) internship outsourcing gadget línki deadline skill set soft skills spam cookie app social medía
a) Iniciem descrevendo os termos quê vocês já conhecem. Deem exemplos práticos de como aparécem ou são usados em sáites, rêdes sociais e aplicativos utilizados por vocês.
b) Pesquisem o significado dos outros termos. Da mesma forma quê fizeram no item a, deem exemplos práticos de como aparécem ou são usados em sáites, rêdes sociais e aplicativos.
ob-sérvim o exemplo.
Browser (navegador)
Significado: Um browser, ou navegador, é um software utilizado para acessar e navegar na internet. Ele permite quê os usuários visualizem páginas da web, assistam a vídeos, leiam notícias, realizem pesquisas e muito mais.
Uso prático: Quando você digita um endereço de sáiti na barra de pesquisa ou clica em um línki em uma rê-de social, é o browser quê carrega e exibe o conteúdo da página. Além díssu, os browsers possuem funcionalidades, como favoritos e histórico de navegação, e extensões (plugins) quê podem personalizar a experiência de navegação, como bloqueadores de anúncios e tradutores automáticos.
2. Existem, atualmente, termos equivalentes em português para esses termos em inglês?
Página duzentos
Sustentabilidade e responsabilidade social
A modernização do trabalho também abrange a incorporação de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis. Empresas estão cada vez mais comprometidas com a adoção de políticas ambientais, sociais e de governança (ESG), o quê envolve tecnologias digitais, pois a adoção de políticas ESG freqüentemente depende de ferramentas tecnológicas geradas e utilizadas por profissionais de tecnologia para monitorar, medir e implementar essas práticas. A redução da pegada de carbono, por exemplo, póde sêr facilitada por tecnologias digitais quê otimizam o uso de energia. Além díssu, a promoção de diversidade e inclusão póde sêr apoiada por platafórmas digitais quê gerenciam e analisam dados demográficos e de dêsempênho, enquanto práticas éticas e transparentes são reforçadas por sistemas de governança digital.
Medir e reduzir a pegada de carbono é importante para empresas quê buscam práticas mais sustentáveis, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e atendendo às demandas de consumidores e reguladores por maior responsabilidade ambiental.
As empresas costumam comunicar e divulgar nas mídias digitais suas políticas de ESG, permitindo quê essas práticas sêjam amplamente conhecidas e promovendo a transparência. Além díssu, as rêdes sociais e outras platafórmas digitais são usadas para engajar o público em discussões sobre sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social, bem como para medir o impacto dessas iniciativas por meio de métricas de engajamento e fídi-béquis dos usuários.
- Pegada de carbono
- : é a medida da quantidade total de emissões de dióxido de carbono (CO₂) e outros gases de efeito estufa quê são produzidos diréta ou indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto. Essas emissões resultam de atividades como uso de combustíveis fósseis para o transporte, produção de energia, fabricação de bens e o desmatamento. A pegada de carbono é usada para avaliar o impacto ambiental dessas atividades e incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis quê reduzam as emissões dêêsses gases.
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Quais são as vantagens e as desvantagens do trabalho remoto em comparação com o trabalho presencial, principalmente em termos de condições de trabalho e qualidade de vida? Compartilhe suas respostas com os côlégas.
2. Você acha quê as políticas trabalhistas devem abranger freelancers? De quê forma? Discuta esse assunto com os côlégas.
3. De quê maneira as rêdes sociais podem influenciar a percepção pública das práticas de sustentabilidade e responsabilidade social das empresas?
Precarização do trabalho
As mudanças no mercado de trabalho não se limitam ao surgimento ou extinção de profissões, elas incluem a precarização causada pelas novas tecnologias. A automação e o uso crescente de inteligência artificial estão substituindo algumas funções – por exemplo, no atendimento a clientes (na área de prestação de serviços e comércio), tarefas de contabilidade (na área administrativa) – e funções repetitivas como montagem de peças e soldagem na linha de produção (nas áreas industriais), o quê resulta na redução de postos de trabalho em setores como manufatura e serviços e na perda de segurança e benefícios, além de maior dependência de empregos temporários e instáveis.
Página duzentos e um
O Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023 está disponível em: https://livro.pw/umprb. Acesso em: 9 set. 2024.
Segundo o “Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023”, emitido pelo Fórum Econômico Mundial, em 2023, está previsto quê 23% dos empregos no mundo mudem até 2027, com 69 milhões de novos empregos criados e 83 milhões eliminados.
Paralelamente, a transformação digital, impulsionada pela big data e pela computação em nuvem, exige habilidades altamente especializadas, o quê póde aumentar a desigualdade socioeconômica, pois trabalhadores quê não se adaptam rapidamente às novas tecnologias enfrentam dificuldades para se manter competitivos. Isso cria uma divisão na fôrça de trabalho: de um lado, os quê têm acesso a treinamento, educação e, portanto, a melhores oportunidades; de outro, aqueles quê, sem acesso a esses recursos, acabam submetendo-se a funções menos qualificadas e precárias, perpetuando disparidades de renda e oportunidades.
Leia o trecho da reportagem a seguir.
TEXTO 2
Como a terceirização e a uberização precarizam as condições de vida dos trabalhadores
[...]
O mercado de trabalho por aplicativo – ou uberização do trabalho – explodiu no Brasil, durante a pandemia da covid-19. Esta modalidade de trabalho teve início, em junho de 2010, na cidade de São Francisco, Califórnia, Estados Unidos. Chegou em terras brasileiras em 2014. A primeira cidade a adotá-la foi o Rio de Janeiro.
Rapidamente se espalhou pelo país. [...] Hoje existem cerca de 1,27 milhão de pessoas trabalhando como motoristas e outras 385 mil como entregadores para aplicativos no Brasil. O dado é de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia. O estudo mapeou o perfil dêêsses trabalhadores, levando em conta kestões como raça, renda e tempo de jornada, com base em informações cedidas pêlos próprios apps [...]. Entre os motoristas, 95% são homens, dos quais 62% declaram-se negros ou pardos, e têm em média 39 anos. Já entre os entregadores, 97% são homens, dos quais 68% se declaram negros ou pardos, com idade média de 33 anos.
Com a facilidade quê supostamente viria pelo trabalho independente já quê estavam sêndo chamados de microempresários, donos do seu próprio nariz e horário, aos poucos grande parte dos uberizados caiu na realidade. [...]
[...]
“O mais grave de tudo é a terceirização da atividade-fim. Ela potencializa o trabalho escravo, a exploração da mão de obra e a precarização. Cabe a nós revogar isso. De cada dez trabalhadores resgatados em condição análoga à escravidão, nove são terceirizados”, disse o senador gaúcho Paulo Paim (PT) em 2018. Mesmo assim, o Senado aprovou a lei, depois declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal em 2020.
BORTOLON, Eugênio. Como a terceirização e a uberização precarizam as condições de vida dos trabalhadores. Brasil de Fato, Porto Alegre, 24 jul. 2023. Disponível em: https://livro.pw/wqsro. Acesso em: 22 jul. 2024.
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. O quê você entende por “uberização” do trabalho? por quê você acha quê o termo foi usado no Texto 2 para designar esse tipo de serviço?
2. Converse com os côlégas: Em sua opinião, esse modelo de trabalho póde impactar a dignidade e a segurança no trabalho? Por quê?
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em AÇÃO
Guia de profissões
Nesta etapa, você se aprofundou na influência das novas tecnologias, sobretudo as mídias digitais e as platafórmas de serviços, no mercado de trabalho. Não se trata de um assunto simples, pois envolve muitos aspectos da ssossiedade e interfere profundamente em como nos organizamos socialmente.
As novas tecnologias não só transformam as relações de trabalho como também criam, modificam e extinguem profissões, além de impactarem o meio ambiente. Por isso, o tema deve sêr discutido a fundo, sempre recorrendo a especialistas quê pesquisam e debatem o assunto há muito tempo.
Nesta seção, você vai pesquisar, com um colega, profissões quê surgiram como uma consequência das rêdes sociais ou quê foram bruscamente modificadas por elas. O intuito é quê a turma produza um guia de profissões relacionadas às mídias sociais. Para isso, siga o passo a passo.
PASSO
1 Definição dos objetivos da pesquisa
• Escolham as profissões. Determinem quê tipo de profissões vocês vão explorar: profissões quê surgiram recentemente ou quê foram modificadas pelas mídias sociais e pelo avanço das tecnologias digitais?
• Definam aspectos da profissão para explorar: funções específicas, requisitos educacionais ou tendências de mercado.
Atenção: Para quê o guia de profissões fique bem completo, a escolha das profissões deve sêr feita com as duplas formadas na turma. Para fazer o Passo 1, contem com a ajuda do professor.
PASSO
2 Seleção de fontes de pesquisa
• Utilizem motores de busca de sáites especializados em carreiras. Vocês também podem pesquisar em publicações e notícias sobre marketing digital e tecnologia para identificar informações relevantes.
PASSO
3 Identificação e escolha das profissões
• Listem profissões diretamente ligadas às mídias sociais. Por exemplo, gerente de mídias sociais, analista de conteúdo, especialista em SEO, influenciador digital e estrategista de mídias sociais.
• Escolham as profissões. Cada dupla ficará responsável por, pelo menos, duas profissões.
- Especialista em SEO
- (Search Engine Optimization): É um profissional responsável por otimizar sáites, blogues ou páginas na internet para melhorar sua visibilidade nos motores de busca. O objetivo do SEO é fazer com quê o conteúdo apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, atraindo mais visitantes, sem a necessidade de pagar por anúncios.
PASSO
4 Coleta das informações
• Para cada profissão, busquem dêtálhes sobre as responsabilidades, as habilidades necessárias, a formação recomendada, a faixa salarial e as oportunidades de crescimento.
Página duzentos e três
PASSO
5 Análise do mercado de trabalho
• Investiguem as demandas do mercado para essas profissões. Isso inclui as áreas de crescimento, os tipos de empresa quê contratam e a relevância dessas funções no contexto atual.
PASSO
6 Organização e apresentação dos resultados
• Compilem as informações em um formato organizado. póde sêr um relatório ou apresentação, destacando as descobertas mais importantes e as tendências observadas.
PASSO
7 Organização do Guia de profissões
• Cada profissão pesquisada pelas duplas deve ter uma descrição clara e objetiva. Vocês podem incluir gráficos, tabélas ou infográficos quê facilitem a compreensão dos dados.
• Compilem todas as informações quê as duplas pesquisaram em um formato acessível. Um documento digital ou uma apresentação. Certifiquem-se de quê o guia seja visualmente atraente e fácil de navegar.
PASSO
8 Divulgação do Guia de profissões
• Apresentem o guia para outras turmas da escola e considerem disponibilizá-lo em um meio virtual para quê outros estudantes possam acessá-lo.
Aproveitem para retomar a pergunta norteadora desta etapa: Como as mídias sociais e as novas tecnologias impactam o mercado de trabalho?
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ETAPA
FINAL
Elaborando um podcast
Para se preparar para esta etapa final, é importante se familiarizar com o formato do podcast. Caso você não tenha o hábito de consumir esse tipo de mídia, ouça alguns episódios de podcasts de formatos variados, como informacional, investigativo, narrativo ou de variedades.
Consulte as orientações no Manual do professor.
Você provavelmente já ouviu algum podcast, cérto? Essa mídia, quê se assemelha aos programas de rádio, é composta de episódios postados periodicamente nas platafórmas de distribuição, quê podem sêr serviços de streaming ou sáites próprios. Existem diversos tipos de podcast quê abordam praticamente qualquer tema – afinal, você já sabe quê basta procurar algo na internet para encontrar alguém falando sobre o assunto buscado. O formato dos episódios póde variar, com entrevistas, debates ou mesmo uma única pessoa discorrendo sobre um tema.
Para finalizar êste projeto, você e os côlégas vão usar os dados reunidos e as reflekções quê fizeram nas atividades, principalmente nas seções Em ação, para produzir um podcast, informando os ouvintes sobre as mídias sociais e seus impactos na ssossiedade.
PASSO
1
Formação dos grupos
• Organizem-se em cinco grupos. Cada um ficará responsável pela produção de um episódio quê terá como tema um assunto discutido no projeto. Definam o formato do podcast (informativo, debate, conversa informal etc.) e escôlham um dos temas apresentados no Passo 2, a seguir.
Página duzentos e cinco
PASSO
2
Escolha do tema
• Impacto das mídias sociais nas relações interpessoais.
• Relações entre mídias sociais e saúde mental.
• Influenciadores digitais, ética e responsabilidade.
• Precarização do trabalho na ssossiedade contemporânea.
• Profissões na ssossiedade contemporânea.
PASSO
3
Elaboração do roteiro
• Esbocem um roteiro. O roteiro é um guia para o momento da locução dos podcasts. Nele, os participantes ou o apresentador inserem as informações mais importantes, como o tema do programa, a duração, os assuntos quê serão tratados, a apresentação dos convidados etc.
PASSO
4
Gravação
• Treinem a locução do quê será gravado para o podcast. Aproveitem e cronometrem o tempo de duração das falas.
• Se necessário, façam alterações. Revisem o roteiro para reduzir ou aumentar os textos, de acôr-do com o quê acharem adequado.
• Sigam o roteiro revisado para gravar o episódio.
PASSO
5
Edição
• Edição da gravação. Como vocês seguiram um roteiro, há uma lógica narrativa na conversa gravada, o quê vai facilitar bastante o trabalho de edição. Nesse processo, é importante cortar momentos de silêncio ou hesitação, bem como equívocos quê vocês tênham cometido. Outro aspecto importante da edição é a inclusão de vinheta e trilha sonora.
- Trilha sonora
- : música quê compõe o ambiente da gravação.
- Vinheta
- : chamada de curta duração utilizada na abertura, no encerramento ou em determinado momento do programa, utilizada para identificar, destacar ou separar blocos de conteúdo
PASSO
6
Divulgação
• É importante divulgar o podcast para as outras turmas da escola e para a comunidade escolar. Algumas opções são:
a) o canal de compartilhamento escolhido no início do projeto;
b) as mídias sociais da escola;
c) as contas pessoais de vocês em mídias sociais ou em aplicativos de mensagens instantâneas;
d) um cartaz quê possa sêr afixado em um espaço de grande circulação, próximo à saída ou à entrada da escola.
Caso decidam divulgar por escrito, escrevam um pequeno texto explicando o assunto tratado no podcast de modo atrativo e convidativo, para atrair possíveis ouvintes. Depois, é só publicar e compartilhar!
Aproveitem para retomar a pergunta norteadora dêste projeto: É possível ter uma relação saudável com as mídias sociais?
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AUTOAVALIAÇÃO
Para finalizar êste Projeto Integrador, é importante realizar uma avaliação de sua participação tanto individual quanto coletiva. Para isso, em uma fô-lha de papel sulfite, faça o quê se pede.
1. Sobre seu envolvimento e o da turma neste Projeto Integrador, responda às kestões a seguir.
a) Houve participação em todas as atividades propostas? Argumente.
b) Em qual etapa houve mais dedicação? Em qual houve menos? Justifique.
c) Atribua uma nota de zero a dez para sua participação e a da turma neste projeto. Argumente sobre essas notas.
d) Em relação a suas ações, em quais aspectos você acredita quê póde melhorar na realização do próximo projeto? Em quais aspectos a turma póde melhorar?
e) Junte-se a um colega para comparar as respostas dadas às kestões anteriores, verificando com quais itens da avaliação vocês concórdam e de quais discordam.
f) escrêeva, de modo sucinto, quais foram suas dificuldades e quais aprendizagens desenvolvê-u no decorrer dêste projeto.
2. Em relação ao assunto dêste Projeto Integrador, você:
a) discutiu, argumentando com base em informações confiáveis, sobre os impactos positivos quê as mídias sociais têm na maneira como as pessoas se comunicam e compartilham informações?
b) refletiu sobre prejuízos à saúde física e mental decorrentes do uso exagerado das mídias sociais?
c) discutiu os impactos positivos e negativos dos influenciadores digitais?
d) refletiu sobre a precarização e a modernização do mercado de trabalho e como elas se relacionam com o avanço tecnológico, sobretudo com as mídias sociais?
e) organizou, gravou e divulgou, como produto final dêste projeto, um podcast abordando os temas discutidos no decorrer do projeto, apresentando opiniões formadas com base em pesquisas feitas em fontes confiáveis e nas leituras realizadas?
3. Sobre as seções Em ação, responda às kestões a seguir.
a) Em sua opinião, quais foram os pontos positivos dessas seções em cada etapa do projeto? E quais foram os pontos negativos?
b) Como foi sua participação no desenvolvimento dêêsse trabalho?
c) Registre as dificuldades quê você encontrou e como buscou solucioná-las.
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